Artigo 15 , XIV, da LOP – para os de Agente Policial ser portador de certificado de conclusão de curso de segundo grau ( ensino médio ) 69

Enviado em 04/06/2012 as 15:11 – CANADURA

O nivel médio continua para o cargo de agente policial. Aquela estória que tinha voltado para 1º grau é falsa.

Inciso XIV com redação dada pelo artigo 1º da Lei Complementar nº 858, de 02/9/1999.

Lei Complementar Nº 858, de 02 de Setembro de 1999.

(Projeto de Lei Complementar nº 102, de 1995, do Deputado Campos Machado – PTB)

Dá nova redação ao inciso XIV do artigo 15 da Lei Complementar nº 207, de 5 de janeiro de 1979, acrescentado pela Lei Complementar nº 456, de 12 de maio de 1986.

SITUAÇÃO ATUAL: EM VIGOR.

Não foi proposta ADIN em face desta LC.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 8º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:

Artigo 1º – O inciso XIV do artigo 15 da Lei Complementar nº 207, de 5 de janeiro de 1979, acrescentado pela Lei Complementar nº 456, de 12 de maio de 1986, passa a vigorar com a seguinte redação:

“XIV – para os de Agente Policial: ser portador de certificado de conclusão de curso de segundo grau”.

Artigo 2º – Esta lei complementar entrará em vigor na data de sua publicação.

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 02 de setembro de 1999. a) VANDERLEI MACRIS – Presidente Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 02 de setembro de 1999. a) Auro Augusto Caliman – Secretário Geral Parlamentar

_________________________________________

ADIN n° 121.796 de 18/07/2005  ( DIZ RESPEITO EXCLUSIVAMENTE AO PLC 15/ 1999 ,   DE INICIATIVA DA DEPUTADA ROSMARY CORREA,  PERTINENTE AO NIVEL SUPERIOR PARA ESCRIVÃES E INVESTIGADORES que alterava o artigo 5º da Lei Complementar n. 494, de 24 de dezembro de 1986, que dispõe sobre a instituição de série de classes policiais civis no Quadro da Secretaria de Segurança Pública e dá providências correlatas.

Lei Complementar n. 929, de 24/09/2002, declarada inconstitucional pelo TJ-SP, em 05/07/2011, com efeitos “ex-nunc”, isto é, não retroativos, a partir de 13/06/2005, data da R. Decisão liminar, que suspendeu os efeitos da referida lei. Ofício comunicando a decisão publicado no DAL de 09/08/2011, p. 19

  1. Policia do Futuro é Policia Unida !!!! :
    Qual é de fato? A Atribuição do Agente Policial na PCSP no Sec XXI.
    Relato de caso apresentado ao Curso Específico de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, ministrado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, exigido como Trabalho de Conclusão de Curso.
    Professor Orientador: XXXX. XXX
    AGENTE POLICIAL: AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA POLICIAL?
    INTRODUÇÃO
    Na Polícia Civil de São Paulo há diversas carreiras que atuam na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, enfim segurança da população no sentido de se sentirem em paz.
    Para essa proteção o Estado utiliza seus agentes, mãos fortes, garantia do efetivo exercício de direitos dos cidadãos pertencentes a uma Sociedade justa, solidária e democrática.
    Naquela Sociedade justa, solidária e democrática que delegou parte de sua liberdade ao Estado, os agentes estatais representam o mais fiel fim estatal, ou seja, o Estado como uma ficção jurídica somente pode atuar e materializar sua força coativa tuteladora da paz social, por meio desses homens e mulheres honrados.
    A Polícia é uma parcela do Estado e da Sociedade, e particularmente voltado à segurança pública, assim, seus agentes, homem ou mulher, que atuam como parte do estado a serviço da polícia/segurança, também o são.
    Nesse contexto, é muito valioso definir cada atribuição daqueles que representam o Estado para cumprirem perfeitamente suas funções, pois se o agente sabe indubitavelmente o que fazer com certeza irá ao encontro do fim procurado pelo ente Estado, a pacificação social e a plenitude do ser humano.
    A Segurança Pública está prevista na Constituição Federal Brasileira de 1988, e nela a Polícia tem um papel importantíssimo de efetivadora do desejo estatal, ficando subordinada ao chefe do executivo estadual, o Governador.
    O Governador mediante projeto de Lei enviado a casa legislativa estadual respectiva, divide as carreiras dos integrantes desse quadro essencial a justiça criminal, cria cargos e suas atribuições.
    Na Polícia Civil de São Paulo, dividida em cargos para uma melhor atuação do fim estatal, há diversas carreiras bem definidas como: Delegado de Polícia (Autoridade Policial) e seus agentes, designados genericamente como “agentes da autoridade”.
    Entre esses agentes estão: Auxiliares de Papiloscopistas, Papiloscopistas, Carcereiros, Investigadores, Agentes Policiais, entre outros.
    Alguns cargos têm denominação, atribuição e exercício consolidados há muito tempo na lei, doutrina e jurisprudência, como podemos citar aqueles chamados de Investigadores, Detetives, Inspetores… Que mesmo com denominação diferente, atuam da mesma forma e com as mesmas obrigações e direitos, todos buscando exercitar a finalidade estatal.
    Há um caso peculiar de agente estatal, cuja denominação, cargo e atribuição causam conflitos na atuação do agente estatal ligado à segurança pública, é o caso do Agente Policial.
    Com essa denominação, e sendo como outros “agentes da autoridade” ele tem atribuição de direito não mais legalmente existente de Motorista, e efetivamente e de fato exercício de atividade fim igualmente atribuída a outras carreiras policiais como investigadores, carcereiros, escrivães. É atualmente um “ad hoc” concursado.
    Alguns dizem que o Agente Policial é o servidor mais “versátil” quanto ao seu uso pela administração, pois não tem uma atribuição, doutrinariamente e juridicamente reconhecida, ou seja, sem função definida, é muito útil, mas sem valor real.
    O tema desse trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe é demonstrar faticamente a sua verdadeira atribuição, ou seja, se é: Agente da Polícia, Motorista, ou outra coisa.
    Os usuários do serviço público da região geográfica dessa Delegacia se diferenciam daqueles das periferias e dos bairros mais distantes, na área do 27º DP há empresas, bairros e residências de alto padrão, alem de shoppings para a classe média e alta.
    É absolutamente normal, ocorrências das mais simples às mais complexas envolvendo artistas ou pessoas com influência na política ou sociedade, como também, mas eventualmente, pessoas simples no sentido de posses, todas necessitando dos serviços dos agentes do estado que atuam nessas dependências de segurança pública – as Delegacias.
    Comparavelmente é possível descrever uma Delegacia de Polícia como um Hospital Público, ressalvadas suas diferenças estruturais e de pessoal, elas têm semelhanças nos atendimentos peculiares feitos pelos agentes estatais que lá atuam.
    Quando qualquer cidadão precisa de auxílio na área da Saúde, imediatamente vai a um Hospital Público, seu caso sempre é “urgente”, desde uma dor de barriga causada por gula ou uma apendicite estuporada, não cabe ao agente estatal que o atenderá diagnosticar o mal, mas pode efetivamente encaminhá-lo e aconselhá-lo enquanto não é atendido pelo Doutor (Médico).
    Pelas regras técnicas que aprendeu e pela experiência do cotidiano, o primeiro agente estatal que atende o usuário do serviço público, exercita o fim estatal, ou seja, o estado só existe para dar plenitude aos anseios dos cidadãos, com isso, ao atender bem e corretamente o usuário (que é um cidadão na acepção genérica da palavra) o agente exercita o poder estatal.
    Para o usuário-cidadão, a visão quanto à personificação do Estado se reflete no agente que vê, ou seja, para ele o agente é o Estado, e assim, de atende mal o Estado simplesmente não atende seu fim, imagina que se paga impostos e dá parte de sua liberdade para ter benefícios, tem a reflexão direta somente na sua necessidade de atendimento e conseqüente fruição desse direito. Não reflete metafisicamente se o Estado está ali presente ou não, quer saber apenas se será atendido ou não.
    Assim, para um usuário do serviço público o que importa é: se foi atendido o seu desejo, se atendeu mal ou se atendeu bem, e a conseqüência lógica disso é o reflexo da conscientização do ente fictício chamado Estado, personificado na forma do agente estatal. É assim que o usuário reconhece o Estado.
    E como o usuário reconhece o agente do estado? Essa pergunta é respondida quando vemos os requisitos para ser agente do estado, que em sua maioria provém por concurso publico e as características e atribuições inerentes à sua profissão.
    Para a Saúde, a característica inerente à profissão é o “jaleco branco”, vestimenta secularizada por demonstrar assiduidade e sentimento de paz.
    O usuário da Saúde ao procurar o Estado-Instituição, chamado Hospital, para atendê-lo, verá um Doutor a cada “jaleco branco” que surgir a sua frente, para ele não importa inicialmente se é Auxiliar, Técnico de Enfermagem, Motorista de Ambulância, Estagiário ou até mesmo Médico, o que deseja é ser bem atendido pelo ente estatal (Hospital) representando por seus agentes que exercitam o fim almejado pela Sociedade, como também pelo Estado que efetiva os direitos postos e garantidos na Constituição Federal Brasileira de 1988.
    O mesmo fenômeno de conscientização ocorre em outros órgãos ou instituições estatais que atendem o público, inclusive na segurança pública e especialmente no atendimento prestado pelos seus agentes nas Delegacias e outros Departamentos.
    Quando um usuário requer atendimento deseja que o Estado se materialize e o atenda, e isso ocorre somente quando o agente estatal tem consciência do que pode ou não fazer, a primeira noção de consciência ou imediata, se dá na pessoa do agente e só depois mediatamente ao ente fictício Estado, ocorre normalmente quando reflete sobre as boas ou más ações governamentais, e pensa assim: “É! O governo é bom, pois me atendeu quando precisei.” ou vice versa.
    AGENTE DA POLÍCIA OU MOTORISTA?
    Segundo o Manual Operacional do Policial Civil, na pag.68 prevê de fato a atribuição dos Agentes Policiais, desenvolvendo atividades típicas à dos Investigadores, senão vejamos:
    Outros policiais, eventualmente, poderão integrar uma equipe de investigação, principalmente o Agente Policial (…). Na Polícia Civil paulista, atualmente, os Agentes Policiais têm suas funções muito assemelhadas às dos Investigadores de Polícia. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 68 grifos nossos).
    Relevante explanação, sobre a figura do Agente Policial é contida no Manual de Polícia Judiciária, afeta aos trâmites administrativos e documentais policiais, vejamos, segundo Hélio Tornaghi (apud) os efeitos e os sujeitos da prisão em flagrante:
    Aponta Helio Tornaghi, na prisão em flagrante, três importantes efeitos: “1) a exemplaridade que serve de advertência aos maus; 2) a satisfação que, restitui a tranqüilidade aos bons; 3) o prestígio que, restaura a confiança na Lei, na ordem jurídica e na autoridade. (…)
    Visando atendê-los, o Estado, na defesa de sua própria existência, e no interesse da manutenção da ordem, da segurança, e da tranqüilidade, exerce, imediata e exemplarmente, sua principal finalidade, fazendo com que o autor da infração penal, ainda mesmo antes da sentença condenatória, responda pelo ato que praticou. Descoberto no ato de sua realização, sua captura em flagrante pode ser realizada por agentes do próprio Estado ou por qualquer do povo. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Diferencia ainda o mestre Tornaghi, sobre a prisão facultativa e obrigatória definindo essa última como:
    Compulsoriamente são obrigados a efetuar a captura de quem está praticando ilícito penal e, portanto, em estado de flagrância, as autoridades policiais e os seus agentes. (grifos nossos)
    Seria fácil, somente com as definições desses manuais, obter a definição da atribuição finalística do Agente Policial, mas ainda podemos citar outra definição do fim estatal exercitado por meio de seus agentes:
    Todos os demais servidores públicos, à exceção dos agentes policiais, nestes incluídos os policiais militares, os Peritos criminais, os médicos Legistas, e outros integrantes de carreiras policiais, na realização de captura em flagrante, podem, como qualquer do povo, efetuar a prisão. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 123 grifos nossos)
    Portanto, outros servidores “podem” prender e os servidores policiais – agentes da autoridade – devem prender em pura atividade fim estatal/policial.
    Não seremos ingênuos na definição da palavra posta acima, afirmando que o Agente Policial é mesmo “agente policial” usado genericamente na citação. Pois sabemos que agente policial é gênero e na sua família encontram-se tanto os investigadores, carcereiros, escrivães, como também o próprio Agente Policial, todos legítimos “agentes” da Autoridade Policial.
    Essa definição se encontra espalhada em quase todos os documentos policiais referindo-se aos agentes policiais genericamente, inclusive naqueles pertinentes ao uso de viaturas policiais e ocorrências envolvendo as mesmas, vejamos no pequeno trecho abaixo, o que diz a Resolução SSP-23, de 10 de março de 1983, sobre acidentes de trânsito envolvendo viaturas policiais:
    Art. 2º As autoridades e agentes policiais que primeiro tomarem conhecimento da ocorrência, que implique apreensão ou remoção do veículo, deverão tomar as providências necessárias para a perfeita individualização do veículo, que cumpre submeter à pericia, e o correto encaminhamento ao local devido. (MARCHI DE QUEIROZ, 2003. pag. 425 grifos nossos).
    Também nessa Resolução não há definição específica da atribuição do Agente Policial como motorista exclusivo da viatura policial, é usado o termo para todos os policiais que eventualmente utilizam a viatura e possam vir a participar de ocorrências.
    Percebe-se que o termo Agente Policial guarda pertinência lógica e direta de agente da autoridade policial e dentro do organograma estatal é Agente da Polícia, pois serve à Instituição Policial e não a uma determinada pessoa investida.
    Essa servidão ao Estado e não a um indivíduo advém de princípios constitucionais dispostos no artigo 37 da CRFB, sendo o principal o da Impessoalidade, que segundo Nestor Sampaio Penteado Filho seria:
    O principio da impessoalidade, também chamado de principio da finalidade administrativa, impõe à administração agir sempre dentro de um equilíbrio, evitando perseguições políticas deletérias (infelizmente corriqueiras no serviço público, mormente na atividade policial, à vista do comportamento de certos chefes medíocres), assim como na concessão de benesses aos apaziguados ou protegidos.
    Destarte, esse princípio completa o da legalidade, na medida em que o administrador público deverá sempre buscar a finalidade legal, com transparência, pois age de acordo com a vontade dela e não de acordo com a sua própria vontade.
    Quaisquer desvios de finalidade do ato praticado importam na sua nulidade por excesso de poder ou desvio de finalidade. (PENTEADO FILHO, 2008. pag. 200)
    Historicamente o cargo de Agente Policial deriva da antiga denominação de Motorista Policial, conforme descrevia a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, que teve sua denominação alterada conforme vemos a seguir:
    Artigo 8º – Os cargos de Motorista, pertencentes ao Quadro da Segurança Pública, ficam com sua denominação alterada para Agente Policial, devendo ser integrados no nível inicial da respectiva série de classes. (grifos nossos).
    A Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, alterou o requisito para o cargo de Agente Policial de 1º Grau para 2º Grau (antigo ensino médio), nivelando a graduação para o mesmo grau dos Investigadores e Escrivães de Polícia, nada esclarecendo sobre a atribuição do novo Agente Policial, ou seja, houve criação e denominação do cargo, mas não houve legalmente as especificações de suas funções.
    Neste interstício de 24 de dezembro de 1986 a 06 de maio de 1987, houve omissão normativa da atribuição do Agente Policial e, mediante uma portaria, definiu-se as funções de tal atividade essencial a justiça criminal, como sendo:
    Portaria da Delegacia Geral de Polícia nº 12 de 06 de maio de 1987.
    Art. 1º – Incumbe aos Agentes Policiais:
    I – Dirigir os veículos patrimoniados na Divisão de Transportes do DADG, bem como aqueles cujo uso pela Polícia Civil, tenha sido legalmente autorizado:
    II – Nos termos do decreto 9543 de 01 de março de 1977:
    a) inspecionar o carro antes da partida e durante o percurso;
    b) requisitar ou providenciar a manutenção preventiva do veículo, compreendendo especialmente:
    (…)
    Art. 2º – É vedado atribuir ao Agente policial incumbência própria de outras carreiras policiais. (PORTARIA DGP – 12, 1987 grifos nossos).
    Destarte a preocupação do Chefe da Polícia Civil em regulamentar a atribuição, que legalmente é conferida pelo Poder Hierárquico e Regulamentar, acreditamos que a definição da atribuição do Agente Policial foi incorreta pelo meio e conteúdo utilizado.
    No direito administrativo brasileiro tem-se a figura da portaria que é espécie do gênero do ato ordinatório e, segundo o Mestre Hely Lopes Meirelles seria:
    Atos administrativos ordinatórios são os que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São provimentos, determinações ou esclarecimentos que se endereçam aos servidores públicos a fim de orientá-los no desempenho de suas atribuições. Tais atos emanam do poder hierárquico, razão pela qual podem ser expedidos por qualquer chefe de serviço aos seus subordinados, desde que o faça nos limites de sua competência.
    (…)
    São atos inferiores à lei, ao decreto, ao regulamento e ao regimento. Não criam, normalmente, direitos ou obrigações para os administrados, mas geram deveres e prerrogativas para os agentes administrativos a que se dirigem, de outras autoridades administrativas, quando esta for a espécie de ato estabelecido em lei, a portaria.
    (…)
    Além da função ordinatória precípua, esses atos se prestam também à investidura de servidores subalternos em suas funções e a transmissão de determinações superiores gerais ou especiais, concernentes ao serviço e a seus executores.
    Dentre os atos administrativos ordinatórios de maior freqüência e utilização na prática, merecem exame as instruções, as circulares, os avisos, as portarias, as ordens de serviço, os ofícios e os despachos.
    (…)
    Portarias – Portarias são atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços, expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para
    funções e cargos secundários. (MEIRELLES, 1989, pag. 160, grifos nossos)
    Como vimos a Portaria é instrumento hábil para expedições de determinações gerais ou especiais aos seus subordinados, não se hierarquizando com a Lei, logo, para cada ato administrativo deve ter sua respectiva direção.
    Somente por Lei ou Projeto de Lei de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo pode-se criar cargos e de conseqüência lógica material, suas atribuições, isso ocorreu efetivamente com a Lei Complementar que criou o cargo de Motorista Policial, definindo sua denominação, atribuição, deveres e direitos inerentes ao cargo público.
    Mas isso não ocorreu, pois com a Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986 que alterou a denominação do cargo e, nem mesmo em uma segunda oportunidade com a Lei Complementar Nº. 929, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002, modificadora do artigo 5º da Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, não se retificaram ou ratificou a impropriedade.
    Percebe-se a omissão legislativa, atualmente ainda perdura e não se sanou o vício formal, uma simples portaria extrapola a competência do administrador, ela é inferior à Lei, e só existe para complementá-la nos limites legais, para atribuir novas funções ou regularizar as já existentes.
    Sobre a vigência das Leis, o Código Civil na sua Lei de Introdução, especifica claramente essa questão, dispondo que:
    Art.2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra modifique ou revogue.
    Parágrafo 1º. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com incompassível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (BRASIL, 2010. pag. 239 grifos nossos)
    A Lei Complementar Nº. 494, de 24 de dezembro de 1986, revogou expressamente a Lei de criação, denominação e atribuição do antigo Motorista Policial, assim, a antiga é letra morta e enterrada, e em nosso direito pátrio ela nunca se repristinará.
    Metaforicamente podemos imaginar a Lei do cargo de Agente Policial, como uma anomalia administrativa jurídica, pois se retirou, mediante portaria, parte de um cadáver (Lei que deu atribuição de motorista) e a enxertou em um ser vivo (Lei Complementar Nº. 494, de 24/12/1986) criando-se uma coisa, que não é Motorista – pois a Lei jaz falecida – e nem Agente da Polícia, pois a Lei nova não diz isso.
    Como quem vive de passado é museu, cabe analisar atualmente com se desenvolve o trabalho desse importante ator na distribuição de justiça e pacificação social, finalidade estatal.
    No corrente ano (2011) os corredores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo têm sido agitados por passos dos mais variados, desde novos integrantes da carreira policial bem como policiais mais antigos, que voltam à magnífica Casa de Ensino para reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento de seu trabalho na defesa do Estado, da Sociedade e da República.
    A Polícia antes a serviço de um Estado repressor passou a ser uma Policia Republicana, ou seja, não mais atende aos interesses dos gerentes estatais com ações pontuais e determinadas por interesses escusos, passou a ser legítima representante estatal na garantia e exercício dos direitos da população, agindo em favor de um todo.
    Em setembro de 2010, se abriu vagas para o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Agente Policial de 3º Classe, requisito necessário para ascensão de classes (da 3º para a 2º), até o topo da classe, especial. Concorreram aproximadamente 300 candidatos para 80 vagas, tendo o curso iniciado em 04/10/2010, com alguns desistentes justificados.
    Oportunidade única de rever velhos companheiros de sala de aula e verificar quais modificações ocorreu em suas personalidades, pois a polícia como Instituição, pode tanto moldar ou/e enaltecer o caráter do homem, ampliando suas virtudes ou defeitos.
    Interessante frisar que nos primeiros dias de curso foi-nos entregue uma “analise do cargo” do Agente Policial, confeccionado pela Academia de Policia por meio da Seção de Psicotécnica do Núcleo de Orientação Psicológica, transcrevemos alguns apontamentos das análises descritas:
    2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES.
    Dirigir viatura policial ou veículo afim, estando sob sua responsabilidade os cuidados essenciais quanto à higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos, no período em que os estiver utilizando.
    (…)
    Participar de flagrantes, podendo até ser condutor.
    (…)
    Atender ocorrências policiais quando fizer parte de equipe que execute esse tipo de atividade.
    (…)
    Observação: o Agente Policial, no dia a dia, como se ode perceber tem atividades similares ao do Investigador de Polícia.
    5. PONTOS CRÍTICOS.
    O maior desafio é a discriminação em determinados setores, pelo Investigador de Polícia e autoridade.
    Existe discriminação entre “tira” e o agente, com diferença de salário e hierarquia, sendo este último alvo de chacota. (HADAD, 2005. pag.?)
    A leitura detalhada dessa análise de cargo desmistifica o senso comum de que o Agente Policial é o Motorista e reforça o entendimento de que é de fato Agente da Polícia, pois como explanamos anteriormente ele efetivamente deve prender (flagrante obrigatório/compulsório), pois é policial e agente da autoridade, além disso, participar não é a mesma coisa que ser autor, senão vejamos o que Mirabete diz a respeito: “Fala-se em participação, em sentido estrito, como a atividade acessória daquele que colabora para a conduta do autor com a pratica de uma ação que, em si mesma, não é penalmente relevante. “ (Manual. pag. 18 grifos nossos)
    Da mesma forma o eminente processualista Yshida explana com maestria sobre o flagrante sendo: a) Sujeito ativo é aquele que efetiva a prisão, podendo ser: (a1) flagrante facultativo: qualquer do povo, existindo inclusive a possibilidade de apreensão de coisas (RTJ58/34); (a2) flagrante compulsório: autoridade policial e agentes que têm obrigação de realizar a prisão. (Processo, pag. 161 grifos nossos).
    Se aceita tal posição de que o Agente Policial participa de flagrante e pode prender, estaremos retirando-o do seio policial e inserindo-o como um simples cidadão ou agente público de outras secretarias sem a função de polícia judiciária, e a própria realidade do cargo demonstra incompatibilidade, pois o flagrante para ele é, de fato e de direito, obrigatório e não facultativo, assim, bastaria verificar as implicações penais de uma ou outra posição para se ter certeza de que o Agente Policial é agente da autoridade, com seus direitos e deveres inerentes ao cargo.
    Podemos ressaltar a própria definição do cargo e de sua atribuição prevista na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério de Trabalho e Emprego do Governo Federal, onde classifica o Agente Policial como:
    Código (3518) Títulos (Agentes de investigação e identificação)
    (3518-10) INVESTIGADOR DE POLÍCIA: Agente policial, Comissário de polícia, Detetive de polícia, Inspetor de polícia. (3450-Código Internacional CIUO88- Inspectores de policía y detectives). (BRASIL, 2010 grifos nossos)
    Convém lembrar que essa classificação do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) teve a participação de especialistas de diversas áreas, inclusive da : Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP-SP); Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (SSP/SP); Polícia Civil do Estado de São Paulo; Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, contando com nomes de Delegados ativos e influentes que se propuseram ao aperfeiçoamento do trabalho policial.
    No retorno à Academia encontramos colegas que saíram após o curso inicial e foram para plantões e ainda lá permaneciam e outros que estão 100% operacionais (Garra/DEIC) e outros ainda especializados em informática, inteligência, investigação, trabalhando até na Corregedoria, etc. O que impressionou é que a maioria nunca trabalhou como Motorista, e mais, apenas um (01) trabalhava na “Frota” mesmo assim em serviço burocrático, evidente fica a verdadeira atividade do Agente Policial, ou seja, é Agente da Polícia.
    Para confirmar essa realidade decidimos realizar uma pesquisa para saber onde efetivamente trabalham os Agentes Policiais que estavam na Academia para a realização do Curso de Aperfeiçoamento, dos alunos presentes 66 se dispuseram a colaborar e declinaram onde trabalhavam, segue abaixo em forma de gráfico o resultado encontrado:
    Obs- O gráfico não pode ser reproduzido no envio do trabalho (Márcio)
    Analisando o gráfico acima apresentado, podemos perceber que a maioria trabalha em plantões policiais, em atribuições afetas ao ofício de uma Delegacia, ou seja, atender ao público, prender, custodiar presos, participar da lavratura do flagrante como condutor ou testemunha, cumprir Ordens de Serviço, investigar, confeccionar Boletins de Ocorrência, quando devidamente autorizado.
    Percebe-se também que o serviço de Motorista não existe de fato, eventualmente pode-se prever o uso da viatura, mas como qualquer outro agente da autoridade ou Agente da Polícia.
    Muitos trabalham em setores especializados tipicamente operacionais de investigação e ação como: GARRA; DEIC, DISE, DIG ou em outros setores especializados administrativos Corregedoria, Gabinete do Secretário, Capturas e com certeza não trabalham nesses locais trocando óleo de viatura ou somente dirigindo-as, e sim temos vários como chefes, que é cargo de confiança, ou outra função hierarquicamente superior, mesmo recebendo uma remuneração inferior, enfim o que vale é a competência do homem ou mulher Agente Policial.
    Na sua obra Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo o professor e também Delegado de Polícia Ricardo Ambrosio Fazzani Bina, expõe de maneira clara e brilhante, as pessoas que devem submissão à Lei 207/1979 (Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo):
    A LOPC definirá cargos, os direitos e deveres dos policiais civis no exercício de suas funções, a remuneração, a jornada de trabalho, as transgressões disciplinares, os procedimentos administrativos e demais normas pertinentes à Instituição Policial Civil. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    Logo após, o professor transcreve parte da LOPC e sua aplicação nos diversos cargos, estando o Agente posterior ao Investigador, vejamos:
    I – Delegado de Polícia;
    II – Escrivão de Polícia;
    III- Investigador de Polícia;
    IV – Agente Policial;
    V – Agente de Telecomunicações Policial;
    VI – Papiloscopista Policial;
    VII – Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    VIII – Carcereiro Policial;
    (…)
    Os cargos de I ao VIII são da Polícia Civil e os demais, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. (BINA, 2006 pag.32 grifos nossos).
    De todos os policiais, aqueles que trabalham efetivamente em plantões policiais são os: Delegados, Escrivães, Carcereiros, Investigadores e Agentes Policiais, sendo que eventualmente encontramos em algumas delegacias, oficiais administrativos ou outros servidores.
    Como dissemos anteriormente, a necessidade de saber exatamente qual é a atribuição do Agente Policial poderá contribuir significativamente para o exercício da cidadania, para com o próprio policial e também para o usuário da segurança pública. A polícia e o policial reconhecendo-se saberão agir melhor e atender aos anseios da Sociedade, sobre isso Rolim, comentando sobre a eficácia das polícias, nos traz uma nova perspectiva de estruturação policial:
    Parece claro que uma estrutura policial reconhecidamente competente em seu trabalho e que receba, por conta disso, o respeito e a admiração popular terá maiores possibilidades de exercer sobre esta mesma população uma influencia positiva e, nesta relação, de ver aumentar as suas próprias possibilidades de êxito. Pelo contrário, uma estrutura de polícia que se descubra desmotivada, que não possua qualquer projeto quanto ao seu próprio futuro e que esteja fragilizada por práticas internas de corrupção e violência só poderá reforçar entre a população os piores valores ali já existentes. Enquanto isso, ela aumenta o fosso que a separa das possibilidades virtuosas derivadas de uma relação democrática e respeitosa com o público a que deva servir. (ROLIM, 2006. pag. 39 grifos nossos)
    Caros leitores, termino como comecei, justificando aquilo que disse e, talvez agora, um pouco mais convencido do meu papel como Agente da Polícia e não Motorista, pois como reafirmei em diversas passagens desse Trabalho de Conclusão de Curso, é que o que vale é a atitude do homem e não o seu rótulo e se estou policial é para servir o próximo, garantir a continuidade do estado democrático de direito por meio da Instituição Policial, bem como a manutenção da paz social que, se conseguida, tanto eu quanto minha família se beneficiará, enfim, o desejo de uma Sociedade que reconheça o homem por aquilo que faz e não por mera denominação.
    Cito um último autor e seus escritos morais – Bobbio – como exemplo daquilo que imagino ser o desejo e a finalidade do Estado e da Sociedade.
    A conduta que precisa ser justificada é a que não está conforme as regras. Não se justifica a observância da norma, isto é, a conduta moral. A exigência da justificação nasce quando o ato viola ou parece violar as regras sociais geralmente aceitas, não importa se morais, jurídicas ou de costume. Não se justifica a obediência, mas a desobediência, e isto se se considera que ela tenha algum valor moral. Não se justifica a presença numa reunião obrigatória, mas a ausência. Em geral, não há nenhuma necessidade de justificar o ato regular ou normal, mas é necessário dar uma justificação ao ato que peca por excesso ou por falha, sobretudo se se deseja salvá-lo. (BOBBIO, 202 pag. 54-55).
    CONCLUSÃO
    A discriminação em geral se reveste de diversas formas, algumas vezes mais visíveis e outras camufladas em gestos ou expressões, veladas, submetendo o homem a transformar-se num objeto, um número, uma coisa.
    Quando isso acontece de um homem para outro, reconhecer a discriminação fica mais fácil, mas quando se dá por alguém ou Instituição que deveria representar os anseios do povo como o Estado, fica muito difícil lutar contra ela.
    O Estado discrimina negativamente mais nos direitos do que nos deveres, os chefes querem que se cumpra a Lei pela necessidade do trabalho policial, para permanecer o “status quo” aceitam que o Agente Policial seja agente da autoridade, ocupe cargo de confiança e trabalhe em outras funções, mas no momento de requerer direitos é um Motorista, àquele que dirige viaturas e troca óleo, não sendo possível pareá-lo ou dar-lhe garantias como outras carreiras policiais.
    Agente da Polícia nos deveres, Motorista nos direitos, e Agente Policial na manutenção da estrutura policial atual.
    Hoje, segundo dados da Intranet da Polícia Civil de São Paulo, há um universo de 2559 Agentes Policiais na ativa, espalhados pelo estado de São Paulo.
    No Curso de Aperfeiçoamento (CEA) para Agente Policial de 3º Classe ministrado na Academia da Polícia Civil de São Paulo neste ano de 2010, 80% dos integrantes tinham Nível Superior, alguns Especialistas e outros cursando Mestrado, alguns até com mandato eletivo, todos buscando aperfeiçoamento pessoal e profissional para transformar a imagem de, uma antiga, polícia repressora da Ditadura para outra, atual e nova, Polícia Cidadã a exemplo da Constituição Brasileira de 1988.
    Acreditamos que no universo total de Agentes Policiais a proporção de formação deva ser a mesma, pois a maioria era oriundo do DEINTER (Departamento do Interior) e DEMACRO (Departamento da Macro SP), representando cidades importantes como: Pirassununga, Cesário Lange, São Bernardo do campo, Santo André, Presidente Prudente, Botucatu, Sorocaba, Diadema, Presidente Venceslau, Inhandeara, Tupã, Assis, Itapevi. Mogi das cruzes, Itapetininga, Osasco, entre outras.
    Esse TCC teve o intuito de sugerir mudanças para a reestruturação das carreiras policiais, de todas, num modelo para valorizar as atividades policiais com a criação, denominação e atribuição dos cargos e conseqüentemente valorização de seus ocupantes.
    Sentimos que a reestruturação da Polícia Judiciária deve passar necessariamente pelo conhecimento do policial como um cidadão (homem ou mulher), que faz parte de uma Sociedade, que é parte do Estado, que tem capacidade de ação, formação familiar e acadêmica bem estruturada para contribuir para um futuro mais justo e pacífico, para todos os brasileiros e para as gerações futuras.

  2. CAROS COLEGAS,

    LI MATÉRIA NO “SITE” DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA POLÍCIA CIVIL DE S.P. ONDE VERSA SOBRE DÚVIDA, QUE FOI SANADA. LÁ HÁ, INCLUSIVE, O OFÍCIO N° 28/2012 DO D.A.P., DO NÚCLEO DE CADASTRO E LAVRATURA DE ATOS, ENCAMINHADO, À PEDIDO, À PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO. PARA QUEM TIVER INTERESSE É SÓ ENTRAR NO “SITE” E CLICAR EM “NOTÍCIAS”, DESCER ATÉ O DIA “27/04/2.012″ ONDE HÁ O SEGUINTE TÍTULO: – “DAP ESCLARECE A ESCOLARIDADE DO AGENTE POLICIAL E CARCEREIRO PARA QUE NÃO OCORRAM DÚVIDAS”.
    PARECE-ME QUE, DE FATO, OS CARGOS DE AGENTE POLICIAL E CARCEREIRO SÃO, PARA INGRESSO NA POLÍCIA CIVIL, DE NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL MESMO.

  3. DAP esclarece a Escolaridade do Agente Policial e Carcereiro para que não ocorram dúvidas
    27 de abril de 2012 • 9h23
    AFPCESP
    Jornal da AFPCESP
    A celeuma surgiu em razão de Proposta da AFPCESP favorecendo Carcereiros e Agente Policial, mais Auxiliar de Papiloscopista e Atendentes de Necrotério, com exigência de escolaridade de Nível Fundamental, que AFPCESP propunha a elevação para escolaridade de Nível Médio com a consequente revalorização salarial.
    Essa proposta que visava ajudar Agentes Policiais e Carcereiros, no mundo Policial Civil gerou grande discussão nestes 10 (dez) meses passados, quando um Grupo de Carcereiros e Agentes Policiais defendiam que as categorias já tinham o Nível Médio de escolaridade exigida, se contrapondo a proposta do Presidente da AFPCESP Dr. Hilkias de Oliveira que propunha para o Governo do Estado uma Reestruturação das Carreiras Operacionais com a elevação da escolaridade das carreiras de Agente Policial, Carcereiro, Atendente de Necrotério e Auxiliar de Papiloscopista para a escolaridade de Nível Médio.
    A AFPCESP conceituada Entidade, na sua proposta demonstrou que a escolaridade exigida para Ingresso para os Concursos da Policia Civil dirigidos para a Carreira de Agente Policial e Carcereiro, tinham como escolaridade exigida a de Nível Fundamental (ex- 1º grau). Razão pela qual procurava a Entidade elevar todas as Carreiras de 1º grau para o Nível Médio valorizando dessa forma todas as Carreiras Policiais Civis Operacionais.
    Os policiais questionavam que a Lei que dava o Nível Médio para essas carreiras era de um Deputado Estadual e tinha sido transformado em Lei. A AFPCESP respondeu a esses argumentos esclarecendo que essas Legislações foram anuladas ou tornadas sem efeito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por vicio quanto a iniciativa da Lei, ou seja, o parlamentar não era a pessoa competente para encaminhar a proposta; a autoridade competente para modificar a escolaridade era a pessoa do Governador do Estado razão pela qual a Legislação aprovada foi declarada nula em razão do vicio da inconstitucionalidade.
    Com a dúvida permaneceu a AFPCESP demonstrando cautela procurou ouvir a Divisão de Administração de Pessoal – DAP, em especial o Delegado de Policia Diretor, Dr. Glaucus Vinicius Silva, que através do oficio nº 41/2012 esclarece que a escolaridade exigida para as carreiras de Agente Policial e do Carcereiro é de (1º grau) conforme disposto no artigo 5º da Lei Complementar 1.151/2011. Essas exigências estão previstas ainda, no artigo 5º da Lei Complementar LC 494 de 24 de Dezembro de 1986.

    LEI COMPLEMENTAR 1151/2011
    Artigo 4º – Constituem exigências prévias para inscrição no concurso público de ingresso nas carreiras policiais civis ser portador de nível de escolaridade estabelecido para cada carreira no artigo 5º da Lei Complementar nº 494, de 24 de dezembro de 1986, e no artigo 1º da Lei Complementar nº 1.067, de 1º de dezembro de 2008.

    LEI COMPLEMENTAR 494/1986
    Artigo 5º – Para o ingresso a que se refere o artigo anterior será exigido:
    I – certificado de primeiro grau ou equivalente, para as séries de classes de:
    a) Carcereiro;
    b) Agente Policial;
    c) Atendente de Necrotério Policial;
    d) Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    II – certificado de segundo grau ou equivalente, para as séries de classes de:
    a) Escrivão de Polícia;
    b) Investigador de Polícia;
    c) Agente de Telecomunicações Policial;
    d) Fotógrafo Técnico-Pericial;
    e) Auxiliar de Necrópsia;
    f) Desenhista Técnico-Pericial;
    g) Papiloscopista Policial;
    III – diploma de nível universitário ou habilitação legal, compatível com as atribuições próprias do cargo, para a série de classes de Perito Criminal.

    LEI COMPLEMENTAR 1067/2008
    Artigo 1º – Para o ingresso nas carreiras de Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia, exigir-se-á diploma de graduação de nível superior ou habilitação legal correspondente.

  4. CAROS COLEGAS,
    LI MATÉRIA NO “SITE” DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA POLÍCIA CIVIL DE S.P. ONDE VERSA SOBRE DÚVIDA, QUE FOI SANADA. LÁ HÁ, INCLUSIVE, O OFÍCIO N° 28/2012 DO D.A.P., DO NÚCLEO DE CADASTRO E LAVRATURA DE ATOS, ENCAMINHADO, À PEDIDO, À PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO. PARA QUEM TIVER INTERESSE É SÓ ENTRAR NO “SITE” E CLICAR EM “NOTÍCIAS”, DESCER ATÉ O DIA “27/04/2.012″ ONDE HÁ O SEGUINTE TÍTULO: – “DAP ESCLARECE A ESCOLARIDADE DO AGENTE POLICIAL E CARCEREIRO PARA QUE NÃO OCORRAM DÚVIDAS”.
    PARECE-ME QUE, DE FATO, OS CARGOS DE AGENTE POLICIAL E CARCEREIRO SÃO, PARA INGRESSO NA POLÍCIA CIVIL, DE NÍVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL MESMO.

  5. PÔ……. OS CARAS BRIGANDO POR CAUSA DA ESCOLARIDADE DOS CARGOS. E O GOVERNO REDUZIDO O SALARIO CADA VEZ MAIS. OLHA SÓ O AUX ALIMENTAÇAO!!!! JÁ CAIU…. È MELHOR TER UM CARGO COM O 1 GRAU GANHANDO BEM, DO QUE UM CARGO PÓS GRADUADO GANHADO UMA MERRECA.

  6. puta cara chato meu…todo dia ele posta esse trabalho nos tópicos…se você quer ser ser agente, vira agente federal e pronto…
    Não é minha culpa se agente faz o mesmo trabalho, se faz qualquer outro…aliás, no seu trabalho, me parece que você entende que o agente não se resume a ser motorista…ótimo…só que a lei não diz isso.

  7. paulo :PÔ……. OS CARAS BRIGANDO POR CAUSA DA ESCOLARIDADE DOS CARGOS. E O GOVERNO REDUZIDO O SALARIO CADA VEZ MAIS. OLHA SÓ O AUX ALIMENTAÇAO!!!! JÁ CAIU…. È MELHOR TER UM CARGO COM O 1 GRAU GANHANDO BEM, DO QUE UM CARGO PÓS GRADUADO GANHADO UMA MERRECA.

    Não me inclua nessa, estou brigando para o reconhecimento de salário, para os que já conquistaram o N.U para ingresso em suas carreiras, no meu caso quando ingressei já tinha dois diplomas de NU reconhecidoS pelo MEC; só estou alertando ; que para o ingresso nas carreiras de Agente Policial será exigido, tão somente o Ensino Fundamenta;l até que o Governador encaminhe uma PLC, e depois virar LC

  8. Continua MOTOROLA. Auxilia nas investigações, apenas levando os Delegados e Investigadores aos locais de crime.

  9. De saco cheio, gostaria que alguem me indicasse um investigador ou escrivão que se apresenta como agente ou carcereiro, algum investigador ou escrivão que fez concurso para carcereiro ou agente, não vai aparecer ,pois não existe, oque deve ficar claro é que até bem pouco tempo , agente e carcereiro fazia concurso , para investigador ou escrivão com o objetivo de promoção , mas como hoje tudo virou uma desordem completa vemos estas loucuras, o objetivo desta turma é enganar só os investogadores e escrivaes, conforme o indicado no art. 26 da 1151, e só , não precisa essa loucura, para os desviados de função que sim estão fazendo um excelente trabalho sem a recompensa financeira.

  10. Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

  11. Meu Deus, quanta vaidade e ignorância. Parecemos crianças em idade pre escolar, mais precisamernte meninos, interessados em saber quem tem o piu piu maior…..fala sério….Se é Investigador, Agente ou carcereiro, que diferença faz????? Conheceço diversos Investigadores que não possuem nível superior, ao passo que também conheço diversos agentes e carcereiros que possuem faculdade, pós graduação, falam inglês e estão se lichando pra essa discussão….vamos utilizar esse espaço para melhor nos articular, nos reunir, fazer reivindicações que atendam a todas as carreiras, sem esquecer é claro da valorização dos investigadores e escrivães pelo nível superior… Chega de ofensas isso não nos levará a ligar algum…

  12. É dificil entender a cabeça de certos policiais que se acham ganhando essa bosta de salário. Os caras se sentem por ganhar 100 reais a mais. Acho quequem vê de fora, investigador é uma puta carreira. Grande bosta, um bando de fudidos, duros igual a um coco. Isso estou é pq nem estou falando dos escravões (pior carrreira da polícia).
    Ah, querem nivel superior? Estudem para outro concurso!

  13. Sabe o que seria legal?? Dar salario de N.U., somente para quem realmente possui o N.U..
    Assim eu queria ver varios “estrelas” que batem no peito que “ganharam” o N.U., ficando escondidinhos e calados.
    N.U., somente para quem realmente possui. Na canetada é facil, né?
    Do mesmo modo que abominam o Agente Policial transpor de cargo (realmente é ilegal), também não devem ganhar N.U, quem mal concluiu o 2º grau.

  14. infeliz :
    puta cara chato meu…todo dia ele posta esse trabalho nos tópicos…se você quer ser ser agente, vira agente federal e pronto…
    Não é minha culpa se agente faz o mesmo trabalho, se faz qualquer outro…aliás, no seu trabalho, me parece que você entende que o agente não se resume a ser motorista…ótimo…só que a lei não diz isso.

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!!!!!!!!!!

  15. ESCRIVÃO É PIOR CARREIRA DA POLÍCIA???? VAI TOMAR BEM NO MEIO DO SEU CÚ O EMERSON…QUE PORRA VC É VEIO????
    NÃO TROCO MINHA CARREIRA POR NADA MANO…MUITO MENOS PELA SUA…E OLHA QUE NEM SEI O QUE VC FAZ NA POLÍCIA HEIN!!!!
    VC VÊ A GENTE TRABALHANDO DEZ VEZES MAIS QUE VC, MAS MEU IRMÃO..DEIXA EU TE FALAR UMA COISA: “PELO MENOS NÃO FICO BURRO IGUAL A VOCÊ!!!”, PQ TENHO QUE PENSAR TODOS OS DIAS E FAZER TRAMPO ATÉ DE MAJURA VEIO….. ME ORGULHO DA MINHA CARREIRA…ESTOU ESTUDANDO CADA VEZ MAIS PARA SAIR DA POLÍCIA PQ ACHO QUE GANHO MAL, MAS NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU ESCRIBA…A CARREIRA QUE MAIS TEM QUE PENSAR NESSA MERDA DE POLÍCIA…..
    VC DEVE PENSAR … NÃO FAÇO NADA E GANHO A MESMA COISA….MAS MANO PREFIRO NÃO ATROFIAR MEU CÉREBRO…..TO ESTUDANDO…MINHA CARREIRA ME AJUDA A FICAR ATUALIZADO E COM CERTEZA VOU PASSAR NUM CONCURSO MELHOR LOGO EM BREVE…MAS NÃO FALA ASSIM DE ESCRIVÃO NÃO MANO PQ O D.P. DEPENDE DA GENTE, SE DEPENDER DE UMA CARA COMO VC E COM O SEU CARGO…ESTARIAMOS RECEBENDO UM SALARIO MÍNIMO POR MÊS….E SERIA MUITO AINDA…..

  16. Concordo com voce escriba, eu também sou escriba em Guarulhos, e olha irmão trabalho muito, e também como voce e outros irmãos estamos estudando para sair fora e ganhar um salario digno.

    Sempre tratei todos de outras carreiras com respeito, acho que tá na hora das outras carreiras nos respeitarem, porque na hora de cortar as arestas, é o escravão que tem que pensar para desfazer a merda.

    Mas enquanto não passamos em outro concurso, vamos batalhar pelo pagamento do NU.

    Abraço de outro escriba, com muita honra

  17. ESCRIBA :
    ESCRIVÃO É PIOR CARREIRA DA POLÍCIA???? VAI TOMAR BEM NO MEIO DO SEU CÚ O EMERSON…QUE PORRA VC É VEIO????
    NÃO TROCO MINHA CARREIRA POR NADA MANO…MUITO MENOS PELA SUA…E OLHA QUE NEM SEI O QUE VC FAZ NA POLÍCIA HEIN!!!!
    VC VÊ A GENTE TRABALHANDO DEZ VEZES MAIS QUE VC, MAS MEU IRMÃO..DEIXA EU TE FALAR UMA COISA: “PELO MENOS NÃO FICO BURRO IGUAL A VOCÊ!!!”, PQ TENHO QUE PENSAR TODOS OS DIAS E FAZER TRAMPO ATÉ DE MAJURA VEIO….. ME ORGULHO DA MINHA CARREIRA…ESTOU ESTUDANDO CADA VEZ MAIS PARA SAIR DA POLÍCIA PQ ACHO QUE GANHO MAL, MAS NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU ESCRIBA…A CARREIRA QUE MAIS TEM QUE PENSAR NESSA MERDA DE POLÍCIA…..
    VC DEVE PENSAR … NÃO FAÇO NADA E GANHO A MESMA COISA….MAS MANO PREFIRO NÃO ATROFIAR MEU CÉREBRO…..TO ESTUDANDO…MINHA CARREIRA ME AJUDA A FICAR ATUALIZADO E COM CERTEZA VOU PASSAR NUM CONCURSO MELHOR LOGO EM BREVE…MAS NÃO FALA ASSIM DE ESCRIVÃO NÃO MANO PQ O D.P. DEPENDE DA GENTE, SE DEPENDER DE UMA CARA COMO VC E COM O SEU CARGO…ESTARIAMOS RECEBENDO UM SALARIO MÍNIMO POR MÊS….E SERIA MUITO AINDA…..


    Pô mano!” Ai que meda!

  18. Concordo com o “ESCRIBA”, se a Policia ainda funciona é por causa dos Escrivães. Quero ver se as carreiras de Agepol e carcepol querem se tornar Escrivães. O Governador deveria Extinguir as carreiras de Agente Policia le Carcereiro e transforma-los em Escrivães.

  19. JOCA :
    Concordo com o “ESCRIBA”, se a Policia ainda funciona é por causa dos Escrivães. Quero ver se as carreiras de Agepol e carcepol querem se tornar Escrivães. O Governador deveria Extinguir as carreiras de Agente Policia le Carcereiro e transforma-los em Escrivães.

    APOIADO, RESTOPOL VAI VIRAR ESCRIVÃO, APOIADO, VAMOS DIFUNDIR ESTA IDEIA.

  20. Cristiano :Meu Deus, quanta vaidade e ignorância. Parecemos crianças em idade pre escolar, mais precisamernte meninos, interessados em saber quem tem o piu piu maior…..fala sério….Se é Investigador, Agente ou carcereiro, que diferença faz????? Conheceço diversos Investigadores que não possuem nível superior, ao passo que também conheço diversos agentes e carcereiros que possuem faculdade, pós graduação, falam inglês e estão se lichando pra essa discussão….vamos utilizar esse espaço para melhor nos articular, nos reunir, fazer reivindicações que atendam a todas as carreiras, sem esquecer é claro da valorização dos investigadores e escrivães pelo nível superior… Chega de ofensas isso não nos levará a ligar algum…

    AMIGO, VENHO PROPONDO ISSO A MUITO TEMPO, POREM A FOGUEIRA DA VAIDADE NÃO SE APAGA, NÃO ADIANTA, SOMOS DISCRIMINADORES SIM, SOMOS ROTULADORES SIM, DIGO SOMOS PQ TB SOU TIRA.
    AGORA TENHO NOBRES E ATUANTES PARCEIROS, TANTO AGENTES COM CARCEREIROS, SÃO PESSOAS IGUAIS A TODOS, MERECEM SER VALORIZADOS COMO TODOS, SÃO PAIS, SÃO FILHOS, SÃO IRMÃOS, SÃO GENTE COMO NÓS, POREM TEM UMA PARTE DE NÓS, QUE ACHA QUE SE NOSSOS IRMÃOS, AGENTES E CARCEREIROS, SE FOREM VALORIZADOS COMO BEM O MERECEM, PAGARIAM DO BOLSO POR ESTE AUMENTO SALARIAL.
    QUE PENA, NÃO SOMOS UNIDOS, NÃO MERECEMOS NADA.

  21. ESCRIBA :
    ESCRIVÃO É PIOR CARREIRA DA POLÍCIA???? VAI TOMAR BEM NO MEIO DO SEU CÚ O EMERSON…QUE PORRA VC É VEIO????
    NÃO TROCO MINHA CARREIRA POR NADA MANO…MUITO MENOS PELA SUA…E OLHA QUE NEM SEI O QUE VC FAZ NA POLÍCIA HEIN!!!!
    VC VÊ A GENTE TRABALHANDO DEZ VEZES MAIS QUE VC, MAS MEU IRMÃO..DEIXA EU TE FALAR UMA COISA: “PELO MENOS NÃO FICO BURRO IGUAL A VOCÊ!!!”, PQ TENHO QUE PENSAR TODOS OS DIAS E FAZER TRAMPO ATÉ DE MAJURA VEIO….. ME ORGULHO DA MINHA CARREIRA…ESTOU ESTUDANDO CADA VEZ MAIS PARA SAIR DA POLÍCIA PQ ACHO QUE GANHO MAL, MAS NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU ESCRIBA…A CARREIRA QUE MAIS TEM QUE PENSAR NESSA MERDA DE POLÍCIA…..
    VC DEVE PENSAR … NÃO FAÇO NADA E GANHO A MESMA COISA….MAS MANO PREFIRO NÃO ATROFIAR MEU CÉREBRO…..TO ESTUDANDO…MINHA CARREIRA ME AJUDA A FICAR ATUALIZADO E COM CERTEZA VOU PASSAR NUM CONCURSO MELHOR LOGO EM BREVE…MAS NÃO FALA ASSIM DE ESCRIVÃO NÃO MANO PQ O D.P. DEPENDE DA GENTE, SE DEPENDER DE UMA CARA COMO VC E COM O SEU CARGO…ESTARIAMOS RECEBENDO UM SALARIO MÍNIMO POR MÊS….E SERIA MUITO AINDA…..


    Pô mano!” Ai que meda!
    MANU NOIS VAI SE FORMAR , NOIS TRABALHA MUITO MESMO TA LIGADO, SE LIGA MANE, TODOS TRABALHAM SE O MANU TRABALHA ´É PQ O COXAS E OS TIRAS TRAZEM TRAMPO

  22. Apoiado…nós só vemos esses caras falando que fazem trabalho dos tiras…porque não fazem o trabalho dos escrivães?
    Na boa, dizer que faz o mesmo trabalho que o investigador é comum, agora fazer o “seu” trabalho ninguém quer…
    Esse agente vive postando esse “estudo” aqui…com certeza quer montar mais um sindicato…e vai ficar querendo porque não move uma palha por isso…vive desse estudo.
    É f… viu.

    O FIM DAS PMs ESTÁ PRÓXIMO :

    JOCA :
    Concordo com o “ESCRIBA”, se a Policia ainda funciona é por causa dos Escrivães. Quero ver se as carreiras de Agepol e carcepol querem se tornar Escrivães. O Governador deveria Extinguir as carreiras de Agente Policia le Carcereiro e transforma-los em Escrivães.

    APOIADO, RESTOPOL VAI VIRAR ESCRIVÃO, APOIADO, VAMOS DIFUNDIR ESTA IDEIA.

  23. Meus caros, para quem não é formado em direito devo esclarecer o seguinte: A lei que manda no caso em tela é a última. Isto tem um nome técnico, mas não quero dar aula de direito para ninguém. No entanto a última lei editada sobre o assunto é a lei complementar de 2011. Portanto, depois desta lei nada mais foi editado. Até que esta lei seja modificada o que vale para ingresso no cargo de carcepol, agepol e outros, é nível primário. O RESTO É CONVERSA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER.
    MEU PONTO DE VISTA PESSOAL É QUE ESTA SITUAÇÃO NÃO SE SUSTENTARÁ POR MUITO TEMPO, OU SEJA, NÃO É ADMITIDO NOS DIAS ATUAIS QUE PARA A FUNÇÃO DOS COLEGAS SEJA EXIGIDO SOMENTE NÍVEL PRIMÁRIO. ATÉ MESMO PORQUE ATÉ O FINAL DE 2012 NÃO TERMOS MAIS A FUNÇÃO DE CARCEREIRO E AÍ OS DITOS OPERACIONAIS FARÃO PARTE DOS SERVIÇOS QUE COMPÕE INVESTIGAÇÃO, SEJA NA MODALIDADE MEIO OU SEJA EM CONJUNTO COM A ATIVIDADE FIM.

  24. Enquanto isso na fazendaria$$$$$$$$$$$7, tudo igual, mais uma tomada de 80 e segundo consta a corro tava sabendo, quem quer comprar um sitio tem chefe vendendo

  25. vamos iniciar a campanha: “NO CHOFER, YES TIRA”. Vou mandar fazer um adesivo pro meu carro, uma camiseta assim. kkk

  26. quero virar delegado com uma caneta também. nem acabei a faculdade, mas tenho direito. pô. estudar pra que. no país do bolsa família de coxinha na rua, auxílio reclusão. estudar pra que? daqui a pouco estudar vai virar crime.
    uma canetada resolve tudo.
    delegado vira juiz, promotor vira juiz, juiz vira o quê?
    dá até vergonha

  27. nossa e carcereiro, então?
    vão se igualar aos tiras?
    que merda
    com aqueles distintivos de ganso, falando que é da polícia pras vítimas
    cansei de ler

  28. não tem nego mais CC na PC (CC=Cagão e Cagueta), que os carcereiros. bando de vagabundo

  29. JOCA :Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    PQP véio , o JOCA disse tudo, ou quase… Afinal alguem ai sabe quanto ganha um pedreiro?
    Na real, uns R$2500,00 por semana. Semana mesmo. Falo com direito de causa. Lazarentos, sujar a mão de massa e entortar a coluna no concreto dá mais grana que ficar que nem sacolinha dependurada na porta de viatura… que comédia. Os do GUARRA então… Não é a toa que no dia do confronto em SP tinha mais PM do que PC, por causa desta merda de desunião interna. Não sou nem Ag, CArc, Invest, Escr… sou é perito… e me divirto com esse flit, só comédia…

  30. Revoltado :

    JOCA :Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    PQP véio , o JOCA disse tudo, ou quase… Afinal alguem ai sabe quanto ganha um pedreiro?Na real, uns R$2500,00 por semana. Semana mesmo. Falo com direito de causa. Lazarentos, sujar a mão de massa e entortar a coluna no concreto dá mais grana que ficar que nem sacolinha dependurada na porta de viatura… que comédia. Os do GUARRA então… Não é a toa que no dia do confronto em SP tinha mais PM do que PC, por causa desta merda de desunião interna. Não sou nem Ag, CArc, Invest, Escr… sou é perito… e me divirto com esse flit, só comédia…

    Entendo a revolta do revoltado, pedreiro, mas pedreiro mesmo estão ganhando mais do que qualquer um da Carreira de PC, e vivem em belíssimas casas. Quanto ao pedreiro colher de pau, estão furtando em serviço e roubando na horas vagas.

  31. Escriper :

    Revoltado :

    JOCA :Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    PQP véio , o JOCA disse tudo, ou quase… Afinal alguem ai sabe quanto ganha um pedreiro?Na real, uns R$2500,00 por semana. Semana mesmo. Falo com direito de causa. Lazarentos, sujar a mão de massa e entortar a coluna no concreto dá mais grana que ficar que nem sacolinha dependurada na porta de viatura… que comédia. Os do GUARRA então… Não é a toa que no dia do confronto em SP tinha mais PM do que PC, por causa desta merda de desunião interna. Não sou nem Ag, CArc, Invest, Escr… sou é perito… e me divirto com esse flit, só comédia…

    Entendo a revolta do revoltado, pedreiro, mas pedreiro mesmo estão ganhando mais do que qualquer um da Carreira de PC, e vivem em belíssimas casas. Quanto ao pedreiro colher de pau, estão furtando em serviço e roubando na horas vagas.

    Onde se leu entendo a revolta do revoltado pedreiro, lei-a-se do revoltado perito.

  32. JOCA :
    Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    qual o desvio de função praticado pelo Agente Policial ?
    mostre-me onde esta elencado o rol de atribuiçōes do investigador, se vc ñ sabe amigo, ñ existe, lute então por uma lei organica que fixe as atribuiçōes do investigador para depois falar que o Agente Policial pratica desvio de função. Se informa primeiro Mané .

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!!!!

  33. Toledo :
    quero virar delegado com uma caneta também. nem acabei a faculdade, mas tenho direito. pô. estudar pra que. no país do bolsa família de coxinha na rua, auxílio reclusão. estudar pra que? daqui a pouco estudar vai virar crime.
    uma canetada resolve tudo.
    delegado vira juiz, promotor vira juiz, juiz vira o quê?
    dá até vergonha

    E analfabeto que passou em concurso de 2º grau, pela porta de trás, quer receber NU, realmente espere uma canetada…

  34. Toledo :
    vamos iniciar a campanha: “NO CHOFER, YES TIRA”. Vou mandar fazer um adesivo pro meu carro, uma camiseta assim. kkk

    Faz e me manda a conta. Só quero ver se você vai ser macho pra usar, nem que seja de pijama, não vai usar. Pq escreve muito e não faz porcaria nenhuma. Aposto que na hora que der merda na rua vai correr pra se esconder atrás de um “restopol”. Seu zero cana.

  35. IH? Continua na merda (desculpem a palavra usada) igual aos investigadores e escrivães, nível de segundo grau, recebendo a mesma coisas que nível fundamental, e ainda se usurpando da função de investigador, pq escrivão nem quer ser. Qual a vantagem de ser nível fundamental ou médio? Estamos todos na mesma água de salsicha e tem gente se achando superior.

  36. quero saber se carreiras de 1 grau podem andar armados
    sendo que para se ter o porte de arma particular se exige um conhecimento que vai além do 1 grau

  37. PARAPAPA
    quero saber se carreiras de 1 grau podem andar armados
    sendo que para se ter o porte de arma particular se exige um conhecimento que vai além do 1 grau

    PODE CRER. NUNCA PENSEI NISTO. COMO É QUE PODEM DAR ARMA PRA COXINHA SE SÓ EXIGEM QUE O CARA TENHA CONCLUIDO O ENSINO FUNDAMENTAL?
    POR ISTO QUE DÁ TANTA MERDA…

  38. haaaa o motorola quer ser tira nunca sera vai trabalhar vagabundo , vai calibrar os pneus olhar o oleo da vtr pq se der problema eu te meto a caneta seu troxa!!!!! á e vai estudar talvez será……………..

  39. O SEU GANSO VAI TOMAR NO SEU CÚ TAMO FALANDO AQUI DE ASPONE (NEM MOTORISTA NEM POLICIA MAS ACHA QUE É)NÃO DE CARÇA ….. SEU BABACA VC DEVERIA LAVAR SUA BOCA PRA FALAR DA CARREIRA VC DEVE SER UNS DESES GANSOS QUE FICA PASEANDO NOS BLOG POLICIAL E NÃO SABE DA HISTORIA DA POLICIA ,VAI LER A HISTORIA DA PCSP E VC VAI SABER UM POUCO DAS HISTORIA DAS CARREIRAS….A E VAI SE FODER ANTES QUE EU ME ESQUEÇA……….
    RODOLFO :
    não tem nego mais CC na PC (CC=Cagão e Cagueta), que os carcereiros. bando de vagabundo

  40. PARA DIRIMIR QUALQUER DUVIDA
    DAP esclarece a Escolaridade do Agente Policial e Carcereiro para que não ocorram dúvidas

    27 de abril de 2012 • 9h23
    AFPCESP
    Jornal da AFPCESP
    A celeuma surgiu em razão de Proposta da AFPCESP favorecendo Carcereiros e Agente Policial, mais Auxiliar de Papiloscopista e Atendentes de Necrotério, com exigência de escolaridade de Nível Fundamental, que AFPCESP propunha a elevação para escolaridade de Nível Médio com a consequente revalorização salarial.

    Essa proposta que visava ajudar Agentes Policiais e Carcereiros, no mundo Policial Civil gerou grande discussão nestes 10 (dez) meses passados, quando um Grupo de Carcereiros e Agentes Policiais defendiam que as categorias já tinham o Nível Médio de escolaridade exigida, se contrapondo a proposta do Presidente da AFPCESP Dr. Hilkias de Oliveira que propunha para o Governo do Estado uma Reestruturação das Carreiras Operacionais com a elevação da escolaridade das carreiras de Agente Policial, Carcereiro, Atendente de Necrotério e Auxiliar de Papiloscopista para a escolaridade de Nível Médio.

    A AFPCESP conceituada Entidade, na sua proposta demonstrou que a escolaridade exigida para Ingresso para os Concursos da Policia Civil dirigidos para a Carreira de Agente Policial e Carcereiro, tinham como escolaridade exigida a de Nível Fundamental (ex- 1º grau). Razão pela qual procurava a Entidade elevar todas as Carreiras de 1º grau para o Nível Médio valorizando dessa forma todas as Carreiras Policiais Civis Operacionais.

    Os policiais questionavam que a Lei que dava o Nível Médio para essas carreiras era de um Deputado Estadual e tinha sido transformado em Lei. A AFPCESP respondeu a esses argumentos esclarecendo que essas Legislações foram anuladas ou tornadas sem efeito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por vicio quanto a iniciativa da Lei, ou seja, o parlamentar não era a pessoa competente para encaminhar a proposta; a autoridade competente para modificar a escolaridade era a pessoa do Governador do Estado razão pela qual a Legislação aprovada foi declarada nula em razão do vicio da inconstitucionalidade.

    Com a dúvida permaneceu a AFPCESP demonstrando cautela procurou ouvir a Divisão de Administração de Pessoal – DAP, em especial o Delegado de Policia Diretor, Dr. Glaucus Vinicius Silva, que através do oficio nº 41/2012 esclarece que a escolaridade exigida para as carreiras de Agente Policial e do Carcereiro é de (1º grau) conforme disposto no artigo 5º da Lei Complementar 1.151/2011. Essas exigências estão previstas ainda, no artigo 5º da Lei Complementar LC 494 de 24 de Dezembro de 1986.

  41. As demais carreiras cujo ingresso exige-se o ensino de Fundamental (antigo primário+ginásio: 1ª à 8ª série, posteriormente denominado 1º Grau)
    a) Carcereiro;
    b) Agente Policial;
    c) Atendente de Necrotério Policial;
    d) Auxiliar de Papiloscopista Policial;
    Parem de gorar o N.U. dos Escripol e Investipols, preocupem-se primeiro em alterar o nível de escolaridade exigido para o ingresso de suas carreiras, para depois lutarem para conqueistarem seus direitos.
    A Lei Complemtar 1151/11 foi a última promulgada pelo Governador. Não quero ser repetitiva, leia meu comentário #4 sobre esta matéria.

  42. Revoltado :

    JOCA :Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    PQP véio , o JOCA disse tudo, ou quase… Afinal alguem ai sabe quanto ganha um pedreiro?
    Na real, uns R$2500,00 por semana. Semana mesmo. Falo com direito de causa. Lazarentos, sujar a mão de massa e entortar a coluna no concreto dá mais grana que ficar que nem sacolinha dependurada na porta de viatura… que comédia. Os do GUARRA então… Não é a toa que no dia do confronto em SP tinha mais PM do que PC, por causa desta merda de desunião interna. Não sou nem Ag, CArc, Invest, Escr… sou é perito… e me divirto com esse flit, só comédia…

    Vc deveria é se preocupar com a SPTC, essa atrocidade juridica. Quem se fode somos nós as demais carreiras.Viraram cacique na canetada e agoram se acham os pica das galaxias.Deveriam principalmente acabar com o acumulo de função de Médico Legista. Ficam parando a reestruturação sempre, falando de carreiras polciais cientificas, não existe carreiras policiais cientificas. Fizeram os fotografos de motoristas, na ACADEPOL não queriam nem dar cadeiras nem dar munição para treinar com as ppistolas e sabe pq?? Por causa de vcs Peritos e Médicos que se acham autoridades e na verdade não são é porra nenhuma; Ficam usando o principio do ente federativo como desculpa para uma merda q o Covas fez!!! Agora Perito vc acha q há união na SPTC?? Os atendentes são carreiras operacionais qdo quiseram fazer a reestruturação a unica carreira na qual atendente pode ser comparado é com a de Agente policial ou auxiliar de papi e a SPTC quis nos segurar como agentes de pericias (não faço nada da pericia como posso ser um agente de pericia se no máximo eu auxilio trazendo o corpo?) A SPTC não tem funcionários, só tem carreira fazendo o trampo de ADM (o q é proibido pelo art 7 da LOP), calça branca sem estar no plantão além de infinitas outras atrocidades. Pasme mas é o médico q assina minha carga de arma de fogo, isso por acaso é Legal?? Um médico ou perito é autoridade para poder assinar carga de arma de fogo? Não é Delegado q faz isso? Ouvi sair da boca do Diretor camargo q atendente não tem atribuição legal e ainda ficam nos prendendo, amarrando. Como vc pode falar em UNIÃO se os atendentes sabem e não se consideram policias cientificos e sim civis. É ridiculo a situação q se encontra o prédio do CSI.Para haver união primeiramente os Peritos e Médicos deveriam explodir o prédio da SPTC tirar o monopoliio do Dr Celso e vcs voltarem a ser subordinados afinal vcs apenas pensam q são autoridades mas nós sabemos bem a verdade né? Todas carreiras de meio da SPTC sofrem com a atuação de vcs.hahahaha ha

  43. ESCRIPER :
    http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssss
    VEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
    CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTE
    POLICIAL – AP-1/2004 – CAPITAL
    f- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)
    SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

  44. Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :
    http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssss
    VEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
    CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTE
    POLICIAL – AP-1/2004 – CAPITAL
    f- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)
    SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.
    Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).
    É triste, mas é fato!!!!

  45. Saco cheio – o original :

    Toledo :
    vamos iniciar a campanha: “NO CHOFER, YES TIRA”. Vou mandar fazer um adesivo pro meu carro, uma camiseta assim. kkk

    Faz e me manda a conta. Só quero ver se você vai ser macho pra usar, nem que seja de pijama, não vai usar. Pq escreve muito e não faz porcaria nenhuma. Aposto que na hora que der merda na rua vai correr pra se esconder atrás de um “restopol”. Seu zero cana.

    TO USANDO. TA A MAIOR FALAÇÃO AQUI.
    COMO VC QUER FAZER PRA ME PASSAR O JOTA?

  46. Anonimo em furia :

    Revoltado :

    JOCA :Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    PQP véio , o JOCA disse tudo, ou quase… Afinal alguem ai sabe quanto ganha um pedreiro?
    Na real, uns R$2500,00 por semana. Semana mesmo. Falo com direito de causa. Lazarentos, sujar a mão de massa e entortar a coluna no concreto dá mais grana que ficar que nem sacolinha dependurada na porta de viatura… que comédia. Os do GUARRA então… Não é a toa que no dia do confronto em SP tinha mais PM do que PC, por causa desta merda de desunião interna. Não sou nem Ag, CArc, Invest, Escr… sou é perito… e me divirto com esse flit, só comédia…

    Vc deveria é se preocupar com a SPTC, essa atrocidade juridica. Quem se fode somos nós as demais carreiras.Viraram cacique na canetada e agoram se acham os pica das galaxias.Deveriam principalmente acabar com o acumulo de função de Médico Legista. Ficam parando a reestruturação sempre, falando de carreiras polciais cientificas, não existe carreiras policiais cientificas. Fizeram os fotografos de motoristas, na ACADEPOL não queriam nem dar cadeiras nem dar munição para treinar com as ppistolas e sabe pq?? Por causa de vcs Peritos e Médicos que se acham autoridades e na verdade não são é porra nenhuma; Ficam usando o principio do ente federativo como desculpa para uma merda q o Covas fez!!! Agora Perito vc acha q há união na SPTC?? Os atendentes são carreiras operacionais qdo quiseram fazer a reestruturação a unica carreira na qual atendente pode ser comparado é com a de Agente policial ou auxiliar de papi e a SPTC quis nos segurar como agentes de pericias (não faço nada da pericia como posso ser um agente de pericia se no máximo eu auxilio trazendo o corpo?) A SPTC não tem funcionários, só tem carreira fazendo o trampo de ADM (o q é proibido pelo art 7 da LOP), calça branca sem estar no plantão além de infinitas outras atrocidades. Pasme mas é o médico q assina minha carga de arma de fogo, isso por acaso é Legal?? Um médico ou perito é autoridade para poder assinar carga de arma de fogo? Não é Delegado q faz isso? Ouvi sair da boca do Diretor camargo q atendente não tem atribuição legal e ainda ficam nos prendendo, amarrando. Como vc pode falar em UNIÃO se os atendentes sabem e não se consideram policias cientificos e sim civis. É ridiculo a situação q se encontra o prédio do CSI.Para haver união primeiramente os Peritos e Médicos deveriam explodir o prédio da SPTC tirar o monopoliio do Dr Celso e vcs voltarem a ser subordinados afinal vcs apenas pensam q são autoridades mas nós sabemos bem a verdade né? Todas carreiras de meio da SPTC sofrem com a atuação de vcs.hahahaha ha

    O que seria GUARRA? E mais, se você é mesmo perito, então devolva sua arma e sua funcional que lhes foram fornecida pela POLICIA CIVIL, e quando for para algum local, isso é se vai, vai dirigindo a vrt sozinho, e quando for rascunhar um laudo para o POLICIAL CIVIL que vai digitá-lo, faça vc mesmo, falam, falam, falam, se desvincilharam da PC, mas continuam mamando nela, legal cuspir no prato que esta comendo né? Acorda mané.

  47. presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :
    http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssss
    VEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
    CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTE
    POLICIAL – AP-1/2004 – CAPITAL
    f- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)
    SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.
    Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).
    É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:
    Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

  48. Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :
    http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssss
    VEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
    CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTE
    POLICIAL – AP-1/2004 – CAPITAL
    f- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)
    SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.
    Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).
    É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:
    Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:
    Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.
    Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

  49. AGENTE POLICIAL :

    JOCA :
    Ao “AGENTE POLICIAL” que adora postar esse estudo. Não se deixe ser explorado. Não aceite o desvio de função. Vá dirigir e SÓ!!!!!!! Ou preste concurso para Investigador de Policia ou Escrivão de Polícia. Caso tenha feito alguma faculdade. Não vale se já trabalhou como pedreiro.

    qual o desvio de função praticado pelo Agente Policial ?
    mostre-me onde esta elencado o rol de atribuiçōes do investigador, se vc ñ sabe amigo, ñ existe, lute então por uma lei organica que fixe as atribuiçōes do investigador para depois falar que o Agente Policial pratica desvio de função. Se informa primeiro Mané .
    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!!!!

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!!!

  50. AGEROLA OU CHOFER, ESTA CARREIRA FOI CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA CONDUZIR O TIRA ATÉ A CENA DO CRIME. OU PARA O LOCAL DESIGNADO PELO TIRA PRA QUE A PRISAO DO MALFEITOR SEJA FEITA PELO TIRA.
    O MOTORISTA DEVE APENAS ZELAR PELA MANUTENÇÃO E ASSEIO DA VIATURA POLICIAL E AS VEZES LAVAR O CARRO DO TIRA TAMBÉM.
    QUANDO CHEGO PARA TRABALHAR, GOSTO DE ACHAR MINHA VIATURA LAVADA E EM POSIÇÃO DE ATAQUE. COM TALÃO ABERTO E O MEU JORNAL NO BANCO.
    SENTO E DETERMINO PARA O CHOFER PARA ONDE DEVE ME LEVAR, SEM MAIORES DELONGAS.
    NEM É BOM FICAR DANDO CONVERSA PRA ESTE PESSOAL CHÃO DE FÁBRICA, ENTENDE.
    NÃO DOU LIBERDADE PRA QUE NÃO VENHAM PUXAR CONVERSA.
    DEPOIS PEGO MINHA PAPELADA, QUE É ATRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DO INVESTIGADOR DE POLICIA E FAÇO OS RELATORIOS DEVIDOS. SÓ ISTO.

  51. Toledo :

    Saco cheio – o original :

    Toledo :
    vamos iniciar a campanha: “NO CHOFER, YES TIRA”. Vou mandar fazer um adesivo pro meu carro, uma camiseta assim. kkk

    Faz e me manda a conta. Só quero ver se você vai ser macho pra usar, nem que seja de pijama, não vai usar. Pq escreve muito e não faz porcaria nenhuma. Aposto que na hora que der merda na rua vai correr pra se esconder atrás de um “restopol”. Seu zero cana.

    TO USANDO. TA A MAIOR FALAÇÃO AQUI.
    COMO VC QUER FAZER PRA ME PASSAR O JOTA?

    KKKKK
    Você é um fanfarrão. Me manda a foto que eu te mando o Jota.

  52. O Governo humilha investigadores e Escrivães e lguns idiotas querem humilhar os Agentes.

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!

  53. Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

  54. Escriper :

    Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

    nosssssa formada na Unicamp e é policial em , vocação ou imcompetencia ?

    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!

  55. AGENTE POLICIAL :

    Escriper :

    Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

    nosssssa formada na Unicamp e é policial em , vocação ou imcompetencia ?
    sinpol – sp
    sindicato unico já !!!!

    Querida amiga, eu não quis ser indelicado contigo. Só fiquei indignado porque muita gente fala demais, sem saber. Inclusive a AFPCESP, que nao sabe de nada, está boiando, sendo uma Associação dos Policiais em geral. Com humildade, peço desculpas, se lhe ofendi. Não importa em que somos formados, licenciados. O que importa, é que estamos no mesmo barco, nesse grande barco, chamado Estado de São Paulo, e a deriva, sem um capitão digno e inteligente o bastante para pilota-lo. DESCULPE-ME. Abraços.

  56. AGENTE POLICIAL :

    Escriper :

    Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

    nosssssa formada na Unicamp e é policial em , vocação ou imcompetencia ?
    sinpol – spsindicato unico já !!!!

    necessidade mesmo, depois de ficar váriios anos na Europa, quando voltei, já era “velha para os padrões tupiniquins no quesito conquista de vagas nas vagas ofericidas” . Prestei o concuso na PC para Escrivãp, e passei. Voltando ao foco, gostaria mimensamete, que fosse melhorada a escolaridade, para início em qualque carreira da pc.

  57. Escriper :

    AGENTE POLICIAL :

    Escriper :

    Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

    nosssssa formada na Unicamp e é policial em , vocação ou imcompetencia ?
    sinpol – spsindicato unico já !!!!

    necessidade mesmo, depois de ficar váriios anos na Europa, quando voltei, já era “velha para os padrões tupiniquins no quesito conquista de vagas nas vagas ofericidas” . Prestei o concuso na PC para Escrivãp, e passei. Voltando ao foco, gostaria mimensamete, que fosse melhorada a escolaridade, para início em qualque carreira da pc.

    na policia só tem vendedor de fumaça mesmo, haja viu !!!!

    sinpol – sp
    sindicato unico já !

  58. PARABENS DR. GUERRA.
    O FLIT ja é uma universidade so esta faltando o reconhecimento do MEC.

    FLIT É CULTURA

  59. GRANDE ALEIXO.
    voce esta certo,chega pega o jornal que voce não comprou e senta.
    MAS O QUE INTERRESSA É ONDE VOCE SENTA,E DEPOIS VOCE REBOLA
    es um comedia

  60. nunca sera :O SEU GANSO VAI TOMAR NO SEU CÚ TAMO FALANDO AQUI DE ASPONE (NEM MOTORISTA NEM POLICIA MAS ACHA QUE É)NÃO DE CARÇA ….. SEU BABACA VC DEVERIA LAVAR SUA BOCA PRA FALAR DA CARREIRA VC DEVE SER UNS DESES GANSOS QUE FICA PASEANDO NOS BLOG POLICIAL E NÃO SABE DA HISTORIA DA POLICIA ,VAI LER A HISTORIA DA PCSP E VC VAI SABER UM POUCO DAS HISTORIA DAS CARREIRAS….A E VAI SE FODER ANTES QUE EU ME ESQUEÇA……….RODOLFO :não tem nego mais CC na PC (CC=Cagão e Cagueta), que os carcereiros. bando de vagabundo

    bando de vagabundo são os investigador que não fazem nada que trapa sim nos que trabalhamos é agora a rota que manda que é nivel primario seu filho da puta ,pois sei que quando agente policial é nos carcepol nos unimos ai sim o barato vai ficar louco quero ver quem vai trabalhar com preso mesmopois tira não sabe tudo mão cansado

  61. karlos :

    nunca sera :O SEU GANSO VAI TOMAR NO SEU CÚ TAMO FALANDO AQUI DE ASPONE (NEM MOTORISTA NEM POLICIA MAS ACHA QUE É)NÃO DE CARÇA ….. SEU BABACA VC DEVERIA LAVAR SUA BOCA PRA FALAR DA CARREIRA VC DEVE SER UNS DESES GANSOS QUE FICA PASEANDO NOS BLOG POLICIAL E NÃO SABE DA HISTORIA DA POLICIA ,VAI LER A HISTORIA DA PCSP E VC VAI SABER UM POUCO DAS HISTORIA DAS CARREIRAS….A E VAI SE FODER ANTES QUE EU ME ESQUEÇA……….RODOLFO :não tem nego mais CC na PC (CC=Cagão e Cagueta), que os carcereiros. bando de vagabundo

    bando de vagabundo são os investigador que não fazem nada que trapa sim nos que trabalhamos é agora a rota que manda que é nivel primario seu filho da puta ,pois sei que quando agente policial é nos carcepol nos unimos ai sim o barato vai ficar louco quero ver quem vai trabalhar com preso mesmopois tira não sabe tudo mão cansado

    cagueta e vagabundo não somos mas..tem sempre um trouxa que acha.ser melhor que pensa que são bom mas na hora (H) se mela so é homem com uma arma na cinta se liga antes de chamar alguem de cagueta e vagabundopois pordemos lhe acha colega pois e facil hoje dia .

  62. volta pra chave. e “ATENÇÃO NA B, SEU FUNCIONÁAARIÔ!”
    Kd meu chofer? Me leva embora daqui

  63. ta brincando :
    PARABENS DR. GUERRA.
    O FLIT ja é uma universidade so esta faltando o reconhecimento do MEC.
    FLIT É CULTURA

    E depois de ler o flit vai ter nego requerendo o NU

  64. AGENTE POLICIAL :

    Escriper :

    AGENTE POLICIAL :

    Escriper :

    Marcos Rodrigues :

    Marcos Rodrigues :

    presta atenção :

    Marcos Rodrigues :

    ESCRIPER :http://www.afpcesp.com.br/2012/ABR/DAP.png

    NÃO QUERENDO SER CHATO. VOCE E A AFPCESP TEM QUE SE ATUALIZAR MAIS. NÃO FICAR SÓ ASSISTINDO NOVELAS.rssssssVEJA O EDITAL DO ULTIMO CONCURSO DE AGENTE POLICIAL: ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTEPOLICIAL – AP-1/2004 – CAPITALf- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino (http://www.concursosolucao.com.br/editais/agente.pdf)SE LIGA MANO…..SE ATUALIZE……RSRSRSR

    Acho que quem tem que parar de ver novela é você.Me desculpe, mas você tá falando de um concurso de 2004, quando o nível foi elevado realmente. Porém, com a Lei 1151 que é de 2011, veja bem, do ano passado, o nível de escolaridade dessas carreiras voltou a ser de ensino básico (antigo 1° grau).É triste, mas é fato!!!!

    Prezada amiga:Não sei se entende de Lei, mas veja nesse link(http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei%20complementar/1999/lei%20complementar%20n.858,%20de%2002.09.1999.htm), está em pleno vigor, então não fale besteiras. E novamente…..SE ATUALIZE MAIS…..NÃO FIQUE SÓ ASSISTINDO NOVELAS….rsrsrs

    Amiga Escriper:Uma Lei não volta, ela é “revogada”, e a Lei Complementar 858/99 está constando como “sem revogação expressa”. Pergunte ao Delegado que trabalha contigo ou a algum Bacharel em Direito.Tenho 19 anos de “casa” e sou bacharel, acompanho as leis…..Não duvide de mim….rsrsrsr

    Quem tem que se atualiazar é você que se baseou na LC 858 de 1999. Adoraria que você com todo o seu conhecimento que diz ter de Lei tivesse razão, as minhhas formações universitárias são de licenciatura em matemática pela Unicamp e bacharelado em Admistração de Empresas pela Universidade Padre Ancheita, Tomara que não exista mais nenhuma carreira de PC, para o ingresso, a escolaridade exigida seja apenas o Ensino Fundamental. E me baseie tão somente na LC 1151/11 ( a última promulgada). Se vc tem todo esse conhecimento que diz ter em Leis, e pertence a uma dessas carreiras, que para um leigo em legislação, interpreta que a escolaridade exigida para o ingresso é de ensino de 1° Grau, mova-se, se junte aos demais que estão nessa situação, não espere a publicação do próximo edital para provimento.

    nosssssa formada na Unicamp e é policial em , vocação ou imcompetencia ?
    sinpol – spsindicato unico já !!!!

    necessidade mesmo, depois de ficar váriios anos na Europa, quando voltei, já era “velha para os padrões tupiniquins no quesito conquista de vagas nas vagas ofericidas” . Prestei o concuso na PC para Escrivãp, e passei. Voltando ao foco, gostaria mimensamete, que fosse melhorada a escolaridade, para início em qualque carreira da pc.

    na policia só tem vendedor de fumaça mesmo, haja viu !!!!
    sinpol – sp
    sindicato unico já !

    Tantas Universidades, tantos anos na Europa, deu o golpe no vein que se aposentou em 1971, e acabou como uma escrivã no pior salario do brasil? Você só me faz rir, kkkk. Pinochio….

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou fora do contexto serão excluídos...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s