policiais se transformam em musas do Carnaval no Rio de Janeiro 28

Por trás do uniforme, policiais se transformam em musas do Carnaval no Rio de Janeiro

Fabíola Ortiz
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

  • A inspetora da Polícia Civil Isabella Magacho participou do concurso para Rainha do Carnaval do Rio e conquistou o posto de princesaA inspetora da Polícia Civil Isabella Magacho participou do concurso para Rainha do Carnaval do Rio e conquistou o posto de princesa

Duas policiais do Rio de Janeiro deixam o uniforme de lado durante o Carnaval para virarem musas da Sapucaí. A tenente da Polícia Militar Júlia Liers, de 25 anos, e a inspetora da Polícia Civil Isabella Magacho, de 33, dividem o tempo entre a carreira e o samba.

“A presença feminina na polícia é muito reduzida, somos não mais do que 4.000 mulheres na corporação para cerca de 40 mil policiais. Tudo o que fazemos chama a atenção. Eu fui pioneira, foi algo inédito na PM. Ninguém nunca tinha se deparado com isso”, diz Júlia Liers que, depois de encerrar o expediente como tenente de Relações Públicas no 23º Batalhão da PM no Leblon, zona sul da capital, corre para os ensaios nas quadras das escolas de samba.

Júlia vai desfilar neste ano na Sapucaí como musa da Porto da Pedra, do Grupo Especial. “É o meu momento de lazer. Tenho apoio dos meus superiores, do meu comandante do batalhão e do comandante geral da PM. O comandante tinha receio de comprometer a imagem da corporação, o que não aconteceu. Ele reconheceu que a minha decisão é pessoal, mas pediu para evitar exposições desnecessárias.”

Mesmo que um seja trabalho e outro, diversão, para a policial civil Isabella Magacho há pontos em comum entre ambos: “Nos dois, tem que ter compromisso e responsabilidade”.

Vídeo feito pela PM mostra tenente em samba realizado em UPP

Em outubro de 2010, a inspetora passista participou do concurso para Rainha do Carnaval do Rio e conquistou o posto de princesa. Isabella integra agora a Corte Real e representa as escolas de samba e blocos carnavalescos. Entre idas e vindas, gravações e apresentações no “Viradão do Momo” que, durante 72 horas reuniu diversos shows nas quadras das escolas do Grupo Especial, a inspetora conversou com o UOL Notícias.

 “Comecei a me preparar para participar do concurso [da Rainha do Carnaval]. Eu me preparei muito para isso. Era o meu sonho, mas não é moleza”, afirma. Para ser rainha do Carnaval, os requisitos são muitos: não basta ter beleza, tem que ter desenvoltura e muito samba. Isabella diz que malha na academia de ginástica e também faz aulas de pole dance para “ajudar na resistência”.

Paralelamente, a inspetora continua na rotina de investigações policiais: Isabella participou do cerco ao Complexo do Alemão, no final de novembro, quando as forças de segurança expulsaram a facção criminosa que controlava o tráfico de drogas na comunidade. “Fomos apurar uma informação de que havia armas. E fui lá armada com a minha pistola. São rotinas diferentes.”

Já a tenente Júlia, além de dar expediente de segunda à sexta-feira, ainda tem que cumprir uma escala de plantões de 24 horas quatro vezes ao mês. “Se eu pudesse, agora eu me dedicaria integralmente ao samba neste mês”, confessa.

A musa da PM anda armada com um fuzil que pode pesar entre dois e quatro quilos e, depois do expediente, realiza ensaios todo fim de semana. Para manter a forma, Júlia malha todo dia cerca de duas horas e ainda cumpre uma dieta rigorosa com um nutricionista especializado em medicina esportiva.

“Sambar também cansa”, afirma Júlia, que já se acostumou a usar um salto de 15 centímetros e uma fantasia que pesa cerca de três quilos.

Para este ano, já programou uma cirurgia plástica. “Vou ter que colocar silicone nos seios. Não estou contente com os meus.”

Discriminação no trabalho

A oficial Júlia Liers admite que já sofreu discriminação na profissão. “Um preconceito velado com atitudes que tentavam me rotular, teve gente que não apoiava a minha conduta.” Mas ela não dá motivos, afirma. “Desfilei no Carnaval em 2010 e trabalhei. Saí na avenida no domingo e na segunda-feira e trabalhei na terça-feira de Carnaval”.

Na Delegacia de Homicídios de Niterói, onde Isabella trabalha, todos os seus colegas sabem de seu envolvimento com o samba. Antes ela era passista, mas saia anônima, depois, como musa, passou a chamar mais atenção. Para sair na passarela a primeira vez, Isabella teve que comunicar aos seus superiores, que a impediram de fazer fotos “comprometedoras”.

“Todo mundo já sabe, me respeitam e admiram. Muitos acham até corajoso. No começo eu ficava meio receosa. Os colegas de profissão já sabiam que eu amava o Carnaval, de noite normalmente eu estava na escola. Eu só não esperava ir tão longe e virar musa”, disse. “Se tivesse que optar, seria pelo meu trabalho. Eu escolhi a minha profissão, tenho orgulho, é desafiante e intenso. O samba é para relaxar”, diz a inspetora formada em Direito.

O samba é da “alma carioca” independente da profissão, concordam as duas policiais. “Muitos não fazem ideia da quantidade de policiais envolvidos com samba. Têm policiais sambistas compositores que já venceram concursos nas escolas de samba”, diz Júlia.

A tenente da PM defende ainda que mais mulheres policiais se envolvam com o samba. “A gente tem que se afirmar. Nós somos poucas, tudo que for lícito nos pertence sem medo de sofrer represálias. O meu sonho é sair como rainha de bateria na Mangueira e comandar a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na Mangueira”, afirma Júlia.

Perguntadas se já receberam propostas para posar nua em revistas masculinas, as duas agentes de segurança disseram que já foram sondadas. Para a tenente Júlia, esta será uma difícil decisão: posar nua ou sair da polícia. Por enquanto, ela afirma que quer permanecer, retomar os estudos e trabalhar no Judiciário. “Mas se eu tivesse que escolher entre polícia e samba… não dá, os dois caminham juntos, até eu fico perdida.”

Já a inspetora Isabella é categórica: posar nua não faz parte dos seus planos por questões profissionais e familiares. “Na minha casa ninguém gosta de samba, só eu.”

  1. Olhai! BOA IDEIA DR. GUERRA! VO SAIR DE DESTAQUE EM ALGUM CARRO ALEGORICO! SERÁ QUE SEU EU RASPAR MINHA BUNDA PELUDA GANHO ALGUM TROCO NESSE CARNAVAL? AFINAL FAZ 16 ANOS QUE REBOLAMOS PRA SOBREVIVER NÉ?

  2. Tem uma tal de lucinha nesse blog, sera que da pra concorrer com as cariocas?

  3. LÁ NO RIO DE JANEIRO PELO MENOS TEM MULHER GOSTOSA NA POLÍCIA. AQUI EM SÃO PAULO É OSSO.

  4. NA POLICIA DE SP TEM UMAS ESCRIVAS QUE PELO AMOR DE DEUS. POR ISSO QUE OS POLICIA PEGAM AS FAXINEIRAS NAS FESTINHAS, ELAS SAO MELHORES.
    O MULHERADA, VAMO COLOCA UM SALTO ALTO E TIRA ESSAS PELANCAS. AINDA TEM CONSERTO, VÃO TRABALHAR A PÉ, VOCES ECONOMIZAM COM CONDUÇÃO E ACADEMIA E AINDA ENTRAM EM FORMA. AS MELHORZINHA SÓ DAO PRA CHEFE OU MAJURA. SAI COM OS CARA NUM DIA E NO OUTRO PENSAM QUE É A PRIMEIRA DAMA, NAO QUEREM MAIS NEM TRABALHAR. E FODA.

  5. E os “galões” que a PC de SP possui os meninos não falam nada, até parece que são uns “galões” e não galã. Eita moçada barriguda. No Rio os policiais também são bem mais sarados que os daqui.

  6. ultimamente na pc só tem homem de calcinha… alias, essa merda de polícia é a gaiola das loucas

  7. gatas na policia ??? vixi dificil!!!

    NO DENARC TEM ATE UMAS GATISSIMAS, MAS SO QUEREM SABER DE CARTEIRA VERMELHA

    TEM UMA TAL DE DANIELA, RENATA, RUTE

  8. SÓ BATEM BOLA COM SUPERIOR, PINTO MAIS ELEVADO

  9. Caro Dr Guerra ,posta ai as fotos das nossas representante, Lucinha e Suely, pra ver se a gente tem chance na concorrencia, se nao der certo a gente fica com Pinto mesmo!!!!

  10. Conheço todas essas gurias do DENARC, Dani (uma graça, mas ….), Renata (uma merda e mais ….), Rutinha (simpatica).
    Mas tem uma amiga minha que está lá que coloca todas no bolso, ela é mais, digamos assim, mais experiente, mais vivida, mais coloca todas no chinelo. Sinto meus caros leitores mais não posso revelar quem é.

  11. Tá bom, tá bom, ela é mais velha, é isso aí, mais velha, mais é uma delícia.

  12. Quanto a Lucinha,não sei.
    Quanto a mim,já não há mais juventude e nem beleza,
    a Pc consumiu todo o brilho e esplendor com que Deus
    me presenteou.

  13. tá brincando aqui só porte ilegal de arma de fogo restrita do Exercito Canhão e lança rojão .

    No deic se for pego anando com Policial da trafico de droga dependendo do peso se for magra porte somente

  14. SE FOR PEGO ABRAÇADO COM MULHER DO DEIC DÁ HOMOSSEXUALISMO, LÁ SÓ TEM BATE PRATO.
    AS MINA DE LÁ SÃO TUDO PARENTE DO SECRETÁRIO, SÃO TUDO PINTO.
    DÁ ATÉ MEDO DE OLHAR E TOMAR UMA CHINELA.

  15. Bem, no carnaval eu sou obrigado a trabalhar. Policial de verdade, trabalha durante o carnaval, ou não?

  16. Suely a beleza não está somente na aparência, mas na alma de cada pessoa.

  17. Acelerador,

    Na verdade não existe mulher feia,apenas mal cuidada.
    Fui muito bonita,hoje sou uma sra.,mal cuidada.
    Obrigada,Dr.,é bom ter amigos,aquece.

  18. Também era linda quando entrei na PC.
    As NOITADAS nos plantões, trabalhando sozinha e o
    delega dormindo acabaram comigo.
    Suely, também com a falta de dinheiro, como podemos
    nos cuidar????
    Salário ninóis que vamos ficar lindinhas…
    vai ser lipo aqui, estica aqui, botox acolá….

  19. Treze,

    Incrível como a história se repete,trabalhei muitos anos no plantão,até conseguir ir para chefia,antes do plantão fiz rondas (Garra),fui indo e indo para o buraco,
    antes das plásticas, preciso me recuperar emocionalmente.
    Fazer academia,pilates e tudo que tivermos direito.
    Poder almoçar ao invés de lanchar,ter regras mínimas e saudáveis.Nem dá para ficar pensando em beleza, já que poderia ter feito como muitas uso dela,
    para galgar um futuro melhor, rs

  20. Bom dia
    as MULHERES em geral sao todas iguais!,na hora que elas tem uma chance de apareçer,elas nao perdem tempo,mulher era pra somente lavar pratos e ser boa na cama!,porque como é que pode uma que diz POLICIAL nao tem VERGONHA na cara de esta mostrando o RABO pra tudo de que é HOMEM?! quem é que vai respeitar uma MULHER que sua X….. pra todo homem?porque quando uma mulher ficar semi-nua ou nua ela nao esta mostrando seu corpo nao é pra um MULHER! e sim pra um HOMEM! entao é por isso que pode se dizer que sao VA-GA-BUN-DAS meeeesmo sem nenhuma duvida!.
    era pra ser assim:uma mulher policial que mostrasse seu corpo NU deveria ser BANIDA instantaneamente da CORPORAÇAO.

  21. Não bastasse os ladrões nas fileiras da puliça do rj agora tambem vem as putas… acho que o morro tá fazendo concurso pra puliça. Daqui a pouco a marcha da maconha só vai ter puliça: os ladroes e as prostitutas …kkkkk… o puliça filha da puuta

Os comentários estão desativados.