JORNAL O ESTADO DESQUALIFICA O MINISTRO BARBOSA…ACUSADO DE DEFENSOR DE “ação justiceira contra os ricos, empresários e poderosos em geral” 13

Posições provocam isolamento de Barbosa no STF

24/04/200907:55Agência Estado

Logo Agência Estado
  • O maior  dos problemas do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal não é de relacionamento pessoal, apesar das palavras usadas no bate-boca com o presidente da corte, Gilmar Mendes. Oriundo do Ministério Público, Barbosa não gosta que o Judiciário conteste as ações dos procuradores e da Polícia Federal e acha que o STF é uma corte de “proteção dos ricos”.
Mendes, Cezar Peluso, Carlos Alberto Direito, Eros Grau, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia formam uma maioria absoluta que isolou Barbosa ao adotar uma linha em defesa dos direitos individuais e contra a ideia de que a PF e o Ministério Público podem investigar e processar à vontade, mesmo atropelando a lei, em nome de uma “ação justiceira contra os ricos, empresários e poderosos em geral”.

A ação do STF, comandada por Mendes, tem combatido, por exemplo, o que a maioria dos ministros considera “decisões abusivas” na decretação de prisões preventivas e temporárias, nas operações da PF. O bate-boca de quarta-feira explicitou a divisão dentro do STF e o verdadeiro conflito: a existência de um juiz disposto a exercer o ofício com base no chamado clamor popular. Para a maioria dos ministros, Barbosa reafirmou essa posição ao dizer a Mendes que ele não está em sintonia com as ruas, devendo, portanto, se pautar pelo sentimento popular.

Barbosa se sente desprestigiado e desrespeitado e queixa-se frequentemente de perseguição e da maneira como é tratado pelos colegas da corte, e não apenas por Mendes. O ministro é visto pelos colegas mais como um “procurador” e menos como um “jurista”. Por isso se irrita sempre que é contestado e tem supostos erros conceituais expostos.

As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.
————————-
TALVEZ PARA O JORNAL “PRETO SOBRE BRANCO” SÓ SE FOR COMO TINTA.

Um Comentário

  1. A DGP e o DEIC AGORA FIRMAM PARCERIAS COM EMPRESAS PRIVADAS????

    ” NIS – Núcleo de Informações em Segurança, criado em março de 2004, tem como objetivo desenvolver um trabalho sistemático e inteligente, no sentido de prover treinamento, colher, difundir e armazenar informações, além de interagir com o setor público na área de segurança do setor joalheiro.

    A Delegacia Geral de Policia e a Segunda Delegacia, especializadas em roubos de jóias firmaram parceria com o NIS e desenvolveram um canal de comunicação exclusivo e diferenciado.

    Todos os serviços são gratuitos para os associados AJESP SINDIJÓIAS

    Contato: nis@ajesp.com.br

    Endereço do site:

    http://www.ajesp.com.br/portal/frames/nis.htm

    Curtir

  2. O que realmente atrapalha nesse País são reportagem sem critérios, irresponsáveis, caluniosas e livres de punição.
    Muitos órgãos da imprensa deveria ser fechado e seus donos e redatores colocados atras das grades, sem direito a fiança.
    É calunia sobre calunia, é grampo sem áudio, é o escambau!
    Não aguento mais, estou de saco cheio, pqp…
    Chamem a Polícia !!!

    Curtir

  3. Pacifista defensor ferrenho da sociedade, consederado o Aguia de Haia,
    voltou atras e passou a defender a guerra, :: 12/07 – Num discurso sobre a possibilidade de transformação de navios mercantes em vasos de guerra, RB alude a fatos históricos e lamenta que à Conferência seja vedado tratar de assuntos da política internacional. O discurso gera um incidente com o presidente da 4ª Comissão, o delegado plenipotenciário da Rússia, Frederic Frommhold de Martens. Este lembra que “as questões políticas não eram da competência da Conferência” e RB replica altivamente à advertência, com um improviso em francês de grande repercussão, dizendo que se referia “não à política militante, a política de ação e combate, a que revolve, agita e desune os povos”, mas à política como ciência, como história, como regra moral. Daí por diante, tornou-se o delegado brasileiro uma das figuras mais respeitadas da Conferência.

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” (In:Obras Completas de Rui Barbosa. “Discursos Parlamentares”. Vol.41, t.3,1914. Requerimento de informação , Sessão de 17/dez/1914)
    Na epoca presente, em primeiro llogar Ruy Barbosa, o sol deste Brasil, defensor tanto na paz quanto na guerra dos direitos da humanidad soffredora. Advogado dos grandes e dos humildes, dos poderosos e dos fracos. Delegado do nosso pensamento; embaixador do nosso sentimentalismo. Traductor impeccavel das nossas aspirações e dos nossos desejos, no concerto dos homens mais eminentes do mundo. Para elle, de nós todos, tudo de melhor nas homenagens, senão, para todos nós o planoo inferior da nossa natural e justa veneração. Ao mesmo passo que, em logar de mór destaque, as Americas, a Europa, o universo, emfim, de braços em attitude amiga e cabeça curvas deante desse vulto tão pequeno no physico tão grande quanto um Deus. Para a hora terrivel de provações innominaveis da velha e culta Europa, em guerra de exterminio e de conquista, só o verbo inflamável e divino desse nosso Cicero, só a palavra evangelica do maior dos oradores do Brasil. Só a agua benta das suas conferencias magistraes sobre o direito das gentes na fervura indomavel das paixões em ebulição, no fogo acceso das ambições em jogo. Só o conforto de uma palavra como a desse apostolo do bem, desse missionario da fé, para estimulo dos combaten tes, para balsamo às feridas, para allivio aos martyres e retemperamento da fibra dos defensores impeterritos do sacrosanto pendão das leis da humanidade. A Ruy Barbosa, fiel da balança desta Republica, filho amado da Bahia, orgulho do Brasil, os meus anhelos bonançosos em pról de suas romagens do bem, da justiça, do trabalho e do amor aos fracos sob o poder dos mais fortes. A nós, o jubilo de uma raça inteira, o enthusiasmo de todos os patricios, olhos fixos no reflexo explendoroso desse astro de maior grandeza, no azulino céo da patria brasileira. De mim, pequenos demais, relativamente a sua immensidade o culto fervoroso ao seu talento, a veneração extrema à sua pessôa, o prazer de suas victorias retumbantes, uma homenagem simples como esta: seu nome, sua lembrança, num trabalho modesto qual o meu. Como philologo, conhecedor profundo da nossa lingua, orador fluente e imaginoso, dominador de massas populares, jornalista invencivel, jurista excelso e inegualavel, de mim, a citação de sua figura estupenda, a referencia à sua inconfundivel individualidade, para honra deste meu devaneio literario, producto exclusivo da minha paciencia e do meu grande esforço.
    sincera homenagem ao exmo Ministro Joaquim Barbosa.

    Curtir

  4. A DGP e o DEIC AGORA FIRMAM PARCERIAS COM EMPRESAS PRIVADAS????

    ” NIS – Núcleo de Informações em Segurança, criado em março de 2004, tem como objetivo desenvolver um trabalho sistemático e inteligente, no sentido de prover treinamento, colher, difundir e armazenar informações, além de interagir com o setor público na área de segurança do setor joalheiro.

    A Delegacia Geral de Policia e a Segunda Delegacia, especializadas em roubos de jóias firmaram parceria com o NIS e desenvolveram um canal de comunicação exclusivo e diferenciado.

    Todos os serviços são gratuitos para os associados AJESP SINDIJÓIAS

    Contato: nis@ajesp.com.br

    Endereço do site:

    http://www.ajesp.com.br/portal/frames/nis.htm

    Curtir

  5. QUE RIDICULO………………..RIDICULO…………..IMPRENSA CHOVINISTA DE MERDA…………………IMPRENSA PODRE…………

    SE O MINISTRO É COMBATIVO, LUCIDO E COERENTE, NÃO TEM OUTRA FORMA DE ATACA-LO SE NÃO VINCULANDO A “PULIÇA” E AO MINISTERIO PUBLICO, E DIZENDO QUE ELE SERIA PARTIDARIO DESSE OU DAQUELE……O PRESIDENTE DO SUPREMO DIZ CLARAMENTE PARA A IMPRENSA ACERCA DA SUA CONTRARIEDADE AO MOVIMENTO DOS SEM TERRA, É A FAVOR DE QUE O PRESO FIQUE EM LIBERDADE ATÉ A CONDENAÇÃO, DA HC PARA BANQUEIRO, PROIBE O USO DE ALGEMAS, E O MINISTRO BARBOSA É O QUE DESTOA,…….FRANCAMENTE, ESSE PAIS É RIDICULO, QUALQUER IMBECIL DEMENTE PERCEBE COMO É “MENTIROSA” E MANIPULADORA ESSA NOTICIA, BANDO DE DEMENTE, PODRES, IMPRENSA LIXO, VÃO FAZER COM O MINISTRO O MESMO QUE FAZEM COM A POLICIA TODO DIA, VÃO EXPOR AO RIDICULO, ACHINCALHAR, POUCA VERGONHA….

    É POBRE E “NEGRO” NESSE PAIS NÃO TEM VEZ MESMO, ESSE MINISTRO BARBOSA TEM UM CURRICULO JURIDICO EXEMPLAR E EXTENSO, AGORA UM JORNALISTAZINHA DE BOSTA, SE ACHA NO DIREITO DE MANIPULAR OS FATOS DE FORMA TÃO GROSSEIRA……..A IMPRENSA INSTITUCIONALIZOU A DITADURA BRANCA, CENSURA PARA QUEM FALA A “VERDADE”, CENSURA PARA O MINISTRO DEFENSOR DA VERDADE E DA HONESTIDADE, AGORA QUEM ESTA CERTO É QUEM FAZ A PANELINHA A FAVOR DOS BANQUEIROS, PÕE BANDIDO NA RUA……RUA A ESBORNIA,,,,VIVA O BRASIL….O ULTIMO QUE SAIR PUXE A DESCARGA

    Curtir

  6. POVO DE MERDA..
    NADA FAZ PARA ACABAR COM ESTA ROUBALHEIRA DESCARADA, CARAS DE PAU..
    ME SINTO UM PERFEITO IMBECIL, DOS GRANDES, NADA PODENDO FAZER, QUEM PODE NADA FAZ, TUDO ZÓIÃO, NUNCA ESTÃO SATISFEITOS, QUEREM ROUBAR CADA VEZ MAIS.

    Curtir

  7. Mas, no entanto, deu no mesmo Estadão (cfe. blog do Nassif): ”
    Luis NassifSobre economia, política e notícias do Brasil e do Mundo
    24/04/2009 – 09:14
    “Truculento”, “estrela”, “exibido”, “grosseiro”e “brucutu”

    A resistência da mídia em manter os olhos fechados a essa postura horrorosa de Gilmar Mendes cobrou um preço altíssimo, no descrédito dos jornalões. Já escrevi algumas vezes que jamais vi um divórcio igual entre a linha dos jornais e o pensamento do leitor.
    Agora, trata-se de repor os fatos, deixar de sonegar as informações e lamber as feridas.
    Se tem uma regra infalível no papel da mídia dos últimos anos é que todas as vezes que embarcou nos factóides, nas invenções, nas criações da Veja se estrepou.
    A última “criatura” de Veja é um fanfarrão que provocou o maior desgaste na história da Justiça brasileira de que tenho notícia.
    Do Estadão
    Postura de Mendes é criticada

    Presidente é chamado de “estrela” na Casa

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, falhou no teste de líder político do Poder Judiciário. O bate-boca na sessão de anteontem com o ministro Joaquim Barbosa foi o mais grave exemplo da insatisfação que reverberava nos bastidores do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
    “Truculento”, “estrela”, “exibido”, “grosseiro”, “pop star” e “brucutu” são alguns dos adjetivos que alguns ministros e integrantes do CNJ usam para se referir a Gilmar Mendes.
    No STF, a reclamação principal é de que o presidente avocou para si uma posição de líder intelectual e político num tribunal em que os ministros são iguais. Resumiu um ministro: Mendes age como presidencialista numa Casa que é parlamentarista. Nessa postura de liderança, avaliam alguns ministros, ele acabou por abrir diversas frentes de confronto, rivalizou com os demais Poderes e deixou o tribunal suscetível a críticas de todos os lados.
    Ao mesmo tempo, Mendes comprou briga com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal, o Ministério Público e juízes de primeira instância, após a Operação Satiagraha, que levou o ex-banqueiro Daniel Dantas à prisão, e, mais recentemente, com o Movimento dos Sem Terra (MST). “Quem fala o que quer ouve o que não quer”, foi o desabafo feito anteontem por um membro do Ministério Público Federal, depois do bate-boca, conforme relato apurado pelo Estado junto a ministros do STF.
    Além disso, ministros e integrantes do CNJ vinham reclamando do tratamento dispensado por Mendes nas sessões. A crítica é de que o ministro trata os colegas com descaso, em alguns casos de forma desrespeitosa. As consequências dessa forma de agir aparecem nas sessões e nas votações.
    Em março deste ano, por exemplo, uma proposta de Mendes por pouco não foi derrotada no plenário do CNJ. O ministro queria aprovar uma recomendação para que os juízes priorizassem julgamentos de conflitos agrários, uma forma de tentar coibir as invasões de terra pelo MST. Mas o ministro não apresentou previamente a proposta ou negociou com os colegas. Alguns conselheiros viram uma tentativa de Mendes de “enfiar goela abaixo” o texto.
    O resultado dessa postura foi um empate numa votação que parecia simples. Sete conselheiros votaram favoravelmente à recomendação. Outros sete se manifestaram contra. Para evitar uma derrota política num assunto sem qualquer efeito prático, o corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, deu o voto de desempate em favor de Mendes.
    Nesse cenário, o bate-boca entre Barbosa e Mendes pode servir como um freio de arrumação, acreditam alguns ministros. A expectativa é de que a exposição excessiva diminua daqui para frente. Do contrário, disseram, o jeito será esperar o fim do mandato de presidente de Mendes em 2010 e a posse de Cezar Peluso, considerado discreto e reservado.”

    Curtir

  8. Pingback: Fique por dentro Ação » Blog Archive » JORNAL O ESTADO DESQUALIFICA O MINISTRO BARBOSA…ACUSADO DE …

  9. RICARDO ESCORIZZA DOS SANTOS

    Distribuição Livre – 29/09/2008 às 16:38
    1ª Vara do Juizado Especial Cível – Foro Regional II – Santo Amaro
    Valor da ação R$ 387,00
    Partes do Processo (Principais)
    Participação Partes e Representantes
    Reqte Ricardo Escorizza dos Santos
    Reqdo Empresa Claro de Comunicações Móveis
    Movimentações (5 Últimas)
    Data Movimento
    11/02/2009 Aguardando Audiência
    Aguardando Audiência 23/06/09
    12/11/2008 Aguardando Audiência
    aud/Aguardando Audiência 10/02
    01/10/2008 Confecção de Expedientes
    tr/Aguardando Expedição seed
    29/09/2008 Processo Distribuído
    Processo Distribuído por Sorteio p/ Juizado Especial Cível
    Incidentes, ações incidentais, recursos e execuções de sentenças
    Número Classe Data
    Não há incidentes, ações incidentais, recursos ou execuções de sentenças vinculados a este processo.
    Petições diversas
    Data Tipo
    Não há petições diversas vinculadas a este processo.
    Audiências
    Data Tipo Situação Qt. Pessoas
    Não há Audiências futuras vinculadas a este processo.

    Todas as Partes Todas as Movimentações

    Curtir

  10. Pingback: JORNAL O ESTADO DESQUALIFICA O MINISTRO BARBOSA…ACUSADO DE DEFENSOR DE “ação justiceira contra os ricos, empresários e poderosos em geral” | Blogosfera Policial

  11. QUANDO O INPIO GOVERNA ,O POVO GEME,, frase da biblia,o barbosa tentou acordar o mendes ,as coisas estão de mau á pior, DEUS senpre age assim ,coloca um sabio no meio de muitos sabios , apenas um se destaca, os outros são cegos e surdos ,neste caso em relação ao clamor popular .

    Curtir

Os comentários estão desativados.