Delegado – enquanto aguarda demissão por peculato e improbidade administrativa – faz a raspa do tacho na região de Ribeirão Preto 29

Delegado é acusado de desviar cigarros

Carga com 400 caixas de cigarro, avaliada em R$ 240 mil, teria sumido da delegacia de Jardinópolis

Milena Aurea / A Cidade

Delegado Renato Savério Souza Costa, que está à beira de ser demitido da Polícia Civil, é alvo de nova acusação de desvio de carga (foto: Milena Aurea / A Cidade)

A Corregedoria da Polícia Civil de Ribeirão Preto investiga o delegado Renato Savério Souza Costa pelo sumiço de uma carga de 400 caixas de cigarro da delegacia de Jardinópolis.

Além disso, a Corregedoria Geral da instituição já analisa proposta de demissão do delegado sugerida na conclusão de outro processo administrativo em que ele é acusado da prática de outros quatro crimes.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Renato Savério já está afastado de suas funções operacionais, com arma e distintivo apreendidos.

A carga de cigarros, avaliada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Ribeirão em R$ 240 mil, foi apreendida no último dia 4 de dezembro, em uma chácara de Jardinópolis.

Na ocasião, uma pessoa foi detida e assumiu a propriedade da carga, que teria vindo do Paraguai. O material foi levado para a delegacia da cidade. A suspeita é de que o delegado tenha desviado a carga. Paulo Piçarro, delegado titular da Corregedoria da região de Ribeirão, preferiu não dar detalhes da investigação. “É um processo sigiloso. Só poderei passar informações depois de tudo esclarecido, para não atrapalhar as investigações”.

Outras acusações
Em ação movida pelo Ministério Público, Renato é acusado de improbidade administrativa, falsidade ideológica, prevaricação e peculato. Ele teria instaurado inquérito para investigar um roubo na empresa Ouro Fino apenas um ano e meio após o ocorrido, quando as investigações do Ministério já estavam em andamento.

Em maio do ano passado, Renato deixou a delegacia de Cravinhos e assumiu a unidade de Jardinópolis, onde ficou até janeiro deste ano.

Ele, que informou ao A Cidade estar atuando como delegado assistente na Seccional de Ribeirão, se defende da acusação. “Eu pedi para incinerar a carga sem autorização judicial e deu esse problema todo”, disse.

Renato entende que não há problemas em sua conduta. “Há duas correntes. Alguns entendem que é preciso autorização judicial para incinerar, eu entendo que não é.”

Delegado responde à acusação do MP

Em ação do Ministério Público, em andamento, o delegado Renato é acusado de não ter investigado como deveria um roubo ocorrido na empresa Ouro Fino, de Cravinhos.

O caso culminou com seu afastamento e proposta  de demissão em processo disciplinar administrativo da Corregedoria da Polícia.

De acordo com a denúncia, somente um ano e meio após o crime e com as investigações do MP em andamento, o delegado teria instaurado inquérito para apurar o caso.

O delegado, segundo o processo, teria deixado de: “identificar o proprietário do veículo abandonado após a fuga dos criminosos, de obter imagens das câmaras, de colher depoimentos das vítimas e testemunhas e de realizar perícia no local.”

Ele também não teria feito reconhecimento fotográfico e das filmagens, não comunicou a subtração de uma arma de fogo do vigia,  não comunicou a apreensão do veículo e demais bens à Justiça.

Segundo o processo, Renato Savério teria desviado o veículo usado no crime. “Tendo ele mesmo retirado o automóvel do pátio do Auto Socorro Anhanguera”, diz trecho da acusação. Renato também se defende. “Sobre isso está tudo certo”.

raspandootacho

  1. vcs estão todos doidos, ele não fez nada disso, tudo isso são acusações falsas, não tem prova, e mais sou Delegado, isso só acontecem com as outras carreiras.

  2. O Dr PAU lo PIÇA rro da Corregedoria vai ajudar com seu senso de justiça e tirocínio dando uma bela cuspida na chapeleta antes de entubar…

  3. Quando a coisa explode aí não tem mais corporativismo, ninguém vai tirar da reta,
    o do outro e colocar o seu, não é?
    É melhor ajudar a justiça, do que tentar acobertar alguma coisa, em favor de colega e sendo assim assinar uma prevaricação.
    Não quero dizer com isso, que o caso acima esteja nesta situação.

  4. Será que o Juiz do caso Eike terá o mesmo destino? Exemplarmente punido?

  5. estes delegas…, todos são ladrão, eles são a escória da pc, tudo de podre ou termina, ou começa pelas mãos de um delega….., chega em um dp e grita, a corregedoria chegou, o primeiro que cai da cadeira, de susto, é o delega….

  6. Meu Deus, onde vamos parar. Se m Delegado de Policia esta fazendo isso em quem vamos confiar. Estamos todos perdidos, o Estado falido, a segurança falida, a saude falida…intervenção federal já…

  7. Os atos desse delegado fazem parte da cultura institucional da PC de SP: Roubar , roubar e roubar. Pra não cair na monotonia, de vez em quando um tráfico aqui e outro ali. Pra policial corrupto demissão é pouco.

  8. O mais impressionante é que eles ( os delpols) pregam que são os policiais; que são os ladrões e diga-se de passagem; faz um bom tempo que os delegados de policia vem entrando em encrenca e corrupção e sendo assim difamando a instituição. Esta na hora da equipe de governo acordar e dar mais incentivos aos policiais. Que na verdade são quem carrega o piano e na hora de dar aumento a ADPESP entra no meio e atrapalha a vida dos policiais. Vocês não acham?..

  9. Um passarinho caipira disse que se fuçar só um pouquinho na procedência e no destino do patrimônio dele vai aparecer mais algumas broncas.

  10. a inveja mata, essa é a cambada que tentou ser delegado, porém, não obtiveram sucesso, então da-lhe critica. Como não se bastassem os invejosos preguiçosos da própria pc. , temos o frustrado do jacaré sem dente, que em 30 anos na pm não chegou em a subtenente, o teve competência e inteligência para realizar o chacao, vem falar mau dos delegados , quando passou esses 30 inúteis anos na pm lambendo botas de oficiais, os quais fazia recolha nas biqueiras, e como prêmio ganhou um corola e um sítio .

  11. Estou repercutindo o inteiro teor de comentário e , também, de e-mail que nos foi remetido pelo policial militar MJB.

    Quanto as ofensas pessoais, repito aqui a resposta dada ao PM Jefferson:

    Você é mais um boçal entre os que – com total falta de respeito e argumentos – demonstram à saciedade a enorme quantidade de idiotas que abundam a PM.

    Aliás, você Jacaré é a prova mais eloquente da boçalidade e idiotice reinantes na PM!

    É por isso que nunca lhe censurei.

    Continue despejando aqui suas defecações mentais para que todos saibam o que os PMs têm no cérebro.

  12. inveja + frustração = policial incompetente . disse:
    09/03/2015 ÀS 20:30
    a inveja mata, essa é a cambada que tentou ser delegado, porém, não obtiveram sucesso, então da-lhe critica. Como não se bastassem os invejosos preguiçosos da própria pc. , temos o frustrado do jacaré sem dente, que em 30 anos na pm não chegou em a subtenente, o teve competência e inteligência para realizar o chacao, vem falar mau dos delegados , quando passou esses 30 inúteis anos na pm lambendo botas de oficiais, os quais fazia recolha nas biqueiras, e como prêmio ganhou um corola e um sítio .

    inveja + frustração = policial incompetente . disse:
    09/03/2015 ÀS 21:11
    Estou repercutindo o inteiro teor de comentário e , também, de e-mail que nos foi remetido pelo policial militar MJB.

    Quanto as ofensas pessoais, repito aqui a resposta dada ao PM Jefferson:

    Você é mais um boçal entre os que – com total falta de respeito e argumentos – demonstram à saciedade a enorme quantidade de idiotas que abundam a PM.

    Aliás, você Jacaré é a prova mais eloquente da boçalidade e idiotice reinantes na PM!

    É por isso que nunca lhe censurei.

    Continue despejando aqui suas defecações mentais para que todos saibam o que os PMs têm no cérebro.

    NOBRE SR. FRUSTADO ACIMA, PRIMEIRAMENTE APOSTO UMA PINGA QUE RECEBO POR MÊS SEM MEDO DE ERRAR ALGUNS TROCADO A MAIS QUE VC, POIS TRABALHANDO POR 30 ANOS NA PM, GALGUEI NA APOSENTADORIA UM POSTO A MENOS QUE SUBTENENTE, PORÉM INVESTI NA MINHA FAMÍLIA, ONDE AJUDEI ESPOSA A ENTRAR NA PC, UM CASAL DE FILHO SENDO UM ADVOGADO JÁ INSCRITO NA ORDEM, E UMA DOUTORA EM ODONTOLOGIA, SEM CONTAR QUE AJUDO AOS SEUS CÔNJUGES QUE ESTÃO QUASE NO TÉRMINO DE SEUS DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS, ALEM DE COROLA QUE VC CITOU, ACABEI DE TROCAR EM UM OUTRO ZERO KM, QUANTO AO SÍTIUZINHO, É SOMENTE PARA LAZER, POIS NA BEIRA DA REPRESA DO RIO GRANDE, POSSO CURTIR O TEMPO QUE QUISER, SENDO QUE NO DECORRER DOS MEUS 30 ANOS COLEGAS, AO INVESTIR NA CRIAÇÃO DA MINHA FAMÍLIA, E PODER PARTICIPAR ATIVAMENTE NA EDUCAÇÃO E ACOMPANHAMENTO, LUTEI MUITO NOS BICOS DA VIDA, PASSANDO NOITES E NOITES, PORÉM CONSEGUI COMPRAR ALGUMAS PEQUENAS CASINHAS ONDE TIRO MAIS OU MENOS 12.000,00 MÊS, QUE ME AJUDA BEM AO FUNDIR COM O MEU SALÁRIO (APOSENTADORIA) E O DA MINHA ESPOSA, QUE PASSA DE 20.000,00 MÊS, NÃO ME CONSIDERO BAM BAM BAM, MAS TE GARANTO QUE VIVO MUITÍSSIMO BEM A VIDA, TENHO 52 ANOS, GOZO DE PLENA SAÚDE, NÃO FUMO, NÃO BEBO, PROCURO FAZER MEUS EXERCÍCIOS DIÁRIO, POSSO TE AFIRMAR QUE SOU MUITO FELIZ E AGRADECIDO A DEUS POR TUDO, MEU FILHO COM 25 ANOS, E HA SEIS NO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL, ESTUDA TODO O TEMPO PARA PRESTAR CONCURSOS EM CARGOS UM POUCO MELHOR, DO TIPO: MP, DEF. PÚB. E MAGISTRATURA, CONFIO PLENAMENTE QUE CEDO OU TARDE ELE VAI CONSEGUIR, SE DEUS QUISER, QUANTO A VC MEU CARO, PARABÉNS PELA FRUSTRAÇÃO DE DESPEITO, INVEJA MATA OU COROE POR DENTRO.PASSAR BEM BABACA.

  13. inveja + frustração = policial incompetente . disse:
    09/03/2015 ÀS 20:30
    a inveja mata, essa é a cambada que tentou ser delegado, porém, não obtiveram sucesso, então da-lhe critica. Como não se bastassem os invejosos preguiçosos da própria pc. , temos o frustrado do jacaré sem dente, que em 30 anos na pm não chegou em a subtenente, o teve competência e inteligência para realizar o chacao, vem falar mau dos delegados , quando passou esses 30 inúteis anos na pm lambendo botas de oficiais, os quais fazia recolha nas biqueiras, e como prêmio ganhou um corola e um sítio .

    inveja + frustração = policial incompetente . disse:
    09/03/2015 ÀS 21:11
    Estou repercutindo o inteiro teor de comentário e , também, de e-mail que nos foi remetido pelo policial militar MJB.

    Quanto as ofensas pessoais, repito aqui a resposta dada ao PM Jefferson:

    Você é mais um boçal entre os que – com total falta de respeito e argumentos – demonstram à saciedade a enorme quantidade de idiotas que abundam a PM.

    Aliás, você Jacaré é a prova mais eloquente da boçalidade e idiotice reinantes na PM!

    É por isso que nunca lhe censurei.

    Continue despejando aqui suas defecações mentais para que todos saibam o que os PMs têm no cérebro. PELO QUE SEI SR. FRUSTRADO, QUEM USA DE DINHEIRO DAS BIQUEIRAS PELO QUE SEI E TODOS COMENTAM, INCLUSIVE PELOS PRÓPRIOS POLICIAIS CIVIS, SÃO OS SEUS INTEGRANTES, E NÃO OS DA PM, PELO VISTO VC ESTA CUSPINDO PRA CIMA TENTANDO SUJAR OUTRA PESSOA INOCENTE,É MAIS UM COVARDE QUE SE ESCONDE ATRAS DE VERDADEIROS PROFISSIONAIS DA GLORIOSA PC.

  14. Tem PIÇARRO voando pra cima do majura da notícia hehehehe

  15. Volto a dizer, este Jacaré sem dente é psicopata. Aliás existe um livro chamado ” cadê minha sorte ” que conta a vida de um esquizofrenico.

    Dr. Guerra, não tenha mágoa do Jacaré, nem o leve a sério, ele precisa de um TRATAMENTO. Eu aposto que este sujeito nunca fez parte dos quadros do serviço publico, tampouco ligados à Segurança Publica.

    Uma das grandes caracteristicas das pessoas que sofrem deste tipo de transtorno é ouvir vozes e criar situações as quais gostariam de ter vivenciado. Ele fala que tem filhos, mulher na PC, que tem casas de aluguel. Isso é pura alucinação. Morro dizendo que este coitado é um ilusionista doentio. Eles aos poucos vai se enrolando. Cada vez que fala ele se entrega. No máximo, no máximo deve ser um destes seguranças de rua que tem como clientela os moradores. Eu sinceramente tenho pena. A MAIOR VONTADE DA VIDA DELE É SER TUDO ISSO QUE ELE FANTASIA.

    eu tenho muita PENA, AFINAL DOENÇA NÃO SE ESCOLHE…..

  16. Desviar carga de cigarros contrabandeados não dá rua pra ninguém, pois se desse, aqui no DECAP muita gente já teria ido para rua. Procura saber quantos inquéritos tramitam na corregedoria para apurar sumiço de cargas de cigarros contrabandeados apreendidos. O esquema é simples. Apreende a carga. Alega não ter local para guardá-la. Encontra aquele amigo dono de depósito. Deposita pra ele e quando o juiz requisitar o objeto do crime, informa que o depositário desapareceu com a carga e que ele não era o dono do depósito e tinha alugado o local com documentos falsos. Migué. Só aquí a justiça eo MP engole uma estória dessa.

  17. Ontem, no cidade alerta extensa reportagem sobre tráfico de drogas durante o dia na porta do palácio da polícia em Santos. No quintal da DIG e DISE de Santos. Lamentável.

  18. Pro IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA….. uns posts antes eu já havia dito: roubar, roubar e roubar. Pra não cair na monotonia, um tráfico aqui, outro alí. É a cultura institucionalizada numa “empresa” que conhecemos bem

  19. Flit Paralisante disse:
    10/03/2015 ÀS 0:34
    UM POSTO A MENOS QUE SUBTENENTE

    Jacaré, tem certeza que você foi PM ?

    DESCREVI DE FORMA EQUIVOCADA, OU SEJA, QUIS DIZER UM POSTO ABAIXO, OU QUEM SABE UM POSTO ANTES, OU SE PREFERIR MEU REI, PRIMEIRO SARGENTO OK, QUANTO A MINHA IDADE REALMENTE É 52 ANOS, FAREI NIVER SETEMBRO PRÓXIMO, E NESTE MESMO MÊS, COMPLETARÁ 04 ANOS DE BRILHANTE APOSENTADORIA, HEHEHEHEHEHEHE, E VC ME REI JÁ ESTA APOSENTADO, QUANDO VAI SER, QUE PENINHA HEM HAHAHAHAHAHA.

  20. Está na hora do todo poderoso descer nesta terra disse:
    10/03/2015 ÀS 1:09
    Volto a dizer, este Jacaré sem dente é psicopata. Aliás existe um livro chamado ” cadê minha sorte ” que conta a vida de um esquizofrenico.

    Dr. Guerra, não tenha mágoa do Jacaré, nem o leve a sério, ele precisa de um TRATAMENTO. Eu aposto que este sujeito nunca fez parte dos quadros do serviço publico, tampouco ligados à Segurança Publica.

    Uma das grandes caracteristicas das pessoas que sofrem deste tipo de transtorno é ouvir vozes e criar situações as quais gostariam de ter vivenciado. Ele fala que tem filhos, mulher na PC, que tem casas de aluguel. Isso é pura alucinação. Morro dizendo que este coitado é um ilusionista doentio. Eles aos poucos vai se enrolando. Cada vez que fala ele se entrega. No máximo, no máximo deve ser um destes seguranças de rua que tem como clientela os moradores. Eu sinceramente tenho pena. A MAIOR VONTADE DA VIDA DELE É SER TUDO ISSO QUE ELE FANTASIA.

    eu tenho muita PENA, AFINAL DOENÇA NÃO SE ESCOLHE…..

    O MEU NOBRE COLEGA, NÃO DEIXA A INVEJA TE AFETAR NÃO, LUTA COM MAIS AFINCO QUE UM DIA VC TAMBÉM PODERÁ SER AGRACIADO COM AS MESMAS COISAS QUE HOJE TENS INVEJA, MUDA O SEU RUMO DE PENSAMENTO, E DE AGIR, ISSO NÃO É BOM PARA VC, ISSO VAI TE CORROÊ POR DENTRO PODENDO ATE UM CÂNCER MEU CARO, EU FUI MUITO ABENÇOADO POR ESSE DEUS MARAVILHOSO, SÓ QUE COM CERTEZA SOU MERECEDOR DAS MINHAS GLÓRIAS, CASO CONTRÁRIO ELE QUE É JUSTO NÃO DEIXARIA ISSO ACONTECER, ABRAÇÃO MEU CARO, QUE ESSE DEUS MARAVILHOSO AO QUAL EU SIGO POSSA TE ABENÇOAR TAMBÉM.

  21. jacaré sem dente,

    Nem uma coisa nem outra. Para seu conhecimento, neste estado, a carreira de Praças inicia-se na graduação de Soldado PM 2ª classe e encerra-se na graduação de Subtenente PM. A carreira de Oficiais é iniciada no posto de 2º Tenente PM , tendo por ápice o posto de Coronel PM.

    Resumindo: você confunde alhos ( graduação ) com bugalhos ( posto ).

    Que escola de sargentos você frequentou ?

    Quanto a minha aposentadoria: dia 5 de dezembro do corrente completarei 30 anos de serviço público; aposentadoria que será brilhantemente consumada quando da nossa reintegração por justiça terrena e graça celestial desse mesmo “deus maravilhoso a que você diz seguir”.

    O retorno é duplamente triunfal.

    Assim, vida longa aos nossos inimigos para que possam aplaudir de pé a nossa vitória!

  22. O cara se aposenta como sargento e se acha um agraciado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Enganado disse:
    12/03/2015 ÀS 15:26
    O cara se aposenta como sargento e se acha um agraciado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    RAPAZ POEM AGRACIADO NISSO, SOU MUITÍSSISSISSISSISSISSISSISSISSIMO AGRACIADO E AGRADECISO A ESTE DEUS MARAVILHOSO QUE ME GUARDOU E ME PROTEGEU POR TODOS ESSES 30 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS SOMENTE SERVIÇO DE RUA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, QUANTAS OCORRÊNCIA QUADRADAS DEPAREI AO LONGOS DESSES 30 ANOS, E FUI GRACIOSAMENTE GUARDADO POR DEUS, UMA VEZ NUMA PERSEGUIÇÃO A DOIS INDIVÍDUOS TREPADOS COM 9MM E REVOLVER 32, COM O CARÁTER GERAL NA MÃO, E ELES TINHAM ACABADO DE PRATICAR UM 157 O GARUPA DESCARREGOU O 32 NA NOSSA DIREÇÃO EM MOVIMENTO E NENHUM TIRO SAIU, O DESFECHO DA OCORRÊNCIA É MELHOR DEIXAR PRA LÁ, MAS FUI PROTEGIDO POR ALGUMA FORÇA QUE EU CREIO QUE FOI DEUS, ISSO É MOTIVO PARA QUE EU SEJA MUITÍSSISSISSISSISSIMO AGRACIADO MESMO, QUANTO A SER SARGENTO MEU CARO AI DE CIMA INVEJOSO, QUE O SEU PRÓPRIO NIKE JÁ DIZ TUDO ESTÁ (ENGANADO) OK, SÓ PRA TER CONHECIMENTO, ESTOU COM 52 ANOS E JÁ APOSENTADO A QUASE 4 ANOS TÁ, E VC QUE PORRA ESTÁS ????????, KKKKKKKKKKK, HEHEHEHEHE HAHAHAHAHAHA HIHIHIHIHIH HOHOHOHOHOHOHO HUHUHUHUHUHUHUHUHUHU CHUPA SUA RATAZANA INVEJOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  24. Delegado é preso depois de passar 2 horas tentando fugir de policiais
    FrancaPolíciaA-A+13/03/2015 Autor(a): Barros Filho Função: Repórter Foto(s): Divaldo Moreira/Comércio da Franca

    Delegado é preso depois de passar 2 horas tentando fugir de policiais
    PMs e patrulheiros rodoviários no local onde Land Rover dirigida pelo delegado Renato Savério foi parada na tarde de ontem
    Equipes da Polícia Militar e Corregedoria da Polícia Civil se uniram, na tarde de ontem, para prender o delegado Renato Savério Souza Costa, 33. Ele respondia pela Delegacia de Polícia de Jardinópolis (SP), antes de ser afastado da função, no início deste mês. Costa, que reside em Cravinhos (SP), fugiu de policiais da Corregedoria ao ser comunicado de que estava preso. A perseguição terminou em Restinga (SP).

    Costa, que também já foi delegado em Cravinhos, acabou transferido para Jardinópolis após ação impetrada pelo Ministério Público. Acusação seria improbidade administrativa, falsidade ideológica, prevaricação e peculato na apuração do roubo a uma empresa de Cravinhos. Não houve confirmação oficial.

    Em Jardinópolis, em dezembro de 2014, 400 caixas de cigarros contrabandeadas e avaliadas em cerca de R$ 240 mil foram apreendidos pela polícia. Em janeiro deste ano, o material desapareceu. Na ocasião, Costa alegou que estava de férias e o cigarro teria sido incinerado indevidamente.

    A Corregedoria passou a investigar o caso. No último dia 4, o delegado teve arma e distintivo recolhidos. Ontem, munidos de mandado de prisão contra Costa, policiais da Corregedoria estiveram em sua residência. Ele fugiu em um Land Rover, dando início a uma perseguição de quase duas horas, que passou por Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, Nuporanga e São José da Bela Vista.

    Na rodovia Prefeito Fábio Talarico, sentido Franca, ao se deparar com um cerco da Polícia Rodoviária, Costa entrou em uma ESTRADA de terra, sentido Restinga. A PM de Franca ajudou no cerco que terminou perto da estação de água de Restinga. O Land Rover seria produto de roubo.

    Conduzido à Seccional de Franca, Costa foi apresentado ao delegado da Corregedoria que preside as investigações. Eles deixaram o local pouco antes das 20 horas com destino a Ribeirão Preto. O pedido de prisão foi feito pela Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo por “supostas condutas irregulares do delegado”. A Corregedoria confirmou o pedido de prisão, mas não revelou se ela é temporária, o que possibilitaria ao delegado deixar a cadeia após cinco dias, ou preventiva, o que deixa preso até uma decisão final da Justiça.

  25. Muito me admira todos estes acontecimentos 3 anos depois da morte e assassinato de meu ir mão Wander Geraldo Vaz em Dom Eliseu no Pará, ele foi morto por roubo de uma carga de charque e sua carreta estava no nome do Senhor Delegado Renato, que na época meu irmão estimava muito, esperava ajuda da justiça do homem para evolução do inquérito da morte de meu irmão, mas vejo que depois dessa noticia em quem confiar? Somente DEUS na causa e pessoas do BEM para que minha família um dia saiba sobre a verdade do assassinato de meu irmão!

Os comentários estão desativados.