CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL: Maria Inês assumiu o cargo em abril do ano passado. Descobriu que havia policiais da própria corregedoria que recebiam propina para informar quem estava sob investigação…DESCOBRIU LENDO O FLIT 37

Corregedoria vai inspecionar delegacias

Órgão fará audiências públicas para população denunciar corrupção e desvios; ação deve começar no interior

Objetivo do trabalho é tornar atividade da Corregedoria da Polícia Civil mais transparente para a sociedade

MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO

A Corregedoria da Polícia Civil vai passar a fazer inspeções em delegacias e outras unidades nas quais a população poderá denunciar corrupção e desvios.
A medida está prevista em resolução da Secretaria de Segurança publicada na última segunda-feira no “Diário Oficial”. O secretário Antonio Ferreira Pinto diz que o combate à corrupção é uma de sua prioridades.
“A ideia é tornar o trabalho da corregedoria mais transparente. Vamos ter audiência pública para que as pessoas, o prefeito, as ONGs e as instituições possam falar o que acham do trabalho da polícia”, diz Maria Inês Trefiglio Valente, corregedora-geral da Polícia Civil.
Atualmente, os delegados são responsáveis por fazer correição nos seus subordinados. A prática, porém, tornou-se uma mera formalidade, quando não um jogo de compadrio, segundo avaliação da secretaria.
Só a partir de 2002, a corregedoria passou a fazer correições extraordinárias. Na gestão atual, foi feita uma na delegacia do porto de Santos, por conta do episódio em que criminosos trocavam açúcar por areia em navios que exportavam o produto.
Num inquérito que constatou que a carga de oito caminhões havia sido adulterada, ninguém foi acusado de crimes, apesar de haver confissões de práticas irregulares. Dois delegados foram afastados por conta da suspeita de que recebiam propina para não investigar.

INTERIOR
A resolução prevê a realização de 12 correições por ano, a serem feitas pessoalmente pela corregedora-geral. No final do processo, ela terá de emitir uma avaliação sobre o trabalho daquela unidade: ótimo, bom, regular e insuficiente.
O trabalho deve começar pelo interior do Estado, onde a corregedoria é mais ausente, segundo Maria Inês. Há unidades da corregedoria em nove regiões do interior, mas o trabalho é precário, ainda de acordo com ela.
No interior, há um temor maior de denunciar práticas corruptas porque o delegado tem um poder maior, afirma. Uma das maneiras de contornar esse temor será a realização de audiências públicas longe das delegacias, para que as pessoas não se intimidem, afirma a corregedora. Denúncias anônimas também serão aceitas.
Maria Inês assumiu o cargo em abril do ano passado. Descobriu que havia policiais da própria corregedoria que recebiam propina para informar quem estava sob investigação. De abril de 2009 a maio deste ano, 138 policiais foram presos e 2.748 inquéritos, destinados a apurar crime, abertos. Nos 12 meses anteriores, foram presos cem policiais (27,5% a menos) e instaurados 1.761 inquéritos (29% abaixo).

  1. primeiro quero que ela investigue quem paga os almoços e festa de correições nas delegacias e as das seccionais

    ISSO MESMO DA ONDE VEM A VERBA PRA PAGAR AS FESTAS NAS CORREIÇÕES.

    AI NUM PRECISA NEM DE CORRO, JA DA CADEIA PRA TODO MUNDO PÓIS QUE PAGA É O BIXO, E AS MAQUINAS, OS PUTEIROS.

    ESTOU MENTINDO CHEFINHOS??????

    VAMOS METER A BOCA NO TROMBONE.

    SE É PRA FICAR RICO EU QUERO MAIS NA FAZENDARIA QUE LA SE PAGA PRA NUM TER PROBLEMAS, LA SE PODE PEDIR TUDO A UM EMPRESARIAO QUE ELE NUNCA VAI TE CAGUETAR.

    QUERO SER UM F A Z E N D Á R I O // E F A Z E N D E I R O

    O LUGAR BOM , E DEVE SER MUITO BOM TEM GENTE QUE PAGOU 400 MIL PRA SER CHEFE LA´

    VAI TER GRANA ASSIM LA NO JAPÃO JAPONES

  2. Começe na dgp, departamento, depois seccionais e por fim Dps.

    Ai sim vamos ver quem são ratos.

    Quero ver coragem, por enquanto só estou vendo quem se corrompe passiva ou ativamente ir pra corro, atitude muito politica e pouco exemplar. Vamos vasculhar as contas, que sempre a borburinhos de reabastecerem os magnatas politicos.

    Vamos lá coragem.

    Fica todo mundo falando da corrupção na rua, vamos limpar a casa também. O borburinho é que tem muita verba saindo pelo ladrão.

    Vamos lá coragem. Ai sim seremos surpreendidos.

    Crime é crime, peculato é crime vamos prender tambem os “peculatários”.

    Vamos lá coragem.

  3. a limpeza deveria começar pela corro
    tem muita gente que tem nome em inquéritos e respodneu sindicâncias e continua na corro até em cargo de chefia.
    para dar o exemplo a tia deveria começar pesquisando todos os seus funcionários para saber quem já respondeu inquerito, sindicância, PA ou tem o nome envolvido em denuncias de desonestidades. tem até nome que consta em agenda de maquineiro que é chefe na corró
    hipocrisia pura,isso sim.
    quer varrer a casa dos outros mas deixa sujeira no quintal, na sala e no corredor.
    desafio a tia a fazer uma pesqusia em todos os seus policiais para ver quantos sobram
    e ai, tia? Vai encarar?

  4. ESTAMOS ESPERANDO A CORREIÇÃO DA CORREGEDORIA, MAS TRAGAM O CAFÉ E O AÇUCAR QUE NÃO ESTAMOS MAIS RECEBENDO DA SECCIONAL, TAMBÉM TÁ ACABANDO O SULFITE, A CANETA, O JATO DE TINTA, VAI FICAR DIFÍCIL FAZER A ATA HEM…FORA PSDB.

  5. Vai prender os grandes ladrões da Policia depois prende os pequenso ai sim passo acreditar no seu serviço caso contrario é um fantoche sem autonomia nenhuma mais outra pau mandado

  6. O SULFITE DA CORREGEDORIA É MEIO ESQUISITO. NO PACOTE TÁ ESCRITO QUE É TAMANHO A4 MAS O PAPEL É MENOR. FALTA QUASE MEIO CENTÍMETRO PRA CHEGAR NO A4.

  7. Dra. Maria Ines, A Sra. hoje considerada, pelos cidadões a unica pessoa que pode moralizar a policia, e fazer de fato justiça, deveria, investigar a mafia dos Videos Bingos Clandestinos, esta cada vez se proliferando mais, existem casas no Itaim, a uma quadra da delegacia, nos jardins, na Rua. Bolivia 200 foi inaugurada uma mansão, com mais de 100 maquinas funiconaria uniformizadas, sorteios em dinheiro de hora em hora, sorteio de automóveis 0K, MAQUINAS ATÉ DE LANÇAMENTO, E Os donos denominados pelos funcionarios de Pereira e Juruna, seus gerentes, batem no peito e falam com meu patrão ninguem meche, ele é influente tem costas quente, a policia se é chamada ficam no maximo 10 minutos na porta e vão embora, la dentro os funcionarios e gerentes dão risada. Por que será que ninguem faz nada contra isso.

  8. Todo mundo deve ter respeito por sua profissão. Se erramos, devemos ter uma chance, a chance de nos desculparmos e reparar nosso erro. Se ninguem dá chance para o outro se corrigir fica ainda pior. O problema é quando vc dá inúmeras chances e o cidadão não entende, continua errando. Tem que ser tudo com transparência mesmo. Os piores bandidos são justamente aqueles que detem o poder, com esses até a mídia fica omissa. Veja o caso da Menina Joanna, ninguem fala da Juiza que inverteu a guarda e do pai que é tecnico judiciário, o grande suspeito pela morte por maus-tratos e que acusou a mãe de alienação parental.Com certeza para não pagar pensão.

  9. como d pr confiar se eu falar os propios avisam e o gosao e que as mulheres pol civil so se envolvem com ladrão imagine se eu dizer o que sei to morto e uma raça podre ificil e confiar como posso ser um cidadão de bem se eles mesmos armam
    o crime

  10. ABSURDO, O QUE OS POLICIAIS DO 3º DP DE SANTO ANDRÉ ESTAO FAZENDO, ACHO QUE ALI TINHA QUE COLOCAR UMA FACHADA NOVA $$$$$ BANCO$$$$$ É ACERTO DEMAIS, CORRUPÇÃO NA CARUDA SÓ ACERTOS, É COM AS MAQUININHAS , COM OS DESMANCHES , ALI É O ANTRO GERAL, ME RECUSO A ACHAR QUE A POLICIA ESTA PARA PRESERVAR A CICANIA.

  11. fui pariisipa de uma epresa fatasma em santos si chama omini interneti quero ve todos nacadeia istelionatarios monti de ladrois istou revoltado roubaran noso dinheiro depois sumiran todos porfavo mi ajudi foran muitas genti lezada obrigado

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s