Mais segurança gratuita para os Bancos – Por que a Febraban não investe na qualificação e contratação de vigilantes bancários ? 34

Mais segurança

SSP anuncia pacote de medidas para coibir ataques a caixas eletrônicos

De A Tribuna On-line
N/A

Somente este ano foram registrados 27 ataques

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou nesta sexta-feira (20) um pacote de medidas para tentar conter a onda de ataques a caixas eletrônicos no Estado de São Paulo. Somente este ano, foram registrados 27 ataques, com uso de explosivos, na Capital e Grande São Paulo.

Entre as principais regras estão: escolta dos veículos que transportam explosivos, instalações de dispositivos de segurança nos caixas e mapear onde eles ficam. O pacote de medidas foi divulgado após reunião entre o secretário Alexandre de Moraes, representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Exército.

Além da escolta ao transporte de explosivos, duas outras medidas importantes ficaram definidas. A Febraban decidiu que repassará às polícias os locais de caixas eletrônicos, para que eles sejam mapeados e georreferenciados, de modo a facilitar o trabalho de inteligência policial e o mapeamento de rotas de fugas em casos de explosões.

Este trabalho de mapeamento será concluído até a próxima terça-feira (24), quando os locais dos caixas passarão a constar dos sistemas de georeferenciamento das polícias, em especial do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Centro de Inteligência da PM (CIPM).

Este intercâmbio de informações também permitirá que as imagens das centrais de monitoramento de cada banco e agência sejam enviadas em tempo real para o Detecta – sistema inteligente de monitoramento de crimes do Estado de São Paulo.

Outra medida anunciada para tentar conter os ataques é a criação de um cronograma para instalação de dispositivos de segurança em caixas eletrônicos que estejam em áreas consideradas críticas. Os locais não foram divulgados, mas a ideia é que o mecanismo manche notas de dinheiro e solte fumaça se a máquina for danificada ou explodida.

——————————————————–

.

  1. QUEM TEM MEDO DE SER PRESO NO ARTIGO 155 DO CPB ?

    NÃO EXISTE FÓRMULA PARA DIMINUIR O ROUBO A CAIXA ELETRÔNICO !! TEM QUE MEXER NO CPB.

    ENQUANTO OS MALAS FORAM INDICIADOS NO FRAQUÍSSIMO ART 155º , NADA MUDARÁ.

    O CARA VAI PRESO HOJE E SE FOR PRIMÁRIO SAI HOJE MESMO.
    SE O MALA E RESIDENTE FICA UNS 4 MESES PRESO.

    TEM QUE ENQUADRAR O MALA QUE EXPLODIR CAIXAS ELETRONICOS , EM ARTIGOS DE SEGURANÇA NACIONAL.
    COMO TERRORISMO, E CARAIO A QUATRO…

    O MESMO PRA QUEM QUEIMAR ÔNIBUS. A PENA TEM QUE SER DE 20 ANOS EM REGIME FECHADO..

    ISSO SIM DARIA MEDO NOS MALAS………………………………………CADEIA LONGA…….
    PARA OS TERRORISTAS…………………………………………………………………………………..

  2. SE TEM A DELEGACIA DE ROUBOS QUE FAZ O SERVIÇO DE GRAÇA PORQUE O BANQUEIRO VAI
    GASTAR,TEM OS POLICIAS QUE VÃO FAZER AS OPERAÇÕES SEGURA CADEIRA, RONDAS BANCARIAS,
    E ETCs. ALGUEM ESTA MAMANDO E MUITO.

  3. SEGURANÇA PÚBLICA É UM DEVER DO ESTADO, SEJA PARA QUALQUER SITUAÇÃO. AS VÍTIMAS PODENDO AUXILIAR NAS INFORMAÇÕES RELEVANTES, AJUDAM E MUITO NO COMBATE Á MODALIDADE DAQUELE CRIME, MAS ISSO NÃO É O SUFICIENTE PARA GARANTIR QUE NÃO HAVERÁ NOVAMENTE, PORQUE A CRIMINALIDADE É ATUALIZADA CONSTANTEMENTE, SEJA PELA TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES EM GERAL, ESTÃO SEMPRE A FRENTE DA POLÍCIA, PRINCIPALMENTE COM ARMAMENTOS COM MAIOR PODER DE FOGO E AINDA CONTAM COM A FRAGILIDADE DA POLÍCIA NOS ASPECTOS DE INVESTIGAÇÕES POR FALTA DE POLICIAIS CIVIS. NÃO ADIANTA O GOVERNO ANUNCIAR BRAVATAS, TEM QUE ABRIR CONCURSOS PARA POLÍCIA CIVIL E PAGAR BEM AOS SEU POLICIAIS, PORQUE A CRIMINALIDADE AVANÇA E AGRADECE DO JEITO QUE AI ESTA. ENGRAÇADO QUANDO O GOVERNO ANUNCIA SEUS PACOTES FANFARRÕES, NUNCA INCLUI INVESTIMENTOS NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA, SOMENTE CONVERSAS.

  4. O GOVERNO ESTA ESPALHANDO ALGUMAS VIATURAS NO ESTADO DE SP, MAS FALTA QUEM UTILIZA, NÃO TEM FUNCIONÁRIOS PARA USAR, NÃO ABRE CONCURSOS, OS POLICIAIS ESTÃO APOSENTANDO, QUEM VAI USAR AS VIATURAS? O GASPARZINHO?

  5. QUEM FOR DONO DE BANCO LEVANTA A MÃO!!!! UÉ, NENHUM DONO DE BANCO NO BLOG? ENTÃO PRA QUE ESQUENTAR A CABEÇA. TROCAR TIRO COM LADRÃO ARMADO COM 556 ? NEM FUDENDO!! O BANCO QUE INVISTA EM SEGURANÇA 24 HORAS NAS AGENCIAS. OS BANCOS LUCRAM MUITO(EXEMPLO, PAGAM 0,50% NA POUPANÇA E COBRAM 15% AO MÊS NO ESPECIAL) ALEGAM QUE É O SPREED BANCÁRIO QUE É CARO. OS BANCOS ESTÃO FAZENDO COMO A SABESP FEZ: ESPERAM O GOVERNO SE COÇAR POIS NÃO QUEREM INVESTIR . PORQUE DIFICILMENTE ACONTECE ASSALTO AO DEPOSITO DA BRINKS OU DA BLUE ANGELS? E OLHA QUE LÁ TEM MUITO MAIS DINHEIRO QUE EM CAIXA ELETRÔNICO. A CARA DO POLICIA É OLHO DE VIDRO E BRACINHO DE HORÁCIO. PERGUNTA ONDE ESTÁ O POLICIA QUE TENTOU IMPEDIR O ASSALTO A CAIXA ELETRONICO. NO CEMITÉRIO. A FAMÍLIA GANHOU UMA MEDALHA E SAUDAÇÃO COM 21 TIROS. FICOU UMA FAMÍLIA SEM PAI E LARGADA POIS NEM O SEGURO DE VIDA O ESTADO PAGA. JÁ DISSE: DEIXA O PAU QUEBRAR. EU QUE NÃO ARRISCO MEU CORO PELOS BANCO NEM PELA POPULAÇÃO. TÔ FORA!!!

  6. A fiscalização do uso de explosivos e das fronteiras é das Forças Armas, portanto a culpa é deles.
    Senhores atentem para a seguinte situação: o vigilante trabalha armado, em seu local de trabalho, porem quanto fora de serviço NÃO, sabendo disso alguém acredita que eles enfrentariam um ladrão de banco, sabedores que somos do nível de periculosidade deles (dos ladrões de banco)?
    A opção mais lógica seria a de não reagir, porem o criminoso não só levaria o dinheiro como a arma e o colete do segurança.
    A solução seria qual?
    Primeiro: Para a abertura de uma empresa de segurança deveria haver uma LICITAÇÃO com critérios claros de treinamento, seleção, fiscalização e infraestrutura. (Hoje alguém resolve dar a autorização).
    Segundo: No mínimo ensino médio e um colegial técnico. (Para quem não sabe, basta o quarto ano primário e quinze dias de treinamento para um vigilante poder trabalhar com arma de fogo, um absurdo devido aos altos índices de criminalidade)
    Terceiro: Um Conselho Regional de ética profissional, semelhante a OAB, CRM e outros. (Não é secreto para ninguém que a casos em que o segurança participou do crime).

  7. (… mapeamento de rotas de fugas em casos de explosões…)
    A tá bom uma VTR com dois policiais armados de pistola vão cruzar com mais dez de fuzil, sem chance esquece.

  8. Senhores

    A questão principal não é a perda sofrida pelo banco, e sim, o destino dado ao dinheiro furtado, ele pode ser investido em material bélico…”os fura”, para aluguel, pode ser investido no “tráfico de entorpecentes”.
    Creio, que seria sim o mais acertado, a tal “Febraban” conveniar com o Estado, pagando um pró-labore aos policiais da área, envolvidos no combate e na prevenção, fornecer coletes de maior proteção, patrocinar a blindagem das viaturas envolvidas!
    Não se faz omeletes sem a quebra de ovos, portando, é sabido que a segurança pública é dever do estado.
    Para quem não sabe, os explosivos utilizados podem até ser fabricados de forma caseira, o material base tem livre comércio, agora, a grande maioria é desviada de pedreiras que ainda usam o método antiquado e não investem na guarda e segurança do material, isso também vale para quem fabrica e quem transporta.
    Não é uma questão assim de tão simples solução, dado ao grande numero de pessoas envolvidas, mas, querendo e batendo do lado certo, se controla é diminui bastante.
    Todos sabemos, que com a automação dos serviços, as instituições bancárias, após o investimento inicial só auferem lucros, o custo com mão de obra é ínfimo perante os lucros, nada mais justo que invistam, mas no lugar certo!acil
    A facilidade de se retirar dinheiro e pagar contas a qualquer hora na máquina eletronica, seduz a população, enriquece os bancos e coloca uma fonte fácil de dinheiro a ser furtada.
    Nesta equação, alguém há de perder…

    C.A.

  9. Senhores

    Alguém sabe me dizer por qual motivo, as portas com detectores de metal funcionam apenas durante o expediente?
    Passado este período os caixas eletronicos tem seus acesso franqueado sem nenhuma fiscalização?
    Lhes respondo, durante o expediente há funcionarios e clientes, do lado de dentro da agência que se afetados de alguma forma por criminosos, movem ações contra o estabelecimento, entenderam?

    C.A.

  10. A Prefeitura de SP disse que eliminaria as cooperativas de vans do serviço de transporte coletivo.
    Agora, também disse que desapropriaria as garagens das empresas para estimular a competitividade em uma noca licitação.
    As vans e os funcionários continuam os mesmos, mas trocaram os adesivos de identificação dos prestadores: cooperativa passou a ser chamada de “Auto Viação”…

  11. TO ESSE BLÁ BLA BLA, JÁ ENTENDI O RECADO, NAS PRÓXIMAS SEMANAS TERÁ RONDAS NOS DEPARTAMENTOS, AQUELAS NOTURNAS, SÓ PARA INGLÊS VER, SEM NENHUM FUNDAMENTO, A. NÃO SER CLARO, PARA SEGURAR OS DIRETORES EM SUAS CADEIRAS.
    EITA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO, UM LIXO.

  12. Nostálgico, Veraneio 76 ainda mete medo

    http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/antigos,nostalgico-veraneio-76-ainda-mete-medo,23302,0.htm

    “Quando o Veraneio preto e branco surgiu na esquina e se aproximou, três jovens que caminhavam pela calçada olharam para baixo, diminuíram o passo e procuraram disfarçar o nervosismo. Eles poderiam estar envolvidos em alguma atividade criminosa ou apenas assustados diante da força intimidadora do Chevrolet. E respiraram aliviados quando o camburão passou batido e sumiu no horizonte”

    “… alegria que o Veraneio traz nos passeios, que rendem diversão garantida. ‘As pessoas olham e sorriem encantadas, umas cutucam as outras para mostrar o carro. Todos querem tirar fotos, de famílias a policiais’. “

  13. Dr Guerra, que bom que alguém falou no programa carro— chefe da campanha do governo no assunto Segurança Pública.
    O Detecta.
    Programa este que a maior parte dos policiais do Estado de SP só tomou conhecimento que existia durante a campanha!
    A PM já está interligada ao Detecta.
    Isso é louvável.
    Um carro passou em qualquer radar e ao invés de simplesmente aplicar uma multa quando devido, o sistema OCR capta a placa e faz a pesquisa identificando na hora se tem queixa de furto ou roubo.
    E a Polícia Civil, porquê não está interligada ao Detecta?
    Nós, linha de frente, precisamos saber se tal veículo passou por aqui ou ali, antes e depois do fato, cruzar horários, estabelecer subsídios para questionar a vítima, inclusive. Afinal, sabemos, cerca de metade das queixas são fraude de seguro. Investigação policial, na sua essência.
    Cadê o Detecta para a Polícia Civil????

  14. Sr. C.A.
    (… fornecer coletes de maior proteção, patrocinar a blindagem das viaturas envolvidas! …)
    Não existe colete balístico utilizável no dia a dia do trabalho policial ou blindagem em viaturas, salvo a de um tanque de guerra, que resista a um tiro de fuzil.

  15. Sr. C.A.
    (…Alguém sabe me dizer por qual motivo, as portas com detectores de metal funcionam apenas durante o expediente ?
    Passado este período os caixas eletrônicos tem seus acesso franqueado sem nenhuma fiscalização?
    Lhes respondo, durante o expediente há funcionários e clientes, do lado de dentro da agência que se afetados de alguma forma por criminosos, movem ações contra o estabelecimento, entenderam?…)

    O senhor está enganado a agencia é dividida a parte dos caixas eletrônicos fica antes da porta giratória e portando fora da agencia.

  16. Sr. pior
    (…naõ só os bancos querem segurança o povo também…)

    Se o povo quisesse ou entendesse de segurança jamais teria reeleito ele no primeiro turno.

  17. POL. DECAP disse:
    22/02/2015 ÀS 16:40
    E O BÔNUS? QUE DIA?

    ….

    EI AMIGO , QUER BONUS ? VAI NA BANCA DE JORNAL E PÕE 10.00 REAL DE CREDITO NA VIVO ..
    QUE VOCE GANHA BONUS.

  18. Senhor Carcereiro 13

    Indague ao exército Americano, se não há proteção balística para fuzis…
    Não conheço todas as agências, mas as que vejo são assim…

    C.A.

  19. Talvez não tenha explicado nos conformes, há uma porta de acesso livre aos caixas eletronicos, mas durante o expediente ela(ampla e de vidro) permanece fechada, obrigando a todos passarem pela porta giratória.

    C.A.

  20. art. 171 -VITIMA: CR-2005 CARCEREIROS -AUTOR: ESTADO -SOLUÇÃO CUMPRIR E REGULARIZAR A REESTRUTURAÇÃO disse:

    A POLICIA JUDICIÁRIA TEM QUE FUNCIONAR. OBJETIVO É APURAR E INVESTIGAR CRIMES.

    ESTA REMOÇÃO E ESCOLTA DE PRESOS DEVERIA SER FEITO PELO: GARRA, GOE E GER.

    O CIAP DEVERIA SER EXTINTO IGUAL OS CARCEREIROS.

    DEIXA QUE O TRABALHO DE PATRULHAMENTO SEJA FEITO PELA POLICIA MILITAR ATÉ PORQUE A FUNÇÃO DA POLICIA JUDICIÁRIA É APURAR E INVESTIGAR CRIMES.

    ENQUANTO OS COLEGAS NA DELEGACIA RODAM EM 4 EQUIPES E PAULEIRA ALGUNS BELEZINHAS NA PC FICAM PASSEANDO DE VTR FAZENDO BICO, COMENDO COXINHA E FAZENDO GUARDA EM PUTEIROS.

    A POLICIA MILITAR SEMPRE FEZ ESCOLTA E REMOÇÃO DE PRESO JUNTO COM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS – SAP.

  21. TBird, nós ainda não estamos usando o detecta porque como em tudo nós andamos muito devagar, seguimos os passos da cúpula que só é rápida para nos copular, então veja:

    O bônus, a PM que tem 3x o efetivo da PC recebe primeiro;
    Aposentadoria, o PM aposenta em menos de 03 meses, nós aguardamos mais de 01 ano;
    Quando morre policial militar, no mês seguinte a esposa já recebe a pensão, aqui bzzzzzzzzzzzz, coitada;

    se continuar vou preencher várias páginas.

    Por que isso acontece? Incompetência e puxa-saquismo.

    Qndo aparece alguma novidade, nova tecnologia, novos direitos, viaturas mais modernas (câmbio automático) etc. o que a PM faz? procura policias que entendem, se não houver, providencia curso de capacitação e atende rapidamente as novas exigências.
    Na PC, o que acontece???? o velho gagá está pensando só em…………………………, não tá nem aí para a instituição e muito menos para os policias subordinados, então , manda o chefe dos tiras ou cartório providenciar, só que, geralmente estes chefes estão lá por “””” merecimento e confiança””””””””” e não por competência, afinal para ser promovido à classe especial é só por merecimento, entendeu????????????????? como estes chefes também não estão comprometidos com a instituição, passam a bola para um policial qualquer, sem saber se ele é capaz de realizar tal tarefa, como geralmente os puxa-sacos querem agradar e fazer tudo, principalmente os desviados de função, abraçam a causa, só vão descobrir que ele é incapaz de realizar tal função quando as coisas emperrarem, aí, correm atrás de um trouxa, honesto e capacitado que fica na sua e só é lembrado nestas horas, pois para promovê-lo por merecimento, jamais, ele é muito honesto pra ser chefe, duro ouvir isso né, mas é a realidade. E assim caminha a passos de tartaruga a PC, sendo passada pra trás cada vez mais pela PM, que apesar da limitação intelectual sabe usar os poucos policiais competentes que tem em seus quadros. Enquanto os nossos muitos policiais competentes são obrigados a ficarem na “moita” senão só se ferram.

    Até quando excelentes policias civis serão obrigados a fazer só o arroz com feijão por causa da administração superior?????? O que fazer pra mudar?????? Infelizmente não podemos fazer nada, afinal quem manda está com aval político e neste País corrupção, política, polícia, MP, judiciário andam de mãos dadas. Por que será que os únicos funcionários públicos que recebem altíssimos salários são juízes e promotores??????? pense nisso!!!!!!!!!!

    O governo descumpre as leis e até a C.F, ninguém faz nada, KD o MP, Judiciário e os Defensores Públicos?????? mas qndo é pra nos phoder eles estão de prontidão. Por isso, não esquentem a cabeça, continuem com o arroz com feijão e estudem só assim poderá conciliar seu trabalho com algo proveitoso para sus vida.

    Qnto ao bônus que muitos estão perguntando, só a PM vai receber agora, nós só no mês seguinte se sua administração não atrasar a papelada. lembre-se aqui as coisas andam muito devagar, “sexagenariamente”.

  22. Ontem foi a entrega de viaturas no município de Campina do Monte Alegre/SP, parecia mais um asilo do que polícia. Há cada dez policiais 9 tinham mais que 50 anos! E vamos combater o crime!

  23. Previdenciario, voce disse tudo, é a única solução para inibir um monte de crimes: LEIS À SEREM CUMPRIDAS, BEM COMO AS RESPECTIVAS PENAS!!!! Outra coisa, que não venham colocar a gente prá ronda noturna em caixa eletronico, do jeito que os vagabundos estão bem armados, eu vou prá direção oposta!!!!! As leis prá quem explode caixa eletronico e porta fuzis e outras armas potentes tem de ser muito severas!!!! Se não assim, é enxugar gelo. 155 e porte de arma a pena é branda!!(como todas)

  24. art. 171 -VITIMA: CR-2005 CARCEREIROS -AUTOR: ESTADO -SOLUÇÃO CUMPRIR E REGULARIZAR A REESTRUTURAÇÃO disse:
    22/02/2015 ÀS 21:29
    A POLICIA JUDICIÁRIA TEM QUE FUNCIONAR. OBJETIVO É APURAR E INVESTIGAR CRIMES.

    ESTA REMOÇÃO E ESCOLTA DE PRESOS DEVERIA SER FEITO PELO: GARRA, GOE E GER.

    O CIAP DEVERIA SER EXTINTO IGUAL OS CARCEREIROS.

    DEIXA QUE O TRABALHO DE PATRULHAMENTO SEJA FEITO PELA POLICIA MILITAR ATÉ PORQUE A FUNÇÃO DA POLICIA JUDICIÁRIA É APURAR E INVESTIGAR CRIMES.

    ENQUANTO OS COLEGAS NA DELEGACIA RODAM EM 4 EQUIPES E PAULEIRA ALGUNS BELEZINHAS NA PC FICAM PASSEANDO DE VTR FAZENDO BICO, COMENDO COXINHA E FAZENDO GUARDA EM PUTEIROS.

    A POLICIA MILITAR SEMPRE FEZ ESCOLTA E REMOÇÃO DE PRESO JUNTO COM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS – SAP.

  25. “Os bancos tiveram lucros exuberantes em 2014 e vão elevar ainda em 2015. A inadimplência está sob controle, o crédito cresce acima do PIB, as margens aumentaram e não podemos desprezar a expertise dos gestores de navegar em tempos de crise”, disse Erivelto Martins, presidente da Austin Rating, ( o lucro líquido dos 4 maiores bancos do Brasil chegou há cerca de 80 bilhões em 2014) bom ai eles podem nos oferecer um coletinhu, uma barquinha, uns trocadinhus. pra gente fazer rondinha ao redor do caixinha, afinal temos que nos preocupar com o destino dado aos valores furtados que alimentam o crime organizado?!?!?!?. Qual instituição teve alguns de seus gloriosos integrantes evolvidos direta ou indiretamente com esse tipo de furto em SP mesmo?????? ahhhhhhhhhhh tá de brincaixom of me.

  26. Esse governo esta de brincadeira, proibir venda de explosivos no estado, tem de pagar melhor as policias e fazer funcionar a inteligencia das policias isso sim ai acaba com essa quadrilha de caixa eletrônico, olha tem de avisar o governador para emprestar o beltrame la do rio por uma semana ai ele ensina como se faz segurança publica.

  27. SSP quer abaixar toda a criminalidade com BLA BLA BLA e não faz a lição corretamente.

    40 anos trafico
    40 anos latrocínio
    40 anos em ataques a agentes de segurança
    40 anos sequestro
    30 demais crimes
    E os crimes de menor potencial ofensivo o autor deve prestar serviços a comunidade, dar uma segunda chance a este, ocorre a perda da primariedade e na segunda vez 10 anos.
    TODA CADEIA DEVE SER PUXADA DE PONTA A PONTA, SEM VISITA INTIMA, SAIDINHA ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS.
    A LIÇÃO É PENAS RÍGIDAS, ELA É APLICADA NA MAIORIA DOS PAÍSES QUE QUEREM A DIMINUIÇÃO DA CRIMINALIDADE O RESTANTE É CONVERSA FIADA E BLA BLA BLA!!!
    SSP ME DA UMA CHANCE E ACREDITA NO EXPOSTO ACIMA, SE NÃO BAIXAR A CRIMINALIDADE EU DOU MINHA CARA A PAULADA, MAS DO JEITO QUE QUEREM ACABAR COM A CRIMINALIDADE A TENDENCIA É O BARATO FICAR MAIS LOUCO A CADA DIA.

  28. Com um vigilante na agência, saímos do artigo 155 e entramos no 157…quanto custa por mês um vigilante? Para o banco, nada.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: