PÁGINA DO POLICIAL MUNICIPAL
Escreva temas sobre as Guardas Municipais, papel institucional, aperfeiçoamento legislativo e operacional.
Você considera-se e é respeitado como policial?
POLÍCIA SEM CERIMONIAL
Escreva temas sobre as Guardas Municipais, papel institucional, aperfeiçoamento legislativo e operacional.
Você considera-se e é respeitado como policial?
Escrito por roberto conde guerra
23/06/2009 às 1:36
Subscreva aos comentários comRSS.
Blog no WordPress.com. — Journalist tema de Lucian E. Marin
O que os atentados de 11 de setembro de 2001 nos quiseram mostrar?
Em 11 de setembro de 2001 foi o dia que nos causou maior perplexidade, diante das câmeras de televisão vimos o que jamais poderíamos imaginar: um atentado terrorista em solo americano. Deixando de lado as questões ideológicas e políticas, observamos após este episodio que a segurança pública é uma questão que deve ser cada vez mais ampliada em seu conceito. Especificamente no caso brasileiro, onde “não” temos atentados terroristas ( o que será que foi então os ataques do PCC em São Paulo?). Mais temos situações que merecem ser analisada a luz do que se quer e se pensa sobre segurança pública em todos os níveis de atuação. As agências que existem no Brasil hoje e sua estrutura nos deixam em um dilema: o que é cooperação técnica em segurança pública? Deveria estar claro isto para nós que trabalhamos com este tema, mais ainda há o secretismo que prepondera aos interesses da coletividade. Claro que temos alguns casos e situações que observamos como um avanço. Um deles é o GAERCO onde os promotores de justiça em cooperação com as forças policiais realizam operações contra o crime organizado, mais isto não é uma realidade comum. As trocas de informações e cooperação são escassas no meio policial. Principalmente porque há certo “Q” de disputa entre as instituições de segurança pública. Recentemente tive entrando em alguns blogs sobre o tema e vi discussões acirradas sobre o tema de que a Policia Militar usurpam as funções da Policia Civil ou ainda que as Guardas Municipais usurpem a função da Policia Militar. Questões que mostram a fragilidade das instituições e muitas vezes recaem sobre aqueles que atuam diretamente na ponta: os agentes operacionais de policiamento (policiais militares, Guardas Municipais e Policiais Civis). Acredito que deverá haver em algum momento a sensibilização do Poder Público para que se trate deste tema de uma forma mais condizentes com a nossa realidade e de a sua devida importância. Se por um lado entre os anos de 1999 e 2004 no município de Diadema obtiveram-se a redução de 68,65% os índices de criminalidade, mostrando que é possível os agentes em todas as esferas atuarem para a resolução dos problemas de segurança pública, do outro temos o não reconhecimento devido de todos os atores envolvidos na segurança pública nacional. No caso americano especificamente, mostrou que foi justamente a falta de cooperação que gerou o 11 de setembro, e que poderia ter sido evitado. Quando se obtém a cooperação entre as instituições teremos resultados surpreendentes em muitos contextos. Mais infelizmente o que escutamos são sempre as mesmas discussões. O Fundo Nacional de Segurança Pública- FNS e o INFOSEG são uma amostra do que se pode realizar em cooperação e integralização com o objetivo de obter um resultado quantitativo e qualitativo das ações de segurança pública, mais ainda poderíamos realizar mais e com otimização de recursos. A cooperação nos favorece para que não realizasse o re-trabalho nas políticas de segurança pública e ainda fortalece as instituições agregando valores e reconhecimento perante a sociedade. Por outro lado o que observamos é que se não há, abre espaço para o distanciamento entre as instituições. O poder de observação de um agente de segurança pública, o seu conhecimento das realidades locais, a observação de como o crime organizado atua em determinada área de uma cidade, entre outros é uma fonte de dados incalculável e de valor inestimado. Foi exatamente isto que se descobriram após 11 de setembro que as informações já estavam nos bancos de dados das instituições, mais que não deram a devida importância a elas. Quantas informações no trabalho policial cotidiano não foram dadas à devida importância? Claro que, em muitos casos há que se pensar que as realidades brasileiras e americanas são distintas. Mais existem duas formas de se apreender: uma pela observação da realidade que se mostram nos contextos de atuação das organizações e outra pela experiência das crises superadas pelas organizações. As maiores organizações do mundo e melhores são aquelas que utilizam das duas formas de aprendizado. Há de se pensar em qualidade nos serviços de segurança pública em todos os níveis, é prioritário. Se pensarmos que ainda não há uma regra clara sobre as cooperações entre as instituições de segurança, parte-se para o principio que há de se criar uma Lei Orgânica Nacional para as atuações policiais e a estipulação das atribuições entre os atores que hoje estão presentes na realidade nacional. Acredito na viabilidade e na implantação de espaços de cooperação entre: Guardas Municipais, Polícia Civil e Policias Militares, baseados no respeito e reconhecimento da importância de todos os níveis de atuação e de todas as instituições nas políticas de segurança pública.
COSTA, Gisson Amorim. Especializando-se em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho, 2008.
Gisson AMorin Costa
06/07/2009 em 10:21
locura de mais nao da pra vacilar
Anônimo
12/08/2009 em 18:12
Voce acha que as Guardas Municipais tem condições de ter o Tal “Poder de Polícia”?
Eu concordo que deveriamos ter uma Policia Municipal, Estadual e Federal… Mas será que nossas Prefeituras estam qualificadas para isso? E os Comandantes dessas Guardas tem instruções suficiente para esse comando? E quando um GCM começa a estudar ele é apoiado pelo Comando?…E outras Perguntas…?
Eu fui GCM, e hoje sou PC, e senti na pele o quanto a perseguição por estudar e almejar outros caminhos…A ponto se ser qualificado como futuro ladrão por alguns de meus superiores…Superiores alguns deles não tinha nem terminado o antigo ginásio…rsrsr…Não sabiam nem escrever direito.
Então caro, me responda como vc gostaria de mudar essa situação, tornando As Guardas Municipais em Polícias Municipais?
PC.JA
30/08/2009 em 21:24
Voce acha que as Guardas Municipais tem condições de ter o Tal “Poder de Polícia”?
Eu concordo que deveriamos ter uma Policia Municipal, Estadual e Federal… Mas será que nossas Prefeituras estam qualificadas para isso? E os Comandantes dessas Guardas tem instruções suficiente para esse comando? E quando um GCM começa a estudar ele é apoiado pelo Comando?…E outras Perguntas…?
Eu fui GCM, e hoje sou PC, e senti na pele o quanto a perseguição por estudar e almejar outros caminhos…A ponto de ser qualificado como futuro ladrão por alguns de meus superiores…Superiores alguns deles não tinha nem terminado o antigo ginásio…rsrsr…Não sabiam nem escrever direito.
Então caro, me responda como vc gostaria de mudar essa situação, tornando As Guardas Municipais em Polícias Municipais?
PC.JA
30/08/2009 em 21:26
Caro Amigo PC. Já,
Há algum tempo atrás um amigo da Polícia Militar relatou que estava sofrendo perseguições através da mudança de escala de serviço dos seus superiores…isto aconteçe em todas as instituições, infelizmente…Quanto a realidade das Guardas Municipais,bem vamos lá: A maioria das Guardas Municipais recebem verbas do governo federal através ou do PRONASCI ou do Fundo Nacional de Segurança Pública. Quanto ao grau de instrução, realmente concordo com você há sim muito superiores que tem primeiro grau e segundo grau somente, como a maioria das Polícias Civis e Militares do Brasil, claro que São Paulo e alguns estados já estão colocando segundo grau e agora São Paulo com nível Superior para Investigador de Polícia( mais o salário é baixo).Existem Guardas Municipais antigas que tem superiores (Inspetores) com primeiro grau, no entanto das mais de 25 Guardas Municipais que visito por ano todas estão com Inspetores com nível superior. Claro que isto demanda de uma politica local, assim a Guardas precisam de Estatuto próprio e carreira que prestegie aqueles que se preparam para desempenhar funções cada vez mais responsavéis. Recentemente em conversa com a SENASP, e a coordenadora de prevenção ficou acordado que iremos para 2010 criar o curso para graduados GM a nível Brasil. Foi criado neste semestre e que tomou posse em Brasilia no dia 27/08/09 o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Segurança Pública ligado diretamente a SENASP( Secretarária Nacional de Segurança Pública). Indo nesta mesma linha houve o reconhecimento do Ministério do Trabalho da profissão de Guarda Municipal inclusive com o Código de Ocupações, que preve para acesso a profissão de Guarda Municipal nível secundário e curso de formação de no minímo 480 horas ( aki em Piracicaba/Sp o curso de formação é de 720 horas, existe há 20 anos já).Perfeitamente colocado pela sua pessoa a questão de como podem as Guardas Municipais podem agir na segurança pública, bem uma mudança de paradigma não surge do acaso, tem que ser pensado: inicialmente cria Guardas Municipais(polícias municipais) os municipios que tem condições para mantê-las, com estrutura minima e equipamentos para sua atividade fim a PREVENÇÃO, o modelo tem que ser o comunitário ( o que elas na grande maioria já realizam), o conselho nacional de gestores municipais de segurança pública é o que vai criar regras claras de avaliação destas instituições. Hoje por força da Lei do Desarmamento as guardas já têm corregedorias e ouvidorias , as que não têm estão irregulares.A mudança tem que ocorrer a nível nacional, isto na Constituição Federal, mais isto é difícil né? Você já escutou sobre a PEC. 534 entres outras. No entanto a Conferência Nacional de Segurança Pública -CONSEG aprovou um Principio que ajudará em muito nesta política :1. Ser uma política de Estado que proporcione a autonomia administrativa, financeira, orçamentária e funcional das instituições envolvidas, nos três níveis de governo, com descentralização e integração sistêmica do processo de gestão democrática, transparência na publicidade dos dados e consolidação do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, com percentual mínimo definido em lei e assegurando as reformas necessárias ao modelo vigente. (793 VOTOS) e a também a diretriz sobre as Guardas Municipais:8. 2.18 B – Regulamentar as Guardas Municipais como polícias municipais: definir suas atribuições constitucionais; regulamentar a categoria; garantir direitos estatutários, dentre eles jornada de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e mental, regime prisional diferenciado, programas habitacionais, seguro de vida, critérios do exame psicotécnico a cada quatro anos, concurso público, com exigência mínima de nível médio completo. (697 VOTOS) Bem meu amigo esta é a nossa atual situação, você que veio das Guardas Municipais sabe que é uma luta ardua para que se consiga desenvolver políticas municipais de segurança pública. Só que nós Guardas Municipais já realizamos este trabalho há muito tempo. Sabemos que o contingente das polícias estaduais não são suficiente para a nova demanda de segurança pública. Aqui em Piracicaba a Guarda Municipal tem poder de polícia administrativa ( pode lacrar bares, multar pertubações do sossego público, multar em questões ambientais em convênio com a CETESB) Apesar de sermos uma das mais antigas Guardas do Brasil 106 anos, vemos todos estes problemas que você citou, mais só existe uma forma de superar tudo… enfrentando, nos últimos anos vi bastantes avanços das GM’s em treinamento e estrutura, mais o que falta agora é uma diretriz nacional que favoreça o cresciemnto e a profissionalização. Uma das idéias defendias por nós junto aos orgãos federais é que seja criada as Acadêmias Regionais de Formação para Guardas Municipais, isto um tipo de consórcio municipal com verbas federais para a formação e requalificação profissional. Hoje temos como o Sr. já sabe a Rede Nacional de Ensino a Distância para Segurança Pública que tem os cursos EAD de 60 horas, tem a Renaesp Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública, que podem de forma substancial ajudar neste processo de quebra de paradigmas. Você até pode achar que sou muito otimista, mais olhe por este lado, quando comecei a Gestão do Núcleo de Ensino a Distância em Piracicaba tinhamos 10 guardas municipais que realizavam cursos EAD, hoje levamos para mais de 25 cidades, já formamos mais de 1800 guardas municipais e atualmente estamos com 786 alunos para treinar na forma EAD para o próximo 02 meses. Então se perguntar se a Guarda Municipal vai se tornar polícia municipal, digo sim…..rsrrs…o processo é longo…mais quem disse que uma guerra se faz numa batalha…Quanto a você meu amigo vejo que é um pessoa esforçada que busca sempre o aperfeiçoamento, uma pena que não te deram chance na instituição, ou que não foi criada talvez. Mais o que me deixa contente é que você esta na área de segurança pública ainda e que para isto tem que estar no sangue mesmo…só um corajoso para continuar..rss…salário pequeno e muita dor de cabeça…Há muito que se falar sobre as GM’s mais acredito que este são os nossos avanços. Para finalizar eu te digo guarde o meu e-mail : gissoncost@ig.com.br, pois em pouco tempo vamos conversar mais sobre isto: a guarda municipal já é policia municipal…rrsss
Gisson Amorin
31/08/2009 em 8:39
Colega PC.JA,
Vc foi guarda civil de Cotia?
La é exatamente assim como vc relatou, onde o guarda que estuda é discriminado.A GCC é uma guarda bem operacional mas infelizmente a mentalidade dos chefes de la é atrasada.
Severo
02/09/2009 em 21:14
Isso Graças ao Comando de Cilso e Meireles…
Mas com certeza um dia Acaba…Eles precisam entrar na Aposentadoria, mas meu conselho e que não parem de evoluir e de buscar novos horizontes.
PC.JA
02/09/2009 em 23:01
Colega PC.JA,
Eu acho que sei quem é vc, realmente foi um cara perseguido na Guarda, infelizmente.Em relação ao poder de polícia para as Guardas eu sou contra até um certo ponto, como vc mesmo disse alguns Guardas não estão preparados para essa mudança dentre eles posso até citar alguns que vc ja disse o nome: Cilso, Meirelles, Alves..ecaaa!!! rss pois nem o ginásio terminaram e mal sabem tratar seus subordinados, mas por outro lado temos GCs que estão cursando a sua segunda faculdade e estudam para alcançar algo melhor na vida mesmo com a perseguição desses lixos,Eu creio que se a tal polícia municipal for aprovada haverá muitas restrições e quem não se encaixar estará fora desse novo sistema policial, portanto estamo ae na batalha, sumemô!!!!
Severo
04/09/2009 em 1:46
Caros Amigos GM e Profissionais da area de segurança pública, na questão das Guardas Municipais temos este contexto em muitas cidades…e quando falamos da nossa realidade parece que estamos falando de outra instituição municipal…rsrss nas palestras em muitas GM’s observamos isto, que passamos pelos mesmo problemas, entre eles valem a pena citar: Falta de Formação adequada para os Cargos de Chefias, falta de padronização de ações, problemas de relacionamento interpessoais( que ao meu ver é a falta de se ter um Superior com formação e vontade), faltas de equipamentos e muitos outros. Quanto maior a dificuldade maior será o reconhecimento, então se temos este item é porque de uma forma ou de outra estamos vendo o problema, mais o que alguns não entendem é que alguém tem que fazer alguma coisa, e isto meus amigos é difícil principalmente porque temso que ter um jogo de cintura muito grande. A guerra de egos e a incapacidade de alguns fazem com que patinemos nestas mudanças. Eu tivesse um chefe que trabalhava numa Multinacional, pessoa simples, quando entrei na empresa ele estava acabando o segundo grau. O mais engraçado é que ele tinha uma liderança e sempre falava: ” eu não sei fazer isto que vc sabe fazer, mais vou apoiar por acreditar que você tem a capacidade de realiza-lo”. Um dia ele foi questionado desta atitute quando o vice-presidente da empresa falou:” Morelli o promotor de vendas falou pra mim que o grande sonho dele é ocupar o seu lugar”. Ele respondeu com uma risada:”Precisamos sempre de renovação, isto é um fato. Novas ideías é sempre bem vinda. Quanto ao fato dele querer ocupar o meu lugar, que venha e se prepare para isto, pois quando ele chegar aqui não estarei mais neste cargo e sim em outro acima”. Hoje ele é gerente nacional de uma empresa. O que as vezes as pessoas que estão no poder não entendem é que tudo é passageiro e que ninguém é insubstituivel…o que existe são pessoas que sempre estarão se preparando por esta razão sempre vemos eles em cargos de responsabilidade.
Gisson Amorin
04/09/2009 em 8:53
Apenas para registro, conheci dois delegados de polícia (por sinal bem operacionais) que foram guardas civis.
Severo
04/09/2009 em 19:13
Acredito que a forma ideal de Policia e os moldes das Guardas Civis, porem o erro esta em entregar o comando a debiloides aposentados da PM, ai ja era fica desforme, Guarda no patrulhamento ostensivo, e policia civilm na investigação, sem militarismo, os bolinho, no haiti, selvas da colombia e por ai lugar de milico é fazendo guerra, “Viva a GCM corpo uniformisado da Policia Civil, retirados da sociedade para defende-la” .
Fernando
24/09/2009 em 0:56
sou totalmente a favor dos guarda municipais, atuarem de forma mais operacional, ficando investidos do jus persequendi estatal, e por ventura com autonomia para conduzir ate a DP mais próxima os meliantes autuados em flagrante delito, bem como atenderem os comandos via rádio das situações em que estiverem mais proximo que a pm, ou a população fica a merce dos bandidos. arma de guerra e treinamento pesado para os gcms, não se esquecendo que todas suas punicoes serao aplicadas coforme se aplica a polícia civil. BRUNO A C SEVERO- BACHAREL EM DIREITO.
conde malphus sepulcrus
13/10/2009 em 15:55