FOI NOTÍCIA NO ANO DE 1993: ESCABROSA INVESTIGAÇÃO QUE LEVARIA POLICIAIS INOCENTES PARA A PRISÃO E PERDA DO CARGO EM RAZÃO DE DELAÇÕES E CONFISSÕES SUPOSTAMENTE OBTIDAS MEDIANTE TORTURA PRATICADA NA DISE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CHEFIADA PELO DELEGADO JOSÉ MARIANO DE ARAÚJO FILHO…TORTURA UM CRIME HEDIONDO, IMPRESCRITÍVEL E CAUSADOR DE SEQUELAS PERMANENTES 20

Dr. José Mariano de Araújo Filho prendeu 5 policiais por tráfico internacional de drogas

DIÁRIO PUPULAR 1993 - DELEGADO JOSÉ MARIANO SOB ACUSAÇÃO DE TORTURA

TORTURA UM CRIME HEDIONDO, IMPRESCRITÍVEL E CAUSADOR DE SEQUELAS PERMANENTES

FOI NOTÍCIA NO ANO DE 1993:

Escabrosa investigação que levaria seis policiais civis inocentes para a prisão e perda do cargo, em razão de delações e confissões supostamente obtidas mediante tortura praticada na DISE de São Bernardo Campo, então chefiada pelo Delegado JOSÉ MARIANO DE ARAÚJO FILHO.

https___ww2.stj.jus

Um Comentário

  1. Infelizmente é coisa comum na polícia, tem um monte de gente que ferra os outros para fazer média e no fundo é bem sem-vergonha.

    Tomara que receba o castigo merecido e passe por constrangimentos piores do que ele infrigiu aos injustamente acusados.

    Curtir

  2. A falsa acusação em desfavor de policiais do DHPP de São Bernardo do Campo, teria como pano de fundo o esclarecimento de vários homicídios praticados a mando de um “sindicalista”.

    Por outro aspecto, na ocasião, floresciam problemas entre o corregedor Guilherme Santana da Silva e o DGP Alváro “peculatário” Franco; muitos obstáculos foram levantados buscando impedir a apuração pela Corregedoria Geral.

    Problemas, em parte, relacionados aos apadrinhados pelo ex-DGP; que foi objeto de acusação de trocar cargos por “favores”.

    Acabando as apurações restritas a Seccional de SBC, muitos documentos produzidos desapareceram ou ficaram esquecidos por mais de quatro anos.

    Curtir

  3. http://odia.terra.com.br/blog/blogdaseguranca/200808archive001.asp

    Vigário Geral: tragédias por todos os lados
    Por Gustavo de Almeida

    Nesta sexta-feira, completaram-se 15 anos da triste chacina de Vigário Geral, quando 21 inocentes foram assassinados da forma mais insana possível, em uma vingança sangrenta que tomou conta do noticiário internacional. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio, lembrou a data, mas já é possível perceber que aos poucos a cidade vai deixando as trágicas lembranças da chacina para trás. Os atos vão sendo esvaziados. O noticiário na TV vai ficando mais ralo, e até mesmo os nomes de mortos e matadores vão sendo menos escritos. Até mesmo um dos matadores foi morto em maio, sem que se fizesse muito alarde disto.
    Vigário Geral e o Rio de Janeiro se refletem em um espelho, quando somam impunidade e injustiça.
    Uma das parentes de vítima teve a indenização negada no fim do ano passado pela Justiça, sem maiores explicações. É obrigação do Estado recorrer, como manda a lei. Mas surpreendeu que em última instância a vítima tenha perdido. É inexplicável. Trata-se de uma senhora que até hoje vive em Vigário, sem maiores perspectivas. Não sabe nem que a vida lhe foi injusta. Já não sabe o que é vida.
    Poucos sabem, mas há um PM no caso de Vigário Geral que acabou se tornando vitima. Trata-se de Sérgio Cerqueira Borges, conhecido como Borjão.
    Borjão foi um dos presos que em 1995 já eram vistos como inocentes, colocados no meio apenas por ser do 9º´BPM. A inocência de Borjão no caso era tão patente que ele inclusive foi o depositário de um equipamento de escuta pelo qual o Ministério Público pôde esclarecer diversos pontos em dúvida.
    Borjão foi expulso da PM antes mesmo de ser julgado pela chacina. Era preso disciplinar por “não atualizar endereço”.
    Borjão conta até hoje que deu depoimento em seu Conselho de Disciplina sob efeito de tranqüilizantes, ainda no Batalhão de Choque. Seus auditores sabiam disto. “No BP-Choque, fomos torturados com granadas de efeito moral as vésperas do depoimento no 2º Tribunal do Júri, cujos fragmentos foram apresentados à juíza, que enviou a perícia. Isto consta nos autos, mas nada aconteceu”, conta Borjão, hoje sem uma perna e com a saudade de um filho, assassinado em circunstâncias misteriosas, sem que ele nada pudesse fazer.
    “No Natal fui transferido para a Polinter. Protestei aos gritos contra a injustiça. e Me mandaram para o hospital psiquiátrico em Bangu mas, por não ter sido aceito, retornei e em dias fui transferido para Água Santa. Lá também fui espancado e informei no dia seguinte em juízo, estando com diversos ferimentos, mas sequer fiz exame de corpo delito. Transferido para o Frei Caneca, pude ajudar a gravar as fitas com as confissões e em seguida fui transferido para o Comando de Policiamento do Interior. Após a perícia das fitas fui solto. Dei entrevistas me defendendo e tive minha liberdade provisória cassada e me mandaram para o 12ºBPM a fim de me silenciarem. No júri, fui absolvido. Meus pedidos de reintegração à PM nunca foram respondidos”.
    A história de Borjão ao longo de todos estes 15 anos só não supera mesmo a dor de quem perdeu alguém na chacina. Mas eu não estaria exagerando se dissesse que Sérgio Cerqueira Borges acabou se tornando uma vítima de Vigário Geral. “Tive um filho com 18 anos assassinado por vingança. Sofri vários atentados e um deles, a tiros, me fez perder parcialmente os movimentos da perna esquerda. Sofro de diabete, enfartei aos 38 anos e vivo com um tumor na tireóide. Hoje em dia tento reintegração à PM em ação rescisória, o processo é o número 2005.006.00322 no TJ, com pedido de tutela antecipada para cirurgia no Hospital da PM para extração do tumor. Portanto, vários atentados à dignidade humana foram cometidos. As pessoas responsáveis nunca responderão por diversas prisões de inocentes? Afinal foram 23 inocentes presos por quase quatro anos com similares seqüelas. A injustiça queima a alma e perece a carne!”, desabafa Borjão.
    Borjão hoje conta com ajuda da OAB para lutar por sua reintegração. Mas o desafio é gigantesco.
    Triste ironia do destino: o policial hoje mora em Vigário, palco da tragédia que o jogou no limbo.

    A filha dele, no entanto, me contou há alguns dias que não houve tempo suficiente para esperar pela Justiça e pela PM – Borjão teve que operar às pressas o tumor na tireóide no Hospital Municipal de Duque de Caxias. A cirurgia foi bem. Sérgio Cerqueira Borges vai sobreviver mais uma vez.
    Sobreviver de forma quase tão dura como os parentes de 21 inocentes, estas pessoas que sobrevivem mais uma vez a cada dia, a cada hora. No Rio de Janeiro é assim: as tragédias têm vários lados e a tristeza de quem tem memória dificilmente se dissipa. Pelo menos nesta data, neste 29 de agosto que nos asfixia.

    Curtir

  4. Dr. Guerra, o que mais prevalece na PC são negociatas obscuras, corrupção e uso da máquina apenas em benefício próprio (pessoal e financeiro).
    O pior é que esses travestidos de autoridade são arrogantes, acreditam serem donos da verdade, que para eles é única e absoluta.
    Prejudicam a qualquer um, com o pretenso objetivo de defender a sociedade e a instituição, mas vivem entranhados em verdadeiras sujeiras.
    O que impera à eles é o dinheiro, o corporativismo e suas respectivas cadeiras.
    Não cumprem com suas responsabilidades e, acham-se moralmente capazes de cobrar dos demais.
    Todo dia é escandâlo envolvendo autoridades e nada acontece.
    A sujeira é tamanha que não só aqui no flit como também em outros locais comenta-se de delegado que mantém gravações, com vários nomes envolvidos em acharques apenas para chantagear superiores quando sua cadeira está bamba.
    Lamentável, a PC transformou-se em uma das maiores e piores quadrilha e, ainda tem um, mais um, e não sei mais o que, que tem a cara de pau de postar defendendo essa escória.

    Não consigo entender como esses corruptos olham nos olhos de seus pais, suas mulheres e seus filhos sendo tão indignos, indiferentes as demais famílias que sofrem com a INSEGURANÇA PÚBLICA, proporcionada por eles próprios por conveniência pessoal e da própria quadrilha que integram.

    Não desejo mal a ninguém, mas o que tem de ruim deveria acontecer aos deles e não aos nossos que trabalhamos dignamente, ainda que nadando contra a maré.

    Curtir

  5. Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2010, 14:53
    Tem “coisa” vindo pelo ar… ahh se tem. Já está cheirando!
    Na verdade, quando um Major chega ao ponto de “explodir” dessa forma, jogando a carreira pro alto, ou está maluco (coisa que duvido) ou “as coisas” estão nesse pé mesmo. Sempre disse que podemos perder tudo, menos a dignidade e a honra militar. Acho que é hora dos “responsáveis” pelas tropas (EX, MB e Aer) fazerem uma análise desse desabafo, não com “olhos disciplinares” como certamente “muitos” vão se valer (é mais cômodo – dão uma de “Pilatus” – e se valem somente do “regulamento” para lavar as mãos), mas com “olhos preocupados” com o que está acontecendo (todos sabem) e o que poderá resultar desse reclame.
    Luzardo Cel Av Ref

    //////////////////////////////////

    Major do Exército Brasileiro abre o jogo.

    Assunto: Major do EB abre o jogo
    Graças a DEUS, ainda temos laguém de vergonha na cara. Gostaria de apertar a mão deste oficial e cumprimentá-lo pelo coragem. Pena que covardes tomarão esta ato com desrespeito e represálias virão.
    MAJOR DO EXERCITO BRASILEIRO – ESSE CHUTOU O BALDE!!!
    FALTA UMA NOVA APUCARANA. FALTA CORAGEM.
    VALE A PENA SER LIDO NA INTEGRA.

    Ainda tem macho no Exército…
    ///////
    “Há tempos que me controlo em me expressar e dizer o que realmente sinto.
    Basta! Ou escrevo ou tenho um câncer.
    Estamos vivendo num país onde os ricos são amigos dos poderosos e nunca são lesados ou punidos. os poderosos são ricos e entram na regra anterior.
    Fazem e acontecem e nada acontece!!! Por outro lado os pobres e miseráveis, na maioria ignorantes, a verdade seja dita, já estão comprados pelo governo (PT) com suas bolsas, auxílios, esmolas, etc. a classe média só pagando a conta.
    Banca os impostos dos ricos e as esmolas dos pobres.
    Eu sou descontado, em folha, de R$ 17.000,00 por ano só de imposto de renda, fora IPTU, IPVA, TAC, IOF, IPQP…..

    Alguém paga isto de livre e espontânea vontade ao leão?
    Leio os jornais e ouço os noticiários e é só desgraça, corrupção,
    falcatrua e não acontece nada!!!!!
    Será que a coisa tá ruim mesmo ou eu que sou muito pessimista?
    Os políticos inclui-se aí o presidente, 99% do senado, 99,9% do
    congresso, estão se lixando pra A Hora do Brasil.., querem é se dar bem, fazer caixa e eternizar a curriola, revelando e apadrinhando mais fdp para estuprar a pátria amada, embarrigá-la e abandonar o filho feio.
    E a violência? Todos sabem que esta vem, em grande parte, motivada pelo tráfico de drogas. Se abafarem as entradas da droga ela não chega aos grandes centros e a criminalidade é asfixiada. por quê não fazem isso?
    Porque grande parte dos políticos tem seus tentáculos depositados sobre o tráfico ou vice-versa.
    Aí um tenente, formado pelo melhor estabelecimento universitário do país, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na qual tive orgulho em me formar em 1989, é colocado numa favela, devido a conchavos políticos, com a participação do exército brasileiro (meu Deus!), é submetido a horas de patrulha no morro da providência, tendo que liderar seu pelotão e controlar seus homens. Este tenente deve ter engolido a seco várias e várias provocações de muitos marginais e subprodutos do crime, até que, como todo ser humano, aloprou e fez o que fez..

    Agiu corretamente? Não, claro que não, mas aqueles garotos (se é que se pode chamar assim) mas cedo ou mais tarde iriam morrer, seguindo as estatísticas das vítimas do tráfico, e não deviam ser boa coisa não para provocar o exército. Eu estive lá na Providência, em março, com o 25º Batalhão de infantaria pára-quedista (25º BIPQDT) e vi a situação a que eram submetidos meus soldados.
    É muito fácil para qualquer um, de longe, cheiroso e sob um ar condicionado crucificar tal oficial, mas guerra é guerra.

    Sou carioca de Bonsucesso mas reconheço que o Rio está numa guerra e estão colocando tropas no olho do furacão.
    Lembro, o tenente é um acadêmico, outros universitários só vão à favela para participar de ong sem vergonha e fumar maconha.. O tenente estava trabalhando. Se eu solto meu filho de 10 anos numa loja de louças chinesas e ele quebra um vaso caro a culpa é só dele? Foi deprimente ver na televisão aquela visita do ministro da defesa à família de uma das ‘vítimas’, mais deprimente foi ver a cara de algumas ‘autoridades’ que o acompanhavam, cordeirinhos! Enquanto isso cadê o General Heleno que só falou a verdade?
    Onde está agora o comandante mais moita de toda história do Exército?
    A velha vaca de presépio? O Albuquerque mora em Alphaville, um dos bairros mais luxuosos de São Paulo, recebendo parte de sua fortuna como funcionário da Petrobrás. Foi o prêmio por domar cordeirinhos.

    E os outros três generais que se rebelaram contra a Estratégia Nacional de Defesa? Esses frouxos, só resolveram aparecer quando passaram para a reserva. Assim fica fácil. Não estranhem se algum deles aparecer pedindo votos ou se lamentando no Clube Militar.
    Nem mesmo a Brigada de Operações Especiais, a elite do Exército, escapa da subserviência e frouxidão.
    O Posto Médico de Goiânia vive entregue às traças e o orçamento nem dá para 20 dias a cada mês. Quase todo orçamento destinado aquela OMS é engolido pelo Chefe do Posto Médico que tem clínica particular (Global Saúde, CEMEP, etc) e participação em outras OCS. Um ex-chefe do Estado-Maior investiu em equipamentos de raio-X e outros, para drenar mais um pouco os já parcos recursos. Faltam médicos, mas nessas clínicas particulares podem ser encontrados desde o estafeta até o bioquímico, além de outros médicos que até nunca prescreveram qualquer medicamento usando uniforme militares.

    Para os imbatíveis, mauricinhos e patricinhas de branco, brincando ser médico militar.
    Para a tropa dizem que não há problema algum, nada há de errado, mas se quisessem realmente descobrir a verdade, auditavam toda a administração, procedimentos e encaminhamentos, se não por meio do TCU, empresas particulares isentas das falcatruas.
    Não só isso, esses mesmos guerreiros imortais, frouxos por natureza, baixam a crista e permitem que sejam retiradas vagas de seus efetivos das missões de paz para serem encaixados apadrinhados de comandantes do Forte Apache. Motorista, taifeiro, etc.Tem sargentos apadrinhados em missão de paz, com a nobre missão de servir cafezinho. E na hora do pega pra capar? E as diárias? O COTER, EME, CCOMSEX, GABCMT, etc não saem de suas salas refrigeradas para qualquer missão sem que sejam depositadas as diárias em suas contas-correntes. Penso que não estão errados!!!
    Porém, e a tropa que faz o trabalho pesado? Os Operacionais? Ração R/2 ou catanho com pão e mortadela, banana amassada, farofa de frango e refrigerante quente? Para os “FACAS NA SOLEIRA”, representação, para ser recebida 06 meses depois da missão, já descontado o imposto de renda? Os companheiros operacionais da Marinha e Força Aérea, nesse ponto são reconhecidos. Por Lá o pessoal tem culhão. Lá é outro
    Exército!!!!

    Com que moral essa balaiada pode pedir motivação? Só olham pro próprio umbigo? Pena que os imortais, os FACA NA CAVEIRA, aceitam tal fato com naturalidade. Só me vem na cabeça uma explicação: são masoquistas. Que me desculpem os companheiros Comandos e FE.. Se soubessem a FORÇA que tem…

    Para espesinhar mais a tropa, aparece um maluco tirando as ajudas de custo, substituindo por diárias para alunos matriculados em cursos. Um outro inibe militares que somham com um Exército com representação na Câmara dos Deputados. Puniu os militares que exerceu o seu direito político de ser candidato, estabelecido na constituição, transferindo-os para os mais longíncuos rincões. Foram punidos por exercerem os seus direitos.
    Esses militares tinham comandantes ????????????????????????????????????????
    Não acredito que essas mentes pervesas foram criadas na gloriosa AMAN.
    Só teremos mudanças quando esses velhos dinossauros vestirem seus pijamas.
    Tem é político graúdo roubando feio e levando vantagens, mais uma vez, cagando pra hora do Brasil.
    Como sou militar, de tropa, sem sangue azul, sem me preocupar em me dar bem com missões ‘boca boa’, sem ser carreirista, sempre sincero com superiores e leal com subordinados, já sei como agir. Nossa profissão é meio de vida e não meio de morte. Cada vez mais serei corporativista. Aos militares tudo, o resto que se dane…..
    Como subcomandante exijo que o batalhão cumpra horários, mas o libero na hora certa. Estamos acostumados a cumprir a missão a qualquer custo sem meios, sem dinheiro, etc…
    Desde que entrei no exército ouço que somos pobres, até quando? Faltam pouco mais de seis anos para que eu vá para a reserva e nada mudou.
    Vai mudar? Não creio. Enquanto o Forte Apache parecer mais um Jurassic Park….
    Num país onde bilhões são desviados para bolsos de safados e ilhas fiscais, temos que engolir que não há dinheiro para as Forças Armadas.
    Num único ano, o velho Albuquerque recebeu mais de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) em diárias. E tem gente que engole ou finge que engole para não se queimar.
    Meu compromisso é com minha família e com meus amigos, que me respeitam. Com eles não posso me queimar. Com o resto? Não estou preocupado. Dói-me ver safados chamar o período de 1964 a 1985 de ditadura, vê-los receber indenizações como se dele fossem vítimas. Vê-los nos achincalhar, espesinhar, submeter e humilhar. Vê-los no poder nos olhando com soberba. Enfarta-me vê-los serem agraciados com medalhas do pacificador. Eu, que tenho quase 20 anos só na tropa, destes, 10 anos na brigada pára-quedista, nunca fui punido, sempre fui leal ao exército, não tenho. O José Genoíno, a terrorista Dilma Russef, neste universo, é melhor do que eu. Não me interessa botar no peito uma Medalha que esses facínoras receberam. Alíás nunca houve critérios justos na distribuição dessas Medalhas.
    Sabem o que me dói também? É ver oficiais da nossa Força, que vestem a pele de amantes da instituição, mas na verdade estão preocupados apenas com seus próprios umbigos, em não se queimar.
    A razão de ser do exército é a tropa, na hora do pau é esta que vai dar a cara para bater, mas tem oficial que diz que medalha de corpo de tropa é para sargento, que quem é de tropa é burro e fica aí piruando ser instrutor da AMAN, ESAO e ECEME para ganhar pontinhos e pegar ‘bocadas’, chegam a coronel e general sem ter nem 10 anos de tropa, brincadeira! Depois vão pra Brasília e viram ‘ideúdos’. Os verdadeiros criadores de doutrinas. O novo TAF ta ai. Será que eles, do Forte Apache vão tirar MB no novo TAF?? Duvido.

    E a Medalha Osório? Qual critério foi criado, não para beneficiar, mas para reconhecer os operacionais, aqueles que sempre estão comendo ração R/2. Dar o verdadeiro valor a quem tem valor e não a quem tem preço?
    Alguns subordinados se queixam de algumas injustiças. Nada posso fazer, a não ser sugerir que sigam para Brasília e arrumem um padrinho. Desse modo terão uma carreira bem sucedida. Aos mais novos, passem em outro concurso. Ralar pra que? E se o pára-quedas não abrir?
    Estou começando a achar que sou otário. Vou ficando por aqui, agradeço a atenção.
    Não vou mais engolir sapo, homens têm que ter coragem.
    Homem não tem medo de homem. Boca é pra falar.
    Tenho um filho e não quero que ele veja em mim um covarde.
    Nunca me vendi e nunca me venderei por conveniência, sigo meus princípios.
    Olho nos olhos das pessoas com que falo.. Minha única fortuna é o meu caráter. Minha vida é minha família. Desta vida só levamos a família e os amigos. De toda a vida, apenas aqueles que estiverem ao redor de seu túmulo no dia do seu funeral é que valeram a pena, o resto foi o resto!
    BRASIL, ACIMA DE TUDO”!!!
    MAJOR FREDERICO RAMOS PEREIRA
    PQDT NR 56.288
    ‘Comece fazendo o que é necessário, Depois o que é possível, E de repente você estará fazendo o impossível’
    “São Francisco de Assis”

    Curtir

  6. Putz. Eu nunca vi um manifesto igual a deste Major!!! Parabens pelo texto muito bem escrito, com certeza escreveu o que muitos tem vontade e não tem coragem de dizer ou escrever.Que Deus ilumine seu caminho e parabens mais uma vez pela coragem de dizer a verdade.

    Curtir

  7. Pingback: FOI NOTÍCIA NO ANO DE 1993: ESCABROSA INVESTIGAÇÃO QUE LEVARIA POLICIAIS INOCENTES PARA A PRISÃO E PERDA DO CARGO EM RAZÃO DE DELAÇÕES E CONFISSÕES SUPOSTAMENTE OBTIDAS MEDIANTE TORTURA PRATICADA NA DISE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CHEFIADA PELO DEL

  8. Pingback: FOI NOTÍCIA NO ANO DE 1993: ESCABROSA INVESTIGAÇÃO QUE LEVARIA POLICIAIS INOCENTES PARA A PRISÃO E PERDA DO CARGO EM RAZÃO DE DELAÇÕES E CONFISSÕES SUPOSTAMENTE OBTIDAS MEDIANTE TORTURA PRATICADA NA DISE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CHEFIADA PELO DEL

  9. E está se falando nos corredores da política que o deputado que tem mais medo da PC do que do PCC, será Secretário do Alckimin se ele ganhar. SERÁ?????

    Curtir

  10. Sinal, “Deo Gratia”, que ele não conseguirá se reeleger.

    A Secretaria deveria ser criada. Como sugestão, indico o nome: Culinária Árabe e Anexos.

    Curtir

  11. Escutei que a corro usa os mesmos metodos, poucos ortodoxos, com proprios policiais “me fala o que você sabe que eu te alivio”.
    Escutei que em algum lugar do interior o negocio ficou nervoso com a corro e MP. O juiz não abraçou não, foi só correria. Ao meu ver isso não é bom. O X9 não teve vez, o MP e corro passaram apuros.

    -Moral: o que você pode já ter fez com os X9, o toma lá da cá da informação, esta sendo feito dentro da policia. O problema é que as promessas podem acabar caindo por terra, não tem lastros (alias, comete crime quem promete coisas que não são de sua competencia – UMA DELAÇÃO PREMIADA USURPADA).

    Se os X9 que se derem mal começarem a falar a corro com sua metas estariam em mal lençõis.

    ESCLARECIMENTO: Acho necessário a corregedoria, mas escutei algo sobre alguns flagrantes em policiais, em que o proprio X9 é quem convida o (colega) otário (colega) para realizarem a fita e que isso seria de conhecimento da corro. Não entendo como correto essa forma de agir, entendo que quem estiver por traz disto deva ser preso também, ao lado. É a pior forma de flagrante preparado, o X9 não vai preso. São medidas para estatistica e de pirotecnia.

    Se tudo que ouvi e entendi for verdade, vou lhes dizer uma coisa.

    CUIDADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    OBS: EU NÃO VI, SOMENTE OUVI.

    Curtir

Os comentários estão desativados.