Um PM fora de serviço é morto a cada nove dias em São Paulo 26

Felipe Resk – O Estado de S. Paulo

25 Março 2015 | 03h 00

Número de mortes de policiais militares de folga aumentou aproximadamente 13% em 2014, em comparação com 2013

SÃO PAULO – A cada nove dias um policial militar fora de serviço foi morto neste ano em São Paulo. Segundo o Estado apurou, do dia 1º de janeiro até esta quarta-feira, 25, cinco agentes morreram enquanto estavam de folga, além de outros quatro, inativos (na reserva ou reformado). O caso mais recente aconteceu na noite de segunda-feira, 23, na zona norte da capital paulista.

Por volta das 18h, o cabo Spencer Willian Ferreira de Almeida, de 44 anos, que pertencia ao 2.º Batalhão de Choque, foi alvo de mais de 20 tiros na frente de casa, na Rua Caraparu, na região da Vila Gustavo, zona norte. O policial havia saído do serviço quando foi surpreendido por quatro criminosos.

Os bandidos aproveitaram o momento em que Almeida havia descido para abrir o portão da garagem e estava voltando para o carro. Um Volkswagen Passat, de vidros escuros, emparelhou com o veículo do policial. De dentro dele, os criminosos atiraram várias vezes contra a vítima. Almeida foi atingido no corpo e na cabeça. Os bandidos conseguiram fugir.

Segundo especialista, os PMs de folga estão mais vulneráveis, longe do apoio de viaturas e companheiros de batalhão
Segundo especialista, os PMs de folga estão mais vulneráveis, longe do apoio de viaturas e companheiros de batalhão

No local do crime, a perícia encontrou cápsulas de 9 mm, que podem ter sido deflagradas de pistola ou submetralhadora. A Polícia Militar acredita que ele tenha sido executado. Até o momento, ninguém foi preso e os policiais não têm pistas sobre o paradeiro dos suspeitos.

Almeida foi socorrido por uma viatura da PM para o Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, também na zona norte, mas não resistiu aos ferimentos. O policial entrou para a corporação há 22 anos e trabalhava na Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam).

Aumento. O número de mortes de policiais de folga aumentou cerca de 13% em 2014, se comparado com o ano anterior. Ao todo, 61 oficiais foram mortos enquanto não estavam trabalhando, ante 54 em 2013. Já as vítimas inativas somaram 16 casos no ano passado.

“Esse índice é muito triste, porque mostra uma fraqueza legal muito grande”, afirmou o deputado estadual Coronel Telhada (PSDB), ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). “Eu desconheço números tão altos em qualquer outro país. Há uma guerra contra a criminalidade. Infelizmente, uma guerra sem vencedores.”

A socióloga Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, também considera o índice “muito alto”. “A gente tem uma série histórica de 14 anos com morte de policias fora de serviço – que representam a maioria dos casos. Em geral, os policiais morrem nos bicos ou reagindo a assaltos”, explica.

Segundo Samira, os agentes de folga estão mais vulneráveis, longe do apoio de viaturas e companheiros de batalhão. “A corporação não é capaz de protegê-los fora de serviço”, afirma. Mesmo assim, diz a socióloga, eles continuam expostos. “Muitos policiais argumentam que reagem a uma abordagem porque se o agressor souber que ele é policial, vai executá-lo. Na lógica do crime organizado, é verdade.”

Em contrapartida,  o número de oficiais mortos em serviço diminuiu no ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Foram 14 em 2014, contra 20 em 2013: uma redução de 30%.

  1. Pleno do STF decide que Estados terão até 2020 para zerar precatórios
    BEATRIZ BULLA – O ESTADO DE S. PAULO – 25 Março 2015 | 20h 09
    Corte concluiu julgamento que se estendeu por quase 2 anos e definiu os critérios e prazos para que os entes federativos quitem suas dívidas nos próximos 5 anos
    Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu na noite desta quarta-feira, 25, o julgamento sobre as regras para pagamento dos precatórios – dívidas do Poder Público. Os Estados e municípios que possuem as dívidas acumuladas terão que zerar os estoques até o final de 2020. O Tribunal derrubou em 2013 trechos da emenda constitucional 62 de 2009, conhecida como PEC dos Precatórios. A partir de então, os ministros passaram a votar as regras que seriam utilizadas para o pagamento das dívidas.
    A emenda dava sobrevida de 15 anos ao parcelamento dos precatórios e previa a correção dos valores pelo índice que corrige a poupança, a Taxa Referencial (TR). Com a decisão desta quarta, contudo, o prazo passa a ser de cinco anos para pagamento das dívidas a contar de 1º de janeiro de 2016. A correção será realizada por dois índices. Até a data final do julgamento – 25 de março de 2015 – os créditos em precatórios devem ser corrigidos pela TR. A partir desta quinta, 26, contudo, deve ser utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) como índice de correção.
    A partir de 2021, não haverá mais regime de transição para o pagamento e passa a valer a previsão constitucional de que o Poder Público deve incluir os precatórios no orçamento do exercício do ano seguinte ao do nascimento da dívida, quando as dívidas são reconhecidas até julho. O pagamento deve ser feito até o fim do exercício do ano seguinte, de acordo com a Constituição.
    Neste período de transição – de hoje até o final de 2020 -, o STF admite a possibilidade de acordos diretos para o credor que quiser receber os valores de forma mais rápida, mas foi fixado um limite para a negociação. A redução máxima do crédito a ser recebido é de 40%. Antes, não estava previsto limite para o chamado “leilão inverso”. As demais compensações e leilões previstos na emenda de 2009 não poderão mais ser feitos.
    Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2012 apontava para uma dívida acumulada de mais de R$ 90 bilhões, em valores não atualizados, a serem pagos por Estados e municípios como precatórios.
    No período, fica mantida a exigência de vinculação de porcentual mínimo – que varia de 1% a 2% – da receita líquida corrente para o pagamento dos precatórios. Caso não se vincule o mínimo exigido, o Poder Público fica sujeito a sanções previstas na legislação, como o sequestro das quantias de Estados e Municípios e restrições para contrair empréstimos.

  2. isso já está acontecendo faz anos e o que estão fazendo ? NADA
    aprovaram a lei pra aumentar a pena do autor ? NÃO

    Não estão preocupados com isso , mas da um ” pedala Robinho ” no vagabundo , baixa até o promotor na delegacia pra defender o lixo e ainda te enquadra em crime de tortura.

    Entra ano, sai ano e o Poste continua Mijando no coitado do Cachorro.

    ********************************************* Brasil , País Governado Por Hipócritas.*********************************

  3. Queda de índice de criminalidade?????????

    O Estado vive um epidemina!!!! Ninguém sai de casa em paz, cidadãos são mortos todos os dias, furtos e roubos tomaram conta de nosso Estado. Que queda???? Aff. Ofende nossa inteligência.

    POLICIAIS ESTÃO SENDO MORTOS TODOS OS DIAS GOVERNADOR! Não tem motivo para glória, não tem motivo para comemoração, não tem motivo, não tem.

    REVOLTADO!!!

  4. saturado – Brasil , País Governado Por Hipócritas disse:
    .
    Falou tudo.

  5. O CB Spencer Willian Ferreira de Almeida levou mais de 20 tiros, com certeza desta vez não foi reação a um assalto como diz na maioria das vezes a Secretaria de Segurança Pública.

    Ainda segundo informes, os malas já foram presos por uma equipe da Corregedoria (PM Vitima), deram sorte, pois a ROTA ( Ten Telhada e cia Ltda) na estavam na bota dos pilantras.

    Enfim, algo tem que ser feito urgente, porque se continuar assim (um matando o outro) logo logo estaremos enfrentando uma Guerra Civil (Se é que já não estamos) declarada. As Leis tem que proteger mais os policiais.

  6. PARA OS GOVERNANTES AS MORTES DOS POLICIAIS É NORMAL , ELES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM ISTO.

    A GRANDE PREOCUPAÇÃO DELES É QUANDO MORRE VAGABUNDOS, TRAFICANTES E TODO QUALQUER TIPO DE PILANTRAS FORAS DA LEI EM CONFRONTO COM OS POLICIAIS …

  7. Pingback: A cada nove dias um PM fora de serviço é morto em São Paulo | Amigos de Caserna - Notícias policiais e informações de segurança pública, legislação PM e dicas

  8. A preocupação maior do Secretário é o CONTROLE DA LETALIDADE POLICIAL(leia o texto entre aspa abaixo) fica a pergunta e a preocupação com a letalidade dos BANDIDOS? A maioria dos bandidos hoje não querem usar mais o velho 38 e sim fuzis e metralhadoras, isso ninguém se preocupa. Agora intimidar pais de família policiais isso sim é bem mais fácil.

    “Todas essas ocorrências, bem como os inquéritos policiais e procedimentos instaurados no âmbito das Corregedorias das Polícias Civil e Militar, deverão ser comunicados imediatamente ao Conselho Integrado de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria da Segurança Pública (CIPGE), que realizará o acompanhamento. O CIPGE, integrado pelo secretário de Segurança e os chefes das polícias, dentre outros, foi criado em 23 de janeiro de 2015 para coordenar as ações policiais e integrar os sistemas de inteligência das polícias, além de propor medidas para controle da letalidade policial.”

    Por isso a CRIMINALIDADE só tende a crescer depois quererem cobrar da Policia, que esta toda amedrontada, de mãos amarradas pelos Direito dos Manos, a inconstitucional VIA RÁPIDA, varias resoluções em beneficio de bandidos, corró que escuta mais a mãe de um mala do que o policial entre tantas outras aberrações, uma inversão de valor total e o SALARIO óóóó.
    Não vale a pena correr este risco por uns bostas que estão nas ruas protegidos por estas resoluções e o frouxo CP e na administração que sai um b… e entra outro b… e continuamos na mesma ” A DERIVA”, ZÓIO de VIDRO TOTAL até que mudem o CP em beneficio da Policia e do Cidadão.
    Os SSPs tem que fazer um curso com o BELTRAME que não resolveu muita coisa mas pensa como policia e suas resoluções é em favor da policia, da sociedade e fumo no C… do mala. Imagina se no RJ tivesse um Secretario PRÓ MALA, O RJ já teria sido tomado pela bandidagem.

  9. Morte a granel….

    passou da hora de responder à altura….

    casos envolvendo mortes de policiais, gcm’s, asp’s deveria ser prioridade correr atrás dos autores…e dar uma resposta satisfatória…..

    assim como os casos de latrocínios, pois alguns casos que não deram imprensa, os familiares ficam sofrendo por mais um caso sem solução, para a polícia um número, para os familiares desprezo, mais dor e impunidade…….

  10. Se não for para zerar bandido , olhos de vidro e braços de horacio .Que se foda a população temos que nos proteger primeiro.

  11. ESTÃO LEMBRADOS, NO ANO PASSADO, QUANDO VÁRIOS GRUPOS DE POLICIAIS COMEÇOU A DERRUBAR OS MALAS NA PERIFERIA, ( OSASCO E GUARULHOS), LEMBRAM, O QUE ACONTECEU?- O NOSSO ILUSTRE SECRETÁRIO NA ÉPOCA E O NOSSO GOVERNADOR VEIO A PÚBLICO E FALOU, QUE IA DAR UMA RESPOSTA A ALTURA; SE FOSSEM POLICIAIS COLOCARIAM NA CADEIA E NA RUA. LEMBRAM!..
    O QUE ACONTECEU; ESTÃO TODOS PRÊSOS A DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA AGUARDANDO A PROMESSA DO NOSSO CHEFE DE ESTADO.

  12. POR QUE NÃO SE POSTA AQUI QUANTOS PC É MORTO POR DIA/MES/ANO, COMECEM A TOMAREM CONTAS DA POLICIA DE VCS, ESQUECEM A PM, UMA VEZ QUE A PM DE NADA INTERESSA A VCS OK SEUS BORRA-BOSTA.

  13. Deixando nós à deriva, será que os iluminados não percebem que, a própria população, vendo que se policiais estão desprotegidos, então imaginem eles. As mudanças necessárias são muitas, só o aumento de pena para quem executa policial não basta. Precisa que essa pena seja cumprida na sua totalidade, sem benefício algum e sem regalias e contato com a rua de dentro da cadeia!!!

  14. Em 2014, infelizmente; foram mortos 1 policial civil, 3 delegados, 3 Agps, 2 Gcm e mais de 100 PMs.
    Volto a repetir: infelizmente…
    Não é borra-bosta e sim borra-botas; muito comum nos quartéis…

  15. Delegados e Agps não são policiais civis???????????????????????????????????

  16. Ainda tem de ouvir babela de vagabundo, se fosse eu pulava aquela grade e dava uma pisa nesse vagabundo de pinto de boi para ele nunca mais ser folgado.

  17. Nesse vídeo eu não vi arrogância nenhuma por parte dos policiais os caras até que foram muito educados, ouvi foi um babaca que não recebeu a intimação oficial, ele sim foi arrogante.
    Nem discute , põe no relatório que não recebeu e manda pra frente, tem a outra forma que eu acho que ele gosta mais a coercitiva.

  18. jacaré sem dente disse:
    26/03/2015 ÀS 19:29
    POR QUE NÃO SE POSTA AQUI QUANTOS PC É MORTO POR DIA/MES/ANO, COMECEM A TOMAREM CONTAS DA POLICIA DE VCS, ESQUECEM A PM, UMA VEZ QUE A PM DE NADA INTERESSA A VCS OK SEUS BORRA-BOSTA.
    Jacare sem dente e sem cerebro,seu borra-bota!porque vc nao vai caçar assunto em um blog voltado para os policiais militares,ja que vc se sente mal com o que é postado aqui.
    Policial morto, é policial morto,nao importa a farda ,distintivo ou instituicao,todos nos devemos lamentar.

  19. INDEPENDENTE DA IDEOLOGIA POLITICA DOS QUE AQUI POSTAM E DE MINHA VONTADE, A VERDADE É QUE A POLICIA MILITAR NO BRASIL JAMAIS SERÁ EXTINTA! É MUITÍSSIMO MAIS FÁCIL EXTERMINAR COM A POLICIA CIVIL!! ALGUNS COMUNAS ESQUERDOPATAS QUE AQUI POSTAM, ADORARIAM, POREM JAMAIS ACABARÁ JUSTAMENTE DEVIDO A EXISTÊNCIA DELES! COSTUMAM RELACIONAR A PM COM A DITADURA MILITAR, COMO SENDO UMA CORPORAÇÃO ULTRAPASSADA E INCABÍVEL, PORÉM SENHORES A DITADURA ACABOU A EXATOS 30 ANOS E O QUE VEMOS É UM BANDO DE PAISANO LADRÃO LESANDO A PÁTRIA. VEJAM O QUE FIZERAM COM O BRASIL, ROUBARAM, ROUBARAM E ROUBARAM. ESTÃO TODOS MILIONÁRIOS: FHC, JOSÉ SERRA, LULA, ZÉ DIRCEU, MARIO COVAS (REI DOS PEDÁGIOS) E OUTRAS CENTENAS MAIS. PORQUE A MÍDIA É CONTRA A INTERVENÇÃO MILITAR, MUITO SIMPLES VÃO PERDER FINANCEIRAMENTE. TUDO GIRA EM TORNO DO DINHEIRO QUE A MÍDIA ARRECADA DEVIDO A SITUAÇÃO POLITICA EM QUE NOS ENCONTRAMOS, QUE PRA ELA ( A MÍDIA) É SUPER RENTÁVEL! VAMOS ACORDAR!

  20. tirasp disse:
    27/03/2015 ÀS 14:36
    jacaré sem dente disse:
    26/03/2015 ÀS 19:29
    POR QUE NÃO SE POSTA AQUI QUANTOS PC É MORTO POR DIA/MES/ANO, COMECEM A TOMAREM CONTAS DA POLICIA DE VCS, ESQUECEM A PM, UMA VEZ QUE A PM DE NADA INTERESSA A VCS OK SEUS BORRA-BOSTA.
    Jacare sem dente e sem cerebro,seu borra-bota!porque vc nao vai caçar assunto em um blog voltado para os policiais militares,ja que vc se sente mal com o que é postado aqui.
    Policial morto, é policial morto,nao importa a farda ,distintivo ou instituicao,todos nos devemos lamentar.

    ENTÃO VAI TOMAR BEM NO MEIO DO SEU CU, E O MESMO ATREVIDO QUE FEZ ESSA POSTAGEM FAÇA ME O FAVOR DE POSTAR O NÚMERO DE RATAZANAS DA PC QUE SÃO MORTOS POR DIA/MES/E ANO, EU EXIJO ISSO OK SEUS BORRA-BOSTA FILHOS DA PUTA.

  21. Postem a quantidade de mães que levam por 09 meses seus filhos na barriga, amamentam, limpam a bunda deles, ensinam-os a dar os primeiros passos, levam-os ao primeiro dia na escola, ensinam-os tudo de bem, e também a quantidade de pais que quando tem um final de semana livre, após 5 ou 6 dias de trabalho, levam seus filhos
    a jogos de futebol, a vários lugares no intuíto de ve-los cescer com dignidade, que amam seus filhos incondicionalmente..ai vem um FILHO DA P! E METE UMA BALA NELE, MATA-O, AÍ VEM OUTRO FILHO DA P! E FALA QUE É LADRÃO, VAGABUNDO E SAFADO E TEM QUE MORRER, AÍ VEM OUTRO FILHO DA P! E FALA QUE O PAI NÃO SOUBE CRIAR, AÍ VEM, OUTRO FILHO DA P! E ASSIM VEM VÁRIOS FILHOS DA P!….MAS QUANDO VÃO PARA SUA CASA PROTEGEM SEUS FILHOS AO MÁXIMO,( NÃO OS DOS OUTROS, MAS SÃO PAGOS PARA PROTEGEREM A TODOS E FAZEM JURAMENTO PRA ISSO) E MESMO SABENDO QUE SEUS FILHOS E OS COLEGAS DELES NÃO ACEITAM O QUE FAZEM, E O QUE AÍ ESTÁ…QUALQUER FILHO E QUALQUER SER HUMANO PODE E TEM O DIREITO DE ERRAR UMA VEZ, O QUE NÃO SE TEM É O DIREITO DE MATAR, UMA VEZ, NESTE PAIS EXISTE LEIS E QUE DEVERIAM SEREM CUMPRIDAS, MAS OS PRÓPRIOS QUE DEVERIAM FAZER ESSA LEI SER CUMPRIDA AS DESCUMPRE, E FAZEM AS SUAS LEIS, NO BRASIL NÃO TEM PENA DE MORTE( SIC), NÃO NA CF. FAÇAMA AS SUAS E OS MALAS FAZEM AS DELES.E VIRA ESTA BOSTA QUE AÍ ESTÁ!!!!!!!!! E UM MONTE DE MERD… FALANDO MERDAS E FAZENDO MERDAS E RCEBENDO DE 1 MIL A 5 MIL REAIS, ENQUANTO LÁ EM CIMA A GRANA E A ZUEIRA ROLAM SOLTA……..VAI BRASILLLL, VAI IMBECISSSSSSSSSSSS……E COBREM BONUS DE 1,2 MIL REAIS, COBREM SALÁRIOS QUE NÃO CHEGAM A 5 MIL REAIS……………..MONTE DE IMBECIS!

Os comentários estão desativados.