Câmara de Santa Bárbara d’Oeste aprova lei que dá poder policial à GM…Os guardas municipais da cidade já portam pistola calibre 38 e atualmente são cerca de 150 no município, número maior do que o do efeitvo da PM 116

Enviado em 24/04/2012 as 22:52 - CARLOS

Antes, guardas só podiam proteger bens, serviços e instalações públicas.

 Secretário da Pasta diz que mudança dá respaldo legal à função já exercida.

Do G1 Piracicaba e Região

GM de Santa Bárbara d’Oeste terá poder de polícia, após aprovação de lei (Foto: Cláudio Mariano) A Câmara de Santa Bárbara D’Oeste (SP) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (24), à noite, o projeto de lei que dá ‘poderes de polícia’ à Guarda Municipal. A nova emenda à Lei Orgânica do Município libera a GM para proteger a população.

Antes, a corporação podia proteger apenas bens, serviços e instalações públicas. Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, Eliel Miranda, a GM da cidade é a primeira a ter esse poder no Estado.

 “Com a emenda, a Guarda Municipal fica autorizada a proteger o cidadão e a intervir na paz pública. Esse trabalho já era feito, porém, sem respaldo legal”, ressaltou Miranda.

Os guardas que recebem manifestações contrárias à sua atuação têm que arcar com os custos quando acionados na Justiça ou acabam sendo contestados pelo Ministério Público, o que impedia a corporação de auxiliar mais na segurança, ainda segundo o secretário.

“A GM dará continuidade ao seu trabalho, porém, com apoio da lei”, afirmou o comandante da GM Joel Soares.

 No último dia 16 de abril, a matéria já tinha sido aprovada por unanimidade em primeira discussão.

Os guardas municipais da cidade já portam pistola calibre 38 e atualmente são cerca de 150 no município, número maior do que o do efeitvo da PM.

O secretário explicou, na época, que a nova emenda não vai afetar os cofres públicos.

  1. Lei Municipal passa por cima da Constituição Federal???

    É….no Brasil o rabo abana o cachorro…

  2. Anonymous :
    Simples: Lei municipal inconstitucional.

    - Os magníficos legisladores de Santa Bárbara…. só se esqueceram que…
    acima das suas leis municipais….
    Está a constituição do Estado….
    E mais ainda está a Constituição Federal….
    - aliás…, a competência para legislar em matéria de segurança pública é federal….

    É uma maravilha…..este País…..
    Todo mundo faz o que bem entende…..

    Todo mundo quer mandar…..

  3. fodonio :
    Lei Municipal passa por cima da Constituição Federal???
    É….no Brasil o rabo abana o cachorro…

    fodonio :
    Lei Municipal passa por cima da Constituição Federal???
    É….no Brasil o rabo abana o cachorro…

    Faltou dizer que….aqui….

    ” É a banana quem engole o macaco…. “

  4. Parabéns a GM de sta barbara e aos politicos sérios desta cidade, nada mais justo que este reconhecimento.Polícia municipal tendência mundial!

  5. Chiropito :
    Parabéns a GM de sta barbara e aos politicos sérios desta cidade, nada mais justo que este reconhecimento.Polícia municipal tendência mundial!

    Vou te dar de presente um exemplar novinho e atualizado da Constituição Federal…..

    Não é questão de “tendência mundial….”, isso aqui não é moda não…
    É legalidade, é princípio da hierarquia das lei, piramide de Kelsen….
    É questão de competência constitucional…..

    Por isso…. leia a constituição…..

  6. Chiropito :
    Parabéns a GM de sta barbara e aos politicos sérios desta cidade, nada mais justo que este reconhecimento.Polícia municipal tendência mundial!

    Esse é GM com certeza….Que comédia!!!

  7. Funcionário da Prefeitura tendo poder de polícia….O último que sair apague a luz…

  8. ESCRIBA 2012 :

    Chiropito :
    Parabéns a GM de sta barbara e aos politicos sérios desta cidade, nada mais justo que
    este reconhecimento.Polícia municipal tendência mundial!

    Vou te dar de presente um exemplar novinho e atualizado da Constituição Federal…..
    Não é questão de “tendência mundial….”, isso aqui não é moda não…
    É legalidade, é princípio da hierarquia das lei, piramide de Kelsen….
    É questão de competência constitucional…..
    Por isso…. leia a constituição…..

    Mas será que ele sabe ler ???? :-p

  9. fodonio :
    Funcionário da Prefeitura tendo poder de polícia….O último que sair apague a luz…

    - daqui a pouco o “coveiro” vai estar assinando atestado de óbito e o legista que enterre o defunto…..

    Manda vê….. Santa Bárbara…. vai criando “moda”, vai criando “tendência mundial…”

  10. Legal!! Agora vou prender um monte de criminosos!!! Mãe, virei puliça!!!!
    Agora posso fazer acertos, investigações, campanas, P2 e oitivas dos malas.
    Nada de “Seu Guarda”, agora sou puliça e exijo respeito!!!!
    Colegas Charlie e Mike estou chegando!!!!!!

  11. os vereadores dessa vila, nao sabem ler mesmo, isso é mais que claro que é um ato inconstitucional, para eles terem esse poder otem que mudar a constituição, usurpação do poder de policia eles são eternos pirius

  12. Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

  13. O que deve ser obdecido é mesmo o art. 24, §§ 3º e 4º , bem como o art . 144, § 8º, todos da C.F., porém, mesmo sendo um alívio para sociedade, até que seria excelente de que em todo Brasil, assim fosse feito, aí, ia recordar mesmo das Gurdas Civis de todos os Estados da Federação onde existia a Federação das Guardas Cívis, com início a Guarda Civi de S.P. de 1.926 e que ja estava a caminho de ultrapassar o efetivo da ex-F.P., pois F.P, era de 15-12-1831, a GC instituida como auxiliar da F.P. e que em 09-04-01970, foi extinta com 15.131 elementos e a então a F.P., ( P.M) . pelo dec 317/67, contava com 31.000 elementos. é só para recordar? Pedro Baiano74a. Cícero Dantas – Ba.

  14. culpa da PM que deixou o peido virar diarréia e nada fez pra acabar com a escalada inconstitucional. Daqui a pouco os guardas vão isolar local e mandar viatura da PM fazer a segurança deles. em Americana a GM tem serviço reservado nas ruas e a PM se faz de cega. Taí, PM, cria de vocês, cadê o comando que nada fez e nada faz?

  15. acima, foi dito e é verdade, que a Lei Municipal, prevalece à C.F., porém veja a Lei Municipal da Capital Paulista, sobre a tal ¨Lei da roubalheira, se voçê tem um carro com placas da Capital Paulista, ou vende para alguém que reside em qualquer Estado da Federação ou se voçê se aposenta e vem morar em sua terra (Natal), querendo treansferir seu ¨veiculo¨ para onde voçê mora, não pode, pois tem que voltar a Capital Paulista, para ser roubado e pagar a famigera ¨vistoria¨ que na verdade não vistoria (nada), por isto é que tem o convênio da arrecadação. Acórda Governadores de outros Estados,, autorizem por Lei , este famigerado arbítrio, em SP é o imposto mais caro do IPVA de todo Brasil e ainda os Brasileiros de outros Estados, não tem para onde correr, a não serem (roubados). Pedro Baiano74a. Cícero Dantas – Bahia…?

  16. Qual o espanto???? Guarda Civil geralmente administrada por Cel. militar.

  17. Virou a casa da mãe Joana. Se a moda pega, apesar que, deve ser melhor trabalhar na companhia de GM ao invés da PM.

  18. Culpa da pm mesmo que com 200,000 homens não conseguiu garantir a seguança pública é um verdadeiro elefante branco,onde o gasto é enorme para se manter sua estrutura eo retorno é mínimo.

  19. Um monte de entendido aqui. Que constituição que nada. Ninquem a obedece. Onde está o direito de livre expressão. Os juros de 12%aa. Santa Barbara do Oeste está mais que certa. Até aqui no flit existe os politicamente corretos e os pseudoentendidos.

  20. JÁ DIZIA DE GAULLE; O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO. ONDE JÁ SE VIU UMA CAMARA MUNICIPAL ACHAR QUE CRIAR UMA POLÍCIA PRÓPRIA SÓ PORQUE PROMULGOU UMA LEI. SE BEM QUE NO BRASIL, ONDE HÁ LEIS QUE PEGAM E OUTRAS QUE NÃO PEGAM, OU COMO DIZIA GETÚLIO VARGAS, ‘ AS LEIS SÃO COMO AS VIRGENS E EXISTEM PARA SEREM VIOLADAS”(SIC), CERTAMENTE OS GUARDIÕES DA LEI, PARA AGRADAR A QUEM OS AGRADA, FARÃO COMO OS TRES MACACOS BUDISTAS QUE NADA VEÊM, OUVEM OU DIZEM, COISA ALIÁS QUE ACONTECE EM INÚMERAS CIDADES DO BRASIL À FORA, NOTADAMENTE NA TERRA DOS BANDEIRANTES, ONDE O COMANDANTE DAS DITAS GUARDAS OU É, EM SUA MAIORIA, UM CORONEL REFORMADO, OU UM DELEGADO ALIADO DO DONO DA GUARDA PRETORIANA.
    E “CHIROPITO” SE VOCÊ E OS GUARDAS DE SANTA BÁRBARA QUEREM BRINCAR DE POLÍCIA, QUE FIQUEM À VONTADE, MAS LEMBRE DAS CONSEQUÊNCIAS, OK! BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!

  21. E quem disse que este pais e serio ? Acorda povo, estamos no Brasil, quando uma lei aqui no pais e obedecida ? So se for de interesse da administração publica.

  22. As consequências são para todos pm,pc,gcm pois a gcm tambem está incluida no capitulo da segurança pública e poder de policia é estatal onde as prefeituras tambem fazem parte do estado por isso tambem temos poder de policia…

  23. JA JA VCS VERAO OS GMS ENVOLVIDOS EM FURTOSA CX ELETRONICOS , DAR PANO AOS MALAS , AFINAL ELES COPIAM A PM EM TUDO …. Ô VONTADE DE SER POLÍCIA ………..

  24. Quem não concorda prenda-os.
    Ou calem-se para sempre.
    Sou contra, é uma afronta a CF.

  25. Chiropito :
    Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

    “devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar” (sic)

    Amigo, não fala besteira, a Guarda Civil extinta pelo Regime Militar era ESTADUAL e nos moldes da polícia inglesa, vocês não têm nada haver com esta antiga instituição.

    Realmente, não teria mal algum na atuação das GCMs como polícia, desde que fosse legal.

  26. Não falei besteira nenhuma pois o primeiro corpo policial no Brasil, foi o corpo de guarda municipal permanente no rio de janeiro já no brasil império, tendo como comandante duque de caxias.Essa não tinha nada a ver com as guardas civis estaduais.

  27. Chiropito :
    Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

    Meu Deus quanta besteira… Voce estudou?? Pelo visto não. Presta um concurso para a PM ou PC, mas para isso vc vai ter que estudar!! Já que vc parece ser um cara bem culto me diga, o q acontecerá se vc sair armado de Santa Barbara do O?? Prisão em flagrante!!! Hahahaha, que poder q vcs conseguiram?? Pelo menos é bom para o municipio, ter mais segurança talvez. O ultimo GCM que se achou policia, não quis pagar a Puta e ja viu o resultado né!! É o q dá, dar um certo ”poder” para quem não tem estudo ou boa indole. Preste um concurso de verdade e saia do muro. Uma breve hierarquia para vc entender o q estou escrevendo: Guarda quer ser policia, policia militar quer ser civil e civil quer ser federal!! O certo era ter uma policia só!!

  28. Sou a favor da guarda armada; mas sou contra ela sair por aí abordando pessoas.
    Que trabalhe armada exercendo a sua função: protegendo bens públicos, como praças, museus, prefeitura, creches, escolas, terminais rodoviários, etc…

  29. Chiropito :
    Não falei besteira nenhuma pois o primeiro corpo policial no Brasil, foi o corpo de guarda municipal permanente no rio de janeiro já no brasil império, tendo como comandante duque de caxias.Essa não tinha nada a ver com as guardas civis estaduais.

    Guarda Civil comandada por Duque de Caxias, se não me engano, o Patrono do Exército?
    O pior disso tudo é que as GMs, no futuro próximo, serão exércitos locais, “Guardas Palacianas” de Prefeitos.
    Lamentavelmente, e dada a omissão das polícias, as GMs (servidores fardados portando armas) sempre foram facilmente confundidos, como se policiais fossem. Não houve informação adequada, não houve esclarecimento da população.
    E as GMs lançaram-se em terreno alheio chamando para si trabalho que não lhes compete., Criaram para a população (que não é esclarecida) mais uma demanda, mais um direito: demanda pela polícia onipresente e direito somente satisfeita por GM, que estaria sempre próxima de sua residência … Pura ilusão.;.
    O final disso tudo já sabemos: Prefeitos querem a “sua polícia militar” e um dia a terão. E as GMs padecerão dos mesmos males que afetam tantas e tantas outras instituições…
    Com uma diferença: serão civis para reclamar e extrapolar os direitos, serão “militares” para eximir-se de suas responsabilidades, aplicar disciplina quando for conveniente…
    Ou é civil ou é militar!
    A era do “xerifado” chegará e, se antes existia disputa somente entre PC e PM, então haverá disputa entre as GMs…Imagine a guerra que será na região metropolitana.

  30. PRECISO PARAR DE TOMA K-SUCO DE UVA. TO FICANDO DOIDÃO. ACHO QUE ESTOU TENDO ALUCINAÇÕES. O QUE ACABEI DE LER NÃO ESTA ACONTECENDO. CHAMA O MUDDER E A SCULY. SO O ARQUIVO X PRA EXPLICAR O FATO.

  31. “Antes, guardas só podiam proteger bens, serviços e instalações públicas.”

    Traduzindo: antes, os guardas cumpriam o que estabelece uma tal de Constituição, mas sabe como é… os prefeitos precisam formar suas próprias milícias.

  32. PARABENS A GUARDA MUNICIPAL,NO BRASIL NÃO E CONSTITUCIONAL,POREM E A REALIDADE MUNDIAL,PRA QUEM NAO SABE A CONSTITUÇÃO FEDERAL DO BRASIL E SEMI-RIGIDA,E PODE SER ALTERADA A QUALQUER MOMENTO,SOU POLICIAL POREM SEI QUE A REALIDADE MUNDIAL E UMA POLICIA MUNICIPALIZADA,SENDO QUE E INVIAVEL OFICIAIS SUPERIORES NA POLICIAL,ELES COMANDAM A DISTANCIA,FRAUDAM LICITAÇÕES,NÃO CONHECEM OS HOMENS E A AREA DE ATUAÇÃO QUE COMANDAM,TEM CORONEL QUE COMANDA BATALHÃO QUE O PELOTÃO FICA A 250 KM DA SEDE DO BATALHÃO,UM SISTEMA ASSIM E TOTALMENTE INVIAVEL,NÃO PERDEREMOS ESPAÇO PARA GUARDA ,SOMOS UMA POLICIA ESTADUAL QUE PRECISA SER MODIFICADA,POIS O ATUAL SISTEMA BENEFICIA APENAS AOS CORONEIS DO SISTEMA, QUE FICAM MORRENDO DE MEDO DE PERDER A CADEIRA,E ENQUANTO ESSES PARASITAS ESTIVEREM A FRENTE DA POLICIA, TODOS NOS POLICIAIS CIVIS OU MILITARES ESTAREMOS ENTREGUES AOS POLITICOS DEVIDO A ANUENCIA DESSES COMANDANTES SUBSERVIENTES QUE VENDEM ATE A MAE EM TROCA DE APADRINHAMENTO POLITICO.

  33. Anonimo em furia :

    Chiropito :
    Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

    Meu Deus quanta besteira… Voce estudou?? Pelo visto não. Presta um concurso para a PM ou PC, mas para isso vc vai ter que estudar!! Já que vc parece ser um cara bem culto me diga, o q acontecerá se vc sair armado de Santa Barbara do O?? Prisão em flagrante!!! Hahahaha, que poder q vcs conseguiram?? Pelo menos é bom para o municipio, ter mais segurança talvez. O ultimo GCM que se achou policia, não quis pagar a Puta e ja viu o resultado né!! É o q dá, dar um certo ”poder” para quem não tem estudo ou boa indole. Preste um concurso de verdade e saia do muro. Uma breve hierarquia para vc entender o q estou escrevendo: Guarda quer ser policia, policia militar quer ser civil e civil quer ser federal!! O certo era ter uma policia só!!

    em que cadeia irão colocar os guardas que cometerem crimes?

  34. A aprovação desta “lei” apenas vem demonstrar que tais “legisladores” são um bando de analfabetos e ignorantes e os que se acham “autorizados” por esta lei são ainda piores que os analfas que a criaram e votaram. Isto é o Brasil!!! Triste e lamentável…

  35. O problema das Guardas Civis é o plural. Não deveriam existir GuardaS CiviS. Deveria existir a Guarda Civil, estadual e, acima de tudo, CIVIL.

  36. Chiropito :
    Não falei besteira nenhuma pois o primeiro corpo policial no Brasil, foi o corpo de guarda municipal permanente no rio de janeiro já no brasil império, tendo como comandante duque de caxias.Essa não tinha nada a ver com as guardas civis estaduais.

    Ah tá, dá para ver que você realmente sabe tudo de história policial.

    Você havia escrito: “Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !”

    Desde quando o Corpo de Guardas Permanente foi extinto pelo Regime Militar? A única guarda que existia a época dos militares era a Guarda Civil Estadual.

    O Corpo de Guardas Permanentes que você se referiu na segunda postagem foi incorporado, em 1891, juntamente com outros órgãos policiais, para criar a Força Pública Estadual.

  37. DELTA UNO – ORIGINAL :

    Jfernandes :
    Pistola calibre 38 é boa

    Melhores seriam os revólveres calibre .380 ACP…

    Na verdade existem pistolas .38, são as denominadas “Pistolas .38 Super Auto”.

    Porém, as munições não têm nenhuma semelhança com as .38 que usamos em revólver.

    Claro que o jornalista ignora completamente esta questão de armamento e munições.

  38. Anonymous :
    Simples: Lei municipal inconstitucional.

    o pior é que essa lei conseguiu passar pela assessoria jurídica da câmara, fui….

  39. Escriba :
    Um monte de entendido aqui. Que constituição que nada. Ninquem a obedece. Onde está o direito de livre expressão. Os juros de 12%aa. Santa Barbara do Oeste está mais que certa. Até aqui no flit existe os politicamente corretos e os pseudoentendidos.

    não conhecer a constituição federal é pra acabar.

  40. o doido :

    Anonymous :
    Simples: Lei municipal inconstitucional.

    o pior é que essa lei conseguiu passar pela assessoria jurídica da câmara, fui….

    Assessorias jurídicas de municípios, com exceção de SP, elaboram aquilo que o Prefeito manda. Normalmente são assessorias particulares, porque eles não confiam nos Procuradores, titulares de cargos efetivos e estáveis. Também há favores que precisam ser trocados…

    A PGE/SP e a PGM/SP fazem a mesma coisa, só que com mais refinamento, além do cargo efetivo…
    E também tem a pressão política nos Tribunais. Então uma besteira bem escrita por SP/SP é aceita e julgada constitucional por um tribunal, que julga inconstitucional o mesmo conteúdo idiota escrito de forma menos refinada e oriunda de cidade pouco expressiva…
    Dois pesos, duas medidas….

  41. Pedro Alcântara de Macêdo :
    acima, foi dito e é verdade, que a Lei Municipal, prevalece à C.F., porém veja a Lei Municipal da Capital Paulista, sobre a tal ¨Lei da roubalheira, se voçê tem um carro com placas da Capital Paulista, ou vende para alguém que reside em qualquer Estado da Federação ou se voçê se aposenta e vem morar em sua terra (Natal), querendo treansferir seu ¨veiculo¨ para onde voçê mora, não pode, pois tem que voltar a Capital Paulista, para ser roubado e pagar a famigera ¨vistoria¨ que na verdade não vistoria (nada), por isto é que tem o convênio da arrecadação. Acórda Governadores de outros Estados,, autorizem por Lei , este famigerado arbítrio, em SP é o imposto mais caro do IPVA de todo Brasil e ainda os Brasileiros de outros Estados, não tem para onde correr, a não serem (roubados). Pedro Baiano74a. Cícero Dantas – Bahia…?

    VoÇe com cedilha ???? O Mobraltá te esperando!!!

  42. QUEM SÃO ESSES VEREADORES PARA PASSAREM POR CIMA DA CONSTITUIÇÃO ????? COM CERTEZA NENHUM DESSES VEREADORES TEM CURSO DE DIREITO, OU AO MENOS UM ASSESSOR FORMADO EM DIREITO PARA QUEREREM APROVAR UMA IMBECILIDADE DESSAS. E PIOR AINDA É O JURÍDICO DA PREFEITURA NÃO AVISÁ-LOS DE TAL ABERRAÇÃO.

  43. Homicídios dolosos e roubo de veículos sobem em SP no 1º trimestre
    Na capital, assassinatos aumentaram 14,22%; no estado, 7,08%.
    Roubo de veículos subiu 21,5% na cidade no período em relação a 2011.
    Do G1 SP

    Os homicídios dolosos registraram alta de 7,08% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado no Estado de São Paulo, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (25). Na capital, o aumento deste tipo de crime foi ainda mais significativo, de 14,22%. No interior, incremento de 7,5%. O número de homicídios dolosos permaneceu estável apenas na região que abrange a Grande São Paulo, com 258 assassinatos – mesmo índice do ano passado.
    No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 1.073 homicídios dolosos em todo o estado, contra 1.002 no mesmo período do ano passado. Na capital, houve 257 assassinatos contra 225 de 2011. Deste total, oito mortes ocorreram em acidentes de trânsito nos quais os motoristas envolvidos foram flagrados embriagados. E no interior, foram 558 mortes violentas – 10 destas em acidentes de trânsito com flagrante de embriaguez – contra 519 do ano passado.
    saiba mais
    Comandante vai transferir policiais expulsos para prisões comuns em SP
    Alckmin participa de solenidade de posse do novo comandante da PM
    Comandante do ABC é o nomeado novo chefe da PM de São Paulo
    Já os roubos de veículos explodiram no primeiro trimestre deste ano na capital, que apresentou um aumento de 21,5% deste tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, houve 9.246 veículos roubados na cidade contra 11.234 nos três primeiros meses de 2012. No estado, o aumento foi de 16,88%, com 21.752 roubos de veículos contra 18.610 em 2011, de acordo com a SSP.
    Antes da divulgação das estatísticas do trimestre pela SSP, o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, afirmou, no começo da tarde desta quarta-feira, que o crime relacionado ao patrimônio é o que mais preocupa atualmente, principalmente, o roubo de veículos, que está em ascensão. Ele lembrou que o estado possuiu 22 milhões de veículos, cerca de 40% da frota do país, o que faz com que os números de roubos chamem muito a atenção.
    “Se olharmos em números proporcionais, a relação veículos roubados/furtados com relação à frota ou veículos roubados/furtados em relação à população, nós temos uma tendência de estabilidade. A nossa frota mais do que dobrou, nos últimos sete anos, passamos de 11 milhões de veículos para 22 milhões, e a quantidade de roubos de veículos cresceu muito menos do que isso”, disse.

    COM ESSE ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE, O GOVERNO DO PSDB DE SP ACHA NORMAL MORRER TANTA GENTE ASSIM? ACHA NORMAL TANTOS ROUBOS E FURTOS? ACHA NORMAL SUCATEAR A POLÍCIA CIVIL? ACHA NORMAL INVESTIR TANTO NA PM PARA NADA?

  44. Falar o que se a GM de Americana andou com viatura usada sem emplacamento e o Comandante da PM de Americana nada fez. Deram um cacete num PM e o Comandante da PM de Americana nada fez. Guardas abordam em Americana e dão cana na cidade de Santa Barbara D´Oeste e o comandante da PM de Americana nada fez. Foi dando poder pros caras e a única coisa que fez o comandante da PM de Americana foi vários encontros e almoços com os comandantes das guardas. Querem o que agora? Cria de vocês, agora engulam e peçam licença pra GM já que nada fizeram e deixaram criar asas.

  45. 25/04/201219h31
    Mulher de Marcola, líder do PCC, é condenada a oito anos de prisão em São PauloCOMENTE

    Do UOL, em São Paulo

    Cynthia é mulher de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), suposto líder do PCC
    Polícia de Goiás afirma ter capturado um dos líderes do PCC
    Rebelião em presídio de Aracaju foi comandada pelo PCC em São Paulo, diz coronel da PM
    Espada da Força Aérea é encontrada em casa de suspeito de integrar PCC em Sorocaba (SP)
    Policial é preso em SP suspeito de negociar fuzil com o PCC
    Polícia recaptura em SP um dos líderes do PCC condenado por morte de juiz em 2003
    Cynthia Giglioli da Silva Camacho, conhecida como primeira-dama do PCC, por ser mulher do líder da facção criminosa, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi condenada a oito anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ela havia sido absolvida em primeira instância, mas o TJ-SP (tribunal de Justiça de São Paulo) acolheu recurso do Ministério Público e a condenou.

    A mulher foi presa pela Polícia Civil de São Paulo em julho de 2005 com R$ 156 mil, US$ 7.700 e cheques que somavam R$ 5.500. De acordo com as investigações, ela recebia uma mesada mensal de R$ 15 mil da facção.

    O advogado de Cynthia, Daniel Bialski disse que vai recorrer, ele afirmou que a decisão do TJ-SP contraria o STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, em recurso anterior, determinou que ela tinha direito à pena mínima. “Minha cliente foi condenada, unicamente, pela condição de mulher do Marcola. Não havia prova contra ela”, afirmou o advogado.

    Nos próximos dias, Bialski pretende entrar com pedido de prisão domiciliar, já que Cynthia teve um filho recentemente. “Ela é mãe de uma criança de menos de seis anos e tem direito ao benefício”, afirmou o advogado.

    De acordo com o relator do processo, desembargador Antonio Manssur, Cynthia tinha uma atuação singular dentro da facção, com o objetivo de permitir o desenvolvimento e ampliar a atividade da organização criminosa. Ainda segundo o relator, além de mulher do chefe do PCC “dele [Marcola] recebia informações e se encarregava de fazer a ligação (mensageira) entre ele e os demais réus, para receber dinheiro proveniente de ilícitos, depositá-lo em contas correntes que estavam em nome de sua irmã, mas por ela movimentadas, efetuando, dessa forma, lavagem de dinheiro, mediante a aquisição de diversos bens e pagamentos a terceiros”.

    NA MINHA OPINIÃO OS POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO MAIS BANDIDOS DO QUE ESSE MARCOLA E CIA. TODOS DEVERIAM ESTAR NO MESMO LUGAR (NA CADEIA).

  46. Trabalhei numa cidade do interior onde o Titular começou a enquadrar GMs.
    Sabem o que aconteceu?
    O Excelentíssimo Prefeito Municipal pediu BONDE pra ele e CONSEGUIU!
    Essa é a “moral” da Polícia de São Paulo…

  47. Bom já não sei quem é mais retardado !! se é Pms com ciumeira dos GCMs ou um bando de xaropes achando que as GCMs não tem poder de Policia, bom o municipio somente completou que está faltando no art. 144 § 8º que diz; a GM cumpre suas funções “conforme dispuser a lei” e não diz que lei, simples os vereadores somente aprovaram a lei que regulamentou as ações dos GCMs no municipio e não deu nenhum poder de policia, que já tem e está no artigo 78 do CTN.

  48. jurídico :
    Bom já não sei quem é mais retardado !! se é Pms com ciumeira dos GCMs ou um bando de xaropes achando que as GCMs não tem poder de Policia, bom o municipio somente completou que está faltando no art. 144 § 8º que diz; a GM cumpre suas funções “conforme dispuser a lei” e não diz que lei, simples os vereadores somente aprovaram a lei que regulamentou as ações dos GCMs no municipio e não deu nenhum poder de policia, que já tem e está no artigo 78 do CTN.

    O Município “completou” o art. 144 § 8º da CF?!?!

    Lamento lhe informar Sr. “Jurídico”, mas você terá que estudar mais antes de escrever tamanhas impropriedades.

    Qualquer complemento à Constituição deve ser feito através de Lei Complementar de competência exclusivamente Federal.

    O art. 78 do CTN estabelece o poder DE polícia em sentido lato, não do poder DA polícia, por isso não nomina instituições policiais.

    Além disso, o rol de instituições policiais constantes do art. 144 da CF é TAXATIVO.

    A GCM quer ser polícia? Ótimo! Que busquem a devida modificação constitucional, não “jeitinhos” inconstitucionais.

    Para ser polícia, antes de tudo, deve aprender a cumprir a lei.

  49. já que liberou geral, consegui o texto da lei aprovada pra todas as GMS do Estado fazerem o mesmo (só não se esqueçam de pedir pro vereador da sua cidade mudar o nome dela ! hahahahha! )

    PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO Nº 01/2012.

    Autoria: Ademir José da Silva

    “Altera o caput do artigo 152 da LOM e dá outras providências”.

    A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe o § 3º, do Artigo 38 da Lei Orgânica do Município, promulga a seguinte Emenda:

    Artigo 1° – Fica alterado o caput do artigo 152 da LOM, que passa a ter a seguinte redação:

    ARTIGO 152 – Será mantida a Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste destinada a manter a ordem pública, a proteção de seus bens, serviços, instalações e a integridade física dos cidadãos, obedecendo aos preceitos da lei.

    Artigo 2° – Esta Emenda entra em vigor na data de sua publicação, fazendo parte integrante da LOM, revogadas as disposições em contrário.

    Plenário “Dr. Tancredo Neves”, Santa Bárbara d’Oeste, 16 de fevereiro de 2012.

    ADEMIR JOSÉ DA SILVA
    Vereador

    JUSTIFICATIVA

    A justificativa da presente propositura de Emenda à Lei Orgânica Municipal, ora apresentada, se faz necessária para fornecer amparo legal para as ações realizadas pelos Patrulheiros da Guarda Civil Municipal, com o objetivo de proteger os cidadãos.

    As Guardas Civis Municipais são tratadas na Constituição Federal no artigo 144, § 8°, que diz:

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    (…)

    § 8º – Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

    Na Constituição do Estado de São Paulo, a Guarda Civil Municipal foi disciplinada no artigo 147:

    Art. 147 – Os Municípios poderão, por meio de lei municipal, constituir guarda municipal, destinada à proteção de seus bens, serviços e instalações, obedecidos os preceitos da lei federal.

    Na Lei Orgânica de Santa Bárbara d’Oeste a Guarda Civil Municipal foi tratada no artigo 152, 153 e 154, que aduzem:

    Art. 152 – Será mantida a Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste destinada a proteção de seus bens, serviços e instalações, obedecendo aos preceitos da lei.

    § 1º – A Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste terá também a incumbência de vigiar e proteger as áreas de preservação ambiental, especialmente as definidas nesta Lei.
    § 2º – Os guardas civis municipais só poderão exercer sua função após treinamento, que inclua conhecimentos básicos de psicologia, sociologia e direito público.

    Art. 153 – Para a consecução dos objetivos da Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste, o Município poderá celebrar convênio com o Estado e a União.

    Art. 154 – A Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste terá caráter essencialmente civil, eminentemente preventivo, sendo que os guardas civis municipais estarão necessariamente armados e uniformizados quando estiverem em serviço.

    A Constituição Federal trata no artigo 30, inciso I, sobre a competência do Município legislar sobre interesse local, nos seguintes termos:

    Art. 30. Compete aos Municípios:
    I – legislar sobre assuntos de interesse local;
    (…)

    O interesse local, como o próprio nome diz é tudo aquilo que interessa ao município, desde que não haja uma proibição de competência exclusiva.

    A história da Guarda Civil Municipal em Santa Bárbara d’Oeste começou em 1893, quando foi criada, através da lei n° 07, a Guarda Cívica, que tinha a missão de manter a ordem pública. No ano de 1947, eram chamados de vigias de quarteirão. Em 1960 passou a denominar-se “Guarda Noturna”. No ano de 1965 passou a se chamar serviço de vigilância noturna. Em 1996 passou a se chamar Guarda Civil Municipal. Tudo isso através de legislações.

    A Guarda Civil Municipal tem um efetivo atual de 136 homens e 14 mulheres, totalizando 150 patrulheiros. Atua diariamente na Defesa do Cidadão. Está disciplinada na Seção II da Lei Orgânica Municipal, que versa sobre “Segurança e Defesa dos Cidadãos”.

    Ocorre que o artigo 152 da Lei Orgânica Municipal diz que:

    Será mantida a Guarda Civil do Município de Santa Bárbara d’Oeste destinada a proteção de seus bens, serviços e instalações (…).

    A Guarda Civil Municipal cuida dos bens, serviços e instalações, mas cuida muito mais do que só patrimônio, ela cuida diariamente da manutenção da ordem pública e da integridade física dos cidadãos barbarenses.

    O artigo 5° da Constituição Federal é um dos mais importantes da Carta Magna, pois traz os direitos e garantias individuais, no caput do artigo está escrito assim:

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (…)
    Neste artigo, acima citado, estão elencados os direitos topograficamente mais importantes, em primeiro a vida, depois vem a liberdade, a igualdade, a segurança e por último a propriedade.

    O Guarda Civil Municipal tem que cuidar da propriedade, mas tem que cuidar ainda mais da vida, pois seria ilógico dizer que o Guarda Civil Municipal tem a obrigação de cuidar de uma ambulância, mas não do motorista desta ambulância. Os maiores bens do município são os cidadãos que nele residem.

    Existem em anexo, alguns recortes do jornal Diário de Santa Bárbara d’Oeste, relatando ocorrências que a Guarda Civil Municipal atendeu nos últimos anos. Todavia, todos os dias têm ocorrências, que reafirmam a atividade de defesa do cidadão barbarense, que a Guarda Civil Municipal desempenha.

    É preciso dizer que a maioria dos cidadãos barbarenses, acreditam que a Guarda Civil Municipal tem a obrigação de proteger as pessoas, mas onde está escrito isso? O Guarda Civil Municipal ajuda as pessoas, mas lhe falta o amparo da lei, a fim de que suas ações tenham tranqüilidade jurídica.

    A Constituição Federal de 1988 não diz que a manutenção da ordem pública e a defesa do cidadão é exclusiva de uma força policial. Em termos de segurança pública e de atribuições a Constituição Federal traz como exclusividade apenas a polícia judiciária da União, a ser exercida pela Polícia Federal, nos termos do artigo 144, § 1°, IV, abaixo transcrito:

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    (…)

    § 1° A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

    (…)

    IV – exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. (grifo nosso)

    A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara desempenha diariamente um trabalho excelente de Segurança Pública, auxiliando na manutenção da ordem pública e na proteção de bens, serviços, instalações e da integridade física dos cidadãos barbarenses.

    Os problemas de Segurança Pública têm repercussão imediata na vida dos cidadãos barbarenses, logo é um assunto de interesse local, sendo, portanto, autorizado o Município a legislar.

    Por fim, a alteração pretendida é para transformar em lei uma situação que já é de fato, a proteção da integridade física dos cidadãos barbarenses pelos Guardas Civis Municipais e o auxilio, que estes nobres agentes de Segurança Pública prestam na manutenção da ordem pública.

    Santa Bárbara d’Oeste, 23 de fevereiro de 2012.

    Plenário “Dr. Tancredo Neves”, 23 de maio de 2012.

    ADEMIR JOSÉ DA SILVA
    Vereador

  50. só ta faltando agente penitenciario querer tambem ser policia, se a moda pega kkkkkkkk

  51. O Guarda Noturno aqui do meu bairro tá perguntando se por acaso não tem uma “boquinha” pra ele…

  52. Isto tudo é um lixo, Santa Bárbara d´Oeste é terra de ninguém, tem viaturas da Polícia Civil conduzida por guardas, vc procura uma delegacia, vc não sabe se está sendo atendido por um policial ou não, não cumpre a lei no caso da cadeia pública, nem o Ministério Público nem o Juízo corregedor não toma providência, a produção da investigação é zero ou bem próximo, saiu na EPTV 500% no aumento do furto de veículo, devido a política enterraram o crime de usurpação de função. Santa Bárbara precisa de uma faxina.

  53. ATENÇÃO!
    ESCRIVÃES E INVESTIGADORES
    DIA 12 DE MAIO – 14:00 – RUA SÃO BENTO, 413 – CENTRO – SP
    ASSEMBLEIA SOBRE A OPERAÇÃO PADRÃO
    NÃO ESQUEÇAM
    VAMOS NOS MOBILIZAR E ESPALHAR ESSA NOTICIA
    QUANTO MAIS GENTE NESSA ASSEMBLEIA MELHOR
    A HORA É AGORA
    ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS
    VAMOS À ASSEMBLEIA

  54. Escrirevoltadopol :
    ATENÇÃO!
    ESCRIVÃES E INVESTIGADORES
    DIA 12 DE MAIO – 14:00 – RUA SÃO BENTO, 413 – CENTRO – SP
    ASSEMBLEIA SOBRE A OPERAÇÃO PADRÃO
    NÃO ESQUEÇAM
    VAMOS NOS MOBILIZAR E ESPALHAR ESSA NOTICIA
    QUANTO MAIS GENTE NESSA ASSEMBLEIA MELHOR
    A HORA É AGORA
    ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS
    VAMOS À ASSEMBLEIA

    Mais uma “mobilização” pra dar em merda nenhuma. (Infelizmente)

  55. Engraçado que nesse paíszinho de merda chamado Brasil, tem tanta coisa que no fim essas coisas não servem pra nada. A verdade é que segurança pública não existe. É tudo um lixo. Quando eu morava aí no Brasil só vi corrupção, descaso, falta de grana, chefes, delegados, oficiais e inspetores que se acham semi-deuses. E a população sendo maltratada pelo poder (podre) público. Tem de tudo para os arregos, os mão-cansada; mas para o povo que sustenta essa merda toda não tem nada. Cansei de ver plantão em DP onde o cidadão fica horas e horas esperando a boa vontade de escrivão e delega. Cansei de ver PM e GCM se achando otoridade e destratando cidadão que estava precisando de ajuda e estava desesperado. Ainda bem, que Deus me iluminou para estudar e viver em um país onde os maiores problemas são horários de coleta de lixo, frio excessivo e discussões nas escolas de nossos filhos.

  56. maria :
    Isto tudo é um lixo, Santa Bárbara d´Oeste é terra de ninguém, tem viaturas da Polícia Civil conduzida por guardas, vc procura uma delegacia, vc não sabe se está sendo atendido por um policial ou não, não cumpre a lei no caso da cadeia pública, nem o Ministério Público nem o Juízo corregedor não toma providência, a produção da investigação é zero ou bem próximo, saiu na EPTV 500% no aumento do furto de veículo, devido a política enterraram o crime de usurpação de função. Santa Bárbara precisa de uma faxina.

    olha o “intercâmbio” de usurpação: ocorrência começa em Americana e se estende à cidade de Santa Bárbara:

    Gama apreende 2,5kg de drogas em Santa Bárbara
    JORNAL TODODIA DE 24 DE ABRIL DE 2.012 – PÂMELA PADUAN – SANTA BÁRBARA D’OESTE

    Divulgação

    Drogas e materiais apreendidos pela Gama com o técnico em telefonia; além do tráfico há suspeita de estelionato

    Guardas municipais de Americana apreenderam na madrugada de ontem 2,5kg de drogas – entre crack, cocaína e maconha – com o técnico em telefonia V.S.A., 30, em Santa Bárbara d’Oeste. Antes de ser preso, o acusado tentou corromper os GMs oferecendo R$ 1 mil para ser liberado.
    Além das substâncias, também foram encontrados na casa dele R$ 3.638 em dinheiro e 265 documentos de diversas pessoas, possivelmente usados no crime de estelionato.

    A ocorrência teve início em Americana. Os GMs patrulhavam pela área central da cidade quando depararam com V. trafegando com seu Kadett na contramão, na Rua Gonçalves Dias. Ele foi abordado e no interior do carro foram encontradas três porções de cocaína. Questionado sobre se tinha mais droga em sua casa, o suspeito ofereceu R$ 1 mil aos patrulheiros para ser liberado.

    Desconfiados, os GMs seguiram até a casa dele, no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara, onde encontraram 1.780g de crack, 700g de cocaína e 18g de maconha, além de uma balança de precisão e outros materiais usados para preparar as drogas para venda.

    Também foram apreendidos no local o dinheiro, os documentos, 11 celulares, oito bicicletas e alguns eletroeletrônicos.

    MENOR

    V. se recusou a explicar a procedência dos objetos e foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e corrupção passiva. Na casa dele estava uma adolescente de 16 anos, que se disse namorada dele. Na casa da garota foram apreendidos dois notebooks, dos quais a garota não soube explicar a procedência. Ela será investigada.

  57. Acabou :

    maria :
    Isto tudo é um lixo, Santa Bárbara d´Oeste é terra de ninguém, tem viaturas da Polícia Civil conduzida por guardas, vc procura uma delegacia, vc não sabe se está sendo atendido por um policial ou não, não cumpre a lei no caso da cadeia pública, nem o Ministério Público nem o Juízo corregedor não toma providência, a produção da investigação é zero ou bem próximo, saiu na EPTV 500% no aumento do furto de veículo, devido a política enterraram o crime de usurpação de função. Santa Bárbara precisa de uma faxina.

    olha o “intercâmbio” de usurpação: ocorrência começa em Americana e se estende à cidade de Santa Bárbara:
    Gama apreende 2,5kg de drogas em Santa Bárbara
    JORNAL TODODIA DE 24 DE ABRIL DE 2.012 – PÂMELA PADUAN – SANTA BÁRBARA D’OESTE
    Divulgação
    Drogas e materiais apreendidos pela Gama com o técnico em telefonia; além do tráfico há suspeita de estelionato
    Guardas municipais de Americana apreenderam na madrugada de ontem 2,5kg de drogas – entre crack, cocaína e maconha – com o técnico em telefonia V.S.A., 30, em Santa Bárbara d’Oeste. Antes de ser preso, o acusado tentou corromper os GMs oferecendo R$ 1 mil para ser liberado.
    Além das substâncias, também foram encontrados na casa dele R$ 3.638 em dinheiro e 265 documentos de diversas pessoas, possivelmente usados no crime de estelionato.
    A ocorrência teve início em Americana. Os GMs patrulhavam pela área central da cidade quando depararam com V. trafegando com seu Kadett na contramão, na Rua Gonçalves Dias. Ele foi abordado e no interior do carro foram encontradas três porções de cocaína. Questionado sobre se tinha mais droga em sua casa, o suspeito ofereceu R$ 1 mil aos patrulheiros para ser liberado.
    Desconfiados, os GMs seguiram até a casa dele, no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara, onde encontraram 1.780g de crack, 700g de cocaína e 18g de maconha, além de uma balança de precisão e outros materiais usados para preparar as drogas para venda.
    Também foram apreendidos no local o dinheiro, os documentos, 11 celulares, oito bicicletas e alguns eletroeletrônicos.
    MENOR
    V. se recusou a explicar a procedência dos objetos e foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e corrupção passiva. Na casa dele estava uma adolescente de 16 anos, que se disse namorada dele. Na casa da garota foram apreendidos dois notebooks, dos quais a garota não soube explicar a procedência. Ela será investigada.

    aí está o exemplo vivo de que fazem o que querem e atravessam fronteiras de atribuições; a GM aborda, dá cana, vai pra outra cidade investigar e diligenciar tudo ao arrepio da lei e a PM fica calada; daqui uns dias a PM vai questionar o que GM de outra cidade tá fazendo na área e terá a resposta assim: ” não se meta pois é um trabalho investigativo nosso, não ousem entrar na nossa esfera de atribuição” -

    enquanto isso o serviço reservado da GM de Americana fazendo a festa.

  58. Ex-puliça
    26/04/2012 às 13:28 | #60 Citar
    Engraçado que nesse paíszinho de merda chamado Brasil, tem tanta coisa que no fim essas coisas não servem pra nada. A verdade é que segurança pública não existe. É tudo um lixo. Quando eu morava aí no Brasil só vi corrupção, descaso, falta de grana, chefes, delegados, oficiais e inspetores que se acham semi-deuses. E a população sendo maltratada pelo poder (podre) público. Tem de tudo para os arregos, os mão-cansada; mas para o povo que sustenta essa merda toda não tem nada. Cansei de ver plantão em DP onde o cidadão fica horas e horas esperando a boa vontade de escrivão e delega. Cansei de ver PM e GCM se achando otoridade e destratando cidadão que estava precisando de ajuda e estava desesperado. Ainda bem, que Deus me iluminou para estudar e viver em um país onde os maiores problemas são horários de coleta de lixo, frio excessivo e discussões nas escolas de nossos filhos.

    Meu amigo…é isso mesmo…. se eu tivesse uma oportunidade de fazer como vc, não pensaria 2 vezes e nunca mais voltaria nesse país…..
    abração….

  59. Que loucura meu, os caras nao são preparados pra isso, vai dar merda meu capitão!!!

  60. Anonymous :

    DELTA UNO – ORIGINAL :

    Jfernandes :
    Pistola calibre 38 é boa

    Melhores seriam os revólveres calibre .380 ACP…

    Na verdade existem pistolas .38, são as denominadas “Pistolas .38 Super Auto”.
    Porém, as munições não têm nenhuma semelhança com as .38 que usamos em revólver.
    Claro que o jornalista ignora completamente esta questão de armamento e munições.

    Não existe Pistola 38 super Nacional, apenas importadas e elas são utilizadas na pratica de tiro esportivo, houve erro na noticia, com certeza deve ser no calibre 380.

  61. Boa noite! A PM foi formada com a fusão sa FP E GCM no passado. Parem de vaidade,só iremos ajudar a sociedade quer dizer já ajudamos. Procurem saber quantas canas já demos. Vitória .

  62. GCM SANTA BARBARA D’OESTE :
    Legal!! Agora vou prender um monte de criminosos!!! Mãe, virei puliça!!!!
    Agora posso fazer acertos, investigações, campanas, P2 e oitivas dos malas.
    Nada de “Seu Guarda”, agora sou puliça e exijo respeito!!!!
    Colegas Charlie e Mike estou chegando!!!!!!

  63. Marcella :

    Anonymous :

    DELTA UNO – ORIGINAL :

    Jfernandes :
    Pistola calibre 38 é boa

    Melhores seriam os revólveres calibre .380 ACP…

    Na verdade existem pistolas .38, são as denominadas “Pistolas .38 Super Auto”.
    Porém, as munições não têm nenhuma semelhança com as .38 que usamos em revólver.
    Claro que o jornalista ignora completamente esta questão de armamento e munições.

    Não existe Pistola 38 super Nacional, apenas importadas e elas são utilizadas na pratica de tiro esportivo, houve erro na noticia, com certeza deve ser no calibre 380.

    Vi agora a Taurus lançou uma pistola 24/7 no calibre 38 Super Auto, só faltava serem essas armas……..é um tiro de responsa.

  64. Idiota do jeito que e,pode acreditar nisso.. Mas ainda que com problemas gritantes, na PC,nao tem analfabeto, e nenhum deles vai tolerar isso. O que vcs vao arrumar e cadeia….

  65. GM Campinas :
    Boa noite! A PM foi formada com a fusão sa FP E GCM no passado. Parem de vaidade,só iremos ajudar a sociedade quer dizer já ajudamos. Procurem saber quantas canas já demos. Vitória .

    A CF manda a GM cuidar do patrimônio municipal. Procure GM em escola, em UBS, em praças e edifícios (exceto os que abrigam autoridades) e não achará a GM, ou seja, a GM não cumpre o papel que a sociedade lhe conferiu, mas quer exercer o que ela acha que deve fazer.
    Se houver GM onde a CF manda, ali nao haverá malandragem, trafico… Mas nao é o que vemos, porque tráfico e depredação em escolas são rotinas. Deteriora-se o espaço, justamente quando o meio influencia pessoas. Se o meio é um lixo, não atrairá grande coisa. Enquanto isso, a GM quer caçar bandido, mas se ela estivesse presente onde a CF manda, não haveria bandidagem ali.
    Se alguém que mora perto de uma escola precisar de GM para um socorre urgente, não achará…
    Pergunto: a GM ajuda a sociedade?
    Por vezes tromba (como todos nós trombamos) como bandidos.
    Exemplo concreto: GCM SP está cuidando do patrimônio público (monumento) na Xavier de Toledo. Não queria ficar ali, queria correr atrás de bandido. Enquanto isso, a bandidagem fazia a festa.
    Mandaram a GCM SP cuidar daquele monumento entre a Xavier de Toledo e Pça da Bandeira. E os bandidos? Não existem mais.
    Se a GM ficar onde CF manda, ajudará muito mais do que se meter a PM.

  66. Os vereadores de Santa Bárbara d´Oeste, podem levar a cidade a ser um motivo de chacota, tem um que fez uma baita esplanção, mas não chegou a lugar nenhum, que é preciso fazer precisa a adequação das Guardas a lei é fato, mas que vcs não tem competência para isto logo vcs descobrirão. Agora, como as intituições de segurança legais estão fragilizadas. Por outro lado, o guarda que a creditar nesta pataquada toda e tomar uma usurpação nas costas, lembre dos vereadores.

  67. Eduardo :

    GM Campinas :
    Boa noite! A PM foi formada com a fusão sa FP E GCM no passado. Parem de vaidade,só iremos ajudar a sociedade quer dizer já ajudamos. Procurem saber quantas canas já demos. Vitória .

    A CF manda a GM cuidar do patrimônio municipal. Procure GM em escola, em UBS, em praças e edifícios (exceto os que abrigam autoridades) e não achará a GM, ou seja, a GM não cumpre o papel que a sociedade lhe conferiu, mas quer exercer o que ela acha que deve fazer.
    Se houver GM onde a CF manda, ali nao haverá malandragem, trafico… Mas nao é o que vemos, porque tráfico e depredação em escolas são rotinas. Deteriora-se o espaço, justamente quando o meio influencia pessoas. Se o meio é um lixo, não atrairá grande coisa. Enquanto isso, a GM quer caçar bandido, mas se ela estivesse presente onde a CF manda, não haveria bandidagem ali.
    Se alguém que mora perto de uma escola precisar de GM para um socorre urgente, não achará…
    Pergunto: a GM ajuda a sociedade?
    Por vezes tromba (como todos nós trombamos) como bandidos.
    Exemplo concreto: GCM SP está cuidando do patrimônio público (monumento) na Xavier de Toledo. Não queria ficar ali, queria correr atrás de bandido. Enquanto isso, a bandidagem fazia a festa.
    Mandaram a GCM SP cuidar daquele monumento entre a Xavier de Toledo e Pça da Bandeira. E os bandidos? Não existem mais.
    Se a GM ficar onde CF manda, ajudará muito mais do que se meter a PM.

    é bem assim mesmo. enquanto a GM tá usurpando a PM vai no posto de saúde atender briga de paciente com atendente e a criminalidade aumenta, cadê o comando da PM ???????????????

  68. GM Campinas :
    Boa noite! A PM foi formada com a fusão sa FP E GCM no passado. Parem de vaidade,só iremos ajudar a sociedade quer dizer já ajudamos. Procurem saber quantas canas já demos. Vitória .

    Você está enganado, a PM foi formada pela fusão da Força Pública e a Guarda Civil ESTADUAL.

  69. Chiropito :
    Parabéns a GM de sta barbara e aos politicos sérios desta cidade, nada mais justo que este reconhecimento.Polícia municipal tendência mundial!

    Estuda um pouquinho de direito constitucional antes de se manifestar vai… Se fossem bons políticos não perderiam tempo, e automaticamente o dinheiro dos munícipes, fazendo leis que não valem de nada, que já são viciadas pela inconstitucionalidade.

    A Guarda Municipal, quer seja de Sta Bárbara, quer seja sei lá de onde, tem é que fazer o seu serviço bem feito, que é o determinado pela constituição, ai depois lutem para conseguir alguma nova função.

    Em São Paulo, só para constar, existem prédios públicos municipais sem segurança, praças sem condições de uso, escolas municipais sem segurança, enquanto os nobres GCM’s querem fazer patrulhamento, apreensão de mercadorias de forma totalmente irregular, e por ai vai.

    E só para constar, não estou desprestigiando a função dos guardas e sim querendo que eles de fato façam as suas funções.

  70. Hipócritas :
    PARABENS A GUARDA MUNICIPAL,NO BRASIL NÃO E CONSTITUCIONAL,POREM E A REALIDADE MUNDIAL,PRA QUEM NAO SABE A CONSTITUÇÃO FEDERAL DO BRASIL E SEMI-RIGIDA,E PODE SER ALTERADA A QUALQUER MOMENTO,SOU POLICIAL POREM SEI QUE A REALIDADE MUNDIAL E UMA POLICIA MUNICIPALIZADA,SENDO QUE E INVIAVEL OFICIAIS SUPERIORES NA POLICIAL,ELES COMANDAM A DISTANCIA,FRAUDAM LICITAÇÕES,NÃO CONHECEM OS HOMENS E A AREA DE ATUAÇÃO QUE COMANDAM,TEM CORONEL QUE COMANDA BATALHÃO QUE O PELOTÃO FICA A 250 KM DA SEDE DO BATALHÃO,UM SISTEMA ASSIM E TOTALMENTE INVIAVEL,NÃO PERDEREMOS ESPAÇO PARA GUARDA ,SOMOS UMA POLICIA ESTADUAL QUE PRECISA SER MODIFICADA,POIS O ATUAL SISTEMA BENEFICIA APENAS AOS CORONEIS DO SISTEMA, QUE FICAM MORRENDO DE MEDO DE PERDER A CADEIRA,E ENQUANTO ESSES PARASITAS ESTIVEREM A FRENTE DA POLICIA, TODOS NOS POLICIAIS CIVIS OU MILITARES ESTAREMOS ENTREGUES AOS POLITICOS DEVIDO A ANUENCIA DESSES COMANDANTES SUBSERVIENTES QUE VENDEM ATE A MAE EM TROCA DE APADRINHAMENTO POLITICO.

    o doido :

    Anonimo em furia :

    Chiropito :
    Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

    Meu Deus quanta besteira… Voce estudou?? Pelo visto não. Presta um concurso para a PM ou PC, mas para isso vc vai ter que estudar!! Já que vc parece ser um cara bem culto me diga, o q acontecerá se vc sair armado de Santa Barbara do O?? Prisão em flagrante!!! Hahahaha, que poder q vcs conseguiram?? Pelo menos é bom para o municipio, ter mais segurança talvez. O ultimo GCM que se achou policia, não quis pagar a Puta e ja viu o resultado né!! É o q dá, dar um certo ”poder” para quem não tem estudo ou boa indole. Preste um concurso de verdade e saia do muro. Uma breve hierarquia para vc entender o q estou escrevendo: Guarda quer ser policia, policia militar quer ser civil e civil quer ser federal!! O certo era ter uma policia só!!

    em que cadeia irão colocar os guardas que cometerem crimes?

  71. se liga :

    Hipócritas :
    PARABENS A GUARDA MUNICIPAL,NO BRASIL NÃO E CONSTITUCIONAL,POREM E A REALIDADE MUNDIAL,PRA QUEM NAO SABE A CONSTITUÇÃO FEDERAL DO BRASIL E SEMI-RIGIDA,E PODE SER ALTERADA A QUALQUER MOMENTO,SOU POLICIAL POREM SEI QUE A REALIDADE MUNDIAL E UMA POLICIA MUNICIPALIZADA,SENDO QUE E INVIAVEL OFICIAIS SUPERIORES NA POLICIAL,ELES COMANDAM A DISTANCIA,FRAUDAM LICITAÇÕES,NÃO CONHECEM OS HOMENS E A AREA DE ATUAÇÃO QUE COMANDAM,TEM CORONEL QUE COMANDA BATALHÃO QUE O PELOTÃO FICA A 250 KM DA SEDE DO BATALHÃO,UM SISTEMA ASSIM E TOTALMENTE INVIAVEL,NÃO PERDEREMOS ESPAÇO PARA GUARDA ,SOMOS UMA POLICIA ESTADUAL QUE PRECISA SER MODIFICADA,POIS O ATUAL SISTEMA BENEFICIA APENAS AOS CORONEIS DO SISTEMA, QUE FICAM MORRENDO DE MEDO DE PERDER A CADEIRA,E ENQUANTO ESSES PARASITAS ESTIVEREM A FRENTE DA POLICIA, TODOS NOS POLICIAIS CIVIS OU MILITARES ESTAREMOS ENTREGUES AOS POLITICOS DEVIDO A ANUENCIA DESSES COMANDANTES SUBSERVIENTES QUE VENDEM ATE A MAE EM TROCA DE APADRINHAMENTO POLITICO.

    o doido :

    Anonimo em furia :

    Chiropito :
    Que mal tem a GM atuar como policia se a Pm que era só para ficar aquartelada e agir somente em caso de guerra está na rua fazendo policiamento , e outra só estamos ocupando nosso devido lugar que foi nos tirado durante a ditadura militar pelos militares !

    Meu Deus quanta besteira… Voce estudou?? Pelo visto não. Presta um concurso para a PM ou PC, mas para isso vc vai ter que estudar!! Já que vc parece ser um cara bem culto me diga, o q acontecerá se vc sair armado de Santa Barbara do O?? Prisão em flagrante!!! Hahahaha, que poder q vcs conseguiram?? Pelo menos é bom para o municipio, ter mais segurança talvez. O ultimo GCM que se achou policia, não quis pagar a Puta e ja viu o resultado né!! É o q dá, dar um certo ”poder” para quem não tem estudo ou boa indole. Preste um concurso de verdade e saia do muro. Uma breve hierarquia para vc entender o q estou escrevendo: Guarda quer ser policia, policia militar quer ser civil e civil quer ser federal!! O certo era ter uma policia só!!

    em que cadeia irão colocar os guardas que cometerem crimes?

    inconstitucional ou não acabamos vendo que a lei só arrumou a casa pois já fazem isso na região e ninguém fez nada pra brecar, se querem prender por usurpação os guardas que prendem também por prevaricação quem deveria ter brecado isso, alguém tem que fazer alguma coisa em americana e santa barbara doeste pois os bloqueios que os guardas tão fazendo são ilegais, quem deveria ver tá de olho fechados.

  72. Pessoal,vamos parar de criticar uns aos outros!!! O que vêem de errado a GCM. dar segurança para a população,cidadãos que estão a mercê dos marginais, temos que parar com essa briguinha de corporações policiais que um manda mais que outro e vice-versa, segurança publica é que mais precisamos nos dias de hoje, graças a Deus que existe o bom senso dos prefeitos criarem suas GCMs. e dar ao menos um pouco mais de segurança para seu povo, pois já vimos que a Polícia Estadual não contem mais a criminalidade e se não fossem as Guardas Civis para colaborarem com a Segurança Publica estariamos mais no fundo do poço.Imaginem se a GCM por exemplo não estivessem naquele local onde flagrou o crime e deteve o criminoso, quem o faria se naquele instatante a PM não estava lá, seria mais um criminoso as soltas para praticar outro crime.Pensem bem Segurança Pública nunca é demais, é só cada um respeitar e vamos pelo menos acreditar que segurança é segurança bandido é bandido,e oque queremos nos dias de hoje é segurança para nossas familias. Lembrem-se que um dia você já precisou da GCM ou um dia ela será útil para você ou para alguém de sua família ou amigo.

  73. Desde que bem preparada, tudo que venha para somar é bem vindo. O problema é que armam um monte de cabeça de bagre e aí o barato fica doido.

  74. flagrante qualquer um do povo pode, então porque não os gcm’s? E outra, se você liga 190, nunca tem viatura pra te atender, enquanto se você ligar pros gcm’s eles sempre vem…
    Mas daí a dizer que essa lei está certa é demais…Mas vereador é médico, dono de bar, dono de posto de gasolina…não tem conhecimento jurídico algum, então faz e vota o que quiser….vai saber quantas cidades por ai afora não tem absurdos jurídicos como esse….

    Tira da ZL :
    Desde que bem preparada, tudo que venha para somar é bem vindo. O problema é que armam um monte de cabeça de bagre e aí o barato fica doido.

  75. Estamos na República de Santa Bárbara d´Oeste, ordenamento jurídico aqui é mera abstração, a polícia aqui embora estadual, fere seus regulamentos, não cumpre a lei, o quadro polícial é composto por qualquer um, os equipamentos cedidos pela administração são operados por qualquer um, documentos internos ficam na posse de qualquer um, as estastísticas mostram um pífio resultado.

  76. Não vejo nada demais em aprovar mais uma lei, ao menos essa lei não é para cobrar mais um imposto do cidadão e sim para tentar ajudar, as guardas municipais já fazem policiamento em muitos municípios,aqui onde moro na cidade de COTIA, agradecemos por ter a GCM, para proteger nós comerciantes e moradores. Aqui é o povo que vota no prefeito nos vereadores, e nós temos o direito de escolher o melhor para a população da nossa cidade, queremos a GUARDA CIVIL a POLICIA MILITAR no policiamento. parabéns aos vereadores dessa cidade por se preocuparem com a segurança do povo e isso ai… APROVADO….democracia exercida é assim, o direito emana do povo pra o povo…

  77. correto Marcelo,ainda bem que criaram uma lei para tentar melhorar algo!!! que outras cidades tome como exemplo.

  78. sou totalmente a favor quanto mais policiamento melhor,não estamos preocupados com cor de fardas e sim com nossa segurança, ótima atitude.

  79. Sou Policial Civil,não tenho nada contra a Guarda Civil fazer policiamento infelizmente temos vários órgãos,que executam funções que não são de suas competências, que diga-me de passagem temos Policias que não existem nem na Constituição Brasileira ex: Policia Legislativa, Força Nacional,Policia Científica,Policia do exercito,Policia do Detran,Policia indígena, bom deve haver mais algumas que ainda não conhecemos,a exemplo das Guardas Municipais (GCM) que tanto as PMs criticam, são instituições constitucionais que encontrão-se respaldadas nas prerrogativas de Segurança Publica,como qualquer outro órgão Policial,com exceção as Policias Civis que tem com exclusividade as funções judiciárias pela própria constituição,

  80. Parabéns Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, a sociedade agradece os bons serviços prestados por esta corporação.

  81. Povo de SBO :
    Parabéns Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, a sociedade agradece os bons serviços prestados por esta corporação.

    Apoio apreende drogas no Conjunto
    dos Trabalhadores
    A equipe de apoio tática da Guarda Civil de Santa Bárbara com subinspetor José, GCMS Domingos, Firmino e Denis, patrulhava anteontem a noite o bairro Conjunto Habitacional dos Trabalhadores, onde deparou com um adolescente de 15 anos de idade. Ao notar a viatura o mesmo adentrou num supermercado e foi parado e tinha em seu poder três pedras de crack no interior da cueca, além da quantia de R$ 30,00 Ao ser indagado entregou mais 12 pedras da droga. Ao ser questionado para quem vendia entorpecentes ,alegou pegava de um individuo moreno de moto, indicando o possivelmente local onde a pessoa residia
    Ao aproximar-se do local os guardas viram uma pessoa sair rapidamente de moto deixando a portão aberto .Devido as informações que a equipe possui ,resolveu por aguardar, porem o proprietário da casa não retornou.
    Foi mantido contato com o irmão do proprietário da casa identificado como R.H.R. O irmão do acusado acompanhou a busca e presenciou a localização de toda droga, sendo: 155 trouxas de maconha embalada sem sacos usados para bidu, dentro de plásticos pretos que pesou 427 gramas. Em uma gaveta do guarda-roupas estavam dois tijolos de maconha de 917 Gramas; 14 pedras de crack; dois projeteis de calibre 40, mais 6 de calibre 45, balança de precisão, uma cédula de 10 reais possivelmente falsa, uma cédula de 100 reais. A droga e o adolescente foram apresentados no plantão policial. Essa ocorrência teve o apoio do Inspetor Reginaldo, GCMs Sandrin, Reis e Lacerda.

  82. Ex-puliça :
    Engraçado que nesse paíszinho de merda chamado Brasil, tem tanta coisa que no fim essas coisas não servem pra nada. A verdade é que segurança pública não existe. É tudo um lixo. Quando eu morava aí no Brasil só vi corrupção, descaso, falta de grana, chefes, delegados, oficiais e inspetores que se acham semi-deuses. E a população sendo maltratada pelo poder (podre) público. Tem de tudo para os arregos, os mão-cansada; mas para o povo que sustenta essa merda toda não tem nada. Cansei de ver plantão em DP onde o cidadão fica horas e horas esperando a boa vontade de escrivão e delega. Cansei de ver PM e GCM se achando otoridade e destratando cidadão que estava precisando de ajuda e estava desesperado. Ainda bem, que Deus me iluminou para estudar e viver em um país onde os maiores problemas são horários de coleta de lixo, frio excessivo e discussões nas escolas de nossos filhos.

    que raio de país latino americano vc está, dependendo o país se ferra. será a Argentina ou o chile

  83. Acabou :

    Povo de SBO :
    Parabéns Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, a sociedade agradece os bons serviços prestados por esta corporação.

    Apoio apreende drogas no Conjunto
    dos Trabalhadores
    A equipe de apoio tática da Guarda Civil de Santa Bárbara com subinspetor José, GCMS Domingos, Firmino e Denis, patrulhava anteontem a noite o bairro Conjunto Habitacional dos Trabalhadores, onde deparou com um adolescente de 15 anos de idade. Ao notar a viatura o mesmo adentrou num supermercado e foi parado e tinha em seu poder três pedras de crack no interior da cueca, além da quantia de R$ 30,00 Ao ser indagado entregou mais 12 pedras da droga. Ao ser questionado para quem vendia entorpecentes ,alegou pegava de um individuo moreno de moto, indicando o possivelmente local onde a pessoa residia
    Ao aproximar-se do local os guardas viram uma pessoa sair rapidamente de moto deixando a portão aberto .Devido as informações que a equipe possui ,resolveu por aguardar, porem o proprietário da casa não retornou.
    Foi mantido contato com o irmão do proprietário da casa identificado como R.H.R. O irmão do acusado acompanhou a busca e presenciou a localização de toda droga, sendo: 155 trouxas de maconha embalada sem sacos usados para bidu, dentro de plásticos pretos que pesou 427 gramas. Em uma gaveta do guarda-roupas estavam dois tijolos de maconha de 917 Gramas; 14 pedras de crack; dois projeteis de calibre 40, mais 6 de calibre 45, balança de precisão, uma cédula de 10 reais possivelmente falsa, uma cédula de 100 reais. A droga e o adolescente foram apresentados no plantão policial. Essa ocorrência teve o apoio do Inspetor Reginaldo, GCMs Sandrin, Reis e Lacerda.

    qualquer um do povo pode,então a guarda pode prender em flagrante, utilizando este artificio de ser do povo

  84. o doido :

    Acabou :

    Povo de SBO :
    Parabéns Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, a sociedade agradece os bons serviços prestados por esta corporação.

    Apoio apreende drogas no Conjunto
    dos Trabalhadores
    A equipe de apoio tática da Guarda Civil de Santa Bárbara com subinspetor José, GCMS Domingos, Firmino e Denis, patrulhava anteontem a noite o bairro Conjunto Habitacional dos Trabalhadores, onde deparou com um adolescente de 15 anos de idade. Ao notar a viatura o mesmo adentrou num supermercado e foi parado e tinha em seu poder três pedras de crack no interior da cueca, além da quantia de R$ 30,00 Ao ser indagado entregou mais 12 pedras da droga. Ao ser questionado para quem vendia entorpecentes ,alegou pegava de um individuo moreno de moto, indicando o possivelmente local onde a pessoa residia
    Ao aproximar-se do local os guardas viram uma pessoa sair rapidamente de moto deixando a portão aberto .Devido as informações que a equipe possui ,resolveu por aguardar, porem o proprietário da casa não retornou.
    Foi mantido contato com o irmão do proprietário da casa identificado como R.H.R. O irmão do acusado acompanhou a busca e presenciou a localização de toda droga, sendo: 155 trouxas de maconha embalada sem sacos usados para bidu, dentro de plásticos pretos que pesou 427 gramas. Em uma gaveta do guarda-roupas estavam dois tijolos de maconha de 917 Gramas; 14 pedras de crack; dois projeteis de calibre 40, mais 6 de calibre 45, balança de precisão, uma cédula de 10 reais possivelmente falsa, uma cédula de 100 reais. A droga e o adolescente foram apresentados no plantão policial. Essa ocorrência teve o apoio do Inspetor Reginaldo, GCMs Sandrin, Reis e Lacerda.

    qualquer um do povo pode,então a guarda pode prender em flagrante, utilizando este artificio de ser do povo

    Fazer diligência e busca em residência tb pode????? Incursionar em outro município sem dar nota à policia militar e civil pode? fazer busca pessoal pode? é, pode tudo mesmo !

  85. Guardas participam de curso para controle
    de distúrbios civis
    A Equipe de Apoio Tático e Guardas Civis de Santa Bárbara d’Oeste participaram, no Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Paulínia, de um curso de CDC (Controle de Distúrbios Civis) com duração de três dias. O curso foi ministrado pelo Guarda Municipal de Paulínia, C. Martins.

    Os guardas tiveram aulas teóricas e práticas, com o objetivo de treinar para determinadas ações de distúrbios, ou seja, onde há grande aglomeração de pessoas, como greves e eventos esportivos.

    De acordo com o secretário de Segurança, Transito e Defesa Civil, Eliel Miranda, o curso foi mais uma iniciativa da Administração Municipal do prefeito Mário Heins. “O objetivo é qualificar ainda mais os integrantes da Guarda Civil de Santa Barbara”, disse.

  86. Acabou :
    Guardas participam de curso para controle
    de distúrbios civis
    A Equipe de Apoio Tático e Guardas Civis de Santa Bárbara d’Oeste participaram, no Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Paulínia, de um curso de CDC (Controle de Distúrbios Civis) com duração de três dias. O curso foi ministrado pelo Guarda Municipal de Paulínia, C. Martins.
    Os guardas tiveram aulas teóricas e práticas, com o objetivo de treinar para determinadas ações de distúrbios, ou seja, onde há grande aglomeração de pessoas, como greves e eventos esportivos.
    De acordo com o secretário de Segurança, Transito e Defesa Civil, Eliel Miranda, o curso foi mais uma iniciativa da Administração Municipal do prefeito Mário Heins. “O objetivo é qualificar ainda mais os integrantes da Guarda Civil de Santa Barbara”, disse.

    Duração de “3 dias”!!! Que carga horaria boa hein!!! Se um curso dito “importante” para GCM dura isso tudo imagina o resto……Deve ser o método “APRENDA DORMINDO”.

  87. A Constituição está desatualizada, Polícia Ferroviária Federal? Ninguem sabe, ninguem viu. Agora GCM e Agente Penitenciário não tem poder de polícia, e enfrenta vagabundo, se arrisca, trabalha sob regime de plantão recebe RETP. Está na hora de mudar isso. E tenho certeza que seria bom pra todo mundo.

  88. Dono de ferro-velho é preso na zona leste

    Recentemente uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana flagrou três funcionários da Auto Peças Ferrari, um ferro-velho localizado na Rua do Café, zona leste de Santa Bárbara, desmontando um veiculo. O carro não tinha queixa de furto e constatou-se que o marido da proprietária que enfrentava dificuldades financeiras aplicou golpe do seguro e entregou o carro para ser desmanchado. Os três funcionários e o marido da proprietária foram presos.
    Na sexta-feira a justiça local expediu o mandado de prisão preventiva para o proprietário do ferro-velho, o comerciante Gesse Gregório de Sá Telles, 36 anos, que foi preso por policiais da DIG com apoio do guarda Edson Duarte, do SIG de Santa Bárbara.

  89. Acabou :
    Dono de ferro-velho é preso na zona leste
    Recentemente uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana flagrou três funcionários da Auto Peças Ferrari, um ferro-velho localizado na Rua do Café, zona leste de Santa Bárbara, desmontando um veiculo. O carro não tinha queixa de furto e constatou-se que o marido da proprietária que enfrentava dificuldades financeiras aplicou golpe do seguro e entregou o carro para ser desmanchado. Os três funcionários e o marido da proprietária foram presos.
    Na sexta-feira a justiça local expediu o mandado de prisão preventiva para o proprietário do ferro-velho, o comerciante Gesse Gregório de Sá Telles, 36 anos, que foi preso por policiais da DIG com apoio do guarda Edson Duarte, do SIG de Santa Bárbara.

    nada a criticar o Guarda Municipal Edson Duarte mas será que todos sabem que ele investiga, dá cana e é um dos “policiais civis” mais atuantes da cidade?

    Santa Bárbara Faroest City

  90. Secretário avalia primeiro ano à frente da Sesetran
    O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste, Eliel Miranda, completou um ano à frente da secretaria ontem, quarta-feira e analisa as conquistas e os principais desafios encontrados ao longo de 2011.
    Para o secretário, durante o ano de 2011 houve avanços consideráveis nos departamento que integram a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil). “Na Administração do prefeito Mário Heins, tivemos muitas conquistas em segurança. Em 2011, conseguimos aumentar a frota da Guarda Civil, desenvolvemos importantes alterações de trânsito e a Defesa Civil desempenhou trabalho importante durante o período de chuvas e estiagem”, destacou.
    Na área da Segurança Pública, Miranda ressalta o aumento da frota da Guarda Civil, que ganhou 8 novas viaturas, seis gols e duas blazers, além de duas motos. Também foi feito Concurso Público para a Guarda Municipal, que contou com 900 inscritos.
    Trazendo melhorias em relação à segurança pública, a Prefeitura inaugurou a base do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal, no bairro Cruzeiro do Sul, que contou com a colaboração dos guardas em suas obras e hoje beneficia mais de 5 mil pessoas da região. “Este é um dos principais pontos de destaque com relação à Segurança em 2011, pois o Cruzeiro do Sul é um bairro distante, que necessitava de um ponto específico para a assistência da população, que hoje pode contar com o auxílio mais próximo da Guarda Civil, por meio do GPA”, ressaltou Miranda.
    A base do GPA é responsável pelo patrulhamento do bairro e também pela vigilância das áreas verdes e mananciais da região.
    Para manter a qualidade técnica da atuação feita pelos patrulheiros, a Guarda Civil recebeu treinamentos táticos, buscando garantir à corporação o aprimoramento contínuo. Além do trabalho técnico, a Secretaria também atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do GPE (Grupo de Proteção Escolar) no desenvolvimento de ações educativas e programas de conscientização. “Nestas atividades, agentes são enviados às escolas para trabalhar diferentes temas com jovens e crianças, como é o caso da campanha Cerol Não, que busca conscientizar sobre os perigos do cerol nas pipas”, explicou o secretário.
    Além destes trabalhos específicos, Miranda ressalta ainda a atuação dos grupos integrantes da Guarda Civil. “Temos um excelente trabalho feito pelos vigias, que cuidam da segurança dos prédios públicos e durante o ano contribuem com o trabalho de monitoramento feito pela Secretaria. Também não podemos deixar de citar a dedicação do GPA, GPE, Apoio (que atua em atividades táticas) e o Grupo de Comando, que é composto por pessoas que cuidam da segurança do município de forma organizacional e prestam um serviço importante à população barbarense”.
    Trânsito – Em 2011 o Departamento de Trânsito atuou com operações de trânsito durante a festas promovidas pelo município, como a Virada Cultural Paulista, Festa Comunitária do Mollon, Festa Comunitária do Jd. Europa, Etapa Paulista de Ciclismo, Festa da Migração, Feira das Nações, Finados, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Festa Comunitária do 31 de Março e da COHAB Roberto Romano e interdição de 206 locais para eventos diversos na via pública.
    Também houve a implantação do novo Sistema de Estacionamento Rotativo “Zona Azul”, que contou ainda com inovações tecnológicas importantes. “Garantir a rotatividade das vagas de estacionamento no centro da cidade é uma forma importante de fomentar o comércio e por isso nos empenhamos para que o serviço fosse implantado da melhor forma possível. A democratização das vagas de estacionamento beneficia a população, que passou a contar com um serviço organizado”, ressaltou Miranda.
    Entre as operações especiais desenvolvidas pelo departamento, que envolveram estudos técnicos para alterações de trânsito, está a implantação de nova alça de retorno da Avenida Iacanga, instalação do Sistema Binário no Distrito Industrial I. O secretário, Eliel Miranda, destaca as ações educativas destaque em 2011, como as palestras educativas promovidas em diversas SIPAT’s de empresas privadas, a realização da Semana Nacional do Trânsito, que teve este ano foco no pedestre e a Campanha Poluição Sonora é Crime, que orientou sobre o uso irregular do som automotivo. “As campanhas educativas são fundamentais para o município, bem como todo o investimento que é feito pela Administração nas demais áreas. São as ações educativas que possibilitam a mudança de cultura da população e assim pretendemos conscientizar a população sobre questões importantes referentes ao trânsito, que podem mudar a nossa realidade e salvar vidas ao evitar acidentes”, pontuou.
    Defesa Civil – Em 2011 a Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste teve um importante papel com relação à prevenção, assistência durante desastres naturais e também na coordenação da Operação Verão e Operação Estiagem. No total dos atendimentos feitos pelo órgão, houve destaque na ajuda aos munícipes, com um total de 300 famílias atendidas.
    Foram ainda 150 pontos que receberam serviços de limpeza, 100 vistorias feitas em edificações, 40 alagamentos e 80 queimadas em mata vegetal que receberam a assistência do órgão. Para Miranda, a Defesa Civil trabalhou muito bem em 2011. “O órgão desenvolve um trabalho importante e muito completo, que vai da prevenção e conscientização da população, do trabalho de assistência durante as enchentes e situações de incêndio, coordenando inclusive o trabalho integrado com outras Secretarias. Tivemos um ano de muitas chuvas e queimadas e, mesmo assim, conseguimos auxiliar os barbarenses da melhor forma possível”.

  91. O Guarda Noturno da minha rua quer mudar pra Sta Barbara pra virar puliça….

    Pô! Os que defendem essa heresia só podem ser GMs ou parentes desses. Sem qualquer preparo, sem qualquer noção de Direito Criminal, ou seja, sem qualquer nada de nada, vira polícia pq os vereadores quiseram ???

    É uma piada de mau gosto…

  92. A polícia de Santa Bárbara d´O este é um lixo, quem deveria cumprir a lei, não a cumpre, nem tão pouco seu próprio regulamento, combater o crime comentendo crime é uma vergonha, desempenhar suas funções ferindo seu rol de normas é fétido, algum policial civil conhece guarda civil do SIG? Alguém já viu guarda civil fazendo investigação? Conduzindo viatura policial civil? De posse de documentos na qual foi conferido a polícia civil? Auxiliar de investigação alguém já viu, e a cadeia uma afronta ao Estado de Direito.

  93. para acabar com as picuinhas …….. Qual a diferença da PM e GCM para a população ?? R: nenhuma as duas corporações são compostas por “agentes da lei”,conforme artigo 301. para a população um Coronel da PM e um GCM na rua é tudo seu “GUARDA”. A unica Policia que tem exclusividade na constituição é a policia civil para exercer a função de Policia Judiciária, e tem mais Autoridade de policia é DELEGADO DE POLICIA, o resto é “agente da lei” é tudo seu GUARDAAAAAA………..

  94. Ao invés dos PMs ficarem preocupados com os Guardas Civis Municipais,eles deveriam cuidar da Segurança Publica, por as GCMs já tem as proprias corregedorias..rsrsrsrsrsr

  95. QUE MERDA ENQUANTO A POLICIA BRIGA POR SUAS PARTICULARIDADES NÓS ESTAMOS FUDIDOS……. EU NÃO QUERO SABER SE É PM OU GCM OU FEDERAL ,QUEREMOS SEGURANÇA, ESSA PM TAMBÉM NÃO É GRANDE BOSTA UM BANDO DE COMEDORES DE COXINHAS, SÓ SE VÊ VIATURAS DA PM EM PORTA DE COMÉRCIOS FAZENDO FECHAMENTO E O POVO QUE SE DANE…… DEPOIS QUEREM CRITICAR OS GCMs,…. não tem moral…

  96. As Guardas Municipais trabalham melhor que a PM. Há muitos anos, no silêncio é claro sem alarde da mídia, as Guardas assumiram o papel da PM, faz policiamento preventivo e com muito mais eficiência que a PM, aliás, é raro vermos viaturas da PM patrulhando, principalmente durante a noite e finais de semana. A PM faz muita presença nas áreas centrais, somente no horário comercial, é só!!! Já nos Quartéis, tem PM trombando um no outro, muitos digitando sabe-se lá o que eles digitam. Tem um monte de viaturas estacionadas !!! A população ficaria jogados a própria sorte se não fosse as Guardas Municipais que assumiram as obrigações do governo estadual em fornecer segurança pública.

  97. maria :
    A polícia de Santa Bárbara d´O este é um lixo, quem deveria cumprir a lei, não a cumpre, nem tão pouco seu próprio regulamento, combater o crime comentendo crime é uma vergonha, desempenhar suas funções ferindo seu rol de normas é fétido, algum policial civil conhece guarda civil do SIG? Alguém já viu guarda civil fazendo investigação? Conduzindo viatura policial civil? De posse de documentos na qual foi conferido a polícia civil? Auxiliar de investigação alguém já viu, e a cadeia uma afronta ao Estado de Direito.

    Canavial e Saveiro são patrimônio publico !

    Guardas encontram carros furtados
    Dois veículos produtos de furto foram localizados por guardas civis durante o final de semana .
    Na noite de sábado, o guarda civil Presti ,localizou em meio a um canavial perto da antiga Usina de Cillos, o veículo Saveiro placas BTG 6776 pertencente ao aposentado N.O., 57 anos, morador no Parque Gramado em Americana. A Saveiro havia sido furtada no dia 25 e estava parcialmente depenada-sem as rodas.
    PALIO
    No início da noite de domingo no Parque Zabane ocorreu o furto do veículo Palio , ano 97, placas CKG 9615 .O fato foi comunicado as viaturas da Guarda Civil, as quais começaram a patrulhar no intuito de localizar o referido veículo. Após 20 minutos do fato ocorrido a equipe de Apoio Tático, composta pelo Subinspetor Morais , Batistela e Denis, obtiveram êxito em localizar o carro pelo bairro Vila Rica , mas precisamente pela rua Antonio Sales. O mesmo estava com a porta do motorista aberta, e no interior do carro estava a carteira do proprietário J.A.S. ,morador do bairro Planalto do Sol.

  98. Abandonar veiculo furtado em canavial é crime !! então ta certo !! a GUARDA CIVIL !! não entendi a duvida ? gostaria de saber onde ta escrito na Constituição Brasileira, que a GCM cuida do “patrimônio”? por que no artigo 144 § 8º não tem essa palavra,

  99. Operação Gama Protege aborda 109 pessoas
    Os guardas municipais de Americana abordaram 109 pessoas durante os três dias consecutivos de Operação Gama Protege. As ações foram realizadas nas imediações da linha férrea, no centro de Americana, Jardim dos Lírios e região do bairro Antonio Zanaga. Apesar da concentração de patrulheiros durante a ação, a ronda nos demais municípios da cidade foi mantida.
    Durante a operação foram usados os patrulheiros que atuam em viaturas operacionais, Canil, Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva) e GPA (Grupo de Proteção Ambiental). O objetivo da ação é preventivo, ou seja, coibir a incidência de crimes com o tráfico de drogas, furtos e roubos na cidade através da concentração de viaturas e guardas municipais.
    “As ações tem mostrado resultado positivo, e iremos realizar a operação em outros locais da cidade. Por questões de segurança os locais e datas não serão informados”, comentou o diretor da Gama, Adilson Bicalho.
    A Operação Gama Protege foi realizada na quarta-feira , no Jardim dos Lírios e área central. No dia seguinte nas imediações da linha férrea e na sexta-feira na região do bairro Antonio Zanaga.

  100. Adevo :
    O Guarda Noturno da minha rua quer mudar pra Sta Barbara pra virar puliça….
    Pô! Os que defendem essa heresia só podem ser GMs ou parentes desses. Sem qualquer preparo, sem qualquer noção de Direito Criminal, ou seja, sem qualquer nada de nada, vira polícia pq os vereadores quiseram ???
    É uma piada de mau gosto…

    Operação Gama Protege aborda 109 pessoas
    Os guardas municipais de Americana abordaram 109 pessoas durante os três dias consecutivos de Operação Gama Protege. As ações foram realizadas nas imediações da linha férrea, no centro de Americana, Jardim dos Lírios e região do bairro Antonio Zanaga. Apesar da concentração de patrulheiros durante a ação, a ronda nos demais municípios da cidade foi mantida.
    Durante a operação foram usados os patrulheiros que atuam em viaturas operacionais, Canil, Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva) e GPA (Grupo de Proteção Ambiental). O objetivo da ação é preventivo, ou seja, coibir a incidência de crimes com o tráfico de drogas, furtos e roubos na cidade através da concentração de viaturas e guardas municipais.
    “As ações tem mostrado resultado positivo, e iremos realizar a operação em outros locais da cidade. Por questões de segurança os locais e datas não serão informados”, comentou o diretor da Gama, Adilson Bicalho.
    A Operação Gama Protege foi realizada na quarta-feira , no Jardim dos Lírios e área central. No dia seguinte nas imediações da linha férrea e na sexta-feira na região do bairro Antonio Zanaga.

  101. Estou no Canadá se te interessa tanto. Ameríca Latrina não dá mais. Falta mais ums 1500 anos para esse país chamado Brasil funcionar direito. É uma pena. O Brasil não dependeria de ninguém para se desenvolver a não ser somente do próprio povo. Povo este que não está nem aí para a cidadania, não liga para o respeito ao próximo. Acho uma pena, que no Brasil as instituições de segurança pública fiquem de picuinha uma com a outra. É uma briga inútil onde quem sai perdendo além do povo, são as próprias instituições.

    o doido :

    Ex-puliça :
    Engraçado que nesse paíszinho de merda chamado Brasil, tem tanta coisa que no fim essas coisas não servem pra nada. A verdade é que segurança pública não existe. É tudo um lixo. Quando eu morava aí no Brasil só vi corrupção, descaso, falta de grana, chefes, delegados, oficiais e inspetores que se acham semi-deuses. E a população sendo maltratada pelo poder (podre) público. Tem de tudo para os arregos, os mão-cansada; mas para o povo que sustenta essa merda toda não tem nada. Cansei de ver plantão em DP onde o cidadão fica horas e horas esperando a boa vontade de escrivão e delega. Cansei de ver PM e GCM se achando otoridade e destratando cidadão que estava precisando de ajuda e estava desesperado. Ainda bem, que Deus me iluminou para estudar e viver em um país onde os maiores problemas são horários de coleta de lixo, frio excessivo e discussões nas escolas de nossos filhos.

    que raio de país latino americano vc está, dependendo o país se ferra. será a Argentina ou o chile

  102. O direito de ir,vir e permanecer esta consagrado na Constituição Federal, este direito relativo, em algumas situações sofre um atentado, porém este atentado é legal, uma das hipótese aventada é a abordagem policial, esta que em tese deve ter fundamento,este quisito é bastante subjetivo, logo, quem não tem legitimidade do Estado para faze-lo, está fora dos parâmetros legais, nesta condição, se encontra as guardas municipais. Quem for abordado por guardas municipais, e acha que teve seu direito aviltado, deve entrar com uma ação indenizatória contra a prefeitura do município de onde ocorreu a abordagem, além de registro de boletim de ocorrência. Na primeira instância é mais difícil uma decisão favorável, mas no Tribunal de Justiça esta condição aumenta bastante, inclusive, há vários julgados neste sentido.

  103. A constituição federal diz no artigo 144 que “segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. Os que asseguram o argumento de que a guarda civil não pode atuar na segurança pública, agarram-se a expressão “Estado” grafado no citado artigo. Acreditam tais defensores, que o Estado é uma referência aos estados membros sabe-se que não é. O Estado que o referido artigo se refere é o Estado Democrático de Direito, estado esse que se enquadram todos os municípios. Entes federativos da República Federativa do Brasil, que é composta pela união indissolúvel dos Estados, Municípios… e constitui-se um Estado Democrático de Direito. Se os constituintes quisessem referir-se à segurança pública como competência exclusiva dos Estados, com certeza teriam dito: Segurança pública é dever dos Estados – Estado no plural. A lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso – uma lei federal – diz em seus artigos 9º e 10º que “é obrigação do Estado, garantir, saúde, políticas sociais, condições de trabalho, respeito, dignidade, direitos sociais e individuais. Note-se que é escrito “Estado”, numa clara alusão ao Estado Democrático Constituído, para representar e regular, impor, cobrar dos seus cidadãos o cumprimento da lei. Se levarmos a mesma leitura que fazermos do artigo 144 da Carta Magna para o Estatuto do Idoso estaremos defendendo que é apenas exclusivo do estados-membros” cuidar de nossos idosos. Mas cuidar das pessoas é competência também dos municípios. No artigo 196 diz “a saúde é direito e dever do Estado…” que dizer então que os municípios não têm responsabilidade alguma com a saúde. (?). O artigo 205 da CF está escrito “A educação, (…) e dever do Estado…” então os municípios não devem assegurar o ensino de alfabetização e o ensino fundamental. (?). O artg. 215 da CF “o Estado garantirá o pleno exercício dos direitos culturais.”(?) No 217 “É dever do Estado fomentar praticas desportivas formais e não-formais..”. (?) Todos os artigos elencados trazem a palavra “Estado” no singular, e em todos eles os municípios exercem seu papel de Estado Federativo, onde a exceção fica apenas no artigo 144, como querem alguns que “Estado”refira-se ao estado membro. Portanto a Câmara Municipal de Santa Barbara D’oeste fez valer o que está posto na constituição federal. E cumpriu corretinho seu dever de casa, pois o parágrafo 8º do artg.144 da constituição federal aponta que os municípios constituíram guardas municipais conforme dispuser a lei. E no artigo 30 os Municípios legislaram sobre assunto de interesse local. A lei, o legislativo municipal em tela criou (dispuser a lei) para atender ao interesse local. A não ser que para alguns (in)segurança pública tem sua nascente nos estados-membros; e os municípios sejam entes imaginários criados pelos constituintes.
    Ah! Já ia me esquecendo, se “Estado” refere-se aos estados membros, então, as polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal não deviam estar elencadas no artigo 144 da CF. Nele deviria constar tão somente as gloriosas policias estaduais militares, civis e bombeiros. Em suma o “Estado” do 144 é o Estado federativo e os municípios são entes federados com autonomia, política, financeira, administrativa e legislativa. Os municípios não continuar no tocante a segurança pública em estado de total dependência dos governadores. Os prefeitos são eleitos pelo povo, a constituição d e1988, deu aos munícipes o direito de dizer aos seus governantes o que é melhor para sua cidade. E os prefeitos não são mais prefeitos biônicos, são agentes políticos eleito pelo povo para fazer valer o que diz a assegurar a constituição. Todo poder emana do povo, que elegem seus representantes para tal. Para aos vereadores de Santa Barbara e ao prefeito pela brilhante iniciativa de ser o primeiro no país a honra o mandato dado pelo povo. Autonomia deve ser a marca de quem governa.
    Silvan Matias da Silva
    Guarda Municipal do Recife – PE

  104. A constituição federal diz no artigo 144 que “segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. Os que argumentam que a guarda civil não pode atuar na segurança pública, agarram-se a expressão “Estado” grafado no citado artigo. Acreditam tais defensores, que o Estado é uma referência aos estados membros sabe-se que não é. O Estado que o referido artigo se refere é o Estado Democrático de Direito, estado esse que se enquadram todos os municípios. Entes federativos da República Federativa do Brasil, que é composta pela união indissolúvel dos Estados, Municípios… e constitui-se um Estado Democrático de Direito. Se os constituintes quisessem referir-se à segurança pública como competência exclusiva dos Estados, com certeza teriam dito: Segurança pública é dever dos Estados – Estado no plural. A lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso – uma lei federal – diz em seus artigos 9º e 10º que “é obrigação do Estado, garantir, saúde, políticas sociais, condições de trabalho, respeito, dignidade, direitos sociais e individuais. Note-se que é escrito “Estado”, numa clara alusão ao Estado Democrático de Direito constituído, para representar e regular, impor, cobrar dos seus cidadãos o cumprimento da lei. Se levarmos a mesma leitura que fazermos do artigo 144 da Carta Magna para o Estatuto do Idoso estaremos defendendo que é apenas exclusivo dos estados-membros” cuidar de nossos idosos. Mas cuidar das pessoas é competência também dos municípios. No artigo 196 diz “a saúde é direito e dever do Estado…” que dizer então que os municípios não têm responsabilidade alguma com a saúde. (?). O artigo 205 da CF está escrito “A educação, (…) e dever do Estado…” então os municípios não devem assegurar o ensino de alfabetização e o ensino fundamental. (?). O artg. 215 da CF “o Estado garantirá o pleno exercício dos direitos culturais.”(?) No 217 “É dever do Estado fomentar praticas desportivas formais e não-formais..”. (?) Todos os artigos elencados trazem a palavra “Estado” no singular, e em todos eles os municípios exercem seu papel de Estado Federativo, onde a exceção fica apenas no artigo 144, como querem alguns que “Estado”refira-se aos estados membros. Portanto a Câmara Municipal de Santa Barbara D’oeste fez valer o que está posto na constituição federal. E cumpriu corretinho seu dever de casa, pois o parágrafo 8º do artg.144 da constituição federal aponta que os municípios constituíram guardas municipais conforme dispuser a lei. E no artigo 30 os Municípios legislaram sobre assunto de interesse local. A lei, o legislativo municipal em tela criou (dispuser a lei) para atender ao interesse local. A não ser que para alguns (in)segurança pública tem sua nascente nos estados-membros; e os municípios sejam entes imaginários criados pelos constituintes.
    Ah! Já ia me esquecendo, se “Estado” refere-se aos estados membros, então, as polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal não deviam estar elencadas no artigo 144 da CF. Nele deveria constar tão somente as gloriosas policias estaduais militares, civis e bombeiros. Em suma o “Estado” do 144 é o Estado federativo e os municípios são entes federados com autonomia, política, financeira, administrativa e legislativa. Os municípios não continuar no tocante a segurança pública em estado de total dependência dos governadores. Os prefeitos são eleitos pelo povo, a constituição d e1988, deu aos munícipes o direito de dizer aos seus governantes o que é melhor para sua cidade. E os prefeitos não são mais prefeitos biônicos, são agentes políticos eleitos pelo povo para fazer valer o que diz e assegurar a constituição. Todo poder emana do povo, que elegem seus representantes para representá-los. Aos vereadores de Santa Barbara e ao prefeito parabéns, pela brilhante iniciativa de serem os primeiros no país a honrar o mandato dado pelo povo. Autonomia deve ser a marca de quem governa.
    Silvan Matias da Silva
    Guarda Municipal do Recife – PE

  105. Bom pessoal, só quero explicar que a policia militar seja de qual estado for é uma instituição falida pois nunca se tem viaturas para nos auxiliar sempre estão empenhados, demoram mais de uma hora para deslocarem até a ocorrência isso é quando vão. Agora as Guardas Civis Municipais é so ligarmos e o atendimento é imediato. Não sei pq tanta criticas aos guardas civis? qdo vc estiver em perigo e acionar a policia e eles não forem e uma viatura da GM passar e vc aciona-los pode ter certeza que sera atendido. Parabens a sta barbara.

  106. marco polo :Quem não concorda prenda-os.Ou calem-se para sempre.Sou contra, é uma afronta a CF.

    AOS INTELECTUAIS DE PLANTÃO LEIAM NIVAMENTE A CONSTITUIÇÃO

    OS MUNICIPIOS PODERÃO CRIAR SUAS GUARDAS CIVIS PARA PROTEÇÃO DE BENS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES OU O QUE DISPUSER A LEI.

    OU SEJ A LEI DE SANTA BARBARA DIZ Q GUARDA POD E DEVE PROTEGER O CIDADÃO NADA DE INCONS TITUCIONAL.

  107. VEJA O QUE A GUARDA MUNICIPAL PODE FAZER, SEGUNDO DECISÕES DA JUSTIÇA

    A prisão em flagrante (seja de um simples vendedor de DVD pirata até um traficante de drogas ou assaltante) é ponto pacífico: o TSJ(Tribunal Superior de Justiça) é unânime ao decidir que, sim, a Guarda Municipal pode atuar nas ações de prisão em flagrante e inclusive apreender o material do ato criminoso. Como, na área de Justiça, o STJ é a maior autoridade do país, a discussão acabou. Quanto às multas, a discussão final se estabelecerá em outro tribunal superior, o STF (Supremo Tribunal Federal). Até que isto aconteça, valem as decisões dos tribunais inferiores.

    No caso do Estado do Rio de Janeiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça consolidou, desde 2007, o entendimento de que a Guarda Municipal pode não só fiscalizar o trânsito com multar os infratores. Este entendimento é partilhado pela maioria dos tribunais de Justiça do país, incluindo o de São Paulo e o de Minas Gerais. Veja, abaixo, os detalhes que esclarecem as dúvidas sobre as principais polêmicas.

    1 – A Guarda Municipal pode fiscalizar o trânsito da cidade e inclusive multar infratores?
    O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, concluiu, a partir de 2007, que a Guarda Municipal pode não só fiscalizar o trânsito, mas também multar os infratores. A mais recente decisão foi em 25 de janeiro.

    Diz ela: “O colendo Órgão Especial deste egrégio Tribunal de Justiça entendeu que tal atribuição está implícita na prestação do serviço público que a Guarda Municipal está autorizada a exercer, na forma da lei, consoante os artigos 144 e 173 da Constituição Federal. Cabível, portanto, o exercício da atividade de trânsito pela Guarda do Município, conforme o entendimento desta Corte estadual, explicitado nos processos 2003.007.00109 e 2003.007.00146, e das faculdades nela inseridas, que dizem respeito à fiscalização e à aplicação de penalidades pelo descumprimento das ordens emanadas do poder de polícia. Com efeito, o Município é dotado de competência para gerir os serviços públicos dentro de sua circunscrição territorial, inclusive com poder de polícia para ordenar o trânsito local e, consequentemente, aplicar as multas aos administrados infratores” (AC 2009.001.35431) Até 2007, parte do tribunal entendia que guardas municipais não podiam multar, mas, naquele ano, o Órgão Especial do tribunal sacramentou o entendimento favorável aos guardas municipais, definindo a questão. Já o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não se manifestou sobre o assunto, devendo fazê-lo em breve.

    2 – A GM pode prender em flagrante alguém que esteja cometendo um crime?- Pode.
    Desde 1998, em repetidas decisões, e sempre por unanimidade, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) pacificou a jurisprudência no sentido de que guardas municipais podem efetuar prisões em flagrante. Como, aliás, pode agir “qualquer um do povo”. “A Guarda Municipal pode, inclusive, apreender os objetos do crime e depois encaminhá-la à autoridade policial (delegado) para o devido registro, conforme decidiu o STJ no ano passado: A Guarda Municipal uma polícia administrativa, com funções previstas no art. 144, § 8º da Constituição da República, sendo o delito de natureza permanente, pode ela efetuar a prisão em flagrante e a apreensão de objetos do crime que se encontrem na posse do agente infrator, nos termos do art. 301 do CPP” (HC 109592 / SP). Tais crimes incluem até mesmo o tráfico de drogas, conforme destaca o STJ em decisão de 2007: “Não há como falar em ilegalidade da prisão em flagrante e, consequentemente, em prova ilícita, porque efetuada por guardas municipais, que estavam de ronda e foram informados da ocorrência da prática de tráfico de drogas na ocasião” (RHC 20714).

    3 – Um guarda municipal é um agente de autoridade?-É.
    Este é o entendimento do STJ desde 1998. Vejam o que diz a decisão do tribunal: ” 1. A guarda municipal, a teor do disposto no § 8°, do art. 144, da Constituição Federal, tem como tarefa precípua a proteção do patrimônio do município, limitação que não exclui nem retira de seus integrantes a condição de agentes da autoridade, legitimados, dentro do princípio de auto defesa da sociedade, a fazer cessar eventual prática criminosa, prendendo quem se encontra em flagrante delito, como de resto facultado a qualquer do povo pela norma do art. 301 do Código de Processo Penal. 2. Nestas circunstâncias, se a lei autoriza a prisão em flagrante, evidentemente que faculta – também – a apreensão de coisas, objeto do crime. 3. Apenas o auto de prisão em flagrante e o termo de apreensão serão lavrados pela autoridade policial.” (RHC 9142 / SP).

    4 – GM e a Busca pessoal.
    A busca pessoal encontra amparo no art. 244 do Código de Processo Penal, sendo legal desde que exista “fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar”. Encontraremos no capítulo XI do CPP, o art. 240 e 244 que especificamente explanam em que situações a busca pessoal deverá ser utilizada. Art. 240 §2º – Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior. As letras citadas são as seguintes:

    b) apreender coisas achadas ou obtidas por meio criminoso;

    c) apreender instrumentos de falsificação e objetos falsificados ou contrafeitos;

    d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;

    e) descobrir objetos necessários à prova de infrações ou à defesa do réu;

    f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento de seu conteúdo possa ser à elucidação do fato;

    h) colher qualquer elemento de convicção;

    Tratando mais especificamente da busca, encontraremos no CPP: Art. 244 – A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou a medida for determinada no curso da busca domiciliar

    Art. 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

    5 – A GCM E O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL.
    Importa inicialmente compreender o que é o poder de polícia Ensina o prof. Hely Lopes Meirelles que; “o poder de polícia é a faculdade discricionária que reconhece à Administração Pública de restringir e condicionar o uso e gozo dos bens e direitos individuais, especialmente os de propriedade, em benefício do bem-estar geral”.

    Segundo Caio Tácito, o poder de polícia “é o conjunto de atribuições concedidas à Administração para disciplinar e restringir, em favor do interesse público adequado, direitos e liberdades individuais”.

    Complementa Odete Medauar afirmando que “a noção de poder de polícia permite expressar a realidade de um poder da Administração de limitar, de modo direto, com base legal, liberdades fundamentais, em prol do bem comum”.

    Em síntese, o cerne do poder de polícia está direcionado a impedir, através de ordens, atos e proibições, comportamentos individuais que possam ocasionar prejuízos à coletividade.

    Este exercício poderá manifestar-se sobre diversos campos de atuação, variando desde os clássicos aspectos de segurança dos bens das pessoas, saúde e paz pública, restrição ao direito de construir, localização e funcionamento de atividades, o combate do abuso do poder econômico, e até mesmo a preservação da qualidade do meio ambiente natural e cultural. Sendo assim, extrai-se do exposto, que no sistema federativo brasileiro o município possui um interesse não apenas primário, mas também subsidiário que o autoriza ao exercício do poder de polícia, nos limites de seu território, de operar no controle e na defesa de áreas pertencentes aos demais entes públicos.

  108. Bem… que Guarda Civil Metropolitana, Municipal, ou seja lá qual for o nome, não é polícia na discussão em questão, de fato não é.

    Infelizmente o que se vê são alguns (quero acreditar que não todos) guardas se preocupam muito na questão se são ou não policiais e acabam deixando de lado a real função do motivo da sua existência.
    A constituição deixou bem claro quais são as instituições policiais que tem por obrigação fazer a segurança pública, então não há o que discutir.
    A guarda municipal, cuja criação é facultada ao município, se criada deveria ser para garantir os interesses municipais e fazer a segurança do patrimônio municipal.

    Deixando de lado os demais municípios e falando apenas de São Paulo, a GCM hoje está encarregada de “tocar” os moradores de rua que estão na rua (claro… aonde mais estariam), realizar inspeção fiscal (não de iss… mas de icms.. absurdo GCM não é fisco), patrulhamento, abordagens, etc.
    Pois bem, agora vá até os prédios públicos do município e incrível… existem empresas de segurança contratadas para fazer o serviço do GCM. Vá até as praças e não verá nenhum GCM. Em algumas existem bases de alvenaria, mas nenhum GCM dentro.
    Então se você quer ir com seus filhos em uma praça… bem…não terá nenhum GCM realizando a segurança do local.
    Se você for até a prefeitura, existirão seguranças privados trabalhando no local do GCM que é o vigilante do município.

    Mas… por que isto acontece? Acontece pela ineficiência das policias legalmente constituídas, quer seja pela ação ou pela omissão.

    Se você prestou um concurso municipal para GCM, porque afinal fica com tanta raiva quando um munícipe, quer seja ele morador de rua, quer seja ele um que tenha residência, afirma que você é um guarda e não é policial? Oras… ele não está mentindo e você deveria ter orgulho da sua profissão e não espancar o coitado por ter falado algo que é verdade.
    Agindo de tal maneira, tudo leva a crer que os guardas não gostam de ser guardas, ou será que simplesmente querem ser algo que não são?

    Até acredito na boa vontade dos guardas, não tenho nada contra a instituição, contra alguns integrantes sim, mas acredito que deveriam de fato lutar para uma emenda constitucional que incluísse no texto a polícia municipal, mas caros, por enquanto tal emenda não existe, então parem de esbravejar quando dizem que não são policiais, tenham orgulho de ser guardas e de realizar muitas prisões em flagrante delito, estas realizadas de maneira que qualquer um do povo pode, não sendo portanto dever de vocês.

  109. Os bunda moles da PM não conseguem fazer o trabalho, então, tendência mundial neles: Polícia Municipal !!!

  110. QUANTO MAIS POLICIA MELHOR ,SÃO 200 BANDIDOS PARA CADA POLICIAL SÓ NO ESTADO DE SÃO PAULO !!!
    PRECISAMOS DE PROTEÇAO !!SÓ PEDIR A DEUS E ORAR NÃO ADIANTA !!! BOM DIA A TODOS POLICIAIS DESTE PAIS ,HOMENS DE CORAGENS MINORIA VISIVEL !!!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou fora do contexto serão excluídos...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s