Novo comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6): coronel Marcelo Afonso Prado 13

Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 – 11h04

Entrevista

“Nossa tropa tem sido alvo de ataques e homicídios”

Michella Guijt

Durante quase 28 anos dedicados à Polícia Militar, o coronel Marcelo Afonso Prado trabalhou em todos os batalhões da região e passou pelo comando do policiamento das zona Sul e Central da Capital. O novo comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-6), unidade responsável pela Baixada Santista e Vale do Ribeira, assume o posto ocupado, desde março de 2010, pelo coronel Sérgio Del Bel, que deixou a função para se aposentar.
Como o senhor classifica o seu retorno ao CPI-6, agora na função de comandante? Para mim é uma realização pessoal ser indicado pelo coronel Sergio Del Bel, figura pela qual estendo o meu agradecimento a todos os outros ex-comandantes, que tiveram importante papel na minha formação como PM e na evolução do policiamento da região.
Está assumindo a função antes ocupada pelo seu pai, o coronel PM Nelson Afonso Prado. Como se sente? Honrado e com uma enorme responsabilidade pela frente. Toda a minha formação foi aqui. Cheguei no CPI-6 em 1984, como aspirante a oficial. Passei pelos batalhões de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, além de Guarujá, Bertioga e Cubatão.
Está no posto há uma semana. Já conseguiu levantar dados a respeito dos problemas relacionados à segurança na região e no Vale do Ribeira? Estive atuando na capital por 1 ano e 5 meses. Mas continuei morando em Santos e acompanhando tudo o que acontece na região. Neste primeiro momento, estou me inteirando mais a fundo das carências de cada cidade. Estou visitando cada batalhão para ter este retorno dos respectivos comandos.
Como pretender utilizar na região sua experiência na capital? Da melhor forma possível. Durante os cinco meses que comandei o policiamento na região central estive à frente de ações de grande repercussão, como a Marcha da Maconha. Neste evento, trouxemos a participação de um promotor público. Foi muito positivo porque, além de fiscalizar as nossas ações, ele pôde orientar os manifestantes sobre o que era permitido na manifestação. O resultado foi muito bom.
Também esteve à frente da desocupação da cracolância, na Capital. Como foi esta experiência? Não participei do início da operação porque coincidiu com o comando do policiamento na Zona Sul. Quando assumi o comando da Zona Central dei continuidade ao apoio policial para o programa, cujo resultado foi positivo. Antes, a área era ocupada por 900 dependentes químicos. Conseguimos reduzir este número para 300 usuários de crack.

Marcelo Afonso Prado assumiu o posto ocupado pelo coronel Sérgio Del Bel

Já definiu algumas ações que serão adotadas na área do CPI-6? Já. O APOIAR é uma delas. Precisamos enxergar o que está em deformidade para aplicar a correção. Minha missão é facilitar o trabalho da tropa. Se o PM não estiver treinado e motivado para servir à população, não conseguiremos atingir nosso objetivo. Temos que valorizar o nosso efetivo neste momento difícil.
O senhor se refere à morte de civis durante ações policiais? Sim. Vamos aplicar outras ferramentas de qualidade, como o APOIAR. É um momento de crise que requer a busca de um diagnóstico completo do problema para traçar as intervenções necessárias.
Este mapeamento também abrange os focos da violência? Certamente. Vamos organizar operações policiais para combater o crime organizado na região. A meta será sufocar a logística dos criminosos, assim como os pontos de venda de drogas e de armas.
Haverá ações focadas no enfrentamento entre o crime organizado e a Polícia?

Sim.

Nossa tropa tem sido alvo de ataques e homicídios. A Corregedoria da Polícia Militar está quadruplicando seu quadro de policiais voltados à investigação destas ações. A meta é se antecipar aos ataques a PMs, identificar os criminosos e efetuar as prisões o mais rápido possível. E a região coberta pelo CPI-6 sentirá os reflexos positivos desta estratégia.

  1. Trocando em miúdos: É pra atirar primeiro.
    Moral da história: merdas continuarão acontecendo.

  2. Sem comentários. Qdo alguem diz que a problema do crack foi reduzido por meio de uma ‘desocupação’…
    É isso aí, Brasil! Continua secando gelo. Pega o pano e uma barra imensa de gelo, e vai secando, secando… Secar é gelo é util pra caramba.
    Eu queria saber pq os milicos não podem cuidar das Fronteiras, por exemplo, ao invés de ficar aí pela polis se metendo com cidadãos.

  3. mataram um gm em são vicente confundido com pm, mataram um pm (FT) no guaruja e seu pai com um tiro na perna, mataram um pm em barra bonita e outro em bebedouro e é tudo fato isolado em menos de 24hs.

  4. governo e sociedade ta cagando e andando pra POLICIA :mataram um gm em são vicente confundido com pm, mataram um pm (FT) no guaruja e seu pai com um tiro na perna, mataram um pm em barra bonita e outro em bebedouro e é tudo fato isolado em menos de 24hs.

    Nada é por acaso. Isso aí tá sendo permitido pra esquentar os animos.

  5. Peço licença para mudar de assunto um pouco, mas como estamos sem boas notícias está, abaixo tem que ser, comemorada. o colega abriu o caminho que vou trilhar em um futuro próximo, texto extraído do site do sinpoeste.

    SEGUNDA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2012

    GETULIO TOMOYUKI SATO ESCRIVÃO DISE MARILIA APOSENTOU SE PELA LCF 51/85
    Sinpoeste parabeniza o nobre colega Getulio Sato pela merecida aposentadoria, agora em caráter definitivo, bem como nos orgulhamos de termos contribuido para este desfecho. Sato requereu aposentadoria com base na LC 51/85 em 13/09/2010, foi negado, pediu reconsideração e novamente foi negado, em 02/08/2011 impetrou Mandado de Segurança. O juiz de imediato concedou liminar e Sato já ficou fora das atividades funcionais, por fim agora foi publicado definitivamente conforme Diario Oficial abaixo.

    Diario Oficial 28 de julho de 2012-07-30
    Caderno Executivo II seção II pag 34

    SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
    Portaria do Diretor de Benefícios 5988 / 2012
    Declara em cumprimento à decisão da 4ª Vara da Cível
    de Marília, Processo 344.01.2011.019125-2, a aposentadoria
    Voluntaria Especial nos termos do Artigo 1º da LC 51/85 c/c art.
    40, §4º, II, da CF/88 conforme EC 47/2005 ao (a) Sr(a). GETÚ-
    LIO TOMOYUKI SATO, RG 7.164.678-4, CPF:015.360.658-46,
    RS:4.923.935-02, Escrivão de Polícia Classe Especial, SQC-III,
    constante do PUCT 13.144/1987, fazendo jus aos PROVENTOS INTEGRAIS.

  6. E O QUE EU TENHO COM ISSO?PAU NU CU DOS COXA. O CMDE TEM CARA DE VIADO.

  7. sic Nossa tropa tem sido alvo de ataques e homicídios. A Corregedoria da Polícia Militar está quadruplicando seu quadro de policiais voltados à investigação destas ações. A meta é se antecipar aos ataques a PMs, identificar os criminosos e efetuar as prisões o mais rápido possível. E a região coberta pelo CPI-6 sentirá os reflexos positivos desta estratégia.

    COMANDANTE

    TODOS OS PAULISTAS SÃO ALVOS DESTES ATAQUES

    MAS, OS POLICIAIS, TODOS, SÃO ALVOS DE TERRORISTAS

    CASO ALGUÉM TENHA CONHECIMENTO DO CONCEITO DE TERRORISTA

    DEVE SABER QUE TERRORISTA NÃO RESPEITA NADA

    SE PRECISAR MATAR O POLICIAL E A FAMÍLIA TODA

    ELE TORTURA JOGA GASOLINA E MATA . . .

    É O QUE VIVEMOS . . .

    DESDE QUE A CRFB 88 BRINCOU DE DEMONIOCRACIA

    E ESTADO DE DIREITO

    VIVEMOS CADA DIA PIOR

    E TENHAM CERTEZA QUE A ASSEMBLEIA PROSTITUINTE FABRICOU ISTO

    A TERMO E ATÉ CHEGAR ESTE TERMO

    MUITO CANALHA VAI FICAR RICO COM O NOSSO SUOR

    E JOGAR A MERDA NA MÃO DOS MILITARES DE NOVO !!!! É CÍCLICO !!!

    O MEU VOTO PERMANENTE É

    OLHO POR OLHO

    DENTE POR DENTE

    SEMPRE FOI ASSIM QUE FUNCIONOU

    ATÉ QUE CHEGOU UM FDP PREGANDO PAZ AMOR 3 PHUDERES ETC . .

    E OS OPORTUNISTAS E INCAUTOS ABRAÇARAM

    O ISTADO NÃO VAI MOVER UMA PALHA PARA PROTEGER A VIDA DE NINGUÉM

    INCLUSIVE A SUA CMTE

    NO MOMENTO É PURO LEVIATHAN TODOS CONTRA TODOS

    MAS PERFUMARIA E ESTUDIO CENOGRAFICO TEM BASTANTE. . .

    O MEU DESEJO É QUE PELO MENOS NÓS POLICIAIS FIQUEMOS VIVOS

    E NESTE MOMENTO PARA FICARMOS VIVOS

    É PRECISO . . . . . . .SIM É NECESSÁRIO E . . .

    JUSTAS VERDADEIRAMENTE AS ARMAS

  8. 15 de agosto de Deus???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk …..acho que é o milionésimo ato marcado e nada acontece …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Deixem de serem comédias gente, faz igual as Polícias dos demais estados e a Federal………nada que uma boa greve não resolva, ou vocês estão achando que o governo vai mexer no cofre assim sem mais e sem menos? ainda mais se tratando do Governador Geraldo Alckim que é do PSDB e tem aversão aos servidores públicos, o lema dele é diminuir despesas na folha de pagamento para sobrar saldo no caixa, assim poderão aumentar o crédito de endividamento do estado junto ao banco mundial…..psiu …o governo federal liberou até 7 bilhões, eles haviam sacado 5 bilhões, dias atrás eles sacaram mais 2 bilhões, sendo assim eles já sacaram o máximo do crédito com desculpas dos gastos com o rodoanel , mas eles querem mais, querem elevar o direito de endividamento do estado para 10 bilhões, para isso eles tem que comprovar que possui condições de pagar a divida, então tem que diminuir despesas na folha de pagamento e assim demonstrar que tem caixa, só assim o governo Federal poderá liberar o financiamento dos 10 bilhões para saque junto ao banco mundial, lembram-se, o governo Federal é o avalista da divida, isso é igual o Banco faz para nós estabelecendo um limite .

    Como disse acima, vocês acham que o Governo vai mexer na folha de pagamento só porque os Investigadores e Escrivães estão fazendo cara feia e ameaçando por diversas vezes fazer uma manifestação? Ele não esta nem um pouco preocupado, ele tem as associações e sindicatos jogando com ele, se não fosse isso vocês acham queos lideres sindicais não teriam já incitado e liderado uma greve aqui no estado de São Paulo? ainda mais lideres sindicais e de associações que são loucos para mostrar suas forças de mobilização? me poupe gente, mas não creio que mobilizações meia boca fazem pressão no governo não!!!

    LEMBREM-SE DA GREVE DE 2008………AQUELA SIM FOI UMA BELA GREVE……..O GOVERNO ATUAL NÃO SUPORTARIA UMA GREVE COMO AQUELA, ARREBENTA COM A IMAGEM POLÍTICA DO PSDB PAULISTA E DO BRASIL, ENTÃO TERÍAMOS GRANDES CHANCES DE MELHORAR OS SALÁRIOS DE TODOS POLICIAIS , MAS TEM QUE SER REIVINDICAÇÕES LINEARES PARA TODAS CARREIRAS, TODOS TEM QUE PARTICIPAR !!!

  9. 03/08/2012 13h44 – Atualizado em 03/08/2012 15h38
    Em junho, coronel da PM ganha 13,5 vezes acima do teto em São Paulo
    Oficial recebeu R$ 254.099,57, quando teto salarial é de R$ 18.725.
    Governo afirma que montante inclui benefícios e indenizações.
    Do G1 SP

    6 comentários

    Soldados no Vale do Anhangabaú em formatura no
    mês de julho. Nas cidades até 500 mil habitantes,
    o salário inicial de um soldado PM de 2ª classe foi
    aumentado em 2011 para R$ 2.180,78
    (Foto: Arrquivo/Du Amorim/Governo do Estado
    de São Paulo/Divulgação)
    Um coronel da Polícia Militar recebeu no mês de junho 13,5 vezes o teto dos salários estabelecido por lei para os servidores públicos do estado de São Paulo. A remuneração de um dos oficiais foi de R$ 254.099,57, quando o valor máximo previsto é de R$ 18.725. Além desse coronel, sete outros policiais militares com a mesma patente tiveram rendimentos acima de R$ 50 mil, conforme mostrou o jornal Folha de São Paulo, na edição desta sexta-feira (3).

    Os valores foram consultados no Portal da Transparência Estadual, que passou a divulgar os salários dos servidores estaduais na sexta-feira (27).
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou, durante um evento nesta sexta, que os vencimentos do coronel que recebeu mais de R$ 250 mil em junho acumulam 14 licenças-prêmios atrasadas.
    “Nenhum coronel pode receber mais do que o governador do estado. O salário dele do mês é R$18 mil. O que ele recebeu? Ele recebeu, então, atrasados. Às vezes a pessoa fica 15 anos sem receber licença-prêmio, aí quando aposenta, a aposentadoria compulsória, recebe toda a licença-prêmio atrasada. Mas nós estamos checando caso por caso, um por um está sendo checado”, afirmou.
    A assessoria do governo ressaltou que todos os funcionários públicos recebem salários dentro do teto de até R$ 18.725, mas podem eventualmente receber benefícios e direitos, que aumentam os seus rendimentos. “Todo servidor tem direito a receber 13°, um terço de férias e indenizações judiciais, quando houver decisão transitada em julgado, além de benefícios acumulados ao longo de uma carreira. Esses proventos serão acrescentados no total bruto, que é a soma de tudo que o indivíduo tinha para receber nesse mês específico, o que é bem diferente de salário”, afirmou o governo em nota divulgada no início da tarde.
    saiba mais
    Governo de SP publica na internet salário dos servidores
    Veja quanto ganham servidores do
    Executivo e Legislativo de SP
    De acordo com dados divulgados pelo Portal da Transparência, o segundo na lista a receber o maior rendimento em junho ganhou R$ 126.593,25 e um terceiro, R$ 108.404,14. Os outros quatro coronéis receberam entre R$ 58.999,87 e R$ 52.932,91. Além dos coronéis, pelo menos um tenente-coronel ganhou R$ 56.095,96 no mesmo mês.

    Um coronel recebe como salário inicial de no mínimo R$ 9.257,42 e um tenente-coronel de R$ 8.267,76, segundo dados do site da Polícia Militar. O comandante-geral da Polícia Militar, Roberval Ferreira França, recebeu no mesmo mês R$ 13.820,50.
    Íntegra da nota
    Veja na íntegra nota divulgada pelo governo do estado:
    “Todos os funcionários do Estado de São Paulo recebem salários que não ultrapassam o limite máximo fixado, que é o valor do subsídio mensal do Governador do Estado, conforme o decreto 48.406/04. Aos servidores que têm salários superiores ao teto, como nos casos de fundações, um redutor é aplicado para que o valor mensal líquido não ultrapasse R$ 18.725,00.
    No entanto, todo servidor tem direito a receber 13°, um terço de férias e indenizações judiciais, quando houver decisão transitada em julgado, além de benefícios acumulados ao longo de uma carreira. Esses proventos serão acrescentados no total bruto, que é a soma de tudo que o indivíduo tinha para receber nesse mês específico, o que é bem diferente de salário.”

  10. Últimos julgamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo:
    REPRESENTAÇÃO

    01 TC-003012/026/08
    Representante(s): Alan Zaborski
    Representado(s): Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria da Segurança Pública.
    Assunto: Possíveis irregularidades no Pregão Presencial nº 512/160/07, instaurado pelo Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria da Segurança Pública, objetivando a aquisição de suprimentos de informática. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, publicada(s) no D.O.E. de 12-02-09, 23-06-10 e 05-05-11.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-II.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.

    Resultado: PARCIALMENTE PROCEDENTE.

    INSTRUMENTOS CONTRATUAIS

    02 TC-029579/026/08
    Contratante: Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria de Segurança Pública.
    Contratada: Sistécnica Comércio e Assistência Técnica Ltda.
    Autoridade(s) Responsável(is) pela Abertura do Certame Licitatório, pela Homologação e Autoridade(s) que firmou(aram) o(s) Instrumento(s): Kooki Taguti (Tenente Coronel PM Dirigente).
    Objeto: Aquisição de suprimentos de informática.
    Em Julgamento: Licitação – Pregão Presencial. NE nº2008NE00229 de 08-05-08. Valor – R$38.400,00. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, publicada(s) no D.O.E. de 12-02-09, 23-06-10 e 05-05-11.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-II.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.

    Resultado: IRREGULAR.

    REPRESENTAÇÃO

    03 TC-003052/026/08
    Representante(s): Alan Zaborski
    Representado(s): Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria da Segurança Pública.
    Assunto: Possíveis irregularidades no Pregão Presencial nº 513/160/07, instaurado pelo Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria da Segurança Pública, objetivando a aquisição de suprimentos de informática. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, publicada(s) no D.O.E. de 12-02-09, 23-06-10 e 05-05-11.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-II.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.

    Resultado: PARCIALMENTE PROCEDENTE.

    INSTRUMENTOS CONTRATUAIS

    04 TC-029576/026/08
    Contratante: Departamento de Suporte Administrativo do Comando Geral da Secretaria de Segurança Pública.
    Contratada: Sistécnica Comércio e Assistência Técnica Ltda.
    Autoridade(s) Responsável(is) pela Abertura do Certame Licitatório, pela Homologação e Autoridade(s) que firmou(aram) o(s) Instrumento(s): Kooki Taguti (Tenente Coronel PM Dirigente).
    Objeto: Aquisição de suprimentos de informática.
    Em Julgamento: Licitação – Pregão Presencial. NE nº2008NE00230 de 08-05-08. Valor – R$65.636,00. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, publicada(s) no D.O.E. de 12-02-09, 23-06-10 e 05-05-11.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-II.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.
    Resultado: IRREGULAR.

    05 TC-036305/026/09
    Contratante: Secretaria da Segurança Pública – Polícia Militar do Estado de São Paulo – Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Intendência.
    Contratada: Capricórnio S/A.
    Autoridade(s) Responsável(is) pela Abertura do Certame Licitatório e pela Homologação: Álvaro Batista Camilo (Coronel PM – Dirigente).
    Ordenador(es) da Despesa e Autoridade(s) que firmou(aram) o(s) Instrumento(s): Olavo de Castilho Júnior (Tenente Coronel PM – Dirigente).
    Objeto: Aquisição de calças, jaquetas, culotes e saias.
    Em Julgamento: Licitação – Pregão Presencial. Ata de Registro de Preços celebrada em 17-08-09. Contrato celebrado em 22-09-09. Valor – R$2.151.645,00. Justificativas apresentadas em decorrência da(s) assinatura(s) de prazo, nos termos do artigo 2º, inciso XIII, da Lei Complementar nº 709/93, pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, publicada(s) no D.O.E. de 06-04-10.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-I.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.

    Resultado: IRREGULAR.

    06 TC-012918/026/10
    Contratante: Secretaria da Segurança Pública – Polícia Militar do Estado de São Paulo – Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Intendência.
    Contratada: Capricórnio S/A.
    Ordenador(es) da Despesa e Autoridade(s) que firmou(aram) o(s) Instrumento(s): Olavo de Castilho Júnior (Tenente Coronel PM – Dirigente).
    Objeto: Aquisição de calças e culotes.
    Em Julgamento: Licitação – Pregão Presencial e Ata de Registro de Preços (analisadas no TC-036305/026/09). Contrato celebrado em 03-03-10. Valor – R$2.408.081,35.
    Fiscalizada por: GDF-10 – DSF-I.
    Fiscalização atual: GDF-9 – DSF-I.
    Resultado: IRREGULAR.

  11. Infelizmente muitas vidas ainda vão ser destruidas.
    Uma coisa me deixou muito atonito ontem no debate da band, sobre os candidatos…
    Na Hora em que o “çerra” fez suas considerações finais, todo o nucleo Jornalistico, bateram calorosas palmas…confesso Eu que fiquei atonito mesmo, porque vi o tanto de POLICIAS PM,PC que perdemos por esses dias,
    Ou seja a propia Midia está contente, e acredito que o propio povo tambem…
    Oque esperar de um povo (QUE ANDA COM DINHEIRO DENTRO DA CNH VENCIDA, LOUCO PRA SUBORNAR UM AGENTE?!)
    Entre tantos outros.

    Enquanto o Povo não tomar vergonha e aprender a votar direito “SEM FICAR BABANDO O OVO DE PARTIDOS”
    seremos tratados pelos mesmos, como “bestas feras”
    Em um Pais, aonde brincar de Politica é uma coisa natural, aonde o povo paga pela propia BURRICE.

    Minhas sinceras condolencia a tantos colegas Mortos injustamente…
    e tambem a todos que perderam suas vidas pela falta, e despreparo, da Segurança publica.

    Um abraço, Boa noite a todos!!!

  12. SÓ SE ESSES OFICIAIS TRABALHARAM 100 ANOS PARA RECEBER 20 LICENÇAS PRÊMIO ATRASADAS, SE CONSIDERARMOS 20 X 18 = $ 360.000,00 MAIS O SALÁRIO DO MÊS $ 18.000,00 , TOTAL DE 378.000,00……..100 ANOS TRABALHADOS…KKKKKKKKKK
    ACHO QUE O GOVERNADOR TERÁ QUE INVENTAR OUTRAS EXPLICAÇÕES………..CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO? CADÊ O TRIBUNAL DE CONTAS? CADÊ OS EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DEPUTADOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO? CADÊ CADÊ CADÊ !!!!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Contato: dipol@flitparalisante.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s