MAIS INJUSTIÇAS E ILEGALIDADES – A exemplo do que ocorre na Polícia Civil, SSP vai acelerar processo de expulsão de maus membros da PM 16

30/07/2013 05:55

Governo quer expulsar PM do mal em 6 meses

PLÍNIO DELPHINO
pliniod@diariosp.com.br

A  Secretaria da Segurança Pública pretende acelerar o processo de expulsão de maus policiais dentro da Polícia Militar. Hoje, em média, o procedimento leva cerca de dois anos. As alterações, que começaram a ser listadas entre o titular da pasta, Fernando Grella Vieira, e o comandante-geral da PM de São Paulo, Benedito Roberto Meira, pretendem derrubar o prazo para   até oito meses ainda em 2013. A meta é concluir o processo em seis meses.

Os trâmites administrativos para viabilizar a mudança na Corregedoria da PM começaram a ser realizados. Entretanto, há necessidade de mudança na Lei Orgânica da Polícia Militar e, segundo o governo estadual, é preciso o aval da Assembleia Legislativa de São Paulo. No primeiro semestre deste ano foram exonerados 204 policiais militares. No ano passado, foram 365 casos, um PM excluído por dia. De janeiro de 2007 até junho deste ano a Polícia Militar prendeu 1.837 policiais suspeitos e demitiu 1.747.

Grella evita criticar o  rigor da Corregedoria da PM, entretanto insistiu na necessidade de haver  mais celeridade no processo de expulsão de maus policiais para a melhoria dos quadros. Em 2002, a Lei Orgânica da Polícia Civil foi alterada para a implementação do Via Rápid. Segundo a secretaria, a Polícia Civil leva em média seis meses para realizar um processo de expulsão.

Em 2009, o então secretário, Antonio Ferreira Pinto, subordinou a Corregedoria da Polícia Civil ao seu gabinete (até então, o órgão fiscalizador era ligado ao delegado geral de polícia). Coincidência ou não, o número de expulsões triplicou.

O atual secretário quer, além da celeridade, uma melhor forma de prevenção nos quadros, tanto da Polícia Civil, quanto da PM. Nesse mês, após a prisão de 13 policiais civis suspeitos de envolvimento com o tráfico de entorpecentes em Campinas, no interior do estado, Grella Vieira anunciou mudanças na estrutura da Corregedoria da Polícia Civil.

O plantão para atendimento de denúncias passou a funcionar 24 horas por  dia, com equipes noturnas com até dez policiais. A corregedoria também vai criar um perfil padrão do policial transgressor a partir de um cadastro com as informações dos policiais criminosos e aqueles que praticam faltas funcionais.

Casos graves demandaram ação rápida e mudança
A Corregedoria da Polícia Militar levou aproximadamente um ano para investigar e indiciar, na semana passada,  um oficial, dois sargentos e 11 praças por envolvimento em abuso sexual, tortura e lesão corporal dolosa. O caso grave aconteceu em São José dos Campos. A maioria dos acusados  é lotada na Rota (tropa de elite da PM) e atuava, à época, para apoiar a polícia local, visto que os PMs da cidade realizavam a desocupação da área conhecida como Pinheirinho. Os policiais da Rota são acusados de abusar de duas moças e empalar um jovem com cabo de vassoura, além de dar choques em dois rapazes.  A corregedoria da PC  prendeu 13 policiais (a maioria do Denarc, departamento de combate ao narcotrárfico), acusados de envolvimento com a quadrilha de Wanderson de Paula Lima, o Andinho.

Como foi a mudança  na Polícia Civil
Um caso emblemático ocorrido em dezembro de 2001 – também envolvendo acusações de tortura, concussão e abuso de autoridade – demandou do governo mudanças.  Em 2002, alterou-se a Lei Orgânica da Polícia Civil para a criação do programa batizado de Via Rápida.

874
policiais civis e peritos foram demitidos desde 2007

Muitos recursos e morosidade
A nova lei para expulsão na Polícia Civil foi elogiada por juristas, principalmente por diminuir o número de recursos a serem impetrados pela defesa do acusado.  O excesso de recursos  era considerado um dos problemas para a morosidade dos processos, o que gerava sensação de impunidade.

Menos testemunhas, punição mais rápida
Antes era possível que o acusado apresentasse até oito testemunhas. O número foi reduzido para três. As audiências administrativas reduziram o prazo para conclusão de três anos para seis meses. Sindicâncias passaram a apurar faltas leves e, processos, casos mais graves.

Entrevista
Fernando Grella Vieira_
Secretário da Segurança

Menos burocracia para tirar gente  ruim dos quadros

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse que pretende tornar mais rápida a demissão de maus policiais militares dos quadros da corporação. Ele quer providenciar meios para que a corregedoria da PM finalize seus processos de maneira mais ágil, sem esbarrar na burocracia do regimento interno.

DIÁRIO _ O senhor fez alterações internas na Corregedoria da Polícia Civil após o caso envolvendo policiais do Denarc. E na PM, o senhor deve mudar algo também?
Fernando Grella Vieira_ Sim. Pretendemos mudar algumas coisas no processo de apuração contra PMs pela corregedoria. Acreditamos no rigor, mas é preciso dar mais celeridade nos processos de expulsão.

O que está sendo realizado para que isso ocorra?
Eu estou em contato direto com o comandante geral da Polícia Militar, o coronel Benedito Roberto Meira. Já iniciamos as tratativas para mudanças administrativas que vão fazer funcionar o Via Rápida na Polícia Militar também.

Para quando está programada essa mudança?
A parte administrativa deve ser concluída  neste ano. Continuaremos respeitando o amplo direito de defesa. Saliento que o processo será mais rápido respeitando a ampla defesa.

Investigações da Corregedoria da Polícia Militar

Procedimentos internos avaliam condutas de PMs

No flagrante
Em 10 de novembro de 2012, cinco PMs participaram de uma ação que culminou com a morte do servente Paulo Batista do Nascimento, de 25 anos, no Campo Limpo, Zona Sul.  Eles foram afastados e passam por investigação sob suspeita de execução.  A ação foi filmada e a vítima, dominada, apareceu morta em seguida.

Vídeo compromete
A ouvidoria das Polícias de SP recebeu vídeo mostrando três policiais militares, em 2011, espancando um rapaz na calçada de uma rua que, segundo o denunciante, está localizada no município de Registro, no interior de São Paulo. Os PMs foram identificados e afastados para apuração do caso.

PMs explosivos
Um policial militar e dois guardas metropolitanos foram presos em flagrante em dezembro de 2012, acusados de integrar a quadrilha do explosivo, que detonava caixas eletrônicos na região de Campinas. A Polícia Civil havia detectado presença de vários PMs nesse tipo de crime durante Operação Caixa Preta.

Um Comentário

  1. Querem segurar o cargo. Mas combater o crime mexmo, sao aquelas casinhas chamadas de delegacias. Alugadas com precoo absudos. E o cidadao carente de seguranca. Isto e,os policiaispedem melhor salarios e melhoria fe trabalho. E eles querem dar o troco. Muitos policiais serao perceguidos,inocrntemente para modtrarem que estao mudando a policia. Aqui meu tudo para enganar,pois as eleicoes estao ai. E eles vao para o saco.bbb

    Curtir

  2. Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL

  3. QUANDO SE TRATA DO SER HUMANO POLICIAL

    A LEI É IN PEJUS . . SEMPRE . . . DESCENDO A LADEIRA DO ISTADU DI DIRETCHU DEMONIO CRACIA . . .

    NINGUÉM ANUNCIA QUE OS POLICIAIS SERÃO JUSTAMENTE REMUNERADOS

    AGORA FODRRRRRRRR É DIA SIM DIA NÃO TEM UMA . . .

    PCC$$$$$$$$$$DB UM CAPITULO ENORME NA HISTÓRIA DA SIMULAÇÃO . . .

    Curtir

  4. ora,ora! isso é para os praças aprenderem que acreditar em oficial e se tornar palmatória do mundo só da nisso, rua em seis meses, agora acabou a época do ferreirinha, o mundo é dos oficiais , promotores,e delpol classe especial, nós pcs,fora os citados, é demissão e expulsão desonrosa! então, praças revejam seus conceitos! vibrar é so pra idiota.

    Curtir

  5. PRA POLICIA O RIGOR DA LEI PARA OS MALAS AS REGALIAS DA LEI TOMARA QUE A PM ACORDE E TAMBEM EXIJA SEUS DIREITOS QUEM SABE UNINDO FORÇAS PODEMOS MELHORAR TODO O SISTEMA GREVE GERAL SSP

    Curtir

  6. É por isso que a PC de hoje está essa MERDA! Vi muitos ótimos policiais serem demitidos! Hoje não há mais ninguém fazendo Polícia!

    Curtir

  7. Óbvio que somos a favor de expulsões de ladrões travestidos de policiais, mas temos que nos lembrar das arbitrariedades que são cometidas invariavelmente, destruindo a vida de um bom policial e de toda sua família.
    Fico chateado quando vejo discussões desnecessárias aqui no Flit, colocando PC e PM como inimigos, pois é certo que entre os “figurões” das duas polícias, o mar é manso…

    Curtir

  8. SÓ PARA ENRIQUECER OS MEUS CONHECIMENTOS, NESTE DISPARATE DE MUITO SE FALA, EU SÓ QUERIA SABER, QUAL A LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA MILITAR BEM COMO SEU ESTATUTO, NO ESTADO DE SP, PEDRO BAIANO, MONGAGUÁ – SP.

    Curtir

  9. Os Policiais Militares e Civis, tambem devem fazer o policiamento preventivo e repressivo, apontando as omissões, os acertos políticos entre o Poder Executivo e Legislativo, e passar a exigir do MP, providências administrativas e criminais quando o Governador e os Deputados Estaduais cometerem improbidades e expulsarem do poder e serem condenados ao rigor da Lei. A recíproca também é valida contra o Governador, os Secretários e os Parlamentares Paulistas. Os Contribuintes e Eleitores, também devem implantar o ódios contra os Governantes ruins e de má qualidade que temos.

    Curtir

  10. Basta um pobre PM limpar a bunda no RD que ele já está na rua

    Curtir

  11. Gostaria de saber o tempo que vai levar para EXPULSAR E PRENDER políticos envolvidos no desvio de verbas públicas do PROPINODUTO.

    Curtir

  12. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Todo cidadão deposita confiança e ainda assim, vaticina, para que realmente se diminua os gastos públicos, independentemente de qual setor público ele efetivamente derive, mas é importante que se diga que quando se tratar de ritos processuais, onde haja a necessidade da “ampla defesa”, necessário que se perpetre ou se concretize dentro da maior e melhor transparência, pois caso contrário o sistema estará evidentemente labutando contra tudo o que preceitua a nobre Carta Magna.

    Diminuírem-se gastos e precioso tempo é por demais interessantes, mas é necessário que se diga também que existem outros setores do serviço público que evidentemente requer extrema urgência neste quesito “Via Rápida” e que por uma infelicidade ou até talvez por falta de interesse político ou até logístico acabem deixando a desejar.

    Quando se falar em demissões (Via Rápida) é imperativo que se diga primeiramente: “A quem se deve ou a quem se quer atingir”? Pois decisivamente e tão-somente poderão estar satisfazendo a eventuais e desconhecidos interesses e até mesmo da própria mídia que em alguns casos, smj são realmente duvidosos e, estas atitudes nem sempre esta inserida nas páginas da verdadeira cartilha e nem tampouco nos anseios do povo.

    É imprescindível que se faça um trabalho fino e digno e de campo prático, para que efetivamente os eventuais problemas lançados, não sejam de fato e de direito acobertados ou justificados de maneira que deixem ou pairem dúvidas quanto às suas veracidades.

    É imperativo também que as pessoas envolvidas no propósito e que tenham a responsabilidade de “acusar e condenar” possua conduta ilibada, caráter acima de qualquer suspeita e, que seja exímio conhecedor da matéria e excelente profissional, pois seguramente seus predicados poderão ser questionados oportunamente.

    Enfim! Como sempre digo:

    “O mundo vive em constante transformação e sempre será de extrema necessidade que se façam imparcialmente as devidas colocações”.

    Caronte.

    Curtir

  13. Sei que nada tem haver com o post, mas vejam só isso!

    Com certeza é por causa de ações judiciais ganhas…, mas, como é que eles conseguiram?

    Se eles podem nós também podemos! Só temos que saber quais ações renderem salários tão altos e entrarmos também…, de preferência com os mesmo advogados.

    Só para conhecimento, abaixo consta a lista de alguns funcionários do Governo de São Paulo que, pasmém, ganharam mais de R$ 100.000,00 e até mesmo de R$ 300.000,00 só no mês de junho deste ano.

    REMUNERAÇÃO – Mês de Referência 06 / 2013

    NOME ÓRGÃO CARGO TOTAL BRUTO (R$) TOTAL DO MÊS (R$) TOTAL LÍQUIDO (R$)

    ORLEI DE SOUZA SANTOS FAZENDA AGENTE FISCAL DE RENDAS 186.418,55 25.879,26 158.820,08
    ROBERTO AUGUSTO MARTINS FAZENDA AGENTE FISCAL DE RENDAS 103.327,93 25.879,26 90.386,75
    SUELI BORGES DE SANTANA FAZENDA AGENTE FISCAL DE RENDAS 111.669,40 22.934,82 96.406,78

    REMUNERAÇÃO – Mês de Referência 06 / 2013

    NOME ÓRGÃO CARGO TOTAL BRUTO (R$) TOTAL DO MÊS (R$) TOTAL LÍQUIDO (R$)

    ANA MARIA FAZENDA GARILLI SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV BENEFICIARIO DE SERVIDOR ESTADUAL-IPESP 211.309,89 18.360,95 182.059,55
    EDVALDO GUEDES DE SOUZA SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 351.254,00 20.662,00 344.516,05
    EURICO HISSASHI SHIMOFUSA SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 221.106,16 20.662,00 212.489,38
    HELIO CORREA SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 206.620,00 20.662,00 197.504,05
    JOSE FRANCISCO FILHO SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 301.537,00 20.662,00 292.908,62
    JULIO MARCOS GEORGETTI SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 204.199,18 20.662,00 197.855,05
    MAURICIO DIAS MARQUES SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 367.498,82 20.662,00 358.661,67
    PEDRO GONCALO DIAS BATISTA SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 268.606,00 20.662,00 261.960,85
    YUKIO SONODA SAO PAULO PREVIDENCIA-SPPREV AGENTE FISCAL DE RENDAS 237.613,00 20.662,00 228.845,86

    Abraços a todos e, caso saibam quais ações são essas, por favor me avisem.

    Curtir

  14. Bom dia Robson;

    Esses valores não seriam indenizações recebidas naquele mês especificamente ou é o salário do funcionário mesmo?

    Curtir

  15. E ESSA REDUÇÃO NO PRAZO PARA EXPULSAR PMS TAMBÉM INCLUI NA ESTATÍSTICA OS OFICIAIS LADRÕES, ASSASSINOS, ACHACADORES, PEDÓFILOS, VAGABUNDOS E CORPORATIVISTAS???

    Curtir

Os comentários estão desativados.