Ipea: população considera ruim trabalho da Polícia Civil. Má colocação “pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes 21

Agência Brasil | 31/05/2011 10:56

O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça. Em uma escala de avaliação que vai de 0 a 4 – em que 0 é muito mal, 1 é mal, 2 é regular, 3 é bem e 4 é muito bem –, a Polícia Civil ficou com média 1,81. É o que mostra a segunda parte de um estudo com indicadores da percepção social sobre a Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram ouvidas 2.722 pessoas de todo o País.

 

A segunda pior classificação ficou com os advogados, com média 1,96. Os advogados são a única das seis classes listadas na pesquisa em que a contratação do serviço é uma opção privada do cidadão. O terceiro lugar ficou com os defensores públicos (2,04), seguidos pelos juízes (2,14).

Os agentes mais bem colocados foram os policiais federais e os promotores, ambos com média 2,20. Apesar de ficarem com a melhor colocação do ranking, a classificação não teve um bom desempenho geral, pois ficou entre regular (2) e bem (3).

Quanto aos policiais federais, o estudo afirma que o bom desempenho pode estar relacionado “ao alto grau de exposição, geralmente com conotação positiva.”

Já em relação ao desempenho da Polícia Civil, que assim como a Polícia Federal, tem a responsabilidade de investigar crimes, o Ipea acredita que a má colocação “pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes.”

Um Comentário

  1. VERDADE SEJA DITA, A POPULAÇÃO NA MAIORIA EM GERAL, NÃO SABE DIFERENCIAR POLICIA MILITAR, CIVIL E FEDERAL. ESSAS PESQUISAS FEITAS POR ESSES INSTITUTOS NÃO REFLETEM A REALIDADE, JÁ QUE NÃO INFORMAM O NIVEL, CLASSE SOCIAL OU COISA DO GENERO DOS ENTREVISTADOS, NÃO PASSAM DE NUMEROS JOGADOS AO VENTO, ALÉM DO QUE A SOCIEDADE NÃO ESTÁ MERECENDO NADA MESMO.

    Curtir

  2. Na situação em que nos encontramos SÓ VENCIMENTOS DIGNOS NÃO RESOLVE, É PRECISO INVESTIR EM MATERIAL HUMANO, POIS, COM O QUE TEM, A TENDÊNCIA E A NOTA PIORARRRRR

    Curtir

  3. Acho que nem vencimentos dignos resolvem essa situação. Acredito que precisam dobrar o número de funcionários no atendimento ao público para melhorar.

    Curtir

  4. Todos nós reclamamos do aumento que tiveram os parlamentares cerca 62’7%, reclamamos do aumento do Judiciário que aumenta todo o ano assim como os dos Promotores e Fiscais, somente achamos que eles não poderiam receber. Acho no meu entender que o aumento que eles receberam é justo sim, as outras categorias reclamam mas nada fazem são desunidos ficam somente nas falácias, devem os policiais, professores e funcionários da Saúde pleitear seus aumentos de forma unida, eu na minha humilde opinião não vejo unidade dessas classes perante seus superiores(quem tem o poder nas mãos não o deixa escapar pelos dedos), cabe as classes fazerem os serviços essenciais para a população entar em colapso, daí virão os poderosos(inclusive o Governador de SP)pedir, suplicar a volta dos serviços(ou então não será mais eleito para nada)e abrirá os cofres como é de direito e deve ser respeitado. Os governantes devem temer seus eleitores e servidores não ao contrário como acontece em SP. O aumento de vocês é justo, lícito e merecedor, somente com instituições fortes teremos um Estado forte não essa brincadeira que ocorre hoje.

    Curtir

  5. Ué, mas se o serviço de atendimento da polícia civil vai mal, conforme o IPEA essa pesquisa não incluiu São Paulo, pois os poderosos aqui não TEMEM SEUS ELEITORES, aliás, em que lugar nesse BRASIL OS POLÍTICOS TEMEM SEUS ELEITORES….

    Curtir

  6. Tbm considero ruins as opções políticas dos analfabetos que votam no PSDBosta … e agora ?

    Curtir

  7. A Polícia Civil presta um serviço de má qualidade faz é muito tempo. Precisaram fazer pesquisas para descobrir isso? Acho que esse povo não vê jornais. Em 2008 fizemos uma greve que durou 02 meses, denunciamos a má administração do PSDB no estado de São Paulo, denunciamos a mazela que o governo trata a segurança pública, isso também foi tema nos debates durante as eleições e agora uma pesquisa vem dar conta disso? Nem era preciso né? Estamos cansados de denunciar o desgoverno de SP no quesito Segurança Pública, só o IPEA que não sabia. O ESTADO DE SÃO PAULO É RIQUISSIMO, ARRECADA BILHÕES EM IMPOSTOS E É O ESTADO QUE TEM A POLÍCIA COM UM DOS MENORES SALÁRIOS DO PAÍS. CONTUDO, AINDA FAZEMOS MILAGRES COMO POLÍCIA JUDICIÁRIA, MAS POR ESFORÇO DE CADA POLICIAL QUE É DEDICADO E DESTEMIDO, POIS SE FOSSE PELO GOVERNO QUE SE INSTALOU Á QUASE 18 ANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO, O DO PSDB, TERIAMOS -10 NA PESQUISA DO IPEA. A POPULAÇÃO PAULISTA TEM QUE DAR GRAÇAS A DEUS QUE NÓS POLICIAIS CIVIL FAZEMOS BICOS PARA SOBREVIVER E AINDA CONTINUAMOS SENDO A MELHOR POLÍCIA CIVIL DO BRASIL.

    Curtir

  8. Delegado seccional de Avaré recebe a Ordem do Mérito do Batalhão Suez
    31/05/2011 17:48:57

    Delegados Fabiano Rueda Amorim, Antonio Carlos Corrêa e Jorge Cardoso de Oliveira

    O delegado seccional de Avaré, Jorge Cardoso de Oliveira, foi condecorado nesta terça-feira, 31 de maio, na Câmara Municipal de Piraju, com a medalha da Ordem do Mérito do Batalhão Suez. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez e Academia de Assuntos Históricos do Exército.

    Além de Jorge Cardoso, também foram homenageados: o delegado titular da delegacia de Piraju, Antonio Carlos Corrêa; o delegado titular de Taquarituba, Fabiano Rueda Amorim e o policial civil Isaías Ribeiro de Arrruda.

    A entrega das comendas foi feita por oficiais da reserva do Exército Brasileiro e membros da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez, sediada no Rio Grande do Sul. A agremiação é formada por militares que serviram nas Tropas de Paz da ONU na “Guerra dos Seis Dias”, entre árabes e israelenses.

    A referida outorga tem por objetivo distinguir integrante e ex-integrantes das Forças de Paz das Nações Unidas, observadores militares ou civis do Brasil a serviço da ONU no exterior, militares das Forças Armadas, Forças Públicas, autoridades civis e eclesiásticas, pessoas que de alguma forma tenham contribuído para elevar o histórico dos soldados da Paz do Batalhão Suez ou da Entidade, bem como aqueles que se destacaram por suas ações em outros países e ainda, as instituições que tenham promovido os princípios da ética, da moral e dos bons costumes no âmbito nacional ou internacional.

    Cristiano Martins
    Foto: Seccional de Avaré

    Curtir

  9. Policiais Civis participam de manifestação contra ações da corregedoria
    Aproximadamente 60 policiais protestaram em frente ao 1º Distrito Policial

    31/05/2011 – 19:47 EP TV

    Uma manifestação realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto (Sinpol), no início da noite desta terça-feira (31), reuniu aproximadamente 60 pessoas em frente ao 1º Distrito Policial. Entre os manifestantes estavam policiais da cidade e região, além de representantes da OAB, Associação dos Advogados e ex-policiais civis.

    O delegado titular da DIG, José Gonçalves Neto, afastado em 24 de maio por porte ilegal de arma e liberado após pagar fiança, também participou do protesto.

    Segundo a presidente do Sinpol, Maria Alzira da Silva Côrrea, os participantes vestidos de preto protestaram contra as ações da corregedoria da Polícia Civil, consideradas arbitrárias por eles, entre elas, o afastamento do delegado da DIG. Outros motivos, apontados por Maria Alzira, são a perseguição política que eles vêem sofrendo e a falta de policiais.

    Curtir

  10. Operação prende 4 PMs suspeitos de roubar caixas eletrônicos
    Para delegado, mais de cem pessoas entre policiais e civis estão envolvidas nas quadrilhas
    Fernanda Simas, iG São Paulo | 31/05/2011 11:39 – Atualizada às 20:25
    A Operação Caixa Preta realizada pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) teve início há dois meses e meio e prendeu, nesta terça-feira, parte de uma quadrilha especializada em roubos de caixas eletrônicos na capital e Grande São Paulo. A quadrilha também é responsável por roubos a agências dos Correios e residências. Sete mandados de prisão foram cumpridos hoje e foram presos quatro policiais militares, dois civis e um ex-policial militar expulso da corporação no início do ano por agressão a um companheiro. Foram apreendidos computadores, celulares e armas de brinquedo usadas em treinamentos da quadrilha, além das armas dos policiais.

    Leia também:
    PMs presos após invadirem agência bancária
    Duas agências bancárias são invadidas no interior
    Os policiais militares presos são os sargentos Alessandro Bomba e Rosivaldo e os soldados que trabalhavam no batalhão de trânsito Edvandro e João Paulo Vitorino de Oliveira, coordenador de parte da quadrilha que orientava o que fazer o como atacar. Ele foi responsável por coordenação dos roubos ao caixa eletrônico do clube Ipê e ao caixa eletrônico do Banco do Brasil, na avenida do Cursino, zona sul da capital.

    Um dos civis presos é André Luis Leite, conhecido como Andrezinho. Ele era o líder da quadrilha e o responsável por aliciar policiais militares a participar dos crimes. Andrezinho estava com o mandado de prisão expedido e, segundo o diretor do Deic, delegado Nelson Guimarães, seria preso na segunda-feira (30). Ele estava em Manaus e a polícia tinha preparado uma operação para prendê-lo na volta para São Paulo, ainda no avião. Mas, de acordo com o delegado Nelson, uma nota publicada na imprensa no domingo alertou o bandido que antecipou o retorno.

    Suspeito identificado como Andrezinho, acusado de ser o chefe da quadrilha, chega ao Deic

    A operação comandada pela Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos, parte do Deic, já prendeu 26 pessoas, entre eles sete policiais militares em atividade, de uma mesma quadrilha. O delegado Nelson explicou que a polícia ainda investiga outras três quadrilhas suspeitas de cometer os mesmos crimes. “São quatro quadrilhas. As outras estão praticamente intocadas.”

    Além disso, o delegado afirmou que as quadrilhas “não são isoladas, elas interagem entre si. É uma imensa rede, há muita gente a ser investigada e muita gente a ser presa”, mas não quis precisar quantos outros policiais estão sendo investigados. Ele acredita que “tem mais de cem pessoas envolvidas nisso aqui”, entre policiais e civis.

    O subcorregedor da Polícia Militar, coronel Edson Silvestre, contou que “nem todos os furtos a caixas eletrônicos que estão ocorrendo na cidade de São Paulo têm a participação de PMs”, mas que quando há a participação, os policias agem na cobertura dos crimes e não nas ações (de explodir e roubar o dinheiro do caixa eletrônico, por exemplo). Inclusive, por darem apenas cobertura, os policiais não tiravam suas fardas.

    O coronel explicou que os policiais presos já foram afastados das ações da Polícia Militar e vão responder a um processo administrativo. A partir disso, se eles forem punidos, podem sofrer desde uma sanção até uma expulsão.

    Presos no fim de semana

    No último sábado (28), dois policiais militares foram presos dentro de uma agência bancária, no bairro Jabaquara, zona sul de São Paulo, suspeitos de tentativa de roubo a caixa eletrônico. Um colega da dupla, também policial militar, tentou “ajudar” os suspeitos enviando uma mensagem de texto sobre a chegada do Grupo de Operações Especiais (GOE), mas também foi preso. Com os três foram encontraram pé-de-cabra, furadeira, broca e máscaras. Além de um tubo de PVC com material explosivo.

    Roubos na madrugada

    Mais três casos de roubos a caixas eletrônicos foram registrados na capital e na Grande São Paulo nesta madrugada. Em Pinheiros, bairro da zona oeste da cidade, sete bandidos amarraram os vigias da Editora Saraiva, na Rua Henrique Schaumann, e roubaram três máquinas do banco Itaú, por volta das 3h. Ninguém foi preso.Veja outros vídeos sobre roubos a caixas eletrônicos.

    Já em Osasco, os bandidos explodiram outras três, todas da rede Banco 24 Horas. A explosão se transformou em um incêndio, por volta das 3h30, em um supermercado na rua Professora Adelaide.

    Por volta das 4h40, criminosos tentaram explodir uma máquina com um maçarico dentro de uma agência em São Bernardo do Campo, no ABC. Diante de uma tentativa frustrada, os bandidos fugiram do local sem levar nada.

    Já o último caso desta madrugada ocorreu em um prédio da empresa Telefônica que foi invadido pelos bandidos, por volta das 5h. Os criminosos renderam os vigias do local e, com o uso de maçaricos, destruíram o caixa eletrônico e levaram o dinheiro.

    Curtir

  11. A população nem sabe a diferença entre policias, mas uma coisa é verdade o serviço deixa muito a desejar,com uma explicação bem simples : pagam salário de 3o mundo e querem serviço de primeiro.

    Curtir

  12. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-31/deputados-que-defendem-pec-300-pressionam-governo-para-votar-emenda

    Brasília – A frente parlamentar em defesa da PEC 300, que foi instalada hoje (31) com a assinatura de 308 deputados, começou sua atuação com a ameaça de convocar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre sua evolução patrimonial à Câmara caso a proposta de emenda à Constituição (PEC 300), que cria um piso salarial nacional para os policias e bombeiros militares, não seja colocada em votação em um espaço curto de tempo.

    Curtir

  13. Como cobrar uma função da Polícia Civil que foi esquecida pelos comandantes? A Polícia Civil do Esyado de São Paulo hoje só se presa a fazer B.O.s não criminais e B.O.s “para se cobrir”. Os B.O.s que fazemos de furtos e roubos de celulares e documentos SÃO TODOS FALSOS. A “vítima” só quer o B.O. pa não pagar o R.G. no Poupatempo. Inclusive estão sendo orientadas pelos próprios funcionários daquela repartição à dirigirem-se a qualquer D.P. e registrar o “roubo” do R.G. para que não paguem as taxas. B.O.s de roubos de carro quando a vítima chega no balcão com documentos, relógios, quando roubaram só o carro e o documento do carro e não levaram celular e carteira, é tombo no seguro. Mas como eu vou discutir com uma vítima??? Eu vou pra Corró por mau atendimento a população. Cerca de quinze por cento dos B.O.s são realmente “investigáveis”, mas o chefe não quer perder a cadeira e pede para os tiras não “mexerem” em nada. Então, meus amigos, cadê a investigação? A Polícia Civil do Estado está servindo de cala boca do Ggoverno, ou seja, você tem qualquer problema que o governo não possa resolver? Vá ao D.P. e faça um B.O. A vítima sai do D.P. achando que seus problemas estão resolvidos e após alguns dias o problema está bem maior e aí sim a vítima vai dizer: “porra, a Polícia não resolve porra nehnuma”. Não dá para resolver problema que não é de nossa alçada… ou seja, não criminal. Se não é criminal, ou é civil ou é trabalhista. Dirijam-se a qualquer destes órgãos e peça um registro “não civil” ou “não trabalhista” para ver o que acontece…

    Curtir

  14. Engraçado, frente parlamentar Ameaça, chamar ministro, ora se houvesse o mínimo de transparência, já teria sido chamado, afastado do cargo, etc…(e principalmente
    teriam aberto CPI). Os partidos se igualam, a cada dia demonstram que nós cidadãos somos insignificante massa de manobra.
    Para o Garotinho- entre em greve de fome!

    Curtir

  15. É ENGRAÇADO COMO A NOTA CAI CONFORME CAI A ESCALA SALARIAL DESSES ÓRGÃOS. QUANTO MELHOR PAGO MELHOR FOI A NOTA. QUANTO PIOR O SALÁRIO, PIOR FOI A NOTA DE AVALIAÇÃO. QUE TRISTE COINCIDÊNCIA NÃO É MESMO ? O QUE ESPERAVAM DE POLICIAIS DESMOTIVADOS HÁ MUITO TEMPO POR QUESTÕES SALARIAIS ALÉM DE COMPLETA FALTA DE ESTRUTURA PARA DESENVOLVER SUAS TAREFAS ? BASTA LER AQUELA REPORTAGEM QUE DISSE CLARAMENTE QUE NO ESTADO DE SÃO PAULO O GOVERNO INVESTIU 13% A MENOS NA POLÍCIA CIVIL, EM CONTRAPARTIDA INVESTIU 35% A MAIS NA POLÍCIA MILITAR. NO ENTANTO, O MAIS TRISTE DE TUDO ISSO, É QUE OS GOVERNANTES COMPRAM ATÉ MERDA ENLATADA PRA POLÍCIA, NO ENTANTO, NOS SALÁRIOS ,NADA !!! O SER HUMANO POLICIAL NÃO TEM IMPORTÂNCIA PARA NOSSOS GOVERNANTES. O QUE ELES GOSTAM É DE DAR ENTREVISTAS DIZENDO QUE COMPRARAM NAVES ESPACIAIS PRA POLÍCIA, ARMAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO (ÚLTIMAS EM QUESTÃO DE QUALIDADE E FUNCIONABILIDADE),MALETA DO MOSSAD E OUTRAS MERDAS MAIS. NO ENTANTO ,NOSSOS POLÍTICOS ESQUECEM QUE ESSAS COISAS NÃO TEM VIDA PRÓPRIA,E QUE PRECISAM DA MÃO E DO CÉREBRO HUMANO PARA SEREM OPERADAS. MOTIVO ESSE QUE ESTÁ AI ESCRACHADO TODOS OS DIAS NA IMPRENSA, A QUANTIDADE ENORME DE POLICIAIS QUE ESTÃO SENDO EMPURRADOS PELO PRÓPRIO GOVERNO PARA A CORRUPÇÃO E O BANDITISMO. ISSO QUE VEMOS NA IMPRENSA TODOS OS DIAS SÃO O REFLEXO DOS BAIXOS SALÁRIOS. ULTIMAMENTE O POLICIAL TEM DUAS MANEIRAS PARA DRIBLAR OS BAIXOS SALÁRIOS, OU VAI SE MATAR AOS POUCOS NO BICO, OU VIRA BANDIDO APROVEITANDO DOS RECURSOS QUE O PRÓPRIO ESTADO LHE PÕE NAS MÃOS. SEM MAIS. TÔ DE SACO CHEIO DE TANTO POLÍTICO SE FINGINDO DE CEGO E RETARDADO !!!!!

    Curtir

  16. È somente cobrança, delegacias fechadas, enquanto outras abarrotadas de gente…atendente 3 a 4 Distritos, sem falar dos inquérito de péssima qualidade com cobrança de produção de relatados, não há investigação, nem tampouco Investipols querem entregar intimação, cobrar trabalho deles jamais, pois trabalhamos de acordo com que nos pagam.

    E outra coisa! onde há fumaça há fogo…há comentários de aumento salarial somente para a classe top, o restopol vão ficar na mão.

    Esses sindicados e associações não fazem nada nem dão qualquer satisfação ou informação, somente cobram no nosso holerith suas contribuições.

    PEC JÁ.

    tá na hora de pensarmos em greve.

    Curtir

Os comentários estão desativados.