PMs corruptos viram consultores do crime 23

 Segurança Pública

WILLIAM CARDOSO

O crime organizado criou um novo bico para PMs de São Paulo: o de consultores de risco. Nessa função, policiais fazem o papel de olheiros de quadrilhas especializadas em arrastões a condomínios e roubos a caixas eletrônicos. Usam o acesso aos equipamentos de rádio da PM para avisar os bandidos, por celular, quando algum policial fora do esquema se aproxima do prédio ou do banco durante a ação dos criminosos.

Neste ano, duas investigações já flagraram a participação de três policiais militares acusados de dar cobertura a ladrões durante os assaltos, mas existe a suspeita de que outros também estejam envolvidos. No ano passado, 20 PMs foram detidos por colaborar com quadrilhas que furtavam caixas eletrônicos – apenas dez continuam presos. “O crime está apelando cada vez mais para a informação e depende, também cada vez mais, das dicas de quem está por dentro. É necessário fortalecer os grupos que combatem o crime organizado dentro das instituições policiais”, afirma o coordenador do Observatório de Segurança Pública da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Luís Antônio Francisco de Souza.

Desde 2008, a PM tem usado rádios comunicadores digitais, que dificilmente seriam interceptados por ladrões. Por isso, as quadrilhas passaram a aliciar PMs corruptos, que as mantêm informadas. São eles que avisam quando o roubo é descoberto porque um vizinho ligou para o 190, por exemplo. Também avaliam os riscos de um assalto ser malsucedido e alertam sobre o patrulhamento na área do roubo. Um PM bem informado poupa o trabalho que caberia a pelo menos quatro bandidos: o de contenção durante eventual fuga. Também sai mais barato, porque são três a menos para dividir o que foi roubado.

Em março, por exemplo, um protesto de professores nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes deslocou o efetivo para o Morumbi e obrigou o PM envolvido com a quadrilha a sugerir que os ladrões abortassem o assalto a uma residência porque a área estava cheia de viaturas.

Investigação Neste ano, duas investigações levaram a PMs suspeitos de cooperar com quadrilhas. Na 5.ª Delegacia do Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o cabo Dario Roberto do Carmo, do 26.º BPM, foi flagrado em escutas sugerindo a uma quadrilha o nome do soldado Alexandre Siqueira, do 45.º BPM, para um “bico” na Chácara Klabin. O trabalho era monitorar o arrastão a um prédio na Rua Pedro Pomponazzi, que terminou com a prisão de 15 pessoas em uma operação da Polícia Civil no dia 7, horas antes do assalto. ::

  1. Por gentileza, aprenda nossa língua portuguesa: PM Corrupto é Pleonasmo.

  2. Mais uma noticia para espantar o mito cultivado e divulgado por PMs de que corrupção era algo exclusivo da PC.

    • Como sou leigo, pergunto: Se a Digníssima Juíza decretasse o “armazenamento” dos “Di Menores”, quem iria criticá-la ou puni-la?
      Outra pergunta: Prá que Juiz? Deixa o Delegado decidir …

  3. do site da AEPESP… notícia datada de 26/03/2012: Na tarde desta quinta-feira, (dia 22) o Presidente Oscar de Miranda, visitou a Secretaria de Gestão Pública, juntamente com outros Presidentes, de entidades dos policiais civis, com o intuito de falar com o novo Secretário David Zaia, o que aconteceu num clima de cordialidade, o próprio Secretário de Gestão, disse que “em breve” teremos os nomes dos componentes do Grupo de Trabalho, mencionado no Art. 26 da Lei 1151/2011.

  4. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Quando eu era Militar e, alguém da tropa fosse eventualmente congratulado com “Medalha de Honra ao Mérito”, o Comandante sempre o enaltecia e dizia: “Este é um exemplo que deve ser seguido por todos”. E agora:

    O que dizer quando a subalterna enxerga que alguns de seus superiores sempre aparecem envolvidos em algumas licitações irregulares ou em situações ainda piores, em sua miúda compreensão igualmente deve entender que ele também deve receber méritos pela epidemia cometida?

    Meu pai sempre dizia: “Meu filho nunca dê péssimos exemplos para os seus, senão a coisa desanda.”

    Caronte.

  5. Parece até guerra por “concorrência desleal”, afinal se a PM não prende não tem ladrão para PC fazer o acerto no DP…
    Lastimável…

  6. Fazer acerto com o quê???? As merdas de cana que vocês dão, ou os seus irmãos de farda que correm junto como os mala???? Não obrigado.

    Eduardo :
    Parece até guerra por “concorrência desleal”, afinal se a PM não prende não tem ladrão para PC fazer o acerto no DP…
    Lastimável…

  7. Eduardo :Parece até guerra por “concorrência desleal”, afinal se a PM não prende não tem ladrão para PC fazer o acerto no DP…Lastimável…

    O corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos

  8. E ai Sr Ferreira Pinto vai afastar mais um comandante ? Governado Geraldo Alckimin COVARDE , lixo eleito, fruto do analfabetismo eleitoral da população paulista , ja deu a hora deste Secretario sair , a população do Estado de São Paulo é refem da bandidagem e ninguém faz nada , temos o pior secretario de segurança dos ultimos vinte anos.

  9. E OS 300 MILHÕES EM LICITAÇÕES DA PMESP,TEM MUITO CORONEL RINDO A TOA,A PUNIÇÃO É A APOSENTADORIA COM SALÁRIO INTEGRAL…

  10. ahhhhhh é o legislativo ???!!!!! é o delegado ???!!!!!

    ahhhhhh para dar este tipo de decisão bastava um software jurídico e não um boneco memorizador ????!!!!!!

    olha o nível de ser humano que habita no servidor interessado ???!!!!

    parece que a douta vive na suiça !!!????

    Jenis de Andrade :

  11. MEU NÃO ENTENDI!! O BICO NÃO FOI PEGO COM ARMA DE USO RESTRITO( NO CASO UM 357), MAS UMA PORÇÃO GENEROSA DE DROGA? SE ISSO NÃO É O BASTANTE, NÃO SEI O QUE É NESCESSARIO.OUTRA COISA: ELA DISSE NÃO SABER SE OS MENORES ERAM REISCINDENTES. ORA, NÃO SE PESQUISA A VIDA PREGRESSA DO VAGABUNDO, QUER DIZER SE POLICIA DEIXA PASSAR, NINGUEM LÁ NO FORUM “PUXOU” OS ANTECEDENTES CRIMINAIS DO PAÇOCA?

  12. Poilcial :
    E OS 300 MILHÕES EM LICITAÇÕES DA PMESP,TEM MUITO CORONEL RINDO A TOA,A PUNIÇÃO É A APOSENTADORIA COM SALÁRIO INTEGRAL…

    A MAIOR NOVIDADE É QUE O CORONEL CAMILO EXECUTIVO, SERÁ CANDIDATO A VEREADOR PELO PARTIDO DA KASSALINA.
    PARECE OU NÃO PARECE ROTEIRO DE TROPA DE ELITE 2?

  13. Queremos a verbaaaaaaaaaaa, sa suade da segurnça a da educaçao e a melor de todas a da CULTURA, ESTA DESVIADA DE FORMA CULTAAAAAA, O MARAVILHA TRABALHAR NA CULTURAL FAÇAM UMA DEVASSA NA SEC. DA CULTURA QUE VCS PRENDEM OMSEC. POR PERPETUA, VIVA PARADA GAY 5 milhas no bolso dos caras VIVVA VIRADA 10 MILHAS NA MAE ENTRE OUTRAS VIRADA NA PAULISTA, E NINGUEM FISCALIZA

  14. O filme tropa de elite é uma realidade em SP,políticos inescrupulosos unidos com comandantes sedentos por dinheiro e poder,uma verdadeira formação de quadrilha,unida contra bons policiais e a população de bem,o último a sair apague a luz por favor…

  15. Isto é aqui em São Paulo??? Não!!! Num estado mais rico dentre as demais federações?!?! Não acredito! Onde boa parte dos crimes são resolvidos pelos tablets??? Imagina, para mim é intriga e tudo calunia….credo! Este fato não é em SP, mas em SE, erraram a ultima letra….não consigo acreditar….No estado governado pelos Tuca….kkkkkk

  16. Homicídios dolosos e roubo de veículos sobem em SP no 1º trimestre
    Na capital, assassinatos aumentaram 14,22%; no estado, 7,08%.
    Roubo de veículos subiu 21,5% na cidade no período em relação a 2011.
    Do G1 SP

    Os homicídios dolosos registraram alta de 7,08% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado no Estado de São Paulo, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (25). Na capital, o aumento deste tipo de crime foi ainda mais significativo, de 14,22%. No interior, incremento de 7,5%. O número de homicídios dolosos permaneceu estável apenas na região que abrange a Grande São Paulo, com 258 assassinatos – mesmo índice do ano passado.
    No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 1.073 homicídios dolosos em todo o estado, contra 1.002 no mesmo período do ano passado. Na capital, houve 257 assassinatos contra 225 de 2011. Deste total, oito mortes ocorreram em acidentes de trânsito nos quais os motoristas envolvidos foram flagrados embriagados. E no interior, foram 558 mortes violentas – 10 destas em acidentes de trânsito com flagrante de embriaguez – contra 519 do ano passado.
    saiba mais
    Comandante vai transferir policiais expulsos para prisões comuns em SP
    Alckmin participa de solenidade de posse do novo comandante da PM
    Comandante do ABC é o nomeado novo chefe da PM de São Paulo
    Já os roubos de veículos explodiram no primeiro trimestre deste ano na capital, que apresentou um aumento de 21,5% deste tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, houve 9.246 veículos roubados na cidade contra 11.234 nos três primeiros meses de 2012. No estado, o aumento foi de 16,88%, com 21.752 roubos de veículos contra 18.610 em 2011, de acordo com a SSP.
    Antes da divulgação das estatísticas do trimestre pela SSP, o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, afirmou, no começo da tarde desta quarta-feira, que o crime relacionado ao patrimônio é o que mais preocupa atualmente, principalmente, o roubo de veículos, que está em ascensão. Ele lembrou que o estado possuiu 22 milhões de veículos, cerca de 40% da frota do país, o que faz com que os números de roubos chamem muito a atenção.
    “Se olharmos em números proporcionais, a relação veículos roubados/furtados com relação à frota ou veículos roubados/furtados em relação à população, nós temos uma tendência de estabilidade. A nossa frota mais do que dobrou, nos últimos sete anos, passamos de 11 milhões de veículos para 22 milhões, e a quantidade de roubos de veículos cresceu muito menos do que isso”, disse.

    COM ESSE ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE, O GOVERNO DO PSDB DE SP ACHA NORMAL MORRER TANTA GENTE ASSIM? ACHA NORMAL TANTOS ROUBOS E FURTOS? ACHA NORMAL SUCATEAR A POLÍCIA CIVIL? ACHA NORMAL INVESTIR TANTO NA PM PARA NADA?

  17. Este blog não é para para discutir assuntos somente da Policia Civil?

  18. Ow Pasquale!
    Bela piada! Mas todos sabemos que a PC não punia seus corruptos só após a entrada do PINTO que isso começou a mudar um pouquinho.

  19. Não maldiga a escuridão! Acenda uma vela! :Ow Pasquale!Bela piada! Mas todos sabemos que a PC não punia seus corruptos só após a entrada do PINTO que isso começou a mudar um pouquinho.

    Se você foi mandado escrever isso, sem problema, tá defendendo o seu. Agora, se você realmente “acha” que esse PINTO é decente, dê tempo ao tempo que logo logo todos saberão quem é esse cidadão. Calma.

Os comentários estão desativados.