Guardas-civis são detidos após abordar policial civil em shopping 283

Confusão aconteceu neste domingo em Santo Amaro, Zona Sul de SP.
Policial estava armado e disse ter sido ameaçado pelos guardas.

Do G1 SP//

Um policial civil e dois guardas-civis metropolitanos foram parar na delegacia na noite deste domingo (20) depois de uma confusão no Shopping Boa Vista, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. O policial, que estava de folga, foi visto armado circulando pelo shopping. Os guardas o abordaram a pedido da segurança do estabelecimento, e segundo o policial, também o ameaçaram.

A mulher do policial registrou com o celular a confusão. Nas imagens, é possível ver quando o policial se aproxima de um dos guardas e é empurrado. O policial estava de folga e passeava com a mulher e dois filhos. Ele levou uma das crianças ao banheiro quando alguém percebeu que ele estava armado e avisou a segurança.

Os seguranças o abordaram e disseram que ele se recusou a mostrar sua identificação. A Guarda Civil foi chamada. A mulher do policial, que não quis ser identificada, disse que o marido sofreu ameaças ao dizer que só mostraria a identificação a outro policial.

O advogado do policial também afirmou que houve constrangimento por parte dos guardas. “Onde eles [policial e família] iam eles [os guardas] seguiam, começaram a impedir que ele transitasse pelo ambiente. Foi quando chegou a PM, ele se identificou prontamente”, afirmou Gustavo Bonelli.

Com a identificação do policial civil, os PMs deram voz de prisão aos guardas, que foram levados para a delegacia. Eles assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. A GCM e o advogado do policial civil vão pedir as imagens do circuito interno do shopping para apurar o caso.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/guardas-civis-sao-detidos-apos-abordar-policial-civil-em-shopping.html

  1. Olha a vaidade aí gente!!!!!!!

    Não custava nada o policial civil ter mostrado a identificação aos GCMs. Todos iriam embora felizes. Mas a vaidade não deixou. Ele se acha superior aos guardas e preferiu arrumar confusão ;resultado:o passeio acabou no DP.
    Como diria Sandra Annenberg: Que deselegante!!!!!

  2. Será que estou vivendo em outro planeta e ninguém me avisou. Desde quando Shopping deve ser protegido por guardinhas. Será que a segurança deste Shopping está preparada para um caso real de Roubo ou outros delitos. Mesmo assim, quero aproveitar para cumprimentar a atitude dos Policiais Militares, que fizeram com que a lei fosse cumprida. Conquanto à Guarda Civil, rezo para que estes moços não tenham nunca o tal Poder de Polícia. Será que é muito difícil o antânho da segurança identificar, de forma discreta, a pessoa que aparenta ou está armado. A final de contas ele ganha para que. “Dai a Cesar o que é de Cesar”

  3. As Guardas Municipais são instituições,corporações ou organizações que possuem estrutura, disciplina e hierarquia semelhantes às policiais, contudo, constitucionalmente, não fazem parte dos órgãos de segurança pública, pelo que seus integrantes não estão obrigados a nenhum outro serviço que seja atribuição dos referidos órgãos, mas quando estão exercendo suas funções constitucionais, serão considerados policiais, como também serão, quando no tratamento de sua remuneração, por isonomia, servidores policiais, valendo lembrar que semelhante não quer dizer igual, como também considerado não é a mesma coisa que ser.

  4. Vaidade, orgulho, ou qquer outro adjetivo… é só se identificar, ninguém tem bola de cristal, os seguranças do Shoppinhg apenas estão fazendo seu serviço, mas o PC ou PM se acham muito mais, preferem ir até uma Delegacia para mostrar a funcional… quando PM a borda PC é a mesma coisa… crescem escutando asneinaras e acreditam nelas, uma certa vez um PC estacionou uma VTR descaracterizada em frente a uma casa e o proprietário chamou a PM, o mala do PC se recusou a se identificar e foram todos para o DP, final o mala terminou na CORRÓ… estava usando a VTR para fins pessoais….é muito burro… ou muito orgulhoso…..???????

  5. ALMA PENADA :Será que estou vivendo em outro planeta e ninguém me avisou. Desde quando Shopping deve ser protegido por guardinhas. Será que a segurança deste Shopping está preparada para um caso real de Roubo ou outros delitos. Mesmo assim, quero aproveitar para cumprimentar a atitude dos Policiais Militares, que fizeram com que a lei fosse cumprida. Conquanto à Guarda Civil, rezo para que estes moços não tenham nunca o tal Poder de Polícia. Será que é muito difícil o antânho da segurança identificar, de forma discreta, a pessoa que aparenta ou está armado. A final de contas ele ganha para que. “Dai a Cesar o que é de Cesar”

    Deve ter acontecido o seguinte:
    – o consumidor viu o policial no banheiro, quando a arma deve ter ficado involuntariamente exposta;
    – sem pensar em que poderia se tratar de pessoa autorizada a portar arma, ou pensando nas situações de roubos a shoppings, tão em moda até bem pouco tempo atrás, resolveu fazer a sua parte e “denunciar” o fato à segurança;
    – os seguranças não devem saber a diferença entre policia e GCM. Escoteiro em (ou) carro com giroflex? Deve ser polícia…
    – de imediato, acionaram a primeira viatura que viram por perto, afinal ali do lado tem um cemitério, um albergue e é uma região muito movimentada;
    – os GCM não se seguraram diante da possibilidade de impedir um assalto a um shopping, por isso não acionaram a polícia. Queriam segurar a “onda” sozinhos…
    – deu no que deu…

  6. Roni :Olha a vaidade aí gente!!!!!!!
    Não custava nada o policial civil ter mostrado a identificação aos GCMs. Todos iriam embora felizes. Mas a vaidade não deixou. Ele se acha superior aos guardas e preferiu arrumar confusão ;resultado:o passeio acabou no DP.Como diria Sandra Annenberg: Que deselegante!!!!!

    Também…
    Poder, ainda que pequeno, é um problema…

  7. Desculpe o colega, mas se vc foi visto armado e solicitada sua identificação por que não mostrou logo ? Somos obrigados a fazer isso para o vigilante ou para o gerente sempre que vamos a um banco. Qual o problema ? Como é que o segurança ou o GCM vai advinhar que é um policial ? se depois de se identificar criarem problemas , aí sim, está justificada a confusão.

  8. Nossa que conceito se foi Guarda, policiais, ou seguranças o que que esse moleque fez?
    Moleque sim porque a atitude dele foi infantil como alguns comentários que li aqui, preconceituosos e desqualificados, sou policial militar e acho que devemos sempre somar nunca dividir ainda mais por vaidade, se se acha mais chama os outros no diminutivo vista a cueca por cima da farda e se for civil por cima da calça, ninguém e mais do que ninguém por profissão exercida.
    Estamos todos do mesmo lado, o idiota estragou um passeio com a família por ego deveria ser representado na corregedoria, e exonerado para servir de exemplo o crime está organizado e esses idiotas com guerrinhas de vaidade, só no Brasil!!!!!

  9. tenho um amigo campeao em arrumar zica, por tres vezes ele se recusou a se identificar, a 1- entrando no estadio para assistir a uma partidab de futebol, perdeu o jogo…2 dirigindo uma moto sem capacete, tomou uma multa a 3 entro em uma loja de auto-peças, o vendedor chamou a pm ele nãp se identificou foi para o DP e levou uma enrrabada do Delegado, envolveu um monte de gente, 3 vtrs pm, delegado e equipe todo mundo pro local, só porque o babaca não se identificou…..mentecapto

  10. Os policiais militares de pronto deveriam ter impedido demais ações dos guardas assim que chegaram no local. Solicitado identificação do “suspeito” e posteriormente o PC, correria atrás do prejuizo se achar que foi aviltado em seus direitos como qualquer cidadão.

  11. Saturado, concordo plenamente, ninguém tem bola de cristal, mas mostrar a funcional discretamente, nao custa nada, estaria tudo resolvido, faltou humildade. Agora, se mesmo assim folgassem, aí sim, é zica dolosa na certa. Fuiiiiiiiiiiiiiiiii

  12. Enquanto GCM fica cuidando de shoping…. o bagunça rola solto nas praças do município !!

  13. Policial Civil, não é patrimônio público municipal, para que se identificar para o guardinha? E mais, qual o motivo dos GCMs, estarem fazendo segurança de um patrimônio privado, para abordar o policial? Nesta cidadezinha do Kassab, o rabo abana o cachorro mesmo. Parafraseando Raul Seixas: “eita paisinho dificil!”

  14. EXISTE UM DITO QUE DIZ O SEGUINTE: CHEGUE COMO UM GATINHO E SAIA COMO UM LEÃO.
    NINGUÉM SABE COMO E DE QUE FORMA O POLICIAL FOI ABORDADO ,TANTO PELOS SEGURANÇAS, COMO PELO GCMs; ENTÃO, ACHO EU, QUE SE VOCÊ SABE CHEGAR ACABA SAINDO BEM, OU SEJA, UM POUCO DE EDUCAÇÃO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM.
    VAI VER OS CARAS CHEGARAM NA BASE DA ARROGÂNCIA E LEVARAM UMA INVERTIDA. ACREDITO EU QUE SE OS CARAS TIVESSEM CHEGADO NA BASE DA EDUCAÇÃO E DISSESSEM: OLHA, UM CLIENTE VIU QUE O SENHOR ESTÁ ARMADO E TEM UM MONTE DE GENTE MORRENDO DE MEDO. O SENHOR PODERIA NOS APRESENTAR SUA FUNCIONAL PARA QUE POSSAMOS ACALMAR O PESSOAL ?
    SERÁ QUE SE A ABORDAGEM FOSSE ASSIM A COISA TERIA ESSE DESFECHO ????
    SÓ SE O POLÍCIA FOSSE UM PUTA DE UM FDP.
    BOM, SÓ QUEM ESTAVA LÁ MESMO PRA SABER O QUE HOUVE. O RESTO É PURA ESPECULAÇÃO.

  15. Também acho frescura, mostra logo a funcional e pronto acabou o problema, com filhos e mulher deixa de viadagem, procurar confusão para que?
    Mas se a GCM já começou revistando e apontando arma a conversa já é outra, aí sim é usurpação de função.

  16. DEIXARAM O POSTO NAS PRAÇAS E NOS PRÉDIOS MUNICIPAIS E FORAM DAR UMA DE POLÍCIA NO SHOPPING. KD O PODER DE POLÍCIA PARA ABORDAR ALGUÉM, QUE LIXO É ESSE PAÍS, TODO MUNDO QUERENDO SER POLÍCIA, TODO MUNDO QUERENDO PHODER COM POLICIA.

  17. Não é nada disso…os guardas estavam é fazendo bico de segurança no Shopping…a famosa segunda pra empresa de segurança…Eles certamente já imaginavam tratar-se de policial, caso contrário, com certeza não teriam ido até o local e chamariam a “polícia”. Guarda não tem poder de polícia, logo, não pode abordar pessoas ou veículos, salvo em flagrante delito, onde qualquer do povo pode…Lei é lei e deve ser cumprida…do contrario é constrangimento ilegal, usurpação de função e abuso de autoridade.

  18. Vc dá um quepe pra um calango e ele ja se sente um general…

    Guarda civil é vig municipal…
    Tem serventia questionável…
    E vivem arrumando quizumba…

  19. É fato colega, infelizmente cretinos não estão ameaçados de extinção…

  20. CAVALHEIROS , A POLÍCIA REALMENTE ACABOU , VEJAM SÓ ,, “GUARDAS” ATUANDO “ARMADOS” EM OCORRENCIA QUE NÃO LHES COMPETE , QUISÁ CONSTITUCIONALMENTE , COM CERTEZA DEVEM TER CHEGADO RASGANDO COMO POLÍCIA DEVIDO A NAO IDENTIFICAÇÃO Á SEGURANÇA DA BOSTA DO SHOPPING …
    O POLICIA DEVERIA TER SE IDENTIFICADO PARA OS PIRRIUS O BOM SENSO O MANDA , MAS OLHA A ATITUDE DESTES GUARDAS , ELES NAO RESPEITAM A POLICIA , NEM A PC E NEM PM ….. EM OUTROS TEMPOS O GARRA TINHA PRENDIDO E CONDUZIDO ESTES DOI BOSTAS PESSOALMENTE E NA DELEGA , JA SABE ,,, MAS HOJE , ESTAMOS MESMO FALIDOS …… É ISSO CAVALHEIROS , NAO SOMOS NADA , ABSOLUTAMENTE NADA …. E PODEM INVESTIGAR QUE ESTES DOIS LIXOS DEVEM FAZER BICO NO SHOPPING OU IR DIARIAMENTE PEGAR A BÓIA ..

  21. Tenho observado que esse é um espaço democrático. Alias, democrático até demais, veja-se por exemplo, os comentários claros de pessoas, aos quadros policiais… expondo suas opiniões pessoais, sem conhecimento intrínseco, de que como funciona o mecanismo policial e qual a função primordial da Guarda Civil Metropolitana.

  22. Nossa COP vista a cueca por cima da calça e sia por ai dizendo que e da liga da justiça o super man, me poupe pare de ser infantil, ou você se acha mais homem porque na sua funcional está escrito policia, para né meu dá um tempo UNIÃO e isso que deveríamos ter enquanto o crime está organizado tem um monte de moleques com atitudes de sociopatas ou melhor com síndrome de megalomania, eu sou policia e dai se identifica e acabou, não interessa o que o cara foi fazer la o importante e que o policial civil fez, deslocou diversas viaturas das três organizações no QRU, estragou o passeio da família o dele tem cara que e babaca e vi que muitos pensam que nem eles depois reclamam quando o QRU e com a outra ou melhor com a PM.
    Prefiro mil vezes uma unificação com a GCM do que com a PM, esses agentes já são sete mil homens só aqui em Sampa, estou para somar não para dividir, e vejo com tristeza muitos dividindo menosprfezando se achando mais!!!!
    Que dó!!!!

  23. policial é obrigado a se identificar
    Geralmente nos deparamos com equivocados policiais que se furtam a mostrar a identidade funcional (documento público pertencente ao Estado), sob a alegação de que o Guarda Municipal não tem poderes para fazer tal exigência.
    A obrigatoriedade de exibir o documento de identidade funcional decorre de lei a qual estão submetidos, no caso dos servidores do Estado de São Paulo, e deve ser feita a qualquer pessoa.
    Existindo uma situação que reclame a identificação como forma de garantir a tranquilidade, é dever do policial exibir o documento de identidade. Não existe razão para o policial deixar de exibir sua identidade, uma vez que já se intitulou verbalmente como tal. Ninguém é obrigado a acreditar em sua palavra, visto que a forma comprobatória se dá através do documento, cuja apresentação jamais gera constrangimento, até porque, o ato decorre de um dever legal.
    A função do policial é levar ordem ao local onde se encontra. Jamais pode fazer o contrário por conta de uma vontade pessoal. Causar embaraço por questão de “vaidade”, quando teria o dever de tranquilizar as pessoas que estão temerosas por causa da sua presença armada e velada, pode configurar infração disciplinar.
    Vamos ver o que diz a Lei:
    LEI COMPLEMENTAR Nº 207, DE 05 DE JANEIRO DE 1979

    Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo
    (atualizada até a Lei complementar n.º 922, de 02/07/2002)

  24. Agora segura o Reggae na CORREGEDORIA porque vai levar uma invertida além de criar essa malquerença entre as instituições CIVIS!!!

  25. MUDE A COSNTITUIÇÃO E PRONTO. O POLICIAL ESTAVA EM LUGAR PUBLICO E NÃO ESTAVA EM FLAGRANTE. SE É SUSPEITO CHAMEM A PM, POIS SÓ ELES PODERIAM REVISTAR OU ABORDAR. PARECE BRINCADEIRA TODO MUNDO QUER DAR MAO PRA CABEÇA PQP. JA JA ATÉ O POVÃO VAI TA DANDO GERAL NA GENTE.

    OBS: NÃO É QUESTAO DE ORGULHO MAS SIM DE CUMPRIR A LEI.

  26. SÓ PRA CALAR A BOCA DEM QUEM NÃO ESTAVA NO LOCAL E FICA AQUI NESSA PORRA COM ACHOMETRO.ACONTECEU COMIGO SOCORRENDO UMA VITIMA DE TENTATIVA DE SUICIDIO,CHEGOU A GUARDA,ME IDENTIFIQUEI COMO POLICIAL,ISSO ELE JÁ HAVIA METIDO A MÃO NO MEU PEITO,APÓS ME IDENTIFICAR O GUARDA ME DISSE GRANDE BOSTA! NAO ACREDITEI E PERGUNTEI O QUE VC DISSE ?
    ELE CONFIRMOU,RESULTADO ESTOU RESPONDENDO UMA LESÃO CORPORAl GREVE,E ELE RESPONDEU DESACATO.MAS NÃO SINTO ALEGRIA PELO FATO, TENHOS VARIOS AMIGOS NA GUARDA,NA PM,ENFIM O QUE ESTÁ ERRADO É A FORMA COMO ALGUNS ASSIMILAM OS TREINAMENTOS.VAMOS NOS UNIR OS BANDIDOS ESTAO PORAI ESPERANDO UM DEIXA.

  27. AMIGOS, ME ASSUSTA OS COMENTÁRIOS QUE VEJO AQUI, POR DEMAIS, DENOTAM O QUANTO O POVO BRASILEIRO AINDA É MEDIOCRE EM SUA FORMA DE PENSAR, VAMOS LA:

    1º-EM PRIMEIRO LUGAR, COMO ESTÁ ESCRITO EM NOSSA LEI:NINGUÉM É OBRIGAR A FAZER E DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA, SENÃO EM VIRTUDE DE LEI, PORTANTO, ENQUANTO ALGUNS PREFEITOS FAZEM POLÍTICA COM O DINHEIRO PÚBLICO, VEZ QUE “GARANTEM” À POPULAÇÃO QUE A “GUARDA MUNICIPAL” ESTÁ FAZENDO PATRULHAMENTO, AS ESCOLAS PÚBLICAS, BEM COMO AS PRAÇAS E DEMAIS PRÉDIOS SÃO DANIFICADOS, VILIPENDIADOS FREQUENTEMENTE, ENTÃO DEIXEM DE SER ACÉFALOS OS QUE ENXERGAM SIMPLICIDADE EM TUDO.

    2ºSE ALGUÉM CUMPRIU A LEI, FOI O POLICIAL CIVIL E O POLICIAL MILITAR, POR SUA VEZ O MUNICIPAIS COMETERAM DESVIO FUNCIONAL E DEVERIAM SER PUNIDOS ADMINISTRATIVAMENTE, OUTROSSIM, COMETERAM CONSTRANGIMENTO ILEGAL, O PENSAMENTO RAZOÁVEL NÃO DEVE SER QUE TODOS EXISTEM PARA O MESMO FIM, AFINAL, ELES SÃO GUARDAS PATRIMONIAIS DO MUNICÍPIO. ADEMAIS, FLAGRANTE QUALQUER UM DO POVO PODE FAZER, PORÉM É OBRIGAÇÃO DO POLICIAL.

    3º TERCEIRO, IMPERA NO MUNDO TODO, NA PRÁTICA PRIVADA, BEM COMO NAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS SÉRIAS, O PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE, QUANDO DEVE FAZER O QUE LHE COMPETE DA MELHOR FORMA, DENTRO DOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS DA LEGALIDADE, MORALIDADE, FINALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIENCIA E IMPESSOALIDADE, ASSIM, O MELHOR GUARDA MUNICIPAL DO MUNDO É AQUELE QUE CUIDA DO PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DENTRO DESTES PRINCÍPIOS, DA MESMA FORMA QUE O MELHOR POLICIAL MILITAR DO MUNDO É AQUELE QUE CUMPRE PATRULHAMENTO OSTENSIVO COM EFICÁCIA, BEM COMO O MELHOR POLICIAL CIVIL É AQUELE QUE CUMPRE A FUNÇÃO INVESTIGATIVA COM ÊXITO.

    PODERIA CONTINUAR A ESCREVER, MAS JOGAR TODOS NA VALA COMUM É CONCORDAR COM A POLÍTICA DE GOVERNANTES CORRUPTOS, QUE FAZEM O QUE QUER, QUANDO QUER, DA MANEIRA QUE BEM QUER, NO ARREPIO DA LEI E PREJUÍZO DA SOCIEDADE….

    PARA TERMINAR, JÁ É ERRADO EXISTIR DUAS POLÍCIAS, TALVEZ UM DIA, NO SISTEMAS ATUAL EU POSSA SER ABORDADO POR UM POLICIAL CIVIL E DEPOIS DE DUZENTOS METROS UM MILITAR, VEZ QUE AS FREQUENCIAS DE RÁDIO SÃO DIFERENTES E TÃO LOGO, SEREMOS ABORDADOS POR GCMS…..GRAÇAS AOS POLÍTICOS E SEUS DEVANEIOS…

  28. Seria cômico se não fosse trágico. Daqui a pouco vou ser abordado por funcionários da Eletropaulo porque estou perto do poste e há muito furto de fios, daqui a pouco vou ser abordado por funcionarios da CET porque passei no sinal vermelho ou fiz conversão proibida, logo pode ser um carro roubado… PQP.
    Com certeza o PC se descuidou e apareceu a arma, mas os GCMs que são loucos pra ser “POLIÇA” não tiveram o tirocinio de raciocinar que só pode ser policial, PM ,CIVIL ou ainda FEDERAL, pra estar em um shopping com a familia armado. VOU REPETIR !!! Desconfiou chama a POLÍCIA.

  29. GCM = Patrimonio Publico. So pode prender em FLAGRANTE.

    NÂÂÂÂÂO pode abordar por infundada suspeita.

    Sóóóóóóó poderiam prender o policial se ele tivesse cometido um crime no shopping.

  30. Estava armado; acompanhado da família…
    Viu os guardas…
    Não sacou a arma e mandou bala, bastava que fossem embora…
    Ora, no meu tempo só duas classes de pessoas portavam arma na cintura: AUTORIDADE ou BANDIDOQ
    GM que pede documento pra vagabundo não fica vivo pra contar estoria…
    Por outro lado, nem todo mundo é mendigo aleijado que tem dever de apresentar continencia pra GM…
    Funcional é documento público DE PROPRIEDADE DO FUNCIONÁRIO…
    Identificar-se é simplesmente dizer: meu nome é fulano, filho de, trabalho em tal…
    NADA MAIS.

  31. POVO BRASILEIRO = MEDIOCRE

    Cada um no seu quadrado. Juiz = julga; promotor = denuncia; CET = multa;

    POLICIA = PRENDE / INVESTIGA / ABORDA

    GCM = Patrimonio publico

  32. É malucos, mas a verdade é que nosso colega é um puta vacilão , fica pagando de arma , vacilando, e deixando a mesma aparecer, que até os pirrius do shopping ganharam. Se fosse um mala, com certeza ia tomar o cano dele, que infelizmente, estava acompanhado com a família. Já que vacilou, deveria ter pagado mais um mico, se identificado para os Guardinhas, e não ter estagado o dia da familia, perdendo tempo na Delegacia. É vacilão, vacilão, vacilão, vacilão, vacilão………………………………………………………..e mais, é vacilão.
    Somos “obrigados´´, a mostrar funcional para gerente, e para os seguranças de banco, pq não mostrar para os guardinhas, eles adoram ver nossa carteira, ela é uma das mais bonitas do Brasil, pena que não tá valendo muito, eu não perco a oportunidade, sempre que posso, tiro a mintirosa, e falo: – Puliça.

  33. AAAhh, esqueci de falar, é bom ficar, na manha, senão, amanhã, vem um iluminado, e faz uma, Lei, Portaria, ou qquer outra porra, dezautorizando, andar armado no periodo de folga. A corda sempre estoura do lado mais fraco.

  34. LILICO, é o seguinte. Se ele deixou aparecer a arma e alguem viu e informaram os guardas e segurança local, desde que, com educação falem pro cidadão que …”alguem viu uma arma na sua cintura”.., não ha nada de errado em falar sou fulano, to armado sim, trabalho no DP tal, e pq nao mostrar a funcional. Agora se abordaram do nada, por suspeita aí VTC … fundada suspeita só a polícia e olhe lá.

  35. Diante da omissão do Governo Estadual de SP, as prefeituras resolveram assumir o papel do estado, inicialmente nos anos 80 tínhamos Guardas Municipais meia acanhadas , depois foram investindo em material humano e equipamentos, até que fizeram uma terceira polícia preventiva (Guarda Municipal) , é uma realidade no estado de SP; Hoje , as Guardas Municipais são vistas pela população como “Polícia”, na verdade exercem o trabalho policial preventivo e de polícia Judiciária também, foi um paliativo encontrado pelos Prefeitos diante da omissão do governo estadual, governo este que continua a negar segurança pública de qualidade á população. É comum vermos Guardas Municipais trabalhando em Delegacias de Polícia do interior de SP onde exercem cargos AD-HOC de Escrivães, Investigadores , Agente Policial, Carcereiros etc, pois os Delegados não vendo outra alternativa solicitam aos Prefeitos ajuda destes servidores municipais para suprirem a falta de Policiais Civis que é muito comum e cada dia mais necessário. Quanto a abordagem feita pelos Guardas ao colega Policial Civil, isso é coisa corriqueira que não merecia essa publicidade toda, isso é erro de percurso e todos nós sabemos, pois o Guarda vai para abordar um suspeito armado e de repente se depara com um policial que também anda muito aborrecido e acabam trocando farpas, algo desnecessário para ambos. A verdade é que o Governo de SP é omisso e os Prefeitos assumem um trabalho que não são deles e ai vem todos prejuízos para a sociedade. É lamentável.

  36. Meu quantos achismos o tirado está tirado mesmo, o que o Guarda?
    Resposta-É um agente do Estado, que só se divide para fins administrativos em União, estados-membros e municípios, ele sendo agente do Estado serve para fazer valer a sua soberania que e a Lei, isso e fato se não vamos excluir as câmaras dos vereadores e as prefeituras, o guarda somente para olhar praças, prédios públicos isso sim e um embuste da PM para tentar embaçar a própria Constituição Federal e jogar areia no olho da população.
    Eu sou de uma cidade do interior uma cidade de grande porte mais de 500.000 mil habitantes e direto recebemos o apoio dos guardas que sempre nos auxiliam em operações, nunca tivemos um só problemas com os GCMs, fato bem diferente do que ocorre com a PM que se recusa a muita coisa, principalmente em operações conjuntas.
    Fundada suspeita teve ele foi visto armado a GCM foi solicitada quer dizer estão cobertos e alinhados, agora todos nós desde que se identificamos policiais temos que mostrar nossa funcional, se não seria fácil todos marginais utilizariam essa técnica certo?
    Estamos comprando uma idiotice cometida por esse moleque que decidiu ser birrento, ou quis mostrar para noiva o quanto era policia.

  37. Só tenho um comentário a fazer, ele queria platéia e alvoroço, conseguiu, simples. Vamos aos fatos:

    1ª Oportunidade – Seguranças do Shopping solicitaram a identificação do mesmo, deve-se portar com urbanidade e dizer: “Fala companheiros, sou papa charlie, tá tranquilo? Estão precisando de algo? Estamos por aí, qualquer coisa…”
    Mas, preferiu não se identificar, causando, assim, animosidade desnecessária.

    2ª Oportunidade – GCM’s abordaram e solicitaram identificação, da mesma maneira, deve-se portar com urbanidade, ainda mais tratando-se de funcionários públicos representantes, até onde entendo, da administração pública municipal: “Fala rapaziada, sou papa charlie, tranquilo? precisando, estamos aí…”

    Contrariando as boas maneiras e a consideração que devemos ter uns pelos outros – até porque se a família dele estivesse correndo risco de morte, seriam os GCM’s os primeiros a chegarem, como o foram com a abordagem dele – ele resolveu que não iria mostrar.

    Com a chegada da PM, o papa charlie pensou: “Agora fudeu, tenho que deixar meu orgulho de lado, porque se eu não mostrar nada, serão 2 GCM’s e 2 PMs pra me levar, bom, nesse caso, mostro, EDUCADAMENTE, pros PMs e fica todo mundo contra os segurança do Shopping e os GCM, e procedeu dessa forma.

    Uma palavra para descrever tudo isso: “Lamentável”, porque se fosse algo mais sério, a família dele estivesse no Shopping e um homem armado andando pelo Shopping na iminência de matá-las, certamente não escolheria cor de farda, implorava que qualquer um impedisse tal crueldade.
    Se ele tivesse mostrado a identificação logo no início, aos seguranças do Shopping, nada disso teria acontecido, e ele estaria passeando com sua família tranquilamente, no Direito, chamamos isso de Fato Exclusivo da Vítima, ele não pode alegar constrangimento ilegal, pois foi ele que deu causa ao constrangimento.
    Outro detalhe, sou muito franco, isso não é típico de PC e de PM, muitos agentes de segurança pública tem um certo “orgulho besta”, e, nessa lista, incluem os GCM’s, Agentes penitenciários, avps e etc…
    E O CRIME CADA VEZ MAIS ORGANIZADO!

  38. HÁ uma base da GCM, na rua Darwin, vizinha ao Shopping. Lá no passado serviu também como base da PM. Isto explica a proximidade dos seguranças do shopping com os guardas. Frequento este shopping, geralmente de bermuda, chinelo, armado, e nunca fui incomodado. É um shopping pequeno, mas com lojas muito boas. O bairro Alto da Boa Vista abriga casas de alto padrão, e ali perto ainda há o Jd. Marajoara com a famosa rua Sócrates, e beirando a av. Washington Luís, na altura da locadora 2001, há uma face de uma das maiores aberrações urbanas da capital. Um condomínio , fechado na marra, que se estende até o colégio suíço-brasileiro. Tal condomínio possui dois lagos e diversas ruas que no passado eram de livre acesso – claro, bem público- no entanto os milionários que ali habitam trataram de cercar toda a área pública e transformaram o público em privado. Alguns prefeitos já tentaram peitar o condomínio e abrir a área para o uso comum, porém nenhum teve força política suficiente para isso.

  39. JOSE BUENO DOS SANTOS
    Nossa COP vista a cueca por cima da calça e sia por ai dizendo que e da liga da justiça o super man, me poupe pare de ser infantil, ou você se acha mais homem porque na sua funcional está escrito policia, para né meu dá um tempo UNIÃO e isso que deveríamos ter enquanto o crime está organizado tem um monte de moleques com atitudes de sociopatas ou melhor com síndrome de megalomania, eu sou policia e dai se identifica e acabou, não interessa o que o cara foi fazer la o importante e que o policial civil fez, deslocou diversas viaturas das três organizações no QRU, estragou o passeio da família o dele tem cara que e babaca e vi que muitos pensam que nem eles depois reclamam quando o QRU e com a outra ou melhor com a PM.
    Prefiro mil vezes uma unificação com a GCM do que com a PM, esses agentes já são sete mil homens só aqui em Sampa, estou para somar não para dividir, e vejo com tristeza muitos dividindo menosprfezando se achando mais!!!!
    Que dó!!!!

    COM CERTEZA VC NÃO É POLÍCIA , VC É GUARDA , SONHANDO EM SER POLÍCIA …. CONTINUA ESTUDANDO , QUEM SABE VC CHEGA LÁ , MAS UM CONSELHO , VÁ PARA A FEDERAL , QUE É A ÚNICA POLÍCIA QUE AINDA TEM ALGUMA MORAL …
    SE ESTES DOIS BOSTAS FIZERAM ISSO COM UM PC , IMAGINA O QUE FAZEM COM A POPULAÇÃO MAL INFORMADA SORE A CONDIAO DESTES B,… NAO TEREM PODER DE POLÍCIA ??

  40. O problema é que não esta escrito na testa quem é o indivíduo, é legítima a preocupação de qualquer um ao ver um ser armado, será tudo mais simples se este ser se idenfique quando solicitado, só achei que os seguranças e a guarda colocaram os usuários dp shoping em risco nesta abordagem, se fosse um mala a coisa tava feita…………….Delegados se acham deuses, as outras carreiras tem certeza…………

  41. Concordo com o Roni, se tivesse mostrado, não teria tido toda essa confusão

  42. MEUS PARABENS A POLICIA MILITAR , A FUNÇÃO DOS VIGILANTESS MUNICIPAIS É CUIDAR DE PRAÇAS, PARQUES, BATER EM MENDIGOS E ATIRAR EM POMBOS NA PRAÇA DA SÉ, MAS ELES NAO SE CONTENTAM COM ISSO, SE QUEREM SER POLICIA DE VERDADE, FAÇAM CONCURSO PARA A POLICIA CIVIL OU MILITAR, A MINHA DUVIDA É POR QUE A SEGURANÇA DO SHOPING NÃO CHAMOU A PM? E POR QUE O COLEGA NÃO MOSTROU A CARTEIRA PARA OS VIGILANTES MUNICIPAIS? ENFIM ALGO DESNECESSARIO,

  43. MUITO OPORTUNO E DE GRANDE VALIA OS COMETARIOS DO COLEGA CADA UMA NA SUA, FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS

  44. Guarda não é Policia, muito embora atue como por uma aberração!!!!!

  45. para entrar na faixa em Porta de boate , Playcenter , Parque do Gugu, Exposição de carros no Anhembi, aí pode mostrar ? ahhhhh tá .

  46. O incrível na maioria dos comentários é estarem a favor da ação da Guarda Municipal, graças a Deus que onde trabalho a mesma não andam armados e não fazem o papel de polícia, àqueles das carreiras policiais que concordam com a ação deles só posso sentir pena, pois com certeza não honram serem chamados de policias, certamente acovardam-se quando vem quaisquer evento em que tenham que intervir – só de ouvirem falar o nome de uma favela devem borra-se todo. O colega não teve vaidade e sim orgulho de ser policial (ou pelo menos antes tinha). Quanto aqueles que citam “terem que identificar-se aos guardinhas dos bancos” isso é em decorrência de lei – e no acesso nunca já dentro do banco – coloque o shopping uma porta com sensor metálico na porta. Quanto a um comentário que disse que o delegado deu uma “enrabada” no policial, se qualquer delegado TENTASSE fazer isso comigo iria “pro papel” e se a “corro” e o judiciário não resolvesse de forma satisfatória existem outras maneiras de tirar a diferença. Verdadeiramente estamos nós da PC em extinção. Falta coragem – e quando alguém demosntra e tido como errado – Falta orgulho – e quando alguém manifesta orgulho é tido como vaidade – Falta legalidade – quando alguém que agir dentro da legalidade todos acham que deveria ter esquecido a lei e dado um “jeitinho” para ser mais fácil. Que Deus nos proteja pois Satanás já nos espera.

  47. PV vacilão do caraio, é só se identifica e pronto babaca, estragou o passeio da familia, vai dormir trouxa.

  48. identificar o caralho.
    guarda municipal não tem poder p pedir documento de ninguem.
    vai abordar a puta que o pariu.
    shopping não é patrimonio municipal nem aqui nem na china.
    cada macaco no seu galho.
    parabens ao colega!!!!

  49. Se policial é obrigado, por lei, a se identificar pra vagabundo quando efetua prisões, porque não mostrar a funcional quando solicitado por quem quer que seja, será que o colega seria tão recalcitrante se os gcms estivessem em companhia de um promotor de justiça ,que igualmente não tem poder de policia. O resultado é que terminou o fim de semana na delegacia,criou um baita desconforto para a familia, e olha, não vai dar nada para o municipais,já para o colega,não sei não,ele poderá se deparar com a Dra. Sinibaldi na corró e aí pho..-se. Concordo plenamente com o colega saturado, além do mais , deu um pessimo exemplo aos filhos, depois falam mal do nico jr.(só porque o pai é majura)

  50. VACILÃO !!

    ERA SO MOSTRAR A FUNCIONAL, SEU OTÁRIO.
    APOSTO QUE QUIS TIRAR UMA DE MACHÃO COM A CARA DOS GUARDINHAS.
    ESSES CARAS NÃO APRENDEM, MEEEESMO !!
    QUEREM SER ESTRELAS, AUTORITÁRIOS, PREPOTENTES.
    APOSTO QUE AINDA HUMILHARAM OS GCMs.
    PORISSO É QUE TEMOS TODO ESTE RESPEITO QUE TEMOS, PORISSO É QUE TEMOS UMA ÓTIMA FAMA, E PRINCIPALMENTE, É POR ESTE E OUTROS MOTIVOS QUE GANHAMOS O QUE GANHAMOS.

  51. é cada uma. só tem bundão nesse site. ja ja o guarda que toma conta do quarteirao, ou o guardaddor de carros vai pedir identificação pro policia.

    DE NOVO PRA ENTENDER – – – – GUARDA MUNICIPAL NÃO É POLÍCIA

    Imagina a cena: to parado na porta de casa com o carro, passa uma viatura da Guarda, me acha suspeito e MÃO PRA CABEÇA ! hahahahahaha
    VÃO SE FODER TODOS VCS…. Cada um na sua !!!

  52. Eu acho que os GCM´s fazem um “biquinho’ lá no Shopping por isso foram, chamadas, talvez almocel lá, tenham algumas facilidades e em troca ficam em QAP para qualquer eventualildade ou talvez algum faça mão branca lá no Shopping e tivesse acionado os colegas de farda dele. Isso e muito comum mesmo com a PM os caras ganham um “jotinha” para fazer rondas no local, mesmo durante o seu plantão na corporação ! Acho que era “bico” dos GCM´s.

  53. Alias, acho que o colega deveria mostrar a funcional e ver a cara de otario dos GCM !

  54. E mais uma. Já que a Guarda pode fazer o “papel” de Polícia, então porque quando falam que o MP pode investtigar tem Policial Civil dando pulo falando que é um absurdo e que é cada uma na sua. ME RESPONDEM ???????????????
    PM = POLICIA – Ostencivo
    PC = POLICIA –
    GCM = GURADA MUNICIPAL (NÃO POLICIA) — Ta na cosntituição

  55. Alguns acham que não devem se identificar para GCM, mas se identificam para morotista de ônibus só para não pagar passagem………….. a funcional é propriedade do estado, o policial é apenas o portador, como é a carteira de identidade….vc é apenas o portador… e se ele estava armado estava em estado de flagrante delito..era só se identificar e quaquer pessoa pode agir em estado de flagrante delito..não precisa esperar o corpo de bombeiros para salvar alguém… perdeu o passeio….treze

  56. VAMOS LÁ SEUS BURROS, LEIAM O PARAGRAFO 8º.

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    I – polícia federal;

    II – polícia rodoviária federal;

    III – polícia ferroviária federal;

    IV – polícias civis;

    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    II – prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

    III – exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

    § 2º – A polícia rodoviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

    § 3º – A polícia ferroviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.

    § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 4º – às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º – às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    § 6º – As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    § 7º – A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.

    § 8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

    § 9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do § 4º do art. 39. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  57. O XHP4, já que esava em flagrante como voce diz KKKKK, desculpa, porque a guarda ja não abordou, algemou e levou pra Delegacia ? Por isso que a abordagem deveria ser feita por policiais, que logo veriam se é flagrante ou não, por que o policial aí sim deveria se identificar pra nao ser preso.

    FLAGRANTE , cada uma !

  58. Em toda classe existem o q presta e o q não, mas sinceramente tem PC q se acha um Deus. Aí no caso, faltou humildade, prá variar, o PC quis criar quizumba porque se acha melhor q a GCM enqto no DP fica pagando pau prá Delegado, geralmente é assim. Existem mazelas mais graves na PC do q simplesmente se identificar.

  59. Conheço GCM q são ótimos profissionais, e confiaria mais q em alguns colegas, prá quem eu não daria as costas!

  60. José Buenno do Santos :policial é obrigado a se identificarGeralmente nos deparamos com equivocados policiais que se furtam a mostrar a identidade funcional (documento público pertencente ao Estado), sob a alegação de que o Guarda Municipal não tem poderes para fazer tal exigência.A obrigatoriedade de exibir o documento de identidade funcional decorre de lei a qual estão submetidos, no caso dos servidores do Estado de São Paulo, e deve ser feita a qualquer pessoa.Existindo uma situação que reclame a identificação como forma de garantir a tranquilidade, é dever do policial exibir o documento de identidade. Não existe razão para o policial deixar de exibir sua identidade, uma vez que já se intitulou verbalmente como tal. Ninguém é obrigado a acreditar em sua palavra, visto que a forma comprobatória se dá através do documento, cuja apresentação jamais gera constrangimento, até porque, o ato decorre de um dever legal.A função do policial é levar ordem ao local onde se encontra. Jamais pode fazer o contrário por conta de uma vontade pessoal. Causar embaraço por questão de “vaidade”, quando teria o dever de tranquilizar as pessoas que estão temerosas por causa da sua presença armada e velada, pode configurar infração disciplinar.Vamos ver o que diz a Lei:LEI COMPLEMENTAR Nº 207, DE 05 DE JANEIRO DE 1979
    Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo(atualizada até a Lei complementar n.º 922, de 02/07/2002)

    Concordo.
    E se o cidadão não fosse policial e ainda assim estivesse portando arma de fogo?
    Os GCMs, que pelo sabido foram convocados ao local, poderia dizer que isso não era problema deles?
    E o artigo 301 do CPP?
    “Art. 301 – Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.”

    Podem não ser autoridades policiais (não teriam o dever), mas certamente são “do povo”…
    E em matéria de flagrante, o TJ/SP pelo menos há alguns anos, não titubeava em reconhecer o dever-poder de voz de prisão a GCM, porque agente público….

  61. Sabe qual é o problema da PC ? A maioria estar por emprego, a PC vorou balcão de emprego, a maioria não tem a minima vocação de ser polcial, a maioria nao conhece seus direitos, a maioria não deu uma cana se quer, a maioria não anda nem armado, como escrivão, auxiliar de papi, papi, inclusive tira e agente policial.
    Uma coisa é o povo que nao sabe distinguir PM, PC, GCM, etc… outra coisa somos nós policiais que, em tese deveriamos entender um pouco de cada instituição, vir aqui e postar que ta certo que um GCM exerça funçoes de carater policial. Nada contra a GCM que por vezes faz um bom serviço, inclusive com prisões. Se esse aqui fosse um topico de PM com certeza eles estariam defendendo sua instituição e o que manda a lei.

  62. kkkkkkkkkkkkk foi so postar !!!
    Parece comico, mas acabei de ver na TV, Rede Record, um anuncio para concurso da Policia Civil no cargo de Agente Policial. Viu balcão de emprego, ja ja tem amigo meu me ligando pra fazer o concurso pq ta desempregado.

  63. TIRADO vc tem razão, infelizmente a maioria que entrou nos últimos anos não entrou por vocação e sim procurando um emprego. Realmente a maioria dos colegas deveriam procurar entender um pouco mais as leis e as funções de cada instituição e fazê-las serem cumpridas a risca, não com jeitinhos. Quanto a identificar-se para os “malas” quando os prendemos é em decorrência do que está determinado na lei. Fico feliz (perdão do trocadílho) infelizmente por faltar pouco tempo para ir embora.

  64. \PENSAMENTO DE BRASILEIRO:

    – QUANTO CUSTAVA MOSTRAR A FUNCIONAL PARA O GUARDA QUE NÃO É POLÍCIA…
    – QUANTO CUSTAVA LIBERAR OS JOGADORES DO VIDEO BINGO E SÓ FAZER A APREENSÃO…
    -QUANTO CUSTAVA FAZER O DESACATO DOS NOIAS MESMO SEM PROVA DO ESPECIAL FIM DE AGIR
    – QUANTO CUSTAVA PASSAR O PANO PRO POLICIAL QUE NÃO FOI PRO PLANTÃO
    – QUANTO CUSTAVA LIBERAR O LOCAL DO ACIDENTE PRA NÃO COMPROMETER AS VIATURAS
    – QUANTO CUSTAVA PASSAR NA FRENTE O DEPUTADO QUE QUERIA FAZER B.O NA FRENTE DOS OUTROS
    – QUANTO CUSTAVA DEIXAR O TENENTE ACOMPANHAR O DEPOIMENTO DO MALA NO FLAGRANTE, INTIMIDANDO-O
    – QUANTO CUSTAVA FAZER O FLAGRANTE DE TRÁFICO QUADRADO – INTRUJADO – JÁ QUE O CARA ERA BANDIDO MESMO…
    – QUANTO CUSTAVA NÃO DAR O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO AO “CAFÉ CARIOCA” E AO “TEMPLO DA RENASCER”…
    – QUANTO CUSTAVA ….

    ME AJUDEM!

  65. Policial Civil idiota,GCMs idiotas. O PC babaca que ” por descuido” deixou aparecer a arma
    é mais um daqueles tontos qque sempre dão um jeito de fazer a arma ficar ostensiva.
    É comun perceber um tonto desses se coçando e deixando a arma á mostra.
    A PC é civil justamente para parecer civil e não ser identificado sem necessidade.
    Mas o desejo imenso de mostrar que é puliça leva o babaca a uma situação vexatória
    dessa e ainda expõe a família a risco. Esse tipo de tonto faz a mesma exibição com arma
    em boates,barzinhos e outros locais públicos e quando alguém denuncia e aparece
    uma viatura fica com cara de besta e acha que está certo. O Estado deveria mudar
    os exames psicol[ogicos para entregar arma para despreparados e exibidos.
    Quer aparecer vai trabalhar em circo ou ser artista e saia da polícia.Tonto. Quanto aos GCMs, sem comentários, como já foi dito,queriam também aparecer,pois se desconfiassem
    tratar-se de bandido teriam saído de fininho. O PC babacão,causador da confusão,deve descer do Olimpo ( tijolo) e cair na real, ou vai levar tiro de bandido de graça.
    A maior vantagem do Policial Civil inteligente é que ninguém perceba que é policial e
    principalmente que porte arma. Já os que tem veia de artista protagonizam essas
    ocorrências de merda sem motivo. Belo exemplo de puliça otoridade ele deu aos filhos.

  66. O policial civil é obrigado a se identificar a qualquer pessoa que requisite sua identificação quando em serviço, levando-se em conta que trabalhamos em RETP, estamos constantimente na condição de policial.
    Se o golega vacilou e deixou sua arma a mostra, ao meu entender ele tem sim que se identificar a pessoa que pedir sua identificação, não ha constragimento nenhum nisso.
    Era só ele se identificar pra segurança do shopping e ta tudo resolvido, quem sabe ate não descola um biquinho pra fazer!!!!!!!!!!!!!!!

  67. O problema é a arrogancia que a maioria dos policiais cultivam em seu ÉGO!!!!!!!!!!!!

  68. O PC quis mostrar a arma, e não a funcional porque gosta de ser “aparecido”!

  69. Esse é o país do …QUE CUSTA !!!!! RSRSRSRSRRSRSRSRS

    – QUE CUSTA DEIXAR EU ENTRAR NA SUA CASA SEM MANDADO…
    – QUE CUSTA DEIXAR SER REVISTADO POR SEGURANÇAS DO SHOPPING…
    – QUE CUSTA SER ABORDADO POR GUARDA MUNICIPAIS DENTRO SHOPPING…
    – QUE CUSTA ASSOPRAR O BAFOMETRO SE NÃO É OBRIGADO…
    – QUE CUSTA ENTREGAR SUA ARMA PARA O SEGURANÇA DO BARZINHO PARA ELE GUARDAR PRA VC…
    – QUE CUSTA ABAIXAR A CABEÇA PRA SEGURANÇA DE BANCO QUE NÃO QUER DEIXAR VC ENTRAR NO BANCO DEPOIS DE VOCE FALAR QUE TA ARMADO, SE IDENTIFICAR COMO MOSTRANDO A FUNCIONAL E MESMO ASSIM ELE NAO ABRE A PORTA…
    – QUE CUSTA LIBERAR O TRAFICANTE QUE VC ENCONTROU APENAS 4 PINOS DE COCAINA
    – QUE CUSTA LIBERAR A PESSOA QUE FURTOU APENAS UMA CAMISETA…
    – QUE CUSTA LIBERAR O MOTORISTA SEM CNH…
    – QUE CUSTA LIBERA VEICULO SEM DOCUMENTAÇÃO…
    – QUE CUSTA…
    – QUE CUSTA…

    EITA PAIZINHO DE GENTE HIPOCRITA… QUE NÃO GOSTA DE CUMPRIR LEIS……

  70. O PROBLEMA É QUE A GUARDA MUNICIPAL TORNOU-SE A 3ª POLÍCIA NO ESTADO DE SP, É INEGÁVEL SEUS BONS SERVIÇOS PRESTADO Á SOCIEDADE, ELA ASSUMIU O PAPEL DA PM, FAZ ATÉ MELHOR, TEM MELHORES SALÁRIOS, EQUIPAMENTOS E CONTINGENTE, JÁ A PM INCOMPETENTE, Á ANOS ESCONDE SEU CONTINGENTE DENTRO DOS QUARTÉIS. TODOS NÓS PAULISTAS SABEMOS QUE AS GUARDAS SURGIRAM POR INCOMPETÊNCIA DA PM , TODOS SABEM QUE AS GUARDAS SÃO NECESSÁRIAS E NÃO DÁ MAIS PARA VIVER SEM AS GUARDAS MUNICIPAIS. ESSE FATO ISOLADO ENVOLVENDO O POLICIAL CIVIL, PODEMOS CONSIDERAR “ATÍPICO”, POIS NÃO CORRESPONDE COM A REALIDADE E, TANTO OS GUARDAS COMO A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS NÃO COMUNGAM DESSAS BESTEIRAS QUE OCORREU NO SHOPPING, A SERVENTIA É MAIOR QUE QUALQUER DESLISES. AQUI NA MINHA CIDADE E NAS CIDADES VIZINHAS DO INTERIOR PAULISTA, A PARCERIA É GRANDE ENTRE A POLÍCIA CIVIL E AS GUARDAS MUNICIPAIS, TRABALHAMOS JUNTOS NO COMBATE A CRIMINALIDADE, ISSO É MUITO MAIS IMPORTANTE DE QUE QUALQUER COLOCAÇÃO DE “PODE OU NÃO PODE OU DEIXA DE PODER OU DE PHODER”, O IMPORTANTE É COLOCAR OS VAGABUNDOS NA CADEIA E EM CASO DE TROCA DE TIROS ADIVINHA QUEM CHEGA PRIMEIRO PARA NOS AJUDAR E APOIAR? CLARO QUE É GUARDA MUNICIPAL; LEMBRE-SE , ELES NÃO MIJAM PRA VAGABUNDOS NÃO, CHEGA QUENTE FERVENDO E NÃO TEM MÃO CANSADA; PARABÉNS A TODOS GUARDAS MUNICIPAIS, ESSE EPISODIO AI TÃO RECLAMADO NÃO CORRESPONDE COM O PERFIL DA MAIORIA DOS GUARDAS MUNICIPAIS. NEM ME VENHA DIZER QUE SOU PUXA SACO DOS GUARDAS NÃO, POIS SE NÃO FOSSE AS GUARDAS NÓS P.Cs ESTÁVAMOS fud……. AQUI NO INTERIOR….SÓ PRA LEMBRAR, OS GUARDAS TRABALHAM NAS DELEGACIAS TAMBÉM, ELES FAZEM SERVIÇOS DE ESCRIBA, TIRA, CARCEREIRO ETC E FAZ MELHOR DO QUE MUITOS P.C. MÃO CANSADAS COM O PÉ NA PAREDE !!!!

  71. Bixigão :
    Também acho frescura, mostra logo a funcional e pronto acabou o problema, com filhos e mulher deixa de viadagem, procurar confusão para que?
    Mas se a GCM já começou revistando e apontando arma a conversa já é outra, aí sim é usurpação de função.

    Não concordo com o Bixigão, comentário sem noção e sem sentido.

  72. Acompanhando os comentários, vi que muitos colegas chamam de arrogante o PC por não mostrar sua funcional. Pelo que acompanho nos noticiários e até no dia a dia a GCM- SP é totalmente despreparada, por isso antes de falarmos mal da atitude do colega PC, deveriamos ouvi-lo. Pelo que sei GCM não tem poder de policia, então que chame a PC ou a PM.

  73. portuga

    to contigo! o cara eh o senhor “pala”… e outra, na minha opiniao, esse negocio de levar arma pra passear junto com a familia so pode ser coisa d artista…

  74. De todos os comentários que vejo só me resta uma conclusão. Todos estão certos em suas ponderações. O que não é correto, e isto uso de regra para mim, é se identificar, em local público, pra todos que desejarem. Afinal de contas duvido que a arma do policial estivesse ostensiva. Eu pessoalmente me identificaria e resolveria logo o assunto. No entanto, acredito que há mais caroço neste angu. Alguns que aqui comentam querem corró para o policial civil, mas pergunto e ao ser increpado que estava fazendo bico no Shopping, usurpando função e outras cosita mais, cabe o quê. Questões da vida são muito fáceis de serem resolvidas, desde que cada qual saiba qual a sua real obrigação e direitos perante os seus. Já fui abordado várias vezes por seguranças, quando eu estava no espaço de serviço deles, e nunca tive maiores problemas. Já no que diz respeito à GCM, nunca tive este desprazer, mas sei de colegas, civil e militar, que até foram agredido fisicamente. O fato é o seguinte: “se querem ser policiais que prestem concurso para tal e consigam passar, porque aqui está o X da questão. Chega de qualquer idiota assumir os cargos de policiais. Hoje me sinto satisfeito com o nível dos novos policiais, e digo de todas as forças. Os concursos ficaram exigentes, e daí não está sendo qualquer um que consegue passar. E por derradeito digo que: POLÍCIA BEM PREPARADA É SINÔMINO DE MELHORES CONDIÇÕES SALARIAIS. Digo tudo isto porque atualmente vejo que os pirris e os CGMs, estão pensando que são policiais, o que não é bom para ninguém.

  75. José Buenno do Santos :
    Agora segura o Reggae na CORREGEDORIA porque vai levar uma invertida além de criar essa malquerença entre as instituições CIVIS!!!

    José Buenno do Santos :
    policial é obrigado a se identificar
    Geralmente nos deparamos com equivocados policiais que se furtam a mostrar a identidade funcional (documento público pertencente ao Estado), sob a alegação de que o Guarda Municipal não tem poderes para fazer tal exigência.
    A obrigatoriedade de exibir o documento de identidade funcional decorre de lei a qual estão submetidos, no caso dos servidores do Estado de São Paulo, e deve ser feita a qualquer pessoa.
    Existindo uma situação que reclame a identificação como forma de garantir a tranquilidade, é dever do policial exibir o documento de identidade. Não existe razão para o policial deixar de exibir sua identidade, uma vez que já se intitulou verbalmente como tal. Ninguém é obrigado a acreditar em sua palavra, visto que a forma comprobatória se dá através do documento, cuja apresentação jamais gera constrangimento, até porque, o ato decorre de um dever legal.
    A função do policial é levar ordem ao local onde se encontra. Jamais pode fazer o contrário por conta de uma vontade pessoal. Causar embaraço por questão de “vaidade”, quando teria o dever de tranquilizar as pessoas que estão temerosas por causa da sua presença armada e velada, pode configurar infração disciplinar.
    Vamos ver o que diz a Lei:
    LEI COMPLEMENTAR Nº 207, DE 05 DE JANEIRO DE 1979
    Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo
    (atualizada até a Lei complementar n.º 922, de 02/07/2002)

    Ô coxinha…vai dormir vai…seu fanático puxa-saco…cuida da tua vida…vai tc nos sites de sua instituição…seu bosta!!!

  76. Meu deus :
    Não é nada disso…os guardas estavam é fazendo bico de segurança no Shopping…a famosa segunda pra empresa de segurança…Eles certamente já imaginavam tratar-se de policial, caso contrário, com certeza não teriam ido até o local e chamariam a “polícia”. Guarda não tem poder de polícia, logo, não pode abordar pessoas ou veículos, salvo em flagrante delito, onde qualquer do povo pode…Lei é lei e deve ser cumprida…do contrario é constrangimento ilegal, usurpação de função e abuso de autoridade.

    Faço suas as minhas palavras…muitoas estão metendo o pau no PC, mas quero ver quando tomarem um “mão pra cabeça” ou um “encosta o carro aí” de um GCM…Qual será a sua reação hein??? Onde está o amparo legal nessa ação da GCM??? Quem pensar de forma diferente…me convença!!!

  77. Ai o TIRADO se tu e realmente policia, deveria prender primeiramente a ter humildade pois precisamos de todos principalmente em serviços de investigação, agora parece que você entrou na policia se é que é policial, com síndrome de inferioridade pois foi o que vi na grande maioria de suas postagens, tentando diminuir e menosprezar o serviço alheio o que te faz melhor do que o segurança do shopping ou do que o GCM, a porque você e POLICIA, e o mesmo pensamento que teve o ridículo que não quis se identificar ao segurança do shopping, não queria se identificar não deixasse a arma aparecer ou melhor de forma ostensiva, ela teria que estar velada ou você não aprendeu na academia?
    O que que te diferencia de outro homem e sua funcional ou melhor sua carteira isso e ser pequeno demais o TIRADO tu e tirado mesmo, se um lhe tirarem sua funcional ai você volta a ser um serzinho qualquer hummm TIRADO!!!!
    Viu Tirado seus conceitos e de pessoa com síndrome de inferioridade e que se tornou MEGALOMANÍACO alem de corporativista, aquele passa pano pra parceiros, mesmo que estejam errado, um verdadeiro borra botas igualzinho a esse babaca que deve realmente ter entrado na policia ou pra se sentir alguém ou como cabide de emprego ai já viu né.. e só MERDA!

  78. Paulão :
    MEUS PARABENS A POLICIA MILITAR , A FUNÇÃO DOS VIGILANTESS MUNICIPAIS É CUIDAR DE PRAÇAS, PARQUES, BATER EM MENDIGOS E ATIRAR EM POMBOS NA PRAÇA DA SÉ, MAS ELES NAO SE CONTENTAM COM ISSO, SE QUEREM SER POLICIA DE VERDADE, FAÇAM CONCURSO PARA A POLICIA CIVIL OU MILITAR, A MINHA DUVIDA É POR QUE A SEGURANÇA DO SHOPING NÃO CHAMOU A PM? E POR QUE O COLEGA NÃO MOSTROU A CARTEIRA PARA OS VIGILANTES MUNICIPAIS? ENFIM ALGO DESNECESSARIO,

    Resposta::: bico…bico…bico!!

  79. Na frase acima leiam aprender cometi um erro grosseiro, e terminando o Policial deve se identificar sempre que for solicitado a não ser que esteja em missão velada mai ai o cara não vai cometer o vacilo de deixar arma amostra, mais os super policiais se acham demais só podem ser novatos depois de 16 anos aprendi muitas coisas principalmente e que precisamos de todos e que não somos melhores que ninguém independente da profissão que exerça pois isso sim e ser pequeno, e nunca fui maçaneta, nunca fiquei em DP atrás de balcão…..
    Rua e rua o papo e outro….

  80. Se for a PM que der mão pra cabeça ai você aceita a GCM não e isso que entendi?
    Agora em quero que me prove onde está escrito na CF que a PM pode efetuar abordagem de veiculo, ou mesmo de pessoa eles como os GCMs não tem essa prerrogastiva agora quero que me prove ao contrário!!!!

    Roger :

    Meu deus :
    Não é nada disso…os guardas estavam é fazendo bico de segurança no Shopping…a famosa segunda pra empresa de segurança…Eles certamente já imaginavam tratar-se de policial, caso contrário, com certeza não teriam ido até o local e chamariam a “polícia”. Guarda não tem poder de polícia, logo, não pode abordar pessoas ou veículos, salvo em flagrante delito, onde qualquer do povo pode…Lei é lei e deve ser cumprida…do contrario é constrangimento ilegal, usurpação de função e abuso de autoridade.

    Faço suas as minhas palavras…muitoas estão metendo o pau no PC, mas quero ver quando tomarem um “mão pra cabeça” ou um “encosta o carro aí” de um GCM…Qual será a sua reação hein??? Onde está o amparo legal nessa ação da GCM??? Quem pensar de forma diferente…me convença!!!

  81. esse cara nao merece a funcional! ele é ridiculo, só o pó da rabiola, de camisa florida, e ostentando arma no shopping…. e ainda por cima com a familia junto!

  82. SE ESSA MODA PEGA!! LOGO TERA GUARDINHA DE BANCO DANDO GERAL NA POICIA!!!!!!!! E O CUMULO!

  83. Todo mundo tem opinião formada a respeito mas nenhuma delas está baseada em leis. Pode ser “deselegante” falar isso, mas é a verdade: Guarda municipal não pode abordar cidadãos dentro de shoppings. Guarda municipal não pode retirar passageiros de dentro de um ônibus para fazer revistas pessoais (eu presenciei isso). Não existe lei ou qualquer determinação que obrigue um policial de verdade a se identificar a um guarda municipal (a não ser que o objetivo seja o de controlar acessos a prédios públicos). Guardas, limitem-se a fazer o que a Lei Maior os autoriza a fazer. Não é questão de vaidade. Eu só faço ou deixo de fazer algo em virtude de lei. Ao colega policial civil: pare de portar a sua arma de forma ostensiva, pois até mesmo um usuário de banheiro (que devia estar preocupado com outras questões) percebeu que o senhor estava armado. Dessa forma o senhor coloca em perigo a sua vida e a de sua família. Conclusão disso tudo: parabéns aos PMs que atenderam o caso!!!

  84. Do jeito que a coisa vai aqui nos comentários, policia contra o policia, logo logo vai ter policia tomando geral de guarda noturno e flanelinha e achando que esta tudo certo e que o policia deveria mostrar logo a sua funcional pro flanela.

  85. Como tem gente que comenta sem pensar!

    Nesta ocorrência o policial civil foi VÍTIMA, entenderam? VITIMA!

    Os GCMs foram autuados por constrangimento ilegal e usurpação de função pública.

    Alguns dizem que ele poderia simplesmente se identificar e evitar a confusão, ora, é por causa deste tipo de pensamento que nosso país está deste jeito, toda vez que algo errado acontece e deixamos para lá contribuimos para aumentar a bagunça.

    GCM é importante para a segurança pública, mas não é polícia, seus integrantes não possuem atribuição para abordar pessoas e nem são os agentes da autoridade previstos no CPP.

    Existe um brocárdio que diz: “Não é competente quem quer, mas quem a lei determina”.

  86. RAFAEL, NA CF NÃO ESTA ESCRITO SOBRE ABORDAGEM POLICIAL, E SIM NO

    CPP,“Art.244. A busca pessoal ( independerá de mandado), no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

    NO CASO DE ABORDAGEM EM VEÍCULO, SE OUVER FUNDADA SUSPEITA OU ALGUMA DENUNCIA, A PM PODE SIM FAZER A ABORDAGEM, ATÉ PORQUE O VEÍCULO NÃO É UM DOMICÍLIO QUE PRECISA DE MANDADO, EM BLOQUEIOS DE TRÂNSITO COM A FINALIDADE DE VERIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA, AI SIM, A VERIFICAÇÃO É SÓ DE DOCUMENTOS E NÃO DAS PESSOAS.

  87. Mas que falou ou está escrito, que a GCM, tem poder de polícia???????
    Eles tem é mais que ficar no lugar deles, certo está o PC, se identificar somente para outro policial e ZÉ FINIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

  88. Que a GCM está errada não há controvérsia,mas nada teria acontecido
    se o PC fosse inteligente,primeiro tomando cautela para não expor a
    arma. Segundo, contornando de imediato a situação e resolvendo o
    assunto discretamente. Preferiu a soberba. Inúmeras ocorrencias vão
    parar nas delegacias por causa de policial despreparado e incapaz
    de contornar uma situação adversa. Isso acontece na PC e na PM e
    pelo que se vê, também na GCM. Parece que o distintivo altera a
    química do cérebro de alguns,pois o que resolveriam como cidadão
    comun, não comseguem como policiais e a ” zica” está armada.
    Despreparo para o cargo e incapacidade de solucionar problemas
    é a uma doença na polícia e exemplos não faltam nas DPs com as
    famosas “desinteligências” envolvendo policiais e cidadãos não
    policiais. Ao invés de alimentar bate boca,baixem a bola da vaidade
    e contornen o propblema. Arrumar confusão é fácil,impedí-la
    é uma estratégia.

  89. gcm É UM PERIGO, o raça…quando chegam no DP com ocorrência minhas pernas até tremem, só zica inventada, bando louco. tá na hora de tirar as armas das mãos desses despreparado, e colocar defronte a algum muro ,´árvore ou poste só pra cuidar disso que essa gente serve. Também vai esperar o que dessa gente, é sempre um PM aposentado que treina e fala uma pá de mentirar, ai eles pensam que são gente.

  90. Ohhh BAygon não fala bosta. Desde quando polícia leva arma pra passear. ele estva armado pq é polícial e a lei o autoriza, ainda mais em São Paulo que polícia nao pode vacilar, pelo jeito nem polícia vc é ne. Otario

  91. RAFAEL, coitado, vc deve ser uma calça branca se é que policial vc é. Não vejo problema nenhum em me identificar quando solicitado em algumas condiçoes claro. Me identifico no banco quando vou armado, casa noturna, inclusive uma vez me identifiquei no shopping pq a situação pediu, agora de graça, pq alguem viu, se é que viu alguem armado, VTC.

  92. Bom senso é tudo. Não sei se foi o caso desse PC pq EU não estava lá.
    Vou contar uma coisa que aconteceu esses dias. Estava chegando em casa quando meu vizinho me abordou perguntando se eu era Policial, disse que sim, e ele queria que eu abordasse dois sujeitos que estavam comendo no restaurante dele pq ele ACHAVA que ia ser roubado só pq eles estavam mal vestidos, se é que bermuda e moleton é mau vestido, e pediram salgados mas nao pediram refrigerante. Agora imagina se eu vou na do cara… entro no restaurante faço eles pararem de comer, abordo, revisto e não tem porra nenhuma de arma… No fim das contas fiquei conversando com o dono do comercio e eles comeram e foram embora. Até confesso que tinham pinta de mala , fiquei ligeiro pra não tomar um bote, mas ai pra chegar da mao pra cabeça era um passo enorme. BOM SENSO.

  93. EDUARDO: apesar de vc ser uma BESTA , vc ta completamente certo nas suas palavras. Concordo em genero numero e grau.

  94. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Ser Policial neste País realmente não é fácil, um mundo cheio de inversões de valores, discriminações e muitos ressentimentos, seja ela de cunho social, profissional, religiosa ou até mesmo de cor.

    Vivemos constantemente numa hipotética guerra, onde somente os prejudicados e os desprestigiados monetariamente são os mais prejudicados, onde alguns acham e chegam até a pensar que um simples olhar ou gesto já causa arrepios ou ojeriza a outro. Chegando-se muitas vezes a entrarem em vias de fato, sem de fato haver um fato, que de fato se consigne fato.

    Talvez falte jeito ou trejeitos, mas o que de fato serve é que devemos ter respeito.

    Caronte.

  95. Ainda comentando o post acima. Isso se chama BOM SENSO, ou seja, avaliar a situação e chegar o mais perto da realidade pra tomar a decisão certa sem constrangimento. Faltou aos GCM que deveriam ficar em observaçao ao cidadão para ver a atitude do mesmo, logo, o PC passeando com a familia não representaria perigo.

  96. NINGUEM GOSTA DE SER ABORDADO NEM POR POR UM PROFISSIONAL COM PODER DE POLICIA. QUANTO MAIS POR ALGUEM CUJA ATRIBUICAO ‘E EVITAR PISAREM NOS GRAMADOS DA PREFEITURA E NADA MAIS. ESSES GCMS DEVERIAM APROVEITAR E PASTAR LA NO IBIRAPUERA . CADA UM NO SEU QUADRADO!

  97. DESDE QUANDO UM LADRAO VAI PASSEAR NO SHOPPING ARMADO COM ESPOSA E FILHOS??? EU NUNCA VI..

  98. Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

  99. EDUARDO, vc é uma besta. se o cidadao não fosse policial com certeza ninguem veria a arma do ladrao, ou vc acha que o mala vai ficar marcando bobeira como esse policia do shopping. E outra, com certeza a GCM nao iria abordar pq a bala ia comer solta o mala ia perceber e tchau.

    Agora com sua teoria idiota fico imaginando eu no shopping, inclusive fui hj ao Center Norte, ai alguem percebe um volume na minha camisa e falam para os seguranças: “olha acho que aquele cara ta armado” ai vem dois GCM me dao uma rasteira me algemam e me prendem em flagrante por porte de arma… KKKKK ve é uma anta mesmo. PRA ALGUEM SER PRESO EM FLAGRANTE TEM QUE ESTAR COMETENDO CRIME, LOGO, SE TEM ALGUEM ARMADO SÓ ESTARA COMETENDO CRIME, QUE É PERMANENTE DE PORTE ILEGAL DE ARMA, SE O CIDADÃO NÃO FOR POLICIAL, OU SE POLÍCIA, ESTIVER COM UMA ARMA SE AUTORIZAÇÃO PARA USA-LA, PERGUNTOOOOOOOO !!!!!!!
    COMO VC VAI SABER SE O CIDADAO QUE ESTA ARMADO OU SUPOSTAMENTE ESTA ARMADO É POLICIA OU LADRAO ???? ALGUEM DO POVO VAI ABORDAR ?? SEGURANÇA VAI ABORDAR ??? GCM ??? CET ???? O PESSOAL DA GOCIL ???? OUMOS GUARDAS DO METRO ????? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO É A POLÍCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA – ART, 144 CF

  100. Vcs viram que absurdo na reportagem… segundo uma nota divulgada pelo shopping “a equipe de seguranças do empreendimento abordou um individuo que portava uma arma no interior do shopping” SEGURANÇA AGORA PODE ABORDAR ??

  101. Ainda bem que o Delegado teve PEITO e autuou os guardas infratores. Onde ja se viu e se o cara nao tivesse armado e nao fosse polcial olha o constrangimento.

  102. Junior :
    Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    A narrativa do Júnior, que estava presente ao local dos fatos, encerra o debate.

    Se houve arrogância e despreparo foi por parte dos GCMs, aliás, não duvido nada que o “segurança” envolvido seja outro GCM que lá fazia bico, fato que motivaria o envolvimento tão passional dos guardas que estavam de serviço.

    Como disse acima, GCMs são importantes para a segurança pública, mas dentro das funções que lhe foram atribuidas.

    Imaginem a situação narrada pelo PM Júnior, os GCMs ao perceberem a invertida sacaram suas armas.

    Sinceramente, analisando a decisão da Autoridade Policial, acho que os GCMs até sairam no lucro, deviam ter sidos “fritos” com bastante força no papel.

  103. LEIAM ESSA MATERIA

    Notícia publicada na edição de 30/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

    A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba prendeu na madrugada de ontem um traficante em frente à Escola Municipal “Paulo Tortello”, no Parque das Laranjeiras. Tiago Donizete Matias Maraci, de 25 anos, foi detido com dois frascos de cocaína e 19 porções de crack embaladas dentro de um saco plástico.

    Segundo os GCMs Alex Sandro e Alonso, que faziam o patrulhamento, por volta das 5h, pela rua José Bello, a cerca de 50 metros da escola, avistaram Tiago abaixado ao pé de uma árvore, remexendo em algo. A atitude suspeita de Tiago levou os guardas a abordá-lo. Na revista, os GCMs localizaram no bolso de seu agasalho a cocaína. Ele alegou ser usuário, mas, quando os guardas foram até a árvore, encontraram as porções de crack.

    Diante dos fatos, Tiago foi conduzido ao Plantão Policial da Zona Norte, onde a delegada Elisabete Molina determinou a prisão do traficante. Tiago foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Aparecidinha e responderá por tráfico de entorpecente, artigos 33 e 40, com agravante do crime ter ocorrido próximo a uma unidade escolar.

    PERGUNTO, ELES PODEM ABORDAR ??? SE VIRAM A “DROGA” TUDO BEM, QUALQUER UM DO POVO PODE, MAS PELA REPORTAGEM O RAPAZ ESTAVA MECHENDO NA ARVORE, E AI , COM A RESPOSTA OS SENHORES…

  104. tirado!

    oh véio! a minha familia é a coisa mais sagrada q existe! porq eu ia querer andar armado junto com eles num passeio??(se eu nao for alguem ameaçado) quais sao as vantagens??eu sozinho, que apoio eu tenho?? pensa bem!
    eu ja ouvi cardeal da PC afimando q nao levava arma quando andava com a familia,, tenho amigos IPs que sao super cuidadosos, porq levaria a sério o q vc fala?? quando foi q vc salvou alguem quando estavas a passeio com tua familia??
    ta bom…
    nao sou ainda, mas logo estarei na acadepol, e de uma coisa eu sei, prefiro ser um cara super cuidadoso e da paz do que ser um banner escrito; HOMEM ARMADO- HOMEM ARMADO
    eu ja fui assaltado, eu sei q mesmo sozinho a vantagem e do cara, se no caso vc estiver distraido.
    o q dificilmente ficarei quando estiver a serviço ou sozinho porq sou uma aguia pra essas coisas! agora no role a lazer nao vejo vantagem, e se vc me conhecesse bem, nao me chamaria d otario nuuuuunca!
    ainda bem q o nivel d seleçao da acadepol subiu bastante! fora os nós cegos!!!!

  105. vc deve ser do tipo megalomaniaco q se acha acima dos cidadaos simples, vc dever ser do tipo bem arrogante e dono do quarteirao ne???

  106. o mundo ta cheio de gente mal-intecionada e invejosos, inclusive GCMs porq entao dar sopa pro azar??? desse jeito vai arrumar treta toda hora…

  107. SABIA QUE VC NÃO ERA POLICIAL. SÓ PELAS SUA PALAVRAS. E falar em nível, estou vendo Baygon o seu nivel…”role”, “veio” olha o tipo de gente que quer ser Policial !!!
    E mais, vc vai ser um policial covarde, mais um que só quer um empreguinho, não que eu seja herói, e nem quero, mas veja rapaz… NUNCA FUJA DAS SUA RESPONSABILIDADES. Para seu conhecimento nunca tive nenhum tipo de problemas com PM ou GCM, o que estou discutindo aqui é a legalidade dos atos. A GCM tem sua importancia só que limitada.
    E pra finalizar, nao quer andar armado vai fazer arquitetura, culinaria.

  108. Junior :
    Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    Tai senhores comentaristas do blog.

    A versão de uma testemunha ocular dos fatos……..

    Agora me respondam. O Policial Civil estava errado???????

    VTNC, o cara é Polícia caralho, e foi tirado de mané por vigia de shopping e GCM.

    Isso me revolta……

    O Baygon, menos vai. Você não sabe nem o que tá falando….

    Tinha certeza que você não era policia. Boa sorte na carreira. Vc aprende. Fui

  109. ohhh BAYGON defensor de GCM da uma olhada o que eles faram com vc se for policial um dia !!! rs

  110. ohhh BAYGON defensor de GCM da uma olhada o que eles faram com vc se for policial um dia !!! rs

    IMAGINEM O DIA EM QUE ESSAS PESSOAS FOREM DE FATO POLICIAIS !!!!

  111. tirado

    vc ja ouviu falar m linguagem informal?? nao precisa corrigir minha gramatica acadepol ja preocupou com isso!
    e outra sou poliglota,eu te APAVORO em qq idioma!!! gostou desta giria??

    se vc eh valentao, entao vai ostentar sua arma la nas biqueiras da vida e aproveita e chama seu colega do shopping, nao tenho fascinio por armas nao! e daí isso me faz menos preciso ou contundente por isso???

  112. Junior :Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    Com todo respeito, mas vc não é autoridade Policial, vc é PM, não leva a mal amigo, mas isso também é usurpação de função pública.

  113. os caras sao uns coitados, que so se fodem, ta na cara q vao arrumar CRIACA, tem q ser inteligente e traquilo nesas horas, e ser super profissional sempre! afinal nao é porq serei policial q estou destinado a morte a alias nao minha religiao é so uma passagem!

  114. Oh Baygon, a Polícia precisa de policiais não de professor de Letras. E só pra terminar, sou um cara bem tranquilo, só quem me conhece sabe, sempre resolvo na conversa. Outra coisa ja prendi neguinho em biqueira, me vesti como nóia, o cara me serviu e o melhor,… só na chinela sem portar arma. Hj, depois de 12 anos nessa instituiçao falida não faço mais isso, cancei… nunca recebi um elogio, apenas do chefe claro, assim ele pode manter a cadeira dele. rs rs rs faz parte né. Abraços.

  115. por isso q digo, se seremos instruidos a agir em equipe, nao vejo nexo em estar armado sozinho com a familia ao lado, com sua experiencia vc deve estar cansado d saber q nao hora eh um pega pra capar, numa situaçao q alem d vc se encontram seus familiares a probabilidade d vc se der mal é mto grande! com familia nao se brinca, essa é minha opiniao, mas vale min ha familia do que realizar meu sonho, agora isso nao quer dizer q eu sou desqualificado para a profissao, entre outras qualidades q eu acho q tenho esta meu espirito de equipe e hermandade! algo q noto ser o seu combustivel agora! vc defende os seus! acho admiravel, mas as vezes temos admitir erros pra coorigir posteriormente, minha intençao em deixar minha opiniao e so com a finalidade de conscientizar meus futuros colegas! se é q posso fazer isso!!! rsrsrs e parabens pelo trabalho! isso ser é ser policia civil!!!!!!!!!!

    quero campana, quero biqueira, quero ladrao e metiroso na mi nha maooooo! toamara q eu tenha a frieza e coragem de vcs!
    se tiver erros, blz nao vo corrigir! rssr
    um fraterno abraço, e so minha opiniao ta!! nao so otario! rsrsr
    absss

  116. ENQUANTO ISSO, ACONTECE A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO NA CAPITAL PAULISTA.

    Os vereadores paulistanos aprovaram nesta quarta-feira (23) o reajuste de seus próprios salários, a criação do 13º salário para os próximos parlamentares e a abertura de cargos na Câmara e no Tribunal de Contas.

    A remuneração dos atuais vereadores vai de R$ 9.288 para R$ 11.393 (reajuste de 22,7%), retroativo a março deste ano. Já aqueles que assumirão em 2013 terão um salário mensal de R$ 15.031.

    Além do reajuste de 61,8% sobre os salários atuais, os vereadores eleitos no próximo ano passarão a ter o 13º salário, que hoje não existe.

    O projeto, que só tinha de passar por uma votação, precisa ser sancionado pelo presidente da Câmara, José Police Neto (PSD) –o que ocorrerá– para entrar em vigor.

    Além de salário, os vereadores têm direito a verbas extras para pagar assessores e gastos como telefone, combustível, gráfica e outros, benefícios que serão mantidos. Um parlamentar municipal hoje pode custar até R$ 110 mil mensalmente.

    Outros projetos, aprovados em primeira votação, precisam de nova discussão. Se aprovados nas duas votações, terão de ir à sanção do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

    Dois deles criam 39 cargos na Câmara e no Tribunal de Contas do Município, com salários que vão de R$ 4.060 a R$ 11.505.

    POLÊMICA

    Apenas um projeto que criava gastos gerou polêmica, mas foi aprovado por 29 votos a 8, em primeira votação. A proposta, do prefeito Gilberto Kassab (PSD), reajusta em até 236% os salários dos cargos de chefia comissionados, como secretários-adjuntos, subprefeitos e dirigentes de fundações e de autarquias.

    O PT criticou o fato de Kassab não dar reajuste igual aos servidores e de a Câmara tentar votar às pressas –a proposta foi enviada na semana passada. “O PT não aceita votar a toque de caixa”, disse Ítalo Cardoso, líder do partido.

    Vereadores próximos a Kassab, como Claudio Fonseca (PPS), que dirige sindicato de professores municipais, também se posicionaram contra o projeto.

  117. Tenho lá minhas dúvidas de realmente esse “Baygon” está apenas esperando para começar a cursar a começar a AcadePol. Não precisamos de mais lixo na Polícia e nem de “bundas-moles”. Se não quer trabalhar armado, vai passear com cachorrinho de madame, vai fazer culinária, hotelarismo, costura etc…. Quero ver a hora que voce passar por um “perrengue” na rua ou em qualquer outro lugar e não ter uma arma ao seu alcance, quero ver se o seu “dom” da oratória vai resolver. O “Baygon” vai procurar outra coisa para fazer, porque na POLÍCIA não tem lugar para você. Talvez realmente você seja poliglota, pois demonstrou “falar” muito bem o “malanês”.

  118. 23/11/2011 – 14h00
    SP cortou quase um terço dos gastos com segurança em 2010, diz ONG
    PUBLICIDADE
    MARIANA DESIDÉRIO
    DE SÃO PAULO

    Com um corte de R$ 2,7 bilhões, o Estado de São Paulo diminuiu em 27% seus gastos com segurança pública de 2009 para 2010. Foi o Estado que mais reduziu as despesas com segurança. As informações são da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresentou os dados de seu relatório anual nesta quarta-feira.

    São Paulo rebate dados de ONG sobre gastos com segurança

    Além dos gastos com segurança pública, foram compiladas informações como taxa de homicídios, ocorrências criminais, efetivos policiais e presos provisórios no país.

    A Secretaria de Segurança Pública do Estado nega que tenha havido queda e diz que os dados da ONG estão errados. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, o Estado gastou cerca de R$ 10,8 bilhões em segurança em 2010, e não R$ 7,3 bilhões, como diz a entidade. A ONG afirma que os dados foram repassados pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.

    Apesar da queda nos gastos, os dados do Fórum apontam que, no mesmo período, São Paulo teve queda de 5,65% na taxa de crimes violentos letais intencionais –que abrangem homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

    O segundo Estado que mais reduziu os gastos com segurança, segundo a ONG, foi o Rio Grande do Norte (queda de 8%). Diferente de São Paulo, o Estado teve aumento de 34% nos crimes violentos letais intencionais. Também tiveram queda nos gastos com segurança Amapá (-2,42%), Santa Catarina (-2,05%) e Mato Grosso do Sul (-1,14%).

    AUMENTO

    O Estado que mais aumentou seus gastos com segurança pública, entre 2009 e 2010, foi Sergipe, que elevou as despesas em 48%. O Estado teve aumento de 30,11% nos crimes violentos, segundo a ONG.

    Os gastos do Distrito Federal subiram 32%, e de Tocantins, 25%. A União também teve aumento significativo nas despesas com segurança pública, com 33%, e atingiu R$ 9,7 bilhões de gastos com o setor em 2010.

    O relatório também mostra que, proporcionalmente, Minas Gerais e Alagoas são os Estados que mais gastam com segurança –o setor respondeu por 13,4% dos gastos totais destes Estados em 2010. Distrito Federal, Piauí e São Paulo são os que menos gastam –2,3%, 5,2% e 5,5% dos gastos totais respectivamente.

    DADOS MENOS CONFIÁVEIS

    Alguns Estados têm baixa cobertura de dados sobre violência e por isso suas informações são menos confiáveis. Estão neste grupo Rio Grande do Norte, Amapá, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Roraima –Santa Catarina, por exemplo, apresentou apenas 31,7% dos dados.

    Além disso, a ONG destaca que muitos Estados, mesmo que apresentem as informações, têm dados pouco confiáveis. Por isso, as informações criminais foram separadas em três grupos, segundo a confiabilidade.

    No grupo 1, mais confiável, estão: Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

    No grupo 2, de confiabilidade média, estão Alagoas e Pernambuco. E no grupo 3, menos confiável, estão: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

    As estatísticas do relatório foram obtidas a partir do levantamento e cruzamento de dados coletados em órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretarias de Segurança dos Estados, SUS (Sistema Único de Saúde), entre outros.

    Gastos com Segurança Pública
    UF 2009 2010 Variação (%)
    Sergipe 475.423.754,64 705.346.013,34 48,36
    Distrito Federal 214.460.778,12 283.451.453,68 32,17
    Tocantins 339.417.325,64 425.457.355,16 25,35
    Rio Grande do Sul 2.194.108.378,75 2.625.354.406,68 19,65
    Pernambuco 1.366.551.692,98 1.594.131.173,86 16,65
    Paraná 1.201.863.636,73 1.399.063.475,49 16,41
    Maranhão 678.851.059,57 784.936.224,92 15,63
    Roraima 126.959.188,15 146.594.720,22 15,47
    Rondônia 566.115.588,61 634.200.262,45 12,03
    Piauí 264.975.406,90 292.002.220,20 10,2
    Amazonas 634.424.611,26 697.917.979,80 10,01
    Espírito Santo 699.767.868,66 768.751.861,48 9,86
    Pará 941.012.735,94 1.031.278.009,78 9,59
    Ceará 887.921.249,87 957.917.628,53 7,88
    Goiás 1.089.427.477,95 1.174.130.154,21 7,77
    Mato Grosso 857.495.404,81 915.993.100,82 6,82
    Rio de Janeiro 3.710.870.803,04 3.914.563.860,11 5,49
    Minas Gerais 5.619.757.915,36 5.910.294.064,20 5,17
    Alagoas 718.569.877,80 744.119.416,11 3,56
    Paraíba 562.554.659,07 576.647.165,11 2,51
    Bahia 1.953.116.459,91 1.962.468.345,87 0,48
    Acre 278.382.734,83 279.385.016,85 0,36
    Mato Grosso do Sul 644.870.906,20 637.523.717,75 -1,14
    Santa Catarina 1.380.671.230,68 1.352.343.569,14 -2,05
    Amapá 250.515.510,01 244.464.872,90 -2,42
    Rio Grande do Norte 566.275.098,61 521.111.782,56 -7,98
    São Paulo 10.117.372.430,07 7.323.458.381,45 -27,62
    União 7.286.639.000,00 9.728.282.480,80 33,51
    Total 45.628.372.784,16 47.631.188.713,47 4,39

  119. KKK ESSA É BOA POLICIA É POLICIA GUARDA E GUARDA GUARA MUNICIPAL TEM QUE ENTENDER QUE ELES SÃO GUARDAS SAO PAGO PARA VIGIAR O PATRIMONIO PUBLICO OS PREDIOS OS TIJOLOS DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS AGORA IR A UM SHOPING ABORDAR GENTE ARMADA DESSA FEZ ELES SE FUFU O CARA ERA POLICIA EU NÃO SOU POLICIA MAIS NUNCA VOU DEIXAR UM GUARDA ME REVISTAR ELE VAI CHAMAR A PM E PARA REVISTAR GUARDA MUNICIPAL É COMO VIVGILANTE DE CARRO FORTE OU VIGILANTE PATRIMONIAL SAO PAGOS PARA VIGIAR O PATRIMONIO DAS PREFEITURAS AONDE ESTA ESCRITO NA FARDA DELES POLICIA

  120. Policiais militares do Maranhão invadem Assembleia Legislativa
    Categoria decretou greve por tempo indeterminado na noite desta quarta-feira

    Wilson Lima, iG Maranhão | 23/11/2011 23:25
    Notícia anteriorPPS vai ao Supremo para impedir estatização da Fundação SarneyPróxima notíciaPoliciais militares do Maranhã invadem Assembleia Legislativa

    Texto:
    Cerca de mil policiais militares do Maranhão invadiram na noite desta quarta-feira a Assembleia Legislativa do Estado após a categoria decretar greve por tempo indeterminado.

    A ideia do movimento grevista é pressionar o governo do Estado a considerar um aumento salarial de 30%, entre outros benefícios.

    O clima é tenso e os policiais militares que aderiram ao movimento falam que se houver qualquer tentativa de tirá-los do edifício haverá confronto.

    Prevendo uma possível paralisação da categoria, a governadora Roseane Sarney já solicitou apoio da Força Nacional de Segurança.

    Os policiais que estão no local afirmaram que vão passar a madrugada no edifício e que estudam a possibilidade de invadir o plenário.

  121. TIRADO :EDUARDO, vc é uma besta. se o cidadao não fosse policial com certeza ninguem veria a arma do ladrao, ou vc acha que o mala vai ficar marcando bobeira como esse policia do shopping. E outra, com certeza a GCM nao iria abordar pq a bala ia comer solta o mala ia perceber e tchau.
    Agora com sua teoria idiota fico imaginando eu no shopping, inclusive fui hj ao Center Norte, ai alguem percebe um volume na minha camisa e falam para os seguranças: “olha acho que aquele cara ta armado” ai vem dois GCM me dao uma rasteira me algemam e me prendem em flagrante por porte de arma… KKKKK ve é uma anta mesmo. PRA ALGUEM SER PRESO EM FLAGRANTE TEM QUE ESTAR COMETENDO CRIME, LOGO, SE TEM ALGUEM ARMADO SÓ ESTARA COMETENDO CRIME, QUE É PERMANENTE DE PORTE ILEGAL DE ARMA, SE O CIDADÃO NÃO FOR POLICIAL, OU SE POLÍCIA, ESTIVER COM UMA ARMA SE AUTORIZAÇÃO PARA USA-LA, PERGUNTOOOOOOOO !!!!!!!COMO VC VAI SABER SE O CIDADAO QUE ESTA ARMADO OU SUPOSTAMENTE ESTA ARMADO É POLICIA OU LADRAO ???? ALGUEM DO POVO VAI ABORDAR ?? SEGURANÇA VAI ABORDAR ??? GCM ??? CET ???? O PESSOAL DA GOCIL ???? OUMOS GUARDAS DO METRO ????? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO É A POLÍCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA – ART, 144 CF

    Então?
    Você sabe ler?

  122. Ai TIRADO você continua sendo tirado se voc?ê e de Sorocaba me passa ai o DP e qua seu QRA que a gente troca idéia no miudinho se e que me entende?
    Não vi mal nenhum na ocorrência citada pelo senhor que ocorreu na cidade de Sorocaba onde os guardas abordaram o elemento suspeito de tráfico, com ele foi encontrada uma quantidade de entorpecente, sem falr que estava na porta de uma escola, comcerteza houve solicitação então não vejo nada demais no QRU.
    Agora observei que não só em sorocaba como em outros municípios a Guarda vem botando banca criaram uma equipe chamada ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), ai Constitucionalmente falando já acho exagero, sempre lembrando que minha mente e aberta ao novo, mais isso não está amparado por Lei, vi que em sorocaba tem uma equipe de ROMU e tem site Romusorocaba.com e pelas matéria que li estão trabalhando e conjunto com as demais forças policiais entendeu o Tirado, vieram pra somar não pra dividir.

  123. Acho que realmente as postagens não são de policiais porque ao menos sabem o que e PODER DE POLICIA, pois esse está inserido no CTN artigo 78, quer dizer estão confundindo atribuição com Poder de Policia, me responda ai Tirado você como policial tem algum poder?

  124. Bixigão :

    Junior :Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    Com todo respeito, mas vc não é autoridade Policial, vc é PM, não leva a mal amigo, mas isso também é usurpação de função pública.

    Em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.
    Se até Polícia qualificada por Militar (e prevista na CF) não é Polícia…
    Acho que nem a Federal é Polícia. Polícia mesmo é só a Polícia Civil do Estado de São Paulo.
    Que merda de sociedade!
    Aí, acaba-se com PM, com a GCM, ou acaba-se com a Civll e unifica-se a outras duas e fica-se refém de um único grupo…
    Talvez os políticos tenham razão.

  125. RAFAEL, pelo jeito vc deve ser GUARDA CIVIL MUNICIPAL. Muito bom, passou no concurso ta empregado, ótimo. Agora quero ver vc me abordar na rua e querer me revistar “para aí GCM !!! mão na cabeça ou na lata, na parede, sei la… com certeza vc ia se foder. pq VC NÃO É POLÍCIA PARA SAIR POR AI ABORDANDO OS OUTROS !!! ENTENDEU. Vai fazer concurso pra PM ou CIVIL ou FEDERAL.

  126. Romu Sto André: http://www.youtube.com/watch?v=bwF9XQFT6YA

    Romu Cotia: http://www.youtube.com/watch?v=6r-DNYNSKA8

    Romu São Caetano: http://youtu.be/uGoGT7wAYf
    http://www.youtube.com/watch?v=_vg1iH6VZUQ

    Romu Cosmopolis: http://youtu.be/gVcUdQluF6c
    Essa tem caveira na porta e tudo e o BOPE!!!

    Romep Americana: http://www.youtube.com/watch?v=6pQU7sTZd8w

    Essa são algumas equipes que encontrei então e realmente uma nova policia surgindo com toda certeza, pra mim que apareça cem mil policias não me preocupo.

  127. Se eu fosse guarda civil tirado não me importaria pois não sou louco pesar da policia deixar alguns ainda não faço parte sessa estatistica entendeu belo apenas estou falando que os caras estão ai e existem e na sua cidade eles estão botando pra quebrar, isso e fato se você quiser passo o identificador e a gente troca uma ideia via falcão.

  128. Desculpe alguns erros de portuga e que o teclado esta ruim, um grande abraço fraternal a todos!!!!

  129. RAFAEL, outra coisa. Não sou de Sorocaba, cidade boa, tive namorada ai, muitas gatinhas, mas sempre passo por aí, agora vou ir com mais frequencia, quero ver qual GCM tem peito de abordar veículo e mandar descer, quero ver GCM dando geral em um cidadão que sabe dos seus direitos, ate pq, dar geral em favelado é facil, pra eles PM, PC e GCM são todos iguias, agora com cidadão um pouquinho esclarecido vcs se ferram grandão. Não é vaidade não, me identifico a qualquer hora desde que a situação exigir.
    Pra fechar, abrir o post da ROMU, se a GCM deu essas canas na legalidade, Parabens, mostram competencia.

  130. Que competência Tirado você está caindo em contradição parceiro, GCM não pode abordar, você citou na matéria acima nessa mesma cidade que fui procurar o QRU que você passou também não sou de Sorocaba acho a cidade linda quem sabe um dia ainda mora lá, mais por enquanto está fora do meu padrão, mais não e esse o caso. você perguntou do QRU eu tem perguntei você como policial tem algum poder?
    e você não respondeu se quiser paço o nextel ai a gente troca uma idéia, como te disse não sou Golf e se fosse não teria problema algum!!!!

  131. Baygon..SEU BUNDA MOLE , TÁ NA PROFISSAO ERRADA, SE NAO GOSTA DE ARMA , DE ZICA E TEM MEDO DE TOMAR TIRO, SAI ANTES QUE VIRE MAIS UM MAÇANETA!!!

  132. Vi o site da Romu realmente tem várias prisões, diversas parcerias, realmente concordo com a colocação do Rafael não temos que temer o novo, mais como disse váios colegas cada um no seu quadrado só acrescento uma coisa mais todos de mãos dadas, um correndo pelo outro ai sim seria relamente uma parceria total e perfeita sem ego, sem vaidade mais isso e utopia pois dentro da mesma corporação um se acha mais do que o outro, isso e inerente ao ser humano, somos recheados de vaidade e ego o poder do mando e inerente a nós, então quanto mais concorrência tiver melhor pra população, pois cada um vai querer fazer mais do que a outra organização colocando os malas atrás das grades, ai os CDPs da vida enchem os juízes mandam soltam com beneficios e prendemos novamente e continua esse circulo vicioso.

  133. Bixigão :

    Junior :Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    Com todo respeito, mas vc não é autoridade Policial, vc é PM, não leva a mal amigo, mas isso também é usurpação de função pública.

    Meu filho, em uma abordagem da ROTA, no momento certo, na hora certa, e no lugar incerto, discuti quem é a autoridade ai sim se você provar que é você, lhe mando flores, esta besteira é só dentro de Shopping Center KKKKKKKK

  134. Ministério Publico do Ceara Impetra Ação Direta de Inconstitucionalidade Contra a Guarda Municipal de Fortaleza

    01 de Agosto de 2011, Segunda – Feira, Estado do Ceara, o Ministério Publico Estadual Cearense, ingressou com, ação contra a Guarda Municipal de Fortaleza. Motivos:

    1. A Guarda Municipal de Fortaleza estaria exercendo atividades não abrangidas pelo rol de atribuições previsto no §8 do Artigo 144 da Constituição da Republica Federativa do Brasil, ou seja, a proteção de seus:

    1.1 Bens;

    1.2 Serviços;

    1.3 E Instalações;

    2. O Ministério Público impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a legalidade das normas que regem a instituição da Guarda Municipal de Fortaleza.

    João Alfredo, vereador pelo Psol e professores motivaram o ingresso da ação devido aos fatos ocorridos no dia 7 de junho de 2011, dia em que Professores se manifestavam pacificamente contra uma lei que viria a regulamentar o reajuste salarial da classe docente, porem houve intervenção da Guarda Municipal no protesto e uso de Gás Lacrimogênio e/ou de Pimenta. O Ministério Publico do Estado do Ceara, também teria recebido denuncias, de que Guardas Municipais de Fortaleza teriam agredido estudantes em festas do ultimo Réveillon Segundo o site da Guarda Municipal, a responsabilidade da corporação é garantir preservação de patrimônio público e segurança de autoridades.

    No Estado do Ceara o Ministério Público representado na pessoa do Sr. Promotor de Justiça Ricardo de Lima Rocha, vislumbrou Ilegalidade na atuação da Guarda Municipal da Cidade de Fortaleza, considerou ainda o ilustre promotor que os Guardas Municipais e a instituição Guarda Municipal daquela cidade podem vir a serem responsabilizados criminalmente, caso se comprove a existência de lesões corporais nas vitimas da ação do grupo de guardas municipais. Reivindicando melhores salários professores realizaram uma manifestação pacifica. Contudo os professores bloquearam a via pública e impediram a entrada dos vereadores na câmara municipal de Fortaleza, neste momento conflitaram os manifestantes com o Direito de Ir e Vir dos vereadores. Normalmente em manifestações de caráter reivindicatório os manifestantes buscam formas de chamar a atenção do Estado e Sociedade, nesse passo ocorre o bloqueio de vias públicas e havendo alguém que se julgue prejudicado e acione o órgão responsável por manter a Ordem Pública e a Paz Social que é a Polícia Militar de cada Estado, esta designara uma equipe Policial Militar, para ir até o local, ver o que esta acontecendo, fazer uma analise prévia do momento e informar aos superiores detalhadamente sobre a situação, e sucessivamente, caso necessário, deslocarão até o local superiores para analisar e desenvolver as necessárias ações de Polícia Administrativa, para manter a Ordem Pública e a Paz Social, função precípua e exclusiva das Policias Militares.

    Fonte – Fonte

    Ministerio Publico Adverte Quanto a Competencia da Guarda Municipal

    Quem Chamou…

    08 de Junho de 2011, Quarta – Feira, A instituição Guarda Municipal de Fortaleza no Estado do Ceara informou que foi solicitada pela presidência da câmara municipal para administrar a manifestação e que os equipamentos foram recomendados pelo Ministério da Justiça e autorizados pelo Ministério da Defesa.

    Analisemos:

    Quem Chamou ?: Irrelevante, cabe ao profissional saber de suas limitações legais bem como a de seu órgão, no caso em analise a guarda municipal deveria ter acionado a Polícia Militar, para administrar a situação.

    Os Equipamentos São Recomendados Pelo Ministério da Justiça: Os equipamentos de baixa letalidade, ou seja, equipamentos que se bem utilizados machucam porem não matam são recomendados em qualquer conflito com seres humanos a regra é preservar a vida de qualquer pessoa inclusive a da pessoa que esta em conflito com a lei. Contudo se os equipamentos podiam ser usados naquela situação, naquele caso especifico e por aqueles servidores civis municipais, há que se analisar e a prévia analise que deveria ter sido feita pelos próprios funcionários públicos, ou seja, o auto questionamento, posso ? ou não posso ? não foi feito, assim sendo o Fiscal da Lei que é o Promotor de Justiça, analisou que não podia…

    Os Equipamentos São Autorizados Pelo Ministério da Defesa: A questão é se podia ter utilizado e não se está autorizado a possuir… ou seja, a principio a aquisição de material guerra química, controle de distúrbio civil é possível pelas guardas municipais, quando, como e onde podem ser utilizados é outra questão

    Ministério Público Fiscal da Lei e Guardião da Sociedade

    Esclareceu o Sr. Promotor de Justiça, Ricardo de Lima Rocha que: _ “A guarda municipal exerceu um papel que seria de responsabilidade da Polícia Militar, ela jamais poderia intervir em manifestações públicas para dispersar gente”.

    Cidade de Fortaleza no Estado do Ceara

    Guarda Municipal: “um instrumento de segurança urbana e difusão de cidadania, com a missão de proteção preventiva e ostensiva dos bens públicos municipais, do patrimônio histórico do município e da segurança de autoridades”.

  135. Em todas as horas tem de haver bom senso e profissionalismo de todos os lados. A GCM, com poderes ou não, É MAIS UMA FORÇA NO COMBATE A CRIMINALIDADE, QUE PODE PERFEITAMENTE APOIAR OUTRAS CORPORAÇÕES. Portanto, bom senso e educação sempre quando um membro de uma corporação sofrer abordagem de outra, ambos devem respeitar-se, não custa nada, evita essas picuinhas bestas cheia de vaidades. Quando se precisa de apoio e na hora H aparece um PM, PC, Federal ou GCM, não importa qual seja, ótimo. Fuiiiiii………………

  136. ai tirado impetrar ações só em Smapa amigo foram mas vinte mil não dá em nada concordo com você no quesito do artifo 144 paragrafo oitavo, agora eles estão inseridos no mesmo paragrafo que todos os orgão policiais e alguns juízes entendem de forma bem abrangente bens, i vai longe até rios são bens dos municípos, vamos ver o que vai dar essa ação?

  137. RAFAEL… tenho o poder de polícia judiciaria que a administração publica me concedeu na minha posse como PC, claro, que tenho que agir sempre dentro da lei, seja em uma abordagem prisão ou busca domiciliar. E como PC tenho que seguir a Lei Organica da PC para não cometer transgressoes disciplinares.

    PODER DE POLÌCIA – Ta na duvida, LEIA:

    DIFERENÇA ENTRE POLÍCIA ADMINISTRATIVA E A POLÍCIA JUDICIÁRIA

    Vários doutrinadores têm uma linha de raciocínio diferente para se diferenciar poder de polícia administrativa do poder de polícia judiciária. Vejamos o pensamento de alguns deles:

    A linha de diferenciação está na ocorrência ou não de ilícito penal. Com efeito, quando atua na área do ilícito puramente administrativo (preventiva ou repressivamente), a polícia é administrativa. Quando o ilícito penal é praticado, é a policia judiciária que age (LAZZARINI, RJTJ-SP, v.98:20-25, apud DI PIETRO, 2002, P. 112).

    O que efetivamente aparta Polícia Administrativa de Polícia Judiciária é que a primeira se predispõe unicamente a impedir ou paralisar atividades anti-sociais enquanto a segunda se pré-ordena a responsabilização dos violadores da ordem jurídica (MELO, 1999. P. 359).

    Diferenciam-se ainda ambas as polícias pelo fato de que o ato fundado na polícia administrativa exaure-se nele mesmo. Dada uma injunção, ou emanada uma autorização, encontra-se justificados os respectivos atos, não precisando ir buscar o seu fundamento em nenhum ato futuro. A polícia judiciária busca seu assento em razões estranhas ao próprio ato que pratica. A perquirição de um dado acontecimento só se justifica pela intenção de futuramente submetê-lo ao Poder Judiciário. Desaparecida esta circunstância, esvazia-se igualmente a competência para a pratica do ato (BASTOS, 2000, p. 153).

    A polícia administrativa ou poder de polícia é inerente e se difunde por toda a Administração; a polícia judiciária concentra-se em determinados órgãos, por exemplo, Secretaria Estadual de Segurança Pública, em cuja estrutura se insere, de regra, a polícia civil e a polícia militar (MEIRELLES, 1994, p.115).

    A polícia administrativa ou poder de polícia restringe o exercício de atividades licitas, reconhecidas pelo ordenamento como direitos dos particulares, isolados ou em grupo. Diversamente, a polícia judiciária visa a impedir o exercício de atividades ilícitas, vedadas pelo ordenamento; a polícia judiciária auxilia o Estado e o Poder Judiciário na prevenção e repressão de delitos (MEDAUAR, 2000, p.392).

    Observamos que não se pode diferenciar o poder de polícia administrativa do poder de polícia judiciária, somente pelo caráter preventivo da primeira e pelo caráter repressivo da segunda, pois tanto a polícia administrativa como a polícia judiciária, possui características do caráter preventivo e repressivo, mesmo que de forma implícita.

    A melhor maneira de diferenciar o poder de polícia administrativa do poder de polícia judiciária seria analisar se houve o ilícito penal (a polícia responsável é a judiciária), ou se a ação fere somente questões administrativas que buscam o bem coletivo (a polícia responsável é a administrativa).

    FONTE:

    SILVA, Flávia Martins André da. O Poder de Polícia. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 4, no 176. Disponível em: Acesso em: 24 nov. 2011.

  138. Acho que essa ADIN não vai dar em nada bem como o fato com nosso amigo e os GCMs também não vai dar em nada e só bizu.Sem falar que Santa catarina toda semana impetrava ações de ADIN nenhuma deu em nada.

  139. Calma não precisava recorrer ao ctrl c e ctrl v, erá só me dizer em como policial não tenho poder nenhum só detenho esse poder porque o Estado me concedeuu para agir na forma que a lei estabelece, mais nada.
    pecebeu que nem a PM pode abordar a não ser que tenha fundada suspeita só a gente então????????????

  140. Chega, vou dormir, e não quero mais falar nesse assunto, ja encheu. A unica mensagem que deixo é: Temos que todos nos unir contra a criminalidade, porem, CADA UM NO SEU QUADRADO.

    Abraços a GCM, PM e PC que são os que se fodem e ganham menos, aos FEDERAIS apenas boa noite, afinal ganham bem e nunca se ferram. RS

  141. Pra terminar RAFAEL, tive aula com um Delegado na academia de Polícia, do Deinter 6 Santos, e ele me explicou bem a fundada suspeita, é complicado, e as vezes podemos até parecer preconceituosos, isso se for na periferia, agora na cidade já complica, mas sempre ha uma saída e bom senso. Ja to vacinado… hehehe

  142. E tirado você chegou na mesma conclusão que cheguei também a gente e linha de frente e se fodemos igual, a única policia de verdade no Brasil que não e meia policia e a policia federal.As demais instituições tem que icar cada um no seu quadrado mais repito dando sempre as mãos pra não ficar brecha.

  143. Por isso que PM será sempre humilhada pela P.C , agora que era hora de fuder com os papa charlies que eles tanto odeiam ,eles vão e encaminham os coitados dos GCMS (que estavam com toda razão ,afinal ta armado e não identificado é bandido na minha opiniao) para o D.P ….ai.ai.ai.. e o pior é que só fizeram isso pelo simples motivo : = Eles odeiam os GCM´S pois alegam que eles usurpam suas funcoes de ostensivo e tem medo de perder o emprego deles pros guardas ,pelo menos é o que parece né..
    RESUMO da historia = O P.C chegou em casa e comentou com aquela mulher BARRAQUEIRA dele que ficou falando “TO FILMANDO ELE TE AGREDINDO AMOR” ,ao invés de dizer: “ELES TÃO SÓ FAZENDO O TRABALHO DELES SE IDENTIFIQUE LOGO AMOR”. .Comentou com ela asssim: “ainda bem que aqueles COXINHAS DO CARALHO chegaram e prenderam aqueles robozinhos playmobil”.

  144. Se tivessem estudado seriam POLICIAIS FEDERAIS (ESTA SIM POLICIA DE VERDADE) e nao pm coxa ,civil faz nada, e guarda chuta pombo.
    GCM, PM E PC = NUNCA SERÃO (Políciais de verdade)

  145. P.FEDERAL :
    Se tivessem estudado seriam POLICIAIS FEDERAIS (ESTA SIM POLICIA DE VERDADE) e nao pm coxa ,civil faz nada, e guarda chuta pombo.
    GCM, PM E PC = NUNCA SERÃO (Políciais de verdade)

    Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Meu querido! Não quero ser arrogante, mas suas palavras são extremamente ofensivas e discriminadoras, porém, devo alertá-lo e lembrá-lo que se não fosse a Polícia Civil de São Paulo e, seus arquivos do antigo DOP’S e, seus “Modus Operandi”, a Polícia Federal infelizmente não existiria.

    Devo lembrá-lo inclusive, que por muitos anos, todo o efetivo da Polícia Federal, inclusive o seu Superintendente, foi da Polícia Civil de São Paulo, onde alguns tiveram a possibilidade de, à época, após a implantação e efetiva concretização do Departamento, prestar concurso público e por lá ficarem e, outros resolveram por retornarem a sua Unidade de origem.

    Hoje sem dúvidas, caso estes Policiais que retornaram estivessem na Polícia Federal, com certeza já estariam aposentados ou em via de aposentadoria.

    Mas devo lembrá-lo também que estabilidade e conforto no que tange a salários na Polícia Federal, deve-se exclusivamente ao Governo do PT, que durante este Mandato soube realmente valorizar o profissional, ao contrário de outros seguiram pelo caminho contrário e sucatearam as Instituições ou aquilatou erroneamente alguns setores.

    Mas quero simplesmente dizer que rezo para o Povo Brasileiro realmente acordar deste berço esplêndido e começar a enxergar quem de fato merece credibilidade.

    Caronte.

  146. Se o fato ocorreu como o Junior descreveu, o colega policial civil está pleno de razão, então no fato em concreto, os segurança também deveriam ser autuados em flagrante ! Parabens ao colega! Afinal ele se identificou,não é obrigado a dar sua funcional e arma para ninguem,a não ser ao seu superior hierarquico,segundo os ditames legais.

  147. PQP, pirril querendo brincar de polícia já é do c*.

    Pirril querendo botar banca em POLÍCIA é o fim.

    De minha parte, sei bem como inseri-los no mandamus constitucional que lhes cabe.

    A POLÍCIA que não tome os devidos cuidados, que esses pulhas logo farão o possível para entrar pela porta de trás, apoiados pelos Prefeitos Municipais que anseiam de longa data ter uma mílicia particular à seu comando.

  148. Publicado no D.O.E, Executivo II, nesta data as listagens para promoção de acordo com o Art. 22 da LC 1151/11
    CARCEREIROS – fls. 13
    AGENTES DE TELECOMINICAÇÕES – fls. 13/14
    PAPILOSCOPISTAS – fls. 14
    AGENTES POLICIAIS – fls. 14
    ** As listagens estão por ordem de tempo de efetivo exercício nas correspondentes carreiras. Tem apenas cinco dias para entrarem com recurso, aqueles que já completaram 25 anos de efetivo exercício na carreira e ainda estão situados na 2a. Classe e para aqueles que já completaram 15 anos (5475 dias) e ainda se situam na 3a. Classe e não têm o nome nas respectivas listagens do Conselho da Polícia Civil.

  149. Pelo amor de Deus, a PC está mudada mesmo heim.
    Vendo os comentários daqui a pouco o “Jão da Esquina” vai abordar e revistar UM PM OU UM PC.
    O policial agiu certo sim, Guarda não é polícia, se deixar vai ficar abordando todo mundo.
    Eu queria ver se fosse um Juiz ou um Promotor qual seria a reação, como é polícia todo mundo desce o pau mesmo.
    Pessoal vamos nos unir, não precisamos disso.

  150. nao vamos dar ouvidos a um reles imbecil que nem da PF faz parte…o cara so esta querento encher o saco..

  151. outro colega disse a mesma coisa,mas vou reforcar: Temos aqui a turminha do “o que custava se identificar”:
    a) nao custava nada se identificar: PARA QUEM TEM LEGITIMIDADE E PODER DE POLICIA. O PC se identificou,mas nao ‘e obrigado a dar o documento para o imbecil analisar;
    b)o que custava a escriva do 25DP deixar os delegados arrancarem a calcinha dela?
    c) o que custa deixar a corregedoria invadir a sua casa sem mandado? afinal,quem nao deve nao teme..
    d) o que custa ficar travado na porta giratoria do banco ate o gerente DECIDIR se vc pode ou nao entrar( sendo que trata-se de prerrogativa do policial entrar armado em qualquer lugar)
    e) o que custa deixar a sua arma com seguranca?: e se a arma depois sumir PAU NO SEU CU,que a corregedoria vai perguntar se vc ‘e idiota ou nao conhece seus direitos,

    nao custa nada…

  152. E Cada Uma :
    Só tenho um comentário a fazer, ele queria platéia e alvoroço, conseguiu, simples. Vamos aos fatos:
    1ª Oportunidade – Seguranças do Shopping solicitaram a identificação do mesmo, deve-se portar com urbanidade e dizer: “Fala companheiros, sou papa charlie, tá tranquilo? Estão precisando de algo? Estamos por aí, qualquer coisa…”
    Mas, preferiu não se identificar, causando, assim, animosidade desnecessária.
    2ª Oportunidade – GCM’s abordaram e solicitaram identificação, da mesma maneira, deve-se portar com urbanidade, ainda mais tratando-se de funcionários públicos representantes, até onde entendo, da administração pública municipal: “Fala rapaziada, sou papa charlie, tranquilo? precisando, estamos aí…”
    Contrariando as boas maneiras e a consideração que devemos ter uns pelos outros – até porque se a família dele estivesse correndo risco de morte, seriam os GCM’s os primeiros a chegarem, como o foram com a abordagem dele – ele resolveu que não iria mostrar.
    Com a chegada da PM, o papa charlie pensou: “Agora fudeu, tenho que deixar meu orgulho de lado, porque se eu não mostrar nada, serão 2 GCM’s e 2 PMs pra me levar, bom, nesse caso, mostro, EDUCADAMENTE, pros PMs e fica todo mundo contra os segurança do Shopping e os GCM, e procedeu dessa forma.
    Uma palavra para descrever tudo isso: “Lamentável”, porque se fosse algo mais sério, a família dele estivesse no Shopping e um homem armado andando pelo Shopping na iminência de matá-las, certamente não escolheria cor de farda, implorava que qualquer um impedisse tal crueldade.
    Se ele tivesse mostrado a identificação logo no início, aos seguranças do Shopping, nada disso teria acontecido, e ele estaria passeando com sua família tranquilamente, no Direito, chamamos isso de Fato Exclusivo da Vítima, ele não pode alegar constrangimento ilegal, pois foi ele que deu causa ao constrangimento.
    Outro detalhe, sou muito franco, isso não é típico de PC e de PM, muitos agentes de segurança pública tem um certo “orgulho besta”, e, nessa lista, incluem os GCM’s, Agentes penitenciários, avps e etc…
    E O CRIME CADA VEZ MAIS ORGANIZADO!

    É isso aí, tem muito policial que se acha o REI DA COCADA PRETA, na cidade onde trabalho, perdemos a cortesia de almoço na faixa em uma indústria, por conta de um imbecil que quando na recepção da indútria estava e lhe foi solicitado pelo recepcionista a carteira funcional, o REI DE MERDA PRETA, respondeu: SOU POLÍCIA SEU ZÉ MANÉ.

  153. Sobre essa coisa de guarda municipal pedir documentos não vou dar opinião.
    Mas guarda municipal ou metropolitano ou o c.. das calças não são policiais.
    São guardas patrimoniais, e inexistem constitucionalmente!
    Aliás em São paulo e Praia Grande andam armados e logo logo vem merda aí!
    Nossos queridos dirigentes criaram um monstro que lhos serve, aliás mais um como a mega!
    Depois não diga que não avisei!

  154. Escriper, com todo respeito a V.Sa, respeito sua opiniao, mas realmente nao concordo. O PC mostrou sua funcional, mas os SEGURANCAS DE MERDA queriam meter a PATA no documento dele(sendo que no minimo eles sequer conhecem uma funcional de perto para saberem se ‘e autenta ou nao). GCM tambem nao pode abordar ninguem,salvo flagrante. Coloque-se na seguinte posicao: Tente vc(policial civil),abordar um diplomata. Ele vai cuspir na sua cara e nao vai dar nada. Sabe pq? Pq vc nao tem legitimade para isso! Exija a funcional de um juiz. Ele vai mandar vc a merda (salvo algumas excecoes). Pq? pq vc nao tem legitimidade para isso. Tenta abrir a pasta de um advogado(por mais PORTA DE CADEIA QUE SEJA),que vc vai ver a quizumba que ele vai arrumar. PQ VC ENTAO TEM QUE SUBMETER A SER ABORDADO,REVISTADO E O ESCAMBAU POR QUEM NAO TEM DEVER DE OFICIO ?? Concordo com vc,quando diz que tem policiais FOLGADOS,que adoram exibir arma e maltratar os outros. mas realmente acredito que neste caso nao foi assim. Ja houve vez em restaurante que senti vergonha de saberem que sou policial. 2 PC encheram o caneco e depois queriam pagar o valor que eles ACHAVAM que tinham que pagar. O dono ja ia chamar a Corregedoria,e eles iriam tomar bem no cu. Levantei da minha mesa(maldita hora que fiz isso),e falei para eles(educadamente),para nao agirem daquela forma,que iria sobrar. RESPOSTA: EU ME GARANTO,SE VC ‘E TROUXA E PAGA O PRECO QUE O COMERCIANTE QUER PROBLEMA SEU. COMIGO O BURACO ‘E MAIS EMBAIXO. Virei as costas e pensei..FODA-SE. Chegou a PM,os PC estavam chapados, e acionaram o DOP. Pronto. Sindicancia e PA. Tem aqueles que merecem mesmo se foder de verde e amarelo,mas no caso em questao,creio simplesmente que a arma apareceu pq a camisa subiu um pouco ou coisa parecida. So quem tem aquela baita barrigona,que a banha cai por cima da arma nao esta sujeito a isso. Ai tem o outro tipo de colega que diz: o que ele tinha que estar armado no shopping com a familia? resposta: PQ ELE ESTAVA COM A FAMILIA ORAS. tambem depende do QUANTO e COMO vc trabalha. Se o PC for macaneta ou nao queimar a cara com vagabundo,ate pode se dar ao luxo de nao portar arma. Mas um policial OPERACIONAL deixar a arma em casa trata-se de tentativa de suicidio! Pensou cruzar com um cara que vc prendeu e o mala tentar de catar no estacionamento?? sei la..cada um cada um..mas eu nao largo a arma nem para ir CAGAR.

  155. É A FOGUEIRA DAS VAIDADES. ME CUSTA ACREDITAR QUE ALGUNS QUE AQUI POSTAM EXERCEM A CARREIRA POLICIAL. O TAL BAYGON DIZ QUE NÃO É POLICIAL AINDA , POIS VAI FAZER ACADEPOL, MAS PELO DISCURSO PARECE QUE CONHECE UM POUCO DA ROTINA POLICIAL E SOMANDO INFORMAÇÕES PODEMOS CONCLUIR QUE O BAYGON É UM BELO DUM “BAYGANSO”. UM ABRAÇO AOS VERDADEIROS POLICIAIS.

  156. TIRADO :
    Ohhh BAygon não fala bosta. Desde quando polícia leva arma pra passear. ele estva armado pq é polícial e a lei o autoriza, ainda mais em São Paulo que polícia nao pode vacilar, pelo jeito nem polícia vc é ne. Otario

    ERRADO..: A lei não autoriza o PC andar armado fora do horário de serviço…ELE ESTÁ OBRIGADO A PORTAR ARMA DE FOGO, POIS ESTÁ PERMANENTEMENTE EM SERVIÇO.

  157. EXISTEM ALGUNS POLICIAIS, SEJAM CIVIS, FEDERAIS OU MILITARES QUE ACHAM OU TEM CERTEZA DE QUE SÃO SUPERIORES A TODAS AS OUTRAS PESSOAS E POR ISSO HUMILHAM, MALTRATAM, ETC. EU QUE SOU POLICIAL CIVIL JÁ FUI MALTRATADO POR OUTRO POLICIAL CIVIL, CARA!! . IMAGINEM VOCÊS O QUE ESSE TIPO DE POLICIAL PODE FAZER COM ALGUM PARENTE SEU, SE O MESMO AGE DE IGNORÂNCIA COM O PRÓPRIO COLEGA. EXISTEM MUITOS ASSIM E, INFELIZMENTE PARECE QUE A EXCEÇÃO ESTÁ SE TORNADO REGRA. DESMOTIVAÇÃO NÃO EXPLICA TUDO E EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO.

  158. Identificar depende sempre da ocasião. Outro dia fui fazer intimações a donos de empresa, deixei a viatura do outro lado da rua para não atrapalhar o transito, na portaria o guardunha pediu para eu me identificar haja vista ele nao viu a viatura, nao tive problema nehum saquei a mentirosa e mostrei, agora o policia ta passenado no shop’s ai vem um segurançafazer abordagem vai pra PQP.

  159. Exemplo, veja como deve ser.
    Estava em um mercado e um amigo trabalha lá, só que ele demorou pra descer e fiquei ali panguando pra -la e pra cá, logo, os seguranças ficaram ligeiros com minha presença, percebi logo, só pelo olhar, não me senti constrangido até pq estava mesmo em atitude suspeita, se olharam com atenção devem ter percebido um pequeno volume na minha cintura, mas, como manda o figurino, não estava comentendo nenhum crime e fizeram o certo em nenhum momento me abordaram apenas ficaram na observação discreta, logico que eu como policial percebi esta observação, ai chegou o amigo e desencanaram. Viu é facil, é so ter profissionalismo.

  160. Parabéns ao Policial Civil, se todos tivessem a mesma postura dele, as GCMs estariam fazendo apenas o que lhes compete,e não pagando de polícia por aí.

  161. OS GCMs FAZ MULTAS DE TRANSITO, ISSO É UM PROBLEMA SÉRIO TAMBÉM. EU JÁ TOMEI DUAS MULTAS DE TRANSITO APLICADAS POR GCMs, RECORRI E NADA ADIANTOU.

  162. O DIA QUE A GCM ESTIVER EM PATRULHAMENTO SE DEPARAR COM UM POLICIAL FERIDO EM TIROTEIO E ELE PEDIR SOCORRO ENTÃO OS GUARDAS LIGA PARA O 190 E PEDE PARA UMA VTR DA POLICIA SOCORRER ,MAS SE ESTIVER MUITO GRAVE E NÃO DER TEMPO DE LIGAR PARA 190 OU VTR NÃO CHEGAR A TEMPO PACIÊNCIA? GUARDA NÃO É MÉDICO TÃO POUCO A VTR NÃO É SAMU?DEIXA O INFELIZ SE ESTREBUCHAR ATÉ A MORTE SO NÃO ESPERO QUE SEJA O POLICIAL IGUINORANTE LA DO SHOPPING BOA VISTA SE FOR ELE PASSA EM CIMA DELE???

  163. Numa certa oportunidade, na cidade de Cotia, uma PM foi abordada por bandidos, que a colocaram na situação de ”sequestro relâmpago”; quando daí, tomaram conhecimento que a mesma se tratava de policial, então decidiram levá-la a um local ermo, do qual seria executada. Uma vtr da Gcm de Cotia, que pelo local passava, percebeu o que ocorrera, abordou os bandidos, prendeu-os e salvou a vida desta policial militar.
    Conclusão: perguntem a esta PM se ela achou ruim ou acusou os gcms de usurpação de função pública.
    Antes de qualquer coisa, não sou gcm, sou pc.
    Devemos todos correr juntos, pois já precisei do apoio da gcm.

    Não estou colocando em pauta o ocorrido no shopping, somente a importância das guardas no quesito segurança pública.

  164. A/C PINTO MAIS DURO AINDA——-COMO DIZ UM COMENTÁRIO ACIMA, VAI ESTUDAR SEU LIXO E TENTA UM DIA ENTRAR PARA PF AO INVÉS DE FICAR AI SE LAMENTANDO E ACHANDO UM ABSURDO O GCM PEDIR A FUNCIONAL NA MÃO …NO MÍNIMO OU VC JÁ APANHOU DE UM GCM QUE TE PEGOU FUMANDO MACONHA NA PRAÇA OU PEGOU TUA MULHER NA CAMA ENGATADA NUM GUARDINHA (pode ser que o robozinho nao tenha um “pinto” estadual mas tenha uma “kassapinto” municipal maior q o teu) SÓ TEM ESTAS DUAS OPCOES PRA VC.
    OBS:O PIOR É QUE SEU COLEGUINHA DO SHOPP DE SANTO AMARO TEVE QUE ABAIXAR A CABEÇA PROS COXINHAS E SE IDENTIFICAR PRONTAMENTE SENAO……..A GENTE JÁ SABE O FINAL NÉ.RSS….

  165. CARONTE – peço desculpas se meu comentário foi de palavras extremamente ofensivas e discriminadoras como mencionou, porém foi a forma de dizer a voces servidores estaduais e municipais da seguranca publica que se UNAM ou então nunca terão a valorizacao que nós da PF temos e muito menos o salário que temos ,que aliás tb nao é mil maravilhas se comparados a outros cargos federais, e tb sei muito bem que o foi graças ao PT que somos o que somos hoje.
    Mais uma vez digo que a populacao em geral vêem vcs charlies ,mikes e golf´s como um lixo, sei que realmente vcs trabalham e muito porém qdo ficam querendo se matar entre voces mesmos pensem :que a CORDA SEMPRE ESTOURA DO LADO MAIS FRACO, entao melhor voces unidos do que se degladiando.

  166. silva :
    Parabéns ao Policial Civil, se todos tivessem a mesma postura dele, as GCMs estariam fazendo apenas o que lhes compete,e não pagando de polícia por aí.

    Então, vamos fazer o caminho inverso. Está todo mundo falando em usurpação de função prevista na Constituição…
    Por qual motivo um individuo (sem antecedentes, sem que seja investigado em I.P ou outro procedimento e sem qualquer tipo ordem judicial contra ele) e que esteja andando pela rua é obrigado a identificar-se e submeter a revista por um policial civil e não somente ao policial militar?

  167. Eduardo :

    silva :
    Parabéns ao Policial Civil, se todos tivessem a mesma postura dele, as GCMs estariam fazendo apenas o que lhes compete,e não pagando de polícia por aí.

    Então, vamos fazer o caminho inverso. Está todo mundo falando em usurpação de função prevista na Constituição…
    Por qual motivo um individuo (sem antecedentes, sem que seja investigado em I.P ou outro procedimento e sem qualquer tipo ordem judicial contra ele) e que esteja andando pela rua é obrigado a identificar-se e submeter a revista por um policial civil e não somente ao policial militar?

    Então, vamos fazer o caminho inverso. Está todo mundo falando em usurpação de função prevista na Constituição…
    Por qual motivo um individuo (sem antecedentes, sem que seja investigado em I.P ou outro procedimento e sem qualquer tipo ordem judicial contra ele) e que esteja andando pela rua é obrigado a identificar-se e submeter a revista por um policial civil e não somente à revista por policial militar?

  168. servidor: vaiu dar o cu para um PF entao vai,,,vai se foder e nao encha meus culhoes. Mostra a sua carteira para quem vc quiser,se nao quiser foda se. Para mim nem PC,nem PM nem bosta nenhuma vc eh….entao, FODA SE

  169. SERVIDOR: seu animal,o PC teve tanto que abaixar a cabeca que os indiciados foram quem??? seu estupido..

  170. Polícia é quem tem Polícia no nome,
    – Polícia Militar = Policial
    – Polícia Civil = Policial
    – Polícia Federal = Policial

    – Guarda Civil Municipal = SEU GUARDA, GUARDINHA, OU SEI LÁ QUE…. MENOS SER CHAMADO DE P O L I C I A L

    OU SEJA, GUARDA CIVIL NÃO É POLÍCIA, SENÃO SERIA POLICIAL MUNICIPAL E PRONTO ACABOU A DISCUSSÃO.

  171. e daqui pra frente se GCM OUSAR perguntar meu nome, ….CANA neles! nao prender pixador,camel^os,quem pisa na grama no ibirapuera, mas vaoi fazer trampo de POLICIA NA CASA DO CARALHO!

  172. Policial babaca e idiota…….ele tem que agradecer que foi um paisano que viu ele armado e informou a segurança, porque se fosse um ladrão dava um tiro na cara dele. Outra coisa, se acha melhor que o outro? Deixe de ser babaca e identifique-se. Acho que ele deveria ser punido por estar deixando sua arma de forma ostensiva.
    Pateta!!!

  173. GUARDA MUNICIPAL = POLICIAL FRUSTRADO.
    É CLARO QUE POLICIAL NO SENTIDO FIGURADO, PORQUE NÃO SÃO, É QUE 95% DOS GUARDAS MUNICIPAIS TENTAM ENTRAR PRA PM OU PC E NÃO CONSEGUEM, AI PRESTAM CONCURSO PRA GUARDA, ESTUDAM 1 MÊS, NÃO SEI O QUE, COLOCAM UM REVOLVER NA CINTURA, RASGAM A ( CARTA MAGNA ) E SI ACHAM POLICIAIS. KKKKKKKKKK

  174. Povo Sem Noção :Polícia é quem tem Polícia no nome,- Polícia Militar = Policial- Polícia Civil = Policial- Polícia Federal = Policial
    – Guarda Civil Municipal = SEU GUARDA, GUARDINHA, OU SEI LÁ QUE…. MENOS SER CHAMADO DE P O L I C I A L
    OU SEJA, GUARDA CIVIL NÃO É POLÍCIA, SENÃO SERIA POLICIAL MUNICIPAL E PRONTO ACABOU A DISCUSSÃO.

    Será que essa “mágoa toda”, é devido ao fato dos Guardas Municipais terem maiores salários na maioria das cidades do Estado de São Paulo do que os Investigadores de Polícia, e também da carreira a qual pertenço (Escripol)?

    Temos que nos unir e reinvindicar ao Governador do nosso “pobre Estado de São Paulo”. melhorias salariais para TODAS AS CARREIRAS da PC

    OBS: Desconheço as diferenças salariais na Capital nas carreiras dos envolvidos, onde ocorreu os “entreveros”, “desafetos”, “complexos de superioridade”, “complexos de inferioridade”, etc……

  175. O RUMO DA PROSA NÃO É BOM E TAMBÉM NÃO É FRUTÍFERA, MAS EU DAREI MEU PITACO, POIS NÃO SOU HOMEM DE MEIAS PALAVRAS E NEM COVARDE QUE NÃO ACEITA A REALIDADE.

    POIS BEM, OS GUARDAS NÃO SÃO POLICIAIS, OBVIAMENTE NÃO POSSUEM PODERES DE POLÍCIA. A TITULO DE CURIOSIDADE, EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR, MAIS PRECISAMENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, MESMO ELES NÃO SENDO POLICIAIS, ELES PRENDEM MAIS BANDIDOS PROCURADOS QUE A POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, TAMBÉM , CONDUZEM MAIORES QUANTIDADES DE MELIANTES EM SITUAÇÃO DE FLAGRANTE DELITO E MENORES INFRATORES ATÉ A PRESENÇA DA AUTORIDADE POLICIAL PARA AS PROVIDÊNCIAS DE PRAXE. LEMBREMOS QUE ELES APREENDEM GRANDES QUANTIDADES DE ENTORPECENTES, RECUPERAM OBJETOS E VEÍCULOS FURTADOS OU ROUBADOS TAMBÉM. .. NAS ESTATÍSTICAS DA SSP ESSE TRABALHO NÃO APARECE COMO SERVIÇOS REALIZADOS PELAS GUARDAS MUNICIPAIS, APARECE COMO SERVIÇO POLICIAL E ATRIBUÍDO Á SSP.

    VAMOS SER RAZOÁVEL E RESPEITAR NOSSOS BRAVOS GUARDAS MUNICIPAIS, POIS SE ELES NÃO SÃO POLÍCIAS E FAZEM OS NOSSOS SERVIÇOS, ACHO QUE DEVERÍAMOS AGRADECÊ-LOS E NÃO CRITICÁ-LOS OU REBAIXÁ-LOS , POIS ANTES DE TUDO, DEVERÍAMOS FAZER UMA REFLEXÃO E CRITICAR NÓS MESMOS QUE PERTENCEMOS Á SSP POR NÃO FAZER O TRABALHO QUE NOS COMPETE, CLARO QUE É POR VÁRIAS RAZÕES QUE DEIXAMOS DE FAZER TODO ESSE TRABALHO, SEJA POR QUESTÃO DE FALTA DE EFETIVO, FALTA DE EQUIPAMENTOS OU MESMO PELO BAIXO SALÁRIO QUE RECEBEMOS DO GOVERNO DO ESTADO DE SP E ETC .

    PORTANTO, FRANCAMENTE PESSOAL, QUEM TEM QUE SER CRITICADO É O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA ANTONIO FERREIRA PINTO E O COMANDANTE GERAL DA PM E DGP, POIS ESSES SÃO OS RESPONSÁVEIS PELAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR . JÁ OS PREFEITOS, NÃO VENDO OUTRA SAÍDA INVESTEM NAS GUARDAS MUNICIPAIS E OS COLOCAM NAS RUAS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO.

  176. 25/11/2011 – 20h17
    SP tem 28 assassinados a cada dez dias; veja radar da violência
    PUBLICIDADE

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    O número de vítimas de homicídio na cidade de São Paulo chegou a 855 desde o início do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria da Segurança Pública.

    Número de homicídios em SP sobe 4,5% em outubro

    As estatísticas, que consideram as ocorrências registradas até outubro, mostram que 28 pessoas são assassinadas a cada dez dias, em média.

    As mortes estão concentradas nos distritos policiais do Parque Santo Antônio (47), Campo Limpo (45) e Capão Redondo (37), na zona sul, região historicamente violenta que já foi chamada de “triângulo da morte”.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Clique e compare no infográfico interativo todas as informações sobre crimes e violência na cidade de São Paulo
    Apenas três delegacias não registraram nenhuma vítima de homicídio até outubro: 31º DP (Vila Carrão), 57º DP (Parque da Mooca) e 99º DP (Campo Grande).

    A diferença do total de vítimas em relação ao número de ocorrências registradas dos 93 DPs da cidade –800– ocorre porque a polícia unifica os registros de casos com mais de uma morte. Uma chacina com três mortos, por exemplo, é anotada como uma única ocorrência.

    Além disso, 12 assassinatos foram registrados em delegacias especializadas.

    AUMENTO

    Ao divulgar os dados, a secretaria comparou os casos de violência dos primeiros dez meses de 2011 com os do mesmo período de 2010. Nesta comparação, os números de homicídios diminuíram.

    Pelos dados da secretaria, o número de homicídios dolosos no Estado, nos primeiros dez meses de 2011, caiu 4,2% Foram 3.569 casos em 2010 para 3.419 em 2011 –150 casos a menos. A avaliação, porém, não considera o número de vítimas, que neste ano ficou em 3.594. O número de 2010 não foi divulgado.

    Outra avaliação possível de ser feita é em relação apenas a outubro de 2010 e 2011. Na comparação, houve aumento de 16 casos, de 351 para 367 –aumento de 4,5%.

  177. Pois é , varios pm, e pc e que se diz entendedores de pçolicia…. bom mas as noticias em jornal apontao , que a maioria das agencias bancarias no pais tem policiais militares envolvidos, em assalto. e a policia civils , são acusados de homens do acerto em distritos policias e em brasilia se discuti a unificação das policias, e eu nem vou lembrar , do epsodio da guerra da policia miitar e policia civil no palacio do governador onde varios , policias foram lesionados a tiros, e a sociedade ta pagando impostos para policia civil militar e gcm s,,,,,

  178. bom a cerca de dois anos ou mais, no terminal jabaquara, um senhora observou , um homem armado no fundo do onibus , onde ela ao descer do onibus da empresa emtu, acionou um polical militar q estava indo a caminho de sua residencia, o mesmo de pronto adentrou no onibus , e mandou o tal se indentificar e o mesmo não o fez, o pm atirou de pronto . foi um rebu forão para o 35DP . e chamarão o goe e o guarra ,,, mas no final a familia do policial civil perdeu um pai de familia q não qyuiz se indentificar ….. e isso foi fato …

  179. devo salientar que tenho grandes amigos na policia militar e policia civil , e participei de varios cursos na policia militar , onde no seu quadro de profissionais , existem grandes intrutores e pessoas que amam o que fazem ,,e assim como na policia civil . e para deichar mais claro digo se não fossem esses caras eu não amaria a minha profissão e na rua , quando necessario eu apoio a pm , a pc e deicha a bandidagem vim q tem pra todos os gostos e na rua somos do lado do bem, e não do lado do mal,,, isso serve para todos q trabalham e prol da sociedade …. pois não esqueça q foi deus q contituiu cada em sua função ….então vamos brigar para termos condiçoes de educar nossos filhos e sustentar nossas familias com diguinidade ..pois enquanto estamos fazendo bico …nossos filhos podem ser adotados por traficantes q tem dinheiro a hora q quer …….

  180. ha esse policial , pode ser pm , pc, ou mesmo gcm ,deu sorte pq se minha equipe tivesse ido atender essa ocorrencia, por não atender uma ordem legal, para se indentificar … sairia algemado e se levasse uma , ja chegaria amaciado no dp ….

  181. Incrivel como é a ignorancia deste policial civil acha q ta com o rei na barriga, acha que esta acima de tudo se bem entendesse nos atuais dias de hoje com a violencia sem controle deveria ter se identificado pois ta cheio de ladrao falando que é policia, o que estraga o ser humano é ele achar que é mais que as outras pessoas talvez esquece que quando morrer vai todos para o mesmo lugar, o que vale é a humildade das pessoas,e nao a ignorancia deste policial civil a GCM nao abordou o referido causador deste evento do nada foi apenas cumprir o seu papel como agente publico atender uma solicitaçao do municipe que esta cansado de tanta violencia, quem agiu de forma arbritaria nesta ocorrencia ao meu ver foi o policial civil e os integrantes da pm. so uma pergunta se o todo poderoso deste policial civil estivesse sendo roubado por ladroes e no momento passar uma viatura da gcm, sera que ele pediria ajuda ou preferia morrer nas maos dos meliantes isso é igual doença as pessoas so lembram de Deus quando estam passando por apuros. muito lamentavel

  182. O problema que vejo, é que a maioria dos “poliças” acha (m) que é (são) o(s) a(s) rei(s)rainha(s) da(s) cocoda(s) e a sociedade como um todo, está se rebelelando. Acordem o que a sociedade almeja e necessita é de proteção……

  183. provalvelmente o nobre colega está vivendo em outro planete sim, o da ignorância.
    isso pelo fato de reconhecer em meias palavras um ser não politizado que acabei de ler em suas poucas linha, cara tudo isso é uma faceta politica, um cabide de emprego, se mantém intituiçoes diversas fazendo o mesmo serviço apenas para poder angariar verbas, e pessoas como o senhor, que não tem a mínima noção do que é segurança pública ficam ai postando comentários a fim de denegrir pais de família que saem de casa e pela omissão do Estado não sabem se voltam.
    Faz o seguinte, vai fazer uma pesquisa de campo sobre a policia civil que era pra trabalhar sem uniforme, e não faz, ou sobre a policia militar que é pra trabalhar uniformizada e faz o contrário assim como a GCM que tem sede de trbalho e é barrado por ignorantes que não sabem a real força que essa instuição tem.
    um forte abraço pra você cidadão, que tomara que não, mas um dia tiver sido assaltado e por acaso passar uma viatura da “guardinha”,quero ver se vc chama ou não eles , ah melhor aciona a pm ou a policia civil , vc vai ver quanto tempo vc será atendido.

    ALMA PENADA :Será que estou vivendo em outro planeta e ninguém me avisou. Desde quando Shopping deve ser protegido por guardinhas. Será que a segurança deste Shopping está preparada para um caso real de Roubo ou outros delitos. Mesmo assim, quero aproveitar para cumprimentar a atitude dos Policiais Militares, que fizeram com que a lei fosse cumprida. Conquanto à Guarda Civil, rezo para que estes moços não tenham nunca o tal Poder de Polícia. Será que é muito difícil o antânho da segurança identificar, de forma discreta, a pessoa que aparenta ou está armado. A final de contas ele ganha para que. “Dai a Cesar o que é de Cesar”

  184. Amigo, o pior é que quando necessitam de apoio o cidadão não distingue quem vem lá de viatura, o que será que disseram então quando da ocorrencia da pm com a policia civil no palacio dos bandeirantes certa vez? só critica mesmo quem tá de fora, e doido pra entrar, seja pm,gcm,policia civil, o dever de quem é honesto trabalhador e que porte uma arma legal, se for policial ainda piorou, é dever se identificar sim, até pra evitar dissabores, andou com arma amostra, foi abordado, sinto muito!!
    mas, parabens pelo comentário ai policia!!!

    POLICIAL CIVIL :O RUMO DA PROSA NÃO É BOM E TAMBÉM NÃO É FRUTÍFERA, MAS EU DAREI MEU PITACO, POIS NÃO SOU HOMEM DE MEIAS PALAVRAS E NEM COVARDE QUE NÃO ACEITA A REALIDADE.
    POIS BEM, OS GUARDAS NÃO SÃO POLICIAIS, OBVIAMENTE NÃO POSSUEM PODERES DE POLÍCIA. A TITULO DE CURIOSIDADE, EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR, MAIS PRECISAMENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, MESMO ELES NÃO SENDO POLICIAIS, ELES PRENDEM MAIS BANDIDOS PROCURADOS QUE A POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, TAMBÉM , CONDUZEM MAIORES QUANTIDADES DE MELIANTES EM SITUAÇÃO DE FLAGRANTE DELITO E MENORES INFRATORES ATÉ A PRESENÇA DA AUTORIDADE POLICIAL PARA AS PROVIDÊNCIAS DE PRAXE. LEMBREMOS QUE ELES APREENDEM GRANDES QUANTIDADES DE ENTORPECENTES, RECUPERAM OBJETOS E VEÍCULOS FURTADOS OU ROUBADOS TAMBÉM. .. NAS ESTATÍSTICAS DA SSP ESSE TRABALHO NÃO APARECE COMO SERVIÇOS REALIZADOS PELAS GUARDAS MUNICIPAIS, APARECE COMO SERVIÇO POLICIAL E ATRIBUÍDO Á SSP.
    VAMOS SER RAZOÁVEL E RESPEITAR NOSSOS BRAVOS GUARDAS MUNICIPAIS, POIS SE ELES NÃO SÃO POLÍCIAS E FAZEM OS NOSSOS SERVIÇOS, ACHO QUE DEVERÍAMOS AGRADECÊ-LOS E NÃO CRITICÁ-LOS OU REBAIXÁ-LOS , POIS ANTES DE TUDO, DEVERÍAMOS FAZER UMA REFLEXÃO E CRITICAR NÓS MESMOS QUE PERTENCEMOS Á SSP POR NÃO FAZER O TRABALHO QUE NOS COMPETE, CLARO QUE É POR VÁRIAS RAZÕES QUE DEIXAMOS DE FAZER TODO ESSE TRABALHO, SEJA POR QUESTÃO DE FALTA DE EFETIVO, FALTA DE EQUIPAMENTOS OU MESMO PELO BAIXO SALÁRIO QUE RECEBEMOS DO GOVERNO DO ESTADO DE SP E ETC .
    PORTANTO, FRANCAMENTE PESSOAL, QUEM TEM QUE SER CRITICADO É O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA ANTONIO FERREIRA PINTO E O COMANDANTE GERAL DA PM E DGP, POIS ESSES SÃO OS RESPONSÁVEIS PELAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR . JÁ OS PREFEITOS, NÃO VENDO OUTRA SAÍDA INVESTEM NAS GUARDAS MUNICIPAIS E OS COLOCAM NAS RUAS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO.

  185. A moda tá pegando!

    “Desembargador teria dado voz de prisão a PM ao ser parado em blitz no RJ

    Após ter seu carro oficial parado na madrugada de ontem por agentes de uma blitz da lei seca em Copacabana, zona sul do Rio, o desembargador fluminense Cairo Ítalo França David deu voz de prisão a um tenente da Polícia Militar. David alegou que, por ser uma autoridade, não deveria ser fiscalizado. O carro, no entanto, era dirigido por seu motorista, Tarciso dos Santos Machado.

    Veja abaixo o que a imprensa divulgou sobre o fato.

    _________

    O Globo

    Motorista de desembargador se recusa a fazer teste do bafômetro

    Magistrado xingou os policiais, que bloquearam sua fuga com uma patrulha

    RIO – O desembargador Cairo Ítalo França David, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, foi parado na blitz da Lei Seca, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. O veículo do magistrado, um Toyota Corolla, era dirigido pelo tenente militar bombeiro Tarcísio Dos Santos Machado, que se recusou a fazer o teste do bafômetro. Na ocasião, o desembargador ainda xingou os policiais que estavam no local e deu voz de prisão a todos que estavam na blitz.

    David, que não era o condutor do veículo, alegou que não era obrigado a fazer o teste e que não poderia ter os documentos apreendidos. Como ele pediu para seu motorista seguir com o carro sem parar na blitz, os policiais tiveram que colocar uma patrulha bloqueando a fuga do magistrado. O desembargador foi levado para a 13ª DP (Ipanema), onde o caso foi registrado.

    A Secretaria de Estado de Governo informou, em nota, que os agentes da Operação Lei Seca também foram à delegacia prestar depoimento como testemunhas. Após ouvir os envolvidos, o delegado concluiu que não houve abuso de autoridade por parte dos agentes da operação. O veículo do desembargador foi rebocado, e o motorista, multado por se recusar a soprar o etilômetro e por não entregar os documentos.

    __________

    Folha de S. Paulo

    Desembargador resiste a blitz da Lei Seca e vai para a delegacia

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    Após ter seu carro oficial parado na madrugada de ontem por agentes de uma blitz da Lei Seca em Copacabana, zona sul do Rio, o desembargador Cairo Ítalo França David, do Tribunal de Justiça do Estado, deu voz de prisão a um tenente da Polícia Militar.

    A informação foi divulgada pelo governo do Rio. A Folha não conseguiu localizar o desembargador. Segundo o governo, responsável pelas blitze, David alegou que, por ser uma autoridade, não deveria ser fiscalizado.

    Segundo a assessoria do TJ, David não foi ontem e não atendeu a telefonemas.

    O carro era dirigido por Tarciso dos Santos Machado. Ao ser parado pelos PMs, o motorista, diz o governo, se recusou a parar na baia de abordagem, fazer o teste do bafômetro e entregar documentos.

    O desembargador, segundo o governo, disse então aos agentes que não deveria ser fiscalizado e deu voz de prisão ao PM. Após a discussão, o magistrado, seu motorista e o tenente foram para a delegacia, em Ipanema. Depois de ouvir as declarações, o delegado Sandro Caldeira concluiu que não houve abuso de autoridade por parte do PM.

    O carro foi rebocado, e o motorista foi multado por se recusar a fazer o teste e a entregar os documentos.

    _________

    Terra

    Rio: desembargador é parado em blitz e dá voz de prisão a PM

    Agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro, faziam uma blitz na avenida Princesa Isabel, em Copacabana, na madrugada desta sexta-feira, quando abordaram um veículo oficial, que levava o desembargador Cairo Ítalo França David. Após o motorista se negar a fazer o teste do bafômetro, o magistrado desceu do carro e deu voz de prisão a um dos agentes.

    De acordo com o governo do Estado, o desembargador alegou que seu veículo não poderia ser fiscalizado por ele ser uma autoridade, antes de dar voz de prisão para um tenente da Polícia Militar que integrava a operação.

    O carro do magistrado era dirigido por Tarciso dos Santos Machado, que não quis estacionar na baia de abordagem e parou o veículo no meio da rua. Além de se negar a fazer o teste do bafômetro, ele não quis entregar os documentos do carro.

    O magistrado, o motorista e o tenente da PM foram levados para a 13ª DP (Ipanema), onde o caso foi registrado. Os agentes da Operação Lei Seca também foram à delegacia prestar depoimento como testemunhas. Após ouvir os envolvidos, o delegado concluiu que não houve abuso de autoridade por parte dos agentes da operação e liberou o policial.

    O veículo do desembargador foi rebocado e o motorista, multado por se recusar fazer o teste do bafômetro e não entregar os documentos.

    Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI145793,101048-Desembargador+teria+dado+voz+de+prisao+a+PM+ao+ser+parado+em+blitz+no

  186. Aos companheiros que postaram me desculpem mas devem estudar mais e nao ficar criticando, Bom em 1º lugar o Policial Civil se encontrava armado, negou a se identificar para os seguranças do shopping, a Guarda Civil Municipal foi acionada e sim era um flagrante delito pois a principio o individuo estaria armado e ninguem sabia que era policial. Os Guardas Civis foram atender um chamado onde possivelmente um individuo estaria armado a abordagem foi após fundada suspeita sim pois havia solicitante e os Gm´s ao chegarem no local depararam com o fato como o PC nao quis se identificar ja poderia ser preso por desobediencia a uma ordem legal pois como ja foi dito ninguem tem bola de cristal e nem com o tirocinio apurado o Gm iria adivinhar que se tratava de um policial. nAO SEI O QUE HOUVE no momento se os Gms chegaram truculentos ou o pc quis fazer graça mas era só ter se identificado e o problema estaria resolvido. Bom os Guardas deveriam é ter abordado com as armas em punho ter revistado e feita a preensão da arma procedimento que fazem normalmente com outros cidadãos, e te-lo prendido por desobediencia e conduzi-lo ate a delegacia.

  187. Em primeiro lugar, digo ao comentarista acima que ordem legar é aquela dada por funcionário público dentro de suas atribuições. Em segundo, pergunto : onde você viu que ordem de guarda é legal, salvo nas atribuições que lhe é confiadas , ou seja , cuidar de bens , serviços e intalações ( art. 144 da CF ) Precisa estudar para que depois não poste uma aberração desta , OK? Francisco.

  188. os policiais militares e todos troxas quem comanda e a policia civil

  189. fernando nascimento conceiçao de freitas: Queira por gentileza bebericar no seu orificio anal. Em outras palavras: VAI TOMAR NO CU!

  190. o policial se comportou como bandido a partir do momento que não quis mostrar identificação demonstrou que não sabe ser policial não passa de um tremendo imbecil poderia ser interpretado como bandido no local e ter levado uns tiros pelos seguranças do shoping assim como pelos gcms que nesse caso teriam a obrigação de desarmar e levar esse idiota e a inconsequente de sua mulher que com certeza acha que seu marido é deus ja pensou se a moda pega e tudo quanto é imbecil anda armado e diz que só apresentara documentos a um outro policial vai ficar todo mundo socorrendo uns aos outros e esse delegado com certeza é apadrinhado e faltou nas aulas de legislação pois o primeiro que infringiu a lei foi o idiota do policial, cade o BO dele Sr governador por favor faça uma correição neste policial e nesta delegacia pois policia tambem tem que seguir a lei.

    deveria o delegado e o policial perder o cargo

  191. PINOQUIO :
    DEIXARAM O POSTO NAS PRAÇAS E NOS PRÉDIOS MUNICIPAIS E FORAM DAR UMA DE POLÍCIA NO SHOPPING. KD O PODER DE POLÍCIA PARA ABORDAR ALGUÉM, QUE LIXO É ESSE PAÍS, TODO MUNDO QUERENDO SER POLÍCIA, TODO MUNDO QUERENDO PHODER COM POLICIA.

    Na minha visão: O shopping então é estadual, federal ou municipal?
    Qual é o bem mais precioso de uma cidade? eu acredido que seja os cidadãos
    só critica quem é bandido. Vai vive pessoal, quando o guarda dormia na sombra era vagabundo, agora que ele agiu é arrogante.
    Tanto bandido de farda e sem farda que temos que confiar na honestidade do povo brasileiro ou não(irônico), vira as costa para um marginal pra ver o que acontece.

  192. sANTA IGNORANCIA,. FALTA DE PREPARO, ARROGANCIA, E BURRICE….JÁ FUI ABORDADO POR PMS E PCS, E CHEGARAM DE ARMA EM PUNHO DANDO MÃO PRA CABEÇA…QUAL pc OU pm CHEGARIA COM TODA EDUCAÇÃO E MÃO PARA TRÁS PEDINDO POR FAVOR DARIA PARA DIZER SE O SR. É POLICIAL OU BANDIDO???ENTÃO PORQUE OS GCMS FORAM ILEGAIS? QUEM ERROU FOI O PC, POIS COMETEU UMA TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR DA LEI DA POLICIA DO ESTADO QUE DIZ QUE TODOS POLICIAS DEVEM SE IDENTIFICAR QUANDO SOLICITADO A QUALQUER UM DO POVO, O DR. TAMBÉM PREVARICOU ASSIM COMO O PM QUE ATENDEU A OCORRENCIA, TODOS DESCUMPRIRAM SUAS PROPIAS LEGISLAÇAO INTERNA, MAS COMO A GCM É VISTA COMO DESPREPARADA, PRINCIPALMENTE POR QUEM NÃO CONHEÇA A INSTITUIÇÃO, A ARROGANCIA E O REI NA BARRIGA FALOU MAIS ALTO. DEVERIA OS GCMS TEREM ACIONADO A ROTA QUEM SABE ASSIM AS COISAS SAIRIAM COMO ALUMAS PESSOAS GOSTARIA QUE SAÍSSE E ESSE PC SE IDENTIFICANDO EM OUTRO MUNDO!!!!

  193. Cada

    gilberto silva :
    sANTA IGNORANCIA,. FALTA DE PREPARO, ARROGANCIA, E BURRICE….JÁ FUI ABORDADO POR PMS E PCS, E CHEGARAM DE ARMA EM PUNHO DANDO MÃO PRA CABEÇA…QUAL pc OU pm CHEGARIA COM TODA EDUCAÇÃO E MÃO PARA TRÁS PEDINDO POR FAVOR DARIA PARA DIZER SE O SR. É POLICIAL OU BANDIDO???ENTÃO PORQUE OS GCMS FORAM ILEGAIS? QUEM ERROU FOI O PC, POIS COMETEU UMA TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR DA LEI DA POLICIA DO ESTADO QUE DIZ QUE TODOS POLICIAS DEVEM SE IDENTIFICAR QUANDO SOLICITADO A QUALQUER UM DO POVO, O DR. TAMBÉM PREVARICOU ASSIM COMO O PM QUE ATENDEU A OCORRENCIA, TODOS DESCUMPRIRAM SUAS PROPIAS LEGISLAÇAO INTERNA, MAS COMO A GCM É VISTA COMO DESPREPARADA, PRINCIPALMENTE POR QUEM NÃO CONHEÇA A INSTITUIÇÃO, A ARROGANCIA E O REI NA BARRIGA FALOU MAIS ALTO. DEVERIA OS GCMS TEREM ACIONADO A ROTA QUEM SABE ASSIM AS COISAS SAIRIAM COMO ALUMAS PESSOAS GOSTARIA QUE SAÍSSE E ESSE PC SE IDENTIFICANDO EM OUTRO MUNDO!!!!

    Cada merda que somos obrigados a ler…
    PC = Polícia
    PM – Polícia
    GCM = Segurança Privada da Prefeitura

    É engraçado… as praças da prefeitura nao tem segurança, mas a 25 de março esta cheia de gcm “apreendendo” mercadorias do povo.
    Não tenho nada contra GCM, só que cada um deve fazer o seu serviço. GCM nao é polícia e ponto final. Não tem que sair por ai abordando quem quer que seja.

  194. Exatamente foi isso que um ladrão falou pra mim no primeiro DP onde ele foi conduzido por minha guarnição GCM, por ter furtado um transeunte com problemas especiais, mesmo estando já no corró, atras das grades e posteriormente foi feito o BO de furto pelo DR. Esse transeunte e as pessoas do povo que realmente precisam de qualquer corporação ou instituição após ser vitima de um assato, com certeza não pensam como muitos que aqui deixam seus recados. Eu como GCM a 19 anos já apoiei e tive apoio de Policiais, como também já tomei enquadros e apos me identificar como GCM ,que sou com orgulho, fui liberado não doeu, não dei chiliques, e minha vida segue normal isso chama humildade e respeito por outras profissões. Os filhos do capeta assassinaram PMs,GCMs,Pcs e assassinam sem dó se souberem sua profissão em um assalto, ou como foi nos ataques do PCC., portanto há de se respeitar a GCM e seus trabalhadores. Se querem acabar com ela é facil e só ir direto na fonte, nos prefeitos, são a eles que devem criticar e não aos GCMs pois na sua maioria são pais e mães de familia e cumpre ordens superiores e solicitação de munícipes como foi o caso do shopping.

  195. Besteira :Cada

    gilberto silva :sANTA IGNORANCIA,. FALTA DE PREPARO, ARROGANCIA, E BURRICE….JÁ FUI ABORDADO POR PMS E PCS, E CHEGARAM DE ARMA EM PUNHO DANDO MÃO PRA CABEÇA…QUAL pc OU pm CHEGARIA COM TODA EDUCAÇÃO E MÃO PARA TRÁS PEDINDO POR FAVOR DARIA PARA DIZER SE O SR. É POLICIAL OU BANDIDO???ENTÃO PORQUE OS GCMS FORAM ILEGAIS? QUEM ERROU FOI O PC, POIS COMETEU UMA TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR DA LEI DA POLICIA DO ESTADO QUE DIZ QUE TODOS POLICIAS DEVEM SE IDENTIFICAR QUANDO SOLICITADO A QUALQUER UM DO POVO, O DR. TAMBÉM PREVARICOU ASSIM COMO O PM QUE ATENDEU A OCORRENCIA, TODOS DESCUMPRIRAM SUAS PROPIAS LEGISLAÇAO INTERNA, MAS COMO A GCM É VISTA COMO DESPREPARADA, PRINCIPALMENTE POR QUEM NÃO CONHEÇA A INSTITUIÇÃO, A ARROGANCIA E O REI NA BARRIGA FALOU MAIS ALTO. DEVERIA OS GCMS TEREM ACIONADO A ROTA QUEM SABE ASSIM AS COISAS SAIRIAM COMO ALUMAS PESSOAS GOSTARIA QUE SAÍSSE E ESSE PC SE IDENTIFICANDO EM OUTRO MUNDO!!!!

    Cada merda que somos obrigados a ler…PC = PolíciaPM – PolíciaGCM = Segurança Privada da Prefeitura
    É engraçado… as praças da prefeitura nao tem segurança, mas a 25 de março esta cheia de gcm “apreendendo” mercadorias do povo.Não tenho nada contra GCM, só que cada um deve fazer o seu serviço. GCM nao é polícia e ponto final. Não tem que sair por ai abordando quem quer que seja.

    Eduardo :

    Bixigão :

    Junior :Eu estava lá e na realidade o que aconteceu que o PC estava fazendo compras com sua família no shopping quando foi abordado pelo segurança (que não tem poder constitucional para tal atitude), o qual perguntou para o PC “se ele era policial e estava armado”, o policial respondeu de pronto que sim, então o segurança pediu pra ele se identificar. Então o PC abriu sua carteira e mostrou sua funcional, mas o segurança não contente pediu pra que ele entregasse em sua mão, o que foi negado e com razão ( se da a mão que o pé), momento em que o segurança colocou a mão em baixo do paletó e falou: “agora o bicho vai pega”. O PC ficou indignado com a atitude e disse : “então mostra o bicho que eu que ver”. O segurança saiu do local e voltou com dois Guardas ( Não Policais ), os quais chegaram com armas na mão e empurrando o PC e sua familia ( crianças de no máximo 07 anos). Aí eu entrei em cena, o PC se identificou e me deu sua funcional e relatou o ocorrido juntamante com sua familia( esposa , filhos e irmã, que estavam todos em passeio de família) quando chegou esse bando de despreparados usurpando função pública, constrangendo e desacatando autoridade policial ( reconhecida constitucionalmente). Quando eu fui orienta – los educadamente, ( segurança e Guarda ” não policia”) os ignorantes da lei e mal instruidos, eles começaram a debochar da minha pessoa, “autoridade policial” fardado e chamado no local para resolver a situação. Foi quando eu pensei: “se eles não respeitam a mim que estou fardado e de serviço, imaginem o PC que estava de folga ?” então dei voz de prisão e ordenei que me acompanhassem até a delegacia momento este que o GCM sacou de sua arma ( no interior do shopping cheio de Familias) e disse: “Ninguém aqui vai pra delegacia Nóis vaí troca tiro agora…”. Agora façam suas conclusões…… Não estou de maneira alguma desmerecendo essas classes profissionais, as quais tem excelentes profissionais, mas sim quero deixar claro aqui o despreparo desses profissionais que atuaram nessa ocorrencia em questão . E espero que eles sejam banidos de suas corporações , pois não são bom exemplo a ser seguidos pelos seus pares. Abraço.

    Com todo respeito, mas vc não é autoridade Policial, vc é PM, não leva a mal amigo, mas isso também é usurpação de função pública.

    Em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.Se até Polícia qualificada por Militar (e prevista na CF) não é Polícia…Acho que nem a Federal é Polícia. Polícia mesmo é só a Polícia Civil do Estado de São Paulo.Que merda de sociedade!Aí, acaba-se com PM, com a GCM, ou acaba-se com a Civll e unifica-se a outras duas e fica-se refém de um único grupo…Talvez os políticos tenham razão.

  196. Respeito todos os trabalhadores da área de segurança, não importa se particular ou público;o quê acontece é o maldita arrogancia do ser humano achar que é melhor.Sou GCM, já fui abordado várias vezes pela MIKE, sem problemas ,tenho amigos na PC,PM,apenas sei que essa área não é fácil,estamos à merce de um sistema falido de politica suja,desejo a todos Paz.

  197. Colegas, com todo respeito a todos, tenho primo na PM que nasceu , cresceu comigo, tenho sobrinho na PM e muitos amigos, tenho primo na P.C., e muitos amigos também…todos eles tem famililia assim como eu, não sei o que houve pois não estava lá, mas se os dois GCMs estavam uniformizados não custava nada o Polícia mostrar a funcional ficaria mais elegante para ele e até para seus familiares e tenho certeza absoluta que os GCMs, pediriam desculpas e diriam o motivo pelo qual houve a abordagem, foram solicitados. O PM que estava lá fez questão de escrever GCM ( Não Policia), pra que isso? que bronca e éssa? Todos nós estamos no cap. da Segurança Pública pela constituição Federal ou não? Se para alguns nós guardamos patrimonio apenas Qual é maior que a vida? o artigo 144 da CF diz que a segurança pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos e é exercida para a preservação da ordem e da incolumidade das pessoas e do (PATRIMONIO) atraves dos orgãos DESSE ARTIGO., então não somos só nós GCMs guardadores do patrimonio a obrigação conforme a CF e de todos. O fato de ficar batendo na mesma tecla a anos para dizer se somos ou não policiais , não deve afetar-nos, pois a CF é clara quando expressa NO ART. 144 ( A renumeração dos SERVIDORES POLICIAIS INTEGRANTES DOS ORGÃOS DESSE ARTIGO, ETC…, ARTIGO 144 QUE NÓS GCMS ESTAMOS INCLUIDOS, ALÉM DA INCLUSÃO COMO TITULAR DE FUNÇÃO POLICIAL PELO CODIGO 5172-15 CODIGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES ( MINISTERIO DO TRABALHO) além de varios outros acordãos mostram que tudo isso se deve exclusivamente ao fato da criação das GCMs,GMs, ser facultativa e é certo que o inciso 9 do art.144 da CF são relacionados cDE NATUREZA POLICIAL. nâo sou eu quem estou dizendo está escrito lá e só ler.No mais peço desculpas se agredi alguém com palavras, não foi minha intenção e que DEUS proteja-nos dos filhos do capeta.

  198. boa noite
    muitas e muitas palmas para esse policial civil ele colocou esses guardinhas no lugar deles eles querem ser policia mais não tem poder nenhum pra ser eles se achão eles devem fazer segurança de shows eventos parque simiterios etc.
    não ficar pagando de policia por ai ele fez o serto se identificou a outro policial q foi um pm não a um gcm metido a policial nos policiais civis nos deparamos com isso direto esses caras decendo dos carrinhos com luizinha e querendo abordar como nos e a pm .
    agora mi fala onde esta escrito na constituição q esses guardinhas podem abordar alguem na rua ?
    esses dias eu vi um gcm falando q estava de condutor em uma ocorrencia no DP numca vi isso . se algum dia eu estiver em um DP e ver isso vai dar vontade de sair da policia.
    nos fazemos um puta de um treinamento na academia nos e os pms pra vir esses guardinhas e quererem pagar de policia .
    eles são bons manda eles numa situação de estourar um cativeiro , num roubo a banco em andamento , envadirem biqueiras armadas ,irem buscar procurados não duram um segundo não tem preparação alguma rsrsrsrsrkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    GCMS SE COLOQUEM NO LUGAR DE VCS DEIXEM O TRABALHO DE POLICIA PARA A POLICIA E VÃO TOMAR COMTA DOS NOSSOS PARQUES , SIMITERIOS RSRSRS
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS POLICIAIS DE VERDADE
    E UM ABRAÇO A ESSE POLICIAL Q COLOCOU O GARDINHA EM SEU LUGAR

  199. Besteira :
    Cada

    gilberto silva :
    sANTA IGNORANCIA,. FALTA DE PREPARO, ARROGANCIA, E BURRICE….JÁ FUI ABORDADO POR PMS E PCS, E CHEGARAM DE ARMA EM PUNHO DANDO MÃO PRA CABEÇA…QUAL pc OU pm CHEGARIA COM TODA EDUCAÇÃO E MÃO PARA TRÁS PEDINDO POR FAVOR DARIA PARA DIZER SE O SR. É POLICIAL OU BANDIDO???ENTÃO PORQUE OS GCMS FORAM ILEGAIS? QUEM ERROU FOI O PC, POIS COMETEU UMA TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR DA LEI DA POLICIA DO ESTADO QUE DIZ QUE TODOS POLICIAS DEVEM SE IDENTIFICAR QUANDO SOLICITADO A QUALQUER UM DO POVO, O DR. TAMBÉM PREVARICOU ASSIM COMO O PM QUE ATENDEU A OCORRENCIA, TODOS DESCUMPRIRAM SUAS PROPIAS LEGISLAÇAO INTERNA, MAS COMO A GCM É VISTA COMO DESPREPARADA, PRINCIPALMENTE POR QUEM NÃO CONHEÇA A INSTITUIÇÃO, A ARROGANCIA E O REI NA BARRIGA FALOU MAIS ALTO. DEVERIA OS GCMS TEREM ACIONADO A ROTA QUEM SABE ASSIM AS COISAS SAIRIAM COMO ALUMAS PESSOAS GOSTARIA QUE SAÍSSE E ESSE PC SE IDENTIFICANDO EM OUTRO MUNDO!!!!

    Cada merda que somos obrigados a ler…
    PC = Polícia
    PM – Polícia
    GCM = Segurança Privada da Prefeitura
    É engraçado… as praças da prefeitura nao tem segurança, mas a 25 de março esta cheia de gcm “apreendendo” mercadorias do povo.
    Não tenho nada contra GCM, só que cada um deve fazer o seu serviço. GCM nao é polícia e ponto final. Não tem que sair por ai abordando quem quer que seja.

    meu caro ele conheço o policial civil q esta ai envolvido nessa tentativa dos guardas q tentão ser policia e garanto se a rota fosse acionada os gcms irião ficar em maos lençois

  200. k2 :

    Besteira :
    Cada

    gilberto silva :
    sANTA IGNORANCIA,. FALTA DE PREPARO, ARROGANCIA, E BURRICE….JÁ FUI ABORDADO POR PMS E PCS, E CHEGARAM DE ARMA EM PUNHO DANDO MÃO PRA CABEÇA…QUAL pc OU pm CHEGARIA COM TODA EDUCAÇÃO E MÃO PARA TRÁS PEDINDO POR FAVOR DARIA PARA DIZER SE O SR. É POLICIAL OU BANDIDO???ENTÃO PORQUE OS GCMS FORAM ILEGAIS? QUEM ERROU FOI O PC, POIS COMETEU UMA TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR DA LEI DA POLICIA DO ESTADO QUE DIZ QUE TODOS POLICIAS DEVEM SE IDENTIFICAR QUANDO SOLICITADO A QUALQUER UM DO POVO, O DR. TAMBÉM PREVARICOU ASSIM COMO O PM QUE ATENDEU A OCORRENCIA, TODOS DESCUMPRIRAM SUAS PROPIAS LEGISLAÇAO INTERNA, MAS COMO A GCM É VISTA COMO DESPREPARADA, PRINCIPALMENTE POR QUEM NÃO CONHEÇA A INSTITUIÇÃO, A ARROGANCIA E O REI NA BARRIGA FALOU MAIS ALTO. DEVERIA OS GCMS TEREM ACIONADO A ROTA QUEM SABE ASSIM AS COISAS SAIRIAM COMO ALUMAS PESSOAS GOSTARIA QUE SAÍSSE E ESSE PC SE IDENTIFICANDO EM OUTRO MUNDO!!!!

    Cada merda que somos obrigados a ler…
    PC = Polícia
    PM – Polícia
    GCM = Segurança Privada da Prefeitura
    É engraçado… as praças da prefeitura nao tem segurança, mas a 25 de março esta cheia de gcm “apreendendo” mercadorias do povo.
    Não tenho nada contra GCM, só que cada um deve fazer o seu serviço. GCM nao é polícia e ponto final. Não tem que sair por ai abordando quem quer que seja.

    meu caro eu conheço o policial civil q esta ai envolvido nessa tentativa dos guardas q tentão ser policia e garanto se a rota fosse acionada os gcms irião ficar em maos lençois

  201. É muita hipocresia, se for Policial eu tenho vergonha pelas criticas, falta muito pouco pra ir pra rua e representar GUARDA MUNICIPAL e com muito orgulho defender a sociedade a corporação mais antiga do Brasil desde Guarda Real foi a primeira a pisar nessa terra, e que deu a vitoria na guerra do Paraguai.
    Conhece um GCM de verdade, pesquisa um pouco antes de critica, não minto que a GCM ruins como tambem a PM e PC.
    Só peço etica profissional, ao amigo de cima se “rota chega os gcms…maos lençoes” meu irmão vc não deve se policial, deve ser um brincalhão…

  202. esses guardas municipais querem ser policia de todo jeito ,eu mostro minha carteira par outro policia mais para guardinha,kkkk

  203. Esses guardinhas….guardinhas de merda…..guardinhas de paredes….etc….quem diz essas frases são polícias???? Eu sou GCM, com muito orgulho! jamais quis ser um PM .por não gostar do Regime militar, não por não gostar do PM, tenho sobrinhos PM (2) amigos PM varios. Fiz concurso em 93 para a GCM e para a PC, mas a GCM saiu 1. não mais acompanhei o da PC, e acho que não me dei mal. Tenho o curso superior e ganho hoje sem fazer bico o dobro de muitos PMs e PCs, e juntos todos nós ganhamos míserias enquanto vereadores deputados senadores etc… enchem o c… de dinheiro as custas dos urubus da sociedade e esses urubus somos nós…seja guardinhas, policinhas pcs ou pms,

  204. dfdff :esses guardas municipais querem ser policia de todo jeito ,eu mostro minha carteira par outro policia mais para guardinha,kkkk

    Quero ver numa quebrada se mostra ou não!!!

  205. francisco :Em primeiro lugar, digo ao comentarista acima que ordem legar é aquela dada por funcionário público dentro de suas atribuições. Em segundo, pergunto : onde você viu que ordem de guarda é legal, salvo nas atribuições que lhe é confiadas , ou seja , cuidar de bens , serviços e intalações ( art. 144 da CF ) Precisa estudar para que depois não poste uma aberração desta , OK? Voce ,Francisco.

    vc mesmo respondeu a frase….

  206. XHP4 :tenho um amigo campeao em arrumar zica, por tres vezes ele se recusou a se identificar, a 1- entrando no estadio para assistir a uma partidab de futebol, perdeu o jogo…2 dirigindo uma moto sem capacete, tomou uma multa a 3 entro em uma loja de auto-peças, o vendedor chamou a pm ele nãp se identificou foi para o DP e levou uma enrrabada do Delegado, envolveu um Commonte de gente, 3 vtrs pm, delegado e equipe todo mundo pro local, só porque o babaca não se identificou…..mentecapto

    COM TODO RESPEITO …VOCÉ É POLICIA!!!!!TAMO JUNTO SE ME PERMITE, IRMÃO!

  207. Emquanto se fica discutindo prezepada por causa de um PC fudidão e Pms fudidões pois conseguiram levar dois Bandidões para o DP (GCMs), e deslocaram varias viaturas para o QTH, gastando tempo e gasolina paga pelo povo, só para sair nos jornais etc… seriam melhor que todos olhasem mais para o nosso falído País onde só há corrupção de politicos e outras espécies, enquanto nós limpamos as cagadas deixadas por eles que estão sossegados em suas mansões com o r. cheio da grana ganha com votações em projetos que só os beneficiam…Quanto ganham as policias para deixar em casa seus familiares e combater o crime? mais de 3 mil??? só se for fazendo bicos , GCMs tambem ganham pouco a não ser os oficiais….esses sim 6. 7 mil reais……morreu uma colega nossa GCM baleada em uma creche dias atras, morreu outra em uma escola na zona leste, outros GCMs também tombaram fazendo seu dever, quantos PMs já tombaram em bicos e no trabalho? quantos PCs. também já deixaram orfão seus parentes, filhos esposas . mães, pais, …quantos politicos morreram em serviço???A união faz a força quando deixaremos a hipocresia e aarrogancia de lado e nos unimos contra o mal. Cada um no seu quadrado, mas com união!

  208. PINTO(AGORA MAIS DURO) :Povo Sem Noção : FALOU TUDO E EM POUCAS PALAVRAS.

    fala isso para os prefeitos, tem peito! mas não são todos seguranças deles, não??? mijam pra eles…. pin

  209. orgulhogcm :

    francisco :Em primeiro lugar, digo ao comentarista acima que ordem legar é aquela dada por funcionário público dentro de suas atribuições. Em segundo, pergunto : onde você viu que ordem de cuidar de bens , serviços e intalações ( art. 144 da CF ) Precisa estudar para que depois não poste uma aberração desta , OK? Voce ,Francisco.

    vc mesmo respondeu a frase….

    cOM TODO RESPEITO FRANCISCO, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL FALA NO DIREITO DE IR E VIR…POR ELE NINGUEM SERIA PARADO EM LUGAR NENHUM, SÓ MESMO COM SUSPEITA FUNDAMENTADA E ESSA MESMA SUSPEITA PODE TE FRITAR SE PEGAR UM CARA QUE CONHEÇE DE LEI, MAS AQUI ÉBRAsil NÉ????

  210. alex :Amigo, o pior é que quando necessitam de apoio o cidadão não distingue quem vem lá de viatura, o que será que cdisseram então quando da ocorrencia da pm com a policia civil no palacio dos bandeirantes certa vez? só critica mesmo quem tá de fora, e doido pra entrar, seja pm,gcm,policia civil, o dever de quem é honesto trabalhador e que porte uma arma legal, se for policial ainda cpiorou, é dever se identificar sim, até pra evitar dissabores, andou com arma amostra, foi abordado, sinto muito!!mas, parabens pelo comentário ai policia!!!

    POLICIAL CIVIL :O RUMO DA PROSA NÃO É BOM E TAMBÉM NÃO É FRUTÍFERA, MAS EU DAREI MEU PITACO, POIS NÃO SOU HOMEM DE MEIAS PALAVRAS E NEM COVARDE QUE NÃO ACEITA A REALIDADE.POIS BEM, OS GUARDAS NÃO SÃO POLICIAIS, OBVIAMENTE NÃO POSSUEM PODERES DE POLÍCIA. A TITULO DE CURIOSIDADE, EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR, MAIS PRECISAMENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, MESMO ELES NÃO SENDO POLICIAIS, ELES PRENDEM MAIS BANDIDOS PROCURADOS QUE A POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, TAMBÉM , CONDUZEM MAIORES QUANTIDADES DE MELIANTES EM SITUAÇÃO DE FLAGRANTE DELITO E MENORES INFRATORES ATÉ A PRESENÇA DA AUTORIDADE POLICIAL PARA AS PROVIDÊNCIAS DE PRAXE. LEMBREMOS QUE ELES APREENDEM GRANDES QUANTIDADES DE ENTORPECENTES, RECUPERAM OBJETOS E VEÍCULOS FURTADOS OU ROUBADOS TAMBÉM. .. NAS ESTATÍSTICAS DA SSP ESSE TRABALHO NÃO APARECE COMO SERVIÇOS REALIZADOS PELAS GUARDAS MUNICIPAIS, APARECE COMO SERVIÇO POLICIAL E ATRIBUÍDO Á SSP.VAMOS SER RAZOÁVEL E RESPEITAR NOSSOS BRAVOS GUARDAS MUNICIPAIS, POIS SE ELES NÃO SÃO POLÍCIAS E FAZEM OS NOSSOS SERVIÇOS, ACHO QUE DEVERÍAMOS AGRADECÊ-LOS E NÃO CRITICÁ-LOS OU REBAIXÁ-LOS , POIS ANTES DE TUDO, DEVERÍAMOS FAZER UMA REFLEXÃO E CRITICAR NÓS MESMOS QUE PERTENCEMOS Á SSP POR NÃO FAZER O TRABALHO QUE NOS COMPETE, CLARO QUE É POR VÁRIAS RAZÕES QUE DEIXAMOS DE FAZER TODO ESSE TRABALHO, SEJA POR QUESTÃO DE FALTA DE EFETIVO, FALTA DE EQUIPAMENTOS OU MESMO PELO BAIXO SALÁRIO QUE RECEBEMOS DO GOVERNO DO ESTADO DE SP E ETC .PORTANTO, FRANCAMENTE PESSOAL, QUEM TEM QUE SER CRITICADO É O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA ANTONIO FERREIRA PINTO E O COMANDANTE GERAL DA PM E DGP, POIS ESSES SÃO OS RESPONSÁVEIS PELAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR . JÁ OS PREFEITOS, NÃO VENDO OUTRA SAÍDA INVESTEM NAS GUARDAS MUNICIPAIS E OS COLOCAM NAS RUAS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO.

    Com todo respeito irmão, você é POLICIA COM A MENTE ABERTA!!!Parabéns!!!

  211. o Pior é que só agora vi o video direito os dois PMs estão com as suas armas em punho enquanto os GCms nem sequer olham para suas armas um está no celular e o outro de boa….imaginem se todos os policias que participaram daquele entrevero no palácio tivesse de armas em punho se uma disparasse acidentalmente ( embora todos preparados isso poderia ocorrer ou não?), que merda daria? sacar armas para GCMs no trabalho e uniformizados? isso sim é despreparo pois ali não havia bandidos e sim GCMs em serviço e que foram solicitados pela segurança do local para averiguar um homem armado (era só se identificar e cumprir sua própia lei) pois a qualquer munícipe é obrigado a se identificar e não só a outra polícia. É transgressão disciplinar a não identificação quando solicitado, ou não é? Mas é sempre o GCM o despreparado né?…

  212. MILITAR :GUARDA MUNICIPAL = POLICIAL FRUSTRADO.É CLARO QUE POLICIAL NO SENTIDO FIGURADO, PORQUE NÃO SÃO, É QUE 95% DOS GUARDAS MUNICIPAIS TENTAM ENTRAR PRA PM OU PC E NÃO CONSEGUEM, AI PRESTAM CONCURSO PRA GUARDA, ESTUDAM 1 MÊS, NÃO SEI O QUE, COLOCAM UM REVOLVER NA CINTURA, RASGAM A ( CARTA MAGNA ) E SI ACHAM POLICIAIS. KKKKKKKKKK

    Você deve ganhar bem pra caralh….deve ser um Policia fudidão e que gosta mais de bandido do que de uma corporação pronta para colaborar com o povo….olha , se Você é PM saiba que já demos muitos apoios a colegas seus e que nos agradeceram, alias um deles estava sendo sequestrado!!!

  213. O GCM deveria meter o aço nesse pau no cú rato da policia civil !! é o que esse zé povinho merece !! da dinheiro pros ratos da CIVIL, e coxinhas e caixinha pros gambé !! então foda-se, tá certo as GCMs não tem que ajudar esse povo de merda……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  214. tanto a policia militar como a policia civil se fossem tão atuantes , o povo não estava clamando por mais segurança,é só ler os jornais ver a televisão,furtos,roubos,assaltos,estrupos,etc,onde esta esta policia tão preparada,lembra da greve da policia civil,onde um PM ficou encurralado e tomou um pau dos policiais civis,eles não tem união nem entre eles, oque sera da população

  215. marcos</a o pior é que jogam nós gcms contra a população e nos diminuem diante dos bandidos dizendo que não somos nada, não somos preparados, preparados pra que? pra dar tiro nas costas de um filho que está na moto com o pai? pra matar um motoqueiro na frente da mãe e da casa dele? lembram do caso rambo, do caso eloá, dos garotos mortos em são vicente por uma equipe onde todos foram presos inclusive um tenente? do onibus 157 no rio que até filme virou? falhas existem mas é difícil ver um gcm diminuir um |Pm ou um PC, mas a verdade é que a PM caça GCms de toda forma para fude…, antes era por porte ilegal de arma mas agora como temos porte estadual tenta fud…de outro jeito pra que e por que? nos esqueçam e façam sua parte. o Kassab tem mais de cem coronéis ao redor dele em varias sub prefeituras como sub prefeitos ganham a aposentadoria da PM e mais milhares de reais e vcs? vivem de bico operação delegadas etc…e nos nem isso temos, somos todos urubus da sociedade e catamos o lixo e o resto que eles deixam, todos nós seja PMs Pcs Gcms, quem ganha mais que 3 mil em inicio de carreira nessas corporações? Pcs, Pms, GCms, no meio há laranjas podres, despreparados, mas não é justo quererem fuder pessoas de bem, pais e mães de familias que correm pelo certo!!! tá na hora de cresçer-mos e nos direcionar para onde realmente vá trazer vantagens no futuro para nossos filhos , educação,segurança, menos impostos, combate a corrupção, saúde, vida digna……no mais peço desculpas se ofendi pessoas de bem.

  216. k2 :boa noitemuitas e muitas shows eventos parque simiterios etc.não ficar pagando de policia por ai ele fez o serto se identificou a outro policial q foi um pm não a um gcm metido a policial nos policiais civis nos deparamos com isso direto esses caras decendo dos carrinhos com luizinha e querendo abordar como nos e a pm .agora mi fala onde esta escrito na constituição q esses guardinhas podem abordar alguem na rua ?esses dias eu vi um gcm falando q estava de condutor em uma ocorrencia no DP numca vi isso . se algum dia eu estiver em um DP e ver isso vai dar vontade de sair da policia.nos fazemos um puta de um treinamento na academia nos e os pms pra vir esses guardinhas e quererem pagar de policia .eles são bons manda eles numa situação de estourar um cativeiro , num roubo a banco em andamento , envadirem biqueiras armadas ,irem buscar procurados não duram um segundo não tem preparação alguma rsrsrsrsrkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkGCMS SE COLOQUEM NO LUGAR DE VCS DEIXEM O TRABALHO DE POLICIA PARA A POLICIA E VÃO TOMAR COMTA DOS NOSSOS PARQUES , SIMITERIOS RSRSRSUM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS POLICIAIS DE VERDADEE UM ABRAÇO A ESSE POLICIAL Q COLOCOU O GARDINHA EM SEU LUGAR

    Guardinha Por que? quantos de vcs vão em bingo clandestino, boates, etc…catar uns trocados??? sabem como são conhecidos né? mesmo com as tretas com a PM sou mais a Pm que vcs. trabalham mais se arriscam mais…infelizmente são levados pela mente dos coroneis…façam a parte de vcs, e nos esqueçam a GCM não precisa de vcs. 95 por cento dos gcms são dignos., estudados graduados e não são corruptos.

  217. Não pago de policia pago de GCm que sou!!!o fato de estourar biqueira, roubo a bancos em andamento, cativeiros etc…é questão de treinamento e momento, é logico que são mais treinados que nós para isso em nenhum momento isso foi discutido, a PC e a Pm tem mais preparo pois tem isso mais no dia a dia, não queremos ser melhor nem pior que ninguém, queremos apenas respeito pelo nosso trabalho que é digno assim como o de vcs. Amamos nossa corporaração assim como vcs.,somos pais de familias assim como vcs., o fato de quererem diminuir nossa instituição instiga bandidos e o povo contra nós dificultando nosso dia a dia. Se acham que não devemos estar nas ruas , juntem-se aos coroneis do kassab que são todos sub prefeitos mamando nas tetas do municipio e ganhando 5 x mais do que suas aposentadorias como PMs, e façam loby para acabar com a GCM, o difícil e ver abrobrinhas de pessoas com curso superior denegrindo a imagem de pais de familias como se fossem super policias, super homens…quando na verdade faz parte da segurança pública assim como nós. que foram atacados pelo pcc assim como nós, que tiveram colegas assassinados assim como nos nesses ataques, mas que vivem, no pais de alice. Com todo respeito policia, tenho 3 filhos , um especial, mas se precisar estourar cativeiro, biqueiras, enfrentar roubo a banco em andamento não deixo meus companheiros na mão mesmo tendo só um 3 oitão na mão…sou GCM, O alimento que levo pra casa é de meu suor, do meu digno trabalho.Assim como vcs. Amo o que faço. Mesmo que seja guardar um parque pois neles há crianças, maes, pais de famílias, que nos pagam para ter proteção e de nossa parte eles tem.

  218. kzica :

    k2 :boa noitemuitas e muitas shows eventos parque simiterios etc.não ficar pagando de policia por ai ele fez o serto se identificou a outro policial q foi um pm não a um gcm metido a policial nos policiais civis nos deparamos com isso direto esses caras decendo dos carrinhos com luizinha e querendo abordar como nos e a pm .agora mi fala onde esta escrito na constituição q esses guardinhas podem abordar alguem na rua ?esses dias eu vi um gcm falando q estava de condutor em uma ocorrencia no DP numca vi isso . se algum dia eu estiver em um DP e ver isso vai dar vontade de sair da policia.nos fazemos um puta de um treinamento na academia nos e os pms pra vir esses guardinhas e quererem pagar de policia .eles são bons manda eles numa situação de estourar um cativeiro , num roubo a banco em andamento , envadirem biqueiras armadas ,irem buscar procurados não duram um segundo não tem preparação alguma rsrsrsrsrkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkGCMS SE COLOQUEM NO LUGAR DE VCS DEIXEM O TRABALHO DE POLICIA PARA A POLICIA E VÃO TOMAR COMTA DOS NOSSOS PARQUES , SIMITERIOS RSRSRSUM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS POLICIAIS DE VERDADEE UM ABRAÇO A ESSE POLICIAL Q COLOCOU O GARDINHA EM SEU LUGAR

    Guardinha Por que? quantos de vcs vão em bingo clandestino, boates, etc…catar uns trocados??? sabem como são conhecidos né? mesmo com as tretas com a PM sou mais a Pm que vcs. trabalham mais se arriscam mais…infelizmente são levados pela mente dos coroneis…façam a parte de vcs, e nos esqueçam a GCM não precisa de vcs. 95 por cento dos gcms são dignos., estudados graduados e não são corruptos.

    Então meu caro ,pode sair da policia pois tá atrasado pra p….vá em varios dps de sp e peça para ver alguns bos e verá em todos que foram levados pela gcm ou gm como queira onde consta como condutor um gcm…eu mesmo tenho em casa cópias de bos dos quais estive no dp e onde consta como condutor ora meu nome ora o nome de um colega, se te dá vontade de sair é problema seu mas que foram elaborados pelo escrivão e assinado pelo delegado ah meu caro isso foi. O foda de tudo é que vsc querem ser juizes, fazer leis, querer ser mais que os outros…tá na hora de ter uma mentalidade nova amigo…a gcm agora vai ter no colete e nas viaturas a inscrição POLICIAMENTO COMUNITÁRIO, em alguns municipios a lei organica está mudando dando poder de policia para a gcms, e em brasilia também já está bem encaminhado esse projeto sendo já aprovado a regulamentação das guardas de todo brasil e aí ce vai fazer o que? vão matar o kassab? os outros prefeitos e vereadores, os deputados??? nosso espaço já tá aí, a população por mais que policiais como vc queira denegrir a nossa imagem, já nos veem a muito como policiais que somos, é só questão de tempo para a regularização, somos hoje mais de 80 mil em todo Brasil somos fato! realidade! e somos do BEM!!!

  219. JEFF :
    AMIGOS, ME ASSUSTA OS COMENTÁRIOS QUE VEJO AQUI, POR DEMAIS, DENOTAM O QUANTO O POVO BRASILEIRO AINDA É MEDIOCRE EM SUA FORMA DE PENSAR, VAMOS LA:
    1º-EM PRIMEIRO LUGAR, COMO ESTÁ ESCRITO EM NOSSA LEI:NINGUÉM É OBRIGAR A FAZER E DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA, SENÃO EM VIRTUDE DE LEI, PORTANTO, ENQUANTO ALGUNS PREFEITOS FAZEM POLÍTICA COM O DINHEIRO PÚBLICO, VEZ QUE “GARANTEM” À POPULAÇÃO QUE A “GUARDA MUNICIPAL” ESTÁ FAZENDO PATRULHAMENTO, AS ESCOLAS PÚBLICAS, BEM COMO AS PRAÇAS E DEMAIS PRÉDIOS SÃO DANIFICADOS, VILIPENDIADOS FREQUENTEMENTE, ENTÃO DEIXEM DE SER ACÉFALOS OS QUE ENXERGAM SIMPLICIDADE EM TUDO.
    2ºSE ALGUÉM CUMPRIU A LEI, FOI O POLICIAL CIVIL E O POLICIAL MILITAR, POR SUA VEZ O MUNICIPAIS COMETERAM DESVIO FUNCIONAL E DEVERIAM SER PUNIDOS ADMINISTRATIVAMENTE, OUTROSSIM, COMETERAM CONSTRANGIMENTO ILEGAL, O PENSAMENTO RAZOÁVEL NÃO DEVE SER QUE TODOS EXISTEM PARA O MESMO FIM, AFINAL, ELES SÃO GUARDAS PATRIMONIAIS DO MUNICÍPIO. ADEMAIS, FLAGRANTE QUALQUER UM DO POVO PODE FAZER, PORÉM É OBRIGAÇÃO DO POLICIAL.
    3º TERCEIRO, IMPERA NO MUNDO TODO, NA PRÁTICA PRIVADA, BEM COMO NAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS SÉRIAS, O PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE, QUANDO DEVE FAZER O QUE LHE COMPETE DA MELHOR FORMA, DENTRO DOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS DA LEGALIDADE, MORALIDADE, FINALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIENCIA E IMPESSOALIDADE, ASSIM, O MELHOR GUARDA MUNICIPAL DO MUNDO É AQUELE QUE CUIDA DO PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DENTRO DESTES PRINCÍPIOS, DA MESMA FORMA QUE O MELHOR POLICIAL MILITAR DO MUNDO É AQUELE QUE CUMPRE PATRULHAMENTO OSTENSIVO COM EFICÁCIA, BEM COMO O MELHOR POLICIAL CIVIL É AQUELE QUE CUMPRE A FUNÇÃO INVESTIGATIVA COM ÊXITO.
    PODERIA CONTINUAR A ESCREVER, MAS JOGAR TODOS NA VALA COMUM É CONCORDAR COM A POLÍTICA DE GOVERNANTES CORRUPTOS, QUE FAZEM O QUE QUER, QUANDO QUER, DA MANEIRA QUE BEM QUER, NO ARREPIO DA LEI E PREJUÍZO DA SOCIEDADE….
    PARA TERMINAR, JÁ É ERRADO EXISTIR DUAS POLÍCIAS, TALVEZ UM DIA, NO SISTEMAS ATUAL EU POSSA SER ABORDADO POR UM POLICIAL CIVIL E DEPOIS DE DUZENTOS METROS UM MILITAR, VEZ QUE AS FREQUENCIAS DE RÁDIO SÃO DIFERENTES E TÃO LOGO, SEREMOS ABORDADOS POR GCMS…..GRAÇAS AOS POLÍTICOS E SEUS DEVANEIOS…

    Cara falou e disse, se simplesmente cada um cumprisse a sua parte no que lhe compete dentro da LEI E SOMENTE EM RAZÃO DELA, ai sim eu vejo futuro pra este país, parabéns pelo comentário.

  220. ALMA PENADA :
    Será que estou vivendo em outro planeta e ninguém me avisou. Desde quando Shopping deve ser protegido por guardinhas. Será que a segurança deste Shopping está preparada para um caso real de Roubo ou outros delitos. Mesmo assim, quero aproveitar para cumprimentar a atitude dos Policiais Militares, que fizeram com que a lei fosse cumprida. Conquanto à Guarda Civil, rezo para que estes moços não tenham nunca o tal Poder de Polícia. Será que é muito difícil o antânho da segurança identificar, de forma discreta, a pessoa que aparenta ou está armado. A final de contas ele ganha para que. “Dai a Cesar o que é de Cesar”

    VC diz isso sua rapariga ate o momento que vc for roubada dentro do shopping..nao importa o lugar,devemos ter segurança em qualquer local..o PM foi um grande idiota querendo humilhar os GCM.

  221. ALMA PENADA :
    Será que estou vivendo em outro planeta e ninguém me avisou. Desde quando Shopping deve ser protegido por guardinhas. Será que a segurança deste Shopping está preparada para um caso real de Roubo ou outros delitos. Mesmo assim, quero aproveitar para cumprimentar a atitude dos Policiais Militares, que fizeram com que a lei fosse cumprida. Conquanto à Guarda Civil, rezo para que estes moços não tenham nunca o tal Poder de Polícia. Será que é muito difícil o antânho da segurança identificar, de forma discreta, a pessoa que aparenta ou está armado. A final de contas ele ganha para que. “Dai a Cesar o que é de Cesar”

  222. razoabilidade.Essa é a atitude prevista nos ensinamentos e muito observada pelo magistrado e quissá,possa ser uma jurisprudência cabível a,resolução,desse tipo de conflito.Não vai dar em nada!Temos que nos respeitar e saber que todo cargo tem sua importância.

  223. CONCORDO COM PC,NÃO TEM QUE MOSTRAR NADA PARA ESSES LIXOX!PQ OS GCMS NÃO CHAMARAM A PM AO INVÉS DE ABORDAR O HOMEM?E SE FOSSE BANDIDO ESTARIAM ELES PREPARADOS PARA POR EM RISCOS VIDAS DE TERCEIROS?CARA ABSURDO UM GCM ABORDAR UM POLICIAL…O QUE OS GCMS TERIAM DE FAZER ERA COMUNICAR A PM QUE É POLIUCIA NÃO ELES!DEVERIA SER PRESOS POR USURPAÇÃO DA FUNÇÃO …IDIOTAS!GCMS GERALMENTE SÃO PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIRAM SE ESCOTEIROS,TENTARAM AS FORÇAS ARMADAS TB NÃO CONSEGUIRAM,DEPOIS A PM TB NÃO CONSEGUIRAM A POLICIA CIVIL,TB NÃO COINSEGUIRAM ENTRAR ,SEGURANÇA DE METROP FORAM REPROVADOS,SEGURANÇA DE PUTEIRO TB NÃO SERVIU …ENFIM ULTIMA TENTATIVA FEZ PARA GUARDA MUNICIPAL!PASSOU AGORA EU SOU PULIÇA!!!SOU PULIÇA!SAI FORA SOU PULIÇA!MOSTRA PQ ESTÁ ARMADO EU SOU PULIÇA!PULIÇA!PULIÇA!BANDO DE OTÁRIOS.MANDAMOS VÁRIOS PARA OI DP TODOS MOIDO E QUEBRADOS EM SANTO ANDRÉ!FORAM TOMAR A FRENTE O PAU COMEU!DESARMAMOS E ALGEMAMOS E CONDUZIMOS AO DP.RESULTADO:FORMAÇÃO DE QUADRILHA,TENTATIVA DE HOMOCÍDIO,DESACATO A AUTORIDADE,ABUSO DE AUTORIDADE, USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PUBLICA,PORTE ILEGAL DE ARMAS,AGRESSÃO,RESISTENCIA A PRISÃO…ENFIM ENFIAMOS 8 BOZINHOS NESSES LIXOS!SE FODERAM NEM PRESIDIO ESSAS BOSTAS TEM VAI TIRAR CADEIA COM OS MALAS!FORAM EXPULSOS,PRESOS E ESTÃO AÍ JOGADOS AS TRAÇAS!BEM FEITO!!!

  224. era só ter mostrado a funcional…

    não pra Humilhar o gcm.
    mais sim pra evitar oque aconteceu.

    infelizmente há polícias com o ego maior que a própria inteligencia.
    O respeito é a base do caráter Humano.

    sem ele somos apenas Seres ignorantes.

    Boa madrugada a todos.

  225. tomara que esse bando de idiota que fica falando mal de gcm, nunca precise de um gcm, bando de fdp,porque sou gcme quero ver se eu abordar um deles não vão me odedecer,e parabens aos gcm.e fucion´rio publico não pode ser processado por usupação

  226. Pessoal..não precisem brigar pela questão….cada macaco no seu humilde galho!!!!!! policia é policia..GCM é GCM e vigilante é vigilante!!!!! sou GCM ha 16 anos e não me meto em questões alheias e talvez por isso nunca arranjei para minha tão nobre cabecinha ehheheh!!! quando estou em deslocamento de um posto municipal rumo ao outro posto municipal fecho o vidro da viatura ate em cima se tiver frio ligo o ar quente e vamo que vamo e se nesse interim alguem levantar a mão dizendo que foi roubado..ameaçado de morte…xingado…é sem cerimonia: ligue 190 senhor…é gratuito!!!!! ehheheheh porém mtos GCMs querem serem bonzinhos e são alvos de comedia….so faço o que ta na lei proteção a bens ..serviços e instalações municipais….tudo que é da prefeitura eu caio p cima…. ze povinho na rua em situação de perigo…ou cara armado em via publica ou setor privado…ele não querendo atirar em mim..pode ta com mil armas na cintura que eu ainda o cumprimento….porem se ele apontar em minha direção saco meu 38 e rasto o dedo sem do pra cima dele…lei do velho oeste!!!

  227. Pobre policia civil seria fácil se identificar como policia superior o “CARA”, será que se sua família estivesse em poder do PCC, e um guardinha desses ariscasse a vida para salvar o que ele diria: Acho que diria assim tinha que deixar minha família morrer pois GCM foi criado para cuidar de patrimônio esses guardas são uns bostas. Meus Deus quanta vaidade e pensamento difícil de aceitar, na minha cidade a GCM faz um grande trabalho como policia comunitária e até hoje nunca matou ninguém efetuando varias prisões com exito e eficiência.

  228. senhores policiais vamos acabar com essa vergonha . vcs tem que se unir,policial militar, policial civil,guarda municipal e acabar com esse preconceito.todos vcs tem que focar em combater o crime organizado policiais estao sendo atrocidados pelo crime, por favor gente vamos ser bons profissionais e vamos zelar pelos colegas que combatem o crime.

  229. Paisanada desse Policial Civil, é o cara mais lerdo que já ouvi falar, em vez de colaborar com a GCM que é um agente da autoridade mesma profissão que esse investigador com atribuições diferentes e com a esfera de competência diferente, mas o mesmo objetivo, será que não estudou, não fez escola, não sabe ler, a GM está descrito no art°144 segurança pública, da constituição Federal, e os GCMs deveriam dar voz de prisão a esse investigador por desobediência e desacato, e esses PMs nada ver, morro e não vejo tudo…

  230. Pedro Fernando :
    Paisanada desse Policial Civil, é o cara mais lerdo que já ouvi falar, em vez de colaborar com a GCM que é um agente da autoridade mesma profissão que esse investigador com atribuições diferentes e com a esfera de competência diferente, mas o mesmo objetivo, será que não estudou, não fez escola, não sabe ler, a GM está descrito no art°144 segurança pública, da constituição Federal, e os GCMs deveriam dar voz de prisão a esse investigador por desobediência e desacato, e esses PMs nada ver, morro e não vejo tudo…

    Que dureza em Pedro Fernando? dar voz de prisão ao PC por desobediência e desacato?!?! como diz você… morro e não vejo tudo!

    As Instituições citadas no artigo 144 que são responsáveis pela segurança pública são:
    I – polícia federal;
    II – polícia rodoviária federal;
    III – polícia ferroviária federal;
    IV – polícias civis;
    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    Perceba claramente que o legislador não acrescentou ai a GCM. Logo abaixo o legislador atribuiu a cada uma delas uma função específica, assim, vejamos:

    § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
    § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
    § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    Mais uma vez a GCM não foi citada, obviamente por não ter cido citada nos incisos I a V.

    Por fim, a GCM foi citada, mas para proteger os bens, serviços e instalações das prefeituras. Portanto se o legislador tivesse a intenção de dar à GCM a mesma atribuição que conferiu à PM ele assim teria feito:

    I – polícia federal;
    II – polícia rodoviária federal;
    III – polícia ferroviária federal;
    IV – polícias civis;
    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
    VI – polícia civil minicipal

    § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.
    § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
    § 6º As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
    § 7º Às polícias municipais cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

    Maaaaaaaas, NÃO o fez, portanto estude um bastante e não fale coisas ao arrepio da Lei maior.

  231. E não caia na besteira de conduzir um policial civil ou militar na presença de um delegado de polícia e contar que deu voz de prisão por desacato e desobediência, quem vai ser processado é você! Se duvida, faça um teste comigo, me leve até a delegacia e conte que eu me recusei a me identificar para você e por essa razão você me deu voz de prisão por desobediência, fique tranquilo, vou ratificar sua versão perante a verdadeira Autoridade Policial.

  232. Pleno ano de 2013 e ainda discutindo sobre se os GCMs são ou não Policiais!!! teve um aí que disse que quebrou 8 e enfiou nas grades em santo andré, outros que se fizermos isso ou aquilo nos quebram, prendem, chamam de bostas, idiotas…etc…que se recusam a identificar pra nós…que não somos nada..guardinhas…enquanto isso o PCC cresçe, as mortes de políciais aumentam, a criminalidade corre solta, é assalto, arrastões, homicídios todos os dias…e os governantes e políticos viajando com dinheiro do povo, torrando tudo que podem e mais um pouco, aumentando seus salários…e os PMs,PCs, e GCMs, ganhando uma miséria….endividados, nem casa muitos tem. Somos 80 mil em todo Brasil. Imaginem o que vai aconteçer se todos os prefeitos mudarem a lei organica do municipio dando poder das GCM também cuidarem da segurança da população ( O POVO QUER MAIS SEGURANÇA,CLAMA POR ISSO), o que irão fazer esses SUPER POLICIAIS que nós criticam tanto? onde a GCM tanto incomoda neles? Há GCMs e gcms, Há PMs e pms, há PCs e pcs…PF e pfs, há Profissionais na area da segurança pública e profissionais na area de segurança pública…as GCM, ou GMs, estão incluida no artigo 144 da CF., e para os que sabem ler há também lá um trecho onde se lê (TODOS OS SERVIDORES POLICIAIS DESTE ARTIGO…ETC..)…a GCM também está incluida no C.B.O ( CODIGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES) COMO SERVIDOR POLICIAL.e no Congresso , há um projeto para dar poder de polícia para as GCMs,GM., porque incomamos tanto assim esses ” POLICIAIS””, proteger cemitérios,praças, parques, e o patrimonio municipais não é desmereçimento pois muitos filhos, esposas, parentes de policiais estiveram e estarão nesses locais e até mesmo esses policiais em dias de folga com seus familiares já foram a algum desses lugar, seja para passear ou prestar homenagens a um ente querido falecido ou não? SOU GCM a 20 anos, e a 20 anos ouço isso que não sou polícia, por outro lado a maioria da população gosta da gente é próxima a nós…até mesmo um preso engaiolado no corró de um DP, disse que eu não poderia ter feito aquilo com ele, mas era pedido. Ganho RETP,ando armado em viaturas,faço meu trabalho dignamente, trabalho policial,de vigilancian sim, pois policiar também é vigiar ou não? SOU GCM, e quando me aposentar daqui a uns 3 anos se DEUS quizer, terei meu merecido descanso e na mente a certeza do dever cumprido. Enfim aos Bons Policiais deixo aqui uma mensagem de união pois estamos do mesmo lado. Aos maus policiais deixo aqui a mensagem de que Super homens só existem em GIBIS!

  233. ESQUEÇI! Nas novas viaturas da GCM de São Paulo e nos coletes dos GCMs estárão escritos ‘ POLICIAMENTO COMUNITÁRIO”, Acho melhor esses Super Puliças que tanto nos criticam, mandarem apagar essas palavras, ou quando as viaturas estiverem por aí, sairem distribuindo panfletos para a populaçao ou se juntarem ao Datena para espalharem que a frase é falsa, que não somos policiais…ou irem ao prefeito e ao secretário de segurança urbana e mandarem tirar essa frase das viaturas e dos coletes pois não somos policiais…ou então irem chorar na cama que é lugar quente ou se moerem de raiva e comer todas as unhas…pular de cima das guias, sei lá, mas mandarem apagar ou apreenderem todas as viaturas e prenderem todos os 6 mil guardas de SP, por usurpração de função afinal somos guardas e não podemos fazer policiamento não é? queria ver qual o fodão que teria coragem de meter a cara com o Prefeito haddad, ou com o Secretário Roberto Porto para reclamar da frase nas viaturas e nos coletes(POLICIAMENTO COMUNITÁRIO).Ah..mas vcs não podem…não são policiais….como? onde?porque dessa frase? ah meu Deus, meu mundo caiu……

  234. Uma coisa é fato o povo brasileiro tem a Segurança Pública que merece, pois o cidadão que está em situação de perigo e pede a Deus para ser ajudado por um polícial, ou GCM, é mesmo que te processa na corregedoria e justiça quando é feita uma multa, abordagem mal sucedida. O imporatante é o agente fazer sua própria segurança e cuidar de sua família.

  235. Kzica, a questão não é ser ou querer ser super policial e sim seguir o que determina a Lei maior, mais conhecida como Costituição Federal. A Guarda Municipal, assim como diversas outras carreiras públicas, tem poder de polícia, dentro de seus limites de atuação, ou melhor dizendo, dentro de suas atribuições, ou seja, deve proteger os bens, serviços e instalações do município e para isso precisa de poder de polícia, mas esse poder não é ilimitado como pensam alguns. O mesmo ocorre com os fiscais da prefeitura que, dentro de suas atribuições, também possuem poder de polícia para fiscalizar. Se a GCM acredita que a Constituição lhe concedeu as mesmas atribuições conferidas à Polícia Militar, nada impede de que as Guardas Municipais passem a exercer as funções de Polícia Rodoviária, Polícia Ferroviária, Polícia Civil ou ainda que crie seu Corpo de Bombeiros, como ocorre com a Polícia Militar. Os problemas da Guarda Municipal não consistem apenas em ter as mesmas atribuições da PM, elas vão muito além disso, como por exemplo ter direito à prisão especial, presídio especial, porte de arma de calibre restrito, porte de arma fora do horário de trabalho, porte de arma após aposentadoria etc, etc. Na minha opinião o legislador errou ao não incluir e atribuir à GCM as mesmas funções da Polícia Militar, mas isso não me faz deixar de seguir o a Lei determina. O brasileiro tem essa mania de não aceitar a Lei, isso me fez lembrar do caso da escrivã de polícia que foi despida na frente de vários homens, ou seja, o delegado cometeu um crime para elucidar outro, isso é o mesmo que torturar um sequestrador para que ele diga onde a vitima esta escondida. Não se deve praticar um crime para esclarecer outro, portanto, quando a GCM realiza abordagens e revistas pessoais, mesmo que encontre algo de ilícito, agiu contrariando a Lei.

  236. Ao PM Junior, continue sendo essa paga pau de papa charlie, pois o dia que vc chegar com qru quadrado no DP, e a imprensa lá te esperando, o delegado não vai prensar duas vezes para te chamar de coxinha despreparado e te fritar bonito no papel também, na segurança pública sempre prevalesce a lei do mais forte não se esqueça.

  237. Oi TIRADO já percebi que você não entende nada de lei
    1- A policia não prende, simplesmente só conduz o individuo pra delegacia.
    2- Quem prende é o delegado.
    3- O juiz julga.

    4- “Por favor colega estuda mais um pouco sobre lei”
    Abraços!

  238. Sou gcm ha 10anos, e sou a favor de que a pm resolva tudo em relacao a seguranca do cidadao, deixem- nos em paz com nossos 4 mil por mes.kkkkkkk

  239. Muitos comentários sem conhecimento sobre o assunto.
    1º O policial Civil não estava sendo preso e sim solicitado a IDENTIFICAR-SE (NÃO HÁ ABUSO DE AUTORIDADE), pois os guardas foram solicitados por estarem mais próximos do local. Se eu fosse assaltado não hesitaria em pedir ajuda de um guarda que estivesse mais próximo.
    2º Até quando um policial Civil prender você, por qualquer motivo que seja, ele precisa se identificar?????? QUE HISTORIA É ESSA?
    3º Ele recusou a se identificar para os seguranças e depois para os guardas.
    4º Policial não pode andar com arma OSTENSIVA no horário de folga (APRENDAM ISSO).
    5º ESSE Policial DESPREPARADO teve sorte que foi os seguranças que viram a arma. Se eu fosse um mala vendo esse idiota exibindo a arma na cintura, tinha esperado um momento de distração desse idiota COMPLETO para abordar e levar a arma dele, e não ia ser difícil, tendo em vista que ele estava com a mulher e o filho.
    6º Trabalho na PM a sete anos e conheço bem a rua. Essa história não passa de EGOÍSMO do POLICIA CIVIL, e um erro grave do delegado em não mandar o policial civil para corregedoria para aprender a não ficar exibindo a sua arma dentro de um shopping, assustando e pondo em risco a segurança de todos os usuários.

  240. Bom quase com certeza que os guardas foram estúpidos, eu que sou civil e n sou policia ja passei por constrangimentos em “abordagens de gcms.
    Cheguem com educação e serão atendidos em suas solicitações, Não “ai meu ce ta armado?,tem documento??”
    Fiz chamarem um pm que chegou assim Boa noite cidadão o sr esta armado e tem documento ?
    Prontamente foi atendido…

  241. Essa é outra questão, “abordagens de GCMs” isso não existe. GCMs podem, eu disse podem, prender em flagrante e nada mais. Mesmo que sejam extremamente educados ao abordar um cidadão, estão agindo contrariando as Leis.

  242. ESSA È PARA TODOS OS IMBESIL DE PRANTAO SE A POLICIA MILITAR FOSSE TAO BOA NAO PRECIZARIA DE OUTROS ORGAO PARA AJUDAR NA SEGURANÇA PUBLICA E OUTRA COISA POLICIA CIVIL E PIOR QUE A GCM NAO TEM OPERACIONAL MAL SABE FAZER ABORDAGEM PROCURA SABER O QUE FAZ CADA POLIVIAL CIVIL TIRANDO OS INVESTIGADORES O RESTO NENHUM DELES PODE ABORDAR POLICIA CIVIL E SO NOME

  243. Gostaria muito de saber se agente penetenciario tem o direito de abordar pessoas fora do ambiente penetenciario como por exemplo nas vias publicas e fazer pessoas atravesarem para o outro lado da rua porque eles estao parados em um lado da via publica e fazer revista em cidadoes e maltratar pessoas com palavras de baixo calao ?esta dificil ser cidadao ‘

  244. Estão repercutindo notícia “velha”, postada em 2011……
    Vamos nos ater em assuntos mais recentes….. que acham????

  245. ( IMBESIL DE PRANTAO – PRECIZARIA ) O Aparecido, antes de tecer comentários sobre as atribuições da Polícia Civile de seus integrantes, deveria primeiro demonstrar saber escrever corretamente, pois quem não sabe sequer escrever, certamente não sabe nada sobre o assunto em questão. Qualquer um dos integrantes das 14 carreiras policiais civis, pode e deve realizar abordagens caso haja fundada suspeita, ou você haja que um Delegado de Policia não pode abordar, pois não é investigador??? E para a janaina, Agentes Penitenciários não podem realizar abordagens nas vias públicas.

  246. Na minha opinião, ao invés de ficarem com essas picuinhas. Tanto Policiais Civis quanto Policiais Militares, Guardas Civis Municipais e Vigilantes deveriam unir forças para combaterem a marginalidade que a cada dia vem aumentado os índices de violência e criminalidade, pois os marginais estão bem mais unidos que ambos e com isso estão criando facções e vencendo essa batalha.
    Prestem atenção e lutem pelo bem comum ao invés de ficarem com essas briguinhas de poderes.
    O povo precisa de segurança e não mais problemas.

  247. Vimos que, na esfera preventiva, mesmo não encontrando amparo na legislação pertinente, a instituição Guarda Civil Municipal, diante do que foi explanado, sua atuação é de fato, indiscutível, pois a locomoção é imprescindível. No entanto, analisaremos a seguir o fator concernente ao “poder de polícia”. Todo cidadão tem uma parcela, limitada desse poder, conforme as circunstancias fáticas que o caso se apresentar. Consoante o Art. 301- “Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”, delineando a forma em seus incisos. No tocante, a 1ª parte, significa que qualquer pessoa, seja quem for, confrontando-se com uma situação flagrancial, onde a vítima “A” está sendo subjugada pelo ladrão “B”, no furto (intuito de subtrair a bolsa da anciã) ou roubo (subtrair com violência a bolsa), aquele do povo, terá a faculdade de intervir e evitar a consumação do ilícito, poderá de imediato, solicitar o auxilio de uma viatura policial, ou mesmo, passar reto, dando a entender que nada presenciou, indo embora. Nessa mesma esteira, é deverás inconcebível, uma viatura da GM efetuando um percurso, deparando com uma cena de ilícito (infração penal), passando direto, fazendo de conta que nada presenciou. Isso é inadmissível, na prática, diante da moral e do bom costume. De forma analógica, poderão prender em flagrante (no calor dos fatos), o infrator, no caso, o sujeito ativo, pois qualquer do povo poderá ter essa conduta de prender ou não o indigitado. Na situação da Guarda Municipal, o verbo “poderá”, aparece um pouco diferente de “qualquer do povo poderá”, pois ele aflora transparecendo uma “faculdade-dever” com a coletividade municipal. É uma instituição protetora, que tutela de alguma forma seus munícipes, bem como, àqueles que se encontram em trânsito, contra qualquer forma de insegurança e propiciando a tranqüilidade pública. Portanto, mesmo com a legislação atual, vislumbra-se um delgado “poder de polícia” na atuação da Guarda Municipal. Com essa percepção, de ação e seus efeitos, surgiu a PEC nº 534/2002, da signa do saudoso Senador, Dr. Romeu Tuma, Delegado de Polícia, a qual enseja que a GN torne-se uma Polícia Municipal (preventiva) auxiliando as demais polícias no combate à violência e à criminalidade. Em trâmite no Congresso Nacional, com o escopo de alterar o texto vigente: Art. 144, § 8º. “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”, passando a vigorar com a redação seguinte: § 8º “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus munícipes de forma preventiva e ostensiva, de seus bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais, conforme dispuser lei federal”. No aguardo das normas legais, encontram-se as Guardas Civis Municipais, as quais se vêem tolhidas em seu labor protecional, mesmo porque, na prática não podem fugir da atuação preventiva e da faculdade-dever de polícia

  248. SE VE NÉ JA O PCCC CHEGA METE BALA NA CARA DELES E NEM PEDE FUNCIONAL POR ISSO AS COISAS ESTAO RUINS AQUI EM SAMPA É MUITA CARA DESPREPARADO NAS FORÇAS DE SEGURANÇA A POLICIA CIVIL SO SABE DA ENTREVISTA DEVERIA TODOS OS POLICIAS FAZEREM JORNALISMO PQ PASSAM MAIS HORAS DANDO ENTREVISTA DO QUE FAZENDO O QUE SAO PAGOS A FAZER LAMENTAVEL

  249. Para os puliças que tentam a anos destabilizar as Guardas….Aqui em SP, já estão sendo renovadas as funcionais com porte de arma funcional e particular ( à anos fomos cassados por alguns puliças que na abordagem depois de indentificar-mos como Guardas Civis perguntando sempre; está armado?) qual motivo dessa pergunta? senão fritar o guarda!,No ano que vem virá uma restruturação na carreira GCM, passando para tecnica e aumentando o RETP e o salário, e conforme o tempo de serviço no cargo, a maioria dos Guardas antigos irão ascender a GCM classe Distinta, Sub Inspetor , Inspetor Regional, De agrupamento e superintendente, pulando até 3 niveis para quem tem curso superior e a maioria tem….bem com a chegada da aposentadoria especial, se aposentando como inspetor pra cima creio que está bom demais para muitos de nós pois os salários ´de um inspetor que ingressou como guarda na corporação, e hoje letra D, ou E, que ganhou ações de 81% , 62%, quadrimestral e que já estão sendo pagas como vop, com o aumento do salário na restruturação, será suficiente para ter uma aposentadoria tranquila….lembrem-se da história da formiguinha e da cigarra????

  250. enqunto tverem peesoas que se inatingiveis sepre passremos por isso.
    o gmm se faz presente onde a pm se faz ausente. e quando alguem preisa até um vigilante chamam de polocia, quanto mais um gcm q ue é armado e preparado tanto quanto um pm.

  251. Alex, sabe porque existe a policia? para fazer com que as leis sejam cumpridas. Se um policial criar suas proprias leis, sua existencia nao sera mais necessaria. Sugiro que leia atentamente o artigo 144 da Constituicao Federal e certamente entendera as atribuições das policias e das guardas municipais.

  252. era só o que faltava daqui a pouco a agente vai ter que se identificar até pra defunto,vao se ferrar bando de frustado.

  253. Prendam todos os GCMs , são mais de 80 mil descumprindo a CF…cumpram a lei, afinal são pagos para isso!e prendam também todos os prefeitos que tem GCM, ou GM, os secretários delas, prendam todos…ah vão cassar o que fazer!!!!

  254. olha na verdade eu sei que faltou humildade , e a razão falou mais alto kkkk

  255. só que na hora de um qru,uma troca … com um pc ou pm ai passa uma vtr da gcm , será que deixará de pedir um apoio? quanta hipocrisia…

  256. João Paulo, é necessário entender certas atribuições das diversas instituições. A guarda municipal pode apoiar sim a PM ou a PC ou a PF ou um cidadão qualquer, mas isso não lhe dá poderes para realizar abordagens e revistas pessoais, exceto em lugares próprios como parques ou em uma situação onde a segurança dos bens, serviçoes e instalações da prefeitura estejam comprometidas. A Policia Militar não pode realizar investigações, pois isso é uma atribuição da Polícia Civil, assim como a polícia civil não sairá por ai apagando incendios, pois isso é uma atribuição da Polícia Militar através do corpo de bombeiros. A Polícia Civil não investigará crimes federais, pois isso é de competencia da PF. A guarda municipal tem a finalidade de proteger, ou seja, fazer a segurança, dos bens (patrimonio), serviços (como acompanhar fiscais da prefeitura durante diligências, fazendo a segurança destes) e instalações (prédios, parques, praças etc da prefeitura). Perceba que cada Instituição tem uma finalidade, todas podem se ajudar, mas como dizem, cada um no seu quadrado.

  257. Boa tarde, para aqueles que desconhecem, analisem….

    Constituição Federal:

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    § 8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

    *Qual é o maior bem que temos, para aqueles que desconhecem: (VIDA), agora como estava escrito na testa do cidadão que portava arma, que ele é PC, então ele estava certo em não querer se identificar, e ele por ser um funcionário público tem o dever de se identificar….. Olhem o artigo 8o. da C.F., é não serve para nada…. Está certo…. Vamos abaixo para a busca pessoal….

    Código de Processo Penal:

    Art. 244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

    Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

    *O GCM foi acionado, tinha uma fundada suspeita, um indivíduo armado, e aí? Se fosse um mala? Como tem que ser a abordagem, você não sabe quem é, fala no ouvido dele assim: vc está armado, vc é policial? Se o cara for mala, vai pro arrebento, já tá meio perdido, ele vai tentar a sorte…. Agora quanto a abordagem se foi abusiva, aí os GCM’s tem que responder, entra outra questão…..

    O que precisamos é se unir a bandidagem apronta e não dá em nada, o sistema deixa muitas brechas, se for assim, a Polícia Federal é o Rei, pq está acima de todas, ela não deve satisfação a ninguém, se um PC aborda um P.F, ele não deve se identificar pq está abaixo… aonde vamos parar…

    Aí foi a minha opinião….

  258. FORMA DE ABORDAR ESTA TOTALMENTE ERRADO !!!! DEVERIAM CHAMAR A PM OU CIVIL PARA AVERIGUAÇÃO !!!

  259. Dudú, a VIDA não é um bem ou um patrimônio de nenhuma prefeitura. A CF é bem clara, a GCM é destinada à PROTEÇÃO de bens, serviços e instalações do município que é a prefeitura. Empresas privadas também possuem agentes de segurança destinados à proteção de seus bens e instalações, entretanto, tais empresas não tem direito algum de agirem como agentes policiais, assim, como ocorre com a GCM. Em outras palavras, a guarda municipal foi criada para agirem como seguranças das prefeituras, não sendo sequer obrigatória a sua criação pelos municípios, diferentemente das POLICIAS, cujas existências são obrigatórias. Não confunda fundada suspeita com flagrante. Havendo fundada suspeita, as autoridades POLICIAIS efetuarão busca pessoal, encontrando algum flagrante deverão efetuar a prisão. Não cabe a GCM, ou ao cidadão comum efetuar abordagens ou revistas pessoais, mas a prisão em FLAGRANTE é permitida até mesmo a qualquer um do povo. Não existe essa conversa de estar acima ou abaixo, tanto que o policial civil se identificou aos policiais militares, agindo de acordo com a Lei. Cada Instituição POLICIAL tem sua função muito bem definida pela CF. A GCM tambem suas atribuições e em nenhum momento foi atribuída à GCM agir como policia investigativa (Polícia Civil) ou ostensiva (Policia Militar).

  260. Guardinhas abusados… Não sabem o que o PC e PM passam na rua, fala sério… Parabens o PC e a PM…

  261. Esta cf/88 esta muito viciada pela ditadura militar principalmente o capitulo de segurança publica onde os militares influenciaram monopolizaram e continuam influenciando as normas penais civis , a principio não era para militares darem pitacos em segurança publica que é destinada exclusivamente para civis ,a verdade é que este pós ditadura levou a segurança publica a este abismo juridico e confuso que é nosso código penal ,onde militares e politicos são tidos como deuses e estão em primeiro lugar perante o cidadão,quando deveria ser ao contrario, como pode um orgão militar interferir em instituições civis e democraticas ,como pode um orgão antidemocratico querer garantir a democracia,isso mostra por que estamos cada dia mais afundados e nossos salarios cada dia mais achatado, politica do terrorismo e do medo oriunda dos quarteis militares que os politicos vem utilizando contra funcionarios publicos ,vedando nosso direito de greve nos nivelando a militares que respondem por outro sistema juridico reservado Esta cf/88 esta muito viciada pela ditadura militar principalmente o capitulo de segurança publica onde os militares influenciaram monopolizaram e continuam influenciando as normas penais civis , a principio não era para militares darem pitacos em segurança publica que é destinada exclusivamente para civis ,a verdade é que este pós ditadura levou a segurança publica a este abismo juridico e confuso que é nosso código penal ,onde militares e politicos são tidos como deuses e estão em primeiro lugar perante o cidadão,quando deveria ser ao contrario, como pode um orgão militar interferir em instituições civis e democraticas ,como pode um orgão antidemocratico querer garantir a democracia,isso mostra por que estamos cada dia mais afundados e nossos salarios cada dia mais achatado, politica do terrorismo e do medo oriunda dos quarteis militares que os politicos vem utilizando contra funcionarios publicos ,vedando nosso direito de greve nos nivelando a militares que respondem por outro sistema juridico reservado Esta cf/88 esta muito viciada pela ditadura militar principalmente o capitulo de segurança publica onde os militares influenciaram monopolizaram e continuam influenciando as normas penais civis , a principio não era para militares darem pitacos em segurança publica que é destinada exclusivamente para civis ,a verdade é que este pós ditadura levou a segurança publica a este abismo juridico e confuso que é nosso código penal ,onde militares e politicos são tidos como deuses e estão em primeiro lugar perante o cidadão,quando deveria ser ao contrario, como pode um orgão militar interferir em instituições civis e democraticas ,como pode um orgão antidemocratico querer garantir a democracia,isso mostra por que estamos cada dia mais afundados e nossos salarios cada dia mais achatado, politica do terrorismo e do medo oriunda dos quarteis militares que os politicos vem utilizando contra funcionarios publicos ,vedando nosso direito de greve nos nivelando a militares que respondem por outro sistema juridico reservado Esta cf/88 esta muito viciada pela ditadura militar principalmente o capitulo de segurança publica onde os militares influenciaram monopolizaram e continuam influenciando as normas penais civis , a principio não era para militares darem pitacos em segurança publica que é destinada exclusivamente para civis ,a verdade é que este pós ditadura levou a segurança publica a este abismo juridico e confuso que é nosso código penal ,onde militares e politicos são tidos como deuses e estão em primeiro lugar perante o cidadão,quando deveria ser ao contrario, como pode um orgão militar interferir em instituições civis e democraticas ,como pode um orgão antidemocratico querer garantir a democracia,isso mostra por que estamos cada dia mais afundados e nossos salarios cada dia mais achatado, politica do terrorismo e do medo oriunda dos quarteis militares que os politicos vem utilizando contra funcionarios publicos ,vedando nosso direito de greve nos nivelando a militares que respondem por outro sistema juridico reservado pa

  262. Quando esse povo vai perceber que são todos do mesmo time? ?? Civil, militar, gcm, federal ou até mesmo os vigs…O INIMIGO É O BANDIDO

  263. Todos estão no mesmo time, mas dentro de um time, cada um tem uma função. Atacante, goleiro etc. Para que o time vença, é necessário que cada jogador saiba exatamente qual é a sua função e sua posição, caso contrario, vira bagunça e o time todo sai perdendo.

  264. Aqui é GCM..honesto e pai de família… seja o lindinho que for… é policia né, sabe como funciona.. não custa nada se apresentar..terá todo meu respeito, não se apresentar e sacar arma é pau no gato! aí reclama com o capeta!

  265. ESSES IDIOTAS Q ESTÃO POSTANDO COMENTÁRIOS P DENEGRIR A GCM TEM Q ESTUDAR MAIS UM POUQUINHOVCS SÃO RIDICULOS E AS GUARDAS ESTÃO FAZENDO COM Q VCS POLICIAIS KKKKKKK SE PREOCUPEM DE MAIS COM NÓS,VÃO TENTAR FAZER COM Q A IMAGEM DA POLICIA MILITAR MELHOREM MAIS NA MIDIA PQ NOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS VCS ESTÃO BEM DESPREPARADOS,AGORA SOBRE A POLICIA CIVIL NÃO PRECISO FALAR NADA POIS TODOS SABEM MUITO BEM O Q ELAS FAZEM NÉÉÉ1

  266. SOU GUARDA CIVIL DE SBC. entendo as ofensas que fazem quanto a ocorrência que gerou essa confusão, não estavamos lá para sabermos o que realmente aconteceu, por isso não vou tecer comentários acerca de informações oriundas de blog. jornal ou sites. a GCM não é policia militar ou policia civil, a Guarda Civil Municipal é a Guarda, não desmerecendo outras instituições que são gloriósas e contribuem demais para a nossa segurança ( população), apenas afirmo a vcs que enquanto estamos discutindo a competência, vaidade, modismo, poder das e de polícia os vagabundos estão se organizando em facções, organização ou associações para nos roubar, matar e causar pânico na sociedede… temos que parar de dividir e somar, temos que parar de diminuir no sentido perjorativo as funções ou profissões e incentivar… quando vejo a população esculachando a GCM vejo que um dia estes então comentaristas precisarão do guardinha despreparado que tanto desmerece… a guarda esta no âmbito do municipio para somar, ajudar e contribuir para a segurança pública, se um dia vc cidadão for furtado ou roubado e estiver passando uma viatura da GCM no momento, eu dúvido que eles não irão parar e lhes atender da melhor forma e tentar ajudar, seja indo na captura do delinquente, seja elaborando talão de ocorrência .. ou outra forma… vamos ajudar a GCM que sempre esta a disposição para nos ajudar, vamos dar força para os guerreiros de azul que são humanos e podem errar, vamos ajudar !!

  267. O meu pai é gcm,ele é muito legal,não gosto de bandido e policial ladrão.

  268. …pura vaidade e babaquice do pol. civil. todos sabem q a gcm nao tem poder de policia porem esse policial e um otario. ha dois anos aqui perto da vila uma viatura da gcm salvou um pol. civil que esta com sua namorada na rua passeando. trocou tiros com ladroes. foi baleado porem a viatura da gcm deu cobertura atigindo dois dos tres ladroes e prendendo
    out antes da chegada da pm. portanto… nunca desmereca nem humilhe aquele que podeta um dia te dar cobertura. se esse pol. civil pensasse um pouco esse babaca veria q os guardas estao do lado dele.

  269. A pl 39/2014 que garante o poder de policia a Guarda Civil, dará maior definição de amparo legal, acabando com esta babuzeira, esta vaidade de ignorantes e melancólicos. A segurança publica no Brasil é uma piada, onde crimes não são esclarecidos, somente 7% dos crimes são os chegam a um esclarecimento. Presos utilizam de celular nos presídios, gerenciando crimes e estabelecendo terror na sociedade, temos duas policias no estado sendo uma civil e outra militar a qual efetivamente estão de mãos atadas, por questões estruturais e jurídicas, não existe um sistema integrado de ações e gerenciamento quando se fala de segurança publica, a população fica assistindo brigas corporativas vaidosas enquanto os bandidos deitam e relam.
    O nosso sistema de administração publica esta totalmente errado, são por estes e outros motivos que defendo a Republica confederativa e não federativo o qual o nosso sistema hoje pertence, temos muito em que evoluir, inclusive em nosso posicionamento moral e intelectual, esqueça qualquer governo que proponha grandes mudanças se ainda tivermos um povo ignorante e desinteressado por conhecimento, simplesmente critico de plantão.

    Grato a todos.

    Sub.Inspetor Guarda Civil Jonas
    Capivari-SP

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou fora do contexto serão excluídos...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s