‘Batalhões da bala’ se concentram na Grande SP 35

Felipe Resk, Marcelo Godoy e Rafael Italiani

O mapa da letalidade da Polícia Militar de São Paulo mostra que nove dos dez batalhões territoriais que lideram a lista dos que mais mataram suspeitos de crimes no Estado ficam na Grande São Paulo. Desses, três estão na capital, incluindo o primeiro e o segundo do ranking. Três pertencem a cidades do ABC paulista. A única exceção do interior na lista dos “batalhões da bala” é o 35º Batalhão (35º BPM/I), com sede em Campinas e quarto colocado no ranking.

Para conhecer a lista dos batalhões mais letais, o jornal O Estado de S. Paulo usou dados obtidos com a Ouvidoria da Polícia do Estado – foram consultados os registros de 745 casos com 923 mortes ocorridos de 1º de janeiro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. Nesse total, estão incluídos casos envolvendo a Polícia Civil e os batalhões especiais da PM, como as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A última, aliás, é o batalhão que lidera o ranking geral como a unidade mais letal das polícias paulista, o que não surpreendeu o ouvidor da Polícia, Julio Cesar Neves.

A análise dos números permitiu ainda estabelecer pela primeira vez o mapa da letalidade dos batalhões responsáveis pelo patrulhamento de bairros e de cidades. Essa lista que é liderada pelo o 16º Batalhão (16º BPM/M), cuja sede fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo. Os PMs desse batalhão mataram no período 26 pessoas em 20 ações.

O segundo batalhão do ranking é o 39º BPM/M, responsável pelo patrulhamento de parte da região de Itaquera, na zona leste. Ao todo, 21 pessoas morreram em supostos tiroteios com os homens dessa unidade. O terceiro colocado na lista é o Batalhão de Carapicuíba (19 mortes em 14 casos).

Dados da Secretaria da Segurança Pública mostram que o uso da força letal pela PM cresceu 77% em 2014, em comparação com 2013. A tendência de aumento permanece neste ano – só nos primeiros 70 dias de 2015 os homens da Rota, por exemplo, mataram 21 acusados de crimes, número superior a todo o ano de 2013, quando 19 pessoas morreram em casos de confrontos com a unidade.

Para o ouvidor, o aumento da letalidade policial nos últimos anos também estaria relacionado à impunidade. “Quando o policial vê que ninguém é punido, fica mais fácil apertar o gatilho. A impunidade não é só para a bandidagem, é dos dois lados”, disse. “Na maioria dos casos, o arquivamento é requerido pelo Ministério Público e a Justiça aceita. Não chegam sequer a serem denunciados.”

Investigação

O jornal Estado de S. Paulo procurou o comandante-geral da PM, coronel Ricardo Gabaroni, e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, mas eles não se manifestaram até a noite de quinta-feira. Na terça-feira, a Secretário Estadual da Segurança Pública de São Paulo anunciou que vai alterar o procedimento de investigação para casos que envolvam agentes de segurança pública.

Na prática, a medida tornará obrigatória a presença da Polícia Civil, da Polícia Militar e das Corregedorias nas cenas de homicídios que envolvam agentes, sejam eles autores ou vítimas. Nesses casos, o Ministério Público também deve ser comunicado imediatamente, mas vai ficar a critério do órgão decidir se é necessário enviar um promotor de Justiça ao local.

A resolução deve valer para ocorrências que estejam relacionadas a policiais militares, policiais civis, policiais federais, agentes penitenciários, membros da Fundação Casa e guardas-civis.

Na quarta-feira, o ouvidor enviou um ofício à secretaria sugerindo que também fosse convocado um defensor público ao local de mortes em decorrência da atividade policial.

Segundo Neves, essa medida seria mais eficiente para impedir que a cena do crime seja mudada antes da perícia. (Colaboraram Juliana Ravelli e Lucas Sampaio)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  1. as policias de são paulo não matam suspeitos e sim agressores covardes que matam estupram e quando chegam os policiais civis ou militares preparados eles voltam de onde não deveriam ter saído ‘ inferno’

  2. Putz, milhões e milhões de malas na Grande SP e Inteiro, matando, estuprando, roubando, etc.. e a ROTA só matou 21????? Está devagar hein! já não é mais a mesma.

  3. Charlie Bravo disse:
    20/03/2015 ÀS 11:57
    Putz, milhões e milhões de malas na Grande SP e Inteiro, matando, estuprando, roubando, etc.. e a ROTA só matou 21????? Está devagar hein! já não é mais a mesma.

    Meu caro vc poderia citar a quantidade de malas que a pc matou este ano ??????, a já sei, a pc não mata ninguém, uma vez que ela não comete atrocidades, ela só prendem e apresenta ao Judiciário para que dentro de poucos dias esse meliante possa voltar a sociedade totalmente recuperado, sem dar nenhum beliscão, e sem dar nenhum tiro, havia me esquecido kkkkkkkkk

  4. SE A PM MATA , ELA COMETE ATROCIDADES, SE ELA NÃO MATA, ELA É UMA INSTITUIÇÃO QUE NÃO SERVE PRA NADA, CAGONA, MAS AI EU PERGUNTO: ONDE FICA A PC NESSE CASO?
    Á JÁ SEI, FICAM OCUPADOS EM FAZEREM OS REGISTROS DE TUDO, PRINCIPALMENTE DO TRAMPOS DA PM NÉ, ENTÃO POLICIA DE VERDADE É SOMENTE A PM, UMA VEZ QUE A PC DESEMPENHA APENAS PAPEL DE MEROS REGISTRADORES DOS FATOS.

  5. NO Q PESE O MEU PROTESTO CONTRA O MILITARISMO DAS PMs, MATA-SE POUCO MARGINAIS NO BRASIL, ESPECIALMENTE EM SP. NÃO É O NUMERO DE BANDIDOS MORTOS PELA POLÍCIA, É O ALTO NUMEROS DE MARGINAIS VIOLENTOS, Q JÁ DECRETARAM A PENA DE MORTE A POLICIAIS E SUAS VITIMAS VITIMAS, Q CONFRONTAM MUITO BEM ARMADOS A POLÍCIA. É LADRÃO SAINDO PELO LADRÃO, MATA SEIS SURGEM DOZE, E SÓ CRESCE. EFEITO DE LEIS VERGONHOSAS, ESQUECIDAS PELOS VERMES LEGISLADORES, POR UM GOVERNO Q AGI COMO BANDIDOS, E AINDA CRIAM DIREITOS DESUMANOS, COM INTEGRANTES Q PROMOVEM UMA MONSTRUOSA INVERSÃO DE VALORES E JUDICIÁRIO EM GRANDE PARTE, EXERCENDO UMA JUSTIÇA DE MERDA E VERGONHOSA.

  6. Eu tenho a solução: vtr descaracterizada, policial à paisana, sem arma e sem funcional. Vamos deixar a bandidagem em paz que é isso que o PSDB do Geraldão quer.

  7. Local de morte com policial envolvido…

    Reclama-se da não preservação correta do local, coisa já aceita por todos. Agora, se vingar a idéia do Sr. Sec. Seg. Pública de SP de ser necessário em local de Policial morto ou civil morto por Policial , a presença registrada da P. Militar, P. Civil, Corregedoria, M. Público, Defensor Público e Perito Criminal, o “local” vai virar um verdadeiro circo (Vai faltar só a lona). Em alguns casos é difícil até mesmo impedir o acesso de curiosos, imagino como será com este monte de OTORIDADES que, sem experiência com local de crime, estarão por lá para uma disputa de vaidades e para prejudicar mais ainda. Putz!! Tenho certeza que eles ainda se lembrarão de chamar o Legista. Coitado do Perito Criminal. Tá fodido de qualquer jeito. Ou pega um local alterado ou vai brigar prá caralho.
    Saudações

  8. Meus sinceros cumprimentos

    a todos que ajudaram a fazer deste mundo

    um pouco menos penoso . . .

    OLHO POR OLHO

    DENTE POR DENTE . . .

    . . . aqui não é a ISLÂNDIA SRS . . . AQUI NÃO É O MUNDO IDEAL . . .LONGE DISTO . . .

  9. Sandro disse:
    20/03/2015 ÀS 12:58
    Eu tenho a solução: vtr descaracterizada, policial à paisana, sem arma e sem funcional. Vamos deixar a bandidagem em paz que é isso que o PSDB do Geraldão quer.
    .
    .
    Não, é isso que a maioria dos políticos de todos os partidos querem. Vê se a diminuição da maioridade penal por exemplo é aprovada lá em Brasília?….

  10. É necessário o encerramento das atividades PM em policiamentos de ruas, não é compatível com um País Democrático, mesmo porque é resquício da ditadura com estilo próprio de agir e verdade seja dita, com hábitos abominável pela sociedade; Os modus operandi militar que agia e age com extrema truculência desnecessária, acabam fazendo parte das ocorrências trazendo insegurança quando poderiam conduzir com a maior tranquilidade, podemos chamar isso de falhas operacionais, mas parece que não existe vontade de corrigir esse lado que muitas vezes termina em letalidade desnecessária.

  11. Olha não defendo e nem ataco,pois se algum policia blogueiro disser o contrario,vamos saber que ele nunca trabalhou na rua,não conhece a realidade dela.Policial nenhum sai pra rua com a intenção de matar,mas se isso for inevitável,antes a familia de todos os malas do mundo lamentando do que a de um policial!Quanto esses grupelhos de direitos humanos sei o que eles querem

  12. PMs da região do Butantã e de Itaquera causaram mais mortes55
    Estadão Conteúdo Em São Paulo 20/03/201508h14
    Ouvir texto

    0:00
    Imprimir Comunicar erro
    De todos os batalhões territoriais da Polícia Militar de São Paulo, o 16º BPM/M é o mais letal. Dados da Ouvidoria apontam que, desde janeiro de 2014, foram 26 mortes de suspeitos em supostos confrontos com oficiais do grupamento, que faz rondas ostensivas nas zonas oeste (regiões do Butantã, Jaguaré e Rio Pequeno) e sul (Morumbi). Nove delas aconteceram só nos dois primeiros meses deste ano.

    Nas imediações da sede do batalhão, no Rio Pequeno, é perceptível o medo de falar sobre o trabalho da polícia na região. Quem se pronuncia fala bem. Os que preferem se calar são maioria. Em comum entre os dois grupos a resposta para a pergunta “Você se sente seguro aqui?” feita pela reportagem a todos os entrevistados: “100% seguro a gente nunca está”.

    Os moradores afirmam que o número de carros de polícia nas ruas aumentou neste ano. Consequentemente, tem sido cada vez mais comum avistar policiais trabalhando. “Eles estão em cima o tempo todo. Antes não era tão agitado”, afirma um mecânico, morador do Rio Pequeno há 46 anos. Sobre a letalidade policial, o tom é de resignação. “Se eles não matarem, morrem.”

    Comando
    O 16º BPM/M é interinamente comandado pelo major Ezequiel Morato. Ele assumiu o posto em fevereiro, quando o ex-comandante foi promovido. A promoção coincidiu exatamente com o período em que o batalhão passou a matar mais. Foram sete casos em janeiro e mais dois no mês seguinte. No ano passado, a média era de 1,5 morte por mês. O major foi procurado por telefone e no batalhão, mas não se pronunciou. A PM também não comentou.

    A maior parte das mortes relacionadas a policiais aconteceu nas zonas em que o batalhão atua, mas também há casos em cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Embu-Guaçu e Cotia. Na última, cinco oficiais perseguiram um Chevrolet Corsa após informações que o veículo havia sido roubado. Os policiais conseguiram encurralar o carro. Segundo os policiais, os suspeitos atiraram primeiro. Os quatro ocupantes do carro morreram.

    Itaquera
    Quando a reportagem chegou à sede do 39º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano, em Itaquera, na zona leste, o segundo que mais matou em São Paulo, um soldado da PM indagou qual era o intuito da reportagem. Ao ser informado sobre as 20 mortes registradas no ano passado e a letalidade da PM do batalhão, o policial franziu a testa. “Se o assunto é esse, você veio trazer problema. Se tem um assunto que me incomoda, é esse”, disse. Apesar de o tenente-coronel Marcelo Jorge Franciscon, comandante do 39º BPM/M, estar na frente do batalhão, ele não quis falar sobre os motivos para que seus subordinados tenham matado 21 pessoas.

    A região de Itaquera tem cerca de 524 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A opinião dos moradores que precisam dos policiais do batalhão é dividida. “Para mim eles mataram pouco. Bandido bom é bandido morto. Tinha de ter pena de morte neste país”, afirmou o comerciante Antonio de Souza, de 54 anos.

    Já nos prédios da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), os moradores têm medo. Um ex-presidiário de 40 anos que já cumpriu pena por furto receia a presença da PM na frente do seu prédio. “Hoje o PM que me prendeu passou aqui em frente, ficou me olhando. Quando eu saí da cadeia, ele veio me intimidar, perguntar se eu continuava roubando. Medo de que ele me mate eu não tenho, mas acho que é uma forma de intimidar, mostrar que quem manda é ele.” As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

  13. Policia Militar incompetente !
    ROTA incompetente !
    Só zeraram isso ??
    incompreensível um estado como esse, com os níveis no patamar que estão, zerarem só isso.
    Por favor, não me venham os legalistas de mesa de bar, contrapor que “poderia ser seu filho”, “sao inocentes”, “a meganha faz por praze”. Alguns de vcs já encararam de frente um PIPOCO ? – maiusculo – com fuzil na mao de mala ?
    Já fizeram local com policial ( militar ou charlie ) tombado ? – tiro no rosto ou com colete arregaçado ?
    Nao ??
    Entao data maxima venia, vá a merda !!
    Pegue sua barca e saia da Faria Lima – Paulista e Rebouças e caia p o Capao, Diadema, A E Carvalho, Tiradentes, entre na paraisopolis sozinho, e estarre alguem na madruga, vou repetir, vá a merda !!
    Guerra Civil, jogam em vc rindo, se bobear toma na cara no peito onde pegar. Tenho mais passado que futuro, pensava diferente, hoje ?? – tem que devolver na mesma moeda com correçao, zerar é pouco – raça filha da puta, pior que rato.
    Nunca pensei que falaria isso, mas, parabens meganha.

  14. Engraçado! Pelo jeito na PC ta tudo certo né? Uma verdadeira maravilha! Em um blog que originalmente se propõe discutir assuntos da PC, só se vê falar na PM. Esse blog deveria se chamar: blog do papa mike. Kkkk. O legal é que ninguém chuta cachorro morto né?

  15. Reflexo de um país como o brasil….se tivéssemos LEIS QUE PUNissem, o marginal ficaria com medo de cometer o ato ilícito, assim como de enfrentar o estado….

    Se funcionasse assim: cometeu um crime de menor potencial ofensivo, passaria 2 anos preso e passaria com educadores, policiais, psicólogos para entender o que cometeu, após uma avaliação, seria posto em liberdade;

    cometeu outro ato ilícito, teria sua mão forte amputada, se novamente, morte conforme abaixo;

    cometeu um crime grave; passaria 10 anos preso, e teria sua mão forte amputada; se reincidente, conforme abaixo;

    cometeu crime hediondo; após fim do processo, ainda recluso, seria condenado ao fuzilamento com direito à plateia;

    Avaliação psicológica com todos os menores, pois com 11 anos a criança já consegue discernir sobre seu ato, assim acabaria o eca, e julgamento igual aos demais maiores;

    lavagem de dinheiro, corrupção, enriquecimento ilícito, morte!!!…, esta por tortura e apedrejamento por parte da população;

    Aí eu quero ver nego cometer um ilícito, seríamos um país de primeiro mundo!!!!

    Mas é mais fácil meu cachorro fazer meu café da manhã, ligar para meu chefe para falar que sua esposa é um espetáculo!!!!!!

    Mas estamos na república da banana, onde um latrocida não passa 4 anos preso, e menor que comete o mesmo “ato infracional” passa no máximo 8 meses……e os políticos ladrões nem presos vão, devolvem no máximo 0.8 % do que foi roubado!!!!!pt, pmdb, psdb, dem, pp etc, tudo farinha do mesmo saco, todos roubam……

    Aí a puliça não precisaria fazer isso, pois haveria respeito às leis, poderia até diminuir o número de policiais!!!!!

  16. Isso mostra a que grau de criminalidade estamos. Tudo culpa dos governantes.

  17. Nao recrimino os pms por se sentirem ofendido por alguns topicos,aqui postado ou COM alguns comentarios,mas no caso em que CHARLES BRAVO tece seu comentario, pareceu-me que ele quis ser sarcastico, nao com a Rota ,mas sim com a sociedade,governo e imprensa de uma maneira geral,nao sei se falta cerebro ou é a idade mesmo ,que afeta a capacidade de compreençao do tal do JACARE SEM DENTE,que inclusive em sua resposta arvora aos pms a capacidade unica de serem corajosos,ora! ja tenho um tempo razoavel de policia, e basicamente,na chefia,e diferente do que afirma Sniper com Barret M 107 ,ja dei cana em Diadema,Cid.Tiradente,Capao Redondo e etc e diferente de vcs pms ,que quando vao dar uma cana vao em uma quantidade boa de policiais,nos policiais civis trabalhamos em dois ou tres tiras em uma equipe ,e nao temos como pedir apoio,e quando vcs comentam que quando estamos em apuros é so ligar 190,lhes digo:nunca precisei e se um dia precisar nao terei vergonha de pedir,mas nao é algo tao recorrente como vcs gostam de afirmar,pois nos tiras,ate pela natureza de nosso trabalho,nos acostumamos a se virar sozinhos,sem apoio de colegas e de delegados e mt menos de pm,pois de uma maneira geral,so aparecem para queimarem nossa campana,arrumar zulu e etc…

  18. tiraSP disse:
    20/03/2015 ÀS 23:40
    Nao recrimino os pms por se sentirem ofendido por alguns topicos,aqui postado ou COM alguns comentarios,mas no caso em que CHARLES BRAVO tece seu comentario, pareceu-me que ele quis ser sarcastico, nao com a Rota ,mas sim com a sociedade,governo e imprensa de uma maneira geral,nao sei se falta cerebro ou é a idade mesmo ,que afeta a capacidade de compreençao do tal do JACARE SEM DENTE,que inclusive em sua resposta arvora aos pms a capacidade unica de serem corajosos,ora! ja tenho um tempo razoavel de policia, e basicamente,na chefia,e diferente do que afirma Sniper com Barret M 107 ,ja dei cana em Diadema,Cid.Tiradente,Capao Redondo e etc e diferente de vcs pms ,que quando vao dar uma cana vao em uma quantidade boa de policiais,nos policiais civis trabalhamos em dois ou tres tiras em uma equipe ,e nao temos como pedir apoio,e quando vcs comentam que quando estamos em apuros é so ligar 190,lhes digo:nunca precisei e se um dia precisar nao terei vergonha de pedir,mas nao é algo tao recorrente como vcs gostam de afirmar,pois nos tiras,ate pela natureza de nosso trabalho,nos acostumamos a se virar sozinhos,sem apoio de colegas e de delegados e mt menos de pm,pois de uma maneira geral,so aparecem para queimarem nossa campana,arrumar zulu e etc…

    MEU CARO, AI DE CIMA, ESTOU COM DIFICULDADE DE ENTENDER O SEU COMENTÁRIO, MAS POSSO TE DIZER COM CONHECIMENTO DE CAUSA, TODAS AS VEZES QUE ALGUÉM PRECISAR SEJA ( OUTRO PM, PC, GCM, PRF, PF, GUARDAS DE BANCOS, ESCOLTA, AGENTES PENITENCIÁRIOS, PIRIU, CIDADÃO, FAMILIARES DESSES TODOS QUE CITEI, ENTÃO VC OU QUALQUER OUTRO COLEGA QUE PRECISAR, LEMBRA-TE, A PM ALEM DE TER ORGULHO EM APOIAREM, TEM OBRIGAÇÃO, SE VC NÃO AJUDA , É PORQUE ÉS ORGULHOSO E SE ACHA O BAM BAM BAM, SE A SITUAÇÃO JÁ COMPLICOU POR QUAL MOTIVO NÃO ABORTAR A CAMPANA E TENTAR FAZER DA FORMA QUE DER E COM SEGURANÇA REFORÇADA OU SEJA, COM AJUDA DA PM, ISSO MEU CARO CHAMA-SE INTEGRAÇÃO, UNIÃO, COMPANHEIRISMO TÁ, ABC.

  19. NO LUGAR DE SE VC NÃO AJUDA TROCA-SE POR: SE VOCÊ NÃO PEDE AJUDA É PORQUE ………

  20. MEU CARO, TIRASP, VÊ SE TOMA COMO EXEMPLO A POSTAGEM DO TIRA QUE POSTOU LOGO ABAIXO DO SEU COMENTÁRIO, EXEMPLO DE PROFISSIONAL QUE A PC TEM QUE VALORIZAR, PARABÉNS PARA ELE, ISSO É INTEGRAÇÃO DAS POLICIAS, ISSO É COMPANHEIRISMO, ESSAS ATITUDES ALEM DE ELEVAR O ALTO PROFISSIONALISMO, AINDA MOSTRA COMPETÊNCIA E UNIÃO PARA FORTIFICAREM E VENCEREM O CRIME, QUANDO A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES ESTIVEREM UNIDOS, O CRIME VAI QUASE ACABAR OU SEJA, QUANTO MAIS FORTALECEREM AS FORÇAS POLICIAIS, MENORES SERÃO AS FORÇAS DO CRIME, EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS POR TODOS.

    ******************************************************************************************************************************************

    tiraSP disse:
    20/03/2015 ÀS 23:40
    Nao recrimino os pms por se sentirem ofendido por alguns topicos,aqui postado ou COM alguns comentarios,mas no caso em que CHARLES BRAVO tece seu comentario, pareceu-me que ele quis ser sarcastico, nao com a Rota ,mas sim com a sociedade,governo e imprensa de uma maneira geral,nao sei se falta cerebro ou é a idade mesmo ,que afeta a capacidade de compreençao do tal do JACARE SEM DENTE,que inclusive em sua resposta arvora aos pms a capacidade unica de serem corajosos,ora! ja tenho um tempo razoavel de policia, e basicamente,na chefia,e diferente do que afirma Sniper com Barret M 107 ,ja dei cana em Diadema,Cid.Tiradente,Capao Redondo e etc e diferente de vcs pms ,que quando vao dar uma cana vao em uma quantidade boa de policiais,nos policiais civis trabalhamos em dois ou tres tiras em uma equipe ,e nao temos como pedir apoio,e quando vcs comentam que quando estamos em apuros é so ligar 190,lhes digo:nunca precisei e se um dia precisar nao terei vergonha de pedir,mas nao é algo tao recorrente como vcs gostam de afirmar,pois nos tiras,ate pela natureza de nosso trabalho,nos acostumamos a se virar sozinhos,sem apoio de colegas e de delegados e mt menos de pm,pois de uma maneira geral,so aparecem para queimarem nossa campana,arrumar zulu e etc…
    sergio disse:
    21/03/2015 ÀS 2:02

    *********************************************************************************************************************************************

    Gostaria que todos os batalhões dos 11 CPAs ganhassem essa estatística, só Itaquera e Butantã é pouco. Só não matem trouxas e de resto tem meu total apoio, aqui tá demais, não nos respeitam. Nunca desprezo o apoio da mega, já precisei e fui prontamente apoiado, essa de queimar cana é só quando estão envolvidos, de resto…….só vem prá somar!!!!

  21. jacaré sem dente disse:
    21/03/2015 ÀS 0:41
    tiraSP disse:
    20/03/2015 ÀS 23:40
    Nao recrimino os pms por se sentirem ofendido por alguns topicos,aqui postado ou COM alguns comentarios,mas no caso em que CHARLES BRAVO tece seu comentario, pareceu-me que ele quis ser sarcastico, nao com a Rota ,mas sim com a sociedade,governo e imprensa de uma maneira geral,nao sei se falta cerebro ou é a idade mesmo ,que afeta a capacidade de compreençao do tal do JACARE SEM DENTE,que inclusive em sua resposta arvora aos pms a capacidade unica de serem corajosos,ora! ja tenho um tempo razoavel de policia, e basicamente,na chefia,e diferente do que afirma Sniper com Barret M 107 ,ja dei cana em Diadema,Cid.Tiradente,Capao Redondo e etc e diferente de vcs pms ,que quando vao dar uma cana vao em uma quantidade boa de policiais,nos policiais civis trabalhamos em dois ou tres tiras em uma equipe ,e nao temos como pedir apoio,e quando vcs comentam que quando estamos em apuros é so ligar 190,lhes digo:nunca precisei e se um dia precisar nao terei vergonha de pedir,mas nao é algo tao recorrente como vcs gostam de afirmar,pois nos tiras,ate pela natureza de nosso trabalho,nos acostumamos a se virar sozinhos,sem apoio de colegas e de delegados e mt menos de pm,pois de uma maneira geral,so aparecem para queimarem nossa campana,arrumar zulu e etc…

    MEU CARO, AI DE CIMA, ESTOU COM DIFICULDADE DE ENTENDER O SEU COMENTÁRIO, MAS POSSO TE DIZER COM CONHECIMENTO DE CAUSA, TODAS AS VEZES QUE ALGUÉM PRECISAR SEJA ( OUTRO PM, PC, GCM, PRF, PF, GUARDAS DE BANCOS, ESCOLTA, AGENTES PENITENCIÁRIOS, PIRIU, CIDADÃO, FAMILIARES DESSES TODOS QUE CITEI, ENTÃO VC OU QUALQUER OUTRO COLEGA QUE PRECISAR, LEMBRA-TE, A PM ALEM DE TER ORGULHO EM APOIAREM, TEM OBRIGAÇÃO, SE VC NÃO AJUDA , É PORQUE ÉS ORGULHOSO E SE ACHA O BAM BAM BAM, SE A SITUAÇÃO JÁ COMPLICOU POR QUAL MOTIVO NÃO ABORTAR A CAMPANA E TENTAR FAZER DA FORMA QUE DER E COM SEGURANÇA REFORÇADA OU SEJA, COM AJUDA DA PM, ISSO MEU CARO CHAMA-SE INTEGRAÇÃO, UNIÃO,

    Primeiramente ,como mencionei anteriormente vc realmente deve ter capacidade de compreençao afetada ,talvez seja pelo longo tempo que vc tenha usado;quepe,boné,boine e etc…,mas td bem! vamos ao que interessa,quando vc diz que a PM esta a disposiçao para auxiliar outras instituiçoes e seus funcionarios,nada mais razoavel,haja vista a natureza do trabalho realizado pela mesma,em que ha’ necessidade de um grande numero policiais, para se fazer presente ostensivamente e para dar uma resposta rapida,em caso de intervençao policial.Posto isso, nao ha merito algum em quem “presta apoio” ,no caso a PM,ou demerito em quem pede apoio,seja institucional ou particular, e pra deixar bem claro,caso vc nao tenha entendido,eu ou qualquer policial civil,federal,das forcas armadas,da CIA e etc iremos pedir apoio a Pm ,em uma situçao particular,nada mais natural,vcs estao ai pra isso.
    Quanto `a questao de pedir apoio da pm ,para realizaçao de campana,ou vc deve esta ha’ muito tempo,fora das ruas,ou como se diz no jargao militar:de pijama,ou vc nunca foi policial mesmo,pois achar que isso é possivel,vc deve viver no mundo de BOB,tenha paciencia ,pelo menos argumente com sabedoria,pois alem de td nao entendeu o principal ponto da minha resposta anterior,que é o fato que vcs pms vem aqui ,em nosso blog,pagarem de valentoes,que fazem isso e aquilo,a valentia é algo pessoal,e nao atributo exclusivo da Pm,ou vcs a recebem em uma caixinha ,junto com o fardamento,quando vao pra academia?.Conheco mts policiais militares valentes e tb policiais civis,como covardes em ambas as instituicoes, e aliais ,um policial tem que ser primeiramente inteligente ,seja ele civil ou militar,senao vai pra cadeia ou uma cova.
    Quanto `a cooperaçao entre as policias,so pra lhe informar ja tive oportunidade de elucidar inumeros B.O de mortes de policiais militares ,junto com o pessoal da Pm vitima, divisao composta por excelentes policiais,alias! talvez seja pela natureza investigativa do trabalho deles tb.

    Tenha um bom dia Sr. Jacare sem Dente!!!

  22. Jacaré sem dente e tiraSP, calma pessoal pelo que li ambos são do bem, portanto se formos unidos, seremos mais fortes e quem perderá será o crime!

  23. Quer menos letalidade? ensina no primário, pois é só até ai que os malas assimilam alguma coisa que se trocar com policia vai deitar! Não me venham com argumentação das ocorrências fajutas! Essas não representam nem 1% das derrubadas!
    QUer o que? que o policial entregue flores aos malas com fuzil? aos defensores de direitos dos amnos, ongs, meu recado: VÃO TUDO TOMAR NO CHARLIE UNIFORME!
    ROTA, CIVIL, PM, DEIC, DENARC, GCM, PIRRIL, ESCOLTA, veio pra cima, senta o dedo! Melhor ser julgado por sete do que carregado por seis! e tenho dito!

  24. pipo disse:
    21/03/2015 ÀS 12:22
    Jacaré sem dente e tiraSP, calma pessoal pelo que li ambos são do bem, portanto se formos unidos, seremos mais fortes e quem perderá será o crime!
    Obrigados pelas palavras.Alias !sou policia futebol clube,nao importa a que instituiçao pertença,nao troco a vida de um policial ,seja ele civil, pm, gcm,por dez dos malas.e a Policia Civil,apesar de seus defeitos, é a instituicao a qual pertenço e tenho orgulho de pertencer,apesar dos pesares,entao do mesmo jeito que o tal do jacare sem dente defente sua instituicao,apesar dos pesares,tb defendo a minha,conheco as duas instuiçoes tenho parentes e e mts amigos na PM,e sei mto bem como funciona,no que ela tem de melhor e no que tem de pior.

  25. SEI QUE MUITOS POLICIAIS LEEM O BLOG.
    ENTÃO UM ALERTA A TODOS OS SENHORES, PRINCIPALMENTE OS PMS.
    DIANTE DAS ÚLTIMAS REPORTAGENS SOBRE AS MORTES OCASIONADOS POR INTERVENÇÃO POLICIAL, SÓ PÓSSO IMAGINAR O QUE VAI ACONTECER.
    DENTRO DE ALGUM TEMPO PODEM TER CERTEZA UMA EQUIPE SERÁ PEGA COMO BODE EXPIATÓRIO, SERÃO LEVADOS AO ROMÃO GOMES ONDE ESPERARÃO UM JULGAMENTO RÁPIDO E CERTEIRO, COM UMA CONDENAÇÃO EXEMPLAR.
    SEI QUE MUITOS ACHAM QUE O OFICIALATO LUTARÁ POR ESTES FUTUROS RÉUS, MAS SERÃO OS PRIMEIROS A CRUCUFICA-LOS,
    AMIGOS, UMA INSTITUÇÃO ONDE EXISTEM DUAS CLASSES: OFICIAIS OU SANGUE AZUL (NOBRES), E OS PRAÇAS (CAMPONESES), NÃO SE PODE ESPERAR MUITO UM OUTRO RESULTADO.
    OS POBRES CAMPONESES, ESSES SE ACHAM NOBRES PERANTE A POPULAÇÃO EM GERAL (PAISANOS) QUE NA VISÃO DELES É UMA CLASSE INFERIOR QUE LHES DEVE OBEDIÊNCIA IRRESTRITA E PAGAR IMPOSTOS QUE SERÃO REVERTIDOS EM SEUS SALARIOS, OS CAMPONESES PRATICAM TODA SORTE DE ARBITRARIEDADES PARA DESCONTAR SEUS RECALQUES E HUMILHAÇÕES QUE SOFREM DENTRO DOS QUARTEIS PRATICADAS PELO SEUS NOBRES (OFICIAIS),
    ENTÃO “(RO)OTARIANOS” E “FORJADORES TRAGÍCOS” PAREM DE LER REVISTAS EM QUADRINHOS DE HERÓI FANFARRÃO, POIS A LAVAGEM CEREBRAL FEITA EM VOCES FOI PARA DAREM IMUNIDADE E MORDOMIAS A CERTOS OPORTUNISTAS HISTORICOS.
    VOCES SÃO MERAMENTE NUMEROS NO UNIVERSO SOCIAL, QUE SE DEIXAM ENGANAR POR MEDALHAS, DIPLOMAS OU FOTOS EM REDES SOCIAIS, DIANTE DA PRIMEIRA “CAGADA”, VOCES VERÃO SEUS HEROIS VIRAREM AS COSTAS E USAREM AQUELA VELHA FRASE:
    “A POLICIA MILITAR NÃO SE COMPACTUA COM DESLIZES DE SEUS SUBORDINADOS (PRAÇAS)” OU OUTRA BEM FAMOSA E ESDRUXULA:
    “OFICIAL PM JAMAIS ERRA, DIFICILMENTE ENGANA-SE E SE O FAZ É PORQUE FOI INDUZIDO AO ERRO POR SEUS SUBORDINADOS(PRAÇAS)”.
    ALGUNS DEFENSORES DE ARBITRARIEDADES, QUE A MEU VER SÃO LEÕES DO TECLADOS PARA NÃO FALAR DOS LEÕES DE PÁTIO QUE NAS RUAS SÃO GATINHOS MANSOS QUE ESCONDEM SUAS FARDAS ATRÁS DA GELADEIRA, E FICAM PIANINHOS EM SUAS “QUEBRADAS”, POIS CAMPONES NÃO PODE MORAR EM CONDOMINIO DE LUXO NEM EM BAIRRO CHIQUE COMO OS NOBRES, NO FUNDO SÃO UNS COVARDES QUE NUNCA PRENDERAM OU TROCARAM TIROS COM BANDIDOS.
    ENTÃO FANFARRÃO DE TECLADO, VÁ JOGAR NA INTERNET OU PROCURAR ENCONTRO GAY E PARE DE FICAR COLOCANDO CARAMINHOLA NA CABEÇA DE BAGRE DE POLICIAL METIDO A CAMISA 10 E MATADOR.

  26. Nao recrimino os pms por se sentirem ofendido por alguns topicos,aqui postado ou COM alguns comentarios,mas no caso em que CHARLES BRAVO tece seu comentario, pareceu-me que ele quis ser sarcastico, nao com a Rota ,mas sim com a sociedade,governo e imprensa de uma maneira geral,nao sei se falta cerebro ou é a idade mesmo ,que afeta a capacidade de compreençao do tal do JACARE SEM DENTE,que inclusive em sua resposta arvora aos pms a capacidade unica de serem corajosos,ora! ja tenho um tempo razoavel de policia, e basicamente,na chefia,e diferente do que afirma Sniper com Barret M 107 ,ja dei cana em Diadema,Cid.Tiradente,Capao Redondo e etc e diferente de vcs pms ,que quando vao dar uma cana vao em uma quantidade boa de policiais,nos policiais civis trabalhamos em dois ou tres tiras em uma equipe ,e nao temos como pedir apoio,e quando vcs comentam que quando estamos em apuros é so ligar 190,lhes digo:nunca precisei e se um dia precisar nao terei vergonha de pedir,mas nao é algo tao recorrente como vcs gostam de afirmar,pois nos tiras,ate pela natureza de nosso trabalho,nos acostumamos a se virar sozinhos,sem apoio de colegas e de delegados e mt menos de pm,pois de uma maneira geral,so aparecem para queimarem nossa campana,arrumar zulu e etc…

    Primeiramente ,como mencionei anteriormente vc realmente deve ter capacidade de compreençao afetada ,talvez seja pelo longo tempo que vc tenha usado;quepe,boné,boine e etc…,mas td bem! vamos ao que interessa,quando vc diz que a PM esta a disposiçao para auxiliar outras instituiçoes e seus funcionarios,nada mais razoavel,haja vista a natureza do trabalho realizado pela mesma,em que ha’ necessidade de um grande numero policiais, para se fazer presente ostensivamente e para dar uma resposta rapida,em caso de intervençao policial.Posto isso, nao ha merito algum em quem “presta apoio” ,no caso a PM,ou demerito em quem pede apoio,seja institucional ou particular, e pra deixar bem claro,caso vc nao tenha entendido,eu ou qualquer policial civil,federal,das forcas armadas,da CIA e etc iremos pedir apoio a Pm ,em uma situçao particular,nada mais natural,vcs estao ai pra isso.
    Quanto `a questao de pedir apoio da pm ,para realizaçao de campana,ou vc deve esta ha’ muito tempo,fora das ruas,ou como se diz no jargao militar:de pijama,ou vc nunca foi policial mesmo,pois achar que isso é possivel,vc deve viver no mundo de BOB,tenha paciencia ,pelo menos argumente com sabedoria,pois alem de td nao entendeu o principal ponto da minha resposta anterior,que é o fato que vcs pms vem aqui ,em nosso blog,pagarem de valentoes,que fazem isso e aquilo,a valentia é algo pessoal,e nao atributo exclusivo da Pm,ou vcs a recebem em uma caixinha ,junto com o fardamento,quando vao pra academia?.Conheco mts policiais militares valentes e tb policiais civis,como covardes em ambas as instituicoes, e aliais ,um policial tem que ser primeiramente inteligente ,seja ele civil ou militar,senao vai pra cadeia ou uma cova.
    Quanto `a cooperaçao entre as policias,so pra lhe informar ja tive oportunidade de elucidar inumeros B.O de mortes de policiais militares ,junto com o pessoal da Pm vitima, divisao composta por excelentes policiais,alias! talvez seja pela natureza investigativa do trabalho deles tb.

    Tenha um bom dia Sr. Jacare sem Dente!!!

    MEU CARO DÊ UMA OLHADINHA NA SUA CALIGRAFIA NO SEU TESTO ACIMA, NÃO EXISTE PONTUAÇÃO GRÁFICA, NÃO TEM NADA, SERÁ QUE EXISTEM ALGUMA FORMA MÁGICA DE ENTENDER , SÓ SE TIVER UMA BOLA DE CRISTAL MEU CARO, A SUA CARREIRA SE DIZ TER NU, MAS VC É UM SEMI-ANALFABETO , APOSTO UMA PINGA COM TORRESMO QUE VC NÃO TEM NEM O ENSINO MÉDIO COMPLETO LEGALMENTE, COM CERTEZA SE TIVER DEVE SER AQUELE ANTIGO CURSO DE MADUREIRA HEHEHEHEHEHEHE.

    (que é o fato que vcs pms vem aqui ,em nosso blog,pagarem de valentoes,que fazem isso e aquilo,a valentia é algo pessoa)

    VÊ SE TEM LÓGICA O QUE VC DESCREVEU ACIMA, (NOSSO BLOG), ONDE VC TIROU ISSO COLEGA, NOSSO, QUEM É NOSSO, FICA SABENDO QUE ESSE BLOG É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO OU SEJA TODOS PODEM EXPRESSAR SUAS IDÉIAS, E É ADMINISTRADO POR UM EX. INTEGRANTE DA POLICIA CIVIL, EU DISSE EX, E COM ISSO NÃO DÁ O DIREITO DE VC NA SUA (ACHOLOGIA) DE PENSAR COM ESSA CABEÇA DE MAROLO QUE É ESPAÇO SEU OU DE EXCLUSIVIDADE DE ALGUÉM, OU ATE MESMO DA PC, A VÁ………SEU ANARFA, VAI ESTUDAR UM POUQUINHO MAIS, DEPOIS NÓS CONVERSAMOS TÁ, VC DEVE SER MUITO BOM É EM TOMAR CACHAÇA EM BOTECO, SEU PUDIM DE CANA.

  27. Jacare sem dente e sem cerebro,vc é um exemplar tipico de individuos,que desprovidos de argumentos ou capacidade de argumentar ,procuram desqualificar o replicante ,a discutir no campo das ideias,nao tem problema,imagino que seu horizonte seja do tamanho da ponta de seu quepe, ops!vc é um pm de pijama,ve o mundo de sua cama,ou de uma mesa de bar,tipico de cachaceiro que fez mt merda na vida,e depois de velho bate o arrependimento ,mas nao se preuculpe o diabo esta te esperando de braços abertos,nao sei se ele vai te aguentar,pois vc é chato demais,alias nem sua diguinissima esposa deve lhe aguentar,por isso vc fica aqui EM NOSSO BLOG,VOLTADO para discussao de assuntos de interesses de e para policias civis,perturbando,corrigindo o portugues de quem trabalha e nao fica o dia inteiro ,no mundo de BOB.Quanto aos erros de portugues me perdoe,tive que trabalhar e fazer faculdade`a noite,nao era facil,mas pelo menos é um curso superior de verdade,nao aquele inventado pela Gloriosa,Escola Superior de Soldado?????????????

  28. A baderna em que nosso país se encontra é graças a ditadura militar e ao codigo penal feito pós ditadura por militares e afins ,aliás é graças aos malditos militares sempre eles que no pós ditadura não se recolheram aos quartéis que é onde deveriam estar ,que nos deixou um cancer que vai se espalhando lentamente por todos os orgãos e adoecendo toda a sociedade e este cancer se chama policia militar que como ratos de porões ha militares de altas patentes influenciando ,fazendo lobbies e adoecendo nossa fragil e doente democracia ,onde a inversão de valores fala mais alto ,é a pm e seus altas patentes sempre criando dificuldade para vender facilidade ,onde estes não tem compromisso nenhum com a segurança publica onde vemos mais militares nos quartéis que nas ruas ,ronda comerciais onde coronéis capitães faturam alto vendendo policiamento a comerciantes sem contar as empresa de segurança que este mantém e faturam altas quantias com a insegurança .
    Quer uma dica … ?
    Se quiser acabar com a insegurança publica

  29. QUEM AVISA, AMIGO É !

    Pura realidade! No dia (31 de fevereiro!) em que os preventivos forem tão reconhecidos e glorificados como os repressivos, o telhado(a) de vidro da Polícia Militar não suportará o pouso de um beija-flor. Porém, enquanto existirem buchas-de-canhão, como trampolim dos espertalhões, a PMTROBRAS continuará corrupta dos próprios recursos hummm mano$!

  30. QUE COISA NÃO!!!!!!!!!, 31 DE FEVEREIRO, ISSO SÓ PODE VIR DE ALGUÉM QUE VIVE NO MUNDO DA LUA MESMO, ALGUÉM QUE VIVE DELIRANDO OU MELHOR, CADUCANDO, HEHEHEHEHEHEHEHE.

  31. tiraSP disse:
    22/03/2015 ÀS 1:45
    Jacare sem dente e sem cerebro,vc é um exemplar tipico de individuos,que desprovidos de argumentos ou capacidade de argumentar ,procuram desqualificar o replicante ,a discutir no campo das ideias,nao tem problema,imagino que seu horizonte seja do tamanho da ponta de seu quepe, ops!vc é um pm de pijama,ve o mundo de sua cama,ou de uma mesa de bar,tipico de cachaceiro que fez mt merda na vida,e depois de velho bate o arrependimento ,mas nao se preuculpe o diabo esta te esperando de braços abertos,nao sei se ele vai te aguentar,pois vc é chato demais,alias nem sua diguinissima esposa deve lhe aguentar,por isso vc fica aqui EM NOSSO BLOG,VOLTADO para discussao de assuntos de interesses de e para policias civis,perturbando,corrigindo o portugues de quem trabalha e nao fica o dia inteiro ,no mundo de BOB.Quanto aos erros de portugues me perdoe,tive que trabalhar e fazer faculdade`a noite,nao era facil,mas pelo menos é um curso superior de verdade,nao aquele inventado pela Gloriosa,Escola Superior de Soldado?????????????

    CLARO QUE VC NÃO VAI ASSUMIR QUE NÃO POSSUI NEM O ENSINO MÉDIO, É ÓBVIO, MAS COLEGA LÊ UM POUCO MAIS, OU BAIXA UM CORREITOR DE TEXTO NO SEU PC QUE ELE FAZ A CORREÇÃO AUTOMÁTICA SEU ZEZÃO ANARFA, VC DEVE ESTAR É TONTO IGUAL UMA ÉGUA MANCA SEU PUDIM, APOSTO QUE ESTÁ COM AS PERNINHAS TODA INCHADA, COM A GOTA BATENDO NO TETO, COM A BARRIGA ENCOBRINDO O MORTO, E AINDA FICA PAGANDO DE BAM BAM BAM, VAI DORMIR ESCRAVO VAI, AMANHÃ É DIA DE TRAMPO, E EU EXIJO QUE TRABALHE MUITO PARA ME DAR SEGURANÇA TÁ.
    SÓ PRA TE LEMBRAR, ESTOU TÃO VELHINHO, KKKKKK, FAREI 53 ANINHOS SÓ EM SETEMBRO HEHEHEHEHEHEHE

  32. Uma coisa que até agora não comentei: alguém reparou na orelha do “menino” que segura a bandeira pela desmilitarização da P.M.? Por outro lado, na polícia tem muito descendente de italiano, sendo assim, qual a principal polícia da Itália? Carabinieri de Roma (militar). Tudo bem que a Itália é Itália e o Brasil, porcaria.

  33. A pior de todas foi o Sipol acreditar no papo do dgp de que irá contratar 1900 remanescentes do concurso de tira, só esqueceram de avisar o dgp e o sipol que o concurso contava com 2085 candidatos antes da prova física, assim sendo, com as faltas em torno de 10% mais os reprovados neta fase e na última, se sobrar 1700 será muito.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s