Ruy Estanislau Silveira Mello será o responsável pela segurança da vice-presidência da República 36

Enviado em 02/02/2011 às 12:00- X9

Temer escolhe auxiliar suspeito de fraude em SP

Delegado Ruy Estanislau Silveira Mello é alvo de investigação no caso da fraude dos contratos de emplacamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

01 de fevereiro de 2011 | 21h 05 – Marcelo Godoy, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO – O novo responsável pela segurança da vice-presidência da República, o delegado Ruy Estanislau Silveira Mello, é alvo de investigação no caso da fraude dos contratos de emplacamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). “Ele já foi ouvido e juntou toda a documentação. Ele está tranquilo”, afirmou o criminalista Agenor Nakazone, que defende Mello.

Apadrinhado político do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), foi durante a gestão de Silveira Mello que ocorreu parte do suposto rombo de até R$ 40 milhões em nove contratos mantidos pelo órgão com a empresa Cordeiro Lopes para emplacar e lacrar veículos no Estado. Além do superfaturamento na prestação de contas do serviço, também teria ocorrido fraude na licitação e na execução do contrato.

A autorização do afastamento de Mello da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo “com prejuízo dos vencimento, mas sem prejuízo das demais vantagens do cargo” a fim de “prestar serviços” na vice-presidência da República” até 31 de dezembro de 2011 foi publicada no dia 29 no Diário Oficial do Estado.

Em São Paulo, Mello estava em função burocrática desde outubro de 2009, quando, em meio à investigação sobre o esquema das placas – determinadas pelo secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto -, deixou a direção do Detran. À época, Mello disse que saiu porque “não aguentava mais”. O secretário contou outra versão: disse ter pedido o cargo ao subordinado.

Os contratos com a Cordeiro Lopes foram rompidos depois que uma perícia contatou o suposto superfaturamento de R$11 milhões apenas nos anos de 2008 a 2009 – eles foram assinados em 2006. Em 22 de novembro passado, promotores do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) denunciaram nove delegados e 13 empresários por causa das supostas fraudes. Ao mesmo tempo, eles pediram à Justiça que a investigação prosseguisse para apurar “eventual participação do então diretor do Detran-SP, o delegado Ruy Estanislau Silveira Mello, nos crimes de fraude a execução de contratos” dos quais seis outros delegados já haviam sido denunciados pelos promotores.

O advogado de Mello afirmou que seu cliente se adiantou e procurou a Corregedoria da Polícia Civil para ser ouvido. A documentação que ele teria entregue seria prova de sua inocência. Ela mostraria que o ex-diretor do Detran mandou apurar todas as irregularidades que chegaram ao seu conhecimento.

Ao ser ouvido como investigado no inquérito da Corregedoria da Polícia Civil sobre o caso, Mello afirmou que sempre agiu com moralidade, legalidade, eficiência e em defesa da melhoria do atendimento ao público. O ex-diretor do Detran contou que só soube “das discrepâncias nos valores pagos pela Administração à empresa Cordeiro Lopes, em relação a correspondente execução dos serviços, através do expediente encaminhado pelo conselheiro do Tribunal de Conta do Estados, Cláudio Alvarenga. Mello contou que mandou abrir sindicância sobre o caso. Mello afirmou que, como diretor do Detran, não era responsável por fiscalizar os serviços da empresa Cordeiro Lopes, que a tarefa era descentralizada.

Mello também foi questionado sobre o fato de ter prorrogado os contratos com as empresas, sem a realização de nova licitação, apesar das denúncias de fraudes. “Tais medidas só fora realizadas após amplo estudo e discussão por sua assessoria, e embasada em pareceres jurídicos ofertados pela consultoria jurídica da pasta de que não havia impedimento não obstante as inúmeras sindicâncias administrativas instauradas”.

Mas a sócia da empresa Cordeiro Lopes, Vilma Ferreira de Araújo, disse em seu depoimento que “nenhuma cobrança efetuada pela Cordeiro Lopes, hoje tida como a amais , foi feita sem a ciência do Detran, mais precisamente de seus então diretores, doutores Ivaney (Cayres de Souza, que nega) e Ruy”. Vilma é apontada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Corregedoria como laranja do empresário Humberto Verre, que seria o verdadeiro dono da Cordeiro Lopes. Verre é dona da empresa Casa Verre, a maior fabricante de placas do País. Os empresários também negam as fraudes.

  1. idaí ???? acham que ele vai lutar por bons salários ???? ou pela aprovação da PEc 300 ??? ou pela isonomia com o MP ???

    vai achando….

    a PM tem um monte de assessores a anos com o governador e mesmo assim o salário é um dos PIORES do BRASIL !!!

    cada umvê o seu lado, esta é a triste realidade do BRASIL CANIBAL !!

  2. hj em dia não me espanto com mais nada….aliás, espanto sim…com o valor do meu salário

  3. Partindo-se do pressuposto de que hoje os partidos políticos no Brasil hoje, quase que em geral (senão todos!), estão muito mais para quadrilhas políticas do que para agremiações políticas propriamente, acho que fica bem mais fácil de se compreender essa escolha, na medida que feita em detrimento de tantas opções sabidamente existentes de profissionais absolutamente competentes e induvidosamente probos!

    E que o critério curricular de escolha, ao que parece, se dá exatamente pela certeza de que o escolhido possui afinidade comportamental com a agremiação daquele que escolha, aferida através da existência de imputação de improbidade administrativa em seu desfavor!

  4. Como dizem por ai “quem se junta ao porco farelo come” o fato é que Michel Temer pelo seu passado e pelo que consta da sua vida publica não é nenhuma virgem casta e inocente, ou seja, existem vários fatos obscuros na sua vida pública, fato é que este escolheu o Ruy a dedo deve ser porque tem bon$ motivoS para isso, do Michel Temer só o fato deste não ter colocado em votação em segundo turno da PEC 300, já mostra o caráter deste, ou melhor a falta de caráter deste.
    Quanto ao Ruy este pagou o veneno de ter que segurar a corregedoria, na gestão do Desgualdo que todos nós sabemos os fatos desabonadores desta nem é preciso comentar, o fato deste ter sido indicado para o DETRAN é que era a hora do conselho pagar os bons serviços deste na corregedoria que não atou para pegar ninguém que interessava a administração da PC, mesmo com vários indícios de conivência com a corrupção, foi guindado a condição de diretor do DETRAN para tirar o $eu atra$o de, se é que e$tão me entendendo, o fato é que até os corregedores do DETRAN tomaram uma nota dos polícias da CIRETRAN de Ferraz de Vasconcelos, para deixar a firma continuar funcionado, na gestão deste no Detran e ninguém até hoje foi punido, só os merrequeiros, porque os cabeças ou se aposentaram com salário integral ou estão por ai desfilando a sua impunidade.
    Já nas palavras do seu advogado de Mello ““ afirmou que seu cliente se adiantou e procurou a Corregedoria da Polícia Civil para ser ouvido “” como se procurar a corregedoria na gestão da Dona Inês fosse algo abonador ou merecedor de mérito, só se você for pé de chinelo e sem corrida, porque pelo que vemos lá na gestão desta senhora que tem uma nota não vai para a cadeia e nem perde o cargo, ou contrário que for sem padrinho e não tem um dim.,dim., a rua é uma certeza e a cadeia é uma grande possibilidade, em tão voltando ao começo “ quem se junta ao porcos farelo comeu” Michel Temer procurou um igual a ele para dar segurança para si e para a sua família, deve saber bem o que esperar o seu novo funcionário.

  5. DR RUY BOA SORTE COM O TEMER PQ O SR MERECE E COM CERTEZA FARA ALGUMA COISA POR NOS…

  6. Qual a classe dele? Especial, então não tem novidade. Ele deveria aproveitar a deixa e levar também para Brasília seu primo Roberto de Mello Aníbal que dirigiu o Deinter IV – Bauru com muita moralidade, legalidade e eficiência. As ‘maquininhas” que o digam.

  7. Me leva contigo!!!
    Me leva dr. Ruy…!!!
    Me leva por favor!!!
    Me leva…
    Me leva….
    Lá pelo menos eu “vou ganhar mais…”
    Por favor me leva!!
    Posso ser motorista, copeiro, abridor de portas, atender telefone, qualquer coisa….
    Me leva contigo…
    Por favor, me levaaaaaaaaaa!!!
    Me leva….

  8. DECRETO Nº 56.702,
    DE 31 DE JANEIRO DE 2011
    Transfere, da Secretaria da Fazenda para a
    Secretaria de Desenvolvimento Econômico,
    Ciência e Tecnologia, a Junta Comercial
    do Estado de São Paulo e dá providências
    correlatas

    Falando em Detran, quando passar para a Gestão, vai ser numa canetada parecida com esta acima.

  9. O QUE O MICHEL TEMER TEM DE BOM É A ESPOSA NOVINHA E GOSTOSA DESTE SEXAGENARIO . PARABENS TEMER

  10. Dr Ruy, parabens e merecido pelo profissional e pessoa integra e boa que sempre foi.
    Sugestão: Meta um processo neste reporter,que todo mundo conhece muito bem e tb nestes pobres coitados acima que muitas vezes só falam besteiras, sem nem conhecer as pessoas, por isto estamos nesta m….. de PC.
    Provem antes de falar.

  11. Ou pelo menos procurem se informar das coisas para não fazer esta PC uma porcaria maior ainda, caluniando gente que nao merece.
    Vá em frente e com a dignidade que sempre teve.

  12. “Tbird”, novidades no “front”.
    O DETRAN não vai mais pra Gestão Pública, pois já descobriram as “intenções” da PRODESP com o órgão.
    É quase certeza que a Secretaria da Fazenda assuma o órgão.
    Até o pessoal do Governo sabe que é melhor correr da PRODESP.

  13. SAPÃO,não sei qual o seu cargo na Segurança Pública,o que vc diz em seu comentário postado aqui,eu assino em baixo.Infelizmente,lendo os demais comentários,observamos,um monte de pessoas que se dizem policiais,pela alcunha que se comunga com a marginalidade,insistem nos codinomes e alcunhas,escondem-se na marginalidade e so DENIGREM A VALOROSA POLÍCIA JUDICIÁRIA BANDEIRANTE,é só discordar da “pocilga” com respaldo do dono deste “BLOG” que exerce o cargo de Delegado de Polícia e tinha o DEVER DE IMPEDIR AS MAZELAS QUE PIPOCAM AQUI,não o faz e não exerce o PODER MODERADOR,impedindo que a população leia os absurdos de calúnia,injúria,difamação,falta de educação,falta de cidadania,falcatruas verbais,desrespeito,indisciplina e muito mais se pode falar,infelizmente SAPÃO,concordo com vc,que do jeito que as coisas caminham e para pior,a VALOROSA POLÍCIA CIVIL IRÁ PARA O ESPAÇO COM O BENEPLÁCITO DESTA PLATEIA QUE ADORA A MIXÓRDIA E A BAGUNÇA INSTALADA,nem críticas construtivas inserem aqui,mas o DESRESPEITO,O ACULTURALISMO,A DESEDUCAÇÃO AQUI IMPERAM COM GALHARDÃO,COM O DELEGADO ROBERTO CONDE GUERRA,ASSISTINDO O CIRCO MONTADO SEM NADA FAZER,AO MENOS QUE OS COMENTÁRIOS DESAIROSOS,TIVESSEM A MODERAÇÃO ALICERÇADA.Falam muito,nada provam e só têm o prazer de simplesmente jogar farofa no ventilador,e teimam em não consertar coisa alguma,inclusive com o pedido de desculpas pela detratação imposta.A INSTITUIÇÃO NÃO MERECE ISSO.Obrigado.

  14. Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!! Ele voltou !!!!!!! Socorro !!!!!! Ele voltou !!!!!!!

    CHAMEM O JUAN-50 !!!!

  15. Dr.Fausto,

    Por fineza, use parágrafos,pontos e vírgulas.
    Se souber como utilizar, ficará mais fácil ler seus
    comentários e principalmente compreende-los.
    Grato.

  16. Tem alguns que aqui postam os seus comentários estão praticando um erro primário com seus argumentos, a “gloriosa” polícia civil não esta na situação que esta por causa dos comentários que apontam a situação em que estamos, não é por culpa das nossas opiniões e nem pela falta de lealdade com a instituição, alguns como eu que aqui colocam a sua opinião, e apontam as mazelas praticadas por estes “heróis” dá pátria como este Ruy,Herbella,Tanga,Porrío e afins.
    Agora se alguém trabalhou com estes “heróis” e foi recompensado de alguma forma, tem é mais que ser agradecido mesmo, falo por mim, nunca ganhei um real de quem quer seja, e vivo do salário e do bico que faço, se bem que fazer bico é transgressão disciplinar, portanto tenho isenção para apontar os podres destes “heróis”, sugiro o teste para este que acham que estes “heróis” estão sendo injustiçados e soa inocentes, tenha uma conversa em particular com estes e esqueça a carteira de propósito e depois de dois dias pergunte a eles onde esta a sua carteira, ou melhor, veja as quantas anda, ou melhor, não anda as apurações criminais destes na impoluta corregedoria, que só prende Zé ruela como eu e policial pé de china da PC paulista, veja lá como esta à sindicância dos ternos do Herbelha, as apurações do CIRETRAN de Ferraz na gestão do Ruy e Ivaney, a cana do Abadia e verá como agem os “herois” PC.

  17. CORREGEDORIA É PRA POBRE, MEU FILHO !!

    SE VC TEM UMA NOTA, JÁ ERA !

    OS POBRES SO SERVEM PRA FAZER LOUSA, ESTATÍSTICA DE QUANTOS PÉS DE CHINA MANDARAM PRA CADEIA.

    DEUS É JUSTO !
    TODOS QUE LÁ ESTÃO VÃO MORRER COM CÂNCER NO CÉREBRO.

  18. BURACO NEGRO,

    NEM SE DÊ AO TRABALHO… EM TODAS AS POSTAGENS, ELE TEM A MESMA LADAINHA: …LITURGIA NO MARAVILHOSO CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA… SEMPRE REPETITIVO E CANSATIVO!!!

    ODEIA O BLOG, METE O PAU E NÃO NOS BENEFICIA COM SUA AUSÊNCIA… VAI ENTENDER!

    POR FALAR EM AUSÊNCIA, POR ONDE ANDA O DELTA UNO????

  19. BURACO NEGRO,obrigado pela notação.Qto ao ESCRIBA,vc me faz lembrar o saudoso programa Balança mas não cai,da antiga TV Excelsior,baluarte da tv brasileira,celeiro dos grandes talentos que hoje estão na Globo.Volvendo ao as-sunto,ESCRIBA qto desperdício em seus pífios comentários,vc se acha Policial com “p”maísculo,ou policial com “p”minúsculo,sinceramente para mim e digo isto na tua presença com o leigo JUAN 50,vc é um engôdo,arremêdo de Policial,que se desvaloriza a cada comentário,conluiando-se aos colaterais da Polícia Judiciária,os famigerados ‘GANSOS’,que só criavam problemas aos verdadeiros Policiais.Fazendo remissão no tempo,como bem assevera va,o Delegado de dimensão ímpar,DOUTOR RUBENS LIBERATORI,Ganso só é bom refogado na panela.Se o seu codinome diz respeito à escrivania,que postura a sua,detentor da chefia de Cartório,com a fé pública que a lei lhe confere.Em suma,honre mais o seu cargo perante a opinião pública,respeite os seus pares e as dignas Autoridades constituídas,cessando as chicanas e aleivosias perpetradas aqui,tenha juízo e muita educação,atributos que fenecem em vc,figura capciosa e deletéria à Instituição,que o recebeu de braços abertos.Obrigado.

  20. ANJO NR 13,que perda de tempo,vc não aprendeu nada com a vida.Eu não lhe conheço,por onde eu passei deixei muitas saudades entre os operacionais e administrativos.Atualmente,estou lotado no DIRD/DPC,lá constituímos uma maravilhosa família policial,à semelhança dos seriados policiais americanos.Não tenho do que me queixar,respeito a todos sem distinção de cargos ou funções e sou tb respeitado,nos moldes de uma acurada educação.Lamentável,mais uma vez o seu desnudado comentário,agride a Instituição e se desrespeita perante os pares.Aprenda um pouco mais com a vida,a passagem aqui é bem curta.Obrigado.

  21. nÃO ME LEMBRO TER BATIDO NO COCHO, MAS A PORCADA TÁ GRUNHINDO. POR QUE SERÁ. OBRIGADO.

  22. ELENCO DO BALANÇA MAS NÃO CAI – 1ªe 2ª FASES

    Paulo Silvino: apresentador (fase 2) – morreu
    Paulo Gracindo: Primo Rico – morreu
    Brandão Filho: Primo Pobre – morreu
    Lúcio Mauro: Fernandinho morreu
    Sônia Mamede: Ofélia – morreu
    Costinha – moreu
    Tutuca – morreu
    Nick Nicola – morreu
    Berta Loran – morreu
    Ferrugem – morreu
    Tião Macalé – morreu
    Marcos Plonka – morreu
    José Santa Cruz – morreu

  23. Sobre o post, hoje quando vislumbro aposentar-me,penso
    que deveria ter sido mais político,mais ousado,menos probo,mais maquiavélico e ter tido alguma ascensão social.
    Quanto ao colega Dr. Fausto,realmente é pessoa integra,querida por todos que o conhecem,e quando fiz a colocação,o fiz, sabendo de sua humildade e disposição em melhorar sempre.
    Talvez pela pressa,e não por descuido,escreva de forma tão aglutinada.Não tive a intenção de ofender o colega.
    Abçs

  24. será que o vice-presidente não quer um funcionário com pressão alta, diabético depois de tanto tempo na luta para assessorar alguma coisinha. Lá m Brasília tem farmácia. Eu não vou dr trabalho.

  25. Dr. Fausto, depois do ponto final, fica melhor dizer “câmbio desligo” e desligar.

  26. ATENCAO SR. ESTANISLAU SILVEIRA, SOMOS DA MESMA RAIZ, MEU AVO ERA ESTANISLAU SILVEIRA, DE ITAPETININGA E PIRACICABA, PRECISO DE SUA AJUDA.
    MEU FILHO SERGIO BERTOLDO SILVEIRA BACCARIN, FOI ACUSADO E CONDENADO,
    EMBORA O PROCESSO CORRA NO STJ, COM SEBASTI˜AO ALVES JUNIOR, O PROMOTOR JA FOI A FAVOR DA NULIDADE DO PROCESSO, POIS O MESMO TEM EXAMES NEGATIVOS,E N˜AO HOUVE PROVAS, TENHO TOMADO REMEDIOS CONTROLADOS, E MEU FILHO SERGIO (251.569), ESTA PRESO HA MAIS DE TRES ANOS. AQUELE JUIZ DA QUARTA VARA DA BARRA FUNDO ´E CONSIDERADO O TRANCA -RUA. PRECISO MUITO DE SUA AJUDA, JA ESCREVI ATE PRO CNJ, QUE NADA
    RESULTOU, ELE ESTA EM IARAS. MEU TELEFONE 19 9100-6776, FUI MUITO AMIGA DO EX-MINISTRO DA JUSTIÇA DR. VALTER BROSSAR.Que Deus te ilumine!

Os comentários estão desativados.