CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL: Maria Inês assumiu o cargo em abril do ano passado. Descobriu que havia policiais da própria corregedoria que recebiam propina para informar quem estava sob investigação…DESCOBRIU LENDO O FLIT 37

Corregedoria vai inspecionar delegacias

Órgão fará audiências públicas para população denunciar corrupção e desvios; ação deve começar no interior

Objetivo do trabalho é tornar atividade da Corregedoria da Polícia Civil mais transparente para a sociedade

MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO

A Corregedoria da Polícia Civil vai passar a fazer inspeções em delegacias e outras unidades nas quais a população poderá denunciar corrupção e desvios.
A medida está prevista em resolução da Secretaria de Segurança publicada na última segunda-feira no “Diário Oficial”. O secretário Antonio Ferreira Pinto diz que o combate à corrupção é uma de sua prioridades.
“A ideia é tornar o trabalho da corregedoria mais transparente. Vamos ter audiência pública para que as pessoas, o prefeito, as ONGs e as instituições possam falar o que acham do trabalho da polícia”, diz Maria Inês Trefiglio Valente, corregedora-geral da Polícia Civil.
Atualmente, os delegados são responsáveis por fazer correição nos seus subordinados. A prática, porém, tornou-se uma mera formalidade, quando não um jogo de compadrio, segundo avaliação da secretaria.
Só a partir de 2002, a corregedoria passou a fazer correições extraordinárias. Na gestão atual, foi feita uma na delegacia do porto de Santos, por conta do episódio em que criminosos trocavam açúcar por areia em navios que exportavam o produto.
Num inquérito que constatou que a carga de oito caminhões havia sido adulterada, ninguém foi acusado de crimes, apesar de haver confissões de práticas irregulares. Dois delegados foram afastados por conta da suspeita de que recebiam propina para não investigar.

INTERIOR
A resolução prevê a realização de 12 correições por ano, a serem feitas pessoalmente pela corregedora-geral. No final do processo, ela terá de emitir uma avaliação sobre o trabalho daquela unidade: ótimo, bom, regular e insuficiente.
O trabalho deve começar pelo interior do Estado, onde a corregedoria é mais ausente, segundo Maria Inês. Há unidades da corregedoria em nove regiões do interior, mas o trabalho é precário, ainda de acordo com ela.
No interior, há um temor maior de denunciar práticas corruptas porque o delegado tem um poder maior, afirma. Uma das maneiras de contornar esse temor será a realização de audiências públicas longe das delegacias, para que as pessoas não se intimidem, afirma a corregedora. Denúncias anônimas também serão aceitas.
Maria Inês assumiu o cargo em abril do ano passado. Descobriu que havia policiais da própria corregedoria que recebiam propina para informar quem estava sob investigação. De abril de 2009 a maio deste ano, 138 policiais foram presos e 2.748 inquéritos, destinados a apurar crime, abertos. Nos 12 meses anteriores, foram presos cem policiais (27,5% a menos) e instaurados 1.761 inquéritos (29% abaixo).

  1. Desde a época do “descobrimento” do Brasil, o verbo “descobriu” nunca foi usado de maneira mais imprópria… rsrsrs…

  2. NINGUÉM CONSEGUE ABRIR A “CAIXA PRETA dos TUCANALHAS e os DEMolindo são Paulo, será que eles mantém a “caixa preta” a sete chaves !

    Membros do Ministério Público e da OAB que se espelhem na Doutora Maria Inês, pois no blog também são postados artigos de interesse público, quem sabe não “Acharão”, uma chave para abrir a caixa preta do Estado para saber os impactos causados pelas grandes empreiteiras, pelas concessionárias de pedágio e etc…

  3. “Vamos ter audiência pública para que as pessoas, o prefeito, as ONGs e as instituições possam falar o que acham do trabalho da polícia”. Os policiais também deveriam ser consultados a respeito do trabalho que exercem, como; salários, estado das viaturas, condiões em geral para um ótimo desenvolvimento do trabalho policial.
    SE, fosse aceito a sugestão de cada policial que trabalha honestamente e tal levado a sério, teríamos uma melhora de 50 % no mínimo.

  4. deve primeiro fazer correição na corregedoria de IPS arquivados engavetados contra os poderos $$$$$$$$$$$$$

  5. Estou sabendo que a Corregepol vai rever a exoneração e reintegração dos investigadores da ex roubo a banco.
    Parece que de novo enrolaram-se em outra falcatrua que está sendo denunciada.

    Chupa que é de uva, corruptos

  6. Não adianta também pegar só os investigadores, tem que pegar primeiro o delegado deles que sabe de tudo e acoberta tudo. É uma verdadeira quadrilha institucionalizada, vai desde plantar provas para forjar fragrantes, passando por inversão de transcrição de escuta para forjar prova de acusação, apronta para cima de quem representa risco à sua safadeza, dentre outras sacanagens das bravas.
    É só pedir passaportes e levantar os bens existentes em nome de laranjas.

    Gostaria de acreditar que as audiências públicas da Dra. Maria Inês fossem confiáveis, certamente daria as provas para pegar o tubarão, já que eles não tem competência de fazê-lo.

  7. 1 – Corrupção na Corrobodó????????? Nãooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!1

    2 – Realmente, as correições devem ser feitas inicialmente na Corrobodó, só para mostrar que eles estão certinhos e repito – certinhos!!!!!!!!!!!

    3 – Tem que botar aquelas tiazinhas de lá para trabalhar, eu nunca deixei uma parte esperando, diferente da Corrobodó, vc só vê as tiazinhas para lá e para cá, tricotando, lendo revista, tomando café, ajeitando o aro dos óculos, etc….

  8. É ESCRIVÃ FAVELADA, deve-se ver também o horário MARAVILHOSO, que os policiais de lá tem, um dia sim outro não, ou todo dia meio periodo, ou o “período” inteiro, na segunda, quinta e sexta. legal né, enquanto os pobres mortais aqui dos distritos do DECAP e DEMACRO, trabalham de segunda a domingo, na chefia, cobrindo os colegas plantonistas, e fazendo flagrantes como produção para a estatistica. Isso tb tem que ser revisto.

  9. Claro, começando pelo interior,lentamente de cidade em cidade,nada a ser denunciado,só política pro PSDB,aposto que começarão pelo deinter 9,onde o PSDB tem o maior eleitorado.
    Mas e as denúncias nominais,feitas aqui no blog?
    Fica para depois das eleições?Para o dia de S.Nunca?
    E como ficam os escandalos, os tais 800,desvio de verba no detran,enriquecimento ilícito,aptos aqui postados coberturas ,carros importados parados na frente de delegacias (divisões),bom, isso não vão nem apurar,pois seaté agora nada fizeram,nada farão.
    Vão épunir quem chega atrasado,quem respondeu macriado a um zica qualquer,vai sair muita punição,para ingles ver.
    Dr.Guerra,se ela leu ou soube algo através do seu Blog,então porque não vem à público para mostrar o grande trabalho de transparência daquele setor, que só gera encostos ,até para médico legista?
    Quer saber oque mais,a população não aguenta mais,hoje mesmo um comerciante fez uma denúncia sobre lojas na 25 de março,outro cidadão reclamou de Mogi das cruzes,acho mais perto,mais otimizado começar pelas denuncias anônimas daqui, ou não.

  10. Se a limpeza não começar,pela cozinha,não tem jeito.
    Se realmente lá é cabide de meprego, se o horário é esse, dia sim dia não, se existem epssoas em desvio de função, então estão sem moral para começar o trabalho de limpeza da casa .
    Vão começar passeando pelos campos paulistas?
    Joga candida no saguão, a´li mesmo no centro depois
    podem visitar, veranear em casas decampo ou litoral, o pior está aqui em São Paulo, e grande S.Paulo.
    Bom antes de começar a viagem dá uma revisada na documentação dos carros, lá no Detran, que tal?
    Ahh , tem denúncia da ciretran de Hortolândia, nesta página.
    Desculpem mas eu desisto.

  11. AI MEU DEUS QUEM SERA NOSSA NOBRE CORREGEDORA AQUI,
    SERA QUE ELA TAMBÉM MANIFESTOU SUA OPINIÃO SOBRE A POLÍTICA DO PSDB – PIORES SALÁRIOS DO BRASIL, QUEM SERA QUE É ELA?????
    SE ALGUÉM SOUBER ME CONTE.

    ps.:ou sera que ela só aparece para investigar?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Acho que o flit também poderia ser sustentado pelo estado, ja que esta colaborando nas investigações policiais, quem sabe.
    FLITPOL

  13. MAURICINHOS E PATRICINHAS A DONA DA POLÍCIA VAI CAIR SOBRE O CONCURSO DE VCS AGUARDEM, LOGO ELA VAI CAIR SOBRE OS CARGOS DE HEREDITÁRIOS, VAMOS ESPERAR…..

    SENHORA DE FERRO VAI PEGAR VCS, CUJOS SOBRENOMES SÃO OS MESMOS DOS PAPAIS, PAPAIS DOS PAPAIS, MAMÃES, TITIAS, TITIOS….

  14. se ela começar a puxar os sobrenome dos deltas ta loco e olhar suas provar orais kkkk vai ver tanta coisa …

  15. VAMOS BANIR OS POLITICOS DO PSDB DA FACE DA TERRA E DO PODER E COM CERTEZA ESSA CAMBADA QUE MAMA NAS TETAS DA POLICIA TABÉM SERÁ; INCLUSIVE O SECRETARIO DEVE SER BANIDO TAMBÉM QUEM SABE ELE ARRUMA UM EMPREGUINHO NA PREFEITURA JUNTOS COM OS CORONEIS APOSENTADOS.

  16. HÁ! TEM MAIS UMA VAMOS PARAR DE FALAR QUE DELEGADO É O ULTIMO SALARIO DO PAÍS. A POLICIA CIVIL NÃO É E NUNCA FOI FEITA POR DELEGADOS. VAMOS FALAR DOS SALARIOS DOA OUTRAS CARREIRAS DE POLICIAIS CIVIS, ESTAS SIM É QUE FUNCIONAM, QUE TRABALHAM REALMENTE. CHEGA DE CERTAS ASSISSIAÇÕES E SINDICATOS FICAREM BRIGANDO APENAS PELOS SALARIOS DE DELEGADOS. ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ PRAS DEMAIS CARREIRAS.

  17. Maria Inês é Valente e aqui no Flit ela sabe que é Guerra, guerra contra a corrupção institucionalizada pelo partido que mais tempo ficou no pudê, pra nos fu..Tô com ela e não abro e também com o nosso secretário. Sério, carrancudo e competente. Tome ladrões!!!

  18. então a Dra Maria Ines é a nova MULHER MARAVILHA , só falta o avião transparente e o laço dourado….conversa pra boi dormir esta….muito trabalho, pouco ganho e nada de efetivo para acabar com a corrupção….enrolation….rsrsrs

  19. a Dama de Ferro da policia saiu de férias , como se pode constatar no D.O. abaixo, há rumores que nao volta para o cargo, outros apostam que ela fica até Janeiro, CHAMEM O PAUL, O POLVO VIDENTE!

    Segurança Pública
    GABINETE DO SECRETÁRIO
    Resoluções de 02/07/10
    Autorizando MARIA INÊS TREFIGLIO VALENTE, RG
    3.718.016, Delegado de Polícia de Classe Especial, Diretor de
    Departamento da Corregedoria Geral da Polícia Civil, a usufruir
    no período de 12 a 26/07/2010, 15 dias de férias do exercício
    e designa para substituí-la durante o impedimento, DÉLIO
    MARCOS MONTREZORO, RG-6.914.283, Delegado de Polícia de
    Classe Especial.

  20. como tem gente babaca nessa policia civil , minha nosssa ainda bem que eu sou GCM.

  21. voces ai da dorro do interior não encham mais o saco. voce não passam de precários…. olha que a tia deveria começar fazendo correição nas corros do interior. tem duas ou tres que estão afundando e não é por ser precaria e por ineficiencia letargia e otras cositas mas
    corro de piracciaba, voces são um bando de precários.
    o Dp 2 não é o maior reduto do psdb masi é um dos maiores. acho que o d2 ganha fácil. aqui no D9 não tem oposição tem deputado que nos elegemos para brigar por nos e que passou para o lado do governo

    começo aqui a campanha antes que ele venha com aquele churrasco de sempre e pedir voto

    seu roberto de morais
    nosso voto nunca mais.
    voce é psdb até a medula

    dizem as más linguas que ainda na eleição de 2008, para prefeitos e vereadores o pps apoiou o psdb entroca do psdb não lançar nunhum candidato aqui na região de piracicaba e o roberto morais não concorreu a prefeito para concorer sozinho a deputado outra vez
    chega de nos enganar seu roberto
    venha dizer como o senhor votou na questões dos polciaiis
    que apoio deu aos grevistas dos foruns
    esteve nas manifestações. o major olímpio esteve lá, peitou os coxinhas e mostrou liderança e coragem.

    seu roberto de morais
    nosso voto: nunca mais

  22. É PRECISO SER JUSTO!!!

    SE BEM QUE UMA VEZ UM AMIGO ME DISSE: “LUIZINHO, SE VOCÊ VEIO PROCURAR JUSTIÇA NA POLÍCIA, ESTÁ NO LUGAR ERRADO”. EU NÃO ACREDITEI MAS, TENHO VISTO A CORREGEDORIA AGIR DE FORMA PARCIAL DE MODO A CRUCIFICAR O POLICIAL EM TOTAL APOIO AO MARGINAL.
    SEI DE UM CASO QUE O VAGABUNDO CHEIO DE 180, 171, 157, DONO DE UM “MOQUIFO” QUE ELE CHAMA DE LOJA DE TECIDOS, TEVE SUAS MERCADORIAS DE ORIGEM DUVIDOSA (RECEPTAÇÃO) APREENDIDAS NO OITAVO DP DO BRÁS.
    DEPOIS DE SEIS MESES O PILANTRA FOI NA PROMOTORIA DENUNCIAR OS POLICIAIS E O DELEGADO AFIRMANDO QUE ESTES TINHAM “ROUBADO DINHEIRO DE SUA CARTEIRA” E FEITO UM “ACERTO” PARA QUE O MESMO PAGASSE EM SUAVES PRESTAÇÕES NO CRED-CRIME.
    O VAGABUNDO NÃO TEM ONDE CAIR VIVO!
    E SE TODA A MERCADORIA DELE (CARGA DE TECIDOS) FOI APREENDIDA, COMO É QUE FARIAM O ACERTO?
    A NOTA FISCAL QUE ELE APRESENTOU É GELADEIRA MAS, NINGUÉM SE PREOCUPOU EM INVESTIGAR.
    O CARA É TÃO SUJO, QUE O DELEGADO NÃO CONCORDOU EM DEPOSITAR A MERCADORIA EM SEU NOME POR FALTAR-LHE IDONEIDADE MORAL!
    QUANDO FOI OUVIDO NO DP, O VAGABUNDO ESTAVA ACOMPANHADO DE SEU ADVOGADO E “NÃO DENUNCIOU NADA”.
    QUANDO VIU QUE SUA MERCADORIA ESTAVA SENDO APREENDIDA, AMEAÇOU OS POLICIAIS DIZENDO QUE “ELES AGUARDASSEM”!
    DEPOIS DE SEIS MESES, REPITO: SEIS MESES, O PILANTRA FOI AOS PROMOTORES E CALUNIOU OS POLICIAIS.
    NA CORRÓ, TOMOU CAFÉZINHO E FOI TRATADO COMO “COMERCIANTE E VÍTIMA”!
    E OS COITADOS DOS POLICIAIS, ESTÃO TENDO QUE GASTAR UMA NOTA COM ADVOGADO PARA SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES INFUNDADAS E SEM NEXO DE UM RECEPTADOR SAFADO E SEM MORAL!
    É PRECISO SER JUSTO!!!
    NÃO É SIMPLESMENTE EMPURRAR O NABO NA BUNDA DOS POLICIAIS SEM INVESTIGAR SEU PASSADO, SUA CONDUTA, E DAR CRÉDITO A VAGABUNDOS SÓ PRÁ MOSTRAR SERVIÇO E DIZER QUE A CORREGEDORIA É ATUANTE!
    É PRECISO SER JUSTO!!!
    INQUÉRITO POLICIAL 531/2007.

  23. mais todos vcs sabem disso e num fazem nada a num ser esperar para um dia estar em uma FAZENDARIA DA VIDA e ficar rico tambem.
    enquanto se ganhar o slario que ganhamos num adianta falar em acabar com a corrupção.

    temos que lutar pela dignidade de nossos salarios.
    caso contrario,

    vao meter meia duzia na cadeia pra bode espiatorio e o resto continua ai arrecandando.

    so uma pergunta.

    ela investiga todos mesmo esta tal marines, ate seus amigos seccionais???

    sera???

    amanha vo colocar uns nomes pra ela e uns endereços onde seus afilhados mora no demacro em sitios valiossos e em apartamentos na zona norte carrissimos.

    sera que ela investiga tudo

  24. primeiro quero que ela investigue quem paga os almoços e festa de correições nas delegacias e as das seccionais

    ISSO MESMO DA ONDE VEM A VERBA PRA PAGAR AS FESTAS NAS CORREIÇÕES.

    AI NUM PRECISA NEM DE CORRO, JA DA CADEIA PRA TODO MUNDO PÓIS QUE PAGA É O BIXO, E AS MAQUINAS, OS PUTEIROS.

    ESTOU MENTINDO CHEFINHOS??????

    VAMOS METER A BOCA NO TROMBONE.

    SE É PRA FICAR RICO EU QUERO MAIS NA FAZENDARIA QUE LA SE PAGA PRA NUM TER PROBLEMAS, LA SE PODE PEDIR TUDO A UM EMPRESARIAO QUE ELE NUNCA VAI TE CAGUETAR.

    QUERO SER UM F A Z E N D Á R I O // E F A Z E N D E I R O

    O LUGAR BOM , E DEVE SER MUITO BOM TEM GENTE QUE PAGOU 400 MIL PRA SER CHEFE LA´

    VAI TER GRANA ASSIM LA NO JAPÃO JAPONES

  25. ela deveria se juntar a cristovao colombo e pedro alvares cabral

  26. Começe na dgp, departamento, depois seccionais e por fim Dps.

    Ai sim vamos ver quem são ratos.

    Quero ver coragem, por enquanto só estou vendo quem se corrompe passiva ou ativamente ir pra corro, atitude muito politica e pouco exemplar. Vamos vasculhar as contas, que sempre a borburinhos de reabastecerem os magnatas politicos.

    Vamos lá coragem.

    Fica todo mundo falando da corrupção na rua, vamos limpar a casa também. O borburinho é que tem muita verba saindo pelo ladrão.

    Vamos lá coragem. Ai sim seremos surpreendidos.

    Crime é crime, peculato é crime vamos prender tambem os “peculatários”.

    Vamos lá coragem.

  27. a limpeza deveria começar pela corro
    tem muita gente que tem nome em inquéritos e respodneu sindicâncias e continua na corro até em cargo de chefia.
    para dar o exemplo a tia deveria começar pesquisando todos os seus funcionários para saber quem já respondeu inquerito, sindicância, PA ou tem o nome envolvido em denuncias de desonestidades. tem até nome que consta em agenda de maquineiro que é chefe na corró
    hipocrisia pura,isso sim.
    quer varrer a casa dos outros mas deixa sujeira no quintal, na sala e no corredor.
    desafio a tia a fazer uma pesqusia em todos os seus policiais para ver quantos sobram
    e ai, tia? Vai encarar?

  28. ESTAMOS ESPERANDO A CORREIÇÃO DA CORREGEDORIA, MAS TRAGAM O CAFÉ E O AÇUCAR QUE NÃO ESTAMOS MAIS RECEBENDO DA SECCIONAL, TAMBÉM TÁ ACABANDO O SULFITE, A CANETA, O JATO DE TINTA, VAI FICAR DIFÍCIL FAZER A ATA HEM…FORA PSDB.

  29. Vai prender os grandes ladrões da Policia depois prende os pequenso ai sim passo acreditar no seu serviço caso contrario é um fantoche sem autonomia nenhuma mais outra pau mandado

  30. O SULFITE DA CORREGEDORIA É MEIO ESQUISITO. NO PACOTE TÁ ESCRITO QUE É TAMANHO A4 MAS O PAPEL É MENOR. FALTA QUASE MEIO CENTÍMETRO PRA CHEGAR NO A4.

  31. Dra. Maria Ines, A Sra. hoje considerada, pelos cidadões a unica pessoa que pode moralizar a policia, e fazer de fato justiça, deveria, investigar a mafia dos Videos Bingos Clandestinos, esta cada vez se proliferando mais, existem casas no Itaim, a uma quadra da delegacia, nos jardins, na Rua. Bolivia 200 foi inaugurada uma mansão, com mais de 100 maquinas funiconaria uniformizadas, sorteios em dinheiro de hora em hora, sorteio de automóveis 0K, MAQUINAS ATÉ DE LANÇAMENTO, E Os donos denominados pelos funcionarios de Pereira e Juruna, seus gerentes, batem no peito e falam com meu patrão ninguem meche, ele é influente tem costas quente, a policia se é chamada ficam no maximo 10 minutos na porta e vão embora, la dentro os funcionarios e gerentes dão risada. Por que será que ninguem faz nada contra isso.

  32. Todo mundo deve ter respeito por sua profissão. Se erramos, devemos ter uma chance, a chance de nos desculparmos e reparar nosso erro. Se ninguem dá chance para o outro se corrigir fica ainda pior. O problema é quando vc dá inúmeras chances e o cidadão não entende, continua errando. Tem que ser tudo com transparência mesmo. Os piores bandidos são justamente aqueles que detem o poder, com esses até a mídia fica omissa. Veja o caso da Menina Joanna, ninguem fala da Juiza que inverteu a guarda e do pai que é tecnico judiciário, o grande suspeito pela morte por maus-tratos e que acusou a mãe de alienação parental.Com certeza para não pagar pensão.

  33. como d pr confiar se eu falar os propios avisam e o gosao e que as mulheres pol civil so se envolvem com ladrão imagine se eu dizer o que sei to morto e uma raça podre ificil e confiar como posso ser um cidadão de bem se eles mesmos armam
    o crime

  34. ABSURDO, O QUE OS POLICIAIS DO 3º DP DE SANTO ANDRÉ ESTAO FAZENDO, ACHO QUE ALI TINHA QUE COLOCAR UMA FACHADA NOVA $$$$$ BANCO$$$$$ É ACERTO DEMAIS, CORRUPÇÃO NA CARUDA SÓ ACERTOS, É COM AS MAQUININHAS , COM OS DESMANCHES , ALI É O ANTRO GERAL, ME RECUSO A ACHAR QUE A POLICIA ESTA PARA PRESERVAR A CICANIA.

  35. fui pariisipa de uma epresa fatasma em santos si chama omini interneti quero ve todos nacadeia istelionatarios monti de ladrois istou revoltado roubaran noso dinheiro depois sumiran todos porfavo mi ajudi foran muitas genti lezada obrigado

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s