Papa diz que pena de morte é fracasso do Estado de Direito 24

  • 20/03/2015 10h17
  • Cidade do Vaticano
Da Agência Lusa

O papa Francisco afirmou hoje (20) que “a pena de morte é o fracasso do Estado de Direito”, em uma carta que entregou ao presidente da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, durante audiência no Vaticano.

Francisco, que se reuniu com Federico Mayor Zaragoza e uma delegação da comissão, agradeceu no documento “o compromisso por um mundo livre da pena de morte e pela contribuição para o estabelecimento de uma moratória universal das execuções, tendo em vista a abolição da pena capital”.

Na carta, o papa afirma que para o Estado de Direito “a pena de morte representa um fracasso, porque obriga a matar em nome da justiça” e porque “nunca haverá justiça com a morte de um ser humano”.

Francisco lembrou que “a pena de morte perde toda a legitimidade devido à seletividade do sistema penal e perante a possibilidade do erro judicial”.

A pena capital é “um recurso frequente de regimes totalitários e grupos de fanáticos, usado para o extermínio de dissidentes políticos, de minorias e de qualquer pessoa considerada perigosa, ou que possa ser percebida como ameaça ao poder ou à consecução dos seus fins”, destacou.

“Como nos primeiros séculos, também atualmente a Igreja [Católica] sofre com a aplicação dessa pena aos seus novos mártires”, observou.

Para o papa, quando se aplica a pena de morte “mata-se pessoas não por agressões atuais, mas por crimes cometidos no passado. É aplicada a pessoas cuja capacidade de fazer mal não é atual, mas que já foi neutralizada, e que estão privadas de liberdade”.

“Atualmente, a pena de morte é inadmissível, por muito grave que tenha sido o delito do condenado. É uma ofensa à inviolabilidade da vida e da dignidade da pessoa, que contradiz o desígnio de Deus”.

“Não traz justiça às vítimas, mas fomenta a vingança”, acrescentou Francisco.

O papa também considerou “uma tortura” e um “tratamento cruel, desumano e degradante” a espera entre a sentença e a aplicação da pena, que pode se prolongar por vários anos.

Na carta, Francisco referiu-se ainda à prisão perpétua que, como já havia feito em outras ocasiões, definiu como “uma pena de morte disfarçada”.

Ele disse que espera que a comissão continue a lutar para abolir a pena de morte e que “as ações empreendidas sejam acertadas e frutíferas”.

  1. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    O mais difícil nesta história, talvez, não seja questionar-se sobre eventuais atos a serem praticados em nome de uma eventual questão de segurança nacional, mas sim, camuflar por anos certos desígnios humanos que somente se prezaram como reais e esfarrapadas desculpas e o que é ainda pior, tudo em nome de Deus.

    Caronte.

  2. PAPA?????? QUERO SABER É DO BÔNUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Como assim ?
    .
    Pena de morte no DECAP ?
    .
    FUZILARAM O CABEÇA ?
    .
    QUEM FICA NO LUGAR ?

  4. Sr Administrador do Blog, porque não usa a página principal para reivindicar algo de útil para sua ex – polícia, pois, muito embora o Sr seja carta fora do baralho, buscaria algo de positivo para seus amigos que permanecem na PC.

  5. Militar….com muito orgulho

    MUITO BOA COLEGA

    HEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEHE

  6. ANTES OS PCS QUERIAM QUE QUERIAM DESVINCULAREM DA PM, POIS ERA ILEGAL, ERA RUIM PARA ELES ESSA VINCULAÇÃO, AGORA QUE CONSEGUIRAM, VIVEM CHORAMINGUANO EM TODOS OS CANTOS QUE QUEREM OS MESMOS DIREITOS E DE IGUAIS VANTAGENS DOS RECEBIDOS PELOS PMS, VCS DEVERIAM TEREM PERCEBIDOS ISSO ANTES, AGORA É TARDE MEUS CAROS, E NÃO ADIANTA FICAREM CHORAMINGUANO NÃO, AJOELHOU TEM QUE REZAR.

  7. Vossa Santidade deve ter esquecido da Igreja na Idade Média. Naquela época antes de matar na fogueira, os sacerdotes torturavam o pião até o último suspiro. A igreja não tem moral pra falar contra a pena de morte.

  8. Eminente Francisco Bergoglio

    sua opinião é valiosa . . mas . . .no contexto de Deus . . .

    enquanto houver COISAS que deliberadamente executa outro ser humano

    a PENA DE MORTE É SIM A FERRAMENTA PONTUAL PARA O EXTERMÍNIO

    DE DETERMINADOS ALGUMAS COISAS

    QUE SEQUER PODEM SER COMPARADOS COM ANIMAIS . . .

    PENA DE MORTE NÃO É JUSTIÇA

    PENA DE MORTE É SÓ A CERTEZA QUE ESTE LIXO QUE DESCEU

    NÃO VAI PRATICAR MAIS SEUS ATOS EM PREJUÍZO DOS JUSTOS E BONS . . .

    olho por olho

    dente por dente . . .

    até o DIA QUE O REINO DE DEUS HABITE ENTRE NÓS . . .

    com todo respeito . . .

    neste momento que a irmandade mulçumana mostrou sua cara

    e os cristãos cooptas e ortodoxos começam a ser caçados e executados em todo oriente

    é muito oportuno falar alguma coisa sobre pena de morte . . ?!?!?!?

    meu querido Francisco, o tão esperado Papa negro,

    não desperdice uma trajetória tão brilhante . . .

    agora é hora de lembrar de Paulo de Tarso . . .de Cister . . de Bernardo de Clairvaux . . .

    DOMINUS VOBISCUM . . .

  9. Se o papa lê-se a Bíblia Sagrada (o livro que contem a palavra do Deus que ele diz seguir) encontraria um livro chamado Carta aos Romanos. No capítulo 13 desse livro, o apóstolo Paulo adverte os cristãos a respeito da autoridade dada pelo próprio Deus ao estado para “condenar” aqueles que resistem…ou seja, usar a espada, usar a força até mesmo para eliminar aqueles que não “fazem o bem.”
    Como policial, prefiro a palavra de Deus ao invés do papa!!!

  10. Se o papa lesse a Bíblia Sagrada (a palavra do Deus que ele diz seguir) não afirmaria tal coisa!!! No livro de Romanos, capítulo 13, o apóstolo Paulo deixa bem claro que o estado tem autorização do próprio Deus para usar a espada em retribuição “àqueles que fazem o mal”.
    Vai me desculpar, papa!!! Entre o senhor e Deus, fico com o único digno de todo louvor e glória!!!
    O resto é conversinha de esquerdista!!!

  11. VAI CATAR COQUINHOS FRUSTRADOS ! disse:
    20/03/2015 ÀS 12:35
    Esses Pms que ficam aqui dando palpites são frustrados por não conseguir entrar na PC.

    MEU CARO, QUEM FALA O QUE QUER, ACABA ESCUTANDO O QUE NÃO QUER TÁ!,

    DESDE DE QUANDO ESTE ESPAÇO PERTENCE A PC OU OUTRA INSTITUIÇÃO?

    DESDE QUANDO ESTE ESPAÇO É DE EXCLUSIVIDADE DE ASSUNTOS POLICIAIS CIVIS?

    DESDE DE QUANDO A PC É UM ÓRGÃO MELHOR PARA SE TRABALHAR DO QUE A PM, OU OUTRA INSTITUIÇÃO PÚBLICA?

    DESDE DE QUANDO FOI MAIS DIFÍCIL ENTRAR NA PC DO QUE NA PM?

    DESDE DE QUANDO UM PC GANHA MAIS EM SALÁRIO (NÃO ESTOU DESCREVENDO ACHARQUE TÁ) DO QUE UM PM?

    DESDE DE QUANDO AS EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADES PARA ENTRAREM NOS QUADROS DA PC É SUPERIORES AO DA PM?

    DESDE DE QUANDO EU POSTEI NESTE ESPAÇO ALGUMA MENTIRA?

    DESDE DE QUANDO ESTE ESPAÇO TEM ALGUMA EXCLUSIVIDADE?

    DESDE QUANDO ESTE ESPAÇO NÃO É UM LOCAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO ONDE TODOS, EU DISSE TODOS PODEM DAR AS SUAS OPINIÕES, MESMO QUE ELAS SEJA CONTRÁRIAS AS DEMAIS?

    DESDE DE QUANDO O ADMINISTRADOR DESTE ESPAÇO É PC?

    DESDE DE QUANDO O ADMINISTRADOR DESTE ESPAÇO IRIA DAR EXCLUSIVIDADE PARA A PC, UMA VEZ QUE FORAM ELES OS JUDAS TRAIDORES QUE COLOCARAM NO OLHO DA RUA POR NADA?

    OBS: LEMBRA-TE, O DIA QUE ESSE ESPAÇO TIVER ALGUMA EXCLUSIVIDADE, OS PARTICIPANTES TERÃO SENHAS PARA PARTICIPAREM OK SEU VACILÃO DESPEITADO, SUA RATAZANA DE ESGOTO.

    VC ACHA MESMO QUE ALGUM PM HONESTO E DECENTE, TROCARIA OS QUADROS DA PM ONDE TEM VÁRIAS VANTAGENS EM RELAÇÃO A PC, DENTRE ELAS PROMOÇÕES, APOSENTADORIA AOS TRINTA ANOS DE SERVIÇO, INCLUINDO OS DA INICIATIVA PRIVADA, TER POSTO IMEDIATO SUPERIOR A QUE SE ENCONTRA APOS APOSENTADORIA, BICO LEGALIZADO, TER A SUA JUSTIÇA PRÓPRIA, O SEU PRESÍDIO PRÓPRIO?

    CARA, ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, VAI TOMAR BEM NO MEIO DO SEU TOBA TÁ, VOU CONTINUAR POSTANDO AQUI NESTE ESPAÇO QUER GOSTE OU NÃO SEU PARASITA.

  12. VAI CATAR COQUINHOS FRUSTRADOS ! disse:
    20/03/2015 ÀS 12:35
    Esses Pms que ficam aqui dando palpites são frustrados por não conseguir entrar na PC.
    Alguns argumentos para vc tirar suas próprias conclusões se sou frustrado ou não:
    1 – Me aposento daqui a 03 meses, estou com 45 anos de idade;
    2 – Com a promoção a que farei juz, me aposentarei com salário integral e paridade de 2.º Tenente;
    3 – E o mais importante, convivi por 24 anos com uma tropa formada por, aproximadamente, 98 % de pessoas honestas;

    Abraços!

  13. DECAP
    .
    QUEDA ?
    .
    TÁ RESPIRANDO COM APARELHOS?
    .
    JÁ RECEBEU A EXTREMA UNÇÃO ?
    .
    RESPOSTA, POR FAVOR !!

  14. É necessário o encerramento das atividades PM em policiamentos de ruas, não é compatível com um País Democrático, mesmo porque é resquício da ditadura com estilo próprio de agir e verdade seja dita, com hábitos abominável pela sociedade; Os modus operandi militar que agia e age com extrema truculência desnecessária, acabam fazendo parte das ocorrências trazendo insegurança quando poderiam conduzir com a maior tranquilidade, podemos chamar isso de falhas operacionais, mas parece que não existe vontade de corrigir esse lado que muitas vezes termina em letalidade desnecessária.

  15. PMs da região do Butantã e de Itaquera causaram mais mortes55
    Estadão Conteúdo Em São Paulo 20/03/201508h14
    Ouvir texto

    0:00
    Imprimir Comunicar erro
    De todos os batalhões territoriais da Polícia Militar de São Paulo, o 16º BPM/M é o mais letal. Dados da Ouvidoria apontam que, desde janeiro de 2014, foram 26 mortes de suspeitos em supostos confrontos com oficiais do grupamento, que faz rondas ostensivas nas zonas oeste (regiões do Butantã, Jaguaré e Rio Pequeno) e sul (Morumbi). Nove delas aconteceram só nos dois primeiros meses deste ano.

    Nas imediações da sede do batalhão, no Rio Pequeno, é perceptível o medo de falar sobre o trabalho da polícia na região. Quem se pronuncia fala bem. Os que preferem se calar são maioria. Em comum entre os dois grupos a resposta para a pergunta “Você se sente seguro aqui?” feita pela reportagem a todos os entrevistados: “100% seguro a gente nunca está”.

    Os moradores afirmam que o número de carros de polícia nas ruas aumentou neste ano. Consequentemente, tem sido cada vez mais comum avistar policiais trabalhando. “Eles estão em cima o tempo todo. Antes não era tão agitado”, afirma um mecânico, morador do Rio Pequeno há 46 anos. Sobre a letalidade policial, o tom é de resignação. “Se eles não matarem, morrem.”

    Comando
    O 16º BPM/M é interinamente comandado pelo major Ezequiel Morato. Ele assumiu o posto em fevereiro, quando o ex-comandante foi promovido. A promoção coincidiu exatamente com o período em que o batalhão passou a matar mais. Foram sete casos em janeiro e mais dois no mês seguinte. No ano passado, a média era de 1,5 morte por mês. O major foi procurado por telefone e no batalhão, mas não se pronunciou. A PM também não comentou.

    A maior parte das mortes relacionadas a policiais aconteceu nas zonas em que o batalhão atua, mas também há casos em cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Embu-Guaçu e Cotia. Na última, cinco oficiais perseguiram um Chevrolet Corsa após informações que o veículo havia sido roubado. Os policiais conseguiram encurralar o carro. Segundo os policiais, os suspeitos atiraram primeiro. Os quatro ocupantes do carro morreram.

    Itaquera
    Quando a reportagem chegou à sede do 39º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano, em Itaquera, na zona leste, o segundo que mais matou em São Paulo, um soldado da PM indagou qual era o intuito da reportagem. Ao ser informado sobre as 20 mortes registradas no ano passado e a letalidade da PM do batalhão, o policial franziu a testa. “Se o assunto é esse, você veio trazer problema. Se tem um assunto que me incomoda, é esse”, disse. Apesar de o tenente-coronel Marcelo Jorge Franciscon, comandante do 39º BPM/M, estar na frente do batalhão, ele não quis falar sobre os motivos para que seus subordinados tenham matado 21 pessoas.

    A região de Itaquera tem cerca de 524 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A opinião dos moradores que precisam dos policiais do batalhão é dividida. “Para mim eles mataram pouco. Bandido bom é bandido morto. Tinha de ter pena de morte neste país”, afirmou o comerciante Antonio de Souza, de 54 anos.

    Já nos prédios da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), os moradores têm medo. Um ex-presidiário de 40 anos que já cumpriu pena por furto receia a presença da PM na frente do seu prédio. “Hoje o PM que me prendeu passou aqui em frente, ficou me olhando. Quando eu saí da cadeia, ele veio me intimidar, perguntar se eu continuava roubando. Medo de que ele me mate eu não tenho, mas acho que é uma forma de intimidar, mostrar que quem manda é ele.” As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

  16. Aristides disse:
    20/03/2015 ÀS 16:24
    É necessário o encerramento das atividades PM em policiamentos de ruas, não é compatível com um País Democrático, mesmo porque é resquício da ditadura com estilo próprio de agir e verdade seja dita, com hábitos abominável pela sociedade; Os modus operandi militar que agia e age com extrema truculência desnecessária, acabam fazendo parte das ocorrências trazendo insegurança quando poderiam conduzir com a maior tranquilidade, podemos chamar isso de falhas operacionais, mas parece que não existe vontade de corrigir esse lado que muitas vezes termina em letalidade desnecessária.

    aristides, eu concordo com vc que a PM precisa melhorar muito, inclusive desmilitarizar, pois para ser policia esta não tem necessidade de ser militarizada, mas convenhamos uma coisa meu caro, a pc precisa fazer uma mudança pelo ao menos 200% a mais do que a simples desmilitarização da PM, pois mesmo carecendo de muitas mudanças,a PM ainda consegue ser 500% melhor do que a pc, basta fazer uma simples consulta popular, quem é que a população conhece como policia, quem esta na rua 24 horas por dia, quem é que faz os 90% das prisões de criminosos, a PM esta muito ruim e precisa melhorar muito, mas ainda esta anos luz na frente da PC, sinceramente colega, uma unificação seria o ideal, mas enquanto isso não aconteça, te aconselho a lutar para melhorar a sua policia, (PC) deixa a outra policia (PM) para seus integrantes fazerem as mudanças e melhorias, tenta melhorar a sua, enquanto isso deixa de dar palpite na outra, tá seu vacilão.

    QUANDO FOR APONTAR O DEDO PARA ALGUÉM, DÊ UMA OLHADA MELHOR, QUE VERÁS 3 DEDOS APONTANDO PARA A SUA PRÓPRIA CABEÇA, E DA PRÓXIMA VEZ PALPITA-SE NO INTUITO DE UNIFICAR E FAZER AJUSTES DE MELHORIAS TÁ, E PARA DE OLHAR NO GALINHEIRO DO SEU VIZINHO.

  17. O oficial da PM falar alguma coisa defendendo a Instituição ainda vai. Agora a praça dizer que é melhor trabalhar na PM do que na PC está de brincadeira ou não sabe o que está falando. Trabalhei nas duas polícias e posso dizer uma coisa: prefiro trabalhar 45 anos na polícia civil para conseguir me aposentar do que 10 anos como praça na PM. Trabalho na PC com prazer e sinto satisfação no que faço. Agora na época que fui PM só era maltratado, desrespeitado e vilipendiado pelos oficias que se acham semi-deuses. Sem falar que a PM não tem a menor vocação para atender o público, a grande maioria dos policiais militares do patrulhamento são truculentos, despreparados e infelizes. Não veem a hora do fora de forma. Por último, eu nunca vi um PC virar PM agora o contrário….

  18. Marcos Silveira disse:
    22/03/2015 ÀS 13:14
    O oficial da PM falar alguma coisa defendendo a Instituição ainda vai. Agora a praça dizer que é melhor trabalhar na PM do que na PC está de brincadeira ou não sabe o que está falando. Trabalhei nas duas polícias e posso dizer uma coisa: prefiro trabalhar 45 anos na polícia civil para conseguir me aposentar do que 10 anos como praça na PM. Trabalho na PC com prazer e sinto satisfação no que faço. Agora na época que fui PM só era maltratado, desrespeitado e vilipendiado pelos oficias que se acham semi-deuses. Sem falar que a PM não tem a menor vocação para atender o público, a grande maioria dos policiais militares do patrulhamento são truculentos, despreparados e infelizes. Não veem a hora do fora de forma. Por último, eu nunca vi um PC virar PM agora o contrário….

    VC PODE FALAR O QUE QUISER, MAS QUASE TODOS ( AGRANDE MAIORIA ESMAGADORA) OS PMS QUE MIGRARAM PARA A PC NÃO FOI POR CAUSA DE SALÁRIO E NEM POR CAUSA DE REGIME, MAS SIM POR ENXERGAR MAIOR FACILIDADE EM ENCHER OS BOLSOS, UMA VEZ QUE TODOS OS QUE EU CONHEÇO NUNCA DEMONSTRARAM ATITUDES ÍNTEGRAS, TENDO QUASE TODOS RESPONDIDOS ALGUM TIPO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVO A RESPEITO, E ASSIM QUE QUE SE SAFARAM MIGRARAM RAPIDAMENTE, TROCANDO TUDO O QUE DESCREVI, A GRANDE MAIORIA DOS PMS QUE FORAM PARA A PC, FORAM COM INTUITO DE APROVEITAR A FACILIDADE E O CORPORATIVISMO PARA SE DAR BEM NA VIDA FINANCEIRAMENTE DE FORMA ILEGAL, ISSO É A MAIS PURA VERDADE.
    O REGIME MILITAR É MUITO DIFÍCIL PARA OS SEUS MEMBROS, MAS LÁ NÃO TEM CORPORATIVISMO, O PAU QUE BATE EM CHICO, BATE TAMBÉM EM DOUTOR FRANCISCO, OU SEJA, PAU É PAU, E PEDRA É PEDRA, PAU NÃO VIRA PEDRA, E NEM PEDRA VIRA PAU.
    SINTO MUITO COLEGA MARCOS SILVEIRA, NÃO CONCORDO COM VC, E NEM ESTOU TIRANDO A SUA RAZÃO, UMA VEZ QUE EM TODAS AS REGRAS TEM AS EXCEÇÕES, E VC PODE QUE SEJA JUSTAMENTE ESSA EXCEÇÃO.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s