Roubos crescem mais na periferia de São Paulo 48

REYNALDO TUROLLO JR.
FELIPE SOUZA
APU GOMES
FOLHA DE SÃO PAULO

23/03/2015 02h00

A alta de roubos que atinge a cidade de São Paulo afeta mais os bairros pobres que os bairros ricos. Na periferia, moradores estão mudando a rotina para fugir dos assaltos.

Mulheres já não vão mais sozinhas aos pontos de ônibus de manhã. Comércio aberto após as 19h conta com a “caixinha” do assaltante.

Pertences roubados que não têm serventia para o ladrão estão sendo descartados em pontos de desova, já mapeados pelos moradores.

Apu Gomes/Folhapress
Carro deixa mulheres em ponto de ônibus na rua São Caetano do Sul, Grajaú, zona sul
Carro deixa mulheres em ponto de ônibus na rua São Caetano do Sul, Grajaú, zona sul

Os DPs responsáveis pelas áreas dos dez distritos administrativos mais pobres da capital registraram juntos, em 2014, 18.972 roubos -aumento de 37% em relação a 2013.

Já os DPs que cobrem as áreas dos dez distritos mais ricos da cidade tiveram 15.030 roubos, 19,1% a mais, na mesma comparação (2013-2014).

Na capital como um todo, os roubos subiram 26,5% de um ano para o outro

Em janeiro deste ano, os roubos na cidade caíram 1,7% em relação a janeiro de 2014 -após 19 meses seguidos de aumento. Os DPs das dez áreas mais ricas tiveram queda de 19,1%. Os das dez áreas mais pobres, alta de 6,5%.

AUMENTO DO CONSUMO

“Isso rompe o mito de que são os ricos que sofrem mais com a violência”, diz Rafael Alcadipani, professor da FGV que pesquisa segurança.

Ele e o analista criminal Guaracy Mingardi, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirmam que esses crimes cresceram mais na periferia porque, hoje, os mais pobres têm mais acesso a bens de consumo -com o crescimento da renda na última década, 54% da população hoje faz parte da classe C- e há menos policiais nesses locais.

“Hoje, o celular também está na mão do pobre. Então, o bandido tem na periferia um produto caro e com muita saída. E todo mundo sabe que na periferia tem menos polícia”, afirma Mingardi.

Alegando razões de segurança, a Secretaria da Segurança Pública não informa como é a distribuição dos policiais pelos bairros da cidade.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

O início da manhã, quando centenas de pessoas estão nos pontos de ônibus, virou horário crítico, segundo moradores. Os alvos são mulheres, cujas bolsas e celulares são levados por jovens que, normalmente, chegam em motos. Segundo os moradores, muitos bandidos moram por ali (leia texto nesta página).

“Eles pegam a bolsa, arrastam a pessoa, pintam o sete. Este Grajaú não era assim”, diz uma doméstica de 60 anos, que acorda antes das 5h para pegar o ônibus em direção ao Paraíso, onde trabalha.
No ponto de onde parte o ônibus, na rua São Caetano do Sul, as mulheres chegam a pé sempre em grupos. Muitas são levadas de carro pelos maridos -mesmo as que moram a três quadras dali.

PONTOS DE DESOVA

No Itaim Paulista (zona leste), a moradora Beatriz França, 19, teve a bolsa roubada a caminho do ponto de ônibus, por volta das 6h, por dois homens aparentemente armados. Após dicas de vizinhos, recuperou a bolsa e os documentos no córrego Tijuco Preto, a 500 m do local do crime.

Até o cemitério da Saudade, em São Miguel Paulista (zona leste), é usado para esse fim. “Sempre aparece uma carteira ou mochila nos telhados. Algumas ficam grudadas na cerca em cima do muro”, conta o agente de apoio do cemitério Jorge de Aragão, 52.

Na região, o córrego que segue a avenida Rio das Pedras é ladeado por bolsas, malas e cartões de banco. “CNH eu acho sempre, mas o que vou fazer com isso? Os dias que mais têm são nos fins de semana e depois de pagamento”, diz um catador de lixo.

Abertas à noite, farmácias na avenida Belmira Marin, no Grajaú, zona sul, “colecionam” assaltos. Uma foi roubada três vezes em fevereiro, em três domingos seguidos.

Os ladrões eram um casal que levava leite, fraldas e o dinheiro do caixa. Ao assaltar outra farmácia na mesma avenida, pelo quarto domingo, o homem foi baleado pela PM.

  1. O motivo é simples:

    Falta patrulhamento.

    A Pm largou mão mesmo. Até pq quando entra na quebrada, se tentar fazer o papel policial a população ja liga celular e fica provocando.

    Depois tem o lance dos menores tb que saem pela porta da frente tirando uma onda da cara dos mikes.

    Fora que pega uns delegados que tem ódio dos policiais e fica achando pelo em ovo.

    Nao estou falando que PM é santo, mas nessa até os bons jogam a toalha.

    E aí ficam perguntando pq aumenta o roubo na periferia .

    Pq nao tem mais nenhum PM com apetite. A Policia parou.

    Falta respeito, falta salario, falta uma escala digno….falta tudo.

    Agora é na base do “cada um por si”….e vai piorar….só aguardar.

  2. Pior do que esta fica!!Agora com a tal audiência de custodia(piada)!!Olho vivo e pé ligeiro,vamos nos proteger a população do país ….. que peça aos políticos favoritos!!

  3. POLICIAL ESPERTO NÃO PRENDE MAIS NINGUÉM, CUIDA DE SI E DA SUA FAMÍLIA, CHEGA DE SER HERÓI E NÃO SER RECONHECIDO, DEIXA A POPULAÇÃO IMPLORAR PARA OS POLÍTICOS POR SEGURANÇA, DAQUI PRA FRENTE OLHO VIVO MESMO, POIS VC PRENDE O LADRÃO HOJE E AMANHÃ O JUIZ SOLTA NA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA.

  4. Concordo com o Colega Polícia PAROU. Temos os meios necessários de derrubar qualquer secretario ou Delegado Geral. Basta não Produzir. Vamos cuidar de nós mesmos e nossas famílias. Dar atenção aos Bicos. A população infelizmente tem o governo que merece. Afinal de contas, escolheu através do voto seus representantes. Ninguém fala em aumento salarial, equiparação do vale refeição entre outros direitos. A partir do momento que o governo privilegia uma polícia em detrimento da outra é porque julga a outra mais importante ou merecedora. Então Boa sorte pra PM, porque eu parei. Só o Trivial. No ensejo, uma Excelente semana a todos os Colegas.

  5. Pare de correr atrás, pare de se importar. Seja indisponível, desapegue. Pessoas gostam, do que não têm.

  6. A Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) lançou nesta semana o edital para o aguardado concurso de soldado da Polícia Militar. Aprovado pelo governador no dia 20 de fevereiro.
    Podem participar do processo seletivo pessoas com “ensino superior completo” que tenham entre 18 e 30 anos; homens e mulheres.
    OBS. NÍVEL SUPERIOR COMPLETO, e aqui em SP continuam com nível fundamental tanto PM como Civil

  7. É isso ai Cristiano…………se esse tratamento diferenciado estivesse ocorrendo inversamente………….e nesse ponto, tem que

    elogiar…………..os comandantes da PM estariam pressionando o governo para terem os mesmos direitos..

    Não que na PM esteja as mil maravilhas………………..merecem muito mais, são Policiais assim como nós……..

    Se todos somos Policiais……………….porque não temos direito a:

    APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM INTEGRALIDADE E PARIDADE AOS 30 ANOS ?????????????????????

    DIÁRIA ALIMENTAÇÃO IGUAL AOS PMs ????????????????????????????????????????????????????????

    POSTO IMEDIATO QUANDO DA APOSENTADORIA ???????????????????????????????????????????????

    ENTÃO………….SEUS SAFADOS, CANALHAS, ETC……………….QUE NOS TRATAM DE FORMA DESIGUAL………………………..

    RECOLHAM NOSSAS ARMAS E DISTINTIVOS…………E NOS MANDEM PARA OUTRAS SECRETARIAS……………..EXIGIR DE

    NÓS TRABALHO POLICIAL…….MAS TRATAR COMO FUNCIONÁRIO COMUM…….SÓ NESTE ESTADO DE MERDA….

  8. Para este desgoverno safado, a DATA BASE EM MARÇO, significa que é hora de começar a soltar os bizus furados………

    para enrolar os puliças……

  9. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Bem!!! O negócio é o seguinte…

    Como já dizia um Chefe das antigas…

    Quando o cérebro não pensa o corpo padece.

    Precisa dizer mais alguma coisa?

    Pois bem… e, vejam bem:

    Enquanto o povo não enxergar o real valor de “milhões”, seguramente padecerá às custas dos minguados.

    E, enquanto não souberem exigir seus verdadeiros direitos, se cercarão dos incautos.

    Caronte.

  10. Como sou um frequentador aqui do FLIT queria deixar um desabafo!!!!

    Moro em uma rua aqui da capital SP (CEP-04193-090) Bairro onde tem somente duas ruas de “favela”, e eu moro em uma delas. Já a muito tempo acontece “bailes funks” nessa rua.

    Pessoal é uma das piores coisas que pode acontecer enfrente uma casa; a venda de drogas é um absurdo ( Lança-perfume, cocaína, maconha e crack ) no outro dia o chão da rua fica lotado de pinos, muito mesmo.

    Já fizemos várias denuncias, já fomos em reunião de moradores do bairro que faz parte do Sacomã, já falamos com comandante da área da PM, o delegado titular do 26DP está ciente só que ninguém faz nada pra acaba.

    Só um desabafo.

  11. Agora a Acadepol esta segregando restopol para fazer curso de armamento e tiro, ultimo treinamento de Op3, so poderam se inscrever Delegados, Escrivães, Investigadores, agentes e carcereiros…
    Então quer dizer, mesmo que vc goste, trabalhe na rua, entre em favela, nao pode fazer cursos de armamento e tiro. Ate pensei que seria por causa das carreiras de policiais civis lotadas no IC, mas e Opetel, Papi e aux de Papi…reestruturação das carreiras imediatamente…

  12. A POLICIA ACABOU. O ULTIMO A SAIR SE TIVER ANIMO APAGUE A LUZ. FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  13. Por uma Polícia melhor….,
    E vai fazer o quê?
    A Prefeitura e a Câmara Municipal estão legislando a favor da “cultura funk”.
    Os empresários da “cultura funk” fazem “show” em tudo quanto é lugar; em toda porta de “inferno funk” tem barraca de bebida (sem contar lá dentro…). Tem muito marmanjo, inclusive mães, se encostando na renda de “MCs-mirins”.
    Empresta o filho durante a madrugada para os “empresários do funk” a R$ 5.000,00, masos caras tiram mais de R$ 40.000,00 em uma só noite…
    Veja a lista de PLs da Câmara. E veja que o pessoal da “bancada da bala” ou tenta proibir a baderna, ou tenta limitar a “zona” em locais nos quais ela não atrapalha. Mas…

    Projeto: PL 60 25/03/2014 (ver documento)
    Promovente: Conte Lopes
    Ementa: DISPOE SOBRE A UTILIZACAO GRATUITA DO POLO CULTURAL E ESPORTIVO GRANDE OTELO – ‘SAMBODROMO DO ANHEMBI’, PARA AS FESTAS DE BAILE FUNK, PANCADAO SHOWS E EVENTOS MUSICAIS REALIZADOS PELA JUVENTUDE, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS

    2 / 6
    selecionar
    Enviarimprimir
    Projeto: PL 883 17/12/2013 (ver documento)
    Promovente: Reis
    Ementa: DEFINE O FUNK COMO MOVIMENTO CULTURAL E MUSICAL DE CARATER POPULAR

    3 / 6
    selecionar
    Enviarimprimir
    Projeto: PL 882 17/12/2013 (ver documento)
    Promovente: Reis
    Ementa: ALTERA A LEI Nº 14.485, DE 19 DE JULHO DE 2007, PARA INSTITUIR, NO MUNICIPIO DE SAO PAULO, O “DIA DO FUNK” A SER REALIZADO ANUALMENTE NO DIA 7 DE JULHO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS

    4 / 6
    selecionar
    Enviarimprimir
    Projeto: PL 881 17/12/2013 (ver documento)
    Promovente: Reis
    Ementa: AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CRIAR A CASA DE CULTURA FUNK DE SAO PAULO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS

    5 / 6
    selecionar
    Enviarimprimir
    Projeto: PL 121 21/03/2013 (ver documento)
    Promovente: Alfredinho / Reis / Vavá / George Hato / Toninho Vespoli
    Ementa: CRIA NO AMBITO DAS SUBPREFEITURAS DO MUNICIPIO O ESPACO PARA LIVRE MANIFESTACAO CULTURAL DO FUNK

    6 / 6
    selecionar
    Enviarimprimir
    Projeto: PL 2 05/02/2013 (ver documento)
    Promovente: Coronel Camilo / Conte Lopes
    Ementa: PROIBE A UTILIZACAO DE VIAS PUBLICAS, PRACAS, PARQUES E JARDINS E DEMAIS LOGRADOUROS PUBLICOS PARA REALIZACAO DE BAILES FUNKS, OU DE QUAISQUER EVENTOS MUSICAIS NAO AUTORIZADOS, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS

    Entra em http://www.camara.sp.gov.br/atividade-legislativa/projetos-apresentados-desde-1948/ e digite “funk”…

  14. Sr. Palhaço Krusty

    É infelizmente a administração por “mardade ou inguinoransa” é a primeira a discriminar seus funcionários, pois todos somos policiais e em flagrante delito temos o dever de agir por isto deveríamos ser periodicamente treinados para a tal e o tiro pratico não só tem a função de preparar o policial para cumprir esta obrigação legal, mas também é ótimo para fortalecer a concentração e excelente para tirar o estresse.

  15. (…Roubos crescem mais na periferia de São Paulo…)

    O profissional da saúde, educação e segurança não é mais importante que qualquer outro mas é aquele em que o fator MOTIVAÇÃO é de fundamental importância para os resultados.

    Enquanto os administradores não apreenderem a respeitar os direitos e a ouvir aqueles policiais que estão na linha de frente e não apenas os supostos “especialistas”, a tendência é piorar a cada dia.

  16. FAÇAM UM LEVANTAMENTO DE QUANTOS ATENDENTES DE NECROTÉRIO POLICIAL ESTIVERAM ENVOLVIDOS EM REAÇÃO A ASSALTO NOS ÚLTIMOS ANOS!!
    PELO QUE EU SAIBA NENHUM MORREU!! PELO CONTRÁRIO…NUMA CONTA RÁPIDA AQUI PODERIA DIZER UMA MEIA DÚZIA DE COLEGAS QUE NO JUSTO E MODERADO REVIDE MATARAM UNS 10 LADRÕES…..TUDO REDONDO NO PAPEL!!
    SERÁ QUE PROPORCIONALMENTE ( SÃO UNS 400 ATENDENTES NO ESTADO ) TEM CARREIRA MAIS BEM SUCEDIDA EM REVIDE A ASSALTO??
    INFELIZMENTE ESSE PRECONCEITO EXISTE E É ALIMENTADO PELOS PRÓPRIOS POLICIAIS!
    AS FUNÇÕES SÃO ESPECÍFICAS E DIFERENTES….MAS TODOS SÃO POLICIAIS CIVIS!!
    COMO TAL DEVERIAM SER RESPEITADOS!!

  17. PM NÃO ATENDE RECLAMAÇÃO DE BAILE FUNK!!
    JAMAIS VÃO ADMITIR…MAS TROCA UMA IDEIA COM UM PM CONHECIDO!

  18. Aos colegas CADÊ O BÔNUS?? e carcereiro 13

    E se Repararem bem no edital, somente carreiras efetivas, então quer dizer ”calça branca” não pode fazer curso de treinamento, mesmo as carreiras que foram convocadas no edital.
    então a instituição pensa assim, ”se até o estagio probatório o policial sobreviver, poderá fazer curso de armamento e tiro, apesar de ir trabalhar na rua, e conviver com essa violência todo o dia de trabalho”.

    E tem mais, poucos antigões tem interesse em fazer essa tipo de curso, pelo simples motivo que já estão desmotivados faz tempo. Não os culpo, a instituição esta falida e ainda tiram sarro de quem quer trabalhar direito.

    To vendo que meu futuro e esse….virar um antigão desmotivado…

  19. Audiência de custódia, não resolve o problema da segurança do povo, piora ainda mais, e ainda ajuda o crime, boneco fardado só nas áreas centrais da cidade, onde a população pode ver, polícia investigativa o governo, não investe nunca, só engana, depois quer que a criminalidade abaixe, a parte salarial, o governo só aumentou o salário dele próprio e dos secretários, o resto ficaram só com o aumento de seus impostos, água e luz, IPTU, IPVA, conta da farmácia, mercado, combustível, escolas, alugueis, transportes e outras contas mais esse é o nosso real aumento,

  20. Sr. CADÊ O BÔNUS

    1- BÔNUS
    Qualquer valor que não seja estendido aos aposentados, pensionistas e afastados por doença é um DESRESPEITO a todo policial que arisca a vida e como consequência tem sua saúde comprometida, com o tempo.

    2- (…FAÇAM UM LEVANTAMENTO DE QUANTOS ATENDENTES DE NECROTÉRIO POLICIAL ESTIVERAM ENVOLVIDOS EM REAÇÃO A ASSALTO NOS ÚLTIMOS ANOS!!…)
    Policial de verdade não é aquele que exibe este ou aquele distintivo é o que na hora do perigo, pode até se amedrontar, o que é natural, porem toma as atitudes corretas.

    3- (…INFELIZMENTE ESSE PRECONCEITO EXISTE E É ALIMENTADO PELOS PRÓPRIOS POLICIAIS!…)
    Todos temos algum tipo de preconceito em maior ou menor grau, mas todo o policial que conheci que tem por habito discriminar outras carreiras é normalmente:

    A- Mal caráter,
    B- Corrupto.
    C- Incompetente

    4- (…PM NÃO ATENDE RECLAMAÇÃO DE BAILE FUNK!!…)
    Moro em periferia e várias vezes já fiquei sem dormir devido a estes malditos, mas o que mais me irritou foi o descaso da mike.

    5- (…JAMAIS VÃO ADMITIR…MAS TROCA UMA IDEIA COM UM PM CONHECIDO!…)
    Eu, como carcereiro já tive oportunidade de conversar com traficantes presos, e eles afirmam que estão ganhando rios de dinheiro nestes bailes. ( dá até o que pensar)

  21. GENTE, VAMOS LUTARMOS JUNTOS, VAMOS UNIREM FORÇAS, VAMOS EXIGIREM DO GOVERNO FEDERAL, DO ESTADUAL, DOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES, ALEM DOS ESTADUAIS A UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS ESTADUAIS, QUALQUER FORA DISSO É TENTAR FAZER VERÃO COM APENAS UMA ANDORINHA, PENSEM BEM NISSO SENHORES QUE FLITAM POR AQUI.

  22. carcereiro 13,
    Olhe quem são os autores do projetos sobre bailes funk…

  23. Sr. JACARÉ SEM DENTE

    A Policia é um elefante amarrado com um barbante e enquanto os policiais ( Civis, Militares, Federais ou GCMs), não enfrentarem nossos dois maiores problemas:

    A- A corrupção
    B- A omissão

    Corremos o sério risco de deixarmos para nossos filhos um mundo, em matéria de segurança, pior do que recebemos de nossos pais.

  24. Parabéns ao colega CARCEREIRO 13 pelas palavras. Sintéticas, mas absolutamente corretas, verdadeiras.
    Enquanto não houver investimentos no “policial”, nada que se faça para segurança pública adiantará ! Nada !
    Sem motivação não há desempenho ! Viatura nova e arma não é motivação ! Bônus mequetrefe também não !
    Gov… enfia tudo… e nos dê um salário digno e respeito aos nossos direitos ! Daí a gente toca fogo nos bandidos e os índices vão para o chão !
    Até lá galera, vamos cuidar de nossas familias e dos nossos interesses ( assim como fazem os cardeias às nossas custas 0!

    carcereiro 13 disse:
    23/03/2015 ÀS 17:47
    (…Roubos crescem mais na periferia de São Paulo…)

    O profissional da saúde, educação e segurança não é mais importante que qualquer outro mas é aquele em que o fator MOTIVAÇÃO é de fundamental importância para os resultados.

    Enquanto os administradores não apreenderem a respeitar os direitos e a ouvir aqueles policiais que estão na linha de frente e não apenas os supostos “especialistas”, a tendência é piorar a cada dia.

  25. Até quando ??? disse:

    23/03/2015 às 10:24

    É isso ai Cristiano…………se esse tratamento diferenciado estivesse ocorrendo inversamente………….e nesse ponto, tem que

    elogiar…………..os comandantes da PM estariam pressionando o governo para terem os mesmos direitos..

    Não que na PM esteja as mil maravilhas………………..merecem muito mais, são Policiais assim como nós……..

    Se todos somos Policiais……………….porque não temos direito a:

    APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA COM INTEGRALIDADE E PARIDADE AOS 30 ANOS ?????????????????????

    DIÁRIA ALIMENTAÇÃO IGUAL AOS PMs ????????????????????????????????????????????????????????

    POSTO IMEDIATO QUANDO DA APOSENTADORIA ???????????????????????????????????????????????

    ENTÃO………….SEUS SAFADOS, CANALHAS, ETC……………….QUE NOS TRATAM DE FORMA DESIGUAL………………………..

    RECOLHAM NOSSAS ARMAS E DISTINTIVOS…………E NOS MANDEM PARA OUTRAS SECRETARIAS……………..EXIGIR DE

    NÓS TRABALHO POLICIAL…….MAS TRATAR COMO FUNCIONÁRIO COMUM…….SÓ NESTE ESTADO DE MERDA….

    COLEGA ATE POUCO TEMPO ATRAZ, HAVIA UM ATRELAMENTO
    OU UMA EQUIPARAÇÃO ENTRE A PM E PC, MAS INFELIZMENTE ISSO FOI FINDADO COM UMA AÇÃO DE INCONSTUCIONALIDADE PROTOCOLADA POR UMA ASSOCIAÇÃO DE VCS, E DEPOIS DISSO AS COISAS PIORARAM PARA TODOS, TANTO PARA A PM QUANTO PARA A PC, E A SUA RECLAMAÇÃO AGORA EU SINCERAMENTE ACHO DIFÍCIL DE ACONTECER DEVIDO A ISSO, UMA VEZ QUE O PRÓPRIO GOVERNO NÃO SE SENTE PRECIONADO NA DE RECONHECER ISSO, ABÇ COLEGA.OBRIGAÇAO

  26. Tudo bem, tudo muito bonito, mas a pergunta que não quer calar é: CADE A PORRA DO BÔNUS? QUANDO VAI PAGAR ESSA MERRÉCA? OU NÃO VAI PAGAR?

  27. AUMENTO TEVE SIM SEUS LOUXAS…
    PARA DELPOL KKK E O RESTO SÓ TIVERAM AUMENTO DE IMPOSTOS, DE ESCALAS, DAS RONDAS SEGURA CADEIRAS E UM GRANDE AUMENTO DE FUMO NO C… DOS POLICIAIS. COM ESTA ZONA E DESRESPEITO AOS POLICIAIS O CARECA QUER COBRAR O QUE ?
    -APOSENTADORIA INTEGRALIDADE E PARIDADE AOS 30 ANOS
    -REESTRUTURAÇÃO JÁ ( DELEGADO , ESCRIVÃO E AGENTE DE POLICIA ) MENOS CARREIRAS, MAIS FORÇA, SÃO PAULO ESTA ATRASADO EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTADOS. VIDE MINAS, PARANÁ, DF ENTRE OUTROS ESTADOS.
    -RESPEITO A DATA BASE.
    -NO BÔNUS, YES SALARIO, POLICIAL NÃO É CELULAR QUE RECEBE BÔNUS.
    – MUDANÇAS NO CP PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS POLICIAIS E A POPULAÇÃO.

  28. Pensem bem: Entrar em quebrada- risco de tomar tiro de fuzil- se for agir sempre haverá populares prá defender vagabundo- população não respeita polícia,se agir precisará usar força, se usá-la responde pica- baile funk= centenas de pessoas usando todo o tipo de droga e bebida utilizando-se de carros e motocicletas roubados, ou seja, todos muito loucos- salário de merda- ausencia total de respaldo dos superiores e imprensa para agir- ausencia de leis realmente punitivas….portanto: F O D A M – S E ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! Quando quiserem que a polícia haja, deem as condições necessárias para que ela cumpra seu papel e sua ação terá de ser compatível com a criminalidade existente hoje em dia. Fácil né????

  29. BAILE FUNK , LEGAL E PRA DESCONTRAIR VAGABUNDO, ELES FICAM LÁ E ROUBAM MENOS KKKKKKKK DEIXA ROLAR, QTO A NÓS, SÓ SE ESCONDENDO PRA NÃO SEGURAR MAIS PICA.

  30. Defensoria de SP aciona OEA pedindo suspensão de processos por desacato

    Criado em 23/03/15 20h11 e atualizado em 23/03/15 20h15
    Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

    
    A Defensoria Pública de São Paulo acionou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA) solicitando que o Brasil deixe de aplicar a norma que tipifica desacato como crime. O pedido foi encaminhado este mês à comissão em caráter cautelar, ou seja, emergencial.

    A defensoria alega que o desacato, previsto no Artigo 331 do Código Penal Brasileiro, viola o Artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ratificada pelo Brasil em 1992, que trata da liberdade de expressão e do direito à informação. A defensoria requer que a comissão solicite ao Estado brasileiro a adoção de medidas visando a descriminalização do desacato. Entre elas, que os processos criminais por este crime sejam suspensos, além da suspensão dos inquéritos em curso e do cumprimento de pena das pessoas já condenadas por desacato. “Há muito tempo a comissão entende que a criminalização do crime de desacato viola os direitos humanos fundamentais”, disse o defensor público Bruno Shimizu, do Núcleo de Situação Carcerária, em entrevista hoje (23) à Agência Brasil.

    O pedido complementa comunicação feita em agosto de 2012, quando a defensoria acionou a comissão para contestar uma condenação criminal por desacato. No caso específico de 2012, um cidadão foi processado e condenado por desacato porque, segundo policiais militares, no momento em que foi abordado e detido por porte de drogas, para uso próprio, ele os chamou de corruptos. O acusado nega ter feito isso. Até hoje, a comissão não se pronunciou sobre o caso. No novo pedido, a defensoria quer que o Artigo 331 seja retirado do ordenamento jurídico.

    Para a defensoria, as forças de segurança brasileiras utilizam a criminalização por desacato como forma de reprimir manifestações populares. Segundo Shimizu, somente na primeira manifestação do Movimento Passe Livre (MPL), em janeiro deste ano, em São Paulo, 34 adultos e quatro menores foram presos por desacato.

    “Em 2013, quando houve as manifestações, muitas pessoas foram presas para averiguação. Dezenas de pessoas foram presas aleatoriamente e levadas para um Distrito Policial, sem acusação. Entramos com uma ação civil pública para proibir esse tipo de coisa. Mas quando as manifestações voltaram a ocorrer este ano, sentimos uma diferença no modo de agir do Estado. Começou-se a imputar crime de desacato para legitimar as prisões”, falou o defensor, acrescentando que a defensoria notou que muitos manifestantes tinham sido torturados por policiais militares (PMs) e que o desacato, nesses casos, teria sido utilizado para legitimar a violência aos manifestantes.

    A prática, segundo Bruno Shimizu, é utilizada para legitimar arbitrariedades. “O crime de desacato dispensa proteção diferenciada a um agente do Estado, em relação a um cidadão comum. Se eu xingar um cidadão comum, o máximo a que eu posso responder é pelo crime de injúria. Mas se eu xingar uma pessoa que exerce uma função pública, esse crime se torna mais grave. Não faz sentido que o Estado possa criminalizar, de forma diferente, pela categoria da pessoa”, diz ele.

    Procurado, o Ministério da Justiça informou que não iria se pronunciar a respeito, no momento. Vai, primeiro, se inteirar da petição que a Defensoria Pública de São Paulo dirigiu à OEA.

    Editor Stênio Ribeiro

  31. Já falei e torno a repetir, que se crie o gabinete de crise formado pelo Sr. Suplicy, Dom Evaristo, Sr. Ariel, Defensores Públicos e representantes de todas estas ONGs metidas a Denfensoras dos Direitos Prós Manos, e coloca eles na linha de frente para negociar com os manifestantes (Diga-se de passagem eventuais terrorristas), presos rebelados, reintegração de posse. Quando se esgotar todas essas vias que a PM entre e resolva com tem que ser resolvido com quem desreipeita à Lei e a Ordem. Estamos caminhando rumo ao caus social e moral por culpa deles e da imprensa tendenciosa que facilita a vida dos nossos atuais representantes que afinal são o espelho do povo e olha como estados representados.

  32. ALGUÉM COLE, POR FAVOR, O edital QUE PROÍBE ALGUMAS CARREIRAS DE FAZER ESSE TAL OPERACIONAL III.

  33. ONDE O GOVERNO É DITADOR, IMPERA “eu mando e vc obedece”. AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO QUEM MANDA É O ALCKIMIM, MANDA NA ALESP, DEFENSORIA, PROMOTORIA, TJSP, ….. É DITADURA PURA, TODOS OBEDECEM O GENERAL GERALDO ALCKIMÍDIA DO PSDIBOSTA !

    VOCÊS VIRAM O EX-DGP BLAZEK DIZENDO QUE NÃO FOI CONSULTADO PARA A EXTINÇÃO DA CARREIRA DE CARCEREIRO? ISSO É SÓ UMA AMOSTRA O QUANTO VIVEMOS O ESTADO DE EXCEÇÃO AQUI EM SP.

    TEM UM POVO AI QUE ANDA FALANDO MAL DA DILMA, MAS É PORQUE NÃO CONHECE O ALCKIMIM, SE CONHECESSE IRIAM PEDIR DESCULPAS DIZER QUE A DILMA É UMA SANTA.

  34. Concordo com vc, Paulo! É que a marmota é a bola da vez, mas se for olhar as coisas aqui em SP…….

  35. Sr. CADÊ O BÔNUS

    DOE

    EXECUTIVO I

    PAGINA 11

    (…Comunicado Abertura de Inscrições para o Curso de Treinamento em Armamento e Tiro no Nível de Habilitação Operacional – Op. III O Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos Complementares, de Pesquisa e Apoio à Produção Científica da Academia de Polícia, faz saber que se encontram abertas as inscrições para o Curso de Treinamento em Armamento e Tiro no Nível de Habilitação Operacional – Op. III – (Portaria DGP 30/2010) – Turma 02/2015, no prazo e condições previstos nestas Instruções Especiais.
    INSTRUÇÕES ESPECIAIS A inscrição implica o conhecimento pleno das presentes instruções, obrigando-se o candidato a acatar as disposições nelas estabelecidas.
    I – DAS VAGAS 1) Serão disponibilizadas 20 vagas. 2) Requisitos para inscrição:
    2.1) Policiais Civis, das carreiras de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia, Escrivão de Polícia, Agente Policial e Carcereiro efetivos;

    2.2) possuir nível de Habilitação Operacional – Op III; 2 – obrigatório; 4.4) coldre e porta-carregadores – obrigatório; 4.5.) boné ou chapéu – obrigatório; 4.6) calça operacional ou similar – aconselhável; 4.7) joelheiras- aconselhável; 4.8) uso de protetor solar- aconselhável; 4.9) lanche individual – aconselhável. 5) …)

  36. DOE

    EXECUTIVO I

    PAGINA 11

    (…Comunicado Abertura de Inscrições para o Curso de Treinamento em Armamento e Tiro no Nível de Habilitação Operacional – Op. III O Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos Complementares, de Pesquisa e Apoio à Produção Científica da Academia de Polícia, faz saber que se encontram abertas as inscrições para o Curso de Treinamento em Armamento e Tiro no Nível de Habilitação Operacional – Op. III – (Portaria DGP 30/2010) – Turma 02/2015, no prazo e condições previstos nestas Instruções Especiais.
    INSTRUÇÕES ESPECIAIS A inscrição implica o conhecimento pleno das presentes instruções, obrigando-se o candidato a acatar as disposições nelas estabelecidas.
    I – DAS VAGAS 1) Serão disponibilizadas 20 vagas. 2) Requisitos para inscrição:
    2.1) Policiais Civis, das carreiras de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia, Escrivão de Polícia, Agente Policial e Carcereiro efetivos;

    2.2) possuir nível de Habilitação Operacional – Op III; 2 – obrigatório; 4.4) coldre e porta-carregadores – obrigatório; 4.5.) boné ou chapéu – obrigatório; 4.6) calça operacional ou similar – aconselhável; 4.7) joelheiras- aconselhável; 4.8) uso de protetor solar- aconselhável; 4.9) lanche individual – aconselhável. 5) …)

    E AINDA POSTAM NESTE BLOG QUE CARCEREIRO NÃO É POLICIA, QUE A CARREIRA NÃO EXISTEM MAIS QUE JÁ NÃO EXISTIMOS, PARA PARTICIPAR DESSE CURSO O ENTENDIMENTO É QUE SOMENTE OS POLICIAIS EFETIVAMENTE OPERACIONAIS NECESSITAM POSSUI-LO, OU EU TÔ ERRADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111

  37. INDEPENDENTE DA IDEOLOGIA POLITICA DOS QUE AQUI POSTAM E DE MINHA VONTADE, A VERDADE É QUE A POLICIA MILITAR NO BRASIL JAMAIS SERÁ EXTINTA! É MUITÍSSIMO MAIS FÁCIL EXTERMINAR COM A POLICIA CIVIL! ALGUNS COMUNAS ESQUERDOPATAS QUE AQUI POSTAM, ADORARIAM, POREM JAMAIS ACABARÁ JUSTAMENTE DEVIDO A EXISTÊNCIA DELES! COSTUMAM RELACIONAR A PM COM A DITADURA MILITAR, COMO SENDO UMA CORPORAÇÃO ULTRAPASSADA E INCABÍVEL, PORÉM SENHORES A DITADURA ACABOU A EXATOS 30 ANOS E O QUE VEMOS É UM BANDO DE PAISANO LADRÃO LESANDO A PÁTRIA. VEJAM O QUE FIZERAM COM O BRASIL, ROUBARAM, ROUBARAM E ROUBARAM. ESTÃO TODOS MILIONÁRIOS: FHC, JOSÉ SERRA, LULA, ZÉ DIRCEU, MARIO COVAS (REI DOS PEDÁGIOS) E OUTRAS CENTENAS MAIS. PORQUE A MÍDIA É CONTRA A INTERVENÇÃO MILITAR, MUITO SIMPLES VÃO PERDER FINANCEIRAMENTE. TUDO GIRA EM TORNO DO DINHEIRO QUE A MÍDIA ARRECADA DEVIDO A SITUAÇÃO POLITICA EM QUE NOS ENCONTRAMOS, QUE PRA ELA ( A MÍDIA) É SUPER RENTÁVEL! VAMOS ACORDAR! ALGUÉM JÁ VIU ALGUM GENERAL DA ÉPOCA VIVO. POIS É…

Os comentários estão desativados.