João Alkimin: A prisão de Pimenta Neves e a comédia policial 23

A prisão de Pimenta Neves e a comédia policial

João Alkimin

O Jornalista Pimenta Neves foi processado, julgado e regularmente condenado. Usou de todos os recursos que a legislação lhe permite parase defender, sobre isso falarei mais tarde,mas inicialmente o que me causa estranheza foi o circo montado pelo Diretor Aldo Galeano e sua troupe para a prisão do provecto senhor.
Inicialmente não sou advogado mas não sou burro, a prisão foi manifestamente ilegal pois os policiais  tinham somente uma “noticia” de rádio, televisão ou internet informando a sua condenação, não possuiam mandado de prisão válido,além disso adentraram a casa após as 18h.

 Alguns dirão ‘ ele franqueou a entrada’, após o aparato policial que se montou quem não abriria?

E mais, existiam recursos juridicos sim senhores, poderia a defesa ter ingressado com embargos de declaração, recurso juridico que teria paralisado inclusive a expedição de mandadode prisão.
Voltando ao circo montado, gostaria de entender o porquê da presença do Diretor do DIRD Aldo Galeano.

Para mim é inexplicavel a presença de um diretor em uma prisão se não for com o único intuito de aparecer na mídia.

Para que a presença do Delegado da DEATUR Oswaldo Nico?

 Talvez pela profusão de câmeras de televisão.
Como ouvi de um experiente Delegado “aquela cana até meu sobrinho de 12 anos daria sozinho”. Não há necessidade de todo esse circo para uma prisão.
Como disse mais acima entremos agora na repercussão da tardia condenação com trânsito em julgado.
Aproveita do momento o Ministro Peluzzo e vem bradar novamente contra o suposto excesso de recursos como se isso fosse a causa da lentidão do Judiciário. Não é nem nunca foi. Recursos são a defesa do cidadão contra injustiças e muitas vezes maus julgamentos, que sem duvida ocorrem.
Deveria sua Excelência o Ministro Peluzzo, o mesmo que disse a algum tempo atras que muitas vezes as decisões são dadas “por auxiliares” e posteriormente revistas pelo Magistrado. Para mim tal fato é vergonhoso.
Deveria se lembrar também sua Excelência que não faz muito tempo o Supremo Tribunal Federal ficou impossibilitado de julgar pois quatro Ministros encontravam-se nos Estados Unidos.
Quantos acusados encontram-se hoje esperando julgamento?
Se forem Policiais Civis dependem da 15ª Câmara Criminal e conheço um caso especifico em que o policial aguardou setenta e sete dias para julgamento de um habeas corpus.

 Quantos policiais nesse momento estão recolhidos ao presidio da Policia Civil a espera de julgamento?

Me refiro especificamente ao presidio da Policia Civil pois na maioria das vezes o policial é primário, possuidor de bons antecedentes, têm residência e emprego fixo, portanto é necessário a preventiva?
Muitos policiais mormente de pequenas cidades do interior tem problemas com os donos da cidade, posteriormente se envolvem em alguma ocorrência que acaba mal, ai tem sua prisão decretada, é processado, julgado e condenado e querem diminuir o numero de recursos para que terminem no Tribunal de Justiça?

É no minimo ridiculo.
O STJ e o STF na maioria das vezes está longe dos problemas e de pressões dando portanto maior garantia de um julgamento isento.
O que atrasa um julgamento não é o trabalho do advogado ou o numero de recursos,mas a lentidão dos Magistrados. Não é possível e falemos do Tribunal de Justiça que alguns Desembargadores tenham seus feitos zerados e outros tenham em seus gabinetes dois ou três mil processos aguardando decisão.
A função do Magistrado é julgar, não é dar aula, palestras ou se envolver em politica interna do Tribunal.
Faltam Juizes em 1ª Instância? É óbvio que sim.

Só o Presidente doTJ/SP tem quatorze Juizes auxiliares, o vice Presidente cinco, o Corregedor outro tanto e os Presidentes das sessões criminal de direito privado e público também. Para quê? Juiz tem que judicar,prestar jurisdição. Do contrário continuaremos sempre com essa lentidão.
Aproveitando já que falei em presidio da Policia Civil, não posso deixar de salientar que aquilo não é um presidio é uma pocilga, um depósito nojento e asqueroso de seres humanos no aguardo de julgamento ou cumprindo pena.Lamentável que a Administração não tome nenhum providência para melhorar essa situação, ninguém requer ar condicionado, academia e tv a cabo,mas dignidade, respeito, não só pelo acusado como também pelas familias que lá vão visitar seus entes.
Todo acusado preso tem mãe,mulher,filhos, irmãos e outros entes queridos que lá vão visitá-los e o que encontram? Um lixo.
A função do presidio não é humilhar o acusado mas é isso que se vê nos dias de hoje.
Fala-se também em mudar o presidio da Policia Civil para o municipio de Mogi das Cruzes, tive a curiosidade de ir ao local junto com alguns policiais amigos, o local é distante da cidade, sem ônibus ou absolutamente qualquer conforto para quem for lá visitar seus parentes. Tal fato também é vergonhoso e certamente irei me insurgir tanto no rádio como no blog VEJO SÃO JOSÉ contra tal fato.

Alguns dirão ‘conforto?

Sim, conforto”, os familiares não tem absolutamente nenhuma responsabilidade pelo que supostamente o acusado tenha feito e neste país desde Tiradentes a pena não vai além do agente, portanto urge que se tome uma posição, pois o sofrimento não é só do acusado mas de toda a familia.
Entendo também que mesmo o preso comum deve ser tratado com dignidade, seja qual for seu crime. Com maior ênfase então o Policial Civil que pode até ter everedado porque caminhos tortuosos da vida mas em algum momento com certeza defendeu com galhardia a sociedade.

Quantos jáforam presos, amargaram uma longa prisão cautelar e posteriormente foram absolvidos?Conheço inumeros. E quem apaga a dor, a revolta e avergonha? Ninguém.
Portanto entendo que toquei em dois assuntos misturando-os mas esse é meu estilo, é isso que faço no rádio. Escrevo por diletantismo,mas emrealidade sou homem de rádio e, por esse motivo as vezes misturo assuntos mas no fim todos se encadeiam normalmente.
Assim sendo continuemos com todos os recursos possiveis para que não se façam injustiças, justiça muito rápida certamente é injusta.

João Alkimin: http://www.vejosaojose.com.br/joaoalkimin.htm

Um Comentário

  1. Mas há tempos isso virou palhaçada
    A política do pão e circo…
    O governo da as migalhas de pão e deixa a palhaçada conosco (meu lema)

    Curtir

  2. blogdocharlie :
    Mas há tempos isso virou palhaçada
    A política do pão e circo…
    O governo da as migalhas de pão e deixa a palhaçada conosco (meu lema)

    Gostei, e apoio.

    Curtir

  3. Tem umas figuras que voces sabem quem são que quando abre a geladeira e ve a luz ascendendo já começa a dar entrevista !!!

    precisa falar os nomes ?????

    e o que isso traz de benefícios à Polícia ???

    o povo sabe de quase tudo

    Curtir

  4. CASO ESTA ARMAS ESTIVESSEM DEPOSITADAS A POLICIAIS, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL, OS FURTADORES E SEUS COMPARSAS SERIAM BENEFICIADOS???????????????????????????

    PASSOU DA HORA, DE IMPEDIR- ATRAVÉS DO ENTULHO AUTORITÁRIO E OUTROS INTERESSES ESCUSOS, QUE ARMAS, EM PERFEITO FUNCIONAMENTO, PASSEM, APÓS O DEVIDO DEPOSITO, A SEREM PORTADAS POR POLICIAIS…

    Ladrões invadem Fórum e põem mais 180 armas na mão do crime
    Armamento estava sob a responsabilidade da Justiça de Mogi das Cruzes e serviria como prova em processos. Ninguém foi preso

    Na madrugada de ontem(29/05), o Fórum Leôncio Arouche de Toledo, em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo, foi invadido por criminosos. Pelo menos 180 armas, armazenadas no local como prova de processos criminais em andamento, foram levadas e voltarão a circular no mundo do crime. Até o momento, a polícia não tem pistas dos assaltantes. O Tribunal de Justiça de São Paulo informou que o armamento estava guardado em dez caixas, mas não informou qual é o calibre das armas furtadas.

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública, dois homens – um deles armado – chegaram ao local às 2h. O único vigia que trabalhava no momento do crime percebeu uma movimentação estranha no estacionamento dos fundos e se escondeu na copa do fórum, de onde ligou para o número 190. O DIÁRIO apurou que a polícia levou 15 minutos para chegar -a delegacia mais próxima fica a cinco minutos do fórum. Enquanto levavam as armas furtadas para o carro, os criminosos deixaram um revólver calibre 38 cair. A PM não chegou a tempo de persegui-los.

    FACILITAÇÃO
    Apesar de um pé de cabra ter sido encontrado no local e um cadeado ter ser danificado, a porta do fórum permaneceu intacta. Além disso, o crime durou poucos minutos, indicativos de que a dupla sabia com precisão onde as armas estavam guardadas. Para a polícia, esses indícios reforçam a suspeita de que funcionários forneceram informações privilegiadas para os dois assaltantes. Em Bragança Paulista, duzentas armas foram levadas do fórum da cidade em 2008. Investigações levaram à prisão de um técnico que trabalhava no local e ajudou a quadrilha.

    Funcionários ouvidos pela reportagem têm certeza que houve facilitação e informam que os diretores do fórum conhecem as fragilidades na segurança do Fórum de Mogi das Cruzes. “Somos orientados a não reagir. O fórum já foi assaltado três vezes e não há sequer sistema de videomonitoramento”, disse um deles. A Polícia Civil investigará o caso.

    Curtir

  5. SÓ POR CAUSA DOS OLOFOTES, PARA PRENDER UM VELHO CAQUÉTICO, QUE NEM AGUENTA ANDAR, AI OS DELEGADOS VÃO. SÓ QUERIA VER SE ELES TERIAM PEITO DE IR EM UMA CANA DE MEMBROS DE QUADRILHAS DE ROUBO À BANCO ,CARGAS, OU DE TRÁFICO. MESMO COM UMA CÂMERA ACOMPANHANDO, DUVIDO QUE IRIAM. AI FICA COM OS TIRAS. “A HORA QUE ELES CHEGAREM COM O SERVIÇO PRONTO A GENTE APARECE NA FRENTE DAQUELA BANDEIRINHA DE LARGADA DE FÓRMULA 1 E FALA DE MODO À DAR ENTENDER PARA A POPULAÇÃO QUE FOI NÓS QUE REALIZAMOS A CANA”. BANDO DE BUNDA-MOLES. POR ISSO NÓS ESTAMOS NESSA DRAGA AFUNDANDO.

    Curtir

  6. CARDEAL E ESTRELA NUNCA SABERÃO ONDE FICA O IML, O MAXIMO QUE ELES VÃO SABER É ONDE FICA A GELADEIRA COM O APERITIVOS E ALGUNS BRIOCHE.

    ONDE ESTA A REESTRUTURAÇÃO.
    CADE NOSSO AUMENTO,EXISTE DATA BASE.
    ESSE GOVERNO É UMA VERDADDEIRA COMEDIA, E AS ASSOCIACÕES SÃO O FIM DA PICADA
    SO TEM FIGURINHAS CARIMBADAS
    SO O LULA PRA TIRAR SÃO PAULO DA MÃO DESSES ABUTRES

    Curtir

  7. Delegado entra com novo pedido de licença-prêmio
    Prazo para o delegado José Gonçalves Neto voltar ao trabalho terminaria nesta quarta-feira (1º)

    30/05/2011 – 19:02

    EPTV.com – Cristiane Zambroni

    Alterar o tamanho da letra A+A-

    O delegado de polícia, José Gonçalves Neto, que foi afastado do cargo de titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) na noite de 24 de maio, pela corregedoria da Polícia Civil por porte ilegal de arma de fogo, entrou nesta segunda-feira (30) com um novo pedido de licença-prêmio por mais 15 dias.

    Neto cumpre licença-prêmio desde 16 de maio deste ano e o prazo para ele retornar ao trabalho era até nesta quarta-feira (1º). “Como não fui oficialmente afastado do cargo de delegado titular da DIG, ainda, entrei com esse novo pedido que deve ser publicado na noite desta segunda-feira e começa a valer a partir de terça-feira (31)”, disse o delegado.

    Caso

    A decisão de afastamento do delegado titular da DIG José Gonçalves Neto foi da Seccional de Ribeirão Preto, após investigação feita pela corregedoria da Polícia Civil de São Paulo. A suspeita é de irregularidades na conduta profissional do delegado.

    Neto afirmou que foi afastado por ter sido encontrada uma arma de fogo dentro de seu gabinete. O delegado foi preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado. Ele aguarda decisão da justiça de revogação da prisão, mas até o momento não teve nenhuma posição.

    Curtir

  8. FUTURO FUDIDO!! GRAÇAS A CERTOS APARECIDOS QUE NÃO FAZEM NADA A NÃO SER QUEREREM APARECER!!!

    Curtir

  9. Em defesa da PEC 300

    Olimpio Gomes (PDT) comentou que nesta terça-feira, 31/5, estará em Brasília para participar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais e bombeiros militares. O parlamentar ainda comunicou que, também no dia 31/5, haverá uma marcha às 10h, partindo da Catedral de Brasília e terminando em frente ao Congresso Nacional. “O salário base de um policial é de R$ 540. Queremos a aprovação da PEC 300 porque os policiais não suportam mais tanta humilhação”, protestou. (DK)

    Educação

    Enio Tatto (PT) comentou a inauguração dos dois campi da Unifesp, um em Santo Amaro, na capital, e o outro no Centro Educacional Valdelice Prass, em Embu. Para o parlamentar, ambos são grandes conquistas, já que essas áreas não possuíam universidades públicas. O deputado ainda caracterizou o sistema educacional do Estado como vergonhoso e acusou o PSDB por isso: “São praticamente 18 anos no governo e parece que eles se esquecem disso, ficam sempre culpando o mandato anterior, sendo que era o PSDB que estava governando”, declarou. (DV)

    Combate às drogas

    Donisete Braga (PT) lembrou sua participação na realização do 1º Seminário Paulista Sobre a Política de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, no dia 5/4, na Casa, em parceria com Enio Tatto, líder do PT, e a Confederação Nacional dos Municípios. A reunião aconteceu com o objetivo de mobilizar a sociedade e dialogar com os municípios sobre como lidar com a situação. O deputado anunciou o lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas nesta terça-feira, 31/5, a partir das 9h, na Assembleia, lembrando que essa frente servirá para discutir o problema no Estado. (DV)

    Combate às drogas 2

    Jooji Hato (PMDB) também falou do lançamento da Frente Parlamentar Contra o Crack, elogiando-a e disse que essa frente é o começo de uma luta de anos. Para falar da prevenção às drogas, o parlamentar se referiu ao cantor do grupo U2, Bono Vox: “Ele é um líder e usa disso para ajudar nas campanhas contra as drogas. Todos os líderes deveriam fazer igual”. O deputado se posicionou contra a discussão da licitude das drogas, justificando que a solução é proibir, “e para isso não precisa de conversa”. (DV)

    Iniciativa feliz

    Na opinião do deputado Olimpio Gomes (PDT), a luta contra as drogas deve ser focada nas ações de prevenção, pois entende ser esta a maior arma que a sociedade pode usar. Gomes parabenizou os deputados Enio Tatto e Doniste Braga, do PT, pelo que chamou de feliz iniciativa: o lançamento da “Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”. “Envolver o Parlamento no combate às drogas vai desencadear ações junto à sociedade para uma busca de solução, onde o objetivo é a prevenção e a reinserção dos usuários na sociedade”, frisou Olimpio. (MZ)

    Curtir

  10. Segundo DATENA e AMAURI Jr. , Dr Nico é o melhor delegado da polícia civil, quissá ,do BRASIL ou do mundo ou da galáxia , sei lá .

    Curtir

  11. Será que depois da cana eles foram comer na recem inaugurada nova pizzaria do Dr.Nico em Santana na Pedro Doll?

    E que puta pizzaria….assim que vier o aumento em julho eu vou conseguir comer lá.

    Parabéns Nico. Melhor Delpol do Sistema Solar.

    Meia Calabrezza/Meia Mussa blz??? entrega aqui na Favela???

    Curtir

  12. Após 22 anos, Ministério Público expulsa promotor
    FLÁVIO FERREIRA
    DE SÃO PAULO
    O Ministério Público de São Paulo expulsou de seus quadros na sexta-feira um promotor acusado de corrupção, após batalha jurídica que durou mais de 22 anos.
    Durante o período do processo –o mais antigo contra um membro da instituição– o réu recebeu salários sem trabalhar. Segundo a legislação, nesse tipo de caso o corte nos vencimentos só pode ocorrer após o fim das ações em última instância.
    O histórico da causa é um exemplo de como o arsenal de apelações previstas nas leis do país pode retardar o desfecho de ações e permite a apresentação de até dez recursos a um mesmo tribunal.
    O procurador-geral de Justiça de São Paulo (chefe do Ministério Público), Fernando Grella, diz que o caso “é emblemático” e mostra a urgência de mudanças.
    As ações do caso começaram em 1989, quando a Procuradoria acusou o promotor Luiz Aguinaldo de Mattos Vaz de corrupção passiva.
    Segundo a denúncia, Vaz aproveitou-se do cargo de curador de Massas Falidas (que fiscaliza falências), entre 1983 e 1984, para participar de várias fraudes.
    Uma das decisões atesta que ele desviou bens “com o fim de obter proveito ilícito”, com substituição fraudulenta de bens penhorados e arrematados por outros.
    O Ministério Público também deu início a ação civil pública para destituir Vaz do cargo de promotor em 1991. Ele foi afastado, mas continuou recebendo.
    Considerado o atual salário inicial dos promotores, de cerca de R$ 18 mil, é possível estimar que, desde seu afastamento, Vaz já tenha recebido mais de R$ 4,7 milhões.
    Em 1996, o TJ o condenou a um ano e seis meses de prisão. Mas a punição não poderia ser executada, pois os delitos já estavam prescritos.
    O julgamento serviu de base para que, na ação civil, o TJ exonerasse Vaz em 2000.
    O réu então recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). A apelação entrou na corte em 2002 e só foi concluída no tribunal em 2010. No período, o promotor apresentou dez recursos ao STJ.
    Sua última derrota foi em 2010. O recurso foi para o STF (Supremo Tribunal Federal).
    Em março de 2011, o ministro Ricardo Lewandowski declarou que a apelação não atendia aos requisitos jurídicos para ser apreciada pelo STF. Essa decisão tornou-se irrecorrível no dia 25 de abril.
    Após consultas aos tribunais superiores, o Ministério Público concluiu que o processo chegou ao fim. Na sexta-feira, o procurador-geral assinou a demissão de Vaz, que foi publicada no “Diário Oficial” de São Paulo.
    OUTRO LADO
    Vaz disse que não se manifestaria sobre as acusações e a demissão enquanto a causa estivesse em curso.
    Ele afirmou que, segundo a sua defesa, “realmente existe uma decisão do STF, mas ela não transitou em julgado [não encerrou o processo]”. Até a sexta-feira, Vaz ainda não havia sido comunicado sobre a demissão.

    Curtir

  13. kkkkk

    é a gloriosa…ou seja, sempre tem uns mais ” gloriosos, brilhantes, poderosos , cheirosos , mega-super-blaster ” que outros né ?

    ô restopol….é assim desde que o mundo é mundo e dentro da PC também

    o lado A e o lado B

    Curtir

  14. Sem contar, que neste caso a agilidade do judiciário foi notável, apenas dez anos
    para expedir um mandado de prisão.
    Tal empenho, merecia a reverência de toda mídia, e também da polícia. rs

    Curtir

  15. PSDBósta never more mandou bem kkkkkkk Infelizmente o Jõao Alckmin tem razão, primeiro quanto aos delegados que só querem aparecer e é o que mais tem na PC, os tiras trabalham e eles levam a fama. Também foi muito feliz ao comentar sobre o PEPC que é um total descaso.

    Curtir

  16. um passarinho me falou que o DAPENA levou uma comida de rabo da band
    QUEM MANDA NESTA MERDA AINDA É O PARTIDO QUE ESTA NO PODER,´E QUEM
    PAGA A CONTA,então o ganso do NICO E DO OLIM vae ficar na muda,
    O passarinho HAMILTON ja vuou pra record. e deixou o GORDO SEM carona

    Curtir

  17. AQUI EM SÃO PAULO, POLICIA É TRATADO PELA JUSTIÇA PIOR QUE PUTA, POBRE OU LADRÃO….

    Curtir

  18. Quem prestou atenção na “cana”, viu que cada um das “estrelas” quis pegar no braço do velho morimbundo para sair na tv.

    Curtir

  19. O DELEGADO DA DEATUR ESTAVA PRESENTE POR MOTIVOS ÓBVIOS: FOI LEVAR O PIMENTINHA PRA FAZER UM CITY-TUR POR SAMPA…….
    É PRA ACABAR MESMO, HEIN?!?!?!?!!?
    AH, JÁ ÍA ME ESQUECENDO: PRA MIM UMA DE QUATRO QUEIJOS COM BORDA RECHEADA DE CHEDDAR….

    Curtir

Os comentários estão desativados.