‘É preciso ter menos motoristas e mais investigadores na polícia’ 46

Novo ‘xerife’ de SP investigou quebra de sigilo de tucanos
Carneiro Lima já apurou sequestros, assassinatos e tráfico de drogas, mas foi na Corregedoria que ele arranjou mais inimigos
08 de janeiro de 2011 | 0h 00
 
Marcelo Godoy – O Estado de S.Paulo
O governo de São Paulo anunciou ontem sua aposta para a Polícia Civil, o principal desafio na Segurança Pública do Estado: o novo delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, de 53 anos. Ele foi responsável por coordenar investigações como a da falsificação da assinatura usada para quebrar o sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do ex-governador José Serra, e a da morte do cartunista Glauco Villas Boas.

Gestão profissional.

‘É preciso ter menos motoristas e mais investigadores na polícia’

Carneiro Lima é desses delegados que não têm empresa de segurança e não usam a polícia para abrir portas na iniciativa privada. Ele saiu no braço com um colega para prender um policial corrupto. Fez carreira no distante 47.º Distrito Policial, no Capão Redondo, zona sul, lugar reservado durante muito tempo àqueles que não têm padrinhos na polícia. Foi trabalhar no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), onde se acostumou a cenas de crime.

Alguns colegas se queixavam de modos considerados rudes. Da Homicídios, passou à Delegacia Antissequestro, onde prendeu os policiais militares e o motoboy envolvidos no assassinato do menino Ives Ota, sequestrado e morto em 1997. Foi trabalhar na Corregedoria da Polícia Civil, de onde foi afastado porque estava prendendo muitos corruptos. Um dia, seu chefe o chamou e disse: “Marcos, vou tirar você (da Corregedoria) para te preservar.” Pouco antes, ele havia entrado na sede do Departamento de Narcóticos (Denarc) para prender suspeitos de corrupção e teve de brigar com um delegado, que tentou proteger os policiais investigados.

 

Carneiro Lima caiu no ostracismo. Tornou-se professor de gerenciamento de crises na Academia da Polícia Civil e, no fim de 2007, passou a dirigir a Divisão de Homicídios. Foi como seu chefe que ele conduziu as investigações sobre o assassinato do coronel José Hermínio Rodrigues, morto em 2008 quando comandava o policiamento na zona norte de São Paulo.

Hermínio era amigo do então secretário da Administração Penitenciária e futuro secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto. Hermínio foi morto, segundo investigações, por dois PMs que participavam de um grupo de extermínio. Com a posse de Ferreira Pinto, Carneiro Lima foi promovido à classe especial – posto mais alto da carreira. Em 2009, assumiu o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), onde estava até agora.

Além dele, uma mulher deve ser a segunda na hierarquia da polícia. Ana Paula Soares deve ser anunciada como a nova subdelegada-geral. O lugar de Carneiro Lima no Demacro deve ser ocupado pelo delegado Youssef Chahin. O Departamento de Polícia da Capital, que cuida dos distritos policiais, deve ficar com o delegado Carlos José Paschoal de Toledo. Maria Inês Trefiglio Valente deve permanecer na Corregedoria da Polícia Civil e o delegado Wagner Giudice deve assumir o Departamento de Narcóticos. No DHPP deve permanecer Marco Antônio Desgualdo e no Departamento de Proteção à Cidadania, Dejar Gomes Neto.

  1. QUESTÃO SALARIAL É TÃO DIFICIL RESPONDER????? POLICIAL DESARMADO TÔ CONTIGO E NÃO ABRO!!!!

    Curtir

  2. TIRARAM TODO NOSSO ÂNIMO, TODA NOSSA VONTADE E QUEREM QUE TRABALHEMOS CONTENTES. NOSSA SITUAÇÃO NÃO CAUSA INDIGNAÇÃO NAS AUTORIDADES, QUE AGEM COMO SE TODOS FOSSEMOS ABENÇAODOS COM O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS R$ E NÃO ETERNOS DEVEDORES DO BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA, QUANDO NÃO JÁ NO CPC/SERASA. NÃO FALO DE VIDA LUXUOSA, MAS SIM SEM PREOCUPAÇÃO COM O MES MAIOR QUE O SALÁRIO. NEM FALO DE ESCOLA PARTICULAR, POIS ISSO É UTOPIA( MEU MOLEQUE ESTUDA NUMA ESCOLA ONDE ESTUDA UM FILHO E UM IRMÃO DE UM TRAFICANTE QUE MINHA EQUIPE PREDEMOS), MAS UM PLANO DE SAÚDE, MORAR NUM BAIRRO QUE NÃO SEJA NINHO DE PCC JÁ MELHORARIA, POREM COMO JA DISSE, ESPERAREI SENTADO, POIS EM PÉ VAI CANSAR. BALA NELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. mais tiras? pelo jeito NÃO precisam, pois o concurso de IP/2009 tá parado há um tempão esperando os de escriba/2010.

    Curtir

  4. Pelo que entendi é pra ter menos pessoal que faz recolha e mais investigação.

    Curtir

  5. Espero que o Sr. Marco Carneiro continue firmemente no combate a corrupção interna principalmente contra DELEGADOS contra os agentes da lei todo mundo tem coragem né?!
    SR. DG VOU LHE DAR UM CONSELHO:

    COLOQUE A QUESTÃO SALARIAL COMO A PRINCIPAL A SER RESOLVIDA. NÃO PODE UM POLICIAL FAZER BOAS INVESTIGAÇÕES GANHANDO ALGO QUE SE QUER DÁ PRA PAGAR AS DIVIDAS QUANTO MAIS FORMAR UM PATRIMÔNIO AO LONGO DOS ANOS, NO ESTADO MAIS POPULOSO DA NAÇÃO TRABALHANDO NUMA SOCIEDADE EXTREMAMENTE VIOLENTA COMO A PAULISTA.

    É SÓ UM HUMILDE CONSELHO DE UM POLICIAL QUE JÁ TÁ COM O SACO CHEIO DE CONVERSINHA FURADA…

    Curtir

  6. o salário continua sendo a ultima questão a ser divulgado por todos dirigentes e políticos, falam em melhorar o atendimento nos plantões mas esquecem das dificuldades de quem atua nessa area e o salário? somos taxados de mendigos e corruptos pela sociedade me sinto envergonhado.

    Curtir

  7. “somos taxados de mendigos e corruptos pela sociedade me sinto envergonhado.” -2-

    Curtir

  8. EU QUERO CHEGAR NA MINHA UNIDADE POLICIAL E VER QUE FOI ENGOLIDA POR UMA CRATERA, MAS NÃO QUERO CHEGAR NA BOCA DO CAIXA E VER NO SALDO O MESMO SALÁRIO. BRIGAM POR TUDO, ESSE POLÍCIA PARECE ÍNDIO QUALQUER ESPELHINHO JÁ FICAM CONTENTES.

    Curtir

  9. Disse o Delegado para o Escrivão: toca o inquérito ai de cabo a rabo…….

    Disse o Delegado para o Investigador: pega minha rsposa e toca para a escolinha das crianças; ….apanha minha esposa em casa e toca para a Vinte e Cinco de Março…….

    Motorista na PC ganha é muito…só para dirigir para Majuras, Diretores..

    Essa p….. tem que parar. Esses caras sáo números e enquanto issso os verdadeiros investigadores têm que trabalhar por eles, já que o que importa para a ADM é produçao.

    Qual é a produçao de um investigador que dirige – e só faz isso – para os Majuras titulares, Seccionais e Diretores.

    Quando isso vai mudar???????

    Curtir

  10. Não precisa de mais ninguem, a quantidade esta ótima, o que precisa e remanejar os administrativos (escrivães em sua maioria) e fazer com que os enconstados (tiras em sua mairoria)trabalhem, mas para isso é preciso ter politica de insentivo como em qualquer empresa privada, como: bonus por produção, metas, promoções, folgas e claro um salário decente. Não precisa ser um grande administrador para saber disso. Os Secretários de Estado deveriam ser escolhidos não só com base em conhecimento especifico mas como também em administração, condição básica para o cargo que sequer é apreciadas na hora da escolha. Se o atual ocupante do cargo maior da Segurança tivesse o minimo de conhecimento de politica motivacional (alicerce da administração de pessoal) teria toda a polícia em sua mão e derrubaria consideravelmente todos os indices de criminalidade, isso com muito pouco custo para o Estado. Se essa pasta fosse uma empresa privada esse cara não seria nem um chefe de setor.

    Curtir

  11. temos que acabar com a figura dos agentes policiais apenas como motoristas e tranformá-los em investigadores de polícia, na prática todos rodam juntos e fazem o mesmo serviço, só que o salário dos Investipol são bem maiores dos Agepol

    Curtir

  12. Pq será que todo agente sonha em ser investigador, e não escrivão, que realmente é o a PC precisa?

    Curtir

  13. Se tanto precisamos de tiras, que passem o concurso para uma Vunesp, pois a Acadepol já mostrou que não é capaz, nem de respeitar prazos( IP-2009 que termina em 2012)nem de preencher as vagas.

    Curtir

  14. A policia não vai pra frente em virtude dessa desunião. A notícia é sobre policiais encostados que deveriam estar na rua, porém os comentários se transformam em picuinha entre carreiras. PelamordeDeus.
    Sou investipol, grande coisa ser investipol nessa m….!

    Curtir

  15. Tira da ZL concordo com você. Esta desunião só fortalece a extinção da PC. Estamos no mesmo Titanic, a idéia agora é esquecer picuinhas entre carreiras e formar uma unidade policial inteligente e eficaz, a PM está salivando para a fagocitose de todas as carreiras independente de ser investipol ou agepol.

    Curtir

  16. então não teremos mais o estafeta, que leva e tras documentos ao forum, intimações, expediente ao IML e IC.
    GERALDINHO XUXU DA OPUS DEI, ASSINE LOGO O DECRETO DE EXTINÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

    Curtir

  17. Infelizmente, a elite e classe média paulista não está interessada em garantir seus direitos, mas sim em manter seus privilégios. Melhor do que exigirem uma segurança pública eficiente, é pagar para um policial de folga fazer um bico de segurança particular, usando arma e treinamento pago pelo estado.
    Quando o policial ganhar bem, quem fará a segurança nos comercios? Quem será a escolta dos abastados?
    A população não está interessada em um polícia que ganhe bem, está interessada em uma polícia corrupta, e que se venda bem barato, de preferência.

    Curtir

  18. SE OS DELEGADOS PARASSEM DE DAR COBERTURA PARA OS FUNC. FANTASMAS E OBRIGASSEM OS CARAS A TRABALHAR NAO IA TER LUGAR PRA TODO MUNDO. AQUI NA POLICIA TEM GENTE PRA CAR……, TEM GENTE SOBRANDO, SÓ QUE ELES TEM QUE SAIR DE SUAS CASAS, SUAS EMPRESAS E VIM TRABALHAR NA POLÍCIA.

    Curtir

  19. OU EU TÔ FALANDO BESTEIRA???????????
    TEM LUGAR QUE TEM MAIS DE 10 CARAS QUE NUNCA APARECERAM PRA TRABALHAR E DEIXAM OS SALARIOS PROS CHEFES E PROS DELEGADOS.
    E SO PEGAR A LISTA DE FREQUENCIA E VER SE VCS CONHECEM TODO MUNDO QUE TA LA. DUVIDO QUE VAO CONHECER TODO MUNDO. E ISSO A CORREGEDORIA NAO VE.

    Curtir

  20. O prolblema da PC não é a quantidade de funcionários e sim a qualidade de trabalho e de salário!

    Curtir

  21. Não tem problema em ser motorista não Senhor Delegado Geral!!! PAGUEM IGUAL SALARIO QUE MOTORISTA DO TJ GANHA QUE DIRIGIREMOS FELIZES DURANTE DIA TODO!!!! SRS. CARDEAIS: TÁ DIFICIL DE ENTENDER OU VAMOS TER QUE DESENHAR???? PRECISAMOS DE SA-LA-RIO PORRA!!!!!

    Curtir

  22. AO CAÇA-FANTASMA.]

    QUE TAL A GENTE COMEÇAR A DAR NOME AOS BOIS?

    QUEM SOUBER DE ALGUÉM QUE É “FANTASMA” EM DELEGACIAS QUE DÊ OS NOMES….E VAMOS VER O QUE ACONTECE!

    VAI TER NEGUINHO PROCURANDO A FUNCIONAL NO FUNDO DO GUARDA-ROUPA.
    VAMOS FAZER UMA CAMPANHA:

    ACHE UM FANTASMA E MORRA DE RIR QUANDO ELE SE “MATERIALIZAR” KKKKKKKKK
    ISSO SEM CONTAR QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESCONDER ESSES VAGABUNDOS DEVEM RESPONDER UMA SINDICÂNCIA NA CORREGEDORIA…..E OLHA QUE NAO MORRO DEAMORES PELA CORRÓ!
    AH E NÃO ESQUEÇAM QUE OS DELEGADOS QUE ASSINAM AS FREQUENCIAS DOS “GASPARZINHOS”….

    Curtir

  23. Faz uma coluna especial aí Dr: “SEÇÃO GASPARZINHO – FUNCIONÁRIOS FANTASMAS DA POLICIA CIVIL DE SP”

    Curtir

  24. Olha a policia civil está entupida de motorista, não por serem agente policiais, mas por serem oficce boys, chofer, entregadores de cartas e documentos.

    Conheço muitos policiais que fazem, faço muito isto…ainda bem que temos um DGP que pensa em acabar com estas mordomias dos deuslegado, digo pensa, se vai acabar é outro problema.

    Curtir

  25. Engraçado, eu fiquei confuso: na Reestruturação, ou melhor, esboço, não se criaram esforços para unificação de carreiras em torno de duas mais requisitadas: investigador e escrivão…querem que o agente continue investigando, mas que não seja investigador, interessante, quando é conveniente, não querem motoristas, ao negar a unificação de carreiras, dizem ser inconstitucional, temendo uma carreira única e forte que brigue por salário….

    A questão é bastante hipócrita, querem pagar um salário de merda, exigir milhares de atribuições para quem não prestou determinado concurso….a melhor forma de corrigir a cagada por excesso de carreiras, é obrigar todo mundo a trabalhar fora de suas funções, exercer em condição de igualdade as mesmas funções que o colega ao lado, e ganhar menos….

    Investigação se faz somente com Investigadores?? Quem dá conta de mais de 300 inquéritos em cartório?? quem dá conta de 3 flagrantes no plantão noturno?? Vai todo mundo pra rua dar cana, quem será que vai se ferrar elaborando milhares de flagrantes?? E ainda tendo que atender o público, e a PM, quem será?? Está tudo errado mesmo, estão criando além de tudo, a política de fechar cada vez mais delegacias com plantão de 24 horas, já tem delegacia com plantão noturno, que segura a área de 4 distritos, está tudo as mil maravilhas

    Curtir

  26. POLÍCIA DESMOTIVADA
    “Vocês têm uma divisão na Polícia Militar em que os policiais são de uma classe social diferente da dos oficiais. Os soldados não podem chegar ao topo. E os policiais civis e investigadores estaduais e até os federais são uma outra classe. Os delegados são advogados. É um sistema extraordinariamente complexo, que não tem a equidade existente na polícia dos Estados Unidos. Eu comecei minha carreira como policial. No Brasil, seria um soldado de polícia. Jamais conseguiria ascender ao cargo de oficial e, depois, ao de chefe de polícia. Seria no máximo capitão ou major. Eu teria de ir a uma faculdade de direito para me tornar delegado. Em meu departamento, todo investigador ou agente pode chegar ao posto mais alto da carreira policial. Não ter chance de ascender é algo desestimulante em qualquer carreira. Não haveria por que ser diferente na polícia.”

    Chefe de Polícia de Los Angeles e New York, William Bratton

    Excelente matéria:

    http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/31491

    Curtir

  27. Entrou no DENARC deu vóz de prisão tomou um enquadro do delegado e do tira , e um monte de tapa na orelha, não conseguiu provar nada e por isso foi afastado da corregepol ,essa é a verdade!!!!

    Curtir

  28. Foi afastado da Corregepol, mas voltou por cima. Agora quero ver onde vai parar o Ivaney. Provavelmente deve queimar todas as licenças e se aposentar.

    Curtir

  29. POLICIAL DESARMADO,
    COM TODO O RESPEITO : O meu falecido papai dizia

    assim – ” TROCARAM A LATA MAS A MERDA CONTINUA A MESMA “.

    Tudo isso, coitadinho, quando era anunciado o novo aumento para os aposentados pelo novo governo,

    novo ?

    Curtir

  30. As armas imbel das novas turmas de escripol e investipol estão no DAP se a gente não se mobilizar ninguém vai ligar para pedir pra gente ir lá busca. Vamos agitar isso ai pô!!!

    Curtir

  31. AUMENTARAM O GRAU DE ESCOLARIDADE PARA INGRESSO NA CARREIRA DE INVESTIGADOR DA POLICIA CIVIL COM UM UNICO OBJETIVO, SALARIOS DE GRAU SUPERIOR TAMBEM, MAS NÃO FUNCIONOU.
    A UNIFICAÇÃO DA POLICIA É UMA REALIDADE MUITO BOA, LA PARA ESTADOS UNIDOS, OUTRA CULTURA, OUTRA SOCIEDADE, OUTRA FORMAÇÃO DE PAIS, SAO TERMOS TOTALMENTE DIFERENCIADOS. UM EXEMPLO LÁ UM POLICIAL NÃO PRECISA SER CORRUPTO PRA COMPRAR UM CAMARO OU OUTRO AUTO DE QULIDADE QUALQUER, AGORA UMA COISA ACHO QUE TODOS NOS CONCORDAMOS, QUE A PATIFARIA AQUI É DEMAIS, ISSO É.
    MAS VAMOS LA, ISSO TAMBEM É ANTIGO, PAIS COLONIZADO VARIOS POVOS DIFERENTES, IMAGINEM!
    JA COMEÇOU ERRADO. A MALANDRAGEM AQUI É MUITO GRANDE. A HIERARQUIA NÃO É PARA HUMILHAR-MOS OS QUE ESTÃO ABAIXO DE NOS.
    OLHA SEMPRE TIVE UMA VISÃO, OS CARGOS DE AUTO ESCALÃO NAO É SOMENTE PARA FUD… OS NOSSOS SUBORDINADOS, É PRINCIPALMENTE PARA COORDENAR PARA QUE TODOS TENHAM UM NORTE, E MAIS AINDA PARA BRIGAR POR MELHORES SALARIOS E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO PARA NOSSOS SUBORDINADOS QUER OUTRO EX: VEJA UM JUIZ , VOCE VAI A UM TRIBUNAL? JA PERCEBERAM QUE A MESA E CADEIRA DELE FICA EM UM PATAMAR BEM SUPERIOR QUE O SEU. SERTA QUE ESTÃO ESQUECENDO QUEM É QUE PAGA O SALARIO DELES.
    OLHA MEUS AMIGOS VI UM COMENTARIO ACIMA E CONCORDO SIM.
    UM MAURICINHO ESTUDA A VIDA TODA EM COLEGIO PARTICULAR, PRESTA BARRO BRANCO E SAI, E VAI MANDAR EM TODOS QUE TEM A MAIOR EXPERIENCIA QUE UM SER HUMANO PODE ADQUIRIR,“A PRATICA´´.MAS FAZER O QUE?
    NO FUNDO ACHO QUE ESTAMOS MUITO MAL REPRESENTADOS EM TERMOS GERAIS, POIS NO MEU CONHECIMENTO, NÃO ESTAMOS AMPARADOS POR NOSSOS REPRESENTANTE POLITICOS E HIERARQUICOS. ME DESCULPEM SE FALEI DEMAIS.

    Curtir

  32. Investipol :Acho que o homem não gosta de Agentes, rsssssss

    passe os agentes para investigador, e voces verão que mudança terão, pois ganhando menos que os investigadores, ja fazem tudo, se ganhar igual fara com mais alegria….

    Curtir

Os comentários estão desativados.