Vídeo de Divulgação do ato público de 30 de maio – Investigadores e Escrivães 169

Caro Dr. Guerra,
mais uma vez solicitamos a V.Sa. a gentileza de ajudar nosso movimento e divulguar o vídeo e(ou) ‘post’ abaixo para incentivar a presença dos policiais na Alesp no próximo dia 30/05. como sempre, cabe a V.Sa. verificar a conveniência de postá-lo. Dr. Guerra, o serviço que nos presta não tem preço. esperamos um dia poder retribuir sua paciência e dedicação.
Agradecemos desde já.
____________________________

“Investigador ou Escrivão”

###########################################

DIVULGAÇÃO DO ATO PÚBLICO NA ALESP – 30 DE MAIO – INVESTIGADORES E ESCRIVÃES

Senhores, faltam poucos dias para a derradeira batalha entre a frieza tecnocrata e nossas reivindicações e ideais altruístas! Se você é calça-branca, paraquedas, antigão, tira, escriba, do plantão, da chefia, maçaneta, cana-dura, contador de história, ou até amigopol, estaremos lá contando com a sua disposição para completar mais um policial por metro quadrado na Assembléia.
Parem de mi-mi-mi, soldados, e apresentem-se no ‘quartel’ da Alesp dia 30! A vitória não está garantida, mas vai ser uma briga boa de se ver! E ainda por cima, você vai poder sair falando para todo mundo: “Eu estive lá!” (sendo isso uma coisa boa ou não, saberemos só na hora…).
Traga 8 colegas amontoados no seu carro e lhe pagarei um café de coador na cantina da Alesp. Corra, porque já é dia 26 e só tenho dois reais na carteira. Divulguem o vídeo abaixo (estará aqui em baixo se tudo der certo) para todos colegas que conhece. Assista aqui no Flit, assista no Youtube, favorite, dê joinha, mande por twitter, email, msn, para quem quiser e, principalmente, para aquele cara chato da sua equipe que fica repetindo há 10 anos que nada vai dar certo. O vídeo, como sempre, sem “monetização”, então, não estamos ganhando nada. Também não fazemos parte de sindicatos ou associações.
Esse vídeo foi o trabalho de 2 escrivães, 2 tiras e – os mi-mi-mi’s de plantão não vão acreditar – 1 agente. Hoje lutamos pelos investigadores e escrivães, esta batalha é deles. Amanhã daremos o sangue pelos agentes, carcereiros, agentes de telecomunicação, peritos,  delegados e as outras 7 carreiras que dão preguiça de escrever. “Nós podemos ser melhores…” Colegas, UNI-VOS! .
_________________________________

Equipe “Investigador ou Escrivão”
P.S.: Lembre-se: você não está sozinho.

Um Comentário

  1. Bom dia, é agora ou nunca, posso dizer que vou estar lá acompanhado de colegas de Bauru e região, vamos lotar os arredores da alesp para que sintam a força de nossos ideais e metas, faça um esforço e também vá, chega de sermos relegados à segundo plano, vamos nos unir e conquistar aquilo que nos é direito, antes tarde do que nunca. Um abraço e sorte para tôdos nós. Deus estará conosco como estava em 2008.

    Curtir

  2. Tira Indignado do interior :Bom dia, é agora ou nunca, posso dizer que vou estar lá acompanhado de colegas de Bauru e região, vamos lotar os arredores da alesp para que sintam a força de nossos ideais e metas, faça um esforço e também vá, chega de sermos relegados à segundo plano, vamos nos unir e conquistar aquilo que nos é direito, antes tarde do que nunca. Um abraço e sorte para tôdos nós. Deus estará conosco como estava em 2008.

    VAMO QUE VAMO! TEMOS QUE SER UNIDOS MOSTRAR QUE NÃO VAMOS DESISTIR TÃO FACIL POR MEHORES SÁLARIOS E RECONHECIMENTO NO BOLSO É O QUE VALE!!!

    Curtir

  3. “AMANHÃ daremos sangue pelos agentes ……….” , porque não dar sangue hoje ?
    somente a união faz a força, se os objetivos ñ forem os mesmos ñ existe união.

    sinpol – sp
    sindicato unico já !

    Curtir

  4. GOSTEI DO VÍDEO. MUITO INSENTIVADOR E BEM MONTADO.
    COM CERTEZA VAMOS LOTAR A ALESP.
    NÓS DE D I A D E M A ESTAREMOS LÁ EM PESO.
    ABRAÇOS A TODOS

    Curtir

  5. PARABÉNS AOS COLEGAS QUE CRIARAM O VÍDEO. SE ALGUÉM TIVER OS EMAILS DOS REPRESENTANTES DO EXECUTIVO POR FAVOR ENVIE ESTE VÍDEO, QUEM SABE SENSIBILIZA O GOVERNO.

    DIA 30.05 DIA D

    Curtir

  6. Belo trabalho.

    Parabéns a seus idealizadores.

    Mexeu comigo. Chorei pra caraio.

    Vamos a luta

    Curtir

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    UNIÃO ENTRE POLICIAIS CIVIS….ONDE???
    UTOPIA….UTOPIA…UTOPIA!!!
    É CADA UM POR SI AMIGÃO!!!
    UNIÃO…AÍ MINHAS BOLAS!!!
    LEMBRAM´SE DA GREVE??? FALTOU TUDO, PRINCIPALMENTE UNIÃO.
    UNIFIQUEMOS OU MORREREMOS À MINGUA.

    Curtir

  8. VEM AÍ…
    813 SOFREDORES…
    813 SEM OUTRA OPÇÃO…
    813 SONHADORES…
    813 ILUDIDOS…
    813 QUE ENTRAM NA FILA DA PORTA DA ESPERANÇA…
    813 “13”…
    COITADOS!!!

    Curtir

  9. HONRADO :

    Tira Indignado do interior :Bom dia, é agora ou nunca, posso dizer que vou estar lá acompanhado de colegas de Bauru e região, vamos lotar os arredores da alesp para que sintam a força de nossos ideais e metas, faça um esforço e também vá, chega de sermos relegados à segundo plano, vamos nos unir e conquistar aquilo que nos é direito, antes tarde do que nunca. Um abraço e sorte para tôdos nós. Deus estará conosco como estava em 2008.

    VAMO QUE VAMO! TEMOS QUE SER UNIDOS MOSTRAR QUE NÃO VAMOS DESISTIR TÃO FACIL POR MEHORES SÁLARIOS E RECONHECIMENTO NO BOLSO É O QUE VALE!!!

    AMIGÃO… TUDO ISSO É SÓ ENROLAÇÃO!!!
    LEMBRE-SE, ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÕES…
    JÁ VÍ ESSE FILME ANTES, E ANTES, E ANTES…
    DISCURSOS E MAIS DISCURSOS E NA PRATICA…”PHUMO!!!”

    Curtir

  10. DIA 30 EU E VÁRIOS AMIGOS DE MARÍLIA ESTAREMOS FIRMES E FORTES, MAIS UMA VEZ NA ALESP, PARA LUTAR POR O QUE É NOSSO DE DIREITO.

    Curtir

  11. POLÍCIA CIVIL ABANDONADA!

    Pois é, fazendo uma breve pesquisa, ao que se sabe por volta de 20 anos atrás, o quadro da Polícia Civil, contava com 41 mil policiais, e a população em 1991 do Estado de São Paulo (não achei a do ano de 1992), era de 31.436.273, em 2012 a mesma polícia civil, conta com 33 mil integrantes, para atender 42.013.053
    Fazendo uma média:
    1991- 1 policial para 766 habitantes
    2012 – 1 policial para cada 1273 habitantes
    Mais um motivo para falar que a distinção de Ale é um absurdo, pois eu duvido que uma cidade do interior com 30 mil habitantes tenha em média 30 policiais civis, muito pelo contrário se tiver meia dúzia é muito, trabalham muito mais, em termos de dias e de falta de funcionários.

    É PRECISO ESCLARECER A POPULAÇÃO DIANTE DE TAMANHO DESCASO.

    Curtir

  12. SINPOL DE RIBEIRÃO VAI CEDER TRANSPORTE AOS INTERESSADOS, DIA 30 A LUTA SERÁ INTENSA NA ALESP.

    Curtir

  13. Nós, das outras carreiras daremos apoio a vocês, mas sinceramente, esperamos que não nos abandone depois, assim como frequentemente fazem os delegados.

    Curtir

  14. Lembremos que 30 de março é a data base para o reajuste salarial dos policiais, lei esta que foi feita pelo próprio governador Geraldo alckimim do PSDB, porém, ele é o primeiro a não respeitar. Portanto, não acredito nesse governo propagador de políticas falsas.

    Não faz muito tempo, quando em campanha eleitoral para presidência da república, Dilma e Serra debatiam em rede nacional de televisão, quando Dilma afirmou que tinha como meta libertar o estado de São Paulo das mãos da facção criminosa denominada pcc (primeiro comando da capital), até hoje não vimos nenhuma ação por parte do governo federal para cumprir a meta propagada pela presidente Dilma do PT, o pcc continua atuando inclusive no seio político.

    Não acredito nos políticos Brasileiros quando o assunto é segurança pública, eles não entendem que investir nesse seguimento produz lucros, pelo contrário, eles acreditam que é apenas despesas. Nunca ouvi falar que os países Europeus e as empresas privadas , principalmente as multinacionais, entendam que prevenção é despesas, sempre ouvi dizer que prevenção é lucros com certeza. Aqui no Brasil é diferente, bom mesmo é investir nos pedágios para saquear o bolso da sociedade, nas rodovias super faturadas, nos metrôs super faturados, em obras para a copa do mundo super faturadas etc.

    Curtir

  15. Quanto apoiar ou não, isso não depende das demais carreiras, isso depende do próprio governo, ele faz a lei e não cumpre, como disse logo acima, deve ser questão de princípios, assim como Geraldo Alckimim disse durante campanha eleitoral,”não apoio a pec 300 por questão de princípios”. O princípio do Governador é não melhorar a segurança pública do estado de SP e fechar o quanto antes várias Delegacias, isso é o princípio dele.

    Curtir

  16. Quanto ao apoio do denominado restopol, como dizem maldosamente por ai, acredito que os escrivães e Investigadores estão sozinhos,não terão a solidariedade, pois essa luta diz exclusivamente e tão somente á duas carreiras.

    Curtir

  17. O boi é um animal extraordinariamente forte, o homem com sua insignificância física diante de um animal com esse porte, mas com sabedoria, domina esse animal fazendo ele ir onde ele queira; como? ele coloca ma pequena argola no focinho do boi e ele fica totalmente dominado a fazer o trajeto que o homem desejar. Assim como o boi, o governo tem seu ponto fraco, é preciso utilizar esse ponto fraco para obrigá-lo a cumprir com suas obrigações no executivo. Um dos pontos fracos de um governador ou de qualquer político é, eles odeiam tornar público suas mazelas nos seus principais redutos eleitorais. Outro ponto fraco é o fechamento das Delegacias onde ele mente para a sociedade que esta fazendo reengenharia. Mais um ponto fraco é a roubalheira nas obras superfaturadas com financiamentos pelo banco mundial. Mais uma, as recolhas de valores dos maquineiros, bingos etc.
    Como eu disse, assim como o boi, ele é forte, mas também tem seus pontos fracos, é preciso tornar público tudo que souberem a respeito desse governador e seus pares maldosos com a segurança pública.

    Curtir

  18. O SISTEMA É PHODA :
    Belo trabalho.
    Parabéns a seus idealizadores.
    Mexeu comigo. Chorei pra caraio.
    Vamos a luta

    Porra pensei que eu tava ficando mole, quando meus olhos encheram de lágrimasistindo ao vídeos, não to sozinho nesse momento “bambi”, err, rhum, quer dizer, acho que entrou um cisco no meu olho.

    Curtir

  19. O ex-deputado distrital Júnior Brunelli (ex-PSC) se apresentou na tarde deste domingo (27) a 5ª Delegacia de Polícia de Brasília.
    Ele era considerado foragido desde sexta (25), quando a polícia deflagrou uma operação que resultou na prisão de três pessoas. O grupo, segundo a polícia, é suspeito de desvio de verba pública no Distrito Federal.
    Brunelli foi o protagonista do episódio que ficou conhecido como “oração da propina”. O vídeo da oração foi divulgado como parte do suposto escândalo de corrupção conhecido como “mensalão do DEM”, que resultou na operação Caixa de Pandora da Polícia Federal e chegou a prender o ex-governador do DF José Roberto Arruda.
    O titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, Henry Lopes, afirmou que o suposto esquema comandado pelo ex-deputado pode ter desviado R$ 2,6 milhões do governo do Distrito Federal.
    Os recursos teriam sido obtidos por meio de seis emendas propostas por ele na Câmara Legislativa em 2009. O dinheiro era destinado a projetos da Associação Monte das Oliveiras voltados para idosos, que não teriam sido executados.
    Segundo Lopes, já foi confirmado o desvio de R$ 1,7 milhão, referente a quatro emendas, ocorrido por meio de empresas de fachadas e notas fiscais adulteradas.
    Os três presos na sexta são o assessor e um contador de Brunelli e um empresário. O último, segundo o delegado, confessou participação no esquema.
    “Ele confirmou que recebeu cheques do Brunelli sob promessa de fechar contratos com o governo. Só que essa promessa nunca se concretizou e ele diz que se sentiu enganado”, explicou o delegado.
    saiba mais
    MP pede a suspeitos do mensalão do DEM devolução de R$ 1 milhão
    Caixa de Pandora completa dois anos sem conclusão de inquérito
    Ex-deputado que guardou dinheiro em meia diz que não sabia de ‘mensalão’
    Deputado da ‘oração da propina’ depõe e nega recebimento de mesada
    A operação Hofini, recebeu esse nome em alusão ao sacerdote Hofini, que roubava dízimos e ofertas dos fiéis.
    Lopes afirmou que os policiais foram ao apartamento do ex-distrital, localizado no Guará, no começo da manhã de sexta. No local, arrombaram a porta e saíram com computadores, documentos e bens pessoais. Também houve apreensão de papéis em outros seis locais.
    Segundo o delegado, os itens podem ser utilizados em um eventual leilão para recuperar os danos aos cofres públicos. Ele afirmou que o quarteto vai responder por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, uso de documento falso e peculato.

    Ameaças
    De acordo com o delegado, cerca de 20 servidores públicos e pessoas ligadas a Brunelli já prestaram depoimento durante as investigações, iniciadas em 2010 a pedido do Ministério Público.
    “Ele pressionava os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que os recursos fossem liberados logo. Ligava no telefone pessoal deles”, disse. “O motorista diz que foi obrigado a assinar recibos dizendo que participou dos programas ou seria demitido.”

    Curtir

  20. Devemos nos unir e não dividir. O certo é, logo depois de ganharmos essa batalha do N.U, partirmos para a Batalha pela CARREIRA ÚNICA, em que todos tenham direito à ascensão de forma vertical e, também, todos com NU. Aí sim teremos uma polícia civil moderna e democrática.
    CARREIRA ÚNICA JÁ.

    Curtir

  21. Belíssimo vídeo. Parabéns para os idealizadores. Ainda que haja alguns negativistas nesta postagem, digo: que Deus olhem por vocês e por mim, que estarei na Alesp na quarta-feira. Clamo, mais uma vez, aos indecisos que meio-dia de suas vidas não lhes farão mal algum. Não sejam covardes e pessimistas, só os fracos têm este direito, mas vos digo que policial não se pode dar ao luxo de ser fraco. Penso que policial é que nem escorpião, morre lutando. Do contrário estaria em outra profissão. Um abraço a todos e espero vê-los ao meu lado, no início e no final do combate do dia 30.

    Curtir

  22. Tânia :
    Devemos nos unir e não dividir. O certo é, logo depois de ganharmos essa batalha do N.U, partirmos para a Batalha pela CARREIRA ÚNICA, em que todos tenham direito à ascensão de forma vertical e, também, todos com NU. Aí sim teremos uma polícia civil moderna e democrática.
    CARREIRA ÚNICA JÁ.

    SÓ DEPOIS de ganhar a batalha do N.U, NÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ !!!!!!!

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!!!!!

    Curtir

  23. AGENTE POLICIAL :
    “AMANHÃ daremos sangue pelos agentes ……….” , porque não dar sangue hoje ?
    somente a união faz a força, se os objetivos ñ forem os mesmos ñ existe união.
    sinpol – sp
    sindicato unico já !

    sinpol – sp
    sindicato unico já !

    Curtir

  24. DIA 30 AS 10:00 DA MANHÃ NOS DE CAMPINAS, PIRACICABA E REGIÃO VAMOS EM CAMBOIO PARA ALESP.

    Curtir

  25. DIA 30 AS 10:00 DA MANHÃ NOS DE CAMPINAS, PIRACICABA E REGIÃO VAMOS EM CAMBOIO PARA ALESP.

    A VITÓRIA SE APROXIMA!

    Curtir

  26. SE ,QUANDO ELES(GOVERNO) , NO ÚLTIMO DIA , NA ÚLTIMA HORA , CRIARAM O GRUPO DE ESTUDO DO “NU” QUE ESTAVA PREVISTO NA LEI SÓ ” PRÓ-FORMA” E NO FINAL NOS ENGANAR , VAMOS MOSTRAR A ELES QUE PODEMOS VIRAR ESTE JOGO. SÓ EXISTE UM CAMINHO : ” UNIÃO E PRESSÃO ” .

    Curtir

  27. UM QUALQUER :Belíssimo vídeo. Parabéns para os idealizadores. Ainda que haja alguns negativistas nesta postagem, digo: que Deus olhem por vocês e por mim, que estarei na Alesp na quarta-feira. Clamo, mais uma vez, aos indecisos que meio-dia de suas vidas não lhes farão mal algum. Não sejam covardes e pessimistas, só os fracos têm este direito, mas vos digo que policial não se pode dar ao luxo de ser fraco. Penso que policial é que nem escorpião, morre lutando. Do contrário estaria em outra profissão. Um abraço a todos e espero vê-los ao meu lado, no início e no final do combate do dia 30.

    Apoiado em genero numero e grau, talvez poucos horas na ALESP, pode significar varios dias a menos no bico se possivel sua abolicao em prol da familia e filhos, chega de ser explorado pelo governo, pelo menos algum reconhecimento por parte dele! covardia de perder cadeira e bondes deixou a policia fraca por motivos obscuros, chega de tudo isso, vamos ser fortes a hora e agora! Vou puxar plantao noturnoe com sacrificio estarei la!

    Curtir

  28. VAMOS NOS UNIR, É A ÚNICA FORMA DE CONSEGUIRMOS SER VALORIZADOS!

    DIA 30 ESTAREI LÁ!

    Curtir

  29. No dia 30/05 irei a ALESP, pois sem união não há vitória, e se acaso o governo nos der um passa moleque, vamos entrar em greve.

    Curtir

  30. Infelizmente, vocês estão se esquecendo do ponto principal, de que esse ano é ano eleitoral, por isso, e SOMENTE por isso, os deputados, “estão comovidos” com a situação dos escrivães e investigadores, e essa comissão não vai dar em nada, pois se o governo estivesse preocupado já teria cumprido a lei que é de 2008. Se a lei existe desde 2008, então para que criar comissão? Acordem gente, isso somente será mais um passa moleque do Governo. E fazer greve, pode esquecer, que não vai dar em nada, ou já se esqueceram que por determinação QUALQUER carreira pode lavrar boletim de ocorrência? Aliás, isso já existe na 8º Seccional, onde na maioria dos “atendimentos ao público” não há escrivão ou investigador e, sim as demais carreiras atendendo ao público e elaborando boletins de ocorrência. Mas uma vez vamos tomar um passa moleque do governo.

    Curtir

  31. O vídeo pode até ser legal, mas colocar o Garra logo de primeira, isso já é um pouco demais, não sei se choro ou se riu litros.

    Curtir

  32. Discurso bonito! Mas não me convence. Eu não luto por carreiras. Luto pelo todo. Lutarei pela PC, quando chegar a hora, por 2 carreiras???? Não mesmo.

    Curtir

  33. quem te disse que as outras carreiras tem inteligência o suficiente para lavrar boletim.
    Maria :
    Infelizmente, vocês estão se esquecendo do ponto principal, de que esse ano é ano eleitoral, por isso, e SOMENTE por isso, os deputados, “estão comovidos” com a situação dos escrivães e investigadores, e essa comissão não vai dar em nada, pois se o governo estivesse preocupado já teria cumprido a lei que é de 2008. Se a lei existe desde 2008, então para que criar comissão? Acordem gente, isso somente será mais um passa moleque do Governo. E fazer greve, pode esquecer, que não vai dar em nada, ou já se esqueceram que por determinação QUALQUER carreira pode lavrar boletim de ocorrência? Aliás, isso já existe na 8º Seccional, onde na maioria dos “atendimentos ao público” não há escrivão ou investigador e, sim as demais carreiras atendendo ao público e elaborando boletins de ocorrência. Mas uma vez vamos tomar um passa moleque do governo.

    Curtir

  34. SEM O RESTOPOL VCS NÃO FARÃO NADA. ESQUEÇAM. UNIDOS SOMOS FORTES, MESMO ASSIM O GOVERNO NÃO OUVIU NOSSO CLAMOR EM 2008, MAS FIZEMOS UM REGAÇO E FOI MUITO GRATIFICANTE, MAS SÓ DUAS CARREIRAS AMEAÇANDO FAZER GREVE? NÃO FUNCIONA!

    SABE QUAL É O GRANDE PROBLEMA NA POLÍCIA CIVIL HOJE? É A FALTA DE UM SINDICATO ÚNICO COMPROMISSADO E VOLTADO PARA AS NECESSIDADES DO TRABALHADOR! NÃO EXISTE MEIA LUTA, É COMPLETA OU É NADA, É ISSO QUE RESULTOU A IMPOTÊNCIA DESSAS DUAS CARREIRAS, QUISERAM LUTAR SOZINHOS E AGORA NÃO VÃO DAR CONTA.
    O GOVERNO TRABALHA PARA ENFRAQUECER AS CATEGORIAS, DESSA FORMA ELE CONSEGUE DOMINAR OS TRABALHADORES. SABEMOS QUE OS SINDICATOS EXISTENTES SÃO COMPRADOS PELO GOVERNO E SOMENTE APARECEM QUANDO PERCEBEM QUE É INEVITÁVEL E NECESSÁRIO SUA INTERFERÊNCIA PARA AJUDAR O GOVERNO, ESTÃO LÁ PARA MEDIAR A SITUAÇÃO E EVITAR GREVES. OS SINDICATOS DE HOJE NÃO TRABALHAM PARA OS ASSOCIADOS, POIS SE TRABALHASSEM JÁ TERIAM RESOLVIDO NÃO SOMENTE ESSA QUESTÃO DE N.U., TERIAM VISITADOS AS DELEGACIAS E EXIGIDO DO GOVERNO INVESTIMENTOS NO SETOR, MAS NÃO, NUNCA RECEBEMOS UMA COMITIVA DOS SINDICATOS PARA FISCALIZAR AS DELEGACIAS E VERIFICAR SE OS TRABALHADORES DESSE SETOR ESTÃO SENDO RESPEITADO PELO PATRÃO (GOVERNO). EU VEJO OS COLEGAS RECLAMANDO DO DECAP, DAS CENTRAIS DE FLAGRANTES ETC, PORÉM , OS SINDICATOS NUNCA SE MANIFESTAM CONTRA OU A FAVOR, ESTÃO SEMPRE EM CIMA DO MURO.

    ACREDITO NA UNIÃO DE TODOS POLICIAIS, INDEPENDENTES DAS CARREIRAS, ACREDITO NA LUTA SÉRIA, MAS NÃO ACREDITO NOS POLÍTICOS E SINDICATOS DE HOJE!

    Curtir

  35. 27/05/2012 20h46 – Atualizado em 27/05/2012 20h46
    Polícia descobre sítio usado como bingo em Campinas
    Segundo a PM, 20 pessoas jogavam no momento da ação.
    Local, no bairro Gargantinha, abrigava 30 máquinas caça-níqueis.
    Do G1 Campinas e Região

    Comente agora
    A Polícia Militar (PM) descobriu um bingo clandestino em um sítio no bairro Gargantilha na noite deste domingo (27), em Campinas (SP). Segundo a PM, o local é de difícil acesso e 30 máquinas caça-níqueis foram achadas. No momento da ação, 20 pessoas jogavam.
    Ainda de acordo com a polícia, duas pessoas são suspeitas de serem responsáveis pelo bingo, uma delas o caseiro do sítio. A PM informou que as máquinas devem ser levadas para o 4º Distrito Policial.
    O bingo clandestino foi localizado após denúncias anônimas.

    Curtir

  36. 27/05/2012 21h05 – Atualizado em 27/05/2012 21h05
    Fiscalização apreende cinco máquinas caça-níqueis em Sorocaba
    Os responsáveis vão responder por promover jogos de azar.
    Cerca de 20 caça níqueis aguardam perícia.

    Comente agora

    Máquinas caça-níqueis são apreendidas
    (Foto: Reprodução TV Tem)
    Policiais e fiscais da prefeitura de Sorocaba (SP) fizeram mais uma blitz em bares neste sábado (26) e neste domingo (27).

    Em um dos locais, no Jardim São Guilherme, foram apreendidas quatro máquinas caça níqueis. A responsável pelo local disse que está lá há 15 dias e não sabe de quem são os equipamentos. Como o local não tem alvará, ele foi lacrado pelos fiscais da prefeitura.

    Em outro bar, na rua Paes de Linhares, mais uma máquina foi retirada pelos policiais. Os equipamentos apreendidos estão na delegacia junto com outras máquinas que já tinham sido apreendidas durante operações nos últimos dias. Cerca de 20 caça níqueis aguardam perícia. Os responsáveis vão responder por promover jogos de azar.

    Curtir

  37. Raul :
    Lembremos que 30 de março é a data base para o reajuste salarial dos policiais, lei esta que foi feita pelo próprio governador Geraldo alckimim do PSDB, porém, ele é o primeiro a não respeitar. Portanto, não acredito nesse governo propagador de políticas falsas.
    Não faz muito tempo, quando em campanha eleitoral para presidência da república, Dilma e Serra debatiam em rede nacional de televisão, quando Dilma afirmou que tinha como meta libertar o estado de São Paulo das mãos da facção criminosa denominada pcc (primeiro comando da capital), até hoje não vimos nenhuma ação por parte do governo federal para cumprir a meta propagada pela presidente Dilma do PT, o pcc continua atuando inclusive no seio político.
    Não acredito nos políticos Brasileiros quando o assunto é segurança pública, eles não entendem que investir nesse seguimento produz lucros, pelo contrário, eles acreditam que é apenas despesas. Nunca ouvi falar que os países Europeus e as empresas privadas , principalmente as multinacionais, entendam que prevenção é despesas, sempre ouvi dizer que prevenção é lucros com certeza. Aqui no Brasil é diferente, bom mesmo é investir nos pedágios para saquear o bolso da sociedade, nas rodovias super faturadas, nos metrôs super faturados, em obras para a copa do mundo super faturadas etc.

    CONCORDO !!!!!!!!

    Curtir

  38. É isso ai pessoal.
    Dia 30 todos na ALESP.
    Não devemos aceitar nada menos do que o que a Lei nos garante,ou seja, a equiparação com os Peritos.
    Caso contrário vamos parar e pronto.
    Ano de Eleição também é ano de reivindicação do que é justo e certo.
    Chegou a hora.
    Espero que não precisemos chegar ao ponto culminante que causou aquele tremendo incidente em 2008. Abraços e até lá.

    Curtir

  39. DHPP

    É DEVE ESTAR PERTO PARA MELHORAR, POIS NO DHPP, AGORA SE TRABALHA TODO DIA DAS 9:00 AS 19:00.

    AUXILIO ALIMENTAÇÃO?????? AUXILIO TRANSPORTE????? ESCLARECIMENTOS???? PRISÕES??????????

    CADÊ A PORRA DE ASSOCIAÇÃO PARA AJUDAR? E DIZER ALGO?????

    Curtir

  40. O QUE QUERO VER SÃO OS FODÕES DA CAPITAL LÁ NA ALESP!
    ALGUÉM PODE ME DIZER DO QUE OS TIRAS DA CAPITAL VIVEM? NÓS DO INTERIOR É DE SALÁRIO!
    SEJAM DIGNOS UMA VEZ NA VIDA DE VOCÊS E DEEM AS CARAS NESSE ATO PUBLICO QUE PODE REGATAR A DIGNIDADE DE TODA A NOSSA CLASSE!
    AO MENOS UMA VEZ NA VIDA BRIGUEM PELA SUA CATEGORIA!

    Curtir

  41. Silvio :
    SEM O RESTOPOL VCS NÃO FARÃO NADA. ESQUEÇAM. UNIDOS SOMOS FORTES, MESMO ASSIM O GOVERNO NÃO OUVIU NOSSO CLAMOR EM 2008, MAS FIZEMOS UM REGAÇO E FOI MUITO GRATIFICANTE, MAS SÓ DUAS CARREIRAS AMEAÇANDO FAZER GREVE? NÃO FUNCIONA!
    SABE QUAL É O GRANDE PROBLEMA NA POLÍCIA CIVIL HOJE? É A FALTA DE UM SINDICATO ÚNICO COMPROMISSADO E VOLTADO PARA AS NECESSIDADES DO TRABALHADOR! NÃO EXISTE MEIA LUTA, É COMPLETA OU É NADA, É ISSO QUE RESULTOU A IMPOTÊNCIA DESSAS DUAS CARREIRAS, QUISERAM LUTAR SOZINHOS E AGORA NÃO VÃO DAR CONTA.
    O GOVERNO TRABALHA PARA ENFRAQUECER AS CATEGORIAS, DESSA FORMA ELE CONSEGUE DOMINAR OS TRABALHADORES. SABEMOS QUE OS SINDICATOS EXISTENTES SÃO COMPRADOS PELO GOVERNO E SOMENTE APARECEM QUANDO PERCEBEM QUE É INEVITÁVEL E NECESSÁRIO SUA INTERFERÊNCIA PARA AJUDAR O GOVERNO, ESTÃO LÁ PARA MEDIAR A SITUAÇÃO E EVITAR GREVES. OS SINDICATOS DE HOJE NÃO TRABALHAM PARA OS ASSOCIADOS, POIS SE TRABALHASSEM JÁ TERIAM RESOLVIDO NÃO SOMENTE ESSA QUESTÃO DE N.U., TERIAM VISITADOS AS DELEGACIAS E EXIGIDO DO GOVERNO INVESTIMENTOS NO SETOR, MAS NÃO, NUNCA RECEBEMOS UMA COMITIVA DOS SINDICATOS PARA FISCALIZAR AS DELEGACIAS E VERIFICAR SE OS TRABALHADORES DESSE SETOR ESTÃO SENDO RESPEITADO PELO PATRÃO (GOVERNO). EU VEJO OS COLEGAS RECLAMANDO DO DECAP, DAS CENTRAIS DE FLAGRANTES ETC, PORÉM , OS SINDICATOS NUNCA SE MANIFESTAM CONTRA OU A FAVOR, ESTÃO SEMPRE EM CIMA DO MURO.
    ACREDITO NA UNIÃO DE TODOS POLICIAIS, INDEPENDENTES DAS CARREIRAS, ACREDITO NA LUTA SÉRIA, MAS NÃO ACREDITO NOS POLÍTICOS E SINDICATOS DE HOJE!

    DUAS CARREIRAS QUE CORRESPONDEM A APROXIMADAMENTE 52% DO EFETIVO DA POLÍCIA CIVEL DE SÃO PAULO…,…. SÓ PARA REFLETIREM.,,,,,,, E TODAS AS CONQUISTAS VIRÃO AO SEU TEMPO.

    Curtir

  42. QUEM GOVERNA A COLONIA ???
    do cv ao pcc . . .???

    PARA QUE POLÍCIA ??? QUEM ESTA MINISTRO DA JUSTIÇA ??? QUEM FOI MINISTRO DA JUSTIÇA E FORMATOU A ATUAL PFF ???

    “R E L A T Ó R I O
    O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA (RELATOR): Trata-se de Ação
    Penal instaurada contra os seguintes réus e pelos seguintes crimes:
    1) JOSÉ DIRCEU: crimes de formação de quadrilha e corrupção
    ativa;

    2) JOSÉ GENOÍNO: crimes de formação de quadrilha e corrupção
    ativa;

    3) DELÚBIO SOARES: crimes de formação de quadrilha e corrupção
    ativa;

    4) SÍLVIO PEREIRA: crime de formação de quadrilha;

    5) MARCOS VALÉRIO: crimes de formação de quadrilha, peculato,
    lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;

    6) RAMON HOLLERBACH: crimes de formação de quadrilha,

    peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de
    divisas;

    7) CRISTIANO PAZ: crimes de formação de quadrilha, peculato,
    lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;

    8) ROGÉRIO TOLENTINO: crimes de formação de quadrilha, lavagem
    de dinheiro e corrupção ativa;

    9) SIMONE VASCONCELOS: crimes de formação de quadrilha, lavagem
    de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;

    10) GEIZA DIAS: crimes de formação de quadrilha, lavagem de
    dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas;

    11) KÁTIA RABELLO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de
    dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão
    de divisas;

    12) JOSÉ ROBERTO SALGADO: crimes de formação de quadrilha,
    lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira
    e

    evasão de divisas;

    13) VINÍCIUS SAMARANE: crimes de formação de quadrilha, lavagem
    de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e
    evasão de divisas;

    14) AYANNA TENÓRIO: crimes de formação de quadrilha, lavagem de
    dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira;

    15) JOÃO PAULO CUNHA: crimes de corrupção passiva, lavagem de
    dinheiro e peculato;

    16) LUIZ GUSHIKEN: crime de peculato;

    17) HENRIQUE PIZZOLATO: crimes de corrupção passiva, lavagem de
    dinheiro e peculato;

    18) PEDRO CORRÊA: crimes de formação de quadrilha, corrupção
    passiva e lavagem de dinheiro;

    19) JOSÉ JANENE: crimes de formação de quadrilha, corrupção
    passiva e lavagem de dinheiro;

    20) PEDRO HENRY: crimes de formação de quadrilha, corrupção
    passiva e lavagem de dinheiro;

    21) JOÃO CLÁUDIO GENU: crimes de formação de quadrilha,
    corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

    22) ENIVALDO QUADRADO: crimes de formação de quadrilha e lavagem
    de dinheiro;

    23) BRENO FISCHBERG: crimes de formação de quadrilha e lavagem de
    dinheiro;

    24) CARLOS ALBERTO QUAGLIA: crimes de formação de quadrilha e
    lavagem de dinheiro;

    25) VALDEMAR COSTA NETO: crimes de formação de quadrilha,
    corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

    26) JACINTO LAMAS: crimes de formação de quadrilha, corrupção
    passiva e lavagem de dinheiro;

    27) ANTÔNIO LAMAS: crimes de formação de quadrilha e lavagem de
    dinheiro;

    28) CARLOS ALBERTO RODRIGUES (BISPO RODRIGUES): crimes de
    corrupção passiva e lavagem de dinheiro;

    29) ROBERTO JEFFERSON: crimes de corrupção passiva e lavagem de
    dinheiro;

    30) EMERSON PALMIERI: crimes de corrupção passiva e lavagem de
    dinheiro;

    31) ROMEU QUEIROZ: crimes de corrupção passiva e lavagem de
    dinheiro;

    32) JOSÉ BORBA: crimes de corrupção passiva e lavagem de
    dinheiro;

    33) PAULO ROCHA: crime de lavagem de dinheiro;

    34) ANITA LEOCÁDIA: crime de lavagem de dinheiro;

    35) LUIZ CARLOS DA SILVA (PROFESSOR LUIZINHO): crime de lavagem de
    dinheiro;

    36) JOÃO MAGNO: crime de lavagem de dinheiro;

    37) ANDERSON ADAUTO: crime de corrupção ativa e lavagem de
    dinheiro;

    38) JOSÉ LUIZ ALVES: crime de lavagem de dinheiro;

    39) JOSÉ EDUARDO DE MENDONÇA (DUDA MENDONÇA): crimes de evasão
    de divisas e lavagem de dinheiro;

    40) ZILMAR FERNANDES: crimes de evasão de divisas e lavagemde
    dinheiro.


    Faço uma brevíssima síntese dos fatos submetidos a processamento
    nesta Ação Penal.

    O Procurador-Geral da República narrou, na denúncia, uma
    “sofisticada organização criminosa, dividida em setores de
    atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de
    crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão
    fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude” (fls. 5621).

    Segundo a acusação, “todos os graves delitos que serão
    imputados aos denunciados ao longo da presente peça têm início com
    a vitória eleitoral de 2002 do Partido dos Trabalhadores no plano
    nacional e tiveram por objetivo principal, no que concerne ao núcleo
    integrado por JOSÉ DIRCEU, DELÚBIO SOARES, SÍLVIO PEREIRA E JOSÉ
    GENOÍNO, garantir a continuidade do projeto de poder do Partido dos
    Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros
    Partidos Políticos e do financiamento futuro e pretérito (pagamento
    de dívidas) das suas próprias campanhas eleitorais. (…) Nesse
    ponto, e com objetivo unicamente patrimonial, o até então obscuro
    empresário MARCOS VALÉRIO aproxima-se do núcleo central da
    organização criminosa (JOSÉ DIRCEU, DELÚBIO SOARES, SÍLVIO
    PEREIRA E JOSÉ GENOÍNO) para oferecer os préstimos da sua própria
    quadrilha (RAMON HOLLERBACH, CRISTIANO DE MELLO PAZ, ROGÉRIO
    TOLENTINO, SIMONE VASCONCELOS E GEIZA DIAS DOS SANTOS) em troca de
    vantagens patrimoniais no Governo Federal” (5621/5622).

    MINISTRO DO STF JOAQUIM BARBOSA DIVULGA O RELATÓRIO DO MENSALÃO DO PT!

    1. “OS RéUS DO CHAMADO NúCLEO CENTRAL – JOSÉ DIRCEU, JOSÉ
    GENOÍNO e DELÚBIO SOARES -, SEGUNDO A DENúNCIA RECEBIDA POR ESTE
    PLENáRIO, TERIAM SIDO OS RESPONSáVEIS POR ORGANIZAR A QUADRILHA
    VOLTADA PARA A COMPRA DE APOIO POLíTICO, ATRAVéS DOS VOTOS DOS
    PARLAMENTARES. ELES RESPONDEM, NESTES AUTOS, à ACUSAçãO DE CRIMES
    DE FORMAçãO DE QUADRILHA E CORRUPçãO ATIVA.”

    Relatório completo de:

    Clique para acessar o relatorioMensalao.pdf

    Curtir

  43. Nível Superior :
    O QUE QUERO VER SÃO OS FODÕES DA CAPITAL LÁ NA ALESP!
    ALGUÉM PODE ME DIZER DO QUE OS TIRAS DA CAPITAL VIVEM? NÓS DO INTERIOR É DE SALÁRIO!
    SEJAM DIGNOS UMA VEZ NA VIDA DE VOCÊS E DEEM AS CARAS NESSE ATO PUBLICO QUE PODE REGATAR A DIGNIDADE DE TODA A NOSSA CLASSE!
    AO MENOS UMA VEZ NA VIDA BRIGUEM PELA SUA CATEGORIA!

    PODE ter certeza que vão varios!!!!! DECAP UNIDO!!!

    Esquisito que não tem nunhum bizú até agora sera!!!!!
    SEM NU SEM TRABALHO!!!! SEM COPA ETC!!!!

    Curtir

  44. TO DENTRO :
    É isso ai pessoal.
    Dia 30 todos na ALESP.
    Não devemos aceitar nada menos do que o que a Lei nos garante,ou seja, a equiparação com os Peritos.
    Caso contrário vamos parar e pronto.
    Ano de Eleição também é ano de reivindicação do que é justo e certo.
    Chegou a hora.
    Espero que não precisemos chegar ao ponto culminante que causou aquele tremendo incidente em 2008. Abraços e até lá.

    E NAO ME VENHA NINGUÉM ALEGAR QUE È GREVE POLÌTICA NAO…
    È SÓ UM REINVIDICAÇÃO JUSTA…ç

    Curtir

  45. Estarei lá.
    É AGORA OU NUNCA.
    Já mandei diversos e-mails para os deputados. Quem quiser pegar os e-mail está escrioto no site da ALESP.
    Vamos lotar a ALESP.
    EU VOU.

    Curtir

  46. Agora serão os Investigadores e Escrivães, amanhã serão os carcereiros, agentes, papis, fotos, necros e etc. AGORA É A HORA!!!

    Curtir

  47. EMAIL DOS MEMBROS DO GRUPO DE TRABALHO.

    Conforme designação publicada no DOE – Poder Executivo – Seção I – Página 01 – 27/04/2012

    – PODER LEGISLATIVO –

    Adilson Rossi: adilsonrossi@al.sp.gov.br

    Marco Aurélio de Souza: marcoaurelio@al.sp.gov.br

    Mauro Bragato: mbragato@al.sp.gov.br

    Olímpio Gomes: molimpio@al.sp.gov.br

    Regina Gonçalves: reginagoncalves@al.sp.gov.br

    – PODER EXECUTIVO –

    Conceição Aparecida Filete Fraga, da Secretaria da Fazenda *;

    Hilton Facchini, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional **: sep@planejamento.sp.gov.br

    Ivani Maria Bassotti, da Secretaria de Gestão Pública **: ouvidoriagestaopublica@sp.gov.br

    Luciana Rita Laurenza Saldanha Gasparini, da Procuradoria Geral do Estado **: pge@pge.sp.gov.br

    Valdir Assef Junior, da Secretaria da Segurança Pública **: seguranca@sp.gov.br

    Rosmary Corrêa, da Casa Civil *;

    _________________
    * email desconhecido
    ** email mais próximo encontrado
    ______________________________________________________
    OBSERVAÇÕES:
    1. Quem tiver maiores informações, principalmente dos emails dos membros do Poder Executivo, por favor, atualize esta lista.

    2. MANDE UM EMAIL JÁ!

    Curtir

  48. EMAIL DOS MEMBROS DO GRUPO DE TRABALHO.

    Conforme designação publicada no DOE – Poder Executivo – Seção I – Página 01 – 27/04/2012

    – PODER LEGISLATIVO –

    Adilson Rossi: adilsonrossi@al.sp.gov.br

    Marco Aurélio de Souza: marcoaurelio@al.sp.gov.br

    Mauro Bragato: mbragato@al.sp.gov.br

    Olímpio Gomes: molimpio@al.sp.gov.br

    Regina Gonçalves: reginagoncalves@al.sp.gov.br

    – PODER EXECUTIVO –

    Conceição Aparecida Filete Fraga, da Secretaria da Fazenda *;

    Hilton Facchini, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional **: sep@planejamento.sp.gov.br

    Ivani Maria Bassotti, da Secretaria de Gestão Pública **: ouvidoriagestaopublica@sp.gov.br

    Luciana Rita Laurenza Saldanha Gasparini, da Procuradoria Geral do Estado **: pge@pge.sp.gov.br

    Valdir Assef Junior, da Secretaria da Segurança Pública **: seguranca@sp.gov.br

    Rosmary Corrêa, da Casa Civil *;

    _________________
    * email desconhecido
    ** email mais próximo encontrado
    ______________________________________________________
    OBSERVAÇÕES:
    1. Quem tiver maiores informações, principalmente dos emails dos membros do Poder Executivo, por favor, atualize esta lista.

    2. MANDE UM EMAIL JÁ!

    Curtir

  49. SOU AGEPOL, MAS ESTAREI LÁ..NÃO IMPORTA SE VOU FAVORECER TIRAS E ESCRIVÃES, ESTGAREI LÁ PARA FAVORECER MEUS AMIGOS, QUE TRABALHAM COMIGO, QUE SUAM A CAMISA COMIGO, PELOS QUE JÁ FALECERAM TRABALHANDO COMIGO, E PELOS QUE AINDA TRABALHARÃO COMIGO. E ACHO QUE TODOS DE TODAS AS CARREIRAS TAMBÉM DEVERIAM IR….UMA GRANDE GUERRA SE VENCE EM PEQUENAS BATALHAS.BOA SORTE A TODOS

    Curtir

  50. ihhh ritado :
    SOU AGEPOL, MAS ESTAREI LÁ..NÃO IMPORTA SE VOU FAVORECER TIRAS E ESCRIVÃES, ESTGAREI LÁ PARA FAVORECER MEUS AMIGOS, QUE TRABALHAM COMIGO, QUE SUAM A CAMISA COMIGO, PELOS QUE JÁ FALECERAM TRABALHANDO COMIGO, E PELOS QUE AINDA TRABALHARÃO COMIGO. E ACHO QUE TODOS DE TODAS AS CARREIRAS TAMBÉM DEVERIAM IR….UMA GRANDE GUERRA SE VENCE EM PEQUENAS BATALHAS.BOA SORTE A TODOS

    COM CERTEZA DEPOIS TAMBEM ELEVARAO O NIVEL DE TODAS AS CARREIRA TODOS SERAO CONTEMPLADOS ESSE CAMINHO NAO TEM VOLTA CASO CONTRARIO FICA INEVITAVEL A MOBILIZAÇÃO!!!!

    Curtir

  51. BIS IN DICK :
    DHPP
    É DEVE ESTAR PERTO PARA MELHORAR, POIS NO DHPP, AGORA SE TRABALHA TODO DIA DAS 9:00 AS 19:00.
    AUXILIO ALIMENTAÇÃO?????? AUXILIO TRANSPORTE????? ESCLARECIMENTOS???? PRISÕES??????????
    CADÊ A PORRA DE ASSOCIAÇÃO PARA AJUDAR? E DIZER ALGO?????

    E qual é o problema de trabalhar todos os dias? Afinal aqui no Decap e Demacro, exceto os plantões, sempre trabalhamos nesse horário, e não recebemos auxílio alimentação, tampouco auxílio transporte. O “primo rico”, agora vai ter que trabalhar igual ao “primo pobre” do Decap e Demacro, que coisa legal…kkk

    Curtir

  52. GOSTARIA DE POSTAR MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA AO GERENCIAMENTO DA POLICIA MILITAR. COLOCO MINHA OPINIÃO COMO CIDADÃO E NÃO COMO POLICIAL. NUM PLANTÃO, UMA VÍTIMA DE ROUBO ENTRE AO DISTRITO INFORMANDO QUE ACABARA DE SER ROUBADA POR 2 INDIVIDUOS E QUE LEVARAM LAP TOP, CARTEIRA ETC… INFELIZMENTE, POLICIAIS DO PLANTÃO NÃO PODEM SE AUSENTAR DA DELEGACIA, ENTÃO ORIENTEI A VÍTIMA INFORMAR O OCORRIDO AO 190 DA PM, A MESMA ENTROU EM CONTATO E O 190 DA PM INFORMOU QUE A MESMA JÁ SE ENCONTRAVA NO DP E QUE ERA SÓ REGISTRAR A OCORRÊNCIA. ATITUDE QUE SE TORNA CADA VEZ MAS FREQUENTE NO 190 DA PM, FATO QUE NÃO OCORRIA ANTIGAMENTE.
    PENSO QUE, SE FOSSE JOGADO EM REDE DETALHES DO OCORRIDO, TALVEZ ALGUMA VIATURA DE AREA PUDESSE TROMBAR COM OS INDIVIDUOS EM VIA PUBLICA, EFETUAR A PRISÃO E RECUPERAR OS BENS DA VÍTIMA.
    INFELIZMENTE, A POLICIA MILITAR, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS, CADA VEZ MAIS OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO 190, ESTÃO CADA VEZ PIOR, ASSIM COMO O POLICIAMENTE PREVENTIVO TAMBÉM ESTÁ MUITO PRECÁRIO E DEFICIENTE, CAUSANDO CADA VEZ SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA A POPULAÇÃO, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS.
    FICA O ALERTA A TODOS POLICIAIS POIS NO FUTURO QUEM SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS COM ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO SERÁ TODOS OS POLICIAIS, TANTO CIVIS, COMO MILITARES, BEM COMO SEUS FAMILIARES E TODA POPULAÇÃO.

    Curtir

  53. GOSTARIA DE POSTAR MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA AO GERENCIAMENTO DA POLICIA MILITAR. COLOCO MINHA OPINIÃO COMO CIDADÃO E NÃO COMO POLICIAL. NUM PLANTÃO, UMA VÍTIMA DE ROUBO ENTRE AO DISTRITO INFORMANDO QUE ACABARA DE SER ROUBADA POR 2 INDIVIDUOS E QUE LEVARAM LAP TOP, CARTEIRA ETC… INFELIZMENTE, POLICIAIS DO PLANTÃO NÃO PODEM SE AUSENTAR DA DELEGACIA, ENTÃO ORIENTEI A VÍTIMA INFORMAR O OCORRIDO AO 190 DA PM, A MESMA ENTROU EM CONTATO E O 190 DA PM INFORMOU QUE A MESMA JÁ SE ENCONTRAVA NO DP E QUE ERA SÓ REGISTRAR A OCORRÊNCIA. ATITUDE QUE SE TORNA CADA VEZ MAS FREQUENTE NO 190 DA PM, FATO QUE NÃO OCORRIA ANTIGAMENTE.
    PENSO QUE, SE FOSSE JOGADO EM REDE DETALHES DO OCORRIDO, TALVEZ ALGUMA VIATURA DE AREA PUDESSE TROMBAR COM OS INDIVIDUOS EM VIA PUBLICA, EFETUAR A PRISÃO E RECUPERAR OS BENS DA VÍTIMA.
    INFELIZMENTE, A POLICIA MILITAR, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS, CADA VEZ MAIS OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO 190, ESTÃO CADA VEZ PIOR, ASSIM COMO O POLICIAMENTE PREVENTIVO TAMBÉM ESTÁ MUITO PRECÁRIO E DEFICIENTE, CAUSANDO CADA VEZ SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA A POPULAÇÃO, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS.
    FICA O ALERTA A TODOS POLICIAIS POIS NO FUTURO QUEM SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS COM ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO SERÁ TODOS OS POLICIAIS, TANTO CIVIS, COMO MILITARES, BEM COMO SEUS FAMILIARES E TODA POPULAÇÃO. INFELIZMENTE, O COMANDO DA POLICIA MILITAR SE ESTA TÃO PREUCUPADA EM FAZER POLICIA JUDICIARIA, QUE CADA VEZ MAIS DEIXA SUA ATRIBUIÇÃO LEGAL QUE É A PREVENSÃO A DESEJAR!!!!

    Curtir

  54. Sou carcereiro e estou acompanhando a luta dos colegas e concordo plenamente com eles caso o governo honre com suas promessas as outras carreiras deveriam passar ao salario dos atuais escrivães e investigadores, parabéns pela luta.

    Curtir

  55. Maria :

    BIS IN DICK :
    DHPP
    É DEVE ESTAR PERTO PARA MELHORAR, POIS NO DHPP, AGORA SE TRABALHA TODO DIA DAS 9:00 AS 19:00.
    AUXILIO ALIMENTAÇÃO?????? AUXILIO TRANSPORTE????? ESCLARECIMENTOS???? PRISÕES??????????
    CADÊ A PORRA DE ASSOCIAÇÃO PARA AJUDAR? E DIZER ALGO?????

    E qual é o problema de trabalhar todos os dias? Afinal aqui no Decap e Demacro, exceto os plantões, sempre trabalhamos nesse horário, e não recebemos auxílio alimentação, tampouco auxílio transporte. O “primo rico”, agora vai ter que trabalhar igual ao “primo pobre” do Decap e Demacro, que coisa legal…kkk

    OLÁ MARIA, FELICIDADES PARA VOCÊ.

    Curtir

  56. SINPOL SOROCABA
    Sobre a Reunião na ALESP em 30/05
    Seg, 28 de Maio de 2012 16:29
    O Sinpol Informa aos seus Associados, em Particular aos Escrivães e Investigadores, que Aa Reunião do Dia 30 de Maio, às 10 Horas, na Assembléia Legislativa, será apenas entre os integrantes do grupo de trabalho.
    O comparecimento de Escrivães e Investigadores, que é Válido, deve cingir-se a um ação de presença, uma pressão velada, sem conotação de protestos, pois, por enquanto não Há Motivos Para Tanto.

    Até aqui, tudo vem caminhando bem. Não podemos dar motivos para que digam que fomos precipitados e intransigentes.

    Caso o posicionamento do Gt seja Contrário ao que postulamos, aí sim, devemos protestar.

    Maria Ap de Queiroz Almeida

    Curtir

  57. INFORMAÇÃO :
    SINPOL SOROCABA
    Sobre a Reunião na ALESP em 30/05
    Seg, 28 de Maio de 2012 16:29
    O Sinpol Informa aos seus Associados, em Particular aos Escrivães e Investigadores, que Aa Reunião do Dia 30 de Maio, às 10 Horas, na Assembléia Legislativa, será apenas entre os integrantes do grupo de trabalho.
    O comparecimento de Escrivães e Investigadores, que é Válido, deve cingir-se a um ação de presença, uma pressão velada, sem conotação de protestos, pois, por enquanto não Há Motivos Para Tanto.
    Até aqui, tudo vem caminhando bem. Não podemos dar motivos para que digam que fomos precipitados e intransigentes.
    Caso o posicionamento do Gt seja Contrário ao que postulamos, aí sim, devemos protestar.
    Maria Ap de Queiroz Almeida

    Ok, ok! Não vamos quebrar nada, nem xingar ninguém.

    Será um ativismo pacífico… pelo menos até a decisão final da comissão…

    Curtir

  58. Lembrem-se que ALESP só ajuda em uma “pressão”
    …pois ainda que todos os 94 deputados propuserem e votarem a nosso favor…NÃO há NU.
    PRECISA HAVER PROPOSTA DE UMA UNICA PESSOA: O GOVERNADOR! É a Constituiçao Federal que diz!

    Curtir

  59. Iiiiihhhhh, já tem sindicatinho apelando para o lado do xuxu, sei não, que ta esquisito tá.

    Curtir

  60. TO DENTRO :
    É isso ai pessoal.
    Dia 30 todos na ALESP.
    Não devemos aceitar nada menos do que o que a Lei nos garante,ou seja, a equiparação com os Peritos.
    Caso contrário vamos parar e pronto.
    Ano de Eleição também é ano de reivindicação do que é justo e certo.
    Chegou a hora.
    Espero que não precisemos chegar ao ponto culminante que causou aquele tremendo incidente em 2008. Abraços e até lá.

    Concordo plenamente, a equiparação com os peritos é o mínimo que devemos ter.

    Curtir

  61. ihhh ritado :
    SOU AGEPOL, MAS ESTAREI LÁ..NÃO IMPORTA SE VOU FAVORECER TIRAS E ESCRIVÃES, ESTGAREI LÁ PARA FAVORECER MEUS AMIGOS, QUE TRABALHAM COMIGO, QUE SUAM A CAMISA COMIGO, PELOS QUE JÁ FALECERAM TRABALHANDO COMIGO, E PELOS QUE AINDA TRABALHARÃO COMIGO. E ACHO QUE TODOS DE TODAS AS CARREIRAS TAMBÉM DEVERIAM IR….UMA GRANDE GUERRA SE VENCE EM PEQUENAS BATALHAS.BOA SORTE A TODOS

    Sou carcereiro, mas estarei lá também, apesar de saber que nada levarei em R$ nesse momento, espero que com o tempo minha carreira também possa ser mais valorizada. Estarei indo com mais três amigos, outro carcereiro, um aux. papi e um fotógrafo perícial da última turma que está em Taboão da Serra. Vamos ajudar as carreiras de atividade fim para sobrar algo para as carreiras de atividade meio.

    Curtir

  62. zemane@hotmail.com :

    quem te disse que as outras carreiras tem inteligência o suficiente para lavrar boletim.
    Maria :
    Infelizmente, vocês estão se esquecendo do ponto principal, de que esse ano é ano eleitoral, por isso, e SOMENTE por isso, os deputados, “estão comovidos” com a situação dos escrivães e investigadores, e essa comissão não vai dar em nada, pois se o governo estivesse preocupado já teria cumprido a lei que é de 2008. Se a lei existe desde 2008, então para que criar comissão? Acordem gente, isso somente será mais um passa moleque do Governo. E fazer greve, pode esquecer, que não vai dar em nada, ou já se esqueceram que por determinação QUALQUER carreira pode lavrar boletim de ocorrência? Aliás, isso já existe na 8º Seccional, onde na maioria dos “atendimentos ao público” não há escrivão ou investigador e, sim as demais carreiras atendendo ao público e elaborando boletins de ocorrência. Mas uma vez vamos tomar um passa moleque do governo.

    Não faço distinção entre as carreiras, desde que se comprometam a fazerem aquilo que se propuseram quando foram nomeados. E para lavrar boletim de ocorrência, desde que a Autoridade Policial, esteja ao lado, tipificando o crime e ditando o histórico, qualquer pessoa tem capacidade e inteligencia sim. Talvez seja por preconceitos igual ao seu, que estamos nesta água de salsicha que estamos. E para ver realmente se outra carreira tem ou não “inteligencia o suficiente” para lavrar boletim de ocorrência, venha passear até o fundão da zona leste, nos distritos policiais, exceto as CPJs, para ver quem estar lavrando os BOs.

    Curtir

  63. Maria :

    zemane@hotmail.com :

    quem te disse que as outras carreiras tem inteligência o suficiente para lavrar boletim.Maria :Infelizmente, vocês estão se esquecendo do ponto principal, de que esse ano é ano eleitoral, por isso, e SOMENTE por isso, os deputados, “estão comovidos” com a situação dos escrivães e investigadores, e essa comissão não vai dar em nada, pois se o governo estivesse preocupado já teria cumprido a lei que é de 2008. Se a lei existe desde 2008, então para que criar comissão? Acordem gente, isso somente será mais um passa moleque do Governo. E fazer greve, pode esquecer, que não vai dar em nada, ou já se esqueceram que por determinação QUALQUER carreira pode lavrar boletim de ocorrência? Aliás, isso já existe na 8º Seccional, onde na maioria dos “atendimentos ao público” não há escrivão ou investigador e, sim as demais carreiras atendendo ao público e elaborando boletins de ocorrência. Mas uma vez vamos tomar um passa moleque do governo.

    Não faço distinção entre as carreiras, desde que se comprometam a fazerem aquilo que se propuseram quando foram nomeados. E para lavrar boletim de ocorrência, desde que a Autoridade Policial, esteja ao lado, tipificando o crime e ditando o histórico, qualquer pessoa tem capacidade e inteligencia sim. Talvez seja por preconceitos igual ao seu, que estamos nesta água de salsicha que estamos. E para ver realmente se outra carreira tem ou não “inteligencia o suficiente” para lavrar boletim de ocorrência, venha passear até o fundão da zona leste, nos distritos policiais, exceto as CPJs, para ver quem estar lavrando os BOs.

    digitar um documento precisa ser policial

    Curtir

  64. E não adianta vir com ‘quinhentinhos’ que não aceitaremos. Queremos o reconhecimento do NU e niv elar salário com os de peritos.

    Curtir

  65. Ele o governador so criou essa comissão porque estava previsto em lei, e ela é bem clara quando fala em ” possibilidade ” de aumento salarial, vão alegar a crise mundial e que assim que possivel revisarão essa questão …do Pinoquio não espero nada quer dizer espero sim pegadinha e maldades….

    Curtir

  66. Vamos esperar até o dia 30/05, caso a resposta seja negativa, coisa que espero não aconteça, vamos nos movimentar para entrar em greve, como fizeram o pessoal do metro.
    Obs: agradeço a cooperação dos irmãos das outras carreiras, pois se o NU for pago, logo sera uma alavanca para as outras carreiras.
    Sou escrivão e não faço distinção com nenhuma outras carreiras, pois ao final, somos todos policiais que merecem ganhar um salário justo.
    Todo dia envio e-mais para os deputados da comissão, eles devem estar de saco cheio, hoje já enviei novamente. pois sem pressão não haverá aumento salarial

    Curtir

  67. Companheiro Lucido, nós não sabemos a força que temos, se vierem com o papo de possibilidade, a greve também é uma possibilidade. um abraço

    Curtir

  68. Investigador ou Escrivão :

    INFORMAÇÃO :SINPOL SOROCABASobre a Reunião na ALESP em 30/05Seg, 28 de Maio de 2012 16:29O Sinpol Informa aos seus Associados, em Particular aos Escrivães e Investigadores, que Aa Reunião do Dia 30 de Maio, às 10 Horas, na Assembléia Legislativa, será apenas entre os integrantes do grupo de trabalho.O comparecimento de Escrivães e Investigadores, que é Válido, deve cingir-se a um ação de presença, uma pressão velada, sem conotação de protestos, pois, por enquanto não Há Motivos Para Tanto.Até aqui, tudo vem caminhando bem. Não podemos dar motivos para que digam que fomos precipitados e intransigentes.Caso o posicionamento do Gt seja Contrário ao que postulamos, aí sim, devemos protestar.Maria Ap de Queiroz Almeida

    Ok, ok! Não vamos quebrar nada, nem xingar ninguém.
    Será um ativismo pacífico… pelo menos até a decisão final da comissão…

    “até aqui tudo vem caminhando bem”…. é verdade! fazem 15 anos que tudo está caminhando muito bem (pro governo tucano)….!

    Curtir

  69. Policia do Futuro é Policia Unida !!!! :
    Qual é de fato? A Atribuição do Agente Policial na PCSP no Sec XXI.
    Relato de caso apresentado ao Curso Específico de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, ministrado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, exigido como Trabalho de Conclusão de Curso.
    Professor Orientador: XXXX. XXX
    AGENTE POLICIAL: AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA POLICIAL?
    INTRODUÇÃO
    Na Polícia Civil de São Paulo há diversas carreiras que atuam na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, enfim segurança da população no sentido de se sentirem em paz.
    Para essa proteção o Estado utiliza seus agentes, mãos fortes, garantia do efetivo exercício de direitos dos cidadãos pertencentes a uma Sociedade justa, solidária e democrática.
    Naquela Sociedade justa, solidária e democrática que delegou parte de sua liberdade ao Estado, os agentes estatais representam o mais fiel fim estatal, ou seja, o Estado como uma ficção jurídica somente pode atuar e materializar sua força coativa tuteladora da paz social, por meio desses homens e mulheres honrados.
    A Polícia é uma parcela do Estado e da Sociedade, e particularmente voltado à segurança pública, assim, seus agentes, homem ou mulher, que atuam como parte do estado a serviço da polícia/segurança, também o são.
    Nesse contexto, é muito valioso definir cada atribuição daqueles que representam o Estado para cumprirem perfeitamente suas funções, pois se o agente sabe indubitavelmente o que fazer com certeza irá ao encontro do fim procurado pelo ente Estado, a pacificação social e a plenitude do ser humano.
    A Segurança Pública está prevista na Constituição Federal Brasileira de 1988, e nela a Polícia tem um papel importantíssimo de efetivadora do desejo estatal, ficando subordinada ao chefe do executivo estadual, o Governador.
    O Governador mediante projeto de Lei enviado a casa legislativa estadual respectiva, divide as carreiras dos integrantes desse quadro essencial a justiça criminal, cria cargos e suas atribuições.
    Na Polícia Civil de São Paulo, dividida em cargos para uma melhor atuação do fim estatal, há diversas carreiras bem definidas como: Delegado de Polícia (Autoridade Policial) e seus agentes, designados genericamente como “agentes da autoridade”.
    Entre esses agentes estão: Auxiliares de Papiloscopistas, Papiloscopistas, Carcereiros, Investigadores, Agentes Policiais, entre outros.
    Alguns cargos têm denominação, atribuição e exercício consolidados há muito tempo na lei, doutrina e jurisprudência, como podemos citar aqueles chamados de Investigadores, Detetives, Inspetores… Que mesmo com denominação diferente, atuam da mesma forma e com as mesmas obrigações e direitos, todos buscando exercitar a finalidade estatal.
    Há um caso peculiar de agente estatal, cuja denominação, cargo e atribuição causam conflitos na atuação do agente estatal ligado à segurança pública, é o caso do Agente Policial.
    Com essa denominação, e sendo como outros “agentes da autoridade” ele tem atribuição de direito não mais legalmente existente de Motorista, e efetivamente e de fato exercício de atividade fim igualmente atribuída a outras carreiras policiais como investigadores, carcereiros, escrivães. É atualmente um “ad hoc” concursado.
    Alguns dizem que o Agente Policial é o servidor mais “versátil” quanto ao seu uso pela administração, pois não tem uma atribuição, doutrinariamente e juridicamente reconhecida, ou seja, sem função definida, é muito útil, mas sem valor real.
    O tema desse trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe é demonstrar faticamente a sua verdadeira atribuição, ou seja, se é: Agente da Polícia, Motorista, ou outra coisa.
    Os usuários do serviço público da região geográfica dessa Delegacia se diferenciam daqueles das periferias e dos bairros mais distantes, na área do 27º DP há empresas, bairros e residências de alto padrão, alem de shoppings para a classe média e alta.
    É absolutamente normal, ocorrências das mais simples às mais complexas envolvendo artistas ou pessoas com influência na política ou sociedade, como também, mas eventualmente, pessoas simples no sentido de posses, todas necessitando dos serviços dos agentes do estado que atuam nessas dependências de segurança pública – as Delegacias.
    Comparavelmente é possível descrever uma Delegacia de Polícia como um Hospital Público, ressalvadas suas diferenças estruturais e de pessoal, elas têm semelhanças nos atendimentos peculiares feitos pelos agentes estatais que lá atuam.
    Quando qualquer cidadão precisa de auxílio na área da Saúde, imediatamente vai a um Hospital Público, seu caso sempre é “urgente”, desde uma dor de barriga causada por gula ou uma apendicite estuporada, não cabe ao agente estatal que o atenderá diagnosticar o mal, mas pode efetivamente encaminhá-lo e aconselhá-lo enquanto não é atendido pelo Doutor (Médico).
    Pelas regras técnicas que aprendeu e pela experiência do cotidiano, o primeiro agente estatal que atende o usuário do serviço público, exercita o fim estatal, ou seja, o estado só existe para dar plenitude aos anseios dos cidadãos, com isso, ao atender bem e corretamente o usuário (que é um cidadão na acepção genérica da palavra) o agente exercita o poder estatal.
    Para o usuário-cidadão, a visão quanto à personificação do Estado se reflete no agente que vê, ou seja, para ele o agente é o Estado, e assim, de atende mal o Estado simplesmente não atende seu fim, imagina que se paga impostos e dá parte de sua liberdade para ter benefícios, tem a reflexão direta somente na sua necessidade de atendimento e conseqüente fruição desse direito. Não reflete metafisicamente se o Estado está ali presente ou não, quer saber apenas se será atendido ou não.
    Assim, para um usuário do serviço público o que importa é: se foi atendido o seu desejo, se atendeu mal ou se atendeu bem, e a conseqüência lógica disso é o reflexo da conscientização do ente fictício chamado Estado, personificado na forma do agente estatal. É assim que o usuário reconhece o Estado.
    E como o usuário reconhece o agente do estado? Essa pergunta é respondida quando vemos os requisitos para ser agente do estado, que em sua maioria provém por concurso publico e as características e atribuições inerentes à sua profissão.
    Para a Saúde, a característica inerente à profissão é o “jaleco branco”, vestimenta secularizada por demonstrar assiduidade e sentimento de paz.
    O usuário da Saúde ao procurar o Estado-Instituição, chamado Hospital, para atendê-lo, verá um Doutor a cada “jaleco branco” que surgir a sua frente, para ele não importa inicialmente se é Auxiliar, Técnico de Enfermagem, Motorista de Ambulância, Estagiário ou até mesmo Médico, o que deseja é ser bem atendido pelo ente estatal (Hospital) representando por seus agentes que exercitam o fim almejado pela Sociedade, como também pelo Estado que efetiva os direitos postos e garantidos na Constituição Federal Brasileira de 1988.
    O mesmo fenômeno de conscientização ocorre em outros órgãos ou instituições estatais que atendem o público, inclusive na segurança pública e especialmente no atendimento prestado pelos seus agentes nas Delegacias e outros Departamentos.
    Quando um usuário requer atendimento deseja que o Estado se materialize e o atenda, e isso ocorre somente quando o agente estatal tem consciência do que pode ou não fazer, a primeira noção de consciência ou imediata, se dá na pessoa do agente e só depois mediatamente ao ente fictício Estado, ocorre normalmente quando reflete sobre as boas ou más ações governamentais, e pensa assim: “É! O governo é bom, pois me atendeu quando precisei.” ou vice versa.
    AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA?
    Segundo o Manual Operacional do Policial Civil, na pag.68 prevê de fato a atribuição dos Agentes Policiais, desenvolvendo atividades típicas à dos Investigadores, senão vejamos:
    Outros policiais, eventualmente, poderão integrar uma equipe de investigação, principalmente o Agente Policial (…). Na Polícia Civil paulista, atualmente, os Agentes Policiais têm suas funções muito assemelhadas às dos Investigadores de Polícia. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 68 grifos nossos).
    Relevante explanação, sobre a figura do Agente Policial é contida no Manual de Polícia Judiciária, afeta aos trâmites administrativos e documentais policiais, vejamos, segundo Hélio Tornaghi (apud) os efeitos e os sujeitos da prisão em flagrante:
    Aponta Helio Tornaghi, na prisão em flagrante, três importantes efeitos: “1) a exemplaridade que serve de advertência aos maus; 2) a satisfação que, restitui a tranqüilidade aos bons; 3) o prestígio que, restaura a confiança na Lei, na ordem jurídica e na autoridade. (…)
    Visando atendê-los, o Estado, na defesa de sua própria existência, e no interesse da manutenção da ordem, da segurança, e da tranqüilidade, exerce, imediata e exemplarmente, sua principal finalidade, fazendo com que o autor da infração penal, ainda mesmo antes da sentença condenatória, responda pelo ato que praticou. Descoberto no ato de sua realização, sua captura em flagrante pode ser realizada por agentes do próprio Estado ou por qualquer do povo. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Diferencia ainda o mestre Tornaghi, sobre a prisão facultativa e obrigatória definindo essa última como:
    Compulsoriamente são obrigados a efetuar a captura de quem está praticando ilícito penal e, portanto, em estado de flagrância, as autoridades policiais e os seus agentes. (grifos nossos)
    Seria fácil, somente com as definições desses manuais, obter a definição da atribuição finalística do Agente Policial, mas ainda podemos citar outra definição do fim estatal exercitado por meio de seus agentes:
    Todos os demais servidores públicos, à exceção dos agentes policiais, nestes incluídos os policiais militares, os Peritos criminais, os médicos Legistas, e outros integrantes de carreiras policiais, na realização de captura em flagrante, podem, como qualquer do povo, efetuar a prisão. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Portanto, outros servidores “podem” prender e os servidores policiais – agentes da autoridade – devem prender em pura atividade fim estatal/policial.
    Não seremos ingênuos na definição da palavra posta acima, afirmando que o Agente Policial é mesmo “agente policial” usado genericamente na citação. Pois sabemos que agente policial é gênero e na sua família encontram-se tanto os investigadores, carcereiros, escrivães, como também o próprio Agente Policial, todos legítimos “agentes” da Autoridade Policial.
    Essa definição se encontra espalhada em quase todos os documentos policiais referindo-se aos agentes policiais genericamente, inclusive naqueles pertinentes ao uso de viaturas policiais e ocorrências envolvendo as mesmas, vejamos no pequeno trecho abaixo, o que diz a Resolução SSP-23, de 10 de março de 1983, sobre acidentes de trânsito envolvendo viaturas policiais:
    Art. 2º As autoridades e agentes policiais que primeiro tomarem conhecimento da ocorrência, que implique apreensão ou remoção do veículo, deverão tomar as providências necessárias para a perfeita individualização do veículo, que cumpre submeter à pericia, e o correto encaminhamento ao local devido. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 425 grifos nossos).
    Também nessa Resolução não há definição específica da atribuição do Agente Policial como motorista exclusivo da viatura policial, é usado o termo para todos os policiais que eventualmente utilizam a viatura e possam vir a participar de ocorrências.
    Percebe-se que o termo Agente Policial guarda pertinência lógica e direta de agente da autoridade policial e dentro do organograma estatal é Agente da Polícia, pois serve à Instituição Policial e não a uma determinada pessoa investida.
    Essa servidão ao Estado e não a um indivíduo advém de princípios constitucionais dispostos no artigo 37 da CRFB, sendo o principal o da Impessoalidade, que segundo Nestor Sampaio Penteado Filho seria:
    O principio da impessoalidade, também chamado de principio da finalidade administrativa, impõe à administração agir sempre dentro de um equilíbrio, evitando perseguições políticas deletérias (infelizmente corriqueiras no serviço público, mormente na atividade policial, à vista do comportamento de certos chefes medíocres), assim como na concessão de benesses aos apaziguados ou protegidos.
    Destarte, esse princípio completa o da legalidade, na medida em que o administrador público deverá sempre buscar a finalidade legal, com transparência, pois age de acordo com a vontade dela e não de acordo com a sua própria vontade.
    Quaisquer desvios de finalidade do ato praticado importam na sua nulidade por excesso de poder ou desvio de finalidade. (PENTEADO FILHO, 2008. pag. 200)
    Historicamente o cargo de Agente Policial deriva da antiga denominação de Motorista Policial, conforme descrevia a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, que teve sua denominação alterada conforme vemos a seguir:
    Artigo 8º – Os cargos de Motorista, pertencentes ao Quadro da Segurança Pública, ficam com sua denominação alterada para Agente Policial, devendo ser integrados no nível inicial da respectiva série de classes. (grifos nossos).
    A Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, alterou o requisito para o cargo de Agente Policial de 1º Grau para 2º Grau (antigo ensino médio), nivelando a graduação para o mesmo grau dos Investigadores e Escrivães de Polícia, nada esclarecendo sobre a atribuição do novo Agente Policial, ou seja, houve criação e denominação do cargo, mas não houve legalmente as especificações de suas funções.
    Neste interstício de 24 de dezembro de 1986 a 06 de maio de 1987, houve omissão normativa da atribuição do Agente Policial e, mediante uma portaria, definiu-se as funções de tal atividade essencial a justiça criminal, como sendo:
    Portaria da Delegacia Geral de Polícia nº 12 de 06 de maio de 1987.
    Art. 1º – Incumbe aos Agentes Policiais:
    I – Dirigir os veículos patrimoniados na Divisão de Transportes do DADG, bem como aqueles cujo uso pela Polícia Civil, tenha sido legalmente autorizado:
    II – Nos termos do decreto 9543 de 01 de março de 1977:
    a) inspecionar o carro antes da partida e durante o percurso;
    b) requisitar ou providenciar a manutenção preventiva do veículo, compreendendo especialmente:
    (…)
    Art. 2º – É vedado atribuir ao Agente policial incumbência própria de outras carreiras policiais. (PORTARIA DGP – 12, 1987 grifos nossos).
    Destarte a preocupação do Chefe da Polícia Civil em regulamentar a atribuição, que legalmente é conferida pelo Poder Hierárquico e Regulamentar, acreditamos que a definição da atribuição do Agente Policial foi incorreta pelo meio e conteúdo utilizado.
    No direito administrativo brasileiro tem-se a figura da portaria que é espécie do gênero do ato ordinatório e, segundo o Mestre Hely Lopes Meirelles seria:
    Atos administrativos ordinatórios são os que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São provimentos, determinações ou esclarecimentos que se endereçam aos servidores públicos a fim de orientá-los no desempenho de suas atribuições. Tais atos emanam do poder hierárquico, razão pela qual podem ser expedidos por qualquer chefe de serviço aos seus subordinados, desde que o faça nos limites de sua competência.
    (…)
    São atos inferiores à lei, ao decreto, ao regulamento e ao regimento. Não criam, normalmente, direitos ou obrigações para os administrados, mas geram deveres e prerrogativas para os agentes administrativos a que se dirigem, de outras autoridades administrativas, quando esta for a espécie de ato estabelecido em lei, a portaria.
    (…)
    Além da função ordinatória precípua, esses atos se prestam também à investidura de servidores subalternos em suas funções e a transmissão de determinações superiores gerais ou especiais, concernentes ao serviço e a seus executores.
    Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior freqüência e utilização na prática, merecem exame as instruções, as circulares, os avisos, as portarias, as ordens de serviço, os ofícios e os despachos.
    (…)
    Portarias – Portarias são atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para
    funções e cargos secundários. (MEIRELLES, 1989, pag. 160, grifos nossos)
    Como vimos a Portaria é instrumento hábil para expedições de determinações gerais ou especiais aos seus subordinados, não se hierarquizando com a Lei, logo, para cada ato administrativo deve ter sua respectiva direção.
    Somente por Lei ou Projeto de Lei de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo pode-se criar cargos e de conseqüência lógica material, suas atribuições, isso ocorreu efetivamente com a Lei Complementar que criou o cargo de Motorista Policial, definindo sua denominação, atribuição, deveres e direitos inerentes ao cargo público.
    Mas isso não ocorreu, pois com a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986 que alterou a denominação do cargo e, nem mesmo em uma segunda oportunidade com a Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, não se retificaram ou ratificou a impropriedade.
    Percebe-se a omissão legislativa, atualmente ainda perdura e não se sanou o vício formal, uma simples portaria extrapola a competência do administrador, ela é inferior à Lei, e só existe para complementá-la nos limites legais, para atribuir novas funções ou regularizar as já existentes.
    Sobre a vigência das Leis, o Código Civil na sua Lei de Introdução, especifica claramente essa questão, dispondo que:
    Art.2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra modifique ou revogue.
    Parágrafo 1º. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com incompassível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (BRASIL, 2010. pag. 239 grifos nossos)
    A Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, revogou expressamente a Lei de criação, denominação e atribuição do antigo Motorista Policial, assim, a antiga é letra morta e enterrada, e em nosso direito pátrio ela nunca se repristinará.
    Metaforicamente podemos imaginar a Lei do cargo de Agente Policial, como uma anomalia administrativa jurídica, pois se retirou, mediante portaria, parte de um cadáver (Lei que deu atribuição de motorista) e a enxertou em um ser vivo (Lei Complementar Nº. 494, de 24/12/1986) criando-se uma coisa, que não é Motorista – pois a Lei jaz falecida – e nem Agente da Polícia, pois a Lei nova não diz isso.
    Como quem vive de passado é museu, cabe analisar atualmente com se desenvolve o trabalho desse importante ator na distribuição de justiça e pacificação social, finalidade estatal.
    No corrente ano (2011) os corredores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo têm sido agitados por passos dos mais variados, desde novos integrantes da carreira policial bem como policiais mais antigos, que voltam à magnífica Casa de Ensino para reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento de seu trabalho na defesa do Estado, da Sociedade e da República.
    A Polícia antes a serviço de um Estado repressor passou a ser uma Policia Republicana, ou seja, não mais atende aos interesses dos gerentes estatais com ações pontuais e determinadas por interesses escusos, passou a ser legítima representante estatal na garantia e exercício dos direitos da população, agindo em favor de um todo.
    Em setembro de 2010, se abriu vagas para o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, requisito necessário para ascensão de classes (da 3º para a 2º), até o topo da classe, especial. Concorreram aproximadamente 300 candidatos para 80 vagas, tendo o curso iniciado em 04/10/2010, com alguns desistentes justificados.
    Oportunidade única de rever velhos companheiros de sala de aula e verificar quais modificações ocorreu em suas personalidades, pois a polícia como Instituição, pode tanto moldar ou/e enaltecer o caráter do homem, ampliando suas virtudes ou defeitos.
    Interessante frisar que nos primeiros dias de curso foi-nos entregue uma “analise do cargo” do Agente Policial, confeccionado pela Academia de Policia por meio da Seção de Psicotécnica do Núcleo de Orientação Psicológica, transcrevemos alguns apontamentos das análises descritas:
    2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.
    Dirigir viatura policial ou veículo afim, estando sob sua responsabilidade os cuidados essenciais quanto à higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos, no período em que os estiver utilizando.
    (…)
    Participar de flagrantes, podendo até ser condutor.
    (…)
    Atender ocorrências policiais quando fizer parte de equipe que execute esse tipo de atividade.
    (…)
    Observação: o Agente Policial, no dia a dia, como se ode perceber tem atividades similares ao do Investigador de Polícia.
    5. PONTOS CRÍTICOS.
    O maior desafio é a discriminação em determinados setores, pelo Investigador de Polícia e autoridade.
    Existe discriminação entre “tira” e o agente, com diferença de salário e hierarquia, sendo este último alvo de chacota. (HADAD, 2005. pag.?)
    A leitura detalhada dessa análise de cargo desmistifica o senso comum de que o Agente Policial é o Motorista e reforça o entendimento de que é de fato Agente da Polícia, pois como explanamos anteriormente ele efetivamente deve prender (flagrante obrigatório/compulsório), pois é policial e agente da autoridade, além disso, participar não é a mesma coisa que ser autor, senão vejamos o que Mirabete diz a respeito: “Fala-se em participação, em sentido estrito, como a atividade acessória daquele que colabora para a conduta do autor com a pratica de uma ação que, em si mesma, não é penalmente relevante. “ (Manual. pag. 18 grifos nossos)
    Da mesma forma o eminente processualista Yshida explana com maestria sobre o flagrante sendo: a) Sujeito ativo é aquele que efetiva a prisão, podendo ser: (a1) flagrante facultativo: qualquer do povo, existindo inclusive a possibilidade de apreensão de coisas (RTJ58/34); (a2) flagrante compulsório: autoridade policial e agentes que têm obrigação de realizar a prisão. (Processo, pag. 161 grifos nossos).
    Se aceita tal posição de que o Agente Policial participa de flagrante e pode prender, estaremos retirando-o do seio policial e inserindo-o como um simples cidadão ou agente público de outras secretarias sem a função de polícia judiciária, e a própria realidade do cargo demonstra incompatibilidade, pois o flagrante para ele é, de fato e de direito, obrigatório e não facultativo, assim, bastaria verificar as implicações penais de uma ou outra posição para se ter certeza de que o Agente Policial é agente da autoridade, com seus direitos e deveres inerentes ao cargo.
    Podemos ressaltar a própria definição do cargo e de sua atribuição prevista na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério de Trabalho e Emprego do Governo Federal, onde classifica o Agente Policial como:
    Código (3518) Títulos (Agentes de investigação e identificação)
    (3518-10) INVESTIGADOR DE POLÍCIA: Agente policial, Comissário de polícia, Detetive de polícia, Inspetor de polícia. (3450-Código Internacional CIUO88- Inspectores de policía y detectives). (BRASIL, 2010 grifos nossos)
    Convém lembrar que essa classificação do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) teve a participação de especialistas de diversas áreas, inclusive da : Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP-SP); Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (SSP/SP); Polícia Civil do Estado de São Paulo; Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contando com nomes de Delegados ativos e influentes que se propuseram ao aperfeiçoamento do trabalho policial.
    No retorno à Academia encontramos colegas que saíram após o curso inicial e foram para plantões e ainda lá permaneciam e outros que estão 100% operacionais (Garra/DEIC) e outros ainda especializados em informática, inteligência, investigação, trabalhando até na Corregedoria, etc. O que impressionou é que a maioria nunca trabalhou como Motorista, e mais, apenas um (01) trabalhava na “Frota” mesmo assim em serviço burocrático, evidente fica a verdadeira atividade do Agente Policial, ou seja, é Agente da Polícia.
    Para confirmar essa realidade decidimos realizar uma pesquisa para saber onde efetivamente trabalham os Agentes Policiais que estavam na Academia para a realização do Curso de Aperfeiçoamento, dos alunos presentes 66 se dispuseram a colaborar e declinaram onde trabalhavam, segue abaixo em forma de gráfico o resultado encontrado:
    Obs- O gráfico não pode ser reproduzido no envio do trabalho (Márcio)
    Analisando o gráfico acima apresentado, podemos perceber que a maioria trabalha em plantões policiais, em atribuições afetas ao ofício de uma Delegacia, ou seja, atender ao público, prender, custodiar presos, participar da lavratura do flagrante como condutor ou testemunha, cumprir Ordens de Serviço, investigar, confeccionar Boletins de Ocorrência, quando devidamente autorizado.
    Percebe-se também que o serviço de Motorista não existe de fato, eventualmente pode-se prever o uso da viatura, mas como qualquer outro agente da autoridade ou Agente da Polícia.
    Muitos trabalham em setores especializados tipicamente operacionais de investigação e ação como: GARRA; DEIC, DISE, DIG ou em outros setores especializados administrativos Corregedoria, Gabinete do Secretário, Capturas e com certeza não trabalham nesses locais trocando óleo de viatura ou somente dirigindo-as, e sim temos vários como chefes, que é cargo de confiança, ou outra função hierarquicamente superior, mesmo recebendo uma remuneração inferior, enfim o que vale é a competência do homem ou mulher Agente Policial.
    Na sua obra Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo o professor e também Delegado de Polícia Ricardo Ambrosio Fazzani Bina, expõe de maneira clara e brilhante, as pessoas que devem submissão à Lei 207/1979 (Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo):
    A LOPC definirá cargos, os direitos e deveres dos policiais civis no exercício de suas funções, a remuneração, a jornada de trabalho, as transgressões disciplinares, os procedimentos administrativos e demais normas pertinentes à Instituição Policial Civil. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    Logo após, o professor transcreve parte da LOPC e sua aplicação nos diversos cargos, estando o Agente posterior ao Investigador, vejamos:
    I – Delegado de Polícia;
    II – Escrivão de Polícia;
    III- Investigador de Polícia;
    IV – Agente Policial;
    V – Agente de Telecomunicações Policial;
    VI – Papiloscopista Policial;
    VII – Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    VIII – Carcereiro Policial;
    (…)
    Os cargos de I ao VIII são da Polícia Civil e os demais, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    De todos os policiais, aqueles que trabalham efetivamente em plantões policiais são os: Delegados, Escrivães, Carcereiros, Investigadores e Agentes Policiais, sendo que eventualmente encontramos em algumas delegacias, oficiais administrativos ou outros servidores.
    Como dissemos anteriormente, a necessidade de saber exatamente qual é a atribuição do Agente Policial poderá contribuir significativamente para o exercício da cidadania, para com o próprio policial e também para o usuário da segurança pública. A polícia e o policial reconhecendo-se saberão agir melhor e atender aos anseios da Sociedade, sobre isso Rolim, comentando sobre a eficácia das polícias, nos traz uma nova perspectiva de estruturação policial:
    Parece claro que uma estrutura policial reconhecidamente competente em seu trabalho e que receba, por conta disso, o respeito e a admiração popular terá maiores possibilidades de exercer sobre esta mesma população uma influencia positiva e, nesta relação, de ver aumentar as suas próprias possibilidades de êxito. Pelo contrário, uma estrutura de polícia que se descubra desmotivada, que não possua qualquer projeto quanto ao seu próprio futuro e que esteja fragilizada por práticas internas de corrupção e violência só poderá reforçar entre a população os piores valores ali já existentes. Enquanto isso, ela aumenta o fosso que a separa das possibilidades virtuosas derivadas de uma relação democrática e respeitosa com o público a que deva servir. (ROLIM, 2006. pag. 39 grifos nossos)
    Caros leitores, termino como comecei, justificando aquilo que disse e, talvez agora, um pouco mais convencido do meu papel como Agente da Polícia e não Motorista, pois como reafirmei em diversas passagens desse Trabalho de Conclusão de Curso, é que o que vale é a atitude do homem e não o seu rótulo e se estou policial é para servir o próximo, garantir a continuidade do estado democrático de direito por meio da Instituição Policial, bem como a manutenção da paz social que, se conseguida, tanto eu quanto minha família se beneficiará, enfim, o desejo de uma Sociedade que reconheça o homem por aquilo que faz e não por mera denominação.
    Cito um último autor e seus escritos morais – Bobbio – como exemplo daquilo que imagino ser o desejo e a finalidade do Estado e da Sociedade.
    A conduta que precisa ser justificada é a que não está conforme as regras. Não se justifica a observância da norma, isto é, a conduta moral. A exigência da justificação nasce quando o ato viola ou parece violar as regras sociais geralmente aceitas, não importa se morais, jurídicas ou de costume. Não se justifica a obediência, mas a desobediência, e isto se se considera que ela tenha algum valor moral. Não se justifica a presença numa reunião obrigatória, mas a ausência. Em geral, não há nenhuma necessidade de justificar o ato regular ou normal, mas é necessário dar uma justificação ao ato que peca por excesso ou por falha, sobretudo se se deseja salvá-lo. (BOBBIO, 202 pag. 54-55).
    CONCLUSÃO
    A discriminação em geral se reveste de diversas formas, algumas vezes mais visíveis e outras camufladas em gestos ou expressões, veladas, submetendo o homem a transformar-se num objeto, um número, uma coisa.
    Quando isso acontece de um homem para outro, reconhecer a discriminação fica mais fácil, mas quando se dá por alguém ou Instituição que deveria representar os anseios do povo como o Estado, fica muito difícil lutar contra ela.
    O Estado discrimina negativamente mais nos direitos do que nos deveres, os chefes querem que se cumpra a Lei pela necessidade do trabalho policial, para permanecer o “status quo” aceitam que o Agente Policial seja agente da autoridade, ocupe cargo de confiança e trabalhe em outras funções, mas no momento de requerer direitos é um Motorista, àquele que dirige viaturas e troca óleo, não sendo possível pareá-lo ou dar-lhe garantias como outras carreiras policiais.
    Agente da Polícia nos deveres, Motorista nos direitos, e Agente Policial na manutenção da estrutura policial atual.
    Hoje, segundo dados da Intranet da Polícia Civil de São Paulo, há um universo de 2559 Agentes Policiais na ativa, espalhados pelo estado de São Paulo.
    No Curso de Aperfeiçoamento (CEA) para Agente Policial de 3º Classe ministrado na Academia da Polícia Civil de São Paulo neste ano de 2010, 80% dos integrantes tinham Nível Superior, alguns Especialistas e outros cursando Mestrado, alguns até com mandato eletivo, todos buscando aperfeiçoamento pessoal e profissional para transformar a imagem de, uma antiga, polícia repressora da Ditadura para outra, atual e nova, Polícia Cidadã a exemplo da Constituição Brasileira de 1988.
    Acreditamos que no universo total de Agentes Policiais a proporção de formação deva ser a mesma, pois a maioria era oriundo do DEINTER (Departamento do Interior) e DEMACRO (Departamento da Macro SP), representando cidades importantes como: Pirassununga, Cesário Lange, São Bernardo do campo, Santo André, Presidente Prudente, Botucatu, Sorocaba, Diadema, Presidente Venceslau, Inhandeara, Tupã, Assis, Itapevi. Mogi das cruzes, Itapetininga, Osasco, entre outras.
    Esse TCC teve o intuito de sugerir mudanças para a reestruturação das carreiras policiais, de todas, num modelo para valorizar as atividades policiais com a criação, denominação e atribuição dos cargos e conseqüentemente valorização de seus ocupantes.
    Sentimos que a reestruturação da Polícia Judiciária deve passar necessariamente pelo conhecimento do policial como um cidadão (homem ou mulher), que faz parte de uma Sociedade, que é parte do Estado, que tem capacidade de ação, formação familiar e acadêmica bem estruturada para contribuir para um futuro mais justo e pacífico, para todos os brasileiros e para as gerações futuras.

    Curtir

  70. Enquanto isso no Paraná……
    Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….

    Delegado:
    Inicial R$ 13.831,10
    Fim de carreira R$ 21.615,16

    Investigador, Escrivão e Papiloscopista
    Inicial R$ 4.727,57
    Final de Carreira R$ 9.180,42

    Agente de Operações Policiais
    Inicial R$ 3.520,20
    Final de Carreira R$ 6.835,84

    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    Curtir

  71. Agente de Operações Policiais :Enquanto isso no Paraná……Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….
    Delegado:Inicial R$ 13.831,10Fim de carreira R$ 21.615,16
    Investigador, Escrivão e PapiloscopistaInicial R$ 4.727,57Final de Carreira R$ 9.180,42
    Agente de Operações PoliciaisInicial R$ 3.520,20Final de Carreira R$ 6.835,84
    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    AI SIM A POLÍCIA ESTÁ SENDO VALORIZADA.

    Curtir

  72. Agente de Operações Policiais :
    Enquanto isso no Paraná……
    Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….
    Delegado:
    Inicial R$ 13.831,10
    Fim de carreira R$ 21.615,16
    Investigador, Escrivão e Papiloscopista
    Inicial R$ 4.727,57
    Final de Carreira R$ 9.180,42
    Agente de Operações Policiais
    Inicial R$ 3.520,20
    Final de Carreira R$ 6.835,84
    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    Se o Paraná paga por que o Picolé não pode pagar. Qual será a desculpa se mostrarem estes parâmetros para ele. A final de contas SP é o estado que tem a menor arrecadação. Só falta ele alegar isto.

    Curtir

  73. INFORMAÇÃO :
    SINPOL SOROCABA
    Sobre a Reunião na ALESP em 30/05
    Seg, 28 de Maio de 2012 16:29
    O Sinpol Informa aos seus Associados, em Particular aos Escrivães e Investigadores, que Aa Reunião do Dia 30 de Maio, às 10 Horas, na Assembléia Legislativa, será apenas entre os integrantes do grupo de trabalho.
    O comparecimento de Escrivães e Investigadores, que é Válido, deve cingir-se a um ação de presença, uma pressão velada, sem conotação de protestos, pois, por enquanto não Há Motivos Para Tanto.
    Até aqui, tudo vem caminhando bem. Não podemos dar motivos para que digam que fomos precipitados e intransigentes.
    Caso o posicionamento do Gt seja Contrário ao que postulamos, aí sim, devemos protestar.
    Maria Ap de Queiroz Almeida

    —- CALMA! CALMA! CALMA! VAMOS COLOCAR OS PINTOS NOS IS! —-

    1. O ATO PÚBLICO ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELO SEPESP E PELO SIPESP e outras entidades de classe. É FORMAL (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/78-sindicato-convoca-escriv%C3%A3es-e-investigadores-para-ato-p%C3%BAblico-na-alesp ). NÃO É ALGO IMPROVISADO nem “balão de ensaio”.

    2. Na reunião do grupo de trabalho do dia 30/05 será apresentada a contraproposta do Governo a respeito das nossas reivindicações. O que sinalizará o ânimo do Executivo em relação as nossas exigências.

    3. O ato público ocorrerá! O ato público será nosso! Está sendo planejado há semanas e estaremos lá sim!

    4. Talvez essa seja a última reunião em que possamos mostrar alguma pressão antes de baterem o martelo. Depois disso, da decisão final, no pior dos casos, ocorrerá a greve como já votado na assembleia conjunta entre o Sipesp e o Sepesp do dia 12/05 (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/75-escriv%C3%A3es-e-investigadores-aprovam-%E2%80%9Cestado-de-greve%E2%80%9D-nas-delegacias-de-todo-estado ).

    5. O aviso do Sinpol – Sorocaba, disponível em http://www.sinpolsorocaba.com.br/ , deve ser mais que lido – deve ser interpretado – então vejamos:
    _5.1 – acharam que a gente invadiria a reunião do GT empunhando tacapes e jogando coquetéis molotov? Ou praticaríamos atos de vandalismo na porta da Alesp? Claro que não. Não foi isso que acharam (espero!).
    _5.2 – o Sinpol, que está do nosso lado (espero!!!), talvez esteja com medo das coisas fugirem do controle haja vista a mobilização cada vez maior de tais eventos.
    _5.3 – o aviso, muito curto e simplista, por isso confuso, apenas informa que a reunião do GT não será aberta ao público. Isso todos já sabiam. Como já falado e repetido, será um ato para PRESSIONAR através da nossa PRESENÇA.
    _5.4 – o Sinpol, apenas não teve o tato de fazer com que o tom de sua declaração estivesse compatível com o tom de nossos ânimos. Foi como estar feliz ao viajar de avião pela primeira vez e o cara sentado ao seu lado começar a falar sobre acidentes aéreos. Talvez, seja apenas falta de experiência para lidar com as massas (espero!!!!!).

    ________________________

    RESUMINDO (SE VOCÊ TEVE PREGUIÇA DE LER O QUE ESCREVEMOS ACIMA):

    1 – O ATO DO DIA 30/05 É UM MOVIMENTO ORGANIZADO E PLANEJADO PELA SEPESP E SIPESP. NINGUÉM ‘TÁ DE PLAHAÇADA’.

    2 – É, TALVEZ, A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE NOS MANIFESTARMOS COMO CLASSE UNIDA ANTES DE UMA EVENTUAL GREVE, EM CASO DE UMA DECISÃO DESFAVORÁVEL DO GOVERNO.
    _________________________

    OBS: Foda-se o mi-mi-mi!

    Curtir

  74. quer salário tem que trabalhar ! vou lá nada a pm vai tá la pra deitar a borracha……depois o vagabundo não aparece no plantão para trabalhar é a deixa.

    Curtir

  75. GENTE !!! ASSUNTA SÓ, EXTRA PROBLEMAS E QUESTIONAMENTOS AQUI VENTILADOS, QUE SÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA TODOS NÓS,ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, O “TRAVOLTINHA”, GOSTARIA QUE CERTOS “CHEFES” NÃO TRIPUDIASSEM, SOBRE OS “ANTIGÕES”. POIS QUEIRAM OU NÃO, FOMOS NÓS QUE SEGURAMOS A BATATA QUENTE ATÉ A PRESENTE DATA. TERMINANDO, HOJE FUI “TIRADO” COMO AFASTADO, MAS O COLEGA ESQUECEU QUE ESTOU APOSENTADO HÁ MAIS DE DOIS ANOS, COM 37 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO, NA CONDIÇÃO DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA, PORTANTO, APOSENTADO COM PARIDADE E INTEGRALIDADE. CUIDADO!!!!., VOCÊ CONTINUA NA ATIVA.

    Curtir

  76. Estarei lá tb e consegui arrastar mais 3 colegas da minha delega aqui no fundão do Decap.

    Ta ficando forte.

    É agora….

    Nível universitário é direito das carreiras Investigadores e Escrivães.

    Não tem nenhum sentido ganhar menos que perito.

    No mínimo o mesmo salário padrão e retp do perito.

    No mínimo.

    Curtir

  77. Investigador ou Escrivão :
    EMAIL DOS MEMBROS DO GRUPO DE TRABALHO.
    Conforme designação publicada no DOE – Poder Executivo – Seção I – Página 01 – 27/04/2012
    – PODER LEGISLATIVO –
    Adilson Rossi: adilsonrossi@al.sp.gov.br
    Marco Aurélio de Souza: marcoaurelio@al.sp.gov.br
    Mauro Bragato: mbragato@al.sp.gov.br
    Olímpio Gomes: molimpio@al.sp.gov.br
    Regina Gonçalves: reginagoncalves@al.sp.gov.br
    – PODER EXECUTIVO –
    Conceição Aparecida Filete Fraga, da Secretaria da Fazenda *;
    Hilton Facchini, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional **: sep@planejamento.sp.gov.br
    Ivani Maria Bassotti, da Secretaria de Gestão Pública **: ouvidoriagestaopublica@sp.gov.br
    Luciana Rita Laurenza Saldanha Gasparini, da Procuradoria Geral do Estado **: pge@pge.sp.gov.br
    Valdir Assef Junior, da Secretaria da Segurança Pública **: seguranca@sp.gov.br
    Rosmary Corrêa, da Casa Civil *;
    _________________
    * email desconhecido
    ** email mais próximo encontrado
    ______________________________________________________
    OBSERVAÇÕES:
    1. Quem tiver maiores informações, principalmente dos emails dos membros do Poder Executivo, por favor, atualize esta lista.
    2. MANDE UM EMAIL JÁ!

    Eu fiz a minha parte, mandei uma mensagem pedindo apoio a nossa causa.

    Curtir

  78. A RESPOSTA PODE SER SIMPLES A SUA PERGUNTA

    VEJA QUANTOS POLICIAIS CIVIS TEM NO PARANA E VEJAM O VOLUME, A ORIGEM, A ARRECADAÇÃO DO PARANÁ . . .

    DEPOIS FAÇA O MESMO CÁLCULO COM O ESTADO DE SP,

    NÃO PAGA PQ A GESTÃO DA VIOLÊNCIA É FERRAMENTA DE PODER DE GOVERNO, E, POLICIAIS NÃO SÃO SERES HUMANOS POLICIAIS EM SP NA DINASTIA KOVAS SÃO PEDAÇOS DE CARNE PARA SEREM TRITURADOS . . .DE PREFERENCIA JUNTO A FAMÍLIA . . .

    PROVEM O CONTRÁRIO !!!

    UM QUALQUER :

    Agente de Operações Policiais :
    Enquanto isso no Paraná……
    Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….
    Delegado:
    Inicial R$ 13.831,10
    Fim de carreira R$ 21.615,16
    Investigador, Escrivão e Papiloscopista
    Inicial R$ 4.727,57
    Final de Carreira R$ 9.180,42
    Agente de Operações Policiais
    Inicial R$ 3.520,20
    Final de Carreira R$ 6.835,84
    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    Se o Paraná paga por que o Picolé não pode pagar. Qual será a desculpa se mostrarem estes parâmetros para ele. A final de contas SP é o estado que tem a menor arrecadação. Só falta ele alegar isto.

    Curtir

  79. GENTE !!!, MAIS UMA VEZ, PEÇO DESCULPAS COM RELAÇÃO AO QUE AQUI ESTAMOS REIVINDICANDO, MAS COMPLEMENTANDO O QUE ACIMA FOI EXPOSTO, PARA NÃO PAIRAR DÚVIDAS, PERANTE OS EXCELENTES COLEGAS QUE ATUALMENTE CHEFIAM SUAS UNIDADES POLICIAS, COM ESPLENDOR E DEDICAÇÃO, O “CHEFE” JÁ COMENTADO ENCONTRA-SE NA 3ª SECCIONAL DE POLÍCIA.

    Curtir

  80. —- CALMA! CALMA! CALMA! VAMOS COLOCAR OS PINTOS NOS IS! —-

    1. O ATO PÚBLICO ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELO SEPESP E PELO SIPESP e outras entidades de classe. É FORMAL (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/78-sindicato-convoca-escriv%C3%A3es-e-investigadores-para-ato-p%C3%BAblico-na-alesp ). NÃO É ALGO IMPROVISADO nem “balão de ensaio”.

    2. Na reunião do grupo de trabalho do dia 30/05 será apresentada a contraproposta do Governo a respeito das nossas reivindicações. O que sinalizará o ânimo do Executivo em relação as nossas exigências.

    3. O ato público ocorrerá! O ato público será nosso! Está sendo planejado há semanas e estaremos lá sim!

    4. Talvez essa seja a última reunião em que possamos mostrar alguma pressão antes de baterem o martelo. Depois disso, da decisão final, no pior dos casos, ocorrerá a greve como já votado na assembleia conjunta entre o Sipesp e o Sepesp do dia 12/05 (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/75-escriv%C3%A3es-e-investigadores-aprovam-%E2%80%9Cestado-de-greve%E2%80%9D-nas-delegacias-de-todo-estado ).

    5. O aviso do Sinpol – Sorocaba, disponível em http://www.sinpolsorocaba.com.br/ , deve ser mais que lido – deve ser interpretado – então vejamos:
    _5.1 – acharam que a gente invadiria a reunião do GT empunhando tacapes e jogando coquetéis molotov? Ou praticaríamos atos de vandalismo na porta da Alesp? Claro que não. Não foi isso que acharam (espero!).
    _5.2 – o Sinpol, que está do nosso lado (espero!!!), talvez esteja com medo das coisas fugirem do controle haja vista a mobilização cada vez maior de tais eventos.
    _5.3 – o aviso, muito curto e simplista, por isso confuso, apenas informa que a reunião do GT não será aberta ao público. Isso todos já sabiam. Como já falado e repetido, será um ato para PRESSIONAR através da nossa PRESENÇA.
    _5.4 – o Sinpol, apenas não teve o tato de fazer com que o tom de sua declaração estivesse compatível com o tom de nossos ânimos. Foi como estar feliz ao viajar de avião pela primeira vez e o cara sentado ao seu lado começar a falar sobre acidentes aéreos. Talvez, seja apenas falta de experiência para lidar com as massas (espero!!!!!).
    ________________________

    RESUMINDO (SE VOCÊ TEVE PREGUIÇA DE LER O QUE ESCREVEMOS ACIMA):

    1 – O ATO DO DIA 30/05 É UM MOVIMENTO ORGANIZADO E PLANEJADO PELA SEPESP E SIPESP. NINGUÉM ‘TÁ DE PLAHAÇADA’.

    2 – É, TALVEZ, A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE NOS MANIFESTARMOS COMO CLASSE UNIDA ANTES DE UMA EVENTUAL GREVE, EM CASO DE UMA DECISÃO DESFAVORÁVEL DO GOVERNO.
    _________________________

    OBS: Foda-se o mi-mi-mi!

    Curtir

  81. Investigador ou Escrivão :
    —- CALMA! CALMA! CALMA! VAMOS COLOCAR OS PINTOS NOS IS! —-
    1. O ATO PÚBLICO ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELO SEPESP E PELO SIPESP e outras entidades de classe. É FORMAL (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/78-sindicato-convoca-escriv%C3%A3es-e-investigadores-para-ato-p%C3%BAblico-na-alesp ). NÃO É ALGO IMPROVISADO nem “balão de ensaio”.
    2. Na reunião do grupo de trabalho do dia 30/05 será apresentada a contraproposta do Governo a respeito das nossas reivindicações. O que sinalizará o ânimo do Executivo em relação as nossas exigências.
    3. O ato público ocorrerá! O ato público será nosso! Está sendo planejado há semanas e estaremos lá sim!
    4. Talvez essa seja a última reunião em que possamos mostrar alguma pressão antes de baterem o martelo. Depois disso, da decisão final, no pior dos casos, ocorrerá a greve como já votado na assembleia conjunta entre o Sipesp e o Sepesp do dia 12/05 (http://www.sepesp.org.br/index.php/component/k2/item/75-escriv%C3%A3es-e-investigadores-aprovam-%E2%80%9Cestado-de-greve%E2%80%9D-nas-delegacias-de-todo-estado ).
    5. O aviso do Sinpol – Sorocaba, disponível em http://www.sinpolsorocaba.com.br/ , deve ser mais que lido – deve ser interpretado – então vejamos:
    _5.1 – acharam que a gente invadiria a reunião do GT empunhando tacapes e jogando coquetéis molotov? Ou praticaríamos atos de vandalismo na porta da Alesp? Claro que não. Não foi isso que acharam (espero!).
    _5.2 – o Sinpol, que está do nosso lado (espero!!!), talvez esteja com medo das coisas fugirem do controle haja vista a mobilização cada vez maior de tais eventos.
    _5.3 – o aviso, muito curto e simplista, por isso confuso, apenas informa que a reunião do GT não será aberta ao público. Isso todos já sabiam. Como já falado e repetido, será um ato para PRESSIONAR através da nossa PRESENÇA.
    _5.4 – o Sinpol, apenas não teve o tato de fazer com que o tom de sua declaração estivesse compatível com o tom de nossos ânimos. Foi como estar feliz ao viajar de avião pela primeira vez e o cara sentado ao seu lado começar a falar sobre acidentes aéreos. Talvez, seja apenas falta de experiência para lidar com as massas (espero!!!!!).
    ________________________
    RESUMINDO (SE VOCÊ TEVE PREGUIÇA DE LER O QUE ESCREVEMOS ACIMA):
    1 – O ATO DO DIA 30/05 É UM MOVIMENTO ORGANIZADO E PLANEJADO PELA SEPESP E SIPESP. NINGUÉM ‘TÁ DE PLAHAÇADA’.
    2 – É, TALVEZ, A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE NOS MANIFESTARMOS COMO CLASSE UNIDA ANTES DE UMA EVENTUAL GREVE, EM CASO DE UMA DECISÃO DESFAVORÁVEL DO GOVERNO.
    _________________________
    OBS: Foda-se o mi-mi-mi!

    Concórdo e estarei la !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  82. DINOVO ??? :
    A RESPOSTA PODE SER SIMPLES A SUA PERGUNTA
    VEJA QUANTOS POLICIAIS CIVIS TEM NO PARANA E VEJAM O VOLUME, A ORIGEM, A ARRECADAÇÃO DO PARANÁ . . .
    DEPOIS FAÇA O MESMO CÁLCULO COM O ESTADO DE SP,
    NÃO PAGA PQ A GESTÃO DA VIOLÊNCIA É FERRAMENTA DE PODER DE GOVERNO, E, POLICIAIS NÃO SÃO SERES HUMANOS POLICIAIS EM SP NA DINASTIA KOVAS SÃO PEDAÇOS DE CARNE PARA SEREM TRITURADOS . . .DE PREFERENCIA JUNTO A FAMÍLIA . . .
    PROVEM O CONTRÁRIO !!!

    UM QUALQUER :

    Agente de Operações Policiais :
    Enquanto isso no Paraná……
    Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….
    Delegado:
    Inicial R$ 13.831,10
    Fim de carreira R$ 21.615,16
    Investigador, Escrivão e Papiloscopista
    Inicial R$ 4.727,57
    Final de Carreira R$ 9.180,42
    Agente de Operações Policiais
    Inicial R$ 3.520,20
    Final de Carreira R$ 6.835,84
    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    Se o Paraná paga por que o Picolé não pode pagar. Qual será a desculpa se mostrarem estes parâmetros para ele. A final de contas SP é o estado que tem a menor arrecadação. Só falta ele alegar isto.

    É SÓ COMPARAR A ARRECADAÇÃO DE SÃO PAULO COM O PARANÁ E VEREMOS QUE O PICOLÉ DE CHUCHU É UM PÃO DURO DE PRIMEIRA!!!

    Curtir

  83. Estou otimista que ai bombar….
    Vários colegas do decap irão… (afinal decap participando)
    O deinter, como sempre, irá em peso….

    Curtir

  84. ig :
    GOSTARIA DE POSTAR MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA AO GERENCIAMENTO DA POLICIA MILITAR. COLOCO MINHA OPINIÃO COMO CIDADÃO E NÃO COMO POLICIAL. NUM PLANTÃO, UMA VÍTIMA DE ROUBO ENTRE AO DISTRITO INFORMANDO QUE ACABARA DE SER ROUBADA POR 2 INDIVIDUOS E QUE LEVARAM LAP TOP, CARTEIRA ETC… INFELIZMENTE, POLICIAIS DO PLANTÃO NÃO PODEM SE AUSENTAR DA DELEGACIA, ENTÃO ORIENTEI A VÍTIMA INFORMAR O OCORRIDO AO 190 DA PM, A MESMA ENTROU EM CONTATO E O 190 DA PM INFORMOU QUE A MESMA JÁ SE ENCONTRAVA NO DP E QUE ERA SÓ REGISTRAR A OCORRÊNCIA. ATITUDE QUE SE TORNA CADA VEZ MAS FREQUENTE NO 190 DA PM, FATO QUE NÃO OCORRIA ANTIGAMENTE.
    PENSO QUE, SE FOSSE JOGADO EM REDE DETALHES DO OCORRIDO, TALVEZ ALGUMA VIATURA DE AREA PUDESSE TROMBAR COM OS INDIVIDUOS EM VIA PUBLICA, EFETUAR A PRISÃO E RECUPERAR OS BENS DA VÍTIMA.
    INFELIZMENTE, A POLICIA MILITAR, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS, CADA VEZ MAIS OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO 190, ESTÃO CADA VEZ PIOR, ASSIM COMO O POLICIAMENTE PREVENTIVO TAMBÉM ESTÁ MUITO PRECÁRIO E DEFICIENTE, CAUSANDO CADA VEZ SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA A POPULAÇÃO, QUE É COMPOSTA PELA SUA MAIORIA POR BRAVOS HOMENS E HEROIS.
    FICA O ALERTA A TODOS POLICIAIS POIS NO FUTURO QUEM SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS COM ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO SERÁ TODOS OS POLICIAIS, TANTO CIVIS, COMO MILITARES, BEM COMO SEUS FAMILIARES E TODA POPULAÇÃO. INFELIZMENTE, O COMANDO DA POLICIA MILITAR SE ESTA TÃO PREUCUPADA EM FAZER POLICIA JUDICIARIA, QUE CADA VEZ MAIS DEIXA SUA ATRIBUIÇÃO LEGAL QUE É A PREVENSÃO A DESEJAR!!!!

    ORIENTA A PROCURAR A GUARDA MUNICIPAL QUE SERÁ MUITO MELHOR ATENDIDA!

    Curtir

  85. Meus amigos, vamos valorizar quem mereço, na PC 70% os tiras só cumprem OS e entregam intimação, o restante que ainda querem fazer policia, são impedidos pelos majuras, que não querem dor de cabeça, o propósitos deles é relatar inquéritos e mandar para o forum, policia mesmo, só alguma galinhagem da PM. Falo isso com conhecimento pessoal, pois quando trabalhava, eu e minha equipe fizemos um flagrante de roubo com 3 indiciados e várias vítimas. Ao apresentar as partes a ilustre delegada, me chamou em um canto, me deu uma dura, dizendo que eu deveria me ater ao cumprimento das ordens de serviço. Então srs,. acho justo essa valorização aos Srs. Escrivães, que na realidade são os únicos que trabalham na PC.
    Agora em questão de policia sem sombra de dúvidas faria tal merecimento a gloriosa ROTA, honesta, honrada, respeitada e temida

    Curtir

  86. Caros colegas, acabei de ver na internet: Concurso para fiscal, qq curso de nivel superior, salario 12.000,00; concurso para PRF, qq curso superior: salario 6.000,00; concurso para investigador de SP, qq curso superior, salário 2.120,00 iniciais. Isso é piada, o governador acha que somos trouxas.

    Curtir

  87. antonio :
    Caros colegas, acabei de ver na internet: Concurso para fiscal, qq curso de nivel superior, salario 12.000,00; concurso para PRF, qq curso superior: salario 6.000,00; concurso para investigador de SP, qq curso superior, salário 2.120,00 iniciais. Isso é piada, o governador acha que somos trouxas.

    É UMA VERGONHA O ESTADO QUE MAIS ARRECADA, O ESTADO MAIS PODEROSO PAGAR ESSA MISÉRIA AOS POLICIAIS DE NÍVEL SUPERIOR!!!

    Curtir

  88. Sou da Região de Jundiai – SP, Deinter II. Estarei lá com no mínimo mais 4 colegas escrivães. Faltou mais empenho, desta vez, do sindicato dos policiais de Jundiai – SP. Vamos nos unir e mostrar nossa força. Até lá pessoal, dia 30 às 10:00 horas na ALESP.

    Curtir

  89. AGENTE POLICIAL :
    Policia do Futuro é Policia Unida !!!! :
    Qual é de fato? A Atribuição do Agente Policial na PCSP no Sec XXI.
    Relato de caso apresentado ao Curso Específico de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, ministrado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, exigido como Trabalho de Conclusão de Curso.
    Professor Orientador: XXXX. XXX
    AGENTE POLICIAL: AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA POLICIAL?
    INTRODUÇÃO
    Na Polícia Civil de São Paulo há diversas carreiras que atuam na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, enfim segurança da população no sentido de se sentirem em paz.
    Para essa proteção o Estado utiliza seus agentes, mãos fortes, garantia do efetivo exercício de direitos dos cidadãos pertencentes a uma Sociedade justa, solidária e democrática.
    Naquela Sociedade justa, solidária e democrática que delegou parte de sua liberdade ao Estado, os agentes estatais representam o mais fiel fim estatal, ou seja, o Estado como uma ficção jurídica somente pode atuar e materializar sua força coativa tuteladora da paz social, por meio desses homens e mulheres honrados.
    A Polícia é uma parcela do Estado e da Sociedade, e particularmente voltado à segurança pública, assim, seus agentes, homem ou mulher, que atuam como parte do estado a serviço da polícia/segurança, também o são.
    Nesse contexto, é muito valioso definir cada atribuição daqueles que representam o Estado para cumprirem perfeitamente suas funções, pois se o agente sabe indubitavelmente o que fazer com certeza irá ao encontro do fim procurado pelo ente Estado, a pacificação social e a plenitude do ser humano.
    A Segurança Pública está prevista na Constituição Federal Brasileira de 1988, e nela a Polícia tem um papel importantíssimo de efetivadora do desejo estatal, ficando subordinada ao chefe do executivo estadual, o Governador.
    O Governador mediante projeto de Lei enviado a casa legislativa estadual respectiva, divide as carreiras dos integrantes desse quadro essencial a justiça criminal, cria cargos e suas atribuições.
    Na Polícia Civil de São Paulo, dividida em cargos para uma melhor atuação do fim estatal, há diversas carreiras bem definidas como: Delegado de Polícia (Autoridade Policial) e seus agentes, designados genericamente como “agentes da autoridade”.
    Entre esses agentes estão: Auxiliares de Papiloscopistas, Papiloscopistas, Carcereiros, Investigadores, Agentes Policiais, entre outros.
    Alguns cargos têm denominação, atribuição e exercício consolidados há muito tempo na lei, doutrina e jurisprudência, como podemos citar aqueles chamados de Investigadores, Detetives, Inspetores… Que mesmo com denominação diferente, atuam da mesma forma e com as mesmas obrigações e direitos, todos buscando exercitar a finalidade estatal.
    Há um caso peculiar de agente estatal, cuja denominação, cargo e atribuição causam conflitos na atuação do agente estatal ligado à segurança pública, é o caso do Agente Policial.
    Com essa denominação, e sendo como outros “agentes da autoridade” ele tem atribuição de direito não mais legalmente existente de Motorista, e efetivamente e de fato exercício de atividade fim igualmente atribuída a outras carreiras policiais como investigadores, carcereiros, escrivães. É atualmente um “ad hoc” concursado.
    Alguns dizem que o Agente Policial é o servidor mais “versátil” quanto ao seu uso pela administração, pois não tem uma atribuição, doutrinariamente e juridicamente reconhecida, ou seja, sem função definida, é muito útil, mas sem valor real.
    O tema desse trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe é demonstrar faticamente a sua verdadeira atribuição, ou seja, se é: Agente da Polícia, Motorista, ou outra coisa.
    Os usuários do serviço público da região geográfica dessa Delegacia se diferenciam daqueles das periferias e dos bairros mais distantes, na área do 27º DP há empresas, bairros e residências de alto padrão, alem de shoppings para a classe média e alta.
    É absolutamente normal, ocorrências das mais simples às mais complexas envolvendo artistas ou pessoas com influência na política ou sociedade, como também, mas eventualmente, pessoas simples no sentido de posses, todas necessitando dos serviços dos agentes do estado que atuam nessas dependências de segurança pública – as Delegacias.
    Comparavelmente é possível descrever uma Delegacia de Polícia como um Hospital Público, ressalvadas suas diferenças estruturais e de pessoal, elas têm semelhanças nos atendimentos peculiares feitos pelos agentes estatais que lá atuam.
    Quando qualquer cidadão precisa de auxílio na área da Saúde, imediatamente vai a um Hospital Público, seu caso sempre é “urgente”, desde uma dor de barriga causada por gula ou uma apendicite estuporada, não cabe ao agente estatal que o atenderá diagnosticar o mal, mas pode efetivamente encaminhá-lo e aconselhá-lo enquanto não é atendido pelo Doutor (Médico).
    Pelas regras técnicas que aprendeu e pela experiência do cotidiano, o primeiro agente estatal que atende o usuário do serviço público, exercita o fim estatal, ou seja, o estado só existe para dar plenitude aos anseios dos cidadãos, com isso, ao atender bem e corretamente o usuário (que é um cidadão na acepção genérica da palavra) o agente exercita o poder estatal.
    Para o usuário-cidadão, a visão quanto à personificação do Estado se reflete no agente que vê, ou seja, para ele o agente é o Estado, e assim, de atende mal o Estado simplesmente não atende seu fim, imagina que se paga impostos e dá parte de sua liberdade para ter benefícios, tem a reflexão direta somente na sua necessidade de atendimento e conseqüente fruição desse direito. Não reflete metafisicamente se o Estado está ali presente ou não, quer saber apenas se será atendido ou não.
    Assim, para um usuário do serviço público o que importa é: se foi atendido o seu desejo, se atendeu mal ou se atendeu bem, e a conseqüência lógica disso é o reflexo da conscientização do ente fictício chamado Estado, personificado na forma do agente estatal. É assim que o usuário reconhece o Estado.
    E como o usuário reconhece o agente do estado? Essa pergunta é respondida quando vemos os requisitos para ser agente do estado, que em sua maioria provém por concurso publico e as características e atribuições inerentes à sua profissão.
    Para a Saúde, a característica inerente à profissão é o “jaleco branco”, vestimenta secularizada por demonstrar assiduidade e sentimento de paz.
    O usuário da Saúde ao procurar o Estado-Instituição, chamado Hospital, para atendê-lo, verá um Doutor a cada “jaleco branco” que surgir a sua frente, para ele não importa inicialmente se é Auxiliar, Técnico de Enfermagem, Motorista de Ambulância, Estagiário ou até mesmo Médico, o que deseja é ser bem atendido pelo ente estatal (Hospital) representando por seus agentes que exercitam o fim almejado pela Sociedade, como também pelo Estado que efetiva os direitos postos e garantidos na Constituição Federal Brasileira de 1988.
    O mesmo fenômeno de conscientização ocorre em outros órgãos ou instituições estatais que atendem o público, inclusive na segurança pública e especialmente no atendimento prestado pelos seus agentes nas Delegacias e outros Departamentos.
    Quando um usuário requer atendimento deseja que o Estado se materialize e o atenda, e isso ocorre somente quando o agente estatal tem consciência do que pode ou não fazer, a primeira noção de consciência ou imediata, se dá na pessoa do agente e só depois mediatamente ao ente fictício Estado, ocorre normalmente quando reflete sobre as boas ou más ações governamentais, e pensa assim: “É! O governo é bom, pois me atendeu quando precisei.” ou vice versa.
    AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA?
    Segundo o Manual Operacional do Policial Civil, na pag.68 prevê de fato a atribuição dos Agentes Policiais, desenvolvendo atividades típicas à dos Investigadores, senão vejamos:
    Outros policiais, eventualmente, poderão integrar uma equipe de investigação, principalmente o Agente Policial (…). Na Polícia Civil paulista, atualmente, os Agentes Policiais têm suas funções muito assemelhadas às dos Investigadores de Polícia. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 68 grifos nossos).
    Relevante explanação, sobre a figura do Agente Policial é contida no Manual de Polícia Judiciária, afeta aos trâmites administrativos e documentais policiais, vejamos, segundo Hélio Tornaghi (apud) os efeitos e os sujeitos da prisão em flagrante:
    Aponta Helio Tornaghi, na prisão em flagrante, três importantes efeitos: “1) a exemplaridade que serve de advertência aos maus; 2) a satisfação que, restitui a tranqüilidade aos bons; 3) o prestígio que, restaura a confiança na Lei, na ordem jurídica e na autoridade. (…)
    Visando atendê-los, o Estado, na defesa de sua própria existência, e no interesse da manutenção da ordem, da segurança, e da tranqüilidade, exerce, imediata e exemplarmente, sua principal finalidade, fazendo com que o autor da infração penal, ainda mesmo antes da sentença condenatória, responda pelo ato que praticou. Descoberto no ato de sua realização, sua captura em flagrante pode ser realizada por agentes do próprio Estado ou por qualquer do povo. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Diferencia ainda o mestre Tornaghi, sobre a prisão facultativa e obrigatória definindo essa última como:
    Compulsoriamente são obrigados a efetuar a captura de quem está praticando ilícito penal e, portanto, em estado de flagrância, as autoridades policiais e os seus agentes. (grifos nossos)
    Seria fácil, somente com as definições desses manuais, obter a definição da atribuição finalística do Agente Policial, mas ainda podemos citar outra definição do fim estatal exercitado por meio de seus agentes:
    Todos os demais servidores públicos, à exceção dos agentes policiais, nestes incluídos os policiais militares, os Peritos criminais, os médicos Legistas, e outros integrantes de carreiras policiais, na realização de captura em flagrante, podem, como qualquer do povo, efetuar a prisão. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Portanto, outros servidores “podem” prender e os servidores policiais – agentes da autoridade – devem prender em pura atividade fim estatal/policial.
    Não seremos ingênuos na definição da palavra posta acima, afirmando que o Agente Policial é mesmo “agente policial” usado genericamente na citação. Pois sabemos que agente policial é gênero e na sua família encontram-se tanto os investigadores, carcereiros, escrivães, como também o próprio Agente Policial, todos legítimos “agentes” da Autoridade Policial.
    Essa definição se encontra espalhada em quase todos os documentos policiais referindo-se aos agentes policiais genericamente, inclusive naqueles pertinentes ao uso de viaturas policiais e ocorrências envolvendo as mesmas, vejamos no pequeno trecho abaixo, o que diz a Resolução SSP-23, de 10 de março de 1983, sobre acidentes de trânsito envolvendo viaturas policiais:
    Art. 2º As autoridades e agentes policiais que primeiro tomarem conhecimento da ocorrência, que implique apreensão ou remoção do veículo, deverão tomar as providências necessárias para a perfeita individualização do veículo, que cumpre submeter à pericia, e o correto encaminhamento ao local devido. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 425 grifos nossos).
    Também nessa Resolução não há definição específica da atribuição do Agente Policial como motorista exclusivo da viatura policial, é usado o termo para todos os policiais que eventualmente utilizam a viatura e possam vir a participar de ocorrências.
    Percebe-se que o termo Agente Policial guarda pertinência lógica e direta de agente da autoridade policial e dentro do organograma estatal é Agente da Polícia, pois serve à Instituição Policial e não a uma determinada pessoa investida.
    Essa servidão ao Estado e não a um indivíduo advém de princípios constitucionais dispostos no artigo 37 da CRFB, sendo o principal o da Impessoalidade, que segundo Nestor Sampaio Penteado Filho seria:
    O principio da impessoalidade, também chamado de principio da finalidade administrativa, impõe à administração agir sempre dentro de um equilíbrio, evitando perseguições políticas deletérias (infelizmente corriqueiras no serviço público, mormente na atividade policial, à vista do comportamento de certos chefes medíocres), assim como na concessão de benesses aos apaziguados ou protegidos.
    Destarte, esse princípio completa o da legalidade, na medida em que o administrador público deverá sempre buscar a finalidade legal, com transparência, pois age de acordo com a vontade dela e não de acordo com a sua própria vontade.
    Quaisquer desvios de finalidade do ato praticado importam na sua nulidade por excesso de poder ou desvio de finalidade. (PENTEADO FILHO, 2008. pag. 200)
    Historicamente o cargo de Agente Policial deriva da antiga denominação de Motorista Policial, conforme descrevia a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, que teve sua denominação alterada conforme vemos a seguir:
    Artigo 8º – Os cargos de Motorista, pertencentes ao Quadro da Segurança Pública, ficam com sua denominação alterada para Agente Policial, devendo ser integrados no nível inicial da respectiva série de classes. (grifos nossos).
    A Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, alterou o requisito para o cargo de Agente Policial de 1º Grau para 2º Grau (antigo ensino médio), nivelando a graduação para o mesmo grau dos Investigadores e Escrivães de Polícia, nada esclarecendo sobre a atribuição do novo Agente Policial, ou seja, houve criação e denominação do cargo, mas não houve legalmente as especificações de suas funções.
    Neste interstício de 24 de dezembro de 1986 a 06 de maio de 1987, houve omissão normativa da atribuição do Agente Policial e, mediante uma portaria, definiu-se as funções de tal atividade essencial a justiça criminal, como sendo:
    Portaria da Delegacia Geral de Polícia nº 12 de 06 de maio de 1987.
    Art. 1º – Incumbe aos Agentes Policiais:
    I – Dirigir os veículos patrimoniados na Divisão de Transportes do DADG, bem como aqueles cujo uso pela Polícia Civil, tenha sido legalmente autorizado:
    II – Nos termos do decreto 9543 de 01 de março de 1977:
    a) inspecionar o carro antes da partida e durante o percurso;
    b) requisitar ou providenciar a manutenção preventiva do veículo, compreendendo especialmente:
    (…)
    Art. 2º – É vedado atribuir ao Agente policial incumbência própria de outras carreiras policiais. (PORTARIA DGP – 12, 1987 grifos nossos).
    Destarte a preocupação do Chefe da Polícia Civil em regulamentar a atribuição, que legalmente é conferida pelo Poder Hierárquico e Regulamentar, acreditamos que a definição da atribuição do Agente Policial foi incorreta pelo meio e conteúdo utilizado.
    No direito administrativo brasileiro tem-se a figura da portaria que é espécie do gênero do ato ordinatório e, segundo o Mestre Hely Lopes Meirelles seria:
    Atos administrativos ordinatórios são os que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São provimentos, determinações ou esclarecimentos que se endereçam aos servidores públicos a fim de orientá-los no desempenho de suas atribuições. Tais atos emanam do poder hierárquico, razão pela qual podem ser expedidos por qualquer chefe de serviço aos seus subordinados, desde que o faça nos limites de sua competência.
    (…)
    São atos inferiores à lei, ao decreto, ao regulamento e ao regimento. Não criam, normalmente, direitos ou obrigações para os administrados, mas geram deveres e prerrogativas para os agentes administrativos a que se dirigem, de outras autoridades administrativas, quando esta for a espécie de ato estabelecido em lei, a portaria.
    (…)
    Além da função ordinatória precípua, esses atos se prestam também à investidura de servidores subalternos em suas funções e a transmissão de determinações superiores gerais ou especiais, concernentes ao serviço e a seus executores.
    Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior freqüência e utilização na prática, merecem exame as instruções, as circulares, os avisos, as portarias, as ordens de serviço, os ofícios e os despachos.
    (…)
    Portarias – Portarias são atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para
    funções e cargos secundários. (MEIRELLES, 1989, pag. 160, grifos nossos)
    Como vimos a Portaria é instrumento hábil para expedições de determinações gerais ou especiais aos seus subordinados, não se hierarquizando com a Lei, logo, para cada ato administrativo deve ter sua respectiva direção.
    Somente por Lei ou Projeto de Lei de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo pode-se criar cargos e de conseqüência lógica material, suas atribuições, isso ocorreu efetivamente com a Lei Complementar que criou o cargo de Motorista Policial, definindo sua denominação, atribuição, deveres e direitos inerentes ao cargo público.
    Mas isso não ocorreu, pois com a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986 que alterou a denominação do cargo e, nem mesmo em uma segunda oportunidade com a Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, não se retificaram ou ratificou a impropriedade.
    Percebe-se a omissão legislativa, atualmente ainda perdura e não se sanou o vício formal, uma simples portaria extrapola a competência do administrador, ela é inferior à Lei, e só existe para complementá-la nos limites legais, para atribuir novas funções ou regularizar as já existentes.
    Sobre a vigência das Leis, o Código Civil na sua Lei de Introdução, especifica claramente essa questão, dispondo que:
    Art.2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra modifique ou revogue.
    Parágrafo 1º. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com incompassível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (BRASIL, 2010. pag. 239 grifos nossos)
    A Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, revogou expressamente a Lei de criação, denominação e atribuição do antigo Motorista Policial, assim, a antiga é letra morta e enterrada, e em nosso direito pátrio ela nunca se repristinará.
    Metaforicamente podemos imaginar a Lei do cargo de Agente Policial, como uma anomalia administrativa jurídica, pois se retirou, mediante portaria, parte de um cadáver (Lei que deu atribuição de motorista) e a enxertou em um ser vivo (Lei Complementar Nº. 494, de 24/12/1986) criando-se uma coisa, que não é Motorista – pois a Lei jaz falecida – e nem Agente da Polícia, pois a Lei nova não diz isso.
    Como quem vive de passado é museu, cabe analisar atualmente com se desenvolve o trabalho desse importante ator na distribuição de justiça e pacificação social, finalidade estatal.
    No corrente ano (2011) os corredores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo têm sido agitados por passos dos mais variados, desde novos integrantes da carreira policial bem como policiais mais antigos, que voltam à magnífica Casa de Ensino para reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento de seu trabalho na defesa do Estado, da Sociedade e da República.
    A Polícia antes a serviço de um Estado repressor passou a ser uma Policia Republicana, ou seja, não mais atende aos interesses dos gerentes estatais com ações pontuais e determinadas por interesses escusos, passou a ser legítima representante estatal na garantia e exercício dos direitos da população, agindo em favor de um todo.
    Em setembro de 2010, se abriu vagas para o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, requisito necessário para ascensão de classes (da 3º para a 2º), até o topo da classe, especial. Concorreram aproximadamente 300 candidatos para 80 vagas, tendo o curso iniciado em 04/10/2010, com alguns desistentes justificados.
    Oportunidade única de rever velhos companheiros de sala de aula e verificar quais modificações ocorreu em suas personalidades, pois a polícia como Instituição, pode tanto moldar ou/e enaltecer o caráter do homem, ampliando suas virtudes ou defeitos.
    Interessante frisar que nos primeiros dias de curso foi-nos entregue uma “analise do cargo” do Agente Policial, confeccionado pela Academia de Policia por meio da Seção de Psicotécnica do Núcleo de Orientação Psicológica, transcrevemos alguns apontamentos das análises descritas:
    2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.
    Dirigir viatura policial ou veículo afim, estando sob sua responsabilidade os cuidados essenciais quanto à higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos, no período em que os estiver utilizando.
    (…)
    Participar de flagrantes, podendo até ser condutor.
    (…)
    Atender ocorrências policiais quando fizer parte de equipe que execute esse tipo de atividade.
    (…)
    Observação: o Agente Policial, no dia a dia, como se ode perceber tem atividades similares ao do Investigador de Polícia.
    5. PONTOS CRÍTICOS.
    O maior desafio é a discriminação em determinados setores, pelo Investigador de Polícia e autoridade.
    Existe discriminação entre “tira” e o agente, com diferença de salário e hierarquia, sendo este último alvo de chacota. (HADAD, 2005. pag.?)
    A leitura detalhada dessa análise de cargo desmistifica o senso comum de que o Agente Policial é o Motorista e reforça o entendimento de que é de fato Agente da Polícia, pois como explanamos anteriormente ele efetivamente deve prender (flagrante obrigatório/compulsório), pois é policial e agente da autoridade, além disso, participar não é a mesma coisa que ser autor, senão vejamos o que Mirabete diz a respeito: “Fala-se em participação, em sentido estrito, como a atividade acessória daquele que colabora para a conduta do autor com a pratica de uma ação que, em si mesma, não é penalmente relevante. “ (Manual. pag. 18 grifos nossos)
    Da mesma forma o eminente processualista Yshida explana com maestria sobre o flagrante sendo: a) Sujeito ativo é aquele que efetiva a prisão, podendo ser: (a1) flagrante facultativo: qualquer do povo, existindo inclusive a possibilidade de apreensão de coisas (RTJ58/34); (a2) flagrante compulsório: autoridade policial e agentes que têm obrigação de realizar a prisão. (Processo, pag. 161 grifos nossos).
    Se aceita tal posição de que o Agente Policial participa de flagrante e pode prender, estaremos retirando-o do seio policial e inserindo-o como um simples cidadão ou agente público de outras secretarias sem a função de polícia judiciária, e a própria realidade do cargo demonstra incompatibilidade, pois o flagrante para ele é, de fato e de direito, obrigatório e não facultativo, assim, bastaria verificar as implicações penais de uma ou outra posição para se ter certeza de que o Agente Policial é agente da autoridade, com seus direitos e deveres inerentes ao cargo.
    Podemos ressaltar a própria definição do cargo e de sua atribuição prevista na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério de Trabalho e Emprego do Governo Federal, onde classifica o Agente Policial como:
    Código (3518) Títulos (Agentes de investigação e identificação)
    (3518-10) INVESTIGADOR DE POLÍCIA: Agente policial, Comissário de polícia, Detetive de polícia, Inspetor de polícia. (3450-Código Internacional CIUO88- Inspectores de policía y detectives). (BRASIL, 2010 grifos nossos)
    Convém lembrar que essa classificação do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) teve a participação de especialistas de diversas áreas, inclusive da : Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP-SP); Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (SSP/SP); Polícia Civil do Estado de São Paulo; Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contando com nomes de Delegados ativos e influentes que se propuseram ao aperfeiçoamento do trabalho policial.
    No retorno à Academia encontramos colegas que saíram após o curso inicial e foram para plantões e ainda lá permaneciam e outros que estão 100% operacionais (Garra/DEIC) e outros ainda especializados em informática, inteligência, investigação, trabalhando até na Corregedoria, etc. O que impressionou é que a maioria nunca trabalhou como Motorista, e mais, apenas um (01) trabalhava na “Frota” mesmo assim em serviço burocrático, evidente fica a verdadeira atividade do Agente Policial, ou seja, é Agente da Polícia.
    Para confirmar essa realidade decidimos realizar uma pesquisa para saber onde efetivamente trabalham os Agentes Policiais que estavam na Academia para a realização do Curso de Aperfeiçoamento, dos alunos presentes 66 se dispuseram a colaborar e declinaram onde trabalhavam, segue abaixo em forma de gráfico o resultado encontrado:
    Obs- O gráfico não pode ser reproduzido no envio do trabalho (Márcio)
    Analisando o gráfico acima apresentado, podemos perceber que a maioria trabalha em plantões policiais, em atribuições afetas ao ofício de uma Delegacia, ou seja, atender ao público, prender, custodiar presos, participar da lavratura do flagrante como condutor ou testemunha, cumprir Ordens de Serviço, investigar, confeccionar Boletins de Ocorrência, quando devidamente autorizado.
    Percebe-se também que o serviço de Motorista não existe de fato, eventualmente pode-se prever o uso da viatura, mas como qualquer outro agente da autoridade ou Agente da Polícia.
    Muitos trabalham em setores especializados tipicamente operacionais de investigação e ação como: GARRA; DEIC, DISE, DIG ou em outros setores especializados administrativos Corregedoria, Gabinete do Secretário, Capturas e com certeza não trabalham nesses locais trocando óleo de viatura ou somente dirigindo-as, e sim temos vários como chefes, que é cargo de confiança, ou outra função hierarquicamente superior, mesmo recebendo uma remuneração inferior, enfim o que vale é a competência do homem ou mulher Agente Policial.
    Na sua obra Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo o professor e também Delegado de Polícia Ricardo Ambrosio Fazzani Bina, expõe de maneira clara e brilhante, as pessoas que devem submissão à Lei 207/1979 (Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo):
    A LOPC definirá cargos, os direitos e deveres dos policiais civis no exercício de suas funções, a remuneração, a jornada de trabalho, as transgressões disciplinares, os procedimentos administrativos e demais normas pertinentes à Instituição Policial Civil. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    Logo após, o professor transcreve parte da LOPC e sua aplicação nos diversos cargos, estando o Agente posterior ao Investigador, vejamos:
    I – Delegado de Polícia;
    II – Escrivão de Polícia;
    III- Investigador de Polícia;
    IV – Agente Policial;
    V – Agente de Telecomunicações Policial;
    VI – Papiloscopista Policial;
    VII – Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    VIII – Carcereiro Policial;
    (…)
    Os cargos de I ao VIII são da Polícia Civil e os demais, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    De todos os policiais, aqueles que trabalham efetivamente em plantões policiais são os: Delegados, Escrivães, Carcereiros, Investigadores e Agentes Policiais, sendo que eventualmente encontramos em algumas delegacias, oficiais administrativos ou outros servidores.
    Como dissemos anteriormente, a necessidade de saber exatamente qual é a atribuição do Agente Policial poderá contribuir significativamente para o exercício da cidadania, para com o próprio policial e também para o usuário da segurança pública. A polícia e o policial reconhecendo-se saberão agir melhor e atender aos anseios da Sociedade, sobre isso Rolim, comentando sobre a eficácia das polícias, nos traz uma nova perspectiva de estruturação policial:
    Parece claro que uma estrutura policial reconhecidamente competente em seu trabalho e que receba, por conta disso, o respeito e a admiração popular terá maiores possibilidades de exercer sobre esta mesma população uma influencia positiva e, nesta relação, de ver aumentar as suas próprias possibilidades de êxito. Pelo contrário, uma estrutura de polícia que se descubra desmotivada, que não possua qualquer projeto quanto ao seu próprio futuro e que esteja fragilizada por práticas internas de corrupção e violência só poderá reforçar entre a população os piores valores ali já existentes. Enquanto isso, ela aumenta o fosso que a separa das possibilidades virtuosas derivadas de uma relação democrática e respeitosa com o público a que deva servir. (ROLIM, 2006. pag. 39 grifos nossos)
    Caros leitores, termino como comecei, justificando aquilo que disse e, talvez agora, um pouco mais convencido do meu papel como Agente da Polícia e não Motorista, pois como reafirmei em diversas passagens desse Trabalho de Conclusão de Curso, é que o que vale é a atitude do homem e não o seu rótulo e se estou policial é para servir o próximo, garantir a continuidade do estado democrático de direito por meio da Instituição Policial, bem como a manutenção da paz social que, se conseguida, tanto eu quanto minha família se beneficiará, enfim, o desejo de uma Sociedade que reconheça o homem por aquilo que faz e não por mera denominação.
    Cito um último autor e seus escritos morais – Bobbio – como exemplo daquilo que imagino ser o desejo e a finalidade do Estado e da Sociedade.
    A conduta que precisa ser justificada é a que não está conforme as regras. Não se justifica a observância da norma, isto é, a conduta moral. A exigência da justificação nasce quando o ato viola ou parece violar as regras sociais geralmente aceitas, não importa se morais, jurídicas ou de costume. Não se justifica a obediência, mas a desobediência, e isto se se considera que ela tenha algum valor moral. Não se justifica a presença numa reunião obrigatória, mas a ausência. Em geral, não há nenhuma necessidade de justificar o ato regular ou normal, mas é necessário dar uma justificação ao ato que peca por excesso ou por falha, sobretudo se se deseja salvá-lo. (BOBBIO, 202 pag. 54-55).
    CONCLUSÃO
    A discriminação em geral se reveste de diversas formas, algumas vezes mais visíveis e outras camufladas em gestos ou expressões, veladas, submetendo o homem a transformar-se num objeto, um número, uma coisa.
    Quando isso acontece de um homem para outro, reconhecer a discriminação fica mais fácil, mas quando se dá por alguém ou Instituição que deveria representar os anseios do povo como o Estado, fica muito difícil lutar contra ela.
    O Estado discrimina negativamente mais nos direitos do que nos deveres, os chefes querem que se cumpra a Lei pela necessidade do trabalho policial, para permanecer o “status quo” aceitam que o Agente Policial seja agente da autoridade, ocupe cargo de confiança e trabalhe em outras funções, mas no momento de requerer direitos é um Motorista, àquele que dirige viaturas e troca óleo, não sendo possível pareá-lo ou dar-lhe garantias como outras carreiras policiais.
    Agente da Polícia nos deveres, Motorista nos direitos, e Agente Policial na manutenção da estrutura policial atual.
    Hoje, segundo dados da Intranet da Polícia Civil de São Paulo, há um universo de 2559 Agentes Policiais na ativa, espalhados pelo estado de São Paulo.
    No Curso de Aperfeiçoamento (CEA) para Agente Policial de 3º Classe ministrado na Academia da Polícia Civil de São Paulo neste ano de 2010, 80% dos integrantes tinham Nível Superior, alguns Especialistas e outros cursando Mestrado, alguns até com mandato eletivo, todos buscando aperfeiçoamento pessoal e profissional para transformar a imagem de, uma antiga, polícia repressora da Ditadura para outra, atual e nova, Polícia Cidadã a exemplo da Constituição Brasileira de 1988.
    Acreditamos que no universo total de Agentes Policiais a proporção de formação deva ser a mesma, pois a maioria era oriundo do DEINTER (Departamento do Interior) e DEMACRO (Departamento da Macro SP), representando cidades importantes como: Pirassununga, Cesário Lange, São Bernardo do campo, Santo André, Presidente Prudente, Botucatu, Sorocaba, Diadema, Presidente Venceslau, Inhandeara, Tupã, Assis, Itapevi. Mogi das cruzes, Itapetininga, Osasco, entre outras.
    Esse TCC teve o intuito de sugerir mudanças para a reestruturação das carreiras policiais, de todas, num modelo para valorizar as atividades policiais com a criação, denominação e atribuição dos cargos e conseqüentemente valorização de seus ocupantes.
    Sentimos que a reestruturação da Polícia Judiciária deve passar necessariamente pelo conhecimento do policial como um cidadão (homem ou mulher), que faz parte de uma Sociedade, que é parte do Estado, que tem capacidade de ação, formação familiar e acadêmica bem estruturada para contribuir para um futuro mais justo e pacífico, para todos os brasileiros e para as gerações futuras.

    sinpol – sp
    sindicato unico já !

    Curtir

  90. 28/05/2012 – 22h03
    Comissão de juristas acaba com prescrição no crime de tortura
    PUBLICIDADE

    NÁDIA GUERLENDA
    DE BRASÍLIA

    A comissão de juristas responsável pela reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira proposta que acaba com a prescrição –prazo para processar o acusado de um crime– no crime de tortura.

    Comissão de juristas criminaliza bullying e perseguição
    Juristas criminalizam atos médicos contra a vontade do paciente
    Comissão aprova criminalização da homofobia no novo Código Penal
    Abandono de animais pode se tornar crime no país
    Comissão de juristas sugere descriminalização do uso de drogas

    Assim, caso o texto vire lei, a tortura passa a ser um crime imprescritível, ou seja, o acusado pode ser processado a qualquer tempo. Um exemplo de crime imprescritível na legislação atual é o crime de racismo.

    Atualmente, a tortura é caracterizada como sendo o ato de obrigar alguém, mediante violência ou ameaça, causando grave sofrimento físico, a fornecer informação ou a cometer crimes. Outra hipótese é a tortura baseada na discriminação racial ou religiosa.

    Os juristas incluíram nessa hipótese outras formas de discriminação: por causa do gênero, cor, etnia, identidade ou orientação sexual, procedência nacional ou regional. Na semana passada, a comissão aprovou texto criminalizando essas mesmas formas de preconceito, igualando-as ao racismo.

    Outra mudança trazida ao crime foi o aumento da pena. Atualmente, a tortura é punida com dois a oito anos de prisão. Na proposta da comissão, a pena subiria para quatro a dez anos.

    Caso da tortura resulte uma lesão grave permanente, o tempo de prisão sobe para 6 a 12 anos. Se resultar morte não intencional, oito a 20 –no caso de morte intencional, o acusado responde tanto pela tortura quanto pelo crime de homicídio.

    A comissão incluiu ainda a previsão de punição no caso em que os efeitos da tortura provocaram o suicídio da vítima. Nesse caso, a pena para o acusado seria a mesma aplicada quando a consequência é a morte: oito a 20 anos de prisão.

    Os trabalhos da comissão devem se encerrar no final de junho, quando as propostas consolidadas serão encaminhadas para votação do Congresso. Apenas após a aprovação das duas Casas é que o texto vira lei.

    Curtir

  91. ‘Meu sentimento é de indignação’, afirma Lula em nota
    ‘Veja’ afirmou que Lula pressionou ministro do STF para adiar mensalão.
    Ex-presidente diz que versão publicada em texto da revista é ‘inverídica’.

    que PORRA DE PAIS É ESTE MEUS AMIGOS, IMAGINA SE UM POLICIAL NO FORUM FICA CALADO? SE UM DELEGADO NA DELEGACIA SE CALA?

    NO SENADO PODE TUDO, E OS CARAS AINDA FAZEM A GENTE DE IDIOTA,

    EITA POVINHO DO CARALHO ESTE BRASILEIRO, VAMOS METER A BOCA, PT É O PIOR DOS PIORES

    ESTAMOS COMEMORANDO I IMPCHETMAN DO COLLOR? VAMOS FAZER O DELA TAMBEM

    FORA PT FORA PSDB

    Curtir

  92. manoel :

    Maria :

    zemane@hotmail.com :

    quem te disse que as outras carreiras tem inteligência o suficiente para lavrar boletim.Maria :Infelizmente, vocês estão se esquecendo do ponto principal, de que esse ano é ano eleitoral, por isso, e SOMENTE por isso, os deputados, “estão comovidos” com a situação dos escrivães e investigadores, e essa comissão não vai dar em nada, pois se o governo estivesse preocupado já teria cumprido a lei que é de 2008. Se a lei existe desde 2008, então para que criar comissão? Acordem gente, isso somente será mais um passa moleque do Governo. E fazer greve, pode esquecer, que não vai dar em nada, ou já se esqueceram que por determinação QUALQUER carreira pode lavrar boletim de ocorrência? Aliás, isso já existe na 8º Seccional, onde na maioria dos “atendimentos ao público” não há escrivão ou investigador e, sim as demais carreiras atendendo ao público e elaborando boletins de ocorrência. Mas uma vez vamos tomar um passa moleque do governo.

    Não faço distinção entre as carreiras, desde que se comprometam a fazerem aquilo que se propuseram quando foram nomeados. E para lavrar boletim de ocorrência, desde que a Autoridade Policial, esteja ao lado, tipificando o crime e ditando o histórico, qualquer pessoa tem capacidade e inteligencia sim. Talvez seja por preconceitos igual ao seu, que estamos nesta água de salsicha que estamos. E para ver realmente se outra carreira tem ou não “inteligencia o suficiente” para lavrar boletim de ocorrência, venha passear até o fundão da zona leste, nos distritos policiais, exceto as CPJs, para ver quem estar lavrando os BOs.

    digitar um documento precisa ser policial

    Onde esta escrito que “para digitar um documento precisa ser policial?”. Você já se esqueceu dos escrivães “ad hoc”, faça-me um favor, para digitar um documento, somente precisa saber onde estão as letras em um teclado.

    Curtir

  93. Colegas, antes de qualquer coisa UNIAO essa eh a palavra chave que NUNCA NUNCA, existiu entre nos, investigadores, escrivaes, agentes de tele, agentes, carcereiros, papi, auxiliar de papi, estamos no mesmo barco!!!!!!! UNIAO Estao forcando a barra em alguns departamentos como o DH, primossssssssssssssssssssss ricos ou pobressssssss, vamos nos unirrrrrrrrrrrrrrrr, cara chega um determinado momento que inexiste o preconceito, que as picuinhas bastam e que temos que pensar no todo como um denominador comum…. vamos???????!!!!!! DE VE MOS !!!!! Questao de honra, de justica, de amor a carteira, a carreira, seja qual for eh SUA ninguem tira de vc, hora de parar, pensar no todo, pensar so nos nossos eh O TE MO, mas chega um momento que todos temos que pensar em TODOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, vamos juntos sem distincao, carreira unica, pela justica, como sou tira e sempreeee das fileiras em varios lugares, conheco “tiras” que nao sobem favela que tem “piso” de lama, porem……… por isso hj penso assim: a favor da carreira unica, como ja trampei com escrivaes que iam pra operacoes em favelas sem piso de marmore e atiravam melhor que muitos “tiras” so na carteira, dou gracas a Deus de ter trabalhado em lugares variossssss Decap, Denarc, Dhpp….Dird, varios e sempre conhecer varias pessoas com varias ideias, assim, hj, sou sim a favor de todos os colegas que ja colocaram suas vidas a prova pela sociedade!!!!!! IGUALDADE, CHEGA DE PR OU PB!!!!!!!!!

    Curtir

  94. Amigos e colegas na ALESP devemos tomar cuidado para que a P2 se infiltre e faça como a greve dos professores e tumultuem o evento, se bem que pelo menos um foi seguro pelos professores, digo preso. Vamos olhar bem que está ao nosso lado e destoe do principio da manifestação.
    Vamos todos manifestar nosso direito liquido e certo, está em Lei, só resta o governado reconhecer o que merecemos e o que ele mesmo reconheceu. Se não vamos para a greve novamente, pelo motivo do governo do Estado não cumprir sua própria Lei.

    Vamos todos para a ALESP, com todo cuidado com intrujões, eles estarão lá com certeza, pelo governo e mesmo razões deles mesmos. Então vamos atentos, pois a imprensa estará lá a posto para nos colocar contra a opinião publica, já que está sempre a serviço do governador.

    Curtir

  95. hc :
    Amigos e colegas na ALESP devemos tomar cuidado para que a P2 se infiltre e faça como a greve dos professores e tumultuem o evento, se bem que pelo menos um foi seguro pelos professores, digo preso. Vamos olhar bem que está ao nosso lado e destoe do principio da manifestação.
    Vamos todos manifestar nosso direito liquido e certo, está em Lei, só resta o governado reconhecer o que merecemos e o que ele mesmo reconheceu. Se não vamos para a greve novamente, pelo motivo do governo do Estado não cumprir sua própria Lei.
    Vamos todos para a ALESP, com todo cuidado com intrujões, eles estarão lá com certeza, pelo governo e mesmo razões deles mesmos. Então vamos atentos, pois a imprensa estará lá a posto para nos colocar contra a opinião publica, já que está sempre a serviço do governador.

    Curtir

  96. hc :
    Amigos e colegas na ALESP devemos tomar cuidado para que a P2 se infiltre e faça como a greve dos professores e tumultuem o evento, se bem que pelo menos um foi seguro pelos professores, digo preso. Vamos olhar bem que está ao nosso lado e destoe do principio da manifestação.
    Vamos todos manifestar nosso direito liquido e certo, está em Lei, só resta o governado reconhecer o que merecemos e o que ele mesmo reconheceu. Se não vamos para a greve novamente, pelo motivo do governo do Estado não cumprir sua própria Lei.
    Vamos todos para a ALESP, com todo cuidado com intrujões, eles estarão lá com certeza, pelo governo e mesmo razões deles mesmos. Então vamos atentos, pois a imprensa estará lá a posto para nos colocar contra a opinião publica, já que está sempre a serviço do governador.

    Boa! Muito bem observado, colega. Temos que ficar atentos a isso mesmo!

    Curtir

  97. INFORMAÇÃO :
    SINPOL SOROCABA
    Sobre a Reunião na ALESP em 30/05
    Seg, 28 de Maio de 2012 16:29
    O Sinpol Informa aos seus Associados, em Particular aos Escrivães e Investigadores, que Aa Reunião do Dia 30 de Maio, às 10 Horas, na Assembléia Legislativa, será apenas entre os integrantes do grupo de trabalho.
    O comparecimento de Escrivães e Investigadores, que é Válido, deve cingir-se a um ação de presença, uma pressão velada, sem conotação de protestos, pois, por enquanto não Há Motivos Para Tanto.
    Até aqui, tudo vem caminhando bem. Não podemos dar motivos para que digam que fomos precipitados e intransigentes.
    Caso o posicionamento do Gt seja Contrário ao que postulamos, aí sim, devemos protestar.
    Maria Ap de Queiroz Almeida

    Isso é que eu chamo de sindicalismo pelego.

    Curtir

  98. ATENÇÃO COLEGAS! Que o P2 estará lá é FATO. Então, se aparecer algum agitador, vamos ter certeza que é policial civil e acalma-lo. Temos que ter cuidado para não sermos manipulados.

    Curtir

  99. Injustiçado :

    hc :
    Amigos e colegas na ALESP devemos tomar cuidado para que a P2 se infiltre e faça como a greve dos professores e tumultuem o evento, se bem que pelo menos um foi seguro pelos professores, digo preso. Vamos olhar bem que está ao nosso lado e destoe do principio da manifestação.
    Vamos todos manifestar nosso direito liquido e certo, está em Lei, só resta o governado reconhecer o que merecemos e o que ele mesmo reconheceu. Se não vamos para a greve novamente, pelo motivo do governo do Estado não cumprir sua própria Lei.
    Vamos todos para a ALESP, com todo cuidado com intrujões, eles estarão lá com certeza, pelo governo e mesmo razões deles mesmos. Então vamos atentos, pois a imprensa estará lá a posto para nos colocar contra a opinião publica, já que está sempre a serviço do governador.

    Para que não haja P2 da PM no meio, recomendo a utilização de nossos distintivos ostensivamente, e na dúvida, como policiais civis que somos, pediremos a funcional do camarada ou identificação equivalente.

    Curtir

  100. “SÓ PARA CONSTAR E PARA NOSSA INDIGNAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS COLEGAS DE BAURU, TIVE CONHECIMENTO AGORA HÀ POUCO, QUE O SR. “VANDERLEI BAILONE” NEGOU QUE SE CONTRATASSE TRANSPORTE PARA IREM A ALESP AMANHA, AO CONTRARIO DO SIPESP QUE DE PRONTO, NA PESSOA DO SR. REBOUCAS, DESDE A ULTIMA SEXTA-FEIRA JÁ HAVIA CONCORDADO EM LIBERAR VERBA PARA O TRANSPORTE DOS SINDICALIZADOS”…

    Curtir

  101. Acreditem!!! Os chefes do DECAP estão divulgando e até incentivando os policiais a comparecerem na ALESP. Estou começando a acreditar. DECAP em peso na ALESP. Essa é a hora. Se essa manifestação trouxer algum benefício, você que não tirou sua bunda gorda da cadeira deve se envergonhar. Se nada faz por você, além de reclamar, pelo menos faça para SUA FAMÍLIA. Acordem. É a última chance. É muito fácil para o governo “bater” em uma classe desunida. Aliás eles agem sempre baseados nessa conhecida desunião. Por outro lado, se você ama o picolé, apóia a maneira como ele e seus antecessores dirigem esse Estado melhor ficar em casa. Jamais faça mal a quem você ama e que te trata tão bem.

    Curtir

  102. ão contrario de sorocaba,que a presidente do sinpol informa não necessidade de comparecimento de policiais do deinter 7 na alesp.

    Curtir

  103. Está no site do governo do Estado de São Paulo, a abertura de concurso para procurador do Estado,105 cento e cinco vagas, nível universitário, salario inicial R$ 17.553,00, PARA ELES NUNCA FALTA DINHEIRO, já para nós lei de responsabilidade fiscal, amanhã é o dia “D”

    Curtir

  104. Site do governo do Estado de São Paulo, concurso para procurador, nível universitário, salário inicial R$ 17.553,00, para eles não há falta de recursos já para os escrivães e investigadores??? amanhã será o dia “D”, todos na ALESP.

    Curtir

  105. Gilzinho :
    “SÓ PARA CONSTAR E PARA NOSSA INDIGNAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS COLEGAS DE BAURU, TIVE CONHECIMENTO AGORA HÀ POUCO, QUE O SR. “VANDERLEI BAILONE” NEGOU QUE SE CONTRATASSE TRANSPORTE PARA IREM A ALESP AMANHA, AO CONTRARIO DO SIPESP QUE DE PRONTO, NA PESSOA DO SR. REBOUCAS, DESDE A ULTIMA SEXTA-FEIRA JÁ HAVIA CONCORDADO EM LIBERAR VERBA PARA O TRANSPORTE DOS SINDICALIZADOS”…

    REBOUÇAS E BAILONI , SÃO FARINHA DO MESMO SACO, OU SEJA NENHUM PRESTA.

    SINPOL – SP
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  106. Paula Ballotti :
    Colegas, antes de qualquer coisa UNIAO essa eh a palavra chave que NUNCA NUNCA, existiu entre nos, investigadores, escrivaes, agentes de tele, agentes, carcereiros, papi, auxiliar de papi, estamos no mesmo barco!!!!!!! UNIAO Estao forcando a barra em alguns departamentos como o DH, primossssssssssssssssssssss ricos ou pobressssssss, vamos nos unirrrrrrrrrrrrrrrr, cara chega um determinado momento que inexiste o preconceito, que as picuinhas bastam e que temos que pensar no todo como um denominador comum…. vamos???????!!!!!! DE VE MOS !!!!! Questao de honra, de justica, de amor a carteira, a carreira, seja qual for eh SUA ninguem tira de vc, hora de parar, pensar no todo, pensar so nos nossos eh O TE MO, mas chega um momento que todos temos que pensar em TODOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, vamos juntos sem distincao, carreira unica, pela justica, como sou tira e sempreeee das fileiras em varios lugares, conheco “tiras” que nao sobem favela que tem “piso” de lama, porem……… por isso hj penso assim: a favor da carreira unica, como ja trampei com escrivaes que iam pra operacoes em favelas sem piso de marmore e atiravam melhor que muitos “tiras” so na carteira, dou gracas a Deus de ter trabalhado em lugares variossssss Decap, Denarc, Dhpp….Dird, varios e sempre conhecer varias pessoas com varias ideias, assim, hj, sou sim a favor de todos os colegas que ja colocaram suas vidas a prova pela sociedade!!!!!! IGUALDADE, CHEGA DE PR OU PB!!!!!!!!!

    SINPOL – SP
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  107. O GOVERNO RETIROU DO NOSSO PAGAMENTO R$ 200,00 NA CALADA DA NOITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO MÊS PASSADO R$ 240,00

    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO HJ R$ 70,00!!!!!!!!!

    NÃO RECEBER AUMENTO JÁ ESTAVA DIFÍCIL DE ACEITAR, AGORA ACORDAR COM UM PASSA MOLEQUE DE UMA REDUÇÃO DE R$ 200,00 NO MEU ORÇAMENTO CAUSA MUITA REVOLTA.

    E AGORA? MEU ORÇAMENTO QUE JÁ ERA APERTADO VAI FICAR NO VERMELHO. VOU TER QUE ABOLIR FIM DE SEMANA PRA DOBRAR NOS BICOS. VOU TER QUE PERDER O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DA MINHA FILHA POR CAUSA DESSE GOVERNO DE FILHOS DA PUTAS!!!!!!

    Curtir

  108. FIQUEM CALMOS AMIGOS POLICIAIS, SAIU NO SITE DA AIPESP:
    O BAILONI E O CAMPOS MACHADO JÁ GARANTIRAM O N.U.:,

    Nível Universitário

    “Investigadores de Polícia e Escrivães não podem receber menos do que Perito Criminal”

    Campos Machado

    Pacto – A união faz a força: Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa; Vanderlei Bailoni, Presidente da AIPESP e o Deputado Estadual e Lider do PTB, Campos Machado.

    “Acreditamos que promessa é dívida, tem que ser cumprida e a palavra dada muito mais, sem contar a obrigação de obedecer as Leis: 1.067/2008 e 1.151/2011 – Artigo 26”

    Vanderlei Bailoni
    Presidente AIPESP

    Curtir

  109. Prioridade na ALESP amanha!!!Todos Juntos!!
    Unidos!!Vamos mostrar que somos Guerreiros!!
    Se nao for do agrado, vamos fechar a Paulista!!!
    Pode vir o Choque!!Vamos lutar!!!

    Curtir

  110. JFortunato :
    O GOVERNO RETIROU DO NOSSO PAGAMENTO R$ 200,00 NA CALADA DA NOITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO MÊS PASSADO R$ 240,00
    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO HJ R$ 70,00!!!!!!!!!
    NÃO RECEBER AUMENTO JÁ ESTAVA DIFÍCIL DE ACEITAR, AGORA ACORDAR COM UM PASSA MOLEQUE DE UMA REDUÇÃO DE R$ 200,00 NO MEU ORÇAMENTO CAUSA MUITA REVOLTA.
    E AGORA? MEU ORÇAMENTO QUE JÁ ERA APERTADO VAI FICAR NO VERMELHO. VOU TER QUE ABOLIR FIM DE SEMANA PRA DOBRAR NOS BICOS. VOU TER QUE PERDER O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DA MINHA FILHA POR CAUSA DESSE GOVERNO DE FILHOS DA PUTAS!!!!!!

    É BRINCADEIRA VIU…NÃO DÁ PARA ACREDITAR! É REVOLTANTEE

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH Q RAIVA

    QUASE QUEBREI MEU COMPUTADOR QUANDO VI

    Curtir

  111. ESTA É A UNIÃO QUE O SR. REBOUÇAS PREGA ENTRE TODAS AS CARREIRAS , VEJA A FALA DELE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: “ESSAS CATEGORIAS (INVESTIGADOR E ESCRIVÃO) JUNTO COM A DE DELEGADO, FORMAM UM TRIPÉ NA BUSCA DE SE APRESENTAREM PROVAS AO JUDICIÁRIO”, E AS OUTRAS CARREIRAS SÓ SERVEM PARA APOIAR REIVINDICAÇÃO ALHEIA, NÃO TEM JEITO MESMO, SINPOL – SP

    O presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia do Estado de São Paulo, João Batista Rebouças, declarou que não se pleiteia mais que a valorização dos investigadores e escrivães de polícia. “Esses profissionais estão desmotivados e sem auto estima porque o governo não lhes dá o reconhecimento devido”, protestou.

    Afirmou ainda que essas categorias, junto com a de delegado de polícia, formam um tripé na busca de se apresentarem provas ao Judiciário.

    Em seu depoimento, João Xavier Fernandes, presidente do Sindicato dos Escrivães, reforçou o pedido de valorização.

    “O que está em jogo não é o futuro dos escrivães, mas o futuro da sociedade”, declarou.

    Outros parlamentares da comissão também se manifestaram favoráveis. Ressaltando a necessidade de se investir no ser humano, Ed Thomas (PSB) disse que a lei deve ser cumprida, discurso adotado também por Marco Aurélio (PT), que pediu ainda a extensão dos benefícios aos aposentados. Destacando a presença da representante do Executivo, Mauro Bragato (PSDB) ponderou que o grupo deu importante passo na solução do impasse.

    Ao final, o presidente da comissão, deputado Adilson Rossi (PSB), informou aos presentes que a apresentação da proposta governamental será no próximo dia 30/5.

    Curtir

  112. NIVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CLASSES !!!!!!!!!!!!!!!!

    Lei geral das policias civis volta a ser discutida na SENASP/MJ

    Durante todo o dia 19/4, a presidência da Feipol e entidades representantes da policia civil do Brasil estiveram reunidas, no Ministério da Justiça, com a secretária nacional de segurança pública Regina Miki, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei 1949/2007, que atualmente se encontra na mesa do plenário da Câmara dos Deputados e trata da Lei Geral das polícias civis.

    No encontro, os representantes de classe e do governo discutiram o Projeto da Lei Geral, que dispõe sobre princípios e normas gerais de organização, funcionamento e competências de atribuições e prerrogativas dos cargos de Policiais civis, nos termos do inciso XVI do art. 24 e do § 7o do art. 144 da Constituição. E também, elaboraram algumas propostas de alteração ao projeto, bem como o reconhecimento das atividades policiais com nível superior, para todas as classes policiais.

    O presidente da Feipol Divinato da Consolação, que compôs a mesa, destacou que a categoria policial civil deve estar cada vez mais unida e organizada para alcançar os objetivos. “As discussões e alterações propostas melhoram significativamente o texto original do projeto, mas precisa ainda da aprovação do Governo. Estamos prontos para enfrentá-los no Congresso”, disse Divinato.

    Para o vice-presidente Ernani Lucena “o tema da Lei Geral tem um trâmite a ser seguido, mas havendo consenso entre entidades classistas, parlamentares e governo, acredita-se que o PL pode ser aprovado”, afirma.

    A secretária nacional de segurança pública Regina Miki, aceitou as reivindicações dos policiais e propôs que fizessem um documento com as alterações para que possam ser analisada pelos técnicos do Governo, e então voltará a ser discutida pelas Entidades.

    Também participaram da reunião o relator do PL 1949/2007, o deputado João Campos (PSDB); o presidentes da Adepol /Brasil; fenapp; abc; abpc/DF; Sindepo/DF; Adepol/DF ; Sinpol/DF entre outros.

    A Feipol solicita a todas as entidades de classe de policiais civis do Brasil que fiquem atentos, acompanhem o trâmite do PL 1949/2007 e aguardem novas convocações para que o texto não sofra alterações nocivas aos interesses da categoria

    Curtir

  113. Agente de Operações Policiais :Enquanto isso no Paraná……Sancionadas as leis que instituem pagamento de policiais do PR por subsídio. Veja as novas tabelas….
    Delegado:Inicial R$ 13.831,10Fim de carreira R$ 21.615,16
    Investigador, Escrivão e PapiloscopistaInicial R$ 4.727,57Final de Carreira R$ 9.180,42
    Agente de Operações PoliciaisInicial R$ 3.520,20Final de Carreira R$ 6.835,84
    Essas são as carreiras existentes na Polícia Civil do Paraná.

    ESSE SIM É QUE SALÁRIO DECENTE

    Curtir

  114. JOCA :ATENÇÃO COLEGAS! Que o P2 estará lá é FATO. Então, se aparecer algum agitador, vamos ter certeza que é policial civil e acalma-lo. Temos que ter cuidado para não sermos manipulados.COM CERTEZA NÃO VAMOS COM O PROPÓSITO DE BADERNA E SIM COBRAR O QUE É JUSTO!!! A POPULAÇÃO TEM QUE SABER SOBRE ESTE DESCONTENTAMENTO POIS ACHAM QUE É SÓ GLORIAS NA PC.

    Curtir

  115. JFortunato :O GOVERNO RETIROU DO NOSSO PAGAMENTO R$ 200,00 NA CALADA DA NOITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO MÊS PASSADO R$ 240,00
    AJUDA DE CUSTO ALIMENTAÇÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO HJ R$ 70,00!!!!!!!!!
    NÃO RECEBER AUMENTO JÁ ESTAVA DIFÍCIL DE ACEITAR, AGORA ACORDAR COM UM PASSA MOLEQUE DE UMA REDUÇÃO DE R$ 200,00 NO MEU ORÇAMENTO CAUSA MUITA REVOLTA.
    E AGORA? MEU ORÇAMENTO QUE JÁ ERA APERTADO VAI FICAR NO VERMELHO. VOU TER QUE ABOLIR FIM DE SEMANA PRA DOBRAR NOS BICOS. VOU TER QUE PERDER O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DA MINHA FILHA POR CAUSA DESSE GOVERNO DE FILHOS DA PUTAS!!!!!!

    ALGUÉM PODE EXPLICAR O QUE ACONTECEU ? POR FAVOR!! OBRIGADO

    Curtir

  116. Acredito que os coxinhas, se tiverem vergonha na cara não aparecerão, pois hoje componentes da rota foram presos, acusados deterem zerado seis pilantras, isso que dá ser puxa do chuchu.
    Amanhã é o dia na alesp

    Curtir

  117. Agora vem assim no holerith AJUDA CUSTO ALIM PLANTAO INFERIOR 12HS, menos de 12 horas paga 10 reais e igual ou superior 20 reais, tem que observar a quantidade de dias que constou no holerith, se trabalha a noite e foram 10 plantões dara mesmo so 100 reais, mas em geral o pessoal do departamento pessoal tava colocando a quantidade de dias igual a do pessoal da chefia..veja no holerith a quantidade de dias trabalhados que consta ..

    Curtir

  118. Prefiro receber um bom aumento de salario do que essas ajudas que podem ser manipuladas e pior quando tirar ferias perde…quero tudo no salário…essas ajudas mudam de acordo com a necessidade do governo….

    Curtir

  119. Leiam o projeto de lei complementar 15/2012, praticamente aprovado, o qual desvincula o adicional insalubridade ao salario e será reajustado de acordo com a FIPE, se entendi vamos perder R$ 40,00.
    Algume pode responder se estou correto?

    Curtir

  120. Vamos perder no reajuste ja que o indice que aumenta o salario minimo sempre aumenta acima da inflação..

    Curtir

  121. PASSA MOLEQUE NOS POLICIASI,TRANSFERIRAM A REUNIAO DE AMANHA 30.05.2012 as 10.00 na assembleia legislativa para o PALACIO DOS BANDEIRANTES

    Curtir

  122. É pelo projeto de 497 vamos para 436 reais, mas no projeto fala em valores relativos a 2011..

    Curtir

  123. ATENÇÃO COMPANHEIROS, U R G E N T E!: acabo de assistir na TV ALESP, o Nobre Deputado Major Olimpio Gomes, repudiando atitude da comissão (leia-se dep. adilson rossi), que transferiu a reunião de amanhã, que seria realizada na assembléia legislativa, para o palácio dos bandeirantes. Nitidamente no intuito de esvaziar o movimento. Deputado Campos Machado também manifestou-se. Favor verificarem no site da tv ALESP. Companheiros, sou do interior. Quero saber: haverá o encontro?

    Curtir

  124. Xiiiii… a maldade ja começou ai… não vai vir nada… por isso mudaram o local…o saco de maldades contra o funcionalismo publico do Pinóquio não tem fim, demoro pra nos unirmos pra trabalhar de verdade e acabar com maquininhas e etc, quero ver eles dar bondes em todos nós…essa seria a união mais correta, meche no bolso deles que eles abrem o cofre…acorda policiaaaaaaa.

    Curtir

  125. Eles ja sabem que não vão dar nada e acham que vão estar mais seguros no Palacio dos Bandeirantes…vamo acaba com a arrecadação é o único caminho…

    Curtir

  126. SENHORES ACABEI DE FALAR NA ASSESSORIA DO MAJOR OLIMPIO REALMENTE A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA, POR FAVOR COLEGAS NÃO VAMOS DEIXAR DE COMPARECER NA ASSEMBLEIA E FICAR EM VIGILIA

    Curtir

  127. Se este grupo de trabalho a mando do governador e que tem a Dr, Rose a sua frente quiser pagar para ver do que somos capazes é só o governador nos desafiar na data de amanhã.

    Curtir

  128. O governador transferiu a reunião poque na área do palácio é de segurança, pendo que ele está querendo mais um confronto como o 2008, da minha parte já vou dizendo desta vez NÃO IREI LEVAR TIRO DE BORRACHA OU CACETA DOS PMs SEM REVIDAR A ALTURA.

    Curtir

  129. Segundo a assessoria do Deputado Adilson Rossi quem pediu a mudança do local da reunião foi a Delegada Rose, ainda segundo a assessoria do deputado, o governo do Estado até o momento NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA DE CONCRETO PARA APRESENTAR AOS escrivães e investigadores de polícia.

    Curtir

  130. Uma manobra do governo e do deputado Adilson Rossi mudou o local da reunião do grupo de trabalho a que se refere o artigo 26 da Lei Complementar 1151/2011que será realizada amanhã, dia 30 de Maio às 10 horas no Palácio dos Bandeirantes.

    O governo apresentará sua proposta segundo documento anexo.

    Peço que mantenham a vigília na ALESP e tão logo se encerre a reunião, pedirei aos deputados que voltemos para prestar contas a vocês.

    Deputado Olimpio Gomes

    Curtir

  131. É mais um ingodo do governo, vamo acaba com as arrecadações.. a imprensa ta ai pra isso…acordem….

    Curtir

  132. é a cara desse governo, diminuir o valor da ajuda alimentação é uma puta sacanagem, e ainda tem gente que acredita que virá algo de bom amanhã, parem com tudo não façam nada, dane-se a sociedade e principalmente o governo.

    Curtir

  133. tired :SENHORES ACABEI DE FALAR NA ASSESSORIA DO MAJOR OLIMPIO REALMENTE A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA, POR FAVOR COLEGAS NÃO VAMOS DEIXAR DE COMPARECER NA ASSEMBLEIA E FICAR EM VIGILIA

    VIU!!!!!!!!!!!!!NAO ERA BIZU VIUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!! VAMOS LA MESMO ASSIM

    Curtir

  134. Peço desculpas a informação que eu tinha estavam equivocadas você esta certo, o fato é que TODOS NÓS TEMOS QUE IR ATÉ A ASSEMBLÉIA E FAZER MUITO BARULHO.

    clau :

    tired :SENHORES ACABEI DE FALAR NA ASSESSORIA DO MAJOR OLIMPIO REALMENTE A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA, POR FAVOR COLEGAS NÃO VAMOS DEIXAR DE COMPARECER NA ASSEMBLEIA E FICAR EM VIGILIA

    VIU!!!!!!!!!!!!!NAO ERA BIZU VIUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!! VAMOS LA MESMO ASSIM

    clau :

    tired :SENHORES ACABEI DE FALAR NA ASSESSORIA DO MAJOR OLIMPIO REALMENTE A REUNIÃO FOI TRANSFERIDA, POR FAVOR COLEGAS NÃO VAMOS DEIXAR DE COMPARECER NA ASSEMBLEIA E FICAR EM VIGILIA

    VIU!!!!!!!!!!!!!NAO ERA BIZU VIUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!! VAMOS LA MESMO ASSIM

    Curtir

  135. GENTE!!!, VAMOS COM CALMA COM ESSE ASSODAMENTO, POQUE O EXCELENTÍSSIMO SÓ SE PRONUNCIARÁ AMANHÃ. REZEM DURANTE A NOITE. BOA SORTE PARA TODOS NÓS. “TRAVOLTINHA” O ” VERDADEIRO”,

    Curtir

  136. URGENTE – ENCAMINHANDO MENSAGEM DO MAJOR OLÍMPIO

    MUDANÇA DO LOCAL DO GRUPO DE TRABALHOS

    “Uma manobra do governo e do deputado Adilson Rossi mudou o local da reunião do grupo de trabalho a que se refere o artigo 26 da Lei Complementar 1151/2011que será realizada amanhã, dia 30 de Maio às 10 horas no Palácio dos Bandeirantes.

    O governo apresentará sua proposta segundo documento anexo.

    Peço que mantenham a vigília na ALESP e tão logo se encerre a reunião, pedirei aos deputados que voltemos para prestar contas a vocês.

    Deputado Olimpio Gomes”

    DOCUMENTO ANEXADO: http://postimage.org/image/vq1fukrqf/

    ____________________

    SENHORES, VAMOS MANTER O PLANO E NOS REUNIR NA ALESP PARA NÃO FRAGMENTAR O GRUPO.

    LÁ, JUNTAMENTE COM AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE, DECIDIREMOS O QUE FAZER.

    MANTENHAM A MORAL!!! ISSO É O MAIS IMPORTANTE!

    NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL!

    TRUCO!!!

    Curtir

  137. SUGESTÃO QUE O DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO GREVE EM ÁUDIO E VÍDEO A REUNIÃO PARA QUE POSSAMOS VER QUEM É QUEM NESTA HISTÓRIA, PARA DEPOIS COBRAR DE QUEM DE DIREITO.

    Curtir

  138. Recebi e-mail do deputado Major Olimpio avisando que a reunião foi transferida para o palacio dos bandeirantes.
    Companheiros se for mais um passa moleque do governo, vamos entrar em greve, o governo so funciona na pressao
    Enviei um e-mail para o Deputado Adilson Rossi, alertando-o que os policiais não são trouxas, amanhã estarei na alesp para o que der e vier e também não vou apenas me defender dos coxinhas, dessa vez vai ser diferente

    Curtir

  139. Já podemos perceber que a proposta do governo deve ser um tapa em nossa cara, pois já mudaram o local da reunião com medo da nossa reação. Podemos articular a GREVE, pois eles não estão nem ai para nós. Vamos todos amanhã lá na ALESP e mostra com quem eles estão se metendo.

    Curtir

  140. Amanhã temos que comparecer na ALESP e aguardar de vigília o resultado da tal reunião seja no local que for, o que importa é nossa união em defesa de nossos interesses. Vamos aproveitar e por a boca no trombone na questão da ajuda de custo alimentação e vale transporte que vem sendo interpretada e aplicada de maneira errada, vamos cobrar dos sindicatos e associações para que tomem providências. Aliás conrforme for o resultado da tal reunião deveríamos já em assembléia formada pelos presentes que lá estarão definirmos os rumos de nossa campanha. Chega de blá,blá,blá.

    Curtir

  141. ACORDA MENINO! ACORDA MENINA! HOJE É O DIA MAIS IMPORTANTE DO RESTO DE NOSSAS VIDAS COMO INVESTIGADORES E ESCRIVÃES, VAMOS TODOS JUNTOS À ALESP ÀS 10:00 HS. E FICAREMOS EM VIGÍLIA ATÉ VIR O RESULTADO DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE VALORIZAÇÃO DO NÍVEL UNIVERSITÁRIO, É AGORA OU NUNCA, PARTICIPE, ENTRE PARA A HISTÓRIA DA POLÍCIA CIVIL

    Curtir

  142. AGENTE POLICIAL :
    NIVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CLASSES !!!!!!!!!!!!!!!!
    Lei geral das policias civis volta a ser discutida na SENASP/MJ
    Durante todo o dia 19/4, a presidência da Feipol e entidades representantes da policia civil do Brasil estiveram reunidas, no Ministério da Justiça, com a secretária nacional de segurança pública Regina Miki, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei 1949/2007, que atualmente se encontra na mesa do plenário da Câmara dos Deputados e trata da Lei Geral das polícias civis.
    No encontro, os representantes de classe e do governo discutiram o Projeto da Lei Geral, que dispõe sobre princípios e normas gerais de organização, funcionamento e competências de atribuições e prerrogativas dos cargos de Policiais civis, nos termos do inciso XVI do art. 24 e do § 7o do art. 144 da Constituição. E também, elaboraram algumas propostas de alteração ao projeto, bem como o reconhecimento das atividades policiais com nível superior, para todas as classes policiais.
    O presidente da Feipol Divinato da Consolação, que compôs a mesa, destacou que a categoria policial civil deve estar cada vez mais unida e organizada para alcançar os objetivos. “As discussões e alterações propostas melhoram significativamente o texto original do projeto, mas precisa ainda da aprovação do Governo. Estamos prontos para enfrentá-los no Congresso”, disse Divinato.
    Para o vice-presidente Ernani Lucena “o tema da Lei Geral tem um trâmite a ser seguido, mas havendo consenso entre entidades classistas, parlamentares e governo, acredita-se que o PL pode ser aprovado”, afirma.
    A secretária nacional de segurança pública Regina Miki, aceitou as reivindicações dos policiais e propôs que fizessem um documento com as alterações para que possam ser analisada pelos técnicos do Governo, e então voltará a ser discutida pelas Entidades.
    Também participaram da reunião o relator do PL 1949/2007, o deputado João Campos (PSDB); o presidentes da Adepol /Brasil; fenapp; abc; abpc/DF; Sindepo/DF; Adepol/DF ; Sinpol/DF entre outros.
    A Feipol solicita a todas as entidades de classe de policiais civis do Brasil que fiquem atentos, acompanhem o trâmite do PL 1949/2007 e aguardem novas convocações para que o texto não sofra alterações nocivas aos interesses da categoria

    sinpol – sp
    sincato unico já !

    Curtir

  143. DEIXA EU RIR UM POUCO… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    DEIXA EU RIR UM POUCO MAIS… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    O QUE EU FALEI PRA VCS, SRS INVESTIGADORES E ESCRIVAES??????? LEMBRAM??????? VCS SE ACHAVAM MELHORES QUE O RESTOPOL E PENSAVAM QUE IRIAM GANHAR AUMENTO SOZINHOS E DEIXAR OS PARCEROS DAS DEMAIS CARREIRAS A VER NAVIOS??? ACHAVAM???? ENTÃO, VOLTEM AGORA A REALIDADE DE QUE VCS, ESCRIBAS E TIRAS NÃO SÃO MELHORES QUE NINGUÉM, NEM MAIS IMPORTANTES QUE OS COLEGAS DO RESTOPOL. CAIU A FICHA???? FOI DURO DE OUVIR???? FOI???
    A CARTEIRA DE VCS É PRETA QUE NEM A NOSSA, VCS SÃO OPERACIONAIS COMO NÓS DO RESTOPOL, NAO SAO MAIS IMPORTANTES E MELHORES QUE NINGUÉM…
    ESCRIBA ACHAVA QUE IA GANHAR QUE NEM PERITO???? TIRA ACHAVA QUE IA GANHAR QUE NEM PERITO?? POIS NÃO VÃO NÃO E VÃO CONTINUA GANHANDO MENOS QUE AUXILIAR DE NECROPSIA, FOTOGRAFO E AGENTE DE TELE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… SEM A AJUDA DO RESTOPOL VCS NÃO VÃO A LUGAR NENHUM. VCS ACHAVAM QUE O GOVERNO IA DAR AUMENTO SALARIAL SÓ PRA VCS E DEIXAR TODOS OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS, MILITARES E CIENTIFICOS INSATIFEITOS? POIS BEM, ACORDEM DO SONHO. VCS SÃO IGUAL A QUALQUER OUTRO POLICIAL CIVIL, CARCEPOL, AGEPOL, PAPIPOL, ETC. AGORA QUE CAIU A FICHA, VENHAM PEDIR UNIÃO, VENHAM PEDIR NOSSA AJUDAR, KKKKKKKKKKKKK
    ISSO QUE DÁ SER ZOIÃO, SE ACHAR MELHOR QUE OS OUTROS, SEM SER, E QUERER PROGREDIR SOZINHO, DEIXANDO OS PARCERO PARA TRÁS, SEM OLHAR PARA O COLEGA QUE TRABALHA LADO E LADO E QUE TB TEM FAMILIA, COME E BEBE COMO VCS. O GOVERNO SABE DISSO E VCS SOZINHOS NÃO SÃO NINGUEM NA HORA DO BRASIL. TODO MUNDO AQUI É CARTEIRA PRETA, NEM MELHOR QUE O OUTRO NÃO. CARCEPOL, AGEPOL, PAPIPOL, INVESTIPOL, ESCRIPOL É TUDO RESTOPOL E TUDO A MESMA COISA. FOI DURO DE OUVIR??? FOI??? SE ACHAVAM MELHORES QUE OS COLEGAS DO RESTOPOL E AGORA SABEM QUE NÃO SÃO NÃO??? FOI???? KKKKKK…
    TOMEM, PAPUDOS!!!!!! ACORDEM PRA VIDA!!!!!

    Curtir

  144. Classe dos policiais

    Olimpio Gomes (PDT) desejou melhoras ao soldado Teobaldo e ao cabo Marcos, que sofreram acidente de motocicleta. O deputado informou que esteve presente na reunião da comissão mista de parlamentares e representantes do governo criada com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia, estabelecida pelo artigo 26 da Lei Complementar 1.151/2011. Segundo o parlamentar a reunião ocorreria na Casa, mas o local foi alterado sem que os deputados fossem consultados. “Fomos ao Palácio do Governo e o que vimos foi uma exposição técnica de dados. Fomos lá para nada”, disse. (DA)

    Limpeza social

    Carlos Giannazi (PSOL) manifestou indignação em relação ao “descaso” do governo em relação às reivindicações dos servidores da segurança pública do Estado. O parlamentar disse ainda que a Lei 1.151/11 não é cumprida. “Temos um aumento da violência. Não há investimento nos servidores da segurança pública de São Paulo”, comentou. Carlos Giannazi citou matéria jornalística sobre o tratamento dado pela prefeitura a ambulantes deficientes e idosos. “O prefeito Kassab está organizando uma verdadeira ‘limpeza social’ de forma desumana”, finalizou. (IR)

    Sem investimentos no funcionalismo

    Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que, em 2011, o governo deixou de investir R$ 5 bilhões no funcionalismo. O parlamentar disse que, como membro da Comissão de Finanças e Orçamento, ao analisar o Orçamento do ano passado, percebeu que o governo deixou de investir a quantia destinada à categoria. “Em todas as negociações e debates, o líder do governo afirmara que não havia recursos suficientes. Gostaria de registrar mais uma vez a responsabilidade que o governo tem com o funcionalismo”, disse. (IR)

    Curtir

  145. Como disse inúmeras vezes, vou repetir, não fico feliz com com a tristeza alheia, mas fico triste com a inocência dos companheiros(as), pois somos policiais e não podemos acreditar em mentiras, não existe coisa mais chata quando se contraria alguém, mesmo contando lhe a verdade, mas estava tão cristalino assim como continua, é óbvio que o governo divide para conquistar, todos foram advertidos sobre essa divisão proposital que o governo fez, ele jogou uns contra os outros para enfraquecer as classes policiais civis e assim evita-se uma greve. Ninguém pode negar que não tinha conhecimento que o governador Geraldo Alkimim do PSDB, com aval dos sindicatos e principalmente da associação dos Delegados, estavam dando um passa moleque nos Escrivães e Investigadores, assim como fez com os Delegados, simplesmente concedeu algo a mais no papel, mas dinheiro que é bom ele não concedeu nenhum centavo para ninguém, apenas enrolou todos como se engana uma criança. Agora, infelizmente os senhores (as) acordaram para a realidade, é bom que fique bem claro ” a LDO foi estabelecida para o exercício de 2012 e não será alterada”, portanto não haverá nada a mais que 11% conforme já foi aprovado para esse ano. Sabe quem quer que seja melhorado o salário dos policiais? apenas os policiais e mais ninguém! Portanto companheiros, alguns já comentaram isso logo acima, mas farei novamente, nós unidos ainda somos fracos e imagine divididos? Quero dizer que foi a maior roubada aceitar essa divisão entre as classes, pois teríamos que realizar manifestações por reajuste salarial uniforme para todos Policiais Civis sem distinção de carreiras. Agora as coisas estão complicadas para haver união novamente, mas nunca é tarde para consertar o que esta errado e tentarmos renascer novamente e juntos , com idéias que podem resultar algo positivo e frutífero de fato para todos , mas temos que nos unir de verdade e parar com essas hipocrisias de restopol ou eu sou melhor que vc por isso ou aquilo, pois na verdade somos todos policiais civis sofredores e maus remunerados e esculachados por esse governo descompromissado com a família policial. Volto a repetir, somos um gigante se ficarmos unidos, mas se ficarmos divididos não somos nada. Peço a vocês todos que não desanimem, a batalha ainda não terminou, temos que nos reorganizar para dar o contra ataque, temos que mudar nossas estratégias, temos que consertar o que esta errado, temos que avançar no momento certo e com as armas certas, pois o nosso inimigo é poderoso, ele tem o diário oficial e a caneta, mas nós temos o direito de reivindicar e de deflagrar greve, basta nos preparar e sabermos porque estamos lutando para termos certeza que a população fique do nosso lado. Confesso aos senhores(as) que nunca acreditei em nada que esse governo dissestes , pois se ele fez a lei da data base que é 30 de março e ele próprio não cumpriu até hoje e ainda disse em rede nacional de TV que é contra a PEC 300 por princípios, então eu nunca mais acreditei em nada vindo desse governo do PSDB. Acredito sim em uma luta bem planejada pelos Policiais civis, mas todas classes unidas pelo o mesmo objetivo sem discriminação!

    Curtir

Os comentários estão desativados.