PM mata PM, prevalecendo a versão do policial bandido 47

20/08/2012-06h00

Nova prova pode mudar investigação sobre mortes de PMs

Publicidade

ANDRÉ CARAMANTE DE SÃO PAULO

A investigação sobre um tiroteio no começo de julho que terminou com a morte de dois PMs e a prisão de outro ganhou um novo capítulo.

Um vídeo com imagens da rodovia onde ocorreu o crime –obtido pela Folha e em poder da Corregedoria da PM– e o depoimento do policial preso levantaram a suspeita de que os policiais militares que prenderam e acusaram outros colegas de extorsão  eram justamente os que estavam extorquindo.

E mais: que um dos PMs foi morto quando estava no chão, já rendido pelos outros.

Veja vídeo

Na versão apresentada em 3 de julho pela corregedoria, a morte dos soldados ocorreu durante o tiroteio.

Um grupo de policiais da Força Tática do 29º Batalhão, em São Miguel Paulista (zona leste de SP), trocou tiros com dois PMs da Rocam (ronda com motos) do 44º Batalhão, em Guarulhos (Grande SP). O saldo foi as mortes dos policiais Gilmar Matias dos Santos, da Rocam, e William Ruiz, da Força Tática.

O tiroteio, ainda segundo a corregedoria, foi motivado porque os PMs da Força Tática queriam impedir que os dois policiais da Rocam, vestidos à paisana, extorquissem R$ 1.000 de Gerson Freire de Oliveira e Ricardo Mariano Miranda, suspeitos de portar cinco pinos de cocaína e de traficar drogas em Guarulhos.

O tiroteio foi próximo ao km 25 da rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, na madrugada de 3 de julho.

O PM Anderson Roberto dos Santos, da Rocam e parceiro de Gilmar dos Santos, está preso acusado pela Corregedoria da PM de tentativa de extorsão e do homicídio contra um militar (Ruiz).

CLARÃO

No vídeo obtido pela Folha, a versão inicial para as duas mortes é colocada em dúvida porque é possível detectar dois clarões, provavelmente decorrentes de dois tiros, e que aconteceram depois do tiroteio. Os clarões podem ser os tiros contra o PM da Rocam, já rendido pela Força Tática, no chão.

No vídeo também é possível ver que, após os clarões, um carro da PM se afasta e o corpo de Gilmar dos Santos está no chão, ao lado de Anderson dos Santos, que está sentado na calçada, algemado com as mãos para trás.

À Justiça Militar o PM Anderson dos Santos disse que os dois clarões são dos tiros contra seu amigo, já rendido pelos PMs da Força Tática. Hoje, o soldado Anderson será interrogado novamente.

Ele sustenta que ele e o amigo, Gilmar dos Santos, eram os PMs que tentavam prender os policiais do 29º Batalhão quando estes iam extorquir os dois civis, e que foi por isso que seu amigo atirou contra o soldado Ruiz, quando ele desceu do carro dos civis, também atirando.

Eduardo Anizelli – 3.jul.12/Folhapress
Carro no local onde houve confronto entre policiais militares em Guarulhos, na Grande São Paulo
Carro no local onde houve confronto entre policiais militares em Guarulhos, na Grande São Paulo

OUTRO LADO

A Folha solicitou entrevistas com um representante da Secretaria da Segurança Pública, com o chefe da PM, coronel Roberval Ferreira França, com a Corregedoria da corporação e também com o DHPP (departamento de homicídios), da Polícia Civil, sobre as mortes dos dois PMs, mas ninguém falou.

Segundo a Segurança Pública, a manifestação virá apenas após a reportagem.

O tenente Luan Guerreiro Pereira e o sargento Sérgio Alex Simões de Oliveira, do 29º Batalhão, responsáveis pela ação que culminou na morte dos dois PMs, foram procurados, mas não atenderam ao pedido de entrevista.

Luiz Moro Cavalcante, juiz-corregedor do Tribunal de Justiça Militar, disse ter impedido o soldado Anderson dos Santos de falar porque ele ainda responde o processo.

  1. Há dezenas, talvez centena de casos assim entre policiais. O mal, da arbitrariedade, de se criar cobras….acaba se voltando contra os próprios. Isso….é karma!
    Por isso a legalidade….sempre!!!!

  2. Será que todos os policiais que estavam ali não estavam envolvidos com os malas?? será….

    Será que não foi algo tipo… dois estavam extorquindo os malas… e os outros policiais eram corre dos malas e foram pra lá para ajudar os amigos malas?? seráaaa… que não foi isso.. rs. rs. rs

  3. passarinho que come pedra SABE O TAMANHO DO FIOFO
    agora guenta o passaralho

  4. Quantas canas do DHPP não foram atrapalhadfas por PApas Malas abordando vtrs descaracterizadas e criando precedentes/incidentes, para desfocar a atenção quanto ao cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão, somente para auxiliar que os Malas, afetos aos coxas malas, pudessem vazar!
    Parabéns ao Senhor André Caramante, que não esmorrece e não se acovarda diante das opressões penianas e palacianas!
    Parabéns à Diretoria do Grupo folha por possuir em seus quadros profissionais tão bravios e qualificados!
    Parabéns ao Desgovernador Chuchu Pinóquio, que sorridente e hipócrita, senta sobre o Pinto sufocando a Legalidade e a Justiça!
    Quantos delegados não foram ameaçados, que suas famílias foram admoestadas no aconchego do lar apenas por investigar essas associações criminosas e simbióticas!
    Parabéns à gestão departamental, que baba os ovos do Pinto e dificulta as investigações tal como corriam abrilhantadas na gestão do Dr. Desgualdo!
    Dr. F.G.R., Dr. J.C.G. (que inclusive tomou um tapa do sargentão cheiradaço), Dra. A.C.A.R…
    Parabéns aos investigadores e outros membros desta falida instituição que não se acovardam, mesmo quando alguns majuras vendidaços dificultam o regular trâmite investigativo!

  5. Deus nos livre desse militarismo o quanto antes. Que partido vai ter coragem de tomar uma decisão sadia? O PSDB ou o PT quando e se entrar? Fora militares. Fora código penal militar. Profissionalismo e Legalidade já.

  6. E o policial honesto se pergunta…

    O QUE EU TÔ FAZENDO AQUI!!!!!!!!!!!

    Corro risco de:
    ser morto…
    errar no atendimento de uma ocorrência e ser preso…
    ser honesto e cair numa equipe de papa malas e ser morto…

    ganhando uma miséria…

    Policial é SUB EMPREGO SIM!

    Uma verdadeira bosta.

  7. até agora não entendi por que os dois malas não foram pro saco junto com os milicos.

  8. horário de almoço :
    A PM e a PC viraram uma espécie de ‘Buraco Negro’…
    É uma verdadeira ‘autofagia’…
    Nada mais pode detê-las…

    Gostei da analogia.
    Antes de entrar na Polícia, seja Civil ou Militar, nos temos uma visão de estabilidade de emprego, de trabalhar com uma função social reconhecida, de poder e valorização…

    MAS…

    Quando vc passa, pelo horizonte de eventos, quando vc está dentro do buraco negro, que vc vê que nada daquilo era verdade…

    estabilidade… só até errar…
    função social… mentira, trabalhamos para manter o governo em seu lugar e o povinho no seu lugar…
    reconhecimento… nem nossa família nos reconhece…
    e por ultimo a valorização… (sem comentários)

    Vendo dentro do buraco negro, vc percebe que um professor, ainda tem a opção de dar aula em cursinho ou escola particular…

    O médico, o enfermeiro e os agentes de saúde a mesma coisa, pode abrir uma clínica, ou trabalhar na iniciativa privada…

    E O POLICIAL??
    Dentro do buraco negro vc percebe que não há como fugir, a não ser que mude de carreira, que aquilo tudo que vc viu é uma farsa e que a única opção é colocar uma arma na cinta e fazer bico de forma ilegal…

    Com 22 anos de carreira, até hoje eu me pergunto…

    Como eu fui cair nesse buraco negro?

  9. ANTES E DEPOIS, vc caiu no buraco negro porque é PULIÇA DOS BRABOS e puliça dos brabos não tem miolo, só a carcaça para usar boné.

  10. Só tem dedo mole nessa corporação, se um da tiro no outro,imagina o que eles fazem
    com a população…

  11. como diria um Delegado de Polícia: “A polícia é um mau necessário!!!” hehehehe

  12. PM do fundão da Leste é foda! Muitos são milicianos, extorquem comerciantes para “garantir” segurança, principalmente do 38°BPM

  13. Buraco Negro e arrombado depois que o Pinto virou secretário.

  14. Até q enfim nosso Estado está evoluindo, pois já ouvimos falar em MILÍCIAS! Salve a PM, salve o Pinto.

  15. ALGUEM JA LEU A MATERIA DA VEJA, POIS E, E O PINTO FAZENDO A PARTE DE ASSESSORIA DE IMPRENSA. PAU NOS CARTEIRAS VERMELHAS QUE ELE ODEIA!
    DR. RUI CONHEÇO O SENHOR E NADA DE MATERIA COMPRADA VAI MUDAR O QUE SEI DO TRABALHO REALIZADO CONTRA A MALANDRAGEM.
    QUEM SABE SABE. ESTE ERA O CARA QUE MAIS ESTRAGOU A ESTRUTURA DO PCC.

  16. Que vergonha esses policiais correndo com os malas,as próprias imagens mostra tudo,sabe q vai dar nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Sr Zorro, karma de ânus….é hemorróidas, vai se lembrar disto. Obrigado.

  18. os pm´s foram disfarçado pensando que eram os tiras ; se fuderam!!!!!!! kkkkkkkkkk ia sentar o dedo ai encontraram dois milicos e sentaram assim mesmo.

  19. ” Quando nós vamos criar vergonha na cara e acabar com essa palhaçada…terra de ninguém…com um administrador público omisso,conivente ou extremamente incompetente” Estamos falando de verdadeiro crime organizado,mílícias…com o resguardo de altas patentes,alto comando blindando essa corja ! já tiramos um presidente da República…se o povo quiser tira qualquer um…o desprestígio político é muito grande…como pode um Governador manter um secretário que prega a desarmonia entre as polícias e acoberta seus interesses de maneira arbitrária e sórtida…milícias…Capão Redondo,Campo Limpo…hilanders…comércio clandestino de gás,Coronél acobertando…é só verificar…o povo tem que saber a que ponto nossas autoridades chegam…nossos filhos estão morrendo as custas da manutenção de um Secretário que deixa de trabalhar pra assistir jogo do Corinthians…isso não tem cabimento…em um momento em que a criminalidade cresce e a cidade arde em chamas com atos de intimidação e vandalismo! o que esse Sr.tem a respeito do Governador…porque não se toma nenhuma providencia…porque determinados orgãos da imprensa não abordam o assunto como deveria ser abordado ! será porque o Estado seria um dos mais importantes clientes,destinando quantias absurdas com propaganda nessas emissoras…porque vários especialistas já se manifestaram contra esse Secretário e o tal do Datena que bilisca e assopra ao mesmo tempo não fala nada desse Sr. ! NÃO ADIANTA DIZER QUE SE TRATA DE UMA BATALHA POR DIA ! QUANDO VERDADEIRAMENTE DORMIMOS COM O INIMIGO ! CHEGA,BASTA,FORA TRAPALHÕES ! “

  20. Cadê o FILHO DA PUTA COMANDANTE DO 44 BPM agora que mandou os ganso do P2 no enterro do Mathias pra prender qualquer PM que fosse fardado ao enterro?
    Se manifesta agora verme?
    Que os malditos do 29 apodressam na cadeia!!!!!
    Parabéns ao DHPP e ao grupo Folha…a justiça será feita…o Mathias merece…descanse em paz irmão…

  21. Dois homens foram presos – um acusado de furtar tablet de viatura da Polícia Militar (PM) e outro por quebrar o equipamento – em Campinas, na madrugada desta segunda-feira (20). Um terceiro rapaz, irmão do que quebou o tablet, também foi acusado do furto, mas os policiais militares não o encontraram.

    O tablet, segundo a PM, CAIU de uma viatura, ao realizar curva, quando acompanhava alguns suspeitos em uma moto na Rua Lídia Martins de Assis, no Vida Nova, região Oeste de Campinas. Os policiais notaram a falta do equipamento, foram procurá-lo e descobriram que dois rapazes tinham se apoderado dele.

    Assim, foram à procura da dupla e acharam dois homens. Um deles confessou o furto e o outro disse que o irmão havia participado. Conforme a versão da PM, o homem que confessou ter o irmão furtado o aparelho também contou que por não concordar com a atitude, quebrou o tablet. Os dois detidos acabaram presos – um pelo furto e outro pelo dano ao aparelho.
    .
    Pois é, essa notícia postada no jornal “Correio Popular, de Campinas, em 20/08/2012, comprova mais uma vêz que a nossa gloriosa PM paulista, está avançando mil anos a frente de seu tempo.
    Os famigerados tablets, instalados nas viaturas da meganha por ordem do Dr. Ferrero Pênis, já vieram com um software avançadíssimo, que possibilita que eles saiam voando do interior da viatura, qual bumerangues, como se equipados com um sensor que detecta a aproximação de ladrões, caindo justamente nos pés dos meliantes, facilitando o desembarque so Mikes para prenderem os fascínoras em flagrante.
    Tem mais, os tablets não quebram quando saem voando do interior da viatura, mesmo com o impacto junto ao solo, mas somente são danificados pela ação de quem encontrá-los, favorecendo novas prisões em flagrante, por dano ao patrimônio público.
    Não é genial ?
    Assim nós do povão, continuaremos a financiar a compra superfaturada desses tablets, enquanto a PM utiliza-se deles para fazer estatísticas e aumentar o número de inocentes nas prisões.

  22. Steve Jobs :
    Dois homens foram presos – um acusado de furtar tablet de viatura da Polícia Militar (PM) e outro por quebrar o equipamento – em Campinas, na madrugada desta segunda-feira (20). Um terceiro rapaz, irmão do que quebou o tablet, também foi acusado do furto, mas os policiais militares não o encontraram.
    O tablet, segundo a PM, CAIU de uma viatura, ao realizar curva, quando acompanhava alguns suspeitos em uma moto na Rua Lídia Martins de Assis, no Vida Nova, região Oeste de Campinas. Os policiais notaram a falta do equipamento, foram procurá-lo e descobriram que dois rapazes tinham se apoderado dele.
    Assim, foram à procura da dupla e acharam dois homens. Um deles confessou o furto e o outro disse que o irmão havia participado. Conforme a versão da PM, o homem que confessou ter o irmão furtado o aparelho também contou que por não concordar com a atitude, quebrou o tablet. Os dois detidos acabaram presos – um pelo furto e outro pelo dano ao aparelho.
    .
    Pois é, essa notícia postada no jornal “Correio Popular, de Campinas, em 20/08/2012, comprova mais uma vêz que a nossa gloriosa PM paulista, está avançando mil anos a frente de seu tempo.
    Os famigerados tablets, instalados nas viaturas da meganha por ordem do Dr. Ferrero Pênis, já vieram com um software avançadíssimo, que possibilita que eles saiam voando do interior da viatura, qual bumerangues, como se equipados com um sensor que detecta a aproximação de ladrões, caindo justamente nos pés dos meliantes, facilitando o desembarque so Mikes para prenderem os fascínoras em flagrante.
    Tem mais, os tablets não quebram quando saem voando do interior da viatura, mesmo com o impacto junto ao solo, mas somente são danificados pela ação de quem encontrá-los, favorecendo novas prisões em flagrante, por dano ao patrimônio público.
    Não é genial ?
    Assim nós do povão, continuaremos a financiar a compra superfaturada desses tablets, enquanto a PM utiliza-se deles para fazer estatísticas e aumentar o número de inocentes nas prisões.

  23. Eu conheço a familia e o soldado Anderson dos santos, e acredito na sua inocência.

  24. ta brincando
    20/08/2012 às 16:06 | #5 Citar
    passarinho que come pedra SABE O TAMANHO DO FIOFO
    agora guenta o passaral VC QUIS DISER, QUE AGORA AGUENTA O PÁSSARO-PINTO NÉ, HAHAHAHAHA

  25. Tomaram do mesmo veneno. Eu vivo dizendo que os pms matam qualquer um e qualquer dia ia ser seu amigo, seu filho, etc… Agora foi um deles mesmo… e pior, mataram o cara sabendo que ele era pm… não acredito… e fica uma pergunta: por que não mataram o outro pm? Eles acham que a palavra de um só não tem valor? Se a palavra de um pm não tem peso, será que a palavra daqueles mendigos que eles põe dentro dos carros pra dizer que estava dirigindo tem valor? E a maior: pediram pros traficantes roubarem um carro para dar a eles como propina. Porra nenhuma, eles iam matar os dois dizendo que eram ladrões de carro e a vítima iria reconhecê-los. Já ouvi várias histórias de pms que estão com o ladrão na mão e roubam carros com as roupas do ladrão pra poder matá-lo…

  26. PEÇO LICENÇA AO COLEGAS PARA FUGIR DO FOCO DESSE POST

    —–Estou muito feliz com as notícias das pesquisas de intenções de votos, Celso Russomano já passou o Serra e vem crescendo disparadamente…..Acho que todos nós Policiais Civis e Militares do baixo clero estamos felizes por saber que a população esta descobrindo que os candidatos do PSDB não são mais convenientes…..Nossa luta vai continuar para que em 2014 consigamos tirar o Alckimim também do cenário político………Tudo que eles fizeram de ruim para nós Policiais Paulistas, eles receberão em dobro nas urnas, com muita democracia e elegância. Como diz o velho ditado ” junto ao sofrimento vem os ensinamentos e passamos a exercitar o conhecimento”; Tanto que é verdade que nós sabiamos apenas combater a criminalidade, agora sabemos fazer políticas, sabemos cornetar, sabemos o que os políticos fazem, sabemos que é quem, por isso temos condições de influenciar a opinião pública, seja no balcão das Delegacias ou nas ruas e com muitas razões, razões estas que o PSDB nos deu durante 20 anos de Governo massacrando os servidores públicos, digo nós policiais, mas a bem da verdade são todos servidores públicos do Estado de São Paulo que sofreram e ainda sofrem na mão do PSDB, portanto o Serra e Alckimim são os responsáveis pela criação da nossa rejeição ao seu partido, eles nos criaram para que nós os combatessemos. Vamos continuar trabalhando intensamente para que o Celso Russomano seja o Prefeito de São Paulo e quem sabe em 2014 o Governador do estado de São Paulo, assim nos livramos da corja do PSDB que sempre nos trataram como objetos descartáveis e desnecessários ! Nós Policias nunca quisemos se meter em políticas, nosso alvo é aprimorar e combater a criminalidade, queríamos apenas ser Polícia e fazer trabalho de Polícia, mas fomos forçados a desviar o foco para fazer políticas, fazer campanhas, fazer opsição, formar opinião, fazer manifestações; Claro que para nós Policiais como para os demais servidores públicos que querem exercer respectivamente suas profissões não é nada agravel ter que se preocupar com o modo de Governar, mas como o Governo não soube respeitar os trabalhadores , negou o salário decente, negou as condições de trabalho adequadas, fez pouco caso de nós servidores, então agora vai o troco nas urnas…. Parabéns ao Celso Russomano e estamos felizes por tirar o Serra do cenário Político do Estado de São Paulo; Que venha as eleições de 2014 e faremos o mesmo com o Alckimim !!!

  27. Por que não mataram o outro PM?
    Eu lhe digo…eles iam matar todos inclusive o tenente calça
    Branca do 29..e iriam simular um tirotei entre os mike do 44 e os malas, só não fizeram por que chegou uma barca da ROTA. E não deixou….os Mike do 29 corriam junto com os malas e o Matias provavelmente estava atrapalhando os negócios da firma….mas agora que a casa caiu…espero que apodressam na cadeia e sejam expulsos da meganha….um já está no inferno….faltam 4…

  28. Papa Ganso :
    Por que não mataram o outro PM?
    Eu lhe digo…eles iam matar todos inclusive o tenente calça
    Branca do 29..e iriam simular um tirotei entre os mike do 44 e os malas, só não fizeram por que chegou uma barca da ROTA. E não deixou….os Mike do 29 corriam junto com os malas e o Matias provavelmente estava atrapalhando os negócios da firma….mas agora que a casa caiu…espero que apodressam na cadeia e sejam expulsos da meganha….um já está no inferno….faltam 4…

    essa da viatura da rota eu não sabia!

  29. Táh Russo, Mano! O Quasímodo Nosferatu vai envergar até fazer uma autopeta! Pietá! disse:

    O Caramante ia ser ouvido na corregedoria no momento em que falava com os representantes da SSP e todos que estavam no estreito corredor ouviram ao fundo da ligação, que a SSP só se manifestaria após ver o que ele tinha em mãos, ou seja, trucaram, achando que ele nada possuía! E tomaram um 12 na lata!
    Ninguém sabia quem era ele, até o momento em que o escrivão o chamou pelo nome, mas durante toda a conversa ele se mostrava firme e não mijava pra corja da SSP!
    A retórica da conversa estava interessante, pena que o escrivão interrompeu a conversa telefônica, o chamando pelo nome!
    Gostari de ter-lhe dado os Parabéns, mas fui chamado logo em seguida!
    Parabéns à Folha, que mantém em seus quadros destemidos e dignos profissionais!
    Saiba que a sociedade, os bons policiais e toda a classe jornalística lhe apoia integralmente!
    Continue bradando por Justiça na defesa da legalidade!
    Coisas do Pinto cara de pau socado no íntimo do Picolé de Chuchu!
    Tático oral esta botando no anal dos megalomaníacos!

  30. O que parece mesmo é que os traficantes já tinham “donos” e quando chegou outros PMs tentando extorquir os trafica, os donos (os outros PMs) foram avisados e deu no que deu. Ou vocês acham isso que eu disse absurdo?

  31. Pingback: Paulistano de alta periculosidade, envolvido em mortes de PMs, é preso em Serra Talhada

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s