Anistia Internacional denuncia escalada de mortes por policiais no Brasil 41

  • Anistia Internacional

Relatório cita polícia truculenta e mortífera

Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió

24/02/201521h02

O relatório “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”, divulgado na noite desta terça-feira (24) pela Anistia Internacional, demonstra preocupação com a escalada no número de mortes cometidas por polícias no Brasil e cita que que o país tem “graves violações dos direitos humanos”.

O documento, que foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff, afirma também que policiais são responsáveis por muitos casos de tortura e maus-tratos a pessoas detidas, e que eles quase nunca são punidos.

O relatório traz uma série de casos emblemáticos entre 2013 e 2014, como a morte do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, em abril de 2014, após uma operação policial na favela Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro.

O trabalho feito pela ONG também faz referência às 10 pessoas mortas por policiais militares fora de seu horário de serviço em Belém, no Pará, em novembro de 2014.

Outro caso lembrado pelo documento é o do pedreiro Amarildo de Souza, que foi detido pela polícia quando voltava para casa na Rocinha, e desapareceu após ser levado para a UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) do local, em julho de 2013.

“Registrou-se grande número de denúncias de tortura e outros maus-tratos, tanto no momento da prisão quanto durante os interrogatórios e a detenção nas delegacias de polícia”, afirma o documento.

Também é destacada no texto a truculência policial durante os protestos de 2013 e a falta de punição aos acusados de violência.

“Até o fim do ano, a única pessoa condenada por algum delito relativo aos episódios de violência durante os protestos era Rafael Braga Vieira, um jovem negro que vivia em situação de rua“, afirma o relatório.

Mais de 2.000 mortes cometidas por policiais em RJ e SP entre 2013 e 2014

Segundo a Anistia Internacional, somente as polícias de São Paulo e Rio de Janeiro cometeram 2.130 homicídios entre 2013 e 2014 –isso sem contabilizar ainda as mortes de novembro e dezembro de 2014 do Rio.

“Os dados nos preocupam muito. Pior ainda é que nem todos os Estados têm esses dados. Ou seja, não sabemos quantas pessoas as polícias matam no Brasil”, explicou Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional.

Em 2013, um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que as polícias brasileiras matam quatro vezes mais a polícia dos EUA.

Recentemente, a Anistia Internacional lançou uma ação urgente para cobrar investigação e proteção às testemunhas da morte de 12 pessoas pela Polícia Militar em Salvador.

O assessor cobra também ações mais enérgicas no controle das autoridades do país. “Hoje temos mecanismos muito frágeis de controle, com corporação com baixíssimo controle social e institucional. Há também muitos discursos autorizativos da atuação das polícias fora da lei e isso é muito preocupante. As polícias devem respeitar a lei! Há protocolos para uso da força, que deve ser moderada e proporcional”, afirmou.

Situação nas prisões é alvo de críticas; casamento gay e CNV são vistos como avanços

O relatório cita também outros pontos, como as mortes no Complexo Prisional de Pedrinhas, no Maranhão, e os casos de violência a jornalistas.

“Pelo menos 18 jornalistas foram agredidos enquanto faziam seu trabalho no período da Copa do Mundo em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza”, relata.

O relatório também faz elogios ao Brasil. Os pontos citados são a aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o “papel importante” desempenhado no palco internacional em questões como privacidade, internet e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e as investigações pelas violações de direitos humanos cometidas na época da Ditadura Militar (1964-1985).

Crescimento de grupos armados pelo mundo preocupa entidade

O relatório da Anistia traz um balanço sobre a situação em 160 países e alerta que “há preocupação especial com o crescente poder de grupos armados não estatais”, como o Estado Islâmico.

“O ano de 2014 foi um ano catastrófico para milhões de pessoas, atingidas pela violência. (…) Estes grupos armados cometeram abusos em pelo menos 35 países em 2014. Líderes mundiais devem agir urgentemente para confrontar as mudanças na natureza dos conflitos ao redor do mundo e proteger os civis de violência por Estados e grupos armados”, afirma o documento.

Os governos realmente têm de atuar para proteger a população, que está em risco com a ação desses grupos. As ações hoje não são suficiente para proteger os civis. Isso tá se agravando e pode gerar uma grande crise humanitária”, afirmou Alexandre Ciconello.

  1. Esses coroneis deveriam ser presos por promover e incentivar esses crimes contra a humanidade.

  2. legal, esta “anistia internacional”, que num pais de 3 mundo, com tantas dificuldades sociais, considera um avanço, casamento gay e pouco se importa com morte de profissionais da segurança publica.
    Eu penso que para termos o direito de criticar alguma coisa, temos que ter a obrigação de trazer a tona soluções para este ou aquele problema, no caso da truculência e violência das policias, é uma equação simples de resolver, é só colocar em vigor, leis que protejam os agentes de segurança publica, como por exemplo, penas severas e cumprimento integral da mesma, melhor treinamento do efetivo, dai então, cobrar mais do efetivo, com uma corregedoria independente e não corporativista, que possa desenvolver seu trabalho sem interferências internas.

  3. OLHA O BÔNUS . . .

    PROSTITUTO SUNPALU COMPRA VIOLÊN$$$$$$IA . . .

  4. No Ciap é semana de 3ª e 5ª e a outra semana 2ª 4ª e 6ª das 07:00 em média as 15:00. Espero ter ajudado.

  5. VIOLENCIA ? Isso aqui em São paulo não existe.
    BRASIL EM GUERRA CIVIL.
    SÃO POBRES CONTRA POBRES.
    SERÁ QUE É POR ISSO QUE A GRANDE MAIORIA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS MANDARAM SUAS FAMÍLIAS PARA O EXTERIOR .?
    NÃO ! E SÓ PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS NÃO E .?
    REALMENTE A COISA TA FEIA.

  6. Será que o PCC será à versao el no Brasil ou será pior devido a sua influência ? É isso que essa anistia esta plantando. Com relação ao ranking de morte de policiais qual a colocação do Brasil ? A policia é violenta ou o crime ? Sem esquecer que a polícia é o braço armado do povo o que estraga são os políticos.

  7. Hoje é dia de boicotar a rede globo, com um monte de PCs e PMs morrendo vão mostrar um programa de violência policial. Hoje no profissão repórter. Repasse juntos somos fortes. Mudem de canal!!!! Audiência 0 !!!Vamos dar um recado a eles e dizer que o povo não aguenta mais violência. Mas é contra os trabalhadores e pessoas de bem que acordam cedo para trabalhar ou estudar !!!

  8. Precisamos de uma Polícia nos moldes dos U.S.A, essa reportagem tá batendo forte na PM, reportagem bem profunda ripando a violência policial.

  9. A Polícia brasileira precisa seguir os moldes da polícia americana, desmilitarização da PM se torna essencial para um País democrático, a PM é resquício da ditadura, é hora de reestruturar e organizar a Polícia Brasileira nos moldes americanos.

  10. MAS ESSES FILHOS DA PUTAS NÃO MENCIONARAM O NÚMERO DE MORTES DE POLICIAIS NÉ, BANDO DE MERDAS, GRANDE COISA, VAI DAR PALPITE NA SUA CASA, POIS AQUI NÃO É CASA DE VCS, VAI LADRAR NA VENEZUELA, BOLÍVIA, CHILE, CUBA, AQUI O BURACO É MAIS EMBAIXO SEUS VERMES, VER BANDIDO MORTO VCS NÃO QUEREM NÉ, MAS POLICIA PODE, VAI DORMIR COM BODE.

  11. EM PRIMEIRO LUGAR SOU POLICIAL CIVIL E NÃO MILITAR…ENTRETANTO NAO SOU TROUXA, SEI MUITO BEM QUANTO É TENDENCIOSA ESSA MATÉRIA…

    EM SEGUNDO LUGAR VAI TOMAR BEM NO OLHO DO CÚ ESSA ANISTIA INTERNACIONAL, QUE SEMPRE PRÉ-JULGOU A POLÍCIA COMO UM TODO E NUNCA SE IMPORTOU COM FAMILIARES DE POLICIAIS CIVIS OU MILITARES MORTOS MUITO MENOS AQUELES QUE FICAR PARAPLEGICOS, TETRAPLEGICOS, ECT….

  12. Emblemático…
    .
    os vermelho petistas chutando o Brasil…
    .
    cambada de pau mandado…
    .
    órfão do casal Lula / Dilma !!

  13. Diante do descalabro Moral em que se encontra o Brasil, onde o roubo começa no gabinete de vereadores e terminam na do Presidente da República, nós Policiais , seja Civil ou Militar somos a última fronteira entre o Bem e o mal. Todavia, diante de tanta Barbárie cometidas contra nós, chego a conclusão de que somos idiotas em ainda arriscar nossas vidas em prol da sociedade. Deveríamos fazer uma greve branca de 15 dias. Sim Caros Irmãos, 15 dias com olho de vidro total, total e total. Deixem os vagabundos fazerem a festa e aí os Srs. verão se a sociedade não irá para as ruas para pedir a volta da polícia Truculenta. Tenho dito.

  14. Ué, o Brasil não teve mais de 50 mil homicídios? Como as policias devem combater tanta violência? Com flores?

  15. Mas isso vai mudar em SP. Está chegando ele, o terror dos bandidos, o paladino da justiça, o defensor dos fracos e oprimidos! Quem é ele????????????????? Ele é o ” D E T E C T A “!!!!!!!!!!!! Bandidos, “T R E M E I “!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. PSDB SÓ EM 2860!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Os sindicatos fizeram alguma assembléia para definir a pauta de reivindicações?????????

    Por mais que sejam conhecidos nossos maiores anseios eles falham em não consultar seus sindicalizados. Acredito que também falham em não expor todos os problemas da PC de uma vez na pauta, pois cada reivindicação seria um motivo para barganhar com o Governo, além de expor os diversos problemas a que estamos sujeitos.

    Creio que uma dessas barganhas seria: 1)a solicitação de criação de um tipo de GAT, não só com o percentual de 50% do salário, mas com 100% dos vencimentos ou algo próximo, INCLUSIVE, com INCORPORAÇÃO AOS VENCIMENTOS e reflexos em outros benefícios, isto como forma de desmotivar o Governo, pois ele está achando ótimo trabalharmos cidades sem funcionários para ganharmos R$200 por mês ao invés de pagar a um servidor R$3.500.

    2) criação de verba para as unidades, dotando uma quantidade mínima de funcionários, e que acaso faltem servidores no quadro a verba seja dividida entre os que ali laborassem, tudo para motivar a contratação de pessoal.

    Que Deus olhe por nós!!!!

  17. O governador e o SSP estão em Brasília hoje para pedir ao presidente da câmara, Edurado Cunha, a votação do projeto de lei q aumenta o período de internação dos menores infratores em caso de crimes hediondos e a causa de aumento de pena em crimes cometidos contra policiais e agentes penitenciários

  18. O flit e (boa parte dos frequentadores do flit) estão deixando este site a cara do Blog do Sakamoto auhahahuahuhuahuhuauh

  19. Pronunciamento para Março:

    Teremos uma redução salarial de 8%……….devido ao caos instalado no país;

    As aposentadorias serão requeridas, somente aos 70 anos……………..quem sabe muitos morrem pelo caminho e……;

    Garantida a Integralidade e Paridade ao INSS……….quem trabalha contribuindo para a vida……paga com a vida…justo..

  20. Matéria tendenciosa. Aí anistia internacional, os terroristas foram anistiados?… SIM, então cadê a anistia dos militares, estão sendo caçados por este partido imundo e nojento chamado pt e seus bovinos seguidores.

  21. o sistema dedotecta . . .

    é pura e simplesmente uma ferramenta

    da DERRAMA

    monitora essencialmente quem esta com a documentação irregular

    mete-lhe mais uma caneta, restringe a propriedade e o direito de ir e vir nesta falacia . . .

    ou da suporte a interesses de terceiros – segur4dor4s –

    ou cagueta o policial ostensivo . . .

    avisa os pretorianos de novo . . . .avisa . . .

  22. ESTES NÚMEROS NÃO SÃO NOSSOS . . .

    ESTA TRETA ÃO É NOSSA . . .

    NASCER É MISTÉRIO . . . SE EDUCAR ESTATÍSTICA . . .SOBREVIVER PARA POUCOS . . .

    . . .REIS E GERSONS INZONEIROS . . . DERRAMA . . GENOCÍDIO. . .

    a minha atitude com relação a criminosos em especial latrocidas

    estrupadores, traficantes, estelionatários do istadu e quem os defendem e de absoluta

    . . . GUERRA . . . QUE MORRAM TODOS

    . . .SUJEITOS DE DIREITOS U KRLHO . . .

  23. TAMBEM CONCORDO COM O NOBRE DEPUTADO: DESARMA A PM, E QUANDO VAGABUNDO COMEÇAR A MATAR SENADOR, VEREADOR, GOVERNADOR, JUIZ, PROCURADOR, PROMOTOR, MANDA A MÃE DELES DE FIO DENTAL PARA ENFRETAR OS CARAS.

  24. É LOGICO QUE O CARA QUER DESARMAR A POLICIA. NÃO SAI PRA RUA. MANDA ELE INVADIR FAVELA COM UM BUQUE DE ROSAS NA MÃO. FILHO DE MARIA MAIS EU….

  25. PARA QUEM TINHA ESPERANÇA DA DATA BASE, OU ACHAVA QUE O CHUCHU IRIA NOVAMENTE DAR ATRASADO NOSSO REAJUSTE.. DOE DE 26 DE FEVEREIRO, DECRETO DO DIA 25/02/2015:

    Artigo 2º – No exercício de 2015, fica suspensa a possibilidade
    de ajuste de percentual, valor, índice ou quantidade, que
    altere o valor de vantagens pecuniárias de qualquer natureza e
    resulte em aumento de despesas com pessoal e encargos sociais,
    exceto daquelas decorrentes de vantagens por tempo de serviço
    ou evolução funcional.

    AGORA PERGUNTO, SERÁ QUE OS SINDICATOS ALGUM DIA TERÁ CULHÃO DE DECRETAR GREVE ???

    SÓ AQUI EM SP QUE NÃO VIRA GREVE IMPRESSIONANTE!!!! DEVEM TER O RABO PRESO COM O GOVERNO.

  26. A inflação esta corroendo no salário, os preços dos alimentos estão subindo absurdamente . Como que fica nossa situação salarial diante dessa inflação ? Será que o Governador esta confiante que não vamos exigir a reposição agora em março? Com a palavra os senhores presidentes sindicais da polícia de sp…..estamos aguardando a manifestação, mas a cada dia que passa estamos mais impacientes e preocupados com o jeito do governador tratar a questão salarial !

  27. Projeto aumenta pena para quem assassinar policial

    Texto: Jornalismo Cabos e Soldados

    A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei (PL 8258/14) do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), com a contribuição do Procurador de Justiça de Minas Gerais Rômulo Ferraz, que aumenta em 1/3 a pena para os homicídios dolosos (quando há intenção) contra agentes públicos e enquadra esse crime na lista dos crimes hediondos.

    Segundo o autor, o objetivo da proposta é combater a impunidade no Brasil e valorizar os integrantes dos órgãos de segurança pública, em especial os membros da Polícia Militar dos estados.

    Vale lembrar que o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) já prevê a majoração em 1/3 das penas nos homicídios dolosos praticados contra menores de 14 anos e maiores de 60 anos.

    Além disso, a proposta inclui o homicídio doloso contra agente público entre os crimes hediondos, acrescenta à lista o roubo circunstanciado ou agravado e o roubo qualificado e também a receptação qualificada, alterando a Lei 8.072/90.

    O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário.

    Homenagem aos policiais mortos
    No dia 25 de fevereiro, centenas de policiais, bombeiros e agentes penitenciários se reuniram na Câmara em ato público para homenagear os policiais assassinados em serviço no Brasil. O ato foi coordenado pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

    Durante o ato, Gonzaga cobrou a aprovação do Projeto de Lei 8258/14: “queremos um compromisso do presidente da Câmara para dar prioridade à votação de projetos que aumentem a pena e tornem hediondo o crime contra agentes públicos”, disse Gonzaga.

    Fonte: Agência Câmara Notícias

Os comentários estão desativados.