PÁGINA PARA DEBATE: CAUSAS DA DESUNIÃO DAS POLÍCIAS, DESESTÍMULO E DESUNIÃO DAS CARREIRAS E PATENTES
Deixe o seu pensamento e sugestões para melhoria do sistema de segurança pública; especialmente sobre o que gostaria de ver aperfeiçoado na respectiva corporação…tratamento hierárquico, método de trabalho, “ser ouvido” pelos superiores, etc.



A grande desunião da PM e da PC existe porque o PM (soldado) quer demonstrar conhecimento jurídico (nada mal saber de leis, conhecer o seus direitos e dos outros, etc…) e quer impor o seu entendimento no balcão da DELEGACIA, quando apresenta ocorrência policial.
Outra falha é que muitos Policiais civis acabam por deixar de fazer suas funções e nessas brechas, a PM sempre quer atuar … e depois que está atuando, não quer parar de fazer essas atividades.
O policial civil também deve se ater ao seu trabalho, e deixar de querer ser PM e para de querer usar FARDA, como ocorre com o GOE, GARRA, etc….
Enquanto não houver uma polícia única, comum único regulamento (estatuto funcional), essas separações devem existir….
Quanto a união das corporações, acho que muitos DELEGADOS de CLASSE ESPECIAL (cadeirantes) e muitos oficiais da PM, não querem perder as mamatas … pois policiai UNIDA é fim das mamatas … pois outros olhos passarão a ver as coisas …. entendeu ???
acho que seja isso
PAPA CHARLIE
26/06/2009 em 21:54
Concordo em parte com o comentário do PAPA CHARLIE acima…
Polícia única, coesa e sob um mesmo comando é um sonho dos verdadeiros vocacionados de ambas as polícias.
Como eu já ouvi, ( de viva voz ) de um juiz de Direito Corregedor aqui da capital:
- Polícia Civil é um termo redundante. Polícia Militar é uma expressão antagônica e excêntrica !
O termo POLÍCIA vem de POLIS, que significa cidadão, habitante de cidade, morador de um aglomerado socialmente estruturado.
Assim, Polícia Militar só teria sentido, na acepção correta da palavra, se utilizada tão somente pelos membros das Forças Armadas para policiar internamente seus próprios membros !
Aqui no Brasil, as estruturações organizacionais da Polícia Civil e da Polícia Militar são altamente onerosas ao Estado, com uma atuação pífia de ambas.
Tanto a Polícia Militar não consegue realizar trabalhos eficientes na área de policiamento preventivo não especializado, que a Polícia Civil tem que atuar nos segmentos de policiamento preventivo especializado, ( o que o atual DGP, estratégicamente, está minimizando com o enxugamento dos GARRAS, GOES, etc.).
A verdadeira responsabilidade pela não existência de uma Polícia única e forte não é só de supostos privilégios de Delegados de Classe Especial ou de Oficiais de alta patente…
Na verdade, nenhum governo tem interesse em criar um órgão dessa força, que poderia inclusive, se voltar contra ele. Temos o exemplo do Ministério Público, onde alguns projetos de Lei tramitam na tentativa de cercear sua atuação ou ao menos de responsabilizar direta e pessoalmente aquele promotor ou procurador que cometer exageros ilícitos ( no que eu concordo).
A Polícia Militar tem ( quer gostemos ou não) uma forte e tradicional presença em nosso país. Basta conferir desde quando existem gabinetes militares ao lado dos governantes… Desde 1820, pelo menos!
A Polícia Militar, como contigente de reforço das Forças Armadas, apropriou-se do termo civilista que é a palavra “Polícia”, para manter uma estrutura hierarquicamente análoga ao Exército, continuando a exercer suas influências junto aos governantes de plantão. Nisso – reconheçamos – eles são “experts”!
O maior problema atual da Polícia Civil nem é a corupção, e sim a sua desunião, desorganização e ausência de metas e planos a médio e a longo prazo.
Troca-se um Delegado Geral como se troca de camisa. E o novo DG coloca seus próprios e individuais planos e metas em execução, muitas vezes anulando tudo o que seu antecessor tentou fazer.
Não é uma crítica a este ou àquele Delegado Geral. É uma constatação de como as coisas funcionam na Polícia Civil: No improviso, na pressa e atropelando anteriores metas.Quantas vezes tive que realizar uma tarefa requisitada hoje, para fazer para “ontem” ! (sic)
Se um Policial Civil se especializa em investigar e elucidar ( com eficiência), certa modalidade de crime, pode ser singelamente transferido para outro Departamento simplesmente porque a nova direção não foi com “a cara dele” ou tem que arranjar encosto para a sua própria turma.E isso é puro amadorismo, que não deveria existir na Polícia ! !
Uma Polícia Única,com suas subdivisões em setores paisanos e uniformizados ( farda não, pois farda é de uso exclusivo das Forças Armadas!), centralizadas em Comando Único, faria uma verdadeira revolução no setor da Segurança Pública. E isso é algo que não interessa – de maneira alguma – para os governantes que se revezam nos plantões de comando dos estados e da Nação.
Delegado Aposentado
02/07/2009 em 15:55
Não vejo a menor possibilidade de unificar as duas coorporações, nada pessoal, mas o problema reside na falta de união em cada uma delas, sou da PC, não vejo união entre delegados, escrivães, investigadores, peritos, médicos legistas, carcereiros, agentes etc..
Se não há união , amor àinstituição, e se todos continuarem caminhando cada qual para um lado, nunca haverá coesão,e empenho já que todos alem de mal pagos,de estarmos frustados sem recursos técnicos e humanos,medidos pela força de politicos que beneficiam alguns enquanto outros são jogados para o lado, sem nenhuma chance de se recomporem, enfim enquanto ambas as forças não estiverem coesas e sincronizadas, e dirigidas por lideres sérios,decididos a lutarem pela classe nunca haverá possibilidade de uma irmandade entre as duas polícias. O que nos resta é falar no vazio.
Suely
04/07/2009 em 15:07
Meus amigos infelizmente nos deparamos com isto: a falta de união. Só há uma forma de mudar este contexto todo começarmos a pensar o que é realmente o trabalho de policia. Sou Guarda Municipal e já vi de tudo, como a grande maioria de vocês. Mais acredito que não se pode entregar os pontos. Em 2004 tinhamos uma realidade na nossa instituição: cerca de 70% do efetivo não se requalificava há mais de 10 anos. No ano seguinte elaboramos um plano e qualificamos todo o efetivo. Nos anos seguintes procuramos manter o patamar de 805 do efetivo treinado, este ano 100% do efetivo será treinado com as nova atualizações no trabalhos operacionais. Sabe o que nós fez mudar de opinião sobre a coisas: ataques do PCC , que vitimizou 02 integrantes um com 15 tiros e ou com 13 disparos ( que por sorte sobreviveu GC de Lima). Penso que a culpa do atual estado das organizações a qual servimos em grande parte é nossa pois infelizmente esquecemos que há de sermos ARTICULADORES, temos que colocar em prática o que sabemos e fazemos de melhor : políticas de segurança pública. Minha Instituição historicamente tem mais de 106 anos e ainda passa por muito problemas …mais meus amigos é so atraves das nossas ações ( projetos inovadores) é que podemos transformar a nossas realidades. Nós nem somos policia, somos Guardas Municipais…mais acreditamos que como agente de segurança pública municipal podemos realizar muito. Se por outro lado pudessemos unir forças com as instituições a fim…poderiamos em um curto prazo ver o que é ser uma policia de resultados. É isto que penso…não desmerecendo nenhuma instituição e sim compreendendo que só a cooperação pode fazer a diferença.
Gisson AMorin Costa
06/07/2009 em 10:37
Saúdo carinhosamente o colega da Guarda Municipal Gisson. Assim como ele, tenho o mesmo sentimento: ESPERANÇA. Pode ser utopia, mas esse é um sentimento que trago todos os dias dentro de mim. Tenho esperança de ver uma polícia melhorada, carreira única ou não, não importa, mas muito melhor do que é hoje.
Sou honesta, estou há 22 anos na PC e ainda não consegui comprar minha casa. Mas tudo bem. Pelo menos, consegui dar bons estudos aos meus filhos e o mais importante, dar bons exemplos, mesmo estando dentro de uma instituição onde a sujeira e o mal caratismo impera, salvo alguns poucos colegas.
É….vamos ver o que nos espera. Acredito em mudanças. Que venham para o nosso bem e, sobretudo, para a sociedade!
Anônimo
07/07/2009 em 22:00
Concordo plenamente com o “Delegado Aposentado”.
Também sou Delegado de Polícia de SP, aposentado.
É possível SIM, UNIFICAR as Polícias Estaduais; é só uma questão de ENXERGAR o que é interessante para a população e BOA VONTADE POLÍTICA !
Nelson Cicone Filho
18/07/2009 em 18:35
Bom dia, não sei bem o que dizer em relação ao que poderia efetivamente se fazer para melhorar as relações entre a PC e PM, que mais parecem com a bíblica história entre os irmãos “Caim e Abel” do que outra coisa.
Mas pensando melhor, qual o propósito da dualidade do sistema policial na esfera estadual, quem se beneficia com duas policias que se degradiam diuturnmente em busca de poder (uma se uniformiza-PC e a outra tenta investigar-PM)
Quantos representantes temos nas Casas legislativas; isso é “união”, prefere-se votar nulo ou até mesmo em quem sabidamente não suporta a policia.
Porque o Desgovernador não dá a mínima aos anseios dos policiais; deve ele pensar:-”Se eles não se unem, não vou ser eu a fazer isso!
Dividir para governar!
Senhores Delegados Especiais e Oficiais de Alta Patente, parem de olhar para os próprios umbigos e percebam a insatisfação de seus subordinados
Por fim, para unificar as Policias é preciso vontade política, que se faz por meio dos representantes.
Então vote certo!
Marcos
26/07/2009 em 11:09
Unir Polícia Civil com Polícia Militar é o mesmo que chamar um monte de moscas, para rodear a merda.
Meio Trezado
30/07/2009 em 14:31
É SIMPLES. SÓ A PM SE COLOCAR EM SUA INSIGNIFICÂNCIA E PERCEBER A DISTANCIA QUE NOS SEPARA…
CARCEPITA
11/08/2009 em 1:11
É lamentavel que um debate deste nivel tenha idéias tão pessímistas…Entendo que a corrupção esta mais ativa em alguns setores da segurança pública estadual. Mais conheço muitos de ambas as partes policiais militares e civis que não se entregam, trabalham fazem bico, etc..etc..Assim o que sei é que como Guarda Municipal que sou, e diga-se de passagem para quem não aceita ou quer monopolizar a segurança pública, sou AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL, inclusive com poder de polícia Administrativa e tudo; mais isto não me torna melhor que ninguém, pelo contrário tenho mais responsabilidades. Assim quando vejo que a PM e a PC estão em alguns aspectos em luta, vejo o quanto temos que avançar nas relações humanas na area de segurança. Não vou generalizar isto…seria eu injusto, no entanto se queremos respeito temos que respeitar…estamos vivendo nunca sociedade democrática de direito e as vezes não de fato. Aos amigos das corporações co-irmãs( alguns não gostam que seja utilizado este termo, pois “guarda não é policia”) sejamos francos, todos estão com medo mais de perder o poder do que qualquer outra coisa.
Eu no entanto já participei de tiroteio,sequestro, etc…sou melhor que alguém dos Srs(as)? Já briguei com delegados de polícia, com tenentes da policia militar eu sou pior do que alguns dos Srs. e Sras.? Acredito que não, como acredito que os maus profissionais que encontrei das instituições não retratam ela como um todo. Para finalizar…que tal nós discutirmos como poderemos cooperar mais, ou talvez todos se unir( GM, PM e PC)para serem reconhecidos com salários mais dignos…é isto pessoal …”uma andorinha só não faz verão”
Abraços e vamos pra frente que atrás vem gente.
Gisson Amorin
20/08/2009 em 13:16
Eu creio firmente que a causa da desunião está nas articulações dos nosso Cardeais e dos Oficialato Maior (Major até Coronéis), que não estam na operacionalidade e alcançaram seus reinados…Eles não querem perder isso…Pois sabem que a união dessas duas instituições acabarão com esses desmando advindo das suas posições, então usam desse artifício corroborado com essa gestão pública do PSDB, entenda-se Governador, Secretário…
Então eu pergunto aos colegas de Linha de frente…
Vale à pena Brigarmos entre nós e facilitar a vida desses menos que 1% dessa Tropa?
PC.JA
30/08/2009 em 20:56
Quando pensar em Polícia, pense na sua família. Eles não querem saber se é Civil ou Militar, querem resultados. O Governador do Estado é o último a querer uma única polícia, como aqui já disseram. Imaginem uma única polícia de greve, quem vai bater nela? Pois é. A verdade é que cada um só está peocupado consigo mesmo, com sua vaidade e vantagens. Se o interesse fosse público, uma polícia eficiente e remunerada é mais do que sufieciente. Quem quisesse ter um cargo melhor dentro dessa utópica Polícia, teria duas coisas a fazer: estudar e trabalhar. Portanto, não há muito o que discutir. Aqui é mais um policial insatisfeito. Tic? Policial Civil.
André Daniel
18/09/2009 em 20:55
O “Delegado Aposentado” lá ao longe falou que o grande problema da PC “nem é a corrupção e sim a desunião”.
Como não é a corrupção? Sou PC há quase 10 anos e é difícil (quase impossível) achar um charlie que não tome uma nota ou nunca tenha tomado uma nota, quando não o faz é por que está absolutamente impossibilitado, seja pelo local de exercício ou atribuições que lhe foram “dadas”. E os chefes de tiragem (Investigadores chefes)? Preciso dizer aqui para os hipócritas de plantão que tais chefes são os maiores mafiosos da instituição? Os delegados são tão ou mais corruptos, mas todos eles têm um testa de ferro (chefe da tiragem) pra sujar as mãos e trazer aquele “abençoado dinheirinho” ajustado com o jogo ilegal (jogo do bicho e caça-níqueis), desmanches, puteiros e lógico: tráfico de drogas.
Puta que o pariu!!! Ia esquecendo… o DETRAN e os CIRETRANS, a maior galinha de ovos de ouro que existe!!!
Talvez alguém, ao ler isto, fique indignado. Sei que existe gente honesta na polícia, mas é que nem na política: SÃO POUCOS!!!
É isso aí, sou Papa Charlie há quase 10 anos, quando ingressei na Polícia Civil do Estado de São Paulo não tenho vergonha de admitir: Senti muito orgulho! Pois é, eu sentia um grande orgulho em dizer que era membro da Polícia Civil. Lógico, eu não fazia idéia da podridão que existe naquela instituição, hoje o sentimento é bem outro, digo que sou “servidor público estadual”, estou estudando e prestando outros concursos, a Polícia Civil que vá pro inferno…
Frank Sinatra
23/09/2009 em 17:07
REESTRUTURAR SEM DEIXAR DE LADO A VAIDADE CLASSISTA DAS CARREIRAS, E A CULTURA INDIVIDUALISTA NÃO VAI ADIANTAR MUITO, APENAS AGRAVAR NAIS A FALTA DE PESSOAL ESTIMULADO A TRABALHAR.
SERÁ QUE O GOVERNO ESTÁ DISPOSTO A CONTRATAR ALÉM DOS INVESTIGADORES QUE FALTAM HOJE NA POLÍCIA MAIS OS 4000 HOMENS QUE SÃO OS AGENTES POLICIAIS QUE ESTÃO SENDO EXCLUIDOS DAGUILO QUE LHES É MERECIDO, OU SEJA A EQUIPARAÇÃO EM DIREITOS E DEVERES COM O INVESTIGADOR, POR QUE SÓ DEVERES JA TEMOS.
k
27/09/2009 em 21:56
o coleg k dissse algo interessante, se a classe agente policial que hj faz as vezes de investigador se limitar a ser agente mesmo apos a reestruraçao como eh que vais ser, onde eu trabalho a metadde de minha equipe eh de agente
arnaldobruno
29/09/2009 em 13:17
srs politicos procurem fazer uma politica bonita uma policia unida uma carreira só equanto brigamos entre nos o crime organizado esta amando essa situação.porque não todos agentes estaduais eu sou agente uma das carreiras que o delegado geral virou as costas.prometo ser iformante so da policia federal e dos pm se nossa carreira for prejudicada.
ricardo
29/09/2009 em 19:21
POLICIA CIVIL X POLICIA MILITAR
POLICIA CIVIL INVESTIGATIVA
POLICIA MILITAR OSTENSIVA
POLICIA CIVIL DESCARACTERIZADA
POLICIA MILITAR FARDADA
POLICIA CIVIL INTELIGENTE
POLICIA CIVIL DOUTRINADA
POLICIA CIVIL JUDICIÁRIA
POLICIA MILITAR NA RONDA DE ÁREA
POLICIA CIVIL DIRIGIDA POR BACHARÉIS
POLICIA MILITAR DIRIGIDA POR CORONÉIS
NÃO DA NÃO TEM NADA HA VER UMA COM A OUTRA A NÃO SER POR ALGUNS ILUMINADOS QUE NÃO SE CONTENTAM COM O QUE TEM E QUEREM O QUE NÃO LHE PERTENCE, OU MELHOR NÃO CONSEGUEM ORGANIZAR OU DIRIGIR A SUA INSTITUIÇÃO E QUEREM COPIAR E EXECUTAR FUNÇOES UNS DOS OUTROS.
ADO ADO ADO CADA UM NO SEU QUADRADO……..
AGENTE POLICIAL EQUIPARAÇÃO SALARIAL COM OS TIRAS JÁ. É MAIS DO QUE JUSTO.
k
29/09/2009 em 22:23
INFELIZMENTE, NAO E SO COM A POLICIA MILITAR QUE OS POLICIAS CIVIS NAO SE ENCAIXAM,MAS , SIM COM OS PROPRIOS COLEGAS DA CORPORAÇAO. UMA PENA! UM QUER SE APARECER MAIS QUE O OUTRO E O OUTRO MAIS QUE UM! E ASSIM VAI LONGE. TEM SIM OS QUE FICAM EM CIMA DO MURO, PUXANDO O SACO DOS SUPERIORES, MAS TEM UNS COM OMBRIDADE E CARATER, QUE TEM LUZ PROPRIA !
PEDRO ERNESTO POLI
30/09/2009 em 11:47
ESTOU REPRODUZINDO AQUI, COMENTARIO QUE ACABEI DE FAZER NO BLOG DO THIAGO, REF. PROPOSTA DE PELEGAGEM, VAMOS VER SE ELES POSTAM, POIS ESTOU PERCEBENDO BOICOTE A CRITICAS
===================================================
BUTMAN Diz:
O seu comentário está aguardando moderação.
30/09/09 at 11:10
Elisio: Muito me admira vc como agentelpol, ser baba-ovo do DGP e do Sipesp. Está se saindo um grande traidor. seu argumento, ademais NÃO PROCEDE: “sabedor da impossibilidade da pluralidade de carreiras e de outras inconstitucionalidades” ORA, É INCONSTITUCIONAL SÓ PRA NÓS AGETEL??? NÃO É INCONSTITUCIONAL PRA SEUS AMIGUINHOS DE SINDICATO DE PELEGOS??
Responder
http://thiagoldamaceno.wordpress.com/2009/09/29/reestruturacao-da-pcsp/#comment-2382
BUTMAN
30/09/2009 em 12:13
sr delegado geral nada contra sau pessoa ,mas seja mais humanos com agentes policiais,isonomia com ivestigadores e escrivães e nivel superior a nossa carreira.cadce o deputado wiliam afinal ele e agente.
ricardo
30/09/2009 em 12:14
NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR AQUELE INVESTIGADOR QUE ENTROU NA PC EM UM CONCURSO PARA ZÉ POVINHO, E QUE HOJE É CHEFE DE DP POR QUE É AMIGO DE ALGUEM E NÃO SBE NEM LIMPAR SUA ARMA NEM USAR UM COMPUTADOR E QUE QUE TI RECOLHE E TI MANDA PARA A P.Q.P. SÓ POR QUE VC …, …,
SANGUE NOVO NA POLÍCIA.
SACODE GERAL
REESTRUTURA JÁ.
DIREITOS IGUAIS AO DO INVESTIGADOR PARA OS AGENTES POLICIAIS.
k
30/09/2009 em 18:40
Sabem, a meu ver, o que ocorreria se houvesse a união das polícias? uma coisa só. É assim, hoje elas brigam em separado, juntas, brigarão sob o mesmo teto. Ora, vejamos, se um casal de bom senso, (mal comparando, é claro), começa a namorar e já percebe incompatibilidade de gênio no relacionamento parcial, quiçá no relacionamento integral… deixa a gloriosa pra lá…
jftorres
10/10/2009 em 20:25
agente policial ja acabou agradece a sua associação que não briga por voces e ao deputado que~não ta nem ai com aclasse vote nele na proxima eleição
ta brncando
29/10/2009 em 20:14
É fácil resolver a questão de administração das polícias se o Governo quiser. A polícia ostensiva deverá ser ostensiva nao como a pm trabalha administrativamente nem como a polícia civil trabalha, cerceada de desempenho pela atuação da PM.
É fácil organizar policiamento ostensivo, pois hoje a PM atende se chamada pelo telefone, do contrario cada companhia/pelotão de policiamento, atua conforme quer o respectivo comandante dessa subunidade.
Chegaram a ponto de fazer planejamento estratégico por mapeamento de regiões, sendo isso a mostra de que queriam experimentar o que desde a fundação da policia civil já se sabia e que Jhering já ensinara sobre policiamento.
O improviso e falta de supervisão em trabalho da PC é evidente e o gigantismo e mostra de ação ad libitum por parte da PM a ignorar a autoridade policial tem sido notória, claramente aproveitando-se do hiato que a PC deixa com a falta de controle hierárquico que impotaria em trabalhar com mais responsabilidade. Basta então observarmos coisa simples, a sujeira da garagem do Degrel que tanto denigre a imagem da PC e suge das questões aqui abordadas. Não é isso mesmo ou estamos exagerando. Outra deve ser a ação da PC para ontem nos cuidados com as coisas da PC e com a observação hierárquica para imediata obsevação sob pena de reenquadramento. É isso mas isso nunca foi obsevado nem acolhido. Jogam areia no ventilador enquanto a PM acha isso ótimo porque lá os oficiais de forma absoluta fazem o que quer mas os praças não…
EBNunes
07/11/2009 em 8:03