Tráfico acompanha ‘migração’ e chega à região da Paulista em SP 13

25/03/2012-09h26

AFONSO BENITES DE SÃO PAULO

“Não saímos daqui porque aqui a gente tem comida, dinheiro e drogas.” Essa foi a resposta do ex-cuidador de crianças e morador de rua Josué Carriel ao ser questionado por que vive ao lado do centro de convivência São Luís Gonzaga, no Jardim Paulista, zona oeste.

Há 15 anos ele vive sozinho nas ruas dos Jardins. Antes, quando não era viciado em crack, morava no interior de São Paulo, com a família.

“Tinha emprego e cuidava de duas crianças lindas. Só caí nessa vida por causa da droga. Já tentei voltar para casa, mas não consegui me adaptar de novo”, disse.

De manhã, Carriel e outras 119 pessoas tomam café e almoçam no centro de convivência da avenida Rebouças, na zona oeste de São Paulo

À tarde, ele percorre as ruas em busca de latinhas de alumínio para revender para empresas de reciclagem e pede dinheiro para pedestres que passam pelos Jardins.

“Falo que o dinheiro é para comer, mas na verdade é para comprar droga e pinga”, diz.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Usuários de crack com a droga abaixo de viaduto que passa pela av. Rebouças, na zona oeste de SP
Usuários de crack com a droga abaixo de viaduto que passa pela av. Rebouças, na zona oeste de SP

BOCA DE FUMO

Nos intervalos entre o trabalho e a mendicância, fuma até dez pedras de crack. Todas compradas ali perto, no túnel entre a rua da Consolação e a avenida Rebouças ou na passarela de pedestres do Hospital das Clínicas.

Nas últimas três semanas, a Folha flagrou a venda e o consumo de drogas no túnel no início da manhã. Lá, assim como na cracolândia da Luz, na região central, a pedra custa R$ 10.

“Não sei o que acontece com a polícia que não consegue interromper o tráfico aqui”, reclama o educador Sérgio De Rose, dono de uma escola vizinha ao centro de convivência para os moradores de rua.

O delegado Ricardo Cestari, titular do 14º DP (Pinheiros), afirma que ao menos duas vezes por mês a polícia prende traficantes na região.

“Nós sabemos da existência desse ponto de tráfico de drogas. Estamos agindo, mas um traficante que foi preso hoje é rapidamente substituído por outro amanhã”, disse o policial.

25/03/2012-09h23

Concentração de morador de rua ‘assusta’ vizinhança dos Jardins

AFONSO BENITES DE SÃO PAULO

Iluminado pela fraca luz de um poste, um morador de rua lê o livro de autoajuda “A Grande Esperança”, de Ellen White.

São quase 5h de quinta e o auxiliar de pintor Gerson de Oliveira, viciado em leitura, está no fim da fila para entrar no centro de convivência São Luís, na avenida Rebouças, no Jardim Paulista, zona oeste de São Paulo.

Na frente dele, há quase cem moradores de rua e viciados em crack esperando a abertura do local, às 7h30, para poderem tomar banho, comer o café da manhã e, mais tarde, almoçar.

Administrado pela prefeitura e por uma ONG vinculada ao Colégio São Luís, o espaço, que atende a 120 pessoas em situação de risco por dia, existe no mesmo local desde 1997.

Moradores e comerciantes dos Jardins, porém, estão incomodados com o espaço e querem fechá-lo.

“Piorou nos últimos anos. À noite tem viciados que tentam roubar nossos clientes”, diz o educador Sérgio De Rose, dono de uma escola vizinha ao espaço.

Outra reclamação é que todos os dias, por volta das 23h, os moradores de rua começam a se aglomerar fazendo barulho. Para amenizar a algazarra, ao menos dois guardas-civis passaram a acompanhar a abertura do centro.

O possível fechamento da casa foi um dos assuntos mais comentados nas últimas reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) dos Jardins. A presidente do órgão, a advogada Maria Tereza Cabral, diz que já pediu para a prefeitura mudar os moradores de local, mas a resposta foi negativa.

“A prefeitura não encontrou outro imóvel para abrigar o pessoal”, disse Cabral.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, a busca já dura dois anos. Em nota, o órgão informou que procura um imóvel para se mudar, naquela mesma região.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Moradores de rua aguardam para tomar o cafe da manhã em ONG nos Jardins (SP)
Moradores de rua aguardam para tomar o cafe da manhã em ONG nos Jardins (SP)

JOIO DO TRIGO

Quatro frequentadores do local ouvidos pela Folha dizem que não é possível dizer que todos que lá estão são “bandidos”. “Sofremos preconceito porque vivemos na rua. Só cato latinha e peço dinheiro”, afirmou o desempregado Jonas Rodrigues.

Também há comerciantes que são contrários ao fechamento do local. “É uma ignorância fechar esse lugar. As pessoas só querem varrer o problema para a varanda do vizinho. Se não ficarem aqui, vão para outro bairro e a reclamação vai continuar”, disse o gerente Rodolfo Ruas.

E se o centro fechar? “Aí minha esperança será o lixo desses prédios de rico. Só lá que vou achar comida”, afirmou Oliveira, aquele leitor de livros de autoajuda.

  1. Conforme já era esperado, o ex-governador José Serra foi escolhido neste domingo (25) como o representante do PSDB nas eleições deste ano para prefeito de São Paulo.

    Serra teve 52,10% dos votos, superando seus concorrentes, o secretário estadual de Energia, José Aníbal (31,2%), e o deputado federal Ricardo Tripoli (15,7%). Participaram do processo de escolha 6.229 militantes tucanos.

    A entrada de Serra na disputa foi tardia, faltando apenas seis dias para a data inicialmente prevista para a consulta tucana, e causou desentendimentos no partido. Tanto Tripoli quanto Aníbal foram contra o adiamento das prévias, que estavam marcadas para o dia 11 de março.

    Os outros dois pré-candidatos, os secretários de Meio Ambiente, Bruno Covas, e de Cultura, Andrea Matarazzo, desistiram da disputa interna em favor do ex-governador.

    A vitória de Serra é dada como certa desde quando ele decidiu concorrer, no dia 27 de fevereiro. Candidato tucano mais bem colocado nas pesquisas de intenção de voto, Serra contou com o apoio da alta cúpula do partido e do governo do Estado para sair vencedor na disputa interna.

    Durante a manha deste domingo, iminências tucanas como o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declararam voto apoio a Serra. Ao anunciar sua inscrição nas prévias, o ex-governador disse que entrava na disputa para atender a um “chamado da própria consciência”. Serra afirmou ainda que seu sonho de alcançar a presidência da República está “adormecido”.

    Esta será a quarta vez que Serra tentará se eleger prefeito de São Paulo. Das outras três vezes, em 1988, 1996 e 2004, só foi bem sucedido na última tentativa. Além disso, já foi deputado federal, senador, ministro do Planejamento e da Saúde e governador do Estado.

  2. Usar drogas também é uma escolha pessoal. A população que escolhe não usar não pode pagar o preço que os viciados fazem com badernas e até furtos para sustentarem o seu vicio.
    Viciado que provoca transtornos a terceiros tem que ser internado a força. A polícia tem que mapear os locais públicos de venda da droga e botar o traficante na cadeia.

  3. Hoje, Serra é um cidadão comum como nos, agora Serra precisa do Povo, para conseguir um cargo politico, hoje ele atende a qualquer pessoa do Povo, mais quando era Governandor, mandou descer o Pau na PC, por melhores salarios. Esta é herança que voce Serra deixou ao cidadão paulistano. Agora que vai julgar voce, somos nós através do Voto Secreto.

  4. A água começou a bater na bunda né? Os playboys acharam que deixar o país progredir para esta epidemia sem se envolverem, se alienando dos fatos, colocando seus filhinhos isolados nas mais caras escolas iriam conseguir conviver com os descaso. Meninas que se drogam, têm filhos sem ao menos um teto porque foram expulsas ou sairam do barraco porque não suportaram a convivência, geralmente conflituosa de pais alcoólatras e mães espancadas. Estes playboys sempre souberam de tudo e nada fizeram agora estão com nojinho? Nunca é tarde para começarem a cuidar para que o país melhore. Se simplesmente enxotarem para outro canto, eles voltaram um dia com mais raiva e vontade de usurpá-los.

  5. Cana dura e pancadaria, principalmente em quem da comida pra esse bando de zumbis malditos.
    Levar um lixo desses pra casa ninguem quer, mas tambem nao os quer na porta ou na vizinhanca.
    Sociedade de merda, bando de hipocritas…doente e o caralho, estao na pedra por safadeza, se fossem tratados com pancada e bala queria ver se a doenca nao curava!
    Poe nas biqueiras uma leva de crack, cocaina e maconha tratadas com cianureto e deixa a morte cuidar desses lixos!

  6. Tatuagem que nunca mais Sai da Alma :
    Hoje, Serra é um cidadão comum como nos, agora Serra precisa do Povo, para conseguir um cargo politico, hoje ele atende a qualquer pessoa do Povo, mais quando era Governandor, mandou descer o Pau na PC, por melhores salarios. Esta é herança que voce Serra deixou ao cidadão paulistano. Agora que vai julgar voce, somos nós através do Voto Secreto.

    Em que pese o vagabundo do José Erra não estar ocupando cargo político este esta longe ser FDP, não é um cidadão comum, não que ele seja bom muito ao contrário este grandessíssimo filho de uma puta, que nunca trabalhou na vida sempre pulando de cargo político em cargo político quando não em comi$$ão, é claro que com os votos da população paulista e paulistana que tem QI de ameba e gosta de se phoder, e tem é mais é que se phoder mesmo por eleger tal individuo.
    Atualmente este FDP tem a sua disposição mais de 30 PMs para fazer a sua segurança e da sua família todo isto pago com o dinheiro público, via casa militar do Estado de São Paulo, benesse esta nos conformes da lei, lei esta aprovada pela assembleia de ladrões, que também e conhecida como assembleia legislativa do Estado de São Paulo, sendo que este verme atualmente ocupa o cargo de presidente de um instituto criado pelos tucanalhas para acomodar derrotados nas urnas, e assim pagar um belo salário para este verdadeiro inútil e outros iguais a ele.
    O local em que o vagabundo do vampiro está alojado se chama instituto Teotônio Vilela que segundo consta tem orçamento anual de mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) de reais anuais, não sei qual são as grandes obras e a grande utilidade deste “instituto” e que este faz, mas sendo presidido por esta figura triste não deve produzi phorra nenhum que preste, a julgar por outros inúteis como este que passaram pela presidência de tal instituição, e ganha um ticket refeição de R$ 4,00 (quatro) reais pago pelo Estado de São Paulo, que souber apontar para que serve esta m…. de instituto de onde vem o dinheiro que banca este instituto.

  7. O que mais me espanta e que falam dos politicos como se eles fossem voluntarios para os cargos que ocupam.
    Os caras estao la por que votam neles, entao parem de reclamar e falar o obvio. E quem entra na policia atualmente e almeja uma especializada? Eh para proteger e servir??? Eh pra tomar uma nota, enriquecer e ser chefe por razoes obvias, o pais ta na merda por que a mentalidade e de merda. Governantes que acabam com sonhos e com tudo que acreditamos ser certo, acabam com a certezadecque quem faz o mal um dia paga, que quem enriquece fodendo os outros um dia se arromba….balela, merecemos os governantes de merda e a policia corrupta, pois ignoramos e nao punimos quem corrompe e quem vota nessa corja !!!

  8. É CLARO QUE ESSE VAMPIRO MORFÉTICO VAI SER ELEITO, TEMOS OS POLITICOS QUE MERECEMOS, TUDO SÓ PIORA E A SOCIEDADE, NA QUAL ME INCLUO, NÃO SABE REAGIR. ESCOLHER ALGUÉM DECENTE, IMPOSSÍVEL….ESSE TIPODE POLITICO NÃO EXISTE. LAMENTÁVEL, MAS TEREMOS QUE CONVIVER COM UM FUTURO PIOR….

  9. E mas facil se livrar do poblema do que ajudar. Esse pessoal da região dos jardins pensam que tem o rei na barriga. Na minha opinião, o abrigo tem que permanecer no mesmo lugar. Os encomodados que se mudem.

  10. DEMOCRATIZARAM A POBREZA. LEGAL, O VICIADOS CHEGARAM AO BAIRRO DOS RICOS E BEM NASCIDOS. SERÁ QUE ELES VÃO FAZER COMO AQUELA “VACA DOS JARDINS”, QUE XINGAVA UM MENDIGO, SÓ POR QUE PEDIU UMA ESMOLA, E MESMO COM A CHEGADA DOS POLICIAIS MILITARES, ELA CONTINUOU OFENDENDO O POBRE INDIGENTE, ATÉ SER PRESA E LEVADA AO 78º POR CRIME DE RASCIMO?SERÁ QUE AGORA OS “DIFERENCIADOS” (COMO DISSE UMA SENHORA DO BAIRRO DE HIGIANOPOLIS, QUE NÃO QUERIA O METRO NO BAIRRO), VÃO TER QUE CONVIVER COMO A PLEBE? QUERO VER NO QUE VAI DAR. O QUE VAI TER DE NOIA PEGANDO FOGO, VAI SER BRINCADEIRA. POIS SAIBAM, QUE DIVERSÃO DE BOY, É ATEAR FOGO EM DESCAMISADO.

  11. Kassab e Picolé de Chuchu acabaram demonstrando que vivemos numa democracia. Espalharam os nóias craqueiros pelas portas de todos os paulistanos, inclusive nos bairros perfumados dos jardinse Higienópolis! Afinal, por que eles deveriam viver somente nos guetos da região da Luz? Democracia é isso minha gente ! kkkk

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou fora do contexto serão excluídos...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s