BAIXADA SANTISTA: Os assassinatos de três policiais militares e a tentativa de homicídio de outros três, ocorridos apenas este ano, começam a levar um clima de intranquilidade aos PMs 22

Enviado em 06/04/2011 às 8:41- ARNALDO

Quarta-feira, 6 de abril de 2011 – 06h30                                                                          
Após assassinatos
Mortes de policiais deixam PM em alerta

Da Redação

Créditos: Davi Ribeiro
Último assassinato ocorreu sexta. Policial foi sequestrado e morto, e seu corpo jogado em aterro

Os assassinatos de três policiais militares e a tentativa de homicídio de outros três, ocorridos apenas este ano, começam a levar um clima de intranquilidade aos PMs, que já adotam medidas de resguardo em seu dia a dia. Há a suspeita de que a ação dos criminosos possa ter como motivação aval dado pela direção do Primeiro Comando da Capital (PCC) aos seus integrantes regionais para matar.

De acordo com policiais militares que preferiram não se identificar por medo de represálias, os ataques são articulados. “Quem está na rua (policiais) sabe muito bem disso. O bandido não executa um policial sem autorização”, disse um PM de Santos. Alguns já evitam fazer o trajeto de casa para o trabalho vestidos com a farda. “Trabalho em São Paulo e saio às 4 horas. Vários policiais vivem tal situação”, conta o PM. Ele revela que possui colegas que param em postos de gasolina para trocar de roupa antes do retorno para casa.

Para o PM, o comando não dá respaldo para os policiais. O principal argumento dos policiais entrevistados é que faltam ações organizadas mais fortes, o que acaba permitindo que os criminosos ganhem mais espaço e ousadia. “Eles (comando) dizem que não, mas apesar dos policiais mortos não terem contato, as mortes não são fatos isolados. Os marginais matam cada vez mais policiais e nada é feito”. Sobre a morte do soldado Luís Fernando Gmeiner Amieiro, na última sexta-feira, o policial revelou que o colega assassinado tinha um “bico” perto do local onde foi morto.

Ataques

Na tarde da última sexta-feira, o soldado Luís Fernando Gmeiner Amieiro, 40 anos, foi sequestrado e executado. À noite, seu corpo foi encontrado no aterro sanitário de São Vicente, no Sambaiatuba. Ainda não se sabe a razão e os autores do assassinato, com requintes de crueldade, e tampouco o que o policial fazia no Caminho São José, local onde foi sequestrado. Formado por palafitas, o bairro separa a Zona Noroeste, em Santos, de São Vicente na altura do Sambaiatuba. Para lá Amieiro foi levado de barco e executado com um tiro no céu da boca que atravessou a cabeça.

Na manhã do mesmo dia, um tenente e dois soldados sofreram atentado no Paecará, Vicente de Carvalho, em Guarujá. Homens armados em dois veículos roubados cercaram a viatura e iniciaram os disparos. Mais de 160 projéteis foram encontrados na cena da ação. Os policiais sofreram ferimentos superficiais e passam bem. O comandante interino do 21º BPM/I, major José Messina Filho, declarou a A Tribuna na ocasião que a equipe atacada era “linha de frente”. Indício para a escolha dos alvos por parte do PCC. Em 12 de janeiro, o soldado Angelo Santos Cruz, lotado na Capital, foi executado enquanto estava num ponto de ônibus, em São Vicente. Já Fábio Lopes Apolinário, do 29º BPM/I, foi assassinado em 28 de fevereiro quando saía da casada mãe, em Santos.

Polícia não está acuada, diz Del Bel

O comandante do Centro de Policiamento do Interior (CPI) 6, coronel Sérgio Del Bel, refuta as acusações feitas pelos policiais. “O comando não está acuado. Todo policial que se sentir ameaçado será atendido e protegido pela corporação”. Ele foi enfático ao dizer que os assassinatos não possuem relação e que não há nada que indique ação coordenada da facção criminosa PCC. Del Bel disse que é preciso ter cuidado com o tipo de ação desejada pelos policiais.

Para ele, a PM deve agir dentro da legalidade e não sair por aí matando como vingança. “Estamos lá na região do dique (onde o policial Luís Fernando Gmeiner Amieiro foi assassinado), em operação, dando uma prensa no tráfico e levantando informações sobre a morte do soldado”. De sexta-feira até ontem, 51 indivíduos foram presos em flagrante, 12 procurados foram recapturados, oito armas foram apreendidas e 33 veículos recuperados. Números usados por Del Bel para justificar que a PM não está acuada.

“Eu passei por várias polícias. Uma delas era a romântica, onde o bandido tinha medo da polícia. Temos de respeitar a opinião da tropa, mas não é mais assim”. A Corregedoria da Polícia Militar está na região não apenas para auxiliar nas investigações. De acordo com informações apuradas pela Reportagem, o intuito é também evitar que a ânsia dos policiais se transforme em ações como a vista há um ano, quando uma onda de assassinatos atribuída a grupos de extermínio assolou Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.

Investigação

Segundo Del Bel, as investigações sobre a morte do soldado Amieiro avançaram. As informações levantadas pela PM são transmitidas à Polícia Civil, encarregada da investigação. “Identificamos alguns possíveis mentores e executores. Tudo está em fase preliminar porque precisamos das provas materiais. Acusar alguém sem materialidade não adianta”, explica o coronel. Pelotões da Tropa de Choque e da Força Tática reforçam o policiamento na região por tempo indeterminado. Conforme Del Bel, o objetivo é trazer mais segurança para a tropa e para a população.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=87378&idDepartamento=11&idCategoria=0

  1. SE É VERDADE O QUE DISSE O “ESTRELINHA” SOBRE A PRISÃO DE 53 VAGABUNDOS, APREENSÕES DE ARMAS, DROGAS, VEÍCULOS E TUDO MAIS DESDE O DIA DO CRIME, ENTÃO FICA A PERGUNTA: POR QUÊ SÓ DEPOIS QUE UM BUCHA DE CANHÃO É MORTO É QUE ELES, O COMANDO, PÕE, OU DEIXA OS POLICIAIS TRABALHAREM? SERÁ QUE ALGUEM QUEBROU ALGUM ACORDO, OU O PATRULHAMENTO É SÓ PRA ATENDER ACIDENTE DE TRANSITO, FAZER PARTO, SEPARA BRIGA DE CASAL ( O QUE ACHO MAIS PLAUSIVEL) E FAZER NÚMERO. E QUE POLÍCIA ROMÂNTICA É ESSA QUE ELE TÁ FALANDO? SERÁ QUE ERA AQUELA MELHOR REMUNERADA, RESPEITADAPELA POPULAÇÃO E TEMIDA PELOS BANDIDOS E QUE POUCOS ERAM OS QUE SE DESVIAVAM PARA O BANDITISMO EM TROCA DE UMAS “PRATAS”, OU ESTA ONDE VOÇÊ É PAGO COM BANANAS, O POVO PERDEU O RESPEITO E OS MALAS O RESPEITO E ESCOLHEM QUEM VIVE E QUEM MORRE. VÁ TAPAR O SOL COM A PENEIRA NO INFERNO “ESTRELINHA DO CARALHO”. BALA NELES!!!!!!!

  2. Entre Deus eo Diabo, assino embaixo seu comentário.
    Os estrelinhas tão com medo dos praças fazerem merda como aqueles dois que executaram o vagabundo no cemitério. BALA NELES!

  3. voltando a uma pergunta já feita :

    Os Direitos Humanos procurou a familia dos PMs mortos ?????

    A imprensa noticiou a exaustão ?????

  4. Não causaram nenhuma comoção, como a morte do vagabundo no cemitério!!!!! A ministra não se indignou, o padre não chorou, o pastor não arrecadou, a bichona dos dh não se arranhou, o governador não se pronunciou, ou seja todo mundo se lixou!!!!

  5. verdade seja dita quem morreu tinha anttecedentes criminais e condenações por roubo e tentativa de homicido não foi cidadão de bem

  6. Mega bandida e amiga do Alckimin!
    Tempos de 64!
    Não vai dar em boa coisA!

  7. DO JEITO QUE ESTA INDO 64 TA PINTANDO NO PEDAÇO E TALVEZ NÃO DEMORE MUITO, É MUITAS FALCATRUAS EM SERIES EM TODOS OS SETORES E COM MUITA RAPIDEZ.
    É ESCANDALO NO MINISTERIO PUBLICO, NO EXECUTIVO NO JUDICIARIO, SERA QUE ESTA TUDO CONTAMINADO,SERA QUE A CULPA É DE PORTUGAL QUE SO MANDOU DEGREDADO PARA CA

    CADEIA NELES

  8. Não me venhas a mos culpare. Acho que a culpa é de Cabral, que descobriu o Brasil e foi embora sem cobrir de novo. Dvia ter jogado terra encima. Ora pois… e vem a nos culpare……

  9. O jornal da Globo noticiou na sexta-feira a morte do PM de São Vicente. Eu acho que não durou mais do que 30 segundos a noticia.
    O caso do cemitério foi repercutido em todos os canais, o que fez até o governador comentar o fato.

    Ou seja:O policial no Brasil não tem valor nenhum!!!!!!!

  10. È necessário que o Secretário de segurança de SP determine que esvazie os batalhões e coloquem a tropa nas ruas; Esse negócio de PM dentro do batalhão para servir cafézinhos e baba ovo para oficiais esta redondamente errado, Polícia tem que estar é nas ruas e não dentro dos batalhões cumprindo horários de expedientes. Se os oficiais quiserem cafézinhos, faxineiros e leva e trás, então que contrate uma empresa pra fazer isso. Lugar de Polícia Militar é nas ruas e não dentro de compnhias ou batalhões. O Estado de São Paulo tem soldados a dar com pau, é só administrar direito que vai sobrar PM nas ruas. Não fazem o policiamento preventivo e é isso que dá. Quando tem jogo de futebol aparece bastante PM, porque será heim? dá ibope? aparece na TV? Tem que parar com a hipocrisia de segurar soldados dentro de quartel..só isso!!!!!

  11. VALE A PENA: RUSSOMANO DETONANDO XUXU E PIPI.
    QUEM TEM VONTADE DE FALAR O QUE O RUÇA FALOU, LEVANTA A MÃO! KUAKUAKAU!! E ELE NÃO VAI LEVAR UM P.A.D!
    divulga ai

  12. É por isso que no Palácio dos Bandeirantes tá cheio de meganha, senão é assaltado tb, mas ladrão que rouba ladrão…

  13. Lá na baixada tá tudo dominado!
    Tem PCC na prefeitura de Santos.
    Tem PCC dentro das policias.
    Tem PCC em todos os morros e favelas de Santos, São Vicente, Guarujá Praia Grande e Mongagua!
    Tem verador do PCC, e tinha até ex dep.estadual que traficava e queria ser presidente do SANTOS FC!
    KKKKKK…..Tá tudo dominado!

  14. porra, fizeram resgate de 2 presos em Mongaguá, deu agora na Record.

  15. Na real,,, essa bando de burros, filho da puta,me desculpe-me a profissional da area,sem ofender filho alheio….sabe porque esse governinho de merda, a morte não chegou na sua porta,, só na porta dos operacionais de rua… seus bosta….quero ver quando chegar na sua porta quem vai chamar… vai pedir arrego pro PCC.. vai lamber seu saco dos torres da area vai dar o cuzinho pequinho pro general do pcc… até quando cambade de “moralista”CRIARÃO O BIXO PAPÃO..AGORA ESTÃO DOMINANDO TUDO E UM ESTADO paralelo… “como diz o ALCKIMIN SOBRE O PCC

    http://www.youtube.com/watch_popup?v=qaI6j2WDIpM&vq=small#t=29

  16. 08/04/2011 – 09h22
    ‘Fui traída pela polícia’, diz testemunha que denunciou PMs em Ferraz de Vasconcelos (SP)

    Do UOL Notícias*
    Em São Paulo

    Comentários [9]
    Mulher denuncia execução praticada
    por policiais militares em São Paulo

    Traída pela polícia. É assim que se sente a mulher que, no último dia 12 de março, ligou para o 190 e contou como dois soldados da Polícia Militar de São Paulo estavam matando, naquele momento, Dileone Aquino no Cemitério das Palmeiras, em Ferraz de Vasconcelos (SP) com um tiro no peito.

    Traída porque o seu ato de coragem foi divulgado pela polícia, o áudio do telefonema não distorceu sua voz e agora, depois de um mês, muita gente já pode saber quem ela é. “A Corregedoria prometeu me preservar, mas a prova de que isso não aconteceu é que eu estou falando com você nesse momento”, disse a testemunha ao repórter Josmar Jozino, do jornal Agora SP, por telefone.

    A partir do telefonema da mulher ao 190 os soldados foram identificados e presos. A promotora Priscilla Bergamaschi Moretti, do 4º Tribunal do Júri, informou que irá pedir a degravação do áudio para identificar e ouvir a testemunha. “Eu não tenho mais nada a acrescentar”, disse a mulher ao jornal Agora. “A fita já é suficie

  17. AO SR DENIZ VECCHIO, PELO SEU COMENTÁRIO TODO MEGANHA É LADRÃO? VOCÊ FOI MEGANHA NÃO FOI?, ERA LADRÃO? SI TODOS SÃO VOCÊ FOI TAMBÉM?, E ADVOGADO TODOS SÃO HONESTOS? NENHUM É DO PARTIDO DO PCC? ISSO PORQUE VOCÊ DISSE QUE TEM PARENTES NA PM TAMBÉM, SÃO LADRÃO?, EU GRAÇAS AO MEU BOM ( DEUS ) QUE EU TENHO MUITO FÉ, TRABALHO HONESTAMENTE E FAÇO MEUS BICOS,SEM PRECISAR ME CORROMPER, E TENHO ORGULHO DE FALAR PARA MEU FILHO QUE SOU POLICIAL MILITAR, ENTÃO ANTES DE FALAR DA MINHA PROFISSÃO, OLHE BEM A SUA…

  18. A morte do Policial Militar Amieiro de São Vicente não ficou sem resposta, em menos de uma semana os policiais do 2º Distrito de São Vicente conseguiram identifiacr todos os autores do crime. Parabéns ao Delegado Wagner Milhardo e ao Investigador Fabiano Mira Marques com mais um caso resolvido.

  19. Caros Colegas:

    A Audiência da escrivã que ficou pelada no distrito policial,foi adiada para o dia 29/06/2011,ás 15:00 horas,pois a defesa de vanessa pediu a juntada da fita da rede bandeirantes de televisão e o juiz acatou.
    não podemos esquecer disso.

  20. um dia tentaram me roubar na frente duma viatura de policia que estava andando, eu gritei socorro, eles olharam pra mim e aceleraram, achei que fizeram isso pq nao devem gostar de travesti, mas conheci uma mulher que vendia bilhetes num ponto de onibus com boa aparencia e ela me disse a mesma coisa que foi roubada na frente da policia e eles nao fizeram nada,
    a policia de sao vicente e baixada santista sao todos vagabundos, isso que da, oa ladroes pagam pra eles pra deixa-los quieto, se unem aos ladroes, e depois matam os policiais… é a cara deles morrer na mao de bandido, todos burros… na italia onde eu estive e em outros países a policia é eficaz de verdade.

  21. Para bens gostei muito das matérias publicadas li e reli este site muito bom para quem gosta de ter noticias reais e fatos de jornalistas que presam a verdade.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s