Vaccari foi pro brejo – Luiz Flávio Gomes : Vaccari preso. Que isso significa? 29

Vaccari preso. Que isso significa?

Quatro aspectos são relevantes tratar.

Publicado por Luiz Flávio Gomes

A corrupção sempre existiu em todas as épocas e ainda acontece em todos os governos de todas as tendências ideológicas. A prisão de Vaccari (tesoureiro do PT), depois do mensalão, dopetrolão etc., tem, no entanto, um significado específico (ainda que ela seja revogada prontamente). Seria o PT o partido mais corrupto da história? Quatro aspectos são relevantes tratar.

Vaccari preso Que isso significa

Primeiro: note-se que Vaccari não foi preso por ser acusado de ter colocado no seu bolso o dinheiro da corrupção. Isso pode também ter ocorrido. Mas sua prisão se deve primordialmentepor ser tesoureiro do PT e por ter recebido a propina dos empreiteiros e outros apoiadores de campanha em nome do partido para amanutenção dele no poder. Isso significa que a corrupção do PT é sistêmica. José Murilo de Carvalho (no livro Corrupção – Ensaios e críticas – Humanitas) fez um interessante balanço histórico da corrupção. Afirma que a corrupção muda de sentido conforme cada época. No Império (1822-1889) e na Primeira República (1889-1930), osistema todo era tido como corrupto. Não se acusava D. Pedro II, sim, o sistema. Não se acusava um único presidente da Primeira República, sim, o sistema. Não eram acusações individuais, sim, sistêmicas.

A partir de 1945, com a UDN, houve uma mudança na percepção da corrupção: ela passou a ser individualizada (Getúlio é um corrupto, diziam seus opositores). Trata-se de uma concepção moralista-individualista. O golpe civil-militar de 1964 também falava em limpar os corruptos (sonho nunca realizado, evidentemente). Collor de Melo era o caçador de “marajás”. No governo do PSDB (1994-2002) algumas foram acusadas de corrupção (para seus opositores, o sistema inteiro seria corrupto). Com o PT voltou de forma clara a percepção sistêmica da corrupção (o que afeta o modelo democrático-representativo como um todo, que foi “comprado” não somente pelos barões-ladrões, senão também pelo próprio partido).

Segundo aspecto relevante: diz respeito à independência da atuação da Justiça (Polícia Federal, Ministério Público, Juízes e Tribunais). Pela primeira vez na história os cleptocratas (acusados de ladroagem das classes sociais poderosas) são presos e encurralados às dezenas concomitantemente. Quanto melhor funciona a Justiça mais percepção se transmite da certeza do castigo. É essa certeza do castigo que pode ter relevância na prevenção da corrupção (junto com educação e medidas preventivas concretas). Não adiante apenas mudar a lei. É a certeza do castigo que vale (isso já era dito por Beccaria em 1764, mas até hoje não foi aprendido pelos demagogos nem pelos que acreditam otariamente neles).

Terceiro: no campo probatório está acontecendo uma verdadeira revolução, em razão das delações premiadas. Elas mostram o caminho do crime (bem como das provas). A PF não conseguiu muitas provas por si só. Foram as delações “revolucionárias” que possibilitaram isso. Mudança copérnica no sistema judicial.

Quarto: se a corrupção do PT está sendo percebida como sistêmica (corrupção para a preservação do partido no poder), isso tem reflexos políticos diretos em todo o partido. E alcança, logicamente, Dilma e Lula. O PT, de acordo com suas próprias pesquisas internas, nos últimos meses afundou em termos de credibilidade. Então podemos chegar ao impeachment? Algo difícil neste momento, porque apenas as classes médias estão nas ruas protestando. Elas não estão tendo o apoio nem das classes baixas (subalternas, oprimidas, marginalizadas) nem das classes dominantes (que estão encurraladas pela corrupção). No momento doimpeachment de Collor todos estavam contra ele, a começar pelo Congresso Nacional. Dilma, dividindo o poder com o PMDB (melhor entregar os anéis que perder os dedos), assegura, por ora, sua permanência no poder. As classes médias, para conseguirem mudanças políticas dependem de apoios tanto dos de cima (dos ricos) como dos de baixo (pobres e miseráveis). A opinião pública (classe média) só consegue avanços quando conta com a opinião publicada (dos ricos, que mandam na grande imprensa) bem como com a opinião popular (classes subalternas, oprimidas e marginalizadas).

Luiz Flávio Gomes

Luiz Flávio Gomes

Professor

Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). [ assessoria de comunicação e imprensa +55 11 991697674 [agenda de palestras e entrevistas] ]


  1. enquanto isso, o tucano Moro faz olhos mortos para o PSDB

  2. Significa que… Que o Chefe, de SBC sempre soube de tudo. E o Roberto Jefferson foi inocente em tentar poupá-lo.
    E mais: que ele é igualzinho ao Collor.
    Lembro-me de que em 1992, em pleno Anhangabaú, o Povo bradava: “Ah-ha, Uh-hu, Collor no CarandirÚUUUU”.
    Ate nisso o BIG-BOSS tem sorte! Implodiram o Carandiru!

  3. http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/procuradores-atacam-pec-da-autonomia-da-policia-federal/

    http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Conteudos/Noticias/NoticiaMostra.aspx?idItem=58503&idPagina=1&flaDestaque=V

    ????

    ?????

    leis ????

    mudança copérnica ???

    estado democrático de direito ???

    CAOS SRS APENAS O PIOR DO CAOS . . CAOS IDEAIS HUMANOS . . .

    nada do que esta escrito vale mais . . .

    no nóçu universo do direito nada se cria… nada se perde… tudo se TRAN$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$forma . . .

    TERRITÓRIO DE GERSONS INZONEIROS . . .

    e nossas armas reais imediatas são falhas . . . .

  4. Em um país sério, esta sigla já teria sido banida do cenário político. Está mais do que provado que não se trata de um partido político, mas de uma facção criminosa.

  5. Mensagem do Além

    todos os partidos que estão/estiveram no poder são da mesma laia…. seja em qual esfera for, são todos safados… tudo oq começa com P é facção criminosa! Dizer que um ou outro que é isso é coisa de juvenil!!!

    defensor do povo Brasileiro

    não só ao psdb, mas ao pmdb todo… em especial ao CUnha, investigado diretamente e nada… deixam aquele louco tocar fogo no país e acham que é bonito…. afffff….. prendem o vacão pq ele poderia cometer algum crime? já queimaram o sujeito… quem pode e vai cometer, não só um mais diversos crimes contra a nação é esse CUnha!!!!!! Pq não prendem ele?????? Quanto ao Aécio, não manda ele pra cadeia… o sujeito só vai dar novidade… vai virar escravo do pó e vai até bater no guarda para pagar as dívidas adquiridas lá dentro!!!! hahaha O caso dele não é para PF o u MPF… é do denarc mesmo! hauhuaha

  6. A corrupção do PT é sistêmica desde 2003 e a do PSDB desde 1995 é o que? ENDÊMICA?? Chega de trololo! Quero ver tucano preso! unzinho só!

  7. Justiça só olho por olho e dente por dente, não existe justiça reeducando existe matando, o crime se combate é desde o berço, filho de ladrão tem que matar no berço.

  8. VACARI PRESO !!! SIGNIFICA = vai ficar uns 15 dias na sala da federal , e não vai dedurar ninguém .
    isso é pra dizer ao povo ignorante que estão fazendo justiça……

    o partido dos vermelhos estão com o seu exército nas ruas MST. MSC. MMM. etc badernando em todos os estados,
    invadindo tudo o que é propriedades desocupadas, para bagunçar mais o pais .. e pra desviar as atenções do povo..
    ref as barberagens que o pt esta fazendo na condução do pais…………..

  9. o vacarí entrega todo mundo ou não pois, se tiver que ser apurado o congresso nacional todo sabia da corrupção e agora ataca todos coniventes vai pegar meia dúzia de testa de ferros e pronto fica por isso.

  10. poxa vida.. este governo só pensa nele… nada em benefícios dos policiais ? bem que eles poderiam aprovar a lei da menoridade penal aos 16 anos, e também liberar o porte de armas para o cidadão de bem..

    pelo menos uma né ? pois a policia é o braço defensor da sociedade. e estas moleza que os menores estão não pode continuar.. tem que endurecer a lei para eles.. e voltar a armar tambem a sociedade.. pois a lei desarmamento
    foi válida somente para os vagabundos , e aos foras da lei …

    e o povo honesto e trabalhador , estão sofrendo com a violência.

  11. Nossa…..quanta novidade……….

    E para nós……….ooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    É assim que se move a boiada…………….

    De olho no vizinho………com o ladrão dentro de casa……………

    Passa, data base………….bônus……………aposentadoria especial………….reposição do efetivo…………….restruturação……..etc

  12. O inicial da minha carreira é R$ 10.000,00………….o de vocês é quanto mesmo ???

    Olha lá o PT gente…………………..e a caravana passa……………..

    É assim que pensam os dirigentes da falida PC…………….

    APONTAR PARA A BUNDA DO SUJO………….ESTANDO CAGADO É FODA……….

  13. Isso se chama Guantánamo/EUA, para obrigar o então “réu” a confessar pela tortura mental. pois foi mais de cinco vezes a audiência com o MORO, uma coercitiva, que até agora não se sabe o que motivou. Ainda não vimos o que motivou, o que é importante.

    É interessante a explanação de LUIZ FLAVIO GOMES, mas acho que ele confiou demais nos motivos da prisão, mas até agora nada se falou do motivo real da prisão, só que ele foi preso, Minto ele foi preso por continuar no cargo de tesoureiro do PT. VIVA A JUSTIÇA, o motivo está no jornal O Globo.

    Inacreditável antes de transitado e julgado e ainda em busca de prova dar uma alegação a um jornal como do link abaixo, por ele ainda continua com o cargo que tinha e foi denunciado, vou dar enfase ao que está no jornal, pois não acredito que tenha vindo de um JUIZ. Quer dizer que uma pessoa denunciada é culpada, isso é coisa do MP de sua função, mas de um Juiz é estranho. Alias o MORO é JUIZ, PROMOTOR E TUDO, ele é quem faz tudo.:

    http://oglobo.globo.com/brasil/tesoureiro-do-pt-joao-vaccari-neto-preso-em-sp-15877477

  14. Tudo vai melhorar se o psdb entrar no governo federal…
    Ahhhh vaiiiiiiiiii…

  15. Pizzaaaa!!!!!!!! Eu gostaria de ser presa assim como ele….Melhor ser um “preso rico” do que um “livre pobre”…..Acha que esses aí estão preocupados com o que está acontecendo? Eles estão cheios da grana….Bando de cara de pau….Tudo isso é um verdadeiro circo….Cadeia é para pobre….”p”….e…”p”………EH….BOI DE PIRANHA…..E o resto????

  16. Hc,
    Bem que o Reinaldo Azevedo diz que tem 100% de audiência dos “vermelhos”…

  17. FLIT PARALISANTE

    ———————————————

    PODE ME ESCLARECER SE HAVERÁ NOVAS PROMOÇÕES PARA AS CARREIRAS CONFORME COMUNICADO QUE ESTAVA NO SIPOL ?

  18. Acabei de falar ao telefone com o Rebouças, presidente do SIPESP e o mesmo me afirmou pessoalmente que paralisação por melhores salários, como a Apeoesp está fazendo, é uma bobagem e que não adianta nada fazer paralisação. Só quer viajar as custas do nosso suado dinheiro (do trouxa que é associado), para ficar de blá, blá, blá em Brasília. Ele mesmo admitiu que o Judiciário não pode interferir em aumento salarial, mas o mesmo fica enrolando com essas viagens e contatos inúteis que estão fazendo via judiciário.

    Precisamos parar, precisamos reinvidicar, senão não virá nada. Eu vivo do meu salário e de bicos e estou desgastado fisicamente e mentalmente e nosso representante vai tirar o feriado na boa. Quanto tempo faz que o Rebouças não faz um plantão numa EPJ no fundão do Decap? tá na maciota e vai virar mais um Bailone e ou Hilkias.

    Vou me desfiliar quarta feira, sindicato (SIPESP) nojento, são todos vendidos, não temos representação nenhuma, quiçá alguns esforços da Feipol -SE ou do Sipol, fora isso, são um bando de malandros.

    Desfiliem. Não sustentem estes vagabundos!

  19. O bônus dos professores e de outros na área da educação foi creditado, em cada respectiva conta do funcionário no mês de março.

    Mesmo assim, muitos mantiveram o estado de greve.

    Cadê o bonus dos policiais, ninguém sabe, nenhum sindicato ou associação sabe informar ?????

    E os policiais continuam trabalhando e o governo agradece; e, se não houver mobilização eficiente, nem o bônus receberemos.

    Mas, para a maioria da população os professores e os policiais já receberam o bônus em março/2015.

    Tem algum policial aí que já recebeu??????????. Ou que tenha informação concreta a publicar?

  20. A quem interessar possa:

    Planejamento e Gestão
    GABINETE DO SECRETÁRIO
    Resolução Conjunta CC/SG/SF/SPG-5, de 17-4-2015
    Dispõe sobre a fixação das metas dos indicadores criminais estratégicos do Estado e do desdobramento das metas,
    para fins de pagamento da Bonificação por Resultados – BR, instituída pela LC 1.245-2014, para o período do 4º
    trimestre de 2014
    O Secretário-Chefe da Casa Civil e os Secretários de Governo, da Fazenda e de Planejamento e Gestão, considerando o disposto no art. 6º da
    LC 1.245-2014, resolvem:
    Artigo 1º – Para o 4º trimestre de 2014, tendo em vista o pagamento da Bonificação por Resultados – BR, instituída pela Lei Complementar nº
    1.245, de 27 de junho de 2014, as metas globais do Estado de São Paulo referentes aos indicadores criminais estratégicos, definidos pela Resolução
    Conjunta CC/SGP/SF/SPDR-7, de 5-9-2014, ficam fixadas em:
    I – 52.198 ocorrências para o Indicador Roubo e Furto de Veículos;
    II – 1.230 vítimas para o Indicador Vítimas de Letalidade Violenta.
    Artigo 2º – Os critérios adotados para a fixação da meta global do Estado, bem como para seu desdobramento, estão disponíveis na Nota
    Técnica 01/2014 constante no Anexo I que faz parte integrante desta resolução conjunta.
    Artigo 3º – O desdobramento das metas de que trata o parágrafo único do artigo 4º da Resolução Conjunta CC/SGP/SF/SPDR-7, de 5-9-2014,
    está disponível no Anexo II que faz parte integrante desta resolução conjunta.
    Artigo 4º – Esta resolução conjunta entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de outubro de 2014.
    ANEXO I
    a que se refere o artigo 2º da
    Resolução Conjunta CC/SG/SF/SPG-5, de 17-4-2015
    Nota Técnica 01/2014 – FIXAÇAO DE METAS PARA OS INDICADORES DA BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS – BR DA SECRETARIA DA SEGURANÇA
    PÚBLICA
    Período 4º Trimestre de 2014

    pág. 56 – Executivo I de 18/04/2015, continua até pág. 80

    http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20150418&p=1

  21. CCCCCC AAAAAA DDDDDD ÊÊÊÊÊÊ OOOOOO BBBBBB ÔÔÔÔÔÔÔ NNNNNN UUUUUU SSSSSS

Os comentários estão desativados.