O que você entende por inteligência policial ? 103

tira-investigacao-policial-brasileira-assassino

Com base na experiência prática do leitor, deixe aqui seu comentário sobre o assunto; de preferência  sem consulta à literatura sobre a matéria.

Tente responder às seguintes questões:

Os órgãos policiais  , efetivamente,   realizam  atividades de inteligência policial  voltadas à segurança pública ?

Quem e como se produz informações de interesse policial ?

São profissionais qualificados e confiáveis ?

Você considera como produção de inteligência a captura  e análise de dados disponíveis em fontes abertas, como documentos públicos,  jornais,  blogs, redes sociais, conversas informais,  etc ?

Você já estudou a doutrina de inteligência policial ?

Você consegue assimilar a linguagem dos doutrinadores ?

Você dá credibilidade aos órgãos policiais monopolizadores da aludida inteligência policial?

Os órgãos de inteligência policial  subsidiam a formulação e adoção de políticas públicas em benefício das instituições policiais, de seus membros e na melhoria de vida da sociedade, especialmente nos problemas de segurança pública ?

Os órgãos de inteligência policial compartilham informações e técnicas de produção ?

Por fim, você acredita que  os órgãos de inteligência servem apenas para que policiais inescrupulosos neutralizem policiais desafetos ; além da extorsão de vantagens patrimoniais e pessoais ?

  1. Com a falta de efetivo o que menos se faz é investigar, para se realizar inteligencia policial se faz necessário tempo, dedicação, logística, informação em campo atrelado a denúncias, além da burocracia necessária para uma escuta por exemplo.

  2. A complexidade da Inteligencia Policial requer uma equipe só para esse fim, em 99% das delegacias hoje em dia, não existe condições para tal realização, o que se faz hoje é expediente + sobre aviso + escoltas + operações sem sentido, a investigação em SP praticamente não existe, as D.I.G no interior estão sem função, inativas, paradas, no ócio, não servem para nada, e as delegacias estão sem efetivo, e não passam hoje de depósitos de lixo da PM.

  3. alguns departamento tem o seu s setores de inteligencia.
    o normal é, a escuta clandestina, o pauligrafo, e a caguetagem
    o restante da inteligencia é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e só isso

  4. Atualmente ?
    Com essa puliça que está aí ?
    INTELIGENCIA POLICIAL = tomar um J de maquineiro, tomar um J de puteiro, tomar um J de desmanche, tomar um J de supermercado com salsicha vencida…

  5. Fico com a última questão.
    Inteligência Policial quem faz é a PM, o ex-secretário Ferreira Pinto deu suporte para tal, já a PC nem sequer apresenta projeto para pegar os recursos que o Governo Federal disponibiliza através do Pronasci,

  6. Todas as seccionais e departamentos possuem setores de inteligencia policial, que servem, basicamente, para reunir dados em planilhas e mais planilhas para tentar criar números positivos para o governo.

    A Polícia Civil, que deveria realizar investigações, na realidade se tornou um enorme plantão policial para registrar as ocorrências de outras instituições e do povo. Investigação quase zero.
    Os PCs saem da academia com o sonho de trabalhar em grupos operacionais, já que querem desfilar pelas ruas com viaturas caracterizadas e com uniforme, não sabem a real característica da PC.
    A inteligencia policial atualmente está em ficar nos plantões no facebook, etc… basta ir a qualquer delegacia e ver que as coisas não são bem assim como falam.
    Você entra na maioria das delegacias e existem grupos de policiais batendo papo, no facebook, etc… e o único serviço prestado é o registro de bo’s pra lá, registro de bo’s pra cá, que não terão qualquer investigação.

    Tudo isto por falta de gerenciamento. O efetivo da PC está totalmente defasado e os policiais estão a deriva.
    Poucos trabalham e muitos enrolam e criam mais trabalhos para os efetivamente trabalham. Simples assim.

    Surgem operações que prendem cento e não sei quantas pessoas, serviço de PM…

    Triste fim.

  7. O problema é que nós mesmos da PC passamos uns aos outros a “desinteligência” no momento em que marcam operações e rondas sem sentido.

    “É pra fazer flagrante”…

    Aí pega uma petequinha de droga, uma moto com chassi raspado toda fudida.

    E o pessoal que ta no comando dessas operações acha que isso é “fazer policia judiciária”.

    Como vc vai falar de “inteligência policial” para esses estúpidos ?

  8. Mas pode falar disso na internet?

    O que eu entendo, em linhas gerais:

    É importante dizer que Inteligência é diferente de investigação. Objetos e metodologias específicos e diferentes.
    Predominantemente a Inteligência Policial tem um objetivo amplo e impessoal. Investigação Policial tem um objetivo específico e pessoal.

    DOPS fazia. Depois ficou na resenha de jornais e hoje eu não sei como é em São Paulo. Um Departamento de Inteligência (de preferência uma agência independente) é fundamental para evitar a continuidade de organizações como o MST e o PCC.

    O uso das informações coletadas em fontes abertas é, até certo ponto, útil. Mas existe muita informação de pouca ou nenhuma utilidade (por vários motivos, como aquilo dito no “calor do momento”, mais pelas emoções e não pela razão, o que se fala e nem são informações verdadeiras. E ainda tem a coisa do texto que fica ambíguo ou diz o contrário do pretendido) São, na verdade, rascunhos publicados. Jornais são fontes bem melhores.

    Além disso, a somatória das informações públicas voluntárias, por melhor que sejam o algoritmo e os analistas, não vai dizer tudo o que uma sociedade precisa para manter a segurança e a democracia num Estado de Direito. E não estou falando de invadir a privacidade (escutas telefônicas ou outros meios sem a autorização judicial). Só estou me referindo a entrevistas pessoais (informação provocada) com as pessoas certas e sob condições adequadas (sem tortura, sem constrangimentos, apenas conversar e deixar que a pessoa colabore de modo natural, pacífico e seguro). O resto só com ordem judicial.

    Não conheço a literatura de Inteligência Policial. Prefiro histórias em quadrinhos e mangás.

    Não sei como funciona a inteligência para “desafetos”, mas sei que as empresas pregam que criar ambiente desfavorável só prejudica o trabalho.

  9. Os órgãos policiais , efetivamente, realizam atividades de inteligência policial voltadas à segurança pública ?

    R: Não. fazem somente estatística e mais nada..

    Quem e como se produz informações de interesse policial ?

    R: Policial lotado nas UIPs e Cips e a produção vem da analise de dados ..

    São profissionais qualificados e confiáveis ?

    R: Alguns sim e outros não.

    Você considera como produção de inteligência a captura e análise de dados disponíveis em fontes abertas, como documentos públicos, jornais, blogs, redes sociais, conversas informais, etc ?

    R: Sim. São as grandes fontes de informação e informes que após processados são transformados em conhecimento.

    Você já estudou a doutrina de inteligência policial ?

    R: Sim.

    Você consegue assimilar a linguagem dos doutrinadores ?

    R: Mais ou menos..

    Você dá credibilidade aos órgãos policiais monopolizadores da aludida inteligência policial?

    R: Não..

    Os órgãos de inteligência policial subsidiam a formulação e adoção de políticas públicas em benefício das instituições policiais, de seus membros e na melhoria de vida da sociedade, especialmente nos problemas de segurança pública ?

    R: Alguns lugares sim e outros não…

    Os órgãos de inteligência policial compartilham informações e técnicas de produção ?

    R: Não.

    Por fim, você acredita que os órgãos de inteligência servem apenas para que policiais inescrupulosos neutralizem policiais desafetos ; além da extorsão de vantagens patrimoniais e pessoais ?

    R: Desconheço aqui no interior..Aqui não tem nada disso(UIP e Cips)

  10. A inteligência policial é atividade fundamental na prevenção do delito, pois em muitos casos pode impedir seu desfecho. Infelizmente na PC tal atividade me parece incipiente, pois quem a dirige não consegue enxergá-la como uma ferramenta fundamental no combate ao crime.

  11. A inteligência policial, se existe, explica o lastimável índice de 2% de esclarecimentos que ensejam processos criminais do DHPP?

  12. OS ÚNICOS ÓRGÃO QUE ESTÃO REALMENTE VOLTADOS PARA ISSO É A ABIN E PF(GSI). DE RESTO, INTELIGENCIA POLICIAL É PEGAR NA LADRÃO NA PORRADA E ESPERAR QUE ELE ACAGUETE ALGUMA REUNIÃO DO PARTIDO OU EXPLOSÃO EM CAIXA ELETRÔNICO.

  13. Qual setor de inteligência tem pessoal adequado? Aliás, meus caros amigos qual setor da PC tem quadros de dar gosto? Não é atoa que para muitos a PC virou bico, sempre a sensação é que fomos abandonado, e pior depois de 2008 os rebeldes, pois enfrentamos o choque de uma forma diferente.
    Mas ao final de tudo são 24 anos de governo, deve estar muito bem, somos sadomasoquista e os de confiança são leais alem da conta, pois vem de encontro com a politica de governo e não da instituição, que segue a legalidade. Assim estamos marginalizados é o que somos, ainda queremos nos sentir alguma coisa com esse tipo de atitudes, mas não somos.

    Fazer o quê, a diferença é que temos uma arminha na cintura, mas não somos honesto com nós mesmo.

    Ai Tião, é a alta baixa estima. “Sempre fomos nós contra o resto e contra nós mesmos. KKKKKKK

  14. Sempre observei o centro de inteligência desta seccional e nunca entendi a razão de sua existência, senão um serviço VIP ao dr. Seccional, mas a resposta do Conde Guerra sintetizou tudo..

  15. Inteligência é desfazer a cena do crime! É o quê mais acontece atualmente. Kit P4 também faz parte da inteligência.

  16. Inteligência Policial independe de setor, órgão ou pessoas especializadas.

    Antes de entrar na moda este termo, muitos policiais já faziam inteligência policial, inclusive mais do n que hoje, pois com a falta de recursos e apoio tecnológico, que não havia outrora, os policiais dedicados e competentes produziam material para auxiliar na elucidação de crimes. vejamos alguns exemplos:

    Álbum fotográfico: com dinheiro do bolso compravam filme para máquinas fotográficas e faziam álbuns fotográficos, divididos por crimes, com características físicas, tatuagens, alcunha, parceiros do crime etc;

    Incidência em locais de crimes: mapeava-se locais de incidência de crimes para agir no momento certo já com características e modus operandi do infrator.

    Poderia mais não vou alongar-me, como a maioria dos fliteiros são policiais sabem que existem diversas maneiras de fazer inteligência de verdade, não esta de faz de contas que é feita hoje.

    Imaginem policias motivados com toda tecnologia disponível hoje o que não fariam. Mas a PC não acompanhou o desenvolvimento tecnológico, parou no tempo, ainda fazemos legitimação via fax, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  17. O investigador ganha pouco, acaba tendo de fazer bico. O horário trabalhado acaba sendo pouco, pois certas investigações necessitan de continuidade devido à perpetuação do crime no tempo. Então meus caros, se não houver um reconhecimento da função com melhor remuneração, para evitar o bico e o investigador ficar exclusivamente na investigação, vai ser difícil empenho nos trabalhos de investigação. Dependendo da investigação o cara necessita dar continuidade, mas hj não dá mais… É cara crachá!

  18. COMO DISSE UM CONHECIDO DE UM CONHECIDO, VIZINHO DO MEU PRIMO, INTELIGÊNCIA NA POLÍCIA É O SEGUINTE:
    ENCOSTE-SE EM UM LUGAR COM UMA ESCALA DOCE….E O POUCOS PLANTÕES QUE TIVER QUE PUXAR, PAGUE PARA ALGUÉM !!
    OU SEJA, NEM APAREÇA!!

  19. Falou tudo Guru…………qualquer discussão sobre o Trabalho Policial………….vai esbarrar nessa realidade……..

    Se querem continuar fingindo para a população que há eficiência…………..não invistam no Ser Humano Policial…..

  20. Sem contar os casos clássicos de esclarecimentos para depois serem soltos pelas brechas da lei. Legislação penal neste país também necessita ser melhorada.

  21. Sejamos francos, o Alckmin não liga pra segurança pública, ao que me parece ele faz o que lhe é indicado pelos seus secretários.

  22. QUERER INTELIGENCIA POLICIAL VOLTADA A SEGURANÇA PÚBLICA, DIMINUIR ÍNDICES CRIMINAIS, CAUSAR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA A POPULAÇÃO, ATENDER MAIS RÁPIDO E COM QUALIDADE COM ESSE SALÁRIO?
    QUERER PHD EM SEGURANÇA PAGANDO SALÁRIO MENOR AOS QUE O CRIME ORGANIZADO PAGA AOS OLHEIROS DO TRAFICO!
    PELO SALÁRIO A INTELIGENCIA, INDICES E ATENDIMENTO ESTÁ MUITO ALÉM DO QUE DEVERIA ESTAR!
    QUEM É SABE….

  23. CARO DOUTOR GUERRA, quere um meio para uma conversa com o SENHOR!, no aguardo!

  24. Inteligência policial é usada para descobrir aonde tem maquininhas para o recolhe.

  25. Entendo que para isso, o policial, têm que está em um bom astral consigo mesmo e com a sua dignidade, para isso têm que ter todas as condições de trabalho, ser bem pago, para se concentrar naquilo que está fazendo, não dá para fazer um serviço, pensando nas contas atrasadas, devendo favores para os comerciantes, etc…

  26. O governador, SSP e D.G.P nem ligam para segurança pública, quanto mais para inteligencia policial, no governo Geraldo Alckmim segurança não é prioridade, por isso já saiu esse DECRETO que mesmo com a inflação “real” a 9% não teremos um centavo de reajuste, a qualidade de vida que se foda! Não temos efetivo, logística e nem incetivo quanto mais inteligência, se fossemos realmente inteligentes não estaríamos amarrados nessa polícia falida, abandonada e sem prestígio.

  27. Manda aqueles delegados que concluíram o Doutorado de 4 meses na ACADEPOL, já que são doutores em Segurança Pública, que comandem a Inteligencia Policial, tem também os pós graduados da ACADEPOL passam um ano estudando Segurança Pública que esses Doutores e Especialistas em Segurança Pública deem um jeito na Polícia Civil, já que estão entupidos de teorias e filosofias, que façam acontecer nessa massa falida e cheia de posse de DOUTOR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  28. Hoje em dia consiste em domente mandar para o Dipol através de mensagem ocorrencias de repercussão para alimentar a imprensa.

  29. Inteligência Policial eh estudar, passar num concurso decente e sumir dessa PC

  30. Inteligencia Policial

    será que existe do “tucanistão”?

    Analisemos

    O curso Tático 1 agora só pode ser feito por Delegados, Investigadores e Agentes Policiais, mas temos Policiais de outras carreiras que fazem trabalho de Rua em locais perigosos, tais como Carcereiros que trasportam presos, muitos de alta periculosidade que não poderão mais fazê-lo.

    Nos Distritos que a noite ficam sem Delegados e Escrivães colocaram vários investigadores, muitos deles calça branca enquanto durante o dia, nas equipes de investigação deixaram carcereiros.

    Existem Investigadores trabalhando onde não existe investigação.

    Existem Escrivães trabalhando onde não existem inquéritos.

    Fazemos patrulhamento ostensivo

    Fazemos Investigação com viaturas caracterizadas.

    Resumindo sobra inteligencia Policial, pois é só usar uma inferência incorreta para a estatística ficar apresentável para a imprensa noticiar.

  31. Não há inteligência nem (paciência) que dê conta de tanta burocracia. Vamos acabar com o “toca piano”, qualificações, identificações arcaicas, entre carimbos, livros, formalidades exageradas e partamos para uma polícia técnica. A partir daí falemos em inteligência bem empregada.

  32. Poderíamos começar acabando com os procedimentos burocráticos que emperram a atividade Policial. Como por exemplo, levar drogas para constatação no IC e ter que voltar lá pra pegar resultado. Poderia ser enviado por fax, como ocorre com as legitimações. Eu poderia citar aqui uma série de burocracias, mas pra não escrever texto longo e desnecessário exemplifico com apenas esse. Os procedimentos precisam urgentemente serem revistos. Não dá pra uma Polícia do Seculo XXI ainda trabalhar nos moldes do início do Sec XX.

  33. até hoje , nunca entendi o porque da existências destes setores de UIP na policia civil.
    todas as vezes em que este setor é mencionado por algum policial,é sempre criticando.

    na verdade tirando as delegacias que fazem plantões para elaborar os bós e flagrantes esta
    muito difícil achar algum setor que merece elogios são todos inoperantes,

  34. não podia deixar de dar a minha opinião nas perguntas em ref aos setores de inteligência da PC.

    meu voto é 100% no último ítem. pra mim UIP e nada é a mesma coisa.

  35. atualmente na policia civil, os setores de inteligência estão totalmente inoperantes.

  36. Justiça condena guarda civil acusado de homicídio
    Salvar • 0 comentários • Imprimir • Reportar
    Publicado por Tribunal de Justiça de São Paulo (extraído pelo JusBrasil) e mais 2 usuários – 3 anos atrás
    0
    O 5º Tribunal do Júri de São Paulo condenou o guarda civil metropolitano D.R.L. a oito anos de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática de homicídio contra C.F.S. O crime aconteceu em 8 de junho de 2007, no bairro de Perus, Zona Oeste da Capital.

    De acordo com os autos do processo, a vítima dirigiu-se ao local dos fatos, uma quadra esportiva, onde foi atingida por seis tiros de arma de fogo disparados pelo réu.

    No julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime e atribuiu sua autoria ao acusado. Os jurados, no entanto, afastaram a tese de legítima defesa e de privilégio, que teve por base um suposto ataque (gravata) do ofendido contra o guarda, ao mesmo tempo em que aquele o teria ameaçado e tentado tomar posse de sua arma.

    Segundo a decisão proferida ontem (23) pelo juiz Emanuel Brandão Filho, ao disparar seis tiros na vítima, descarregando sua arma de fogo, o réu demonstra ter agido com culpabilidade exacerbada, dolo mais intenso, vontade induvidosa de garantir o resultado morte. Mas não é só. O acusado, quando praticou o delito, era guarda civil metropolitano (GCM), agente armado e treinado pelo Poder Público (no caso o Município de São Paulo) para o fim exclusivo de proteger seus bens, serviços e instalações (8º do artigo 144 da Constituição Federal), devendo, pois, servir a sociedade. Ter o réu se aproveitado do aparato estatal (pelo menos do treinamento e arma) para tirar a vida de cidadão comprova que não absorveu qualquer senso republicano e altruísta (sentimentos que todo agente público tem o dever de abraçar), o que, portanto, traz à tona a personalidade desajustada merecedora de maior repreensão. O magistrado facultou a D.R.L. o direito de aguardar em liberdade o julgamento de eventual recurso que interpuser.

  37. Guarda civil atira em 3 pessoas após discussão de trânsito na Grande SP
    Confusão começou após guarda bater em carro de taxista em São Caetano.
    Tiros também acertaram outras duas pessoas em um restaurante.
    Do G1 São Paulo
    FACEBOOK

    Um guarda civil municipal atirou e deixou três pessoas feridas durante uma discussão de trânsito no Centro de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, no início da noite desta quinta-feira (26).
    O guarda civil foi estacionar o carro na Rua Manoel Coelho, encostou no veículo de um taxista que estava parado e os dois começaram a discutir. Durante a discussão, o guarda sacou a arma e atirou no taxista. Os tiros também acertaram outras duas pessoas que estavam em um restaurante próximo.
    O taxista foi atingido com um tiro de raspão na orelha. Um mulher foi baleada na perna e outro homem levou um tiro no ombro. Nenhuma das vítimas corre o risco de morte.
    A vítima, o taxista Marcio Matos, conta que o guarda, que estava à paisana, disse que ele tinha estacionado em local proibido. “Como uma pessoa dessa [guarda civil] em uma discussão boba pega a arma e dá um tiro?”, questiona Matos com indignação.
    O guarda foi preso em flagrante e vai responder por lesão corporal. A Corregedoria da Guarda Civil Municipal lamentou o ocorrido e disse que ele está à disposição da Justiça.

  38. Os órgãos policiais , efetivamente, realizam atividades de inteligência policial voltadas à segurança pública ?
    R. na realidade onde trabalho não, falo da realidade do meu distrito.

    Quem e como se produz informações de interesse policial ?
    R. se o cagueta não aparecer, não haverá informação alguma.

    São profissionais qualificados e confiáveis ?
    R. os profissionais qualificados estão se preparando para prestar outros concursos, pois estão cansados de terem que trabalhar nas folgas, fora o salário defasado.

    Você considera como produção de inteligência a captura e análise de dados disponíveis em fontes abertas, como documentos públicos, jornais, blogs, redes sociais, conversas informais, etc ?
    R. não.

    Você já estudou a doutrina de inteligência policial ?
    R. não.

    Você consegue assimilar a linguagem dos doutrinadores ?
    R. Prej.

    Você dá credibilidade aos órgãos policiais monopolizadores da aludida inteligência policial?
    R. creio que tais órgãos não existem efetivamente.

    Os órgãos de inteligência policial subsidiam a formulação e adoção de políticas públicas em benefício das instituições policiais, de seus membros e na melhoria de vida da sociedade, especialmente nos problemas de segurança pública ?
    R. desconheço.

    Os órgãos de inteligência policial compartilham informações e técnicas de produção ?
    R. imagina, cada um que se vire com o cão que tem para caçar.

    Por fim, você acredita que os órgãos de inteligência servem apenas para que policiais inescrupulosos neutralizem policiais desafetos ; além da extorsão de vantagens patrimoniais e pessoais ?
    R. sou operacional demais para responder tal pergunta.

  39. discutir esse assunto
    .
    numa site aberto ?
    .
    SEM COMENTÁRIO…
    .
    SÓ PODE SER ANEDOTA DE LUSITANO !!

  40. O que é no SP inteligencia Policial conceito: Nomenclatura criada por um dos aspones e puxa saco do Governador, para lotar tal espaço (salas ) de policiais , vagabundos mas apadrinhados $$$$$$$ para não incomodarem os superiores com finalidade de auferir $$$$$$$$$ mediante informações de $$$$$$$$$ e repassarem a quem de direito para executa-las $$$$$ e repassar a prisão $$$$$$$$. Entenderam.

  41. Na U.I.P da Seccional onde trabalho tem 2 funcionários que trabalham dia sim dia não com semana gorda e semana magra das 10 as 17 hrs,nunca precisei deles pra nada que alias os que precisaram disseram que a má vontade impera.A unica coisa que fiz foi buscar envelopes com nomes e endereços de telefones,pelo que vejo limitam-se a isso.

  42. Valorizem as bases territoriais!!!Delegacias deveriam vir em primeiro lugar!!A culpa da ineficiência da Policia esta escorada nas Delegacias,sem funcionários,sem motivação!!Como pode em uma Delegacia um escrivão ter no seu acervo 500 inquéritos??

  43. Entendo que se é inteligente, não é policial, e, se é policial, não é inteligente! Sou burro pacas, senão teria prestado outro concurso ou saído dessa bosta chamada polícia!

  44. Aqui na U.I.P tem três policiais encostados que não servem para nada, as D.I.G no interior estão paradas, não passam de depósito de policiais, enquanto as delegacias estão prestes a fechar, essas pessoas da Inteligencia Policial aqui no interior tem tanto tempo no ócio, que muitos passam o dia todo no cinco contra um.

  45. Cristiano.’. disse:
    28/02/2015 ÀS 18:43
    Poderíamos começar acabando com os procedimentos burocráticos que emperram a atividade Policial. Como por exemplo, levar drogas para constatação no IC e ter que voltar lá pra pegar resultado. Poderia ser enviado por fax, como ocorre com as legitimações. Eu poderia citar aqui uma série de burocracias, mas pra não escrever texto longo e desnecessário exemplifico com apenas esse. Os procedimentos precisam urgentemente serem revistos. Não dá pra uma Polícia do Seculo XXI ainda trabalhar nos moldes do início do Sec XX.

    ================================================================================================

    Tudo bem amigo concordo com você ,mais se quer modernidade mesmo nunca mais fale em fax ,Ai não da né rs

  46. Inteligência Policial não existe. No máximo, existe inteligência do policial, que consiste em ser maçaneta-puxa-saco-vagabundo, ser promovido com a velocidade da luz até a classe especial, e se aposentar sem nunca ter trabalhado.

  47. A U.I.P E AS D.I.G DO INTERIOR SÃO UMA PIADA, É O MELHOR LUGAR PARA NÃO SE FAZER NADA…

  48. Minha definição sobre Inteligencia Policial: É quando aquele servidor da Segurança Pública se manca e ve que isso é uma merda, pede para sair e passa num concurso em outra área menos perigosa com um holerite decente!!!

  49. -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL COM O SALARIO QUE SE PAGA A UM POLICIAL CIVIL É PIADA
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL COM UMA P.C. ACABADA, LOCAL ESTE QUE PARA PASSAR UMA LEGITIMAÇÃO DEMORA 3 HORAS E PARA RECEBER A CONFIRMAÇÃO MAIS 4 HORAS, ISSO NO VIA FAX É UMA PIADA DE MAU GOSTO.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL EM UM D.P. QUE SÓ CONSEGUE FAZER O B.O. DA POPULAÇÃO E OLHE LA HEIN, SEM DIZER QUE QUEM FAZ O B.O.s SÃO AS DUAS ÚNICAS CARREIRAS OPERACIONAIS DE RUA, INVESTIPOL E AGEPOL, QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O ESCRIVANATO, JA MOSTRA A FALENCIA DO ORGÃO.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL ONDE UM FOGUETEIRO DE BOCA DE FUMO RECEBE MAIS QUE UM POLICIAL POR MÊS E AINDA TEM DIREITO A MARMITEX E REFRI.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL, COM RONDA SEGURA CADEIRA, RONDA PEGA BEBADO, OLHAR PATIO PARTICULAR DE CARROS E AGORA ESCOLTA BABA DE PRESO.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL SE A POLICIA NÃO PODE FAZER NADA POR CAUSA DA FAMIGERADA VIA RÁPIDA, CORRÓ ATUANTE NA SSP, IMPRENSA MALDITA, DIREITO DOS MANO, LEIS FODE POLICIA PIPOCAM A TODA HORA, E.C.A. UMA PORCARIA E TOTAL INGERÊNCIA NA POLICIA.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL EM UMA POLICIA QUE NÃO CONSEGUE RESOLVER 1% DOS CASOS DE LATROCÍNIOS É UM CONTRA SENSO.
    -FALAR EM INTELIGENCIA, COM ESCALAS DEGRADANTES DO DECAP QUE COLOCA O POLICIAL A CONDIÇÕES ANÁLOGAS DE ESCRAVO, (((OPS CADEA CORRÓ NESTAS HORAS))) NÃO DA CONDIÇÃO ALGUMA DE INTELIGENCIA POLICIAL.
    -FALAR EM INTELIGENCIA POLICIAL COM O PUNHADO DE CARREIRA SE DEGRADEANDO, CADA UM PUXANDO SARDINHA PARA SEU LADO E UMA REESTRUTURAÇÃO QUE FOI PROMETIDA A MAIS DE 20 ANOS E ATÉ AGORA NADA, CABA DESANIMANDO QUALQUER INTELIGENCIA.

    HOJE A INTELIGENCIA POLICIAL NA POLICIA CIVIL TODO MUNDO SABE QUE É FICAR NO ZÓIO DE VIDRO, ESTUDAR E PASSAR EM QUALQUER OUTRO CONCURSO O QUANTO ANTES, PELO SALARIO EM QUE GANHA O POLICIAL CIVIL E A INFRAESTRUTURA QUE É DADA A ESTE PROFISSIONAL, POSSO DIZER SEGURAMENTE QUE NÃO HÁ CONDIÇÕES ALGUMA DE INTELIGENCIA PARA PRESTAR UM BOM SERVIÇO A POPULAÇÃO, OS ÍNDICES DA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NÃO MENTEM, SÓ IR A RUA E PERGUNTAR AO POVO, LER OS JORNAIS E ASSISTIR A TV E VERAS COM PRÓPRIOS OLHOS QUE NÃO HÁ INTELIGENCIA POLICIAL ALGUMA.
    DESCULPEM A CAIXA ALTA E O DESABAFO

  50. A inteligência na polícia está no calar e não reclamar. Aceitar e não se rebelar. Triste realidade.

  51. O uso do vocábulo “inteligência”, com conotação “policial”, no Brasil, é prova de que, aqui, as palavras se desgastam e o que vale é o mero rótulo.

    Usamos “inteligência”, porque traduzimos, ao pé da letra, a expressão “Intelligence Service” dos países anglo-saxões, “olvidando-nos” de que a tradução correta seria “Serviço de Informações”. O inglês é uma língua mais pobre, em que um vocábulo apresenta mais de um significado.

    O problema é que após décadas de regime autoritário, apoiado pelo SNI (“I”, de informações), a expressão “informações” ficou desgastada.

    A expressão “comunidade de informações” nos lembra algo?

    Então, fizemos, com “informações”, o que fizemos com “marginal”. Substituímos por expressão menos gasta, mais politicamente correta, mais palatável aos “prafrentex” de plantão. A palavra “informações” virou “inteligência”. Marginal virou “excluído”. No fundo, tudo “la stessa cosa”…

    Em verdade, a Polícia usa, armazena e cruza INFORMAÇÕES, venham de onde vier: da mera observação, da vítima, da testemunha, do preso, do suspeito, do banco, do grampo, da imprensa, do bate-pau, do cagueta, do centro espírita, da fofoqueira do bairro, etc.

    A questão é como voltar à origem das atribuições de uma investigação bem feita: como ser “tira”, como “tirar” informações, onde armazená-las de forma sistematizada e depois trabalhá-las.

    A questão é como fazer isso sem estímulo, sem salário, sem condições de trabalho e sem sequer parecer que se está violando a lei, quando a Polícia tem, para controlá-la, considerando-a culpada “a priori” a Ouvidoria, a Corregedoria, o Judiciário, o Ministério Público, a OAB, a Imprensa, a chefia em geral, sem falar nas polícias “co-irmãs”.

  52. Penitencio-me caso esteja errado, mas o “investigador de polícia” não é o titular da investigação, pois a polícia civil é a instituição com previsão legal, para tanto e seus INTEGRANTES contribuem sobremaneira para angariar todas as informações na busca da verdade real, as quais são inseridas formalmente no caderno investigatório e ofertado ao membro do parquet para oferecimento ou não da denúncia.

    Todos os agentes da Autoridade Policial INVESTIGAM e contribuem para que seja feita JUSTIÇA.

    O monopólio da INVESTIGAÇÃO não é do investigador de polícia, pois se tivéssemos que apontar uma carreira como tal, excluindo é claro do delegado de polícia, seria a carreira de escrivão de polícia, esse diuturnamente com o inquérito policial “debaixo dos braços”.

    O PESSOAL TEM UMA MANIA HORRÍVEL DE DIZER QUE A POLÍCIA CIVIL SOMENTE É FEITA DE INVESTIGADOR DE POLÍCIA E QUE TAL CARGO É A POLÍCIA. LEDO E TOTALMENTE ENGANO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    fala sério

  53. Morreu ontem o SD PM Fernando Esnilherson Nascimento, estava internado a alguns dias, deixa uma viúva grávida de três meses e uma filhinha de apenas 4 anos que, desde o dia da fatídica ocorrência, tem permanecido boa parte de seu tempo na frente de sua casa, a espera de seu Pai que insiste em não chegar…. e que jamais chegará!!!!
    Nascimento servia na zona sul da capital, no 27º BPM, faleceu ontem no HC, internado desde o dia 18/02. ocasião em que foi alvejado no ombro, por disparo de arma de fogo realizado por um criminoso durante uma abordagem policial.

  54. CADÊ A VALORIZAÇÃO PARA O N.U E N.M ???

    CADÊ O REAJUSTE PELO URV ???

    CADÊ O AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO ???

    CADÊ O REAJUSTE DA DATA BASE ???

    CADÊ AS PROMOÇÕES AUTOMÁTICAS ???

    CADÊ A REESTRUTURAÇÃO ???

    CADÊ A PARIDADE ???

    CADÊ O POSTO IMEDIATO NA APOSENTADORIA ???

    CADÊ O FIM DE CUMPRIMENTO DE CINCO ANOS NA CLASSE AO SE APOSENTAR ???

    CADÊ A OUTRA PARTE DO ALE ???

    SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SÓ AÇÕES ATRÁS DE AÇÕES E CADÊ OS RESULTADOS ???

    FALA SÉRIO, TEMOS FAMÍLIAS E QUEREMOS RECONHECIMENTO !!!!!!

  55. Inteligencia Policial hoje em dia é praticamente inexistente. O que existe hoje é POLICIAL INTELIGENTE que é aquele cujo maior esforço que faz durante o mês é enfrentar a fila no banco pra receber o pagamento. De, resto, passa os dias «LULANDO» não vi nada, não sei de nada, não me diga?,Ah, se eu pego..etc…

  56. “Inteligência policial” é inspiração legal” recentemente conferida às Guardas Civis, comandadas por Policiais Militares que não soltam as tetas do poder.

    Publicado em sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 às 19:04 Histórico

    APÓS DISCUSSÃO DE TRÂNSITO, GCM ATIRA E FERE TRÊS NA GRANDE SÃO PAULO

    Estadão – Conteúdo

    O guarda civil municipal Celso César dos Santos, de 43 anos, foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira, 26, após atirar e ferir três pessoas no centro de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Além do inquérito policial, o GCM vai responder a processo administrativo na Corregedoria da Guarda Civil e poderá ser exonerado da corporação.
    Uma vaga de estacionamento na Rua Manoel Coelho, no centro de São Caetano, teria sido o motivo da discussão que Santos travou com um taxista de 41 anos. O bate-boca começou por volta das 17h30. Durante a confusão, o GCM efetuou um disparo que acertou de raspão a orelha esquerda da vítima. Segundo a Polícia Civil, a bala ricocheteou e também atingiu um homem de 40 anos no ombro e uma mulher, de 48, na perna. O casal estava em uma lanchonete.

    Aos policiais militares chamados para atender a ocorrência Santos afirmou que o disparo foi acidental e que teria sido provocado pelo próprio taxista ao tentar retirar a arma presa à sua cintura. A mesma versão teria sido contada pela cunhada do guarda, que o acompanhava no momento da discussão.

    O casal que também foi atingido, no entanto, disse aos policiais que o GCM estava exaltado e teria apontado a arma contra o taxista antes de atirar. As vítimas foram levadas para o Hospital de Emergências Albert Sabin com ferimentos leves e liberadas ainda durante a noite.

    Membro da GCM há 21 anos, Santos foi indiciado por disparo de arma de fogo e lesão corporal e encaminhado para a cadeia pública da cidade. De acordo com a Guarda Civil de São Caetano, mesmo que ele venha a ser libertado, permanecerá afastado das suas funções até a conclusão do processo administrativo. Ainda segundo a corporação, o guarda não estava no exercício de suas funções no momento da ocorrência e a arma usada é de propriedade do próprio GCM.

    .

  57. Inteligência policial é a realizada de forma razoável pela Polícia Federal. Na Polícia Civil se resume em aproveitar imagens do monitoramento de câmeras e, em censuras telefônicas quando bem executadas.

    Infelizmente, graças a punga de certos vigaristas criminais que meteram a mão na grana destinadas a bons programas e sistemas de informações estamos nessa draga.

  58. QUEM ESTÁ APOSENTANDO OS POLICIAIS CIVIS POR FÓRA DA LEI INCLUSIVE DESOBEDECENDO A JUSTIÇA ?

    RESPOSTA CLARA: É O MALDITO ,,, , QUE SEGUE AS ORDENS DOS DEMÔNIOS E ESPÍRITOS IMUNDOS DECAÍDOS

    QUE CORTAM METADE DOS JÁ MINGUADOS SALÁRIOS PARA CONSTRUIR OBRAS FARAÔNICAS QUE NÃO

    FUNCIONAM E DEIXAM O POVO DESINFORMADO A VER NAVIOS OU A TER QUE PAGAR 2 TAXAS PARA PODER

    ANDAR DE CARRO: O PEDÁGIO JUNTO COM O AMALDIÇOADO IPVA.

    ACORDA POVÃO … PARA DE DORMIR, PARA DE SER ESCRAVO DO GOVERNO QUE A ÚNICA COISA QUE FAZ É

    TOMAR SEU POUCO DINHEIRO QUE SOBRA ATRAVÉS DOS IMPOSTOS MALIGNOS QUE SÓ SERVEM PARA

    ENCHER AS CUECAS DOS POLÍTICOS DE DINHEIRO, CONFORME SE VÊ NA TELEVISÃO !

  59. INTELIGÊNCIA POLICIAL???

    INTELIGÊNCIA e POLICIAL são CONCEITOS EXCLUDENTES – ou seja – SE É POLICIAL NÃO PODE SER INTELIGENTE, SE É INTELIGENTE NÃO PODE SER POLICIAL.

    SIMPLES ASSIM!!!

  60. Em qualquer instituição pública, de operadores do direito ou não, quando o servidor detentor de cargo considerado de nível superior conclui e apresenta um diploma de mestrado ou doutorado, ele recebe algum tipo de promoção na carreira.
    NA PC NÃO!!!

  61. Inteligência Policial combina com Sobrevivência Policial, ou seja, passar 30 anos aqui sem levar bucha. kkkkkkk

  62. Depois de ler os comentários acima, acredito que atualmente ”INTELIGENCIA POLICIAL” é descolar um QSJ sem BRONCA, Isso é inteligencia Policial. Acreditar no resto é BALELA……

  63. inteligencia policial e a formula de tentar tirar o poder do policial que detem a informação.

  64. atualmente inteligencia policial é ser ligeiro.

    é ir tirar o seu plantão e depois arrumar um bico. que logicamente vai pagar mais que o seu plantão.

    ai voce pega um policial que ta mais duro que voce e da uma merreca pra ele tirar todos os seus plantões mensal.
    ai no final do mes voce embolsa uma nota que sobrou do pagode . paga a merreca pro durão. voce nem apareceu na policia e sobra uma grana , mais a grana do bico. e pronto , isso é ser policial inteligente.

    nada de chefe te enchendo o saco.
    voce não vai puxar o saco de ninguem.
    não vai ter corró. pra te ferrar…
    nada de se irritar ..

    isso é inteligencia do policial atualmente.

  65. INSTRUÇÃO CONJUNTA UCRH/SPPREV 03

    A SPPREV em conjunto com a Unidade Central de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública, em razão do Despacho de Secretário Chefe da Casa Civil de 23/04/2014, expediu no ultimo dia 04 a Instrução Conjunta UCRH/SPPREV 03.
    A nova Instrução em nada altera a situação dos Policiais Civis, já que embora reconheça o direito a Aposentadoria Especial, continua a não contemplar a Paridade e Integralidade, da maneira correta, aqueles que pretendem se aposentar voluntariamente.

    Em observância ao Despacho do Secretário, a Paridade permanece sendo reconhecida excepcionalmente aos Policiais Civis que se aposentarem compulsoriamente e que tenham preenchidos os requisitos para aposentadoria voluntária previstos na Lei 51/85 e emendas 41/03 e 47/05, já os aposentados voluntariamente continuam a não ser contemplados com a Paridade.

    Em relação a Integralidade, embora devida quando atendidos os requisitos da Lei 51/85 alterada pela 144/14, permanece sendo calculada pela média aritmética, não correspondendo de fato a última remuneração do Policial Civil quando na ativa, o que representa em média uma perda de 30% nos rendimentos quando da aposentadoria.
    ……

    então teremos estas normas.
    aposentadoria voluntária homem./ 30 anos de contribuição sendo destes 20 anos de policia.

    art 40º § 1 , ll , § 4, ll c/c LC 51/85 alt LC 144/2014 . sem paridade e sem integralidade ,os proventos da
    aposentadoria serão calculados pela média aritmética desde 1994 , pela LEI 10.884/2004,
    tornando seu salario 40% a menos que o seu salario atual.

    Desta forma, infelizmente, a única maneira de garantir a Aposentadoria Especial aos Policiais Civis, com os benefícios legalmente previstos da Paridade e Integralidade é socorrer-se do Poder Judiciário.não temos outra saída.

  66. INTELIGÊNCIA POLICIAL, E ESTUDAR PARA PRESTAR OUTRO CONCURSO PÚBLICO. E DANDO PREFERÊNCIA PARA A UNIÃO.. HOJE SOU CATEGÓRICO EM AFIRMAR COM PELNO CONHECIMENTO, NOSSA INSTITUIÇÃO FALIU .

  67. O governo quer acabar conosco! O que cobrar de um policial que, prá dar um mínimo pra sua família é obrigado a cumprir jornadas extras em outro serviço???? A maioria faz bico prá conseguir pagar um estudo decente para os seus filhos, um convenio médico , enfim, ter uma vida melhor prá família, porque o próprio quando não está na polícia está no bico e, quando consegue uma folga ou tá arrebentado ou duro prá passear com a família. Quantos de nós não vivem essa situação??? Cobrar ou exigir o que de um policial que vive assim??? Além de estar deprimido, estressado……..fora aqueles que acabam por optar pelo outro lado. Aí eu faço as mesmas perguntas do colega O Justo,uns 15 posts acima. Na atual e outras gestões, a PC só perde!!!!!Tudo que o citado colega mencionou não é nada a mais, é o dever do estado!

  68. No tempo dos militares, a aposentadoria por tempo de serviço era calculada com base na média aritmética dos últimos 36 salários de contribuição. O objetivo dessa fórmula era atenuar o efeito negativo da inflação acumulada ao longo dos anos sobre o valor da aposentadoria. Com o fim do regime militar, a coisa se inverteu. Com o cálculo da média sendo feito, levando-se em conta contribuições a partir de 1994, o efeito negativo da inflação acumulada sobre o valor da aposentadoria aumenta a cada ano. Se o período considerado para o cálculo não for reduzido, não só o funcionário público paulista, como também os trabalhadores da inciativa privada, estarão caminhando em direção a uma aposentadoria com o valor de um salário mínimo. Esta sacanagem com o trabalhador brasileiro não começou com o PT. Entretanto, o mesmo está há 12 anos no poder, e não fez nada para mudar esta situação. Alias, diga-se de passagem, a classe trabalhadora nunca pode esperar coisa boa dos neoliberalistas do PSDB, mas no caso do PT tem sido 12 anos de trairagem da pior espécie.

  69. INTELIGENCIA POLICIAL É VOCÊ COMPLETAR OS 30 ANOS E ENTRAR COM UM MANDADO DE SEGURANÇA NA ATIVA , E SAIR DE PSIQUIATRIA, PORQUE SÓ UM LOUCO CONSEGUE FICAR 30 ANOS NESTA M.

  70. Sei que não tem nada ver com o tópico em questão.
    Tempos atrás mandei um email para o sindicato dos PC de MG e questionei sobre a aposentadoria com paridade e integralidade.
    Contei sobre o nosso martírio para aposentar sem a paridade e integralidade.

    Vejam a resposta.

    “Cumprimentando-o, cordialmente, e agradecendo-o desde já pela atenção dispensada e pelo e-mail enviado ao SINDPOL/MG receba, inicialmente, em nome do Presidente desta Entidade, o abraço dos Policiais Civis mineiros. O SINDPOL/MG sempre estará lutando e emprestando sua contribuição para a melhoria da Polícia Judiciária como um todo.

    Em resposta ao seu questionamento, informo-lhe que ANTES da entrada em vigor da Lei 51/85, era necessário o acionamento do Poder Judiciário para a garantia dos direitos relatados.

    Contudo, com o advento da Lei Complementar 113/2010 e, agora, com a recente entrada em vigor da Lei Complementar Estadual nº 129 de 08/11/2013 (Lei Orgânica da Polícia Civil mineira, disponível em http://www.almg.gov.br clicar em “consulte”, após em “legislação” e preencher os dados solicitados), não existe mais a necessidade de acionamento da Justiça para a garantia dos direitos.

    Pelo menos é o que diz os artigos 71 a 73 da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, vejamos:

    “CAPÍTULO VI

    DA APOSENTADORIA, DOS PROVENTOS E DA PENSÃO ESPECIAL

    Seção I

    Da Aposentadoria

    Art. 71. O policial civil será aposentado:

    I – compulsoriamente;

    II – voluntariamente;

    III – por invalidez.

    § 1º A aposentadoria compulsória do policial civil ocorre aos setenta anos de idade, nos termos da Constituição da República.

    § 2º É adotado regime especial de aposentadoria, nos termos dos incisos II e III do § 4º do art. 40 da Constituição da República, para o policial civil, cujo exercício é considerado atividade de risco.

    § 3º A aposentadoria por invalidez será sempre precedida de licença por período não excedente a dois anos, salvo quando o laudo médico concluir, anteriormente àquele prazo, pela incapacidade definitiva para o serviço.

    Art. 72. O policial civil será aposentado voluntariamente, independentemente da idade:

    I – se homem, após trinta anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, vinte anos de efetivo exercício nos cargos das carreiras a que se refere o art. 76;

    II – se mulher:

    a) após trinta anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, vinte anos de efetivo exercício nos cargos das carreiras a que se refere o art. 76;

    b) após vinte e cinco anos de contribuição e de efetivo exercício nos cargos das carreiras a que se refere o art. 76.

    § 1º Considera-se no efetivo exercício dos cargos das carreiras a que se refere o art. 76 a execução de funções de cargo comissionado da PCMG para o qual tenha sido nomeado ou designado o policial civil.

    § 2º Para a obtenção do prazo mínimo de efetivo exercício nos cargos das carreiras policiais civis, poderá ser considerado o tempo de serviço prestado como militar integrante dos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, bem como de instituições congêneres de outros estados da Federação.

    Seção II

    Dos Proventos

    Art. 73. O policial civil, ao ser aposentado, perceberá provento:

    I – integral:

    a) se contar com tempo para a aposentadoria especial;

    b) se for julgado, mediante laudo de junta médica oficial, incapaz para o desempenho de suas atividades, em decorrência de acidente no serviço ou por moléstia profissional ou alienação mental, artrite reumatoide, lúpus eritematoso disseminado (sistêmico), pênfigo foliáceo, cegueira, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, esclerose múltipla, hanseníase, tuberculose ativa, nefropatia grave, contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida, fibrose cística (mucoviscidose), doença de Parkinson, neoplasia maligna, espondilartrose ancilosante, hepatopatia grave ou doença que o invalide inteiramente, qualquer que seja o tempo de serviço;

    II – proporcional, à razão de tantas quotas de 1/30 (um trinta avos) do vencimento básico quantos forem os anos de serviço, nos demais casos.

    § 1º Ao policial civil aposentado em razão de invalidez permanente, considerado incapaz para o exercício de serviço de natureza policial civil, em consequência de acidente no desempenho de suas funções ou de ato por ele praticado no cumprimento do dever profissional, é assegurado o pagamento mensal de auxílio-invalidez, de valor igual à remuneração de igual nível, incorporado ao seu provento para todos os fins.

    § 2º O provento integral a que se refere o inciso I do caput corresponderá à totalidade da remuneração do cargo efetivo em que se deu a aposentadoria e será reajustado, na mesma data e em idêntico percentual, sempre que se modificar, a qualquer título, a remuneração dos policiais civis em atividade, sendo estendido ao policial civil aposentado todo benefício ou vantagem posteriormente atribuídos ao cargo ou função em que se deu a aposentadoria, inclusive os decorrentes de transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria, nos termos da Constituição da República”.

    Na oportunidade, Sr. Ricardo, apenas à título de esclarecimento, informo-lhe que a Lei Complementar 144/14 trata-se de uma Lei Federal e, como tal, enquanto em vigor, válida em todo o Território Nacional.

    Atenciosamente,
    Cassiano Valente

    Advogado – Departamento Jurídico
    E-mail: cassianovalente@sindpolmg.org.br

  71. O GOVERNO DE SÃO PAULO POR INTERMEDIO DO SEU GOVERNADOR
    NÃO CUMPRE A CONSTITUIÇÃO.
    QUEM MANDA NO ESTADO. OU ELE É LARANJA OU É UM GRANDE FDP

  72. Inteligencia Policial é vc não ser Policial em SP. Ter um ganso q ”esteja feliz”. Informação através de tortura mas nem sempre é confiável né (tipo qdo a Mágica e as Transmissoras de AIDS espancam o porco até ele dar o q eles querem)kkk.
    Só rindo…
    Inteligencia mesmo é já ter se aposentado, saído para algo melhor ou nem ter entrado.

  73. Inteligencia Policial não sei o que é não, mas sei se eu fosse um pouco mais inteligente jamais tinha entrado nesse merda.

  74. Olha Betão, faço minhas as suas palavras. Seu eu tb fosse um pouco mais inteligente e paciente, jamais teria entrado nessa.

  75. o negócio é fazer todos os cursos na acadepol e virar chefe já.

    inteligencia policial é fazer todos os cursos que surgirem. e lógico tem que ter um padrinho.
    na próxima lista tu será indicado, e vai passar um monte de policiais que não tem padrinho,
    e logo será chefe daquele antigão que não fez nenhum curso..

  76. INTELIGÊNCIA POLICIAL; PALAVRA CRIADA NO MEIO, SEGURANÇA PÚBLICA, SÓ QUE NA REALIDADE NUNCA EXISTIU DENTRO DA POLICIA. ENQUANTO NÃO HOUVER INVESTIMENTOS ADEQUADOS E GRANDIOSOS, NO SENTIDO DE FAZER A POLICIA SE DESENVOLVER E DESBUROCRATIZAR-SE. POR EXEMPLO: NÓS TEMOS UMA ACADEMIA QUE PRATICAMENTE FICA FECHADA O ANO TODO, SENDO QUE A MESMA FICA LOCALIZADA DENTRO DA MAIOR UNIVERSIDADE DA AMÉRICA LATINA E QUANDO PROMOVE ALGUM CURSO, SÃO CURSOS QUE SÓ SERVEM APARA FAVORECER MEIA DÚZIA DE PROFESSORES. ENQUANTO A NOSSA ACADEMIA NÃO FOR “ESCOLA SUPERIOR DE POLICIA” DESTINADA A TODOS OS POLICIAIS, INDEPENDENTE DE CARREIRA E CARGO, NÃO CHEGAREMOS A LUGAR ALGUM E AINDA POR CIMA CORREREMOS O RISCO DE SERMOS EXTINTOS.
    OS NOSSOS ADMINISTRADORES NÃO TEM IDÉIA DA IMPORTÂNCIA DE REVER ESTES CONCEITOS E OS COLOCAR EM PRÁTICA; SE É QUE AINDA HÁ TEMPO…

  77. Inteligente foi algo que o Sipol fez. ( e olha que eu cansei de fazer criticas a este Sindicato, mas qdo acertam tem que ser elogiado: IMITARAM A ADPESP.

    Vou ter que falar de maneira clara: abaixaram as calças (nesse momento) para o Governador e o Pedro Tobias.

    Conseguiram até um café com os 2 em Bauru semana passada.

    É o que dizíamos aqui e a Dra.Marilda fez habilmente: se aliar a quem tem a chave do cofre, e quem decide sobre as melhorias.

    Espero que seja uma nova era para os operacionais.

    Sempre fui a favor de ir pro pau….e vamos dizer: se fomos, vamos apanhar.

    Então “inteligência” é fazer o que o Sipol, Adepesp estão fazendo: “prazer em vê-lo querido Governador, que honra pra nós querido Governador, conte conosco querido Governador”.

    Lembre-se: o Alckimin “não é governador e sim “esta” Governador”.

    Pra ele perder a paciência e falar pra todos ir a merda é um dois.

    Então indo nesse caminho de “nosso amiguinho” pode ser que no apagar das luzes de 2018 ele nos conceda algo……nao me parece que ele nutre raiva de nós como o Covas e o Serra que jamais dariam algo, mesmo que o PT assumisse posteriormente o Governo.

    Isso é inteligência. Ter portas abertas.

    Até pq os Delegados com os 2500 de Bonificação de carreira jurídica (inclusive para aposentados) já passaram para o lado do Governo.

    Não adianta ficar aqui batendo o pezinho e dizendo “tucanos malvados”.

    Não existe outro nome. São eles ou o PT com uma Maria do Rosário de Secretario de Segurança.

  78. POLICIAIS DE SÃO PAULO

    …ENQUANTO ISSO: NINGUÉM FALA NADA SOBRE A DATA BASE.

    O XUXU ESTÁ QUIETO, OS SINDICATOS TAMBÉM.

    MAS, FALTAM SÓ 1.370 DIAS, VAMOS ESPERAR.

    BORA FAZER BICO.

    PC SÃO PAULO

  79. Isso, bora fazer bico……. Tomei 60 dias de suspensão por fazer bico com minha .380 particular, num comércio totalmente lícito e em dia de folga por caguetagem de um funcionário f.d.p. da empresa que não gosta de polícia…. Bora fazer bico….

  80. O SIPOL ESTÁ SENDO INTELIGENTE NÃO ADIANTA BATER DE FRENTE COM OS CARAS.

  81. Terça-feira, 24/02/15 – 10:57
    2015 inicia com queda de roubos, furtos e o menor índice histórico de homicídios em SP

    Os roubos e furtos em geral e de veículos iniciaram o ano em queda de 11,5%, com 10.842 crimes a menos em janeiro. A soma destes quatro indicadores criminais aponta um total de 83.402 ocorrências, contra 94.244 em janeiro de 2014.

    Isoladamente, os quatro índices também apresentaram redução em janeiro. O número de casos de roubos outros, que excluem a subtração de veículos, diminuiu 4,1% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2014. Ao todo, foram 1.107 ocorrências a menos, de 26.987 para 25.880.

    AGORA QUE VENHA O BÔNUS!!!

  82. inteligencia policial é arrumar uma boquinha na cip-dig-sip- e ir marcar presença duas vezes por semana das
    13.00 hs as 18.00 hs , e ficar no facebbok pra dizer que esta trabalhando ;;;

    assim pode acabar o mundo que eu morrerei encostado.

  83. REPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA UM DIREITO. disse:
    03/03/2015 ÀS 12:04
    Terça-feira, 24/02/15 – 10:57
    2015 inicia com queda de roubos, furtos e o menor índice histórico de homicídios em SP

    Os roubos e furtos em geral e de veículos iniciaram o ano em queda de 11,5%, com 10.842 crimes a menos em janeiro. A soma destes quatro indicadores criminais aponta um total de 83.402 ocorrências, contra 94.244 em janeiro de 2014.

    Isoladamente, os quatro índices também apresentaram redução em janeiro. O número de casos de roubos outros, que excluem a subtração de veículos, diminuiu 4,1% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2014. Ao todo, foram 1.107 ocorrências a menos, de 26.987 para 25.880.

    AGORA QUE VENHA O BÔNUS!!!

    ==============================================

    EI AMIGO !! voce não esta acompanhando os acontecimentos ? não sabe do decreto do geraldo que diz que
    não teremos nada de aumento ?
    esqueça o bônus, já éra amigão.

  84. bônus é coisa do passado, do ano de 2014, agora estamos em 2015 , com novo SSP.
    com normas diferentes.e uma delas é o final do bônus. que mal começou..
    parem de ficar sonhando.pra não se decepcionar e ficarem deprimidos.
    é o meu conselho .

  85. INTELIGENCIA POLICIAL É QUE OS CARTEIRA VERMELHAS FICAM PENSANDO COMO FERRAR OS RESTOPOL

  86. Departamento de Ordem Política e Social – DOPS
    (excelente serviço de inteligência)

    Departamento de Telemática da Polícia Civil – DETEL
    (sucateamento do serviço de inteligência, pós DOPS)

    Departamento de Inteligência da Polícia Civil – DIPOL
    (tentativa de resgate da inteligência, porém avesso ao serviço de inteligência e contatos do DOPS, com boa perspectiva no aparato tecnológico)

    Ou seja, inteligência desvalorizada, esvaziada e sem ideal.

  87. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    “Inteligência Policial” / “Perdulário Oficial”?

    Até hoje eu tento entender.

    Em certos ponto de comando públicos temos certas correntes empresariais que de fato, infelizmente, fogem à esfera de interesse público e coletivo. Basta apenas identifica-las e saneá-las.

    Caronte.

  88. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/03/05/por-que-delacao-de-youssef-sobre-aecio%E2%80%8B-so-vazou-agora/

    Cadê os delegados Aécista, não foram eles que fizeram campanha pró Aécio e usaram seus cargos para denegrir unilateralmente.

    Cadê???? Queriam o golpe pela revista veja. Mas o que o doleiro falou para o Aécio, digo, também, ao PSDB não tem valor e a imprensa se omite e daqui a pouco sairá em defesa. E ai continuem lendo Estadão, Veja, O Globo e assistir a Globo com fidelidade a informação.

  89. Inteligência policial tem por objetivo produzir conhecimentos de interesse da segurança pública com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões. No caso da Polícia Civil, o serviço de inteligência deveria ter por função, assim, auxiliar do DGP para tomar decisões estratégicas para melhorar a eficiência da função final da Polícia Civil, que é a INVESTIGAÇÃO (e não o Inquérito Policial, que é onde se materializa efetivamente os atos investigatórios).
    .
    No caso da Polícia Militar, seu serviço de inteligência deveria servir para que o Comandante Geral tome decisões estratégicas para melhorar a eficiência da função final da Polícia Militar, que, basicamente, é evitar que o crime aconteça.
    .
    Por fim, muitos a excluem, mas hoje é de vital importância, temos a SAP. Esta, considerando que facções criminosas se organizam no interior de Unidades Prisionais, deveria produzir conhecimento para que o Secretário da SAP pudesse combater com mais eficiência o crime organizado.
    .
    Cabe consignar ainda que INTELIGÊNCIA e INVESTIGAÇÃO são coisas distintas, com objetivos diferentes e qualquer setor pode fazer “Inteligência” (até setores privados, indústrias etc). Investigação, em tese, caberia à Polícia Civil, mas esse “navio” já velejou faz tempo.
    .
    Isto posto, analisemos as questões.
    1) Nenhum orgão policial (incluindo a SAP, restringindo-se ao estado de São Paulo) realmente faz o que deveria. O DIPOL só serve pra fazer estatísticas, o P2 só serve pra fazer cagada e a SAP só ajuda a PM fazer flagrantes merda. Estatística é importante, mas de longe não é o TODO que um serviço de inteligência tem que apresentar para ser eficiente.
    .
    2) Quem produz (ou deveria produzir): PC = DIPOL; PM = P2 (junto com algum setor lá que eu não sei o nome); SAP = Setor de Inteligência da SAP. Como eles que têm que responder pq só eles que vão saber mesmo.
    .
    3) Na grande maioria não são qualificados. Pra se trabalhar com setor de inteligência a pessoa tem que saber, no mínimo, MUITO sobre informática, pois sem sombra de dúvidas a pesquisa online hoje é uma das maneiras mais eficientes de se obter dados de interesse para melhorar a eficiência da segurança pública. O que se vê nas CIPs e UIPs por aí são pessoas que mal sabem configurar um pendrive pra colocar arquivos dentro.
    .
    4) Produção de inteligência pode vir de dados fontes abertas ou de dados negados. Então, sim, é produção de conhecimento a captura e análise de fontes abertas. Como disse, pesquisa em sistemas já dão uma excelente fonte de dados para o tomador de decisões;
    .
    5) Já estudei, pouco. Já explico o porquê.
    .
    6) Consigo, mas estudei pouco, então assimilei pouco.;
    .
    7) Não dou credibilidade pq da maneira que atualmente se produz conhecimento, ele não serve pra nada. A SAP que produz boas informações, caga na hora de utilizá-las.
    .
    8) Também não. O pouco conhecimento que é produzido é utilizado de maneira idiótica. Não se toma medidas para acabar com a doença, mas somente com o sintoma. Daí não adianta nada. O que a segurança pública faz atualmente é “enxugar gelo”. E mais nada.
    .
    9) Não tenho como afirmar categoricamente pois teria que estar lá dentro. Mas, a julgar pelo que vejo acontecendo de fora, ao invés de se unirem em prol da SEGURANÇA do POVO, SEGREGAM-SE em prol da FOGUEIRA DAS VAIDADES de Delegados, Comandantes e Promotores de Justiça.
    .
    10) Acho que do jeito que se faz inteligência hoje no estado de São Paulo, nem pra isso elas servem…
    .
    .
    Considerações finais:
    Inteligência POLICIAL tem por objetivo melhorar a segurança. Tem por função direcionar a tomada de decisões em prol da eficiência do serviço, seja ele Policial Civil, Militar.
    O problema é que a SAP, até consegue boas informações. Mas caga na hora de usá-las.
    A polícia militar usa o P2 que era pra ser tipo um TIRA da corregedoria pra levantar trampos de flagrantes mais quadrados que a bola do Kiko (Chaves).
    A Polícia Civil não tem policial nem pra trabalhar nos DPs, que dirá iniciá-los de maneira adequada no serviço de inteligência.
    Soa estranho falar “iniciar”, como se tratasse de uma seita secreta. Mas o agente de inteligência ou analista de inteligência tem que perder muitos dos vícios adquiridos durante o serviço policial. Isso demanda estudo, cursos, treinos, aptidão e comprometimento. Ou seja, precisa ter TEMPO pra isso e pra ter tempo, precisa ter gente. E gente qualificada.
    .
    Assim, chega-se a conclusão que, para o serviço de inteligência da PC realmente ser “inteligente”, a polícia civil tem que andar muito, mas muuuuuuuitooo mesmo. Precisa contratar gente qualificada. Pra atrair gente qualificada, tem que melhorar o salário. Então aqui já ferrou tudo. O dia que isso melhorar, talvez, teremos alguma esperança.
    .
    O fato é que parece não ser politicamente vantajoso ter uma polícia civil forte. Veja o que a Policia Federal está fazendo no Petrolão… Muita coisa já foi jogada pra baixo dos panos, e mesmo o PT tá ferrado… Criaram a cobra no quintal e foram picados…. O problema que quem sofre com isso somos nós, o povo.

  90. MAS O QUE QUE É ISSO COMPANHEIRO ?

    o pt ganhou um politico de peso pesado e ficará mais forte agora.

    é que depois de quase um ano o deputado genuino esta livre da justiça como um pássaro..
    pronto para assumir qualquer ministério que ele quiser.

    talvez ele seja o novo ministro da justiça. é só ele pedir que será atendido.

  91. SERÁ ?

    pensando bem , nada é impossível atualmente no nosso país..
    será que o nobre deputado pode ser indicado para ser um futuro ministro do STF ?

  92. INTELIGENCIA POLICIAL SÃO OS CARTEIRAS VERMELHAS USAREM A VERDADE SABIDA PARA FERRAR O RESTOPOL

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s