Luiz Fávio Gomes : Como os EUA reduziram a criminalidade? 39

Como os EUA reduziram a criminalidade?

Publicado por Luiz Flávio Gomes

A criminalidade nos EUA cresceu assustadoramente nos anos 60/70 e atingiu seu apogeu nos anos 80. O declínio começou a partir de 1990: os índices de assassinatos e roubos (assaltos) caíram pela metade (ver Erik Eckholm, The New York Times International Wekly – Folha, 7/2/15). Nova York, que possui um dos menores índices de encarceramento dos EUA, é uma das cidades que mais reduziram a criminalidade: ela registrou apenas 328 homicídios em 2014, contra 2.245 em 1990 (redução de 85%: ver Adam Gopnik, em Revista Jurídica de la Universidad de Palermo, año 13, n. 1, novembro/2012, tradução de Juan F. González Bertomeu e colaboradores). Depois de 20 anos da grande e bilionária reforma penal de Bill Clinton (de 1994), continua a polêmica sobre as causas da redução da criminalidade nos EUA. Seria o encarceramento massivo? Nos anos 80, eram 220 presos para cada 100 mil pessoas; esse número pulou para 730 em 2010. Indaga-se: era mesmo necessário esse drástico aumento no encarceramento? Quais fatores mais contribuíram para a diminuição do crime?

A polêmica é imensa, mas existem alguns consensos (ver Erik Eckholm, citado): (1) fechamento dos mercados de drogas a céu aberto (com a consequente redução dos tiroteios); (2) revolução no policiamento (concentração nos “pontos quentes”, ainda que fossem um ou poucos quarteirões); (3) policiamento “intensivo” preventivo (blitz contínuas em toda população: “os pobres nesse caso são os que mais sofrem, mas também os que mais ganham”); (4) o exagerado número de condenações por drogas e armas teve papel bastante modesto; (5) o grande encarceramento foi relevante num período, mas depois foi perdendo sua importância para a redução dos crimes (posto que afeta desproporcionalmente algumas minorias: negros, hispânicos e pobres, que são condenados a longas penas, inclusive por crimes menores; o encarceramento dos negros é sete vezes maior que a dos brancos); (6) envelhecimento da população; (7) baixos índices de inflação. A esses fatores cabe agregar: (8) o saneamento e o controle rígido da polícia (evitando ao máximo a corrupção); (9) a melhoria visível da estrutura e do preparo do policial, bem remunerado (e mesmo assim muitos desvios ainda acontecem). A efetiva atuação da polícia se transformou em (10) alto grau de certeza do castigo (quase 70% dos homicídios são devidamente apurados e punidos). Muitos desses fatores também se fizeram presentes em vários países. A baixa da criminalidade desde meados de 90 se deu, assim, em várias partes do mundo (Europa, por exemplo, Canadá etc.).

Como os EUA reduziram a criminalidade

A queda dos crimes, ademais, coincidiu com o declínio (descompressão) de vários problemas sociais como (11) a gravidez na adolescência e a (12) delinquência juvenil (fortes, aqui, foram a cultura e o sistema judicial). Quando os jovens crescem num ambiente mais seguro, eles se comportam de maneira mais responsável (J. Travis). Qual o consenso em 2015? O encarceramento massivo foi longe demais (republicanos e democratas estão reconhecendo isso). O enigma da redução da criminalidade (nos EUA) não encontra explicação plausível em teorias simplistas (muito menos simplificadoras e pior ainda nas simplórias, que tangenciam o senso comum vingativo). Foram intensas as medidas de prevenção secundária (obstáculos ao cometimento do crime), mas não podem ser descartadas para o futuro as de natureza primária (mudanças socioeconômicas), tais como: (13) o incremento do policiamento comunitário (aproximando-se o policial da comunidade: é preciso superar o abismo que separa as forças da lei das minorias sociais); (14) que são relevantes o enriquecimento da primeira infância, (15) a expansão do tratamento dos drogados e (16) mais serviços de saúde mental (ver Erik Eckholm, citado).

O encarceramento massivo seria responsável por uma baixa diminuição dos delitos (algo em torno de 10%) e mesmo assim a um custo exorbitante: o dinheiro gasto com prisões aumentou seis vezes mais que o sistema universitário (educação superior); fala-se ainda na despersonalização do condenado, no teor vingativo da pena bem como no enriquecimento das empresas que exploram mercadologicamente os presídios (privatização dos presídios). A falência da reabilitação criminal (desenvolvida no norte dos EUA, sobretudo a partir da prisão de Filadélfia) levou muitos a concluírem que nada funciona (nothing Works, disse Martinson). Daí o conservadorismo encarcerador.

Para o criminólogo Franklin Zimring (A cidade que se tornou segura, 2012, em Gopnik, citado: 155), a grande redução da criminalidade não decorreu da resolução das patologias profundas que obsessionam a direita (encarceramento massivo dos superpredadores, redução das mães solteiras, o fim da cultura do bem-estar social) ou a esquerda (injustiça social, discriminação, pobreza); nem tampouco da generalização do aborto, nem de mudanças radicais na situação econômica do povo, nem alteração étnica, nem na alteração da educação, nem na tolerância zero: foram pequenos atos de engenharia social desenvolvidos para impedir o delito que funcionaram (mais policiamento nos lugares “quentes”; não prisões alopradas de pequenos delitos nos lugares seguros); blitz generalizada (“os pobres pagaram mais, mas ganharam mais”) etc. O ato delitivo é uma questão de oportunidade, seja para os ricos, seja para os pobres (quanto mais obstáculos, menos delitos). Muita prevenção e alta certeza do castigo (frente aos delinquentes, sejam marginalizados, sejam os de colarinho branco). Sem alterar suas profundas patologias sociais, os EUA conseguiram diminuir a criminalidade.

Um pouco mais sobre este artigo aqui.

Luiz Flávio Gomes

Luiz Flávio Gomes

Professor

Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). [ assessoria de comunicação e imprensa +55 11 991697674 [agenda de palestras e entrevistas] ]

Um Comentário

  1. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise, além da Exciludida disse:

    MAIS AGILIDADE
    Minas Gerais terá “delegado conciliador” para resolver pequenas causas

    10 de fevereiro de 2015, 14h04
    A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais pretende criar a figura do delegado conciliador, que vai solucionar crimes com menor potencial ofensivo, como aqueles com pena máxima de dois anos e contravenções penais. A medida visa a reduzir a superlotação carcerária no estado, segundo noticiou o jornal Estado de Minas.

    De acordo com o projeto, o delegado conciliador atuará de forma semelhante à de um juiz de instrução. Ou seja, ele irá avaliar a necessidade de manter um preso em flagrante detido, determinará o valor da fiança, e aplicará penas alternativas em transações penais e ordenará o uso de tornozeleiras eletrônicas. A decisão deverá passar pelo Ministério Público e ser homologada por um juiz. Caso haja abuso, ele poderá mudar a decisão e punir o delegado.

    A “superdelegado” integra a proposta de criação do Núcleo de Pacificação Social e Conflito Criminal, que poderia ser implementado em até nove meses e quase sem custos, uma vez que usaria as estruturas das delegacias. Os policiais civis receberão treinamento do Conselho Nacional de Justiça para garantir a eficiência da operação.

    Segundo o secretário-adjunto de Defesa Social, delegado federal Rodrigo Teixeira, a criação do Núcleo independe de regulamentação, uma vez que a Lei dos Juizados Especiais (Lei 9.099/1995) determina que decisões de pequenas causas podem ser tomadas por juízes ou leigos.

    Revista Consultor Jurídico, 10 de fevereiro de 2015, 14h04

    Curtir

  2. uma importante diferença entre o BRASIL e os ESTADOS UNIDOS. é que lá o CÓDIGO PENAL é muito mais
    rigoroso. lá o cara fica mesmo na cadeia.aqui não.

    aqui o preso rouba hoje e se for preso em flagrante vai pegar 5,4 anos e 4 meses de cadeia regime fechado.
    só que quando completar 1/6 da pena, que equivale aos ridículos 08 meses. ele vai pro semi aberto , e vai ficar roubando de novo. até ser preso novamente e continuar o círculo vicioso …

    o ideal é a reforma do CÓDIGO PENAL e impor penas bem rígidas.

    art 157= 10 anos de ponta a ponta.
    art 155= 05 anos de ponta a ponta.
    art 180= 10 anos de ponta a ponta.
    art 33= 15 anos de ponta a ponta.
    art 121= 30 anos de ponta a ponta.
    latrocinio= 40 anos de ponta a ponta.

    só assim teremos alguma mudança , caso continue com este CPB fraco. a tendência é o aumento da criminalidade.

    Curtir

  3. o mala taca dinamite em caixa eletronico e se for preso , vai responder simplesmente pelo comédia art 155.
    o mala taca fogo em buzão e se for preso vai responder pelo benéfico art de DANO.
    o mala é pego com 300 computador roubado em um galpão qualquer, assina um ridículo art 180 e paga uma fiança
    $ 5.000.00 e vai pra casa.

    assim fica impossível convencer o mala a abandonar o crime e ser um cidadão honesto……

    mas ser honesto pra que ? COM ESTE FAZ DE CONTA DE CÓDIGO PENAL..

    Curtir

  4. OS MALAS PODEM DAR GRAÇAS A DEUS QUE EU NÃO MANDO EM NADA , PORQUE SE EU FOSSE UM CARA PODEROSO. O CHICOTE IA ESTRALAR.

    EU ABRIRIA UM BURACÃO NO CHÃO DE 500 METRO DE LARGURA POR 800 METROS DE COMPRIMENTO …
    E 50 METROS DE PROFUNDIDADE… E POR 10.000.00 PRESOS LÁ … SERIA O CADEIÃO SUBTERRANEO…
    COMIDA E AGUA IA DESCER DE CORDA, ADVOGADOS IAM FALAR POR TELEFONES, FIM DA VISITA INTIMA.
    JOGAVA COLCHÃO PRA ELES DORMIREM DE VALETES.

    ISSO SIM IA DAR MEDO NO MALA DE IR PRA CADEIA.

    PORQUE AS QUE TEMOS HOJE .. ELES DIZEM QUE É COLÔNIA DE FÉRIAS. E QUE LOGO ESTÃO DE VOLTA
    PRA VIDA LOCA DELES….

    Curtir

  5. AS CLASSES SINDICAIS SE FORAM ATENDIDOS PELO SECRETÁRIO ADJUNTO, PODEM PENSAR NO PIOR EM UMA NOVA REUNIÃO PARA DAR TEMPO DE PASSAR AO SECRETÁRIO E O MESMO ANALISAR E DEPOIS APRESENTAR UMA OUTRA PROPOSTA KKKKKKK

    VERDADEIRO DESCASO !!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  6. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise, além da Exciludida disse:

    DOUTOR SOLDADO…

    Rio de Janeiro – A Polícia Militar do Rio de Janeiro prepara uma grande reestruturação interna que modificará os critérios de ingresso na corporação. Uma das decisões é a exigência de curso superior para a admissão de novos soldados. Assim, eles poderão seguir carreira até o último posto (coronel), sem a necessidade de um novo concurso para o oficialato, como ocorre hoje.

    Curtir

  7. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise, além da Exciludida disse:

    vc deve ser parente do narigudo também, isso mesmo o xuxu , do tiririca, do clodovil. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  8. VOCE ENTRA NO SITE DE NOSSAS ENTIDADES DE CLASSE E SEMPRE SE DEPARA COM AVISOS DESTACADOS EM VERMELHO QUE DIAS TAIS NAO HAVERA EXPEDIENTE, OU ENTAO AVISOS DE ACOES QUE NUNCA TERMINAM ANTES DE SUA DECREPTUDE. GOSTARIA DE VER ANUNCIOS DE BRIGAS EFETIVAS POR AUMENTO REAL DE REMUNERACAO DO TRABALHO POLICIAL!!!

    Curtir

  9. Ricardo, se até o sipol está sendo enrolado, imagine os demais, esqueça amigo, deste mato não sai coelho.

    Curtir

  10. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise, além da Exciludida disse:

    Caso de ferrero, espeto de pau????????????????????????????????????????????????????????????
    Conta de água na sede do governo paulista cresce 13,3%
    A crise hídrica no Estado de São Paulo não impediu o aumento do consumo de água no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Consulta feita pelo site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) mostrou que a conta de água da Secretaria Estadual da Casa Civil, que inclui o palácio, subiu de R$ 19.428,46 para R$ 22.010,24 entre os meses de referência de fevereiro e março – um aumento de 13,3%. Procurado pela reportagem do UOL, o governo estadual informou que as contas referem-se ao consumo de dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Segundo o governo, férias dos funcionários em dezembro e o retorno deles em janeiro, assim como a posse do governador Geraldo Alckmin, em 1º de janeiro, que levou mais de 2.000 pessoas ao palácio, teriam impactado o consumo de água. Embora tenha havido o aumento, o governo afirma ter conseguido manter a meta de 20% de economia de água nos últimos dez meses, que dá direito ao bônus oferecido pela Sabesp para quem economiza água. Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, o governo diz ter conseguido uma economia de 40% no consumo de água.

    Curtir

  11. Os crimes praticados pela classe política e os ricos são endêmicos aqui no Brasil, mas a impunidade é certa, por essa razão a classe menos favorecida não exita em praticar crimes de diversas naturezas, porém são responsabilizados e cumprem penas. A agravante de tudo isso fica pior quando a classe menos favorecida e menos esclarecida, com entendimentos distorcidos, também acreditam na impunidade e cumprem penas como se fosse pouco os dias na prisão, mal sabem eles que cada dia na prisão representa prejuízos incalculável para a vida toda. Existe uma tortura social muito mais preocupante ainda, são nossos adolescentes, eles, mesmo com as poucas idades já estão marcados e condenados a viverem no mundo dos crimes previstos nos artigos 155, 157, 33 e 121 que são comumente praticados pela classe pobre. Se fosse para entrarmos no mérito de como combater a criminalidade, em se tratando de Brasil, estamos perdendo tempo, por uma simples razão, não existe moralidade política aqui no Brasil e o pior que nunca existiu vontade de moralizar o País, nada é levado a sério !

    Todos nós Brasileiros(as), temos um problema muito complicado na esfera política, social e econômica, temos um País muito grande comandado por “coronéis” em cada povoado, todos nós ficamos atrelados aos problemas regionais e não temos a cultura de participar das ações políticas determinadas e administradas pelos ditos coronéis da política, isso conforme suas conveniências junto a classe mais abastada, claro que pobres e menos esclarecidos só votam, vejam exemplos de cada estado e verifiquem os coronéis, são eles que ditam as regras de como devemos nos comportar e quem devemos eleger a cada eleição, digo que isso é quase o voto de curral. portanto, por mais que tentemos convencer os menos esclarecidos usados , sempre vai haver as compras de votos, os favores e o induzimento dos coronéis sobre essa nata desprovida culturalmente, seria até uma desonestidade dizer que eles estão errados naquele momento de barriga vazia, mas é a realidade de nosso povo e para mudar isso vai levar 100 anos ou mais. Nós temos exemplos de países que anseiam por uma nação melhor, para isso mudam o sistema político e alguns retrocedem para o sistema ditatorial em busca de uma fórmula mais rápida de melhorar seus países, temos o exemplo da Venezuela que pelo que sabemos não vive bons momentos com governos ditadores, oras, seria uma ignorância tremenda por nossa parte exigir um Brasil melhor em 30 anos, isso leva muito tempo, é pouco a pouco, e mesmo assim vai demorar muitos anos e infelizmente nós não testemunharemos essa nação que sonhamos com nível escolar avançado, políticos e cidadãos honestos.

    Eu não sou filiado a nenhum partido políticos, sindicatos ou associações, tão pouco tenho procuração para defender alguém, mas na minha opinião, a Presidente Dilma que é fruto do Ex- Presidente Lula, ambos fizeram duas coisas que eu considero extremamente importante para o Brasil e nunca mais o país voltará ser o mesmo salve uma guerra e o retorno da ditadura militar, mas se isso não acontecer, a abertura da internet atingindo o baixa renda e a liberdade de investigação da Polícia Federal, foram e são sem duvidas um avanço tremendo para a libertação da classe menos favorecida e menos informada para fazer o Brasil avançar nas questões políticas, sociais e econômica, são os 03 itens básicos e muito importantes para mudar a vida de todos nós .

    Curtir

  12. Que mal pergunte

    Alguem aqui tem autorizaçao para morar onde mora:

    TA TUDO ERRADO ENTÃO, descumprindo normas existentes do dignissimo DGP

    Curtir

  13. ESSA DEVE SER A REUNIÃO DE NÚMERO 200 EM DOIS ANOS, ENQUANTO OS OUTROS ESTADOS A POLÍCIA CIVIL JÁ FOI TODA REESTRUTURADA A MAIS DE CINCO ANOS, COMO NO RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, GOIÁS E PARANÁ.

    Curtir

  14. SECRETARIO, DELEGADO GERAL, CADE A REESTRUTURAÇÃO? MAIS DE VINTE ANOS DE ESPERA, OS OUTROS ESTADOS JÁ FIZERAM HÁ ANOS E NÓS ESTAMOS NA ESTACA ZERO.
    NINGUÉM AGUENTA MAIS A TAMANHA INTRIGA INTERNA ENTRE O TANTO DE CARREIRAS EM NOSSA POLICIA.
    REESTRUTURAÇÃO JÁ NOS MOLDES DE MINAS GERAIS E DEMAIS ESTADOS.

    DELEGADO
    PERITO
    ESCRIVÃO
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA

    Curtir

  15. AI A COISA FICARIA SÉRIA.

    o ideal é a reforma do CÓDIGO PENAL e impor penas bem rígidas.

    art 157= 10 anos de ponta a ponta.
    art 155= 05 anos de ponta a ponta.
    art 180= 10 anos de ponta a ponta.
    art 33= 15 anos de ponta a ponta.
    art 121= 30 anos de ponta a ponta.
    latrocinio= 40 anos de ponta a ponta.

    só assim teremos alguma mudança , caso continue com este CPB fraco. a tendência é o aumento da criminalidade.

    Curtir

  16. Sem estardalhaço, DEIC mete 10 vagabundos da facção em cana. Marcolinha foi pro pote junto com os ‘irmãos’ na hora da contabilidade da ‘caixinha’.

    10/02/2015 20h21 – Atualizado em 10/02/2015 20h32
    Polícia de SP prende dez suspeitos de integrarem facção criminosa
    Eles participavam de reunião na Zona Norte, segundo assessoria do Deic.
    Um dos presos, um homem de 40 anos, é conhecido como ‘Marcolinha’.
    Do G1 São Paulo

    Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam nesta terça-feira (10) dez suspeitos de integrarem uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios de São Paulo. Segundo a assessoria do departamento, eles foram presos em flagrante durante uma reunião de prestação de contas na Zona Norte da capital paulista.

    Os suspeitos eram investigados havia um mês e, segundo a polícia, eram chefes da facção em regiões da Grande São Paulo. No momento da prisão, eles estavam reunidos em um imóvel na Favela da Arábia, na região de Parada de Taipas, para discutir a contabilidade da quadrilha. O Deic afirma que cada integrante do grupo precisa pagar cerca de R$ 800 ao mês para a facção.

    A polícia diz que nove dos dez detidos tinham passagens por crimes como tráfico de drogas, porte de arma, roubo e formação de quadrilha. Agora, foram autuados em flagrante por formação de organização criminosa. Foram apreendidos com os suspeitos 14 veículos, cerca de R$ 13 mil em dinheiro e um caderno com a contabilidade da quadrilha.
    Um dos presos, um homem de 40 anos, é conhecido como “Marcolinha”, em referência ao apelido de Marco Willians Camacho, o Marcola, apontado como chefe de uma facção criminosa que está preso na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Não há confirmação, no entanto, se o detido nesta terça-feira tinha alguma relação com Marcola.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/02/policia-de-sp-prende-dez-suspeitos-de-integrarem-faccao-criminosa.html

    Curtir

  17. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se cai na mao da PM, ROTA ou FORÇA TATICA, tinha ido tudo pro saco e dava menos trabalho.

    Curtir

  18. UM LINDO TRABALHO DE ENXUGAR GELO
    CAI UM ENTRA OUTRO PIOR NO LUGAR NA MESMA HORA E OS NEGOCIOS CONTINUAM BOMBANDO 100%

    O “VASELINA” ESTA CERTO, POR ISSO REPITO O SEU POST ABAIXO.
    ———————————————————————————————–
    AI A COISA FICARIA SÉRIA.

    o ideal é a reforma do CÓDIGO PENAL e impor penas bem rígidas.

    art 157= 10 anos de ponta a ponta.
    art 155= 05 anos de ponta a ponta.
    art 180= 10 anos de ponta a ponta.
    art 33= 15 anos de ponta a ponta.
    art 121= 30 anos de ponta a ponta.
    latrocinio= 40 anos de ponta a ponta.

    só assim teremos alguma mudança , caso continue com este CPB fraco. a tendência é o aumento da criminalidade.
    ————————————————————————————————-
    SEM MUDANÇAS NO CP O TRABALHO POLICIAL É UM ENXUGA GELO QUE NÃO TEM EFETIVIDADE ALGUMA.
    NESSE ATUAL MOMENTO EM QUE VIVEMOS, PARA A SEGURANÇA MELHORAR O BANDIDO TEM QUE SENTIR MEDO ESTA É A UNICA LINGUAGEM QUE ELE ENTENDE, SE FICAR NO BLA BLA BLA DE DIREITOS DOS MANOS, O PAÍS VAI SE TORNAR UMA LEGIÃO DE BANDIDOS.

    Curtir

  19. Dita o cabelo policia disse:
    11/02/2015 ÀS 7:51
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se cai na mao da PM, ROTA ou FORÇA TATICA, tinha ido tudo pro saco e dava menos trabalho.

    ———————————————————————————————————————————-

    É ia tudo cair mesmo, os PM pro ROMÃO e uns 2/3 inocentes baleados, igual aquelas duas mulheres do Campo Limpo.

    Depois não sabe porque não tem apoio de ninguém, se tivesse uma cana dessa por semana eu queria ver se os malas, a população e o governo não ia respeitar a PC.

    Curtir

  20. Se o administrador apenas cumprisse as Leis que beneficiam o policial como a Lei 144/14 muito provavelmente a criminalidade iria cair, mas o lucro das empresas que vivem da” Sensação de Insegurança” também. E enquanto os partidos políticos não sobreviverem exclusivamente das contribuições de seus filiados, isto não vai acontecer.

    Curtir

  21. FUTUROPOL disse:
    11/02/2015 ÀS 13:47
    Dita o cabelo policia disse:
    11/02/2015 ÀS 7:51
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Se cai na mao da PM, ROTA ou FORÇA TATICA, tinha ido tudo pro saco e dava menos trabalho.

    ———————————————————————————————————————————-

    É ia tudo cair mesmo, os PM pro ROMÃO e uns 2/3 inocentes baleados, igual aquelas duas mulheres do Campo Limpo.

    Depois não sabe porque não tem apoio de ninguém, se tivesse uma cana dessa por semana eu queria ver se os malas, a população e o governo não ia respeitar a PC.

    ______________________________________________________________________________________________
    Bem, pelo NICK, da pra entender FUTUROPOL kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quando sera que voce vai assumir?
    Eu creio que em 5 ou 6 anos ainda, por enquanto, fica discutindo ai o que voce nao tem nem o minimo conhecimento.
    Que mal te pergunte FUTUROPOL ou SUPER HOMEM DO POVO, voce sabe fazer local de crime?

    Vai te catar e discutir com recrutas e conscritos, nunca pos a bunda numa viatura.

    Curtir

  22. O lugar da Dilma é na Papuda! disse:
    11/02/2015 ÀS 0:45
    Sem estardalhaço, DEIC mete 10 vagabundos da facção em cana. Marcolinha foi pro pote junto com os ‘irmãos’ na hora da contabilidade da ‘caixinha’.

    ===========================

    Eis aqui um belo exemplo da impunidade aqui no brasil . esta quadrilha vai assinar o art 288 .. de FORMAÇÃO DE QUADRILHA. … isso é uma piada…

    alguém aqui imagina que estes CHEFES QUADRILHEIROS irão ficar mais de 30 DIAS NA CADEIA ???????
    GARANTO QUE ANTES DE UM MÊS TODOS ESTARÃO NA RUA RESPONDENDO O PROCESSO EM LIBERDADE…

    A DIFERENÇA é que se este fato acontecesse nos EUA . no mínimo eles ficariam uns 10 anos regime fechado.

    tai o motivo do crime só crescer aqui no brasil.. é a impunidade.

    Curtir

  23. e estes 10 malandros que foram presos ontem , é óbvio que ja tem 10 malas substituindo eles.

    e nós !!! vamos continuar enxugando gelo até quando ?????

    Curtir

  24. que piada essa de comparar nossas leis com a de um país de primeiro mundo! Temos as leis que merecemos, as urnas dizem o que merecemos…Caro Dr.Guerra, se terceirizarmos nosso judiciário pelo do norte americano, ai queria ver se este país (colônia de exploração) não andaria a passos largos!!! concorda meu caro?

    Curtir

  25. Não sei fazer local de crime, mas sei, como uma pessoa comum do povo, que é muito melhor ver uma reportagem como a dessa cana do que daquelas mortes das mulheres. Simples assim.

    Além do mais, que conhecimento que você tem meu amigo ? O que é que você faz com ele ? Vc é PM ou é PC ? Se for PM está tão ou mais no lugar errado que eu. Fica propagando com essa política de enfrentamento aberto, é nessa tecla que tem se batido a não sei quantos anos e como estamos ? Bem ? Quantos policiais mortos por ano ?

    Força por força acredite se quiser meu caro futuro colega inocente, a polícia perde, o ladrão compra a arma que quer. não precisa de autorização, nem portaria, nem decreto nem phorra nenhuma.

    O que falta na sua mentalidade e na do chuchu é que contra força se usa inteligencia, é muito simples, não queira segurar a bala, apenas segure o tambor … entendeu ?

    Curtir

Os comentários estão desativados.