Valdir Souza – PATIFARIAS DA PM: TUDO PIOR QUE DANTES NOS QUARTÉIS DE ABRANTES! 47

PATIFARIAS DA PM: TUDO PIOR QUE DANTES NOS QUARTÉIS DE ABRANTES!

Na postagem anterior, do último dia 9, tentei resumir, ao máximo, a descrição de PATIFARIAS ocorridas no momento de minha apresentação na sede do CPA/M-6, dia 19/09/07, quando acintosamente recebido, sob insultos e ironias, pelo então Comandante Interino, cujos destemperos acabaram ressuscitando antigas PATIFARIAS, do tempo em que “não foi mil maravilhas”, entre 14/04/02 e 22/06/03, no qual integrei o efetivo do 10º BPM/M. A presente reportagem é prova irrefutável de que também faltavam “maravilhas” nos outros dois quartéis que sediavam Batalhões diretamente subordinados àquele CPA. Desde minha saída do 10º BPM/M, em 23/06/03, ao meu retorno, por “conveniência do serviço público”, à sede daquele CPA, em 19/09/07, tudo piorou. Herança maldita. Qualquer instituição, como a Polícia Militar paulista, que se “esconde” atrás de tantos recorrentes “fatos isolados”, tende a culpar as vítimas das mazelas que sabe passíveis de investigação, mas, comodamente jogadas na “Operação Abafa”. De tradicional enganadora, transformou esse mau hábito na própria derrocada. Basta a ligação de todas as datas a todos os atos criminosos que menciono, consignados em documentos públicos, para que se confirme essa triste realidade. No citado dia 23 de junho, da “conveniência do serviço público” que me transportou para a Zona Sul da capital (22º BPM/M), decorreu minha protocolar apresentação ao então Comandante do Policiamento Metropolitano, durante a qual ele, percebendo-me, desmotivado, começou a me indagar dos motivos. O resultado foi o que lhe revelei, resumidamente, em termos de pífia gestão pública no 10º Batalhão, durante o destacado período. Do respectivo Termo de Declarações teve origem a SINDICANCIA DE PORTARIA Nº CPM-003/13/03, cuja bandidagem premeditadamente declarada levou-a a ser presidida pela então Comandante do 30º BPM/M, outro quartel de “Abrantes”. Notem-se as “maravilhas” retratadas nesta reportagem, ocorridas no mês anterior ao da minha movimentação para o âmbito do CPA/M-10 (Zona Sul da capital) para confrontá-las com as que me deparei, depois de três anos e três meses, já de volta ao CPA/M-6. Casos isolados? São tão “isolados” que durante a instrução da tal (FAR)SINDICÂNCIA, permaneci sem função entre o 22º BPM/M e a sede do CPA/M-10, de 24/06/03 a 30/10/03, exceto dois turnos de serviço na função de PPJM, prontamente abocanhada pelo filho de um Coronel, estudante de Direito, cujo horário lhe era conveniente ao referido curso. Faça o leitor ideia do estrago, em todo o estado de São Paulo, dessa bandalheira. Não me iludo, sei que apenas vivenciei ínfima parcela dessas iniqüidades, todavia, o suficiente para fazer ideia do contexto.

O propositado distanciamento meu da região dos fatos, por si mesmo, já significava imoralidade e improbidade administrativas, pelo vai-e-vem de tantos expedientes. Nesses casos (de investigação), quanto mais próximos os investigados, melhor, mais célere e menos dispendioso para a administração pública que, de antemão, já expõe os implicados ao próprio ridículo, caso tentem se esquivar de responsabilidades. É como se sentissem (ou se colocassem) constantemente acareados. Dito, assim, subjetivamente, o leitor diria que eu estaria “jogando com palavras” para fugir de fatos concretos e provas irrefutáveis. Ao contrário. Minha maior dificuldade é exatamente essa, falar do “milagre” sem identificar o “santo”. Por isso provo e comprovo o que externo, sem temer desmentidos, citando uma das mais emblemáticas e lamentáveis ocorrências policiais: o gravíssimo acidente de trânsito envolvendo as duas viaturas do 10؟ BPM/M e o veículo particular do qual a passageira morreu e o condutor sofreu gravíssimas lesões. Enfatizo que nenhum dos PM direta ou indiretamente envolvidos foram alcançados pela “conveniência do serviço público”, para transferências. Não é isso que eu desejaria, à ocasião, aliás, para não transformar investigações em escrachos. Bastaria, pura e simplesmente, a imparcialidade investigativa, sem aquele corre-corre para o “sumiço” do “turbo”, para a versão mentirosa no 2º DP de São Caetano do Sul e para ser negado o fato de que tais viaturas “tiravam racha”, ensejando a tragédia. Observe-se que quanto mais juntaram e protegeram os PATIFES, mais eles mentiram e forjaram situações, obviamente movidos pela força do hábito. Não foi sem maturada insensibilidade humana que a culpa do sinistro foi atribuída à vítima, e, pior, a montagem da viatura M-10290, sobre veículo roubado, atribuída ao Soldado Manchini, depois de falecido, para que o “arredondamento” saísse “perfeito”. Eu, ao despertar interesse nas investigações, embora sem força de lei que pudesse me garantir avocá-las, fui o único transferido. Bastou um dos “inamovíveis” trucar, “abrindo a boca”, para que a “casa caísse”, isso depois de cinco anos (em setembro de 2001). Tenho a mais absoluta certeza – por isso a ponho à prova – de que a SINDICÂNCIA instaurada para “investigar” tais PATIFARIAS não foi abduzida. A verdade é que o “sumiço” ocorreu porque tal feito “investigativo” era da mesma natureza perversa do outro, o relacionado com as declarações que prestei no CPM, sobre as bandidagens ocorridas no 10º Batalhão, anos depois, sem nenhuma relação com esse acidente de trânsito, ou seja: tudo continuou pior que antes.

_______________________________________________________________________________________

Publicado em sexta-feira, 23 de maio de 2003 às 21:53

Capitão e 4 soldados têm prisão decretada pela PM

Glauco Araújo e Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC

Foi decretada no final da tarde de sexta-feira a prisão temporária do capitão Rinaldo Maziero, ex-comandante do 1ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar de São Bernardo. Outros quatro soldados do mesmo batalhão também tiveram os pedidos de prisões decretados. Os nomes, porém, não foram divulgados. Eles são acusados de autoria e participação das tentativas de assassinato do soldado da 3ª Companhia do município, Heraldo dos Santos Azevedo, 30 anos, e de seu amigo Marcelo Silvestre de Almeida, 25, há exatamente uma semana, na madrugada do sábado passado em um bar na estrada velha de Santos, em São Bernardo. Segundo assessoria de imprensa da PM, o inquérito militar tem prazo de 20 dias para ser encerrado.

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo confirmou, na tarde de sexta-feira, que nove policiais – incluindo os que tiveram as prisões decretadas – permaneciam recolhidos administrativamente na Corregedoria da corporação. Segundo o regulamento da instituição, eles teriam de ficar cinco dias no local para que a investigação pudesse contrastar os depoimentos. As datas de início e de término do recolhimento dos policiais, porém, não foram divulgadas, mas podem ser prolongadas por 30 dias, caso o IPM (Inquérito da Polícia Militar) entenda que isso seja necessário. Os quatro policiais que não tiveram pedido de prisão continuam no foco das investigações do IPM. Hierarquicamente, eles seriam praças (soldado, cabo, sargento e subtenente).

Crime – Uma simples confraternização de PMs da 1ª Cia do 6º Batalhão, que começou às 19h de sexta-feira em um bar no Km 35 da estrada velha de Santos terminou em tragédia às 5h15 de sábado. O motivo teria sido banal: alguns policiais teriam ficado enciumados por Azevedo ter cantado no karaokê do local, durante a madrugada, com uma mulher – possivelmente uma policial militar – que estaria com eles na mesa. Azevedo não participava da confraternização.

Instantes antes do crime, Almeida estaria esquentando o motor de seu carro do lado de fora do bar – à espera dos amigos – quando um grupo de policiais militares à paisana o abordou e pediu para ele chamar o amigo Azevedo. Ele saiu e um início de discussão foi interrompido por dois tiros no soldado, um deles na cabeça. Almeida, que tentou correr, foi baleado duas vezes pelas costas. Ele teria sido baleado como queima de arquivo.

Segundo duas testemunhas (que não querem se identificar com medo de represálias), alguns policiais ainda agrediram, algemaram e tentaram fazer um homem confessar o crime, mas foram impedidos por funcionários do bar e por outros policiais. Em seguida, policiais simularam uma blitz, com armas em punho, contra pessoas de bares vizinhos. Policiais militares fardados, que haviam recebido a denúncia dos disparos, entraram em conflito com os colegas de profissão. Depois, o grupo envolvido fugiu. Os policiais que registraram boletim de ocorrência no 4º DP da cidade nem citaram a presença de outros PMs no local do crime.

Milagre  – No final da tarde de sexta-feira, a irmã do soldado Azevedo, Edileuza Maria Azevedo, 48 anos, disse que seu irmão possivelmente sairá da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Assunção em dois dias. “É um milagre. Ele já abriu os olhos, chorou e apertou minha mão.” Azevedo, que levou um tiro na nuca e atravessou a cabeça – ainda levou um tiro no ombro – pode ter seqüelas na fala no futuro, mas deverá sobreviver.

 Ex-capitão PM Valdir Souza 

  1. A PM terá ajuda de custo de alimentação integral inclusive para os administrativos, enquanto isso na PC, caiu para 120,00, o negócio é mandar e-mail pra Globo e mostrar que se a PM com 580,00 precisa de QSA, imagina um PC com 120,00!!!

  2. coitado desse velhinho, gaga, ate agora nenhum comentário a respeito da sua inédita postagem, coitadinho, tão velhinho, tão gagazinho, precisando urgente de um lugarzinho pra ficar (asilo), vê se algum flitante possa ajudar esse moço, digo velhinho encontrar um, pois nas enfermarias da PM eles não aceitam mais, pois lá só podem permanecer PMs e ele coitadinho num é mais, é apenas um ex, e ex não é nada, apenas passado, ajudem aí ó.

  3. Pingback: Valdir Souza – PATIFARIAS DA PM: TUDO PIO...

  4. Pingback: Valdir Souza – PATIFARIAS DA PM: TUDO PIOR QUE DANTES NOS QUARTÉIS DE ABRANTES! « EVS NOTÍCIAS.

  5. O VALDIR. VÊ SE SE LIGA ! VOCÊ NÃO APRENDEU QUE LUGAR DE CHORAR É NO PAU DA BANDEIRA ? ESQUECEU-SE QUE SUA MÃE É A BANDEIRA ? ACORDA VALDIR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. jacaré sem dente original e SORRATEIRO:

    Que tal o Flit “Atuante” dos PATIFANTES da Operação Abafante responderem às evidências aqui expostas?

  7. Curioso, este Oficial PM havia sido preso uns anos atrás após rusgas com policiais do aeroporto de Guarulhos, em véspera da passagem de ano, pois o mesmo não admitiu ser repreendido pelos policiais civis por ter soltado seu animalzinho de estimação, pitbull, no saguão do aeroporto, para passear, tendo sem querer causado pânico entre os lá presentes.
    Dessa indigestão foi conduzido para a delegacia onde foi constatado que o mesmo estava procurado por esta bronca.
    Curiosamente, denunciei que o mesmo e seus parceiros estavam trabalhando nos quadros da PM procurados pela Justiça há meses e que ninguém fazia nada.
    Na época, quando os denunciei na Corregedoria da PM, juntamente com o irmão do PM que havia tentado me matar e forjado um BO contra mim, tendo inclusive indicado onde estavam, e um deles em específico estava dilapidando seu patrimônio, vendendo Audi e caminhão para vazar, fui tirado de trouxa, fui desacreditado e tirado de comédia, mas quando receberam o patuá deles por fax da sala de meios do Dhpp, os PMs travaram as pregas da farda e o riso ficou sisudo…
    Falaram que na PM era diferente da Civil e que lá não se cumpria mandado na casa de PMs e que estes seriam requisitados e se apresentaria em quinze dias, que foram os exatos quinze dias necessários para que eles conseguissem contramandado.
    Anos depois, recentemente, fui oiticado na Corregedoria da PM, novamente, com um tratamento distinto, respeitoso e profissional, não sei dizer se frutífero e se verdadeiramente sincero… vai saber, mas remediou, em parte, máculas do passado!
    Mas tentativas de homicídio contra policiais civis, torturas e flagrante forjado, por isso, nenhum PM é investigado e nem apenado, devem ser laureados com PMzitos…
    Patifarias Milicianas!
    E muitos Picas Duras, carteiras de cores diversas, que dão entrevista até na geladeira não tiveram culhão de encanar os PMs pedidos, nem brother da Capturas e nem do Dhpp, e nem muitas Autoridades Policiais… denunciei no MP e …
    O fato é que após um dos meus depoimentos, os PMs no caixa dois tentaram me zerar instantes após sair do batalhão, SJD.
    E nenhuma barca da PM apoiou, passavam do outro lado da avenida encarando mas nem chegavam junto, pois estavam passando pano pros Papas Malas.
    Se pesquisarem pelo RDO e Prodesp e verificarem os comps e mands, conseguirão entender a dinâmica da trupe dos Papas Malas da ZL…
    http://www.dgabc.com.br/Noticia/229856/policiais-suspeitos-de-crime-fazem-reconstituicao-em-s-bernardo
    http://correiodobrasil.com.br/pms-sao-presos-por-tentativa-de-assassinato-no-abc-paulista/16304/
    http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000494545

  8. caro velhinho gaga, vamos ver quantos comentários a respeito da sua postagem vai ter neste blog pra vc ver se vale apenas ficar aqui sonhando e choramingano, quando no final vou te informar a quantidade, e ai quem sabe vc começa a repensar se vale a pena, dependendo do resultado que eu já tenho uma ideia, quem sabe possa ficar com vergonha, e criar mais vergonha nesta cara de pau mal lavada, cara vc precisa de muito óleo de peroba pra passar nestas rugas sem vergonha. vamos ver quantos comentários a respeito, vamos esperarem.

  9. “Cheguei a gastar R$ 10 mil com mulheres”, diz auditor envolvido em fraude do ISS 5
    Do UOL, em São Paulo 24/11/201322h55

    Comunicar erroImprimir
    Ampliar
    Fraude na Prefeitura de São Paulo27 fotos 20 / 27
    Em foto de 11 de outubro, o fiscal Luis Alexandre Cardoso Magalhães e a personal trainner Nagila Coelho posam ao lado do Porsche dele, apreendido durante as investigações do Ministério Público. Em entrevista por telefone ao UOL, ela negou que seu namorado tenha acumulado patrimônio milionário Leia mais Divulgação/Instagram
    Luis Alexandre Cardoso Magalhães, fiscal da Prefeitura de São Paulo envolvido no suposto esquema de corrupção que teria desviado R$ 500 milhões dos cofres públicos, disse ter gastado boa parte do dinheiro da fraude com mulheres.

    “Já cheguei a gastar R$ 8.000 a R$ 10 mil com mulheres”, relatou ele, em entrevista ao Fantástico, exibida na noite deste domingo (24), na TV Globo.

    O auditor, que delatou parte do esquema ao Ministério Público após sua prisão, negou ter dinheiro guardado no exterior, como revelou a escuta telefônica de uma suposta ligação entre ele e uma bancária de Miami (EUA).

    Ao ser questionado sobre o destino do dinheiro desviado, Magalhães afirmou que “cada um teve a sua compulsão e eu comecei a ficar compulsivo por sexo.”

    “Nunca tomei vinho de R$ 4.000, mas já paguei R$ 5.000 para sair com uma dessas mulheres de capa de revista”, revela ele, que relatou que só com o dinheiro de seu salário não teria como bancar “essas regalias”.

    “É difícil gastar isso com o fruto do seu sacrifício”, acrescentou.

    Magalhões não soube dizer, no entanto, se se arrependeu de ter participado do esquema de corrupção.

    “Não sei responder essa pergunta. Ainda não caiu a ficha.” Ainda assim relatou não ter condições de devolver tudo que desviou dos cofres públicos. “Só se eu fosse pegá-lo com cada uma das mulheres que sai”, ironizou ele.

    A Controladoria Geral do Município de São Paulo e o Ministério Público, responsáveis pelas investigações, afirmam que o patrimônio de Guimarães é de R$ 18 milhões, incompatível com o salário mensal de R$ 14 mil que recebe como funcionário público

  10. Moradores levam grana de caixa explodido e são presos3
    Estadão Conteúdo24/11/201319h05

    Comunicar erroImprimir
    Presidente Prudente (AE) – Dinheiro fácil vai custar caro para seis moradores de Espírito Santo do Turvo, cidade do centro-oeste paulista com pouco mais de 4 mil habitantes. No sábado, 23, eles furtaram R$ 46.530 depois que pelo menos dez ladrões armados com fuzil e metralhadora explodiram quatro caixas eletrônicos nos dois bancos da cidade.
    As notas voaram dentro de uma agência e ficaram no chão após a fuga do bando. “Depois da explosão, cinco homens, uma mulher e um menor entraram na agência e pegaram o dinheiro antes da chegada da polícia. Só que eles foram denunciados, filmados e presos pela nossa equipe”, contou Eliane Simão Peres, de 44 anos, escrivã da Polícia Civil.

    A mulher pegou R$ 22,6 mil. Ela seria a dona do prédio onde fica uma das agências. Um homem ficou com R$ 15 mil. “Os outros pegaram valores menores, em torno de R$ 3 mil”, explicou a escrivã. O adolescente recolheu R$ 800 e gastou o dinheiro. “Ele comprou roupas”, observou a policial, acrescentando que o menor não foi apreendido. “Nos o entregamos ao pai”, disse. Um dos acusados é apontado como irmão do prefeito João Adirson Pacheco (PSDB).

    Todo o dinheiro furtado foi apreendido. A participação de outros envolvidos não é descartada. “Vamos analisar a filmagem, pode ter mais gente envolvida”, disse a policial.

    Prisão

    Até agora, a polícia não prendeu suspeitos pelo ataque às agências bancárias. Já o grupo que furtou o dinheiro deixado pelos criminosos pode passar algum tempo atrás das grades pela acusação de furto qualificado. Eles foram transferidos para a Cadeia Pública de São Pedro do Turvo. É lá que vão aguardar a decisão da Justiça.

  11. Ex-tira, atual, Compliance!

    Parabéns pela grata colaboração. Nem eu, morando aqui na Região do Grande ABC, sabia desse QRU. À época, como consta na postagem, fui chutado para a Zona Sul da capital, onde fiquei sem função durante praticamente QUATRO MESES E UMA SEMANA sem função, entre o 22º BPM/M e a sede do CPA/M-10, enquanto a comandante do 30º BPM/M presidia a “FARSINDICÂNCIA DE PORCARIA” Nº CPM-003/13/03, certamente querendo matar o “PCC” (de vergonha) pelo grau de tanta desfaçatez, mentiras, farsas, ocultações de provas e “oitivas combinadas”. Toda a podridão do 10º BPM/M “apurada” resultou nos meus “comentários desonrosos e duvidosos”.

    LAMENTÁVEIS CONTRADIÇÕES: pelos comentários duvidosos: permaneceram na dúvida; pelos desonrosos: deveriam me demitir, IMEDIATAMENTE. Nenhuma alternativa adotada. A “apuração” serviu meramente para livrar a cara do vendedor de policiamento, então Comandante do 10º BPM/M, dentre outras PATIFARIAS.

    Não houve comentários, mas, declarações minhas formalmente consignadas, no devido Termo, pelo CPM..

  12. jacaré sem dente original;

    “Vamos esperarem” você revelar onde será o velório do “português” que você assassinou!

  13. São Paulo
    Polícia Civil não terá mais carcereiros até o fim de 2012

    Agentes se tornarão investigadores. Decisão anunciada pelo governador Geraldo Alckmin integra plano de fechar as prisões dos distritos policiais

    Bruno Huberman
    O governador Geraldo Alckmin, após encontro com a presidente Dilma: limite de endividamento estava na pauta
    Alckmin: “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil” (Eugênio Novaes/Governo de SP)

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira que será extinta, até o final de 2012, a figura do carcereiro na Polícia Civil. Segundo o governo, será o primeiro estado do país a acabar com a função. A medida faz parte da estratégia de Alckmin de zerar o número de presos nos distritos policiais. Atualmente, há por cerca de 6.500 presos em delegacias, segundo o governador. No início do próximo ano, informou, 2.000 mulheres detidas em carceragens civis serão transferidas para presídios. “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil”, diz o governador.

    Até o final de 2012, 6.164 vagas estão previstas para serem abertas em dez novos presídios, segundo levantamento feito pelo site de VEJA a partir de dados oficiais da Secretaria de Administração Penintenciária (SAP). O custo estimado é de aproximadamente 370 milhões de reais. Hoje, estão em contrução 14 carcerargens no interior de São Paulo. As obras fazem parte do plano de expansão do sistema penitenciário paulista. Até 2014, 49 novas unidades devem ser erguidas a um investimento de 1,5 bilhão de reais. Ao todo, serão geradas 39.000 vagas. Neste ano foram inaugurados cinco novos presídios. De acordo com a assessoria da SAP, 173.457 pessoas estão em detenção provisória ou cumprindo pena em penitenciárias estaduais.

    Os carcereiros deverão passar por um curso de reciclagem para se tornarem investigadores. O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, afirma que, por terem experiência policial, na prática, já estão aptos para desempenhar a nova função. Hoje, em torno de mil carcereiros trabalham em distritos de todo o estado. Alckmin e Pinto participaram, nesta sexta-feira, de uma cerimônia que oficializou a integração de 967 novos policias civis à corporação. O governador autorizou a abertura de um novo concurso público para a contratação de outros 500 agentes.

    A alteração faz parte de um processo de reformulação da corporação promovida pelo estado. Segundo ele, há cidades no interior que contam com apenas um investigador e um escrivão. E muitos desses profissionais estão para se aposentar. Além da integração de novos agentes e da extinção dos carcereiros, foi implantado um novo plano de carreira para os policiais civis e encurtado o período de treinamento dos novos agentes contratados. Agora, eles passarão por um treinamento de três meses e por um estágio de cinco semanas no distrito. Essa mudança, diz o secretário, não diminui a eficiência e a qualidade do policial e o torna apto mais rapidamente.

    Violência – O Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Sangari, mostra que o estado de São Paulo diminuiu a sua taxa de homicídios. Em 2010, o número de mortes violentas foi de 13,9 para cada 100 mil – abaixo da média nacional, de 26,2. Em 1999, São Paulo era o quinto estado mais violento, com índice acima da média nacional: 44,1 a cada 100 mil habitantes contra 26,2 no Brasil.

    “Nós enfrentamos uma guerra em que todo dia temos que vencer uma batalha”, disse Alckmin. “Agora, graças ao nosso trabalho, estamos em outra curva descendente”. Segundo o levantamento dos ministérios da Saúde e da Justiça, São Paulo se tornou o terceiro estado menos violento do país – atrás de Santa Catarina e Piauí.

  14. Destaques

    Comunicado – Nota de Falecimento

    É com imenso pesar que a diretoria da Adpesp comunica o falecimento de Paulo Cesar Pinheiro, filho da presidente Dra. Marilda Pansonato Pinheiro. A Adpesp externa sentimento de solidariedade aos familiares e informa que o velório ocorre neste domingo (25), a partir das 11h, no Centro Velatório Terra Branca, localizado na rua Gerson França- Quadra 5, Bauru. O sepultamento está previsto para ter início às 16h no Cemitério Parque dos Ipês, localizado na Av. José Vicente Aiello, 125 qd 22 – Parque Nações, Bauru.

  15. O recruta da PM Paulo Aparecido Santos de Lima morreu na última sexta-feira, dez dias após passar mal durante um treino na semana de adaptação do curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Alunos da 5ª Companhia Alfa denunciaram que um capitão e três tenentes obrigaram a turma a sentar no asfalto quente e jogaram água gelada e areia em alguns alunos. Os relatos envolvendo excessos de oficiais, entretanto, não são novidade no Cfap: dois meses antes do treino que terminou com a morte do recruta, outro aluno denunciou, em documento arquivado na 3ª Companhia obtido pelo EXTRA, a ordem de um oficial para que a turma ficasse sentada no asfalto quente como punição.
    O relato faz parte de um documento de razões de defesa (DRD) produzido no dia 11 de setembro pelo recruta para justificar o fato de ter saído do treinamento para ir ao banheiro sem autorização. O aluno afirma que, após uma hora e meia de treinamento para a formatura do curso — que aconteceria na mesma semana — pediu para ir ao banheiro. O oficial negou o pedido. Minutos depois, recruta saiu “desesperado” de forma. Quando voltou do banheiro, a turma recebeu, “como forma de punição, a determinação do oficial para se sentar no chão quente”. Ao todo, o pelotão de cem concludentes do curso ficou dez minutos sentado no pátio, “sob o intenso calor do sol da tarde”. O aluno não relata se algum recruta precisou de atendimento médico. Já no dia 12 de novembro, 33 alunos foram atendidos, sendo que 18 tiveram queimaduras nas nádegas ou nas mãos.
    No fim do relato, o aluno protesta contra a prática: “Não faz parte do treinamento para a formatura de PMs, tampouco integra o rol das sanções previstas no Regimento a exigência de ‘sentar no chão quente’ ou ‘sentar no chão sob forte calor do sol’”.
    Procurada, a PM não se posicionou sobre o caso nem informou se o treinamento será investigado. Em entrevista ao EXTRA no dia 18 de novembro, quando foi diagnosticada a morte cerebral do recruta, o comandante do Cfap, coronel Nélio Monteiro, afirmou que não tinha conhecimentos de outros casos de excessos.
    — Já formei mais de 7 mil alunos do Cfap. Até hoje, nunca houve relatos de excessos. O dia 12 foi atípico.
    Enterro do recruta PM Paulo Aparecido Santos de Lima no cemitério de Engenheiro Pedreira
    Enterro do recruta PM Paulo Aparecido Santos de Lima no cemitério de Engenheiro Pedreira Foto: AlexandroAuler / Extra
    Outros casos investigados
    Um outro caso de suposto excesso por parte de oficiais no Cfap está sendo investigado pela Auditoria de Justiça Militar do Ministério Público estadual. Na tarde de 31 de janeiro de 2011, Alessandra Vasconcellos, então aluna da 4ª Companhia, lesionou a cabeça e a coluna num dos exercícios do primeiro dia de adaptação do curso. De acordo com investigação da própria unidade, Alessandra recebeu a seguinte ordem do tenente Eugênio de Freitas Soares: “Pula, Fem!”. “Mergulhei no lago e bati a cabeça em uma pedra”, disse ela, em depoimento.
    O oficial afirmou que, “para os alunos que não alcançassem as metas, era ordenado que entrassem no laguinho”. O tenente disse que o exercício era uma “forma de adestramento e também aliviava o calor do dia”. Alunos que testemunharam a cena contaram que tinham conhecimento de que o lago era sujo.
    No dia 9 de outubro, a promotoria pediu informações sobre o estado de saúde da soldado. Procurada pelo EXTRA, ela não quis falar.
    Outras unidades também são investigadas por excessos: em depoimento na 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, o sargento Sergio Luziet Crescencio afirmou que, durante treinamento do curso de formação do Batalhão de Choque (BPChq), em maio de 2012, foi asfixiado por um tenente. Sergio não chegou a concluir o curso:
    — Temi pela minha vida — disse ao EXTRA.

    Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/oficial-obrigou-turma-de-curso-da-pm-sentar-no-asfalto-quente-apos-recruta-sair-da-fila-para-ir-ao-banheiro-10869904.html#ixzz2lejYhAHL

  16. Então Senhor Secretário da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Processo Criminal na Justiça Militar está em trâmite, mesmo assim, na esfera administrativa, está demonstrado a não compatibilidade dos 3 oficiais PM(s) com uma polícia cidadã e democrática, devem ser expulsos da PMERJ e presos. Sobre o Comandante, este mente, porque num quartel todas as alterações, novidades, instruções a este deve ser relatada, posto que quando foi promovido a Coronel, fez exames de visão, audição e outros exames médicos e físicos, pois não deve furta-se dos fatos que acabam todos nele.

  17. Obrigado Governador nos 3ª classe em peso o reelegeremos em 2014 por ter aprovado a 1ª tabela #tamo junto!

    noticia do dia 21/11 a lei foi votada no dia 19/11

    Nesta terça-feira (19) foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 44/2013, do Executivo, que reajusta os vencimentos de escrivães e investigadores de polícia. Para se tornar lei, o projeto necessita apenas da sanção do governador.

    O reajuste real será de 21%, pagos em duas etapas, sendo uma no primeiro dia do mês subsequente à data de publicação da lei e a segunda um ano depois. Esse aumento considera ainda, o reajuste de 7% concedido aos policiais civis no início deste mês.

    De acordo com as tabelas em anexo ao PLC 44, nesta primeira fase os salários-base dos escrivães e investigadores serão entre R$ 1639,10 (escrivães I, 3ª classe) a 2022,35 (escrivães IV, classe especial), sendo hoje os valores respectivos R$ 1580,04 e R$ 1949,67. No próximo ano (segunda fase), os vencimentos ficarão entre R$ 1786,62 (I, 3ª classe) e R$ 2204,58 (IV, especial).

    O aumento salarial para as duas carreiras cumpre a lei do nível universitário (NU), aprovada em 2008. Com a medida serão beneficiados 27.280 policiais civis, entre ativos, aposentados e pensionistas.

  18. O DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO CAPEZ COMO RELATOR, AO AVALIAR A CONSTITUCIONALIDADE DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DE NÚMERO 47/13, DEU VOTO FAVORÁVEL.

    PARA QUEM NÃO SABE ESSE PROJETO VERSA SOBRE O NÍVEL SUPERIOR PARA AS CARREIRAS DE AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES E PAPILOSCOPISTAS POLICIAIS…

    UM GRANDE AVANÇO PARA A NÓS E PARA A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, RUMO AO NÍVEL SUPERIOR.

    PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTREM NO SITE DO SINTELPOL.

  19. É meu caro velhinho gaga, ate agora nenhum comentário a respeito da sua postagem hem, vamos ver ate o final quantos vão aderirem e se compactuar com as suas tolices e choradeiras, estou pagando pra ver, aguardo.

  20. continua sem comentário a sua postagem velhinho psicopata e chorão

  21. Se for esse valor de quase 1 conto e 800, melhorou um pouco para os mais novos, que são os pé de boi da instituição, parabéns pela belíssima conquista.

  22. hehehehehehehehehehehehe, vadir arrombado, sua postagem continua sem nenhuma apreciação, que coisa não? hahahahahahahahahahahahahahahahahaha

  23. dr. de cu é rola seu arrombado, vc é dotô só se for de rola (chupar), um semi-analfabeto que entrou na pc a 30 anos atraz quando exigia o nível fundamental, hoje que a fila andou, e as coisas mudaram, e como tempo tudo acompanhou, hoje a exigência para ingresso nas carreiras de escrivão e investigador é de nível superior, vem um monte de borra-bostas semi-analfabeto que vive nas costas dos legítimos funcionários que entraram nestas carreiras apos as exigências, se achando dotô, deixa de ser burro cara, doutor é aquele que cursou numa faculdade/universidade e concluiu o curso, e em seguida fez o de doutorado para completar, ok seu verme escriturário ou digitador de balcão, servidor de sangue para pernilongo, acharcador de biqueiras, puteiros, bingos, maquininhas, desmanches, dentre tantos outros que nem preciso citar , vai comer merda seu vacilão arrombado.

  24. DR.ESCRIVÃO disse:
    26/11/2013 ÀS 23:32
    JACARÉ SEM DENTE CADE SUA MULHER KKKKKKKKKKK ESCÓRIA AQUI NÃO É SEU LUGAR KKKKKKKKKKK

    a minha digníssima esposa querida esta bem aqui do meu lado, bem satisfeita apos algumas horas de amor(sexo) comigo, e a tua se és que tens, isto se vc não for uma bichona, ou um chifrudo, que enquanto trabalha como escravo num plantão servindo cafezinhos para os PMs, fica doando sangue para pernilongo, enquanto isso, o zorro está só fofando com a sua esposinha, hahhahahahahahahahahah, chifrudo, corno, vacilão..

  25. eh aih valdir nadica de comentário ainda referente a sua postagem, vixe tá difícil hem, os ventos não sopram para seu lado e já faz tempo hem,liga não, vai mudar, continua aiiiiiiiiiiiiiiiiiii no pau da bandeira, onde é o lugar bem propício para vc por em dia suas choradeiras, ou choraminguadeiras, hahahahahahahahahahahahahaha, e hahahahahahahahahahahaha, e mais hahahahahahahahahaha, gostou, fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii babaca.

  26. O Jacaré Indigente magoou, a velha Sra. deve ter dormido de fardamento e o Jacacaré fêmea deve ter tirado serviço com a tonfa atolada no toba…
    Vai meter com o cú e sai de cima do rabo atolado!
    Alpiste de oficial transviado…
    Deve juntar os cascos, limpar e lavar pro batalhão e pagar de bolsa se jacaré…
    Chupa meus ovos que não são de jacaré e vai fra.wquea liberar a cloaca fun ional miliciana…

  27. O SIPOL DISSE QUE ESSA TABELA NÃO É A BARGANHADA KKKKKK FALA SÉRIO KKKKKKKKKKKKK

    VERGONHOSO AINDA TEREMOS QUE ESPERAR ATÉ 2015 PARA GANHAR A ESMOLA DE R$1.698,00!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    AFIRMO QUE DEVERIA TER UM DISTANCIAMENTO DE VALORES ENTRE AS CLASSES, MAS O ANUNCIO O N.U DEVERIA SER IGUAL PARA TODOS!!!!!!!!!! TANTO QUE OS ESPECIAL E 1 CLASSE, 99% NÃO TEM NIVEL SUPERIOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    99% DOS CLASSE ESPECIAL E 1 CLASSE NÃO TEM NIVEL SUPERIOR E AINDA VÃO LEVAR O NOSSO N.U KKKKK FALA SÉRIO!!!!!!!!!!!!!

  28. pois é valdir vacilão, vc viu quantos comentários teve referente a sua postagem, deixa de ser vacilão, para de fazer papel de otário, corre atrás dos seus direitos de forma e lugar diferente, aqui neste espaço ninguém pode te ajudar, vc só serve de gozação seu velho babaca, começo acreditar que estais mesmo caducando e batendo biela, vai curtir sua aposentadoria com a sua esposa, pois será que já pensou um pouquinho pelo ao menos que já atingiu o limite da media da idade dos brasileiros, logo logo vc bate as botas e o zorro é quem vai fofar com sua esposa e salário seu vacilão, começa por arrumar um bom e verdadeiro advogado pra correr atrás dos seus direitos, vc acompanha de perto, e deixa as coisas fluírem normalmente, para de fazer papel de zé mané cara, fico com vergonha no seu lugar de tantas zombarias, parece que não tem personalidade, e vergonha na cara, acorda pra vida.cara não teve nenhum comentário na sua postagens, na próxima postagem sua vou novamente acompanhar, isto é no caso de vc não criar vergonha nesta cara depois desse resultado, e voltar a postar bobeiras contra oficiais que nem na ativa se encontra, o que espera acontecer caso alguém te der apoio, nada nadica de nada poderá acontecer nem a seu favor, e nem contra aqueles que vc insiste em tentar de alguma forma se vingar, cara vc perdeu, tenta ganhar em outra partida, em outro jogo, em outro campo, acorda.

  29. jacaré sem dente original,

    O comentário do Ex-tira, atual, Compliance! que nada parece significar para ti, até porque “são casos isolados” as recorrentes PATIFARIAS da falida instituição que você defende, vale mais do que todos os seus comentários e insinuações maledicentes. Deve ser muito lamentável o viver da pessoa desprovida de visão contextual dos fatos. Pudera: se você optou por ser banguela!

  30. Esse Valdir eu admiro é um oficial corajoso em expor tais mazelas….

  31. jacaré sem dente original,

    Você já emitiu centenas e centenas de distorções, impropérios, ofensas, sem responder sequer uma pergunta. Isso mostra o quanto você é incapaz de rebater o que afirmo. Pior que isso: não conseguiu convencer nenhum “ofendido” a me contestar!

    Não vou negar que os comentários, positivos ou negativos, fazem parte do embate democrático, porém, o mais importante (aprovação ou contestação) somente ocorreu por conta de muitos apoios que tenho recebido. Sem nunca ninguém ter me contestado, você demonstra esse comportamento retaliativo, imagino se os “ofendidos” pudessem se defender, apontando evidências de que não são absolutamente consistentes e verídicos TODOS os episódios que narrei.

  32. Parabéns Valdir!
    Enfrenta o gigante com bravura e argumentos?
    Não veio ao mundo para ser leniente.

  33. R.ESCRIVÃO disse:
    29/11/2013 ÀS 18:32
    JACARÉ SEM DENTE ORIGINAL, HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ É SD DA PM?

    pergunta de u debiloide escriturário arrogante igual a vc eu me nego a responder, se vc baixar a bola e mudar esse palavreado quem sabe as coisas mudam, ao meu ver és um mero digitador ou escriturário como preferir, menos dotô, se és dotô, posta aqui seu diploma de doutorado, ai sim, serás chamado com dignidade de doutor, mas só porque exige NU para ingressar no seu cargo, cara nem delegado, nem advogado é doutor, a não ser que sentaram nas cadeiras, e cursaram e terminaram o referido curso de doutor seu vacilão, ate então continuo dizendo que dotô de cu é rola seu babaca, e com certeza tenho bem mais tempo que vc de funcionarismo otário.

  34. hc disse:
    29/11/2013 ÀS 23:35
    Parabéns Valdir!
    Enfrenta o gigante com bravura e argumentos?
    Não veio ao mundo para ser leniente

    ai valdir ate que enfim teve um babaca para te dar apoio, mas quanto a sua postagem ainda não teve nenhum né, continua postando seu vacilão, e fazendo papel de zé mane, servindo de chacota para os leitores deste blog, babaca, deveria trabalhar num circo, gosta de fazer piadas e palhaçadas mesmo, quem sabe esta sera uma boa ideia, alem disso poderá ganhar uns jotas.

  35. jacaré sem dente original:

    Troque sua arrogância por algo mais digno de credibilidade e justiça social. Como representante e defensor da PM, entendo que seria sua obrigação, além de DEVER MORAL, contestar as “ofensas” que mencionei, ou, pelo menos, convidar os “ofendidos” que o façam.

    Acho que as suas ofensas, generalizadas e fugidias do assunto, não trarão nada de proveitoso.

    Todos essas ofensas, gratuitas, por falta de argumentos, fará de você, amanha, o que você é hoje: o mesmo despeitado (e desdentado) de ontem, incapaz de frear as publicações das PATIFARIAS! Lembre-se: nada muda se você não mudar. Pense nessa Lei Universal, irrevogável pelos homens.

    Tenta no Flit Atuante: lá você agradará a seu nobre comandante!

    Desiste de tampara o sol com a peneira!

  36. Valdir de Souza disse:
    30/11/2013 ÀS 12:24
    jacaré sem dente original:

    Oh! Dr. Guerra não dá para desviar “automaticamente” os comentários do “jacaré sem dente” para o “flit atuante”.

  37. jacaré sem dente original:

    Vossa credibilidade parece em queda!!!

    Poderia ser mais interessante a sugestão pela qual você contatasse os meus “ofendidos” para que se manifestem.

  38. JACARÉ SEM DENTE ORIGINAL, AQUI NÃO É SEU LUGAR !!!!!!!!!!!!!!!

  39. DR.ESCRIVÃO disse:
    01/12/2013 ÀS 8:28
    JACARÉ SEM DENTE ORIGINAL, AQUI NÃO É SEU LUGAR !!!!!!!!!!!!!!!

    já te falei um monte de vez, se almeja ser chamado de dotô, posta aqui o seu diploma de doutorado, caso contrário, dotô de cu continua sendo rola seu arrombado vacilão, sem-anarfa, vai estudar um pouquinho mais, otário, piolho e rato de delegacia.

  40. Valdir de Souza disse:
    30/11/2013 ÀS 16:55
    jacaré sem dente original:

    Vossa credibilidade parece em queda!!!

    Poderia ser mais interessante a sugestão pela qual você contatasse os meus “ofendidos” para que se manifestem.

    vc é tão otário seu velho gaga, que vive me pedindo pra que eu tente te ajudar solicitando os desqualificados por vc da PM para te dar alguma respostas das suas choradeiras postadas, vai cagar cara, não compactuo com essas nojeiras que vc posta, nem eu e nem ninguém, prova disso é não ter tido postagens relacionadas com seu post, seu zé mané, paga pau.

  41. Escriludida. disse:
    30/11/2013 ÀS 12:56
    Valdir de Souza disse:
    30/11/2013 ÀS 12:24
    jacaré sem dente original:

    Oh! Dr. Guerra não dá para desviar “automaticamente” os comentários do “jacaré sem dente” para o “flit atuante”

    em primeiro lugar nunca nunca postei nada referente a vc, então vos considero como uma entrometida, em segundo, se vc gosta do velho babaca e psicopata, leva ele para sua casa e de de comer pra ele quem sabe vcs dois possa juntar o útil ao agradável, passar bem cara arrombada entrometida, pois passarinho que come pedra conhece o cu que tem, não meche com que esta quieto, pois quem meche com fogo pode se queimar, vacilona, vc perdeu uma grande oportunidade de ficar com essa boca cheia de merda bem fechada né.

  42. esse jacaré sem dentes nem sabe escrever tadinho, que diferença do português impecável do post.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s