21 de abril – Dia do Policial Civil e Militar 33

21 de abril – Dia do Policial Civil e Militar

Snap 2015-04-21 at 18.41.06No dia 21 de abril comemora-se o Dia da Polícia Civil e Militar do Brasil. Neste dia também é comemorado o Dia de Tiradentes. Não por coincidência, o mártir da independência brasileira é também o patrono das policias civis e militares.

Pela sua história de sacrificar a própria vida em virtude da defesa da pátria e da sociedade, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é o patrono das policias brasileiras. Normalmente, o dia 21 de abril é celebrado com paradas cívico militares, que são compostas por desfiles de tropas, concessões de medalhas e promoções militares.

Mas qual a história da Polícia aqui no Brasil? A Polícia, enquanto instituição do governo chegou ao Brasil com Martim Afonso de Sousa, em 1530. O objetivo inicial dessa força era combater os traficantes franceses, bem como fundar núcleos povoados no litoral do país, promover a justiça civil e nomear funcionários públicos. Desde essa época, a polícia passou por várias reformulações até que, após a independência, foi instituída uma lei onde obrigava a presença de um delegado, subdelegado e chefe de polícia em cada munícipio da Corte.

A atribuição dessa lei foi muito importante para o Brasil, pois estabeleceu relevantes disposições judiciárias, como o inquérito policial que existe até os dias de hoje. Após uma atualização – inspirada na polícia londrina – as cidades do estado de São Paulo passaram a contar com um grande efetivo de policiais uniformizados para auxiliar a Força Pública no policiamento ostensivo de rua – era a chamada Guarda Civil. Durante o regime militar, a Guarda Civil e a Força Pública foram unidas em uma só força, a Polícia Militar.

A partir de então, não só o estado de São Paulo, mas todos os outros estados da federação passaram adotar a Polícia Militar para o policiamento ostensivo e a Polícia Civil na investigação dos crimes. Mas quais são, realmente, as atribuições e funções de cada polícia?

– Polícia Civil

Atualmente, cada estado do Brasil tem uma Polícia Civil. Essa instituição, dirigida por delegados de polícia de carreira assistidos por profissionais de polícia também qualificados e especializados  ,  é responsável pela investigação e elucidação de crimes praticados apenas em seu território de atuação. É de sua responsabilidade elaborar boletins de ocorrência de qualquer natureza, também expedir cédulas de identidade, bem como atestado de antecedentes criminais e de residência.  A Polícia Civil , outrossim, fiscaliza o funcionamento de determinadas atividades comerciais e autoriza a realização de grandes eventos.

– Polícia Militar

A Polícia Militar, assim como a Polícia Civil, também tem a sua atuação limitada ao estado. A Polícia Militar é composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas, zelar pela ordem pública, efetuar policiamento preventivo e ostensivo em todas as suas modalidades: policiamento motorizado e a pé; policiamento florestal e de mananciais; policiamento de trânsito urbano e rodoviário; policiamento montado; policiamento com cães; policiamento escolar; policiamento de guarda; policiamento em praças desportivas; policiamento tático motorizado; rádio-patrulhamento aéreo; rondas ostensivas; rondas ostensivas com apoio de motocicletas.

A comemoração do Dia das Polícias Civis e Militares foi instituída pelo presidente Dutra, mediante o decreto-lei no 9.208, de 29/4/1946.

O Flit Paralisante parabeniza a todos os policiais – civis e militares – por exercer esta profissão tão honrosa para a nação, contribuindo diretamente para a segurança da população em todas as suas esferas.

Fontes: Portal Paulinas e Acspmbmes

  1. VAMOS COMEMORAR A “BANCADA DA BALA” Todos policiais operacionais e justos vamos apoiar a bancada da bala sentando o aço nos malas,

  2. é o dia para lembrar o que diz o artigo 144 da CF/88 e dividir bem a Polícia em suas respectivas funções. E que todos Policiais recebem o teto dos Policiais de Brasília….

  3. T. I. R. A. D. E. N. T. E. S, quem foi? Até a história desse cara é de mentira…não dá pra levar esse país a sério mesmo!

  4. Bem dito nesta reportagem. Precisaríamos de um Dutra, Castelo Branco, Geisel ou Figueiredo pra ter algo a comemorar; sem isso, esquece.
    Viva a Polícia!…do Chile.

  5. Alguma deve ser feita e rápido. O duro é que nenhuma associação ou sindicato esta disposto a levantar essa bandeira. Não há esperança.

  6. Trouxas sao policiais que ainda pagam sindicatos e associações…lamentavel tamanha ignorância…

  7. Quando entrei na polícia civil há quase vinte três anos, era um jovem de dezoito anos e cheio de esperança e dedicação.
    Hoje com 41 anos de idade percebi que fomos esquecidos. Temos pessimos salários, somos desmotivados a cada dia que passa e ninguém vê as nossas dificuldades. Essa é a nossa policia.

  8. Amo ser policial civil e acredito que um dia algo de bom vai acontecer a esta instituição. Não é porque está uma droga que vu contribuir para piorar ainda mais. A polícia tem de mudar sua mentalidade e conduta como as outras instituições fizeram. Vamos começar atender bem a população. Vamos nos empenhar nas missões que nos forem dadas. Vamos ser unidos pela lealdade. Ajudemos aquele que estão entrando na instituição. Vamos aprimorar nossos conhecimentos. E todos os policiais civis sabem muito bem que, só pelo fato de sermos policiais muitas portas são abertas para ganharmos um dinheiro limpo e honesto. Vários bicos surgem. A sociedade evolui. As pessoas mudaram. A cobrança e fiscalização são maiores. Mudemos !!!! atualmente, não da para agir e pensar como pensavam os policiais na década de 70, 80 e 90. A polícia é outra e vai continuar mudando. Os únicos que podem levantar essa Polícia são os próprios policiais. União,lealdade, serviço e proteção devem ser nossos lemas daqui em diante. Abraços. Parabéns Policia Civil. Orgulho de pertencer a esta instituição !!!!!

  9. TEMOS QUE COMEMORAR O DIA DA POLÍCIA , ESTAMOS EMPREGADOS E TEMOS UM SALÁRIO, PORÉM VAMOS ANALISAR, SOMOS O ESTADO COM A MAIOR ARRECADAÇÃO DO PAÍS, TUDO QUE ACONTECE AQUI REPERCUTE NO RESTO DESTA NAÇÃO, PARA MELHOR OU PARA PIOR, ELEGEMOS A MAIORIA DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA, TAMBÉM PODEMOS DERRUBAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, TUDO COMEÇA AQUI EM SÃO PAULO OU PASSA POR AQUI, ENTÃO O GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL TEM A OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR A POLICIA DE SÃO PAULO, EM TESE, DEVERIAMOS SER A REFERÊNCIA DE SALÁRIO E ORGANIZAÇÃO PARA O RESTO DO PAÍS.

  10. Tenho 26 anos de policia e ao olhar para trás me da até depressão. Devia ter estudado, seguido outra carreira, mas parei no tempo. Hoje me encontro gordo, desiludido e desvalorizado. Carreguei o piano pra nada.

  11. Tiradentes foi um militar que cuidava do trajeto da estrada real

    da alta mantiqueira – diamantina – ouro preto – bocaina . . .

    conhecia o uso medicinal dos vegetais . . .

    tinha poder de convencimento pela palavra

    era lógico eloquente – força das ideias . . .

    era um perigo para a coroa portuguesa . . .

    Tiradentes foi executado ou não pq ousou

    imaginar a região que as GERAES

    se equiparasse politicamente ao mesmo status da coroa . . . conjuração . . .

    em resumo um homem extremamente inteligente, articulado e ousado

    afirmou a condição da perpetuação da colonia . . 515 anos . . .

    e morreu por isto . . . .esquartejado . . PENA DE MORTE . . .

    um militar executado e esquartejado pela coroa . . . .

    meus sentimentos a todos 515 anos e um rastro de cadáveres . . .

    COLONIA GENOCIDA . . . com as bençãos da providência conveniência . . .

    meus sentimentos aos familiares dos policiais paulistas executados vivos

    pelo desgoverno pcc$$$$$db e os executados a mando e omissão d3st3s pelas patas do crime . .

    não imagino comemoração ! ! ! ! o que comemorar ??? R$ 3.500,00 ???

  12. sic . . . atualmente, não da para agir e pensar como pensavam os policiais na década de 70, 80 e 90. A polícia é outra e vai continuar mudando . . .

    se eu estou vivo é pq não abro mão de pensar e agir como os policiais de 70, 80 e 90 . . . boa sorte crédulo . . .

  13. ENQUANTO ISSO A VERBA DESTINADA AO FUNDO PARTIDÁRIO FOI TRIPLICADO CHEGANDO QUASE A UM BILHÃO DE REAIS.

    ESTÁ NA HORA DO BRASIL SER INVADIDO.

  14. Que o dia da polícia civil vá pra puta que o pariu!
    Tiradentes nada teve haver com a polícia, pois foi morto e esquartejado por agentes da lei na época dele!
    Devemos nós, ao exemplo de Tiradentes, nos revoltar e exigir uma vida melhor!

  15. comemorar a orelha de um policial arrancada por um travesti que apanhava dos presos e tomou uns socos de defesa do próprio policial para que soltasse sua orelha e agora é execrado por portar orelhas dentro da cadeia e sem dinheiro para uma plastica.

  16. Os políticos no Brasil……….seja na esfera federal, estadual e municipal………….viraram sinônimo de ladrão e incompetente….

    Ai…………..como esperar que ladrões e incompetentes, fortaleçam as Polícias ?????????

    Juntamos a tudo isso……………..uma imprensa financiada, ou corrompida por estes políticos = povo desinformado e não

    sabem de quem e o que cobrarem………ex: “”passeata contra aumento da passagem de ônibus””……….enquanto se vive

    num dos países mais violento do mundo…..

  17. Fernanda, Permita-me discordar de ti… O concurso para ingresso na PC não é esta ” teta ” que vc diz não. Vc deve ter prestado concurso na época em que se cobrava separação de silabas, expressão numérica, História do Brasil e outras coisas básicas. Hj em dia os concursos para Investigador e Escrivão apresentam uma prova com grau de complexidade razoável.

    Não vou ser hipócrita em dizer que a dificuldade do Concurso para operacional da PC se iguala a Concursos como Analista da Receita Federal, Analista do TRT. Mas nestes orgãos, paga-se R$ 9.000,00 inicial e por conta disso obviamente a prova tem que ser mais difícil. Agora, dizer que a prova da PC é moleza é uma inverdade.

    Discordo também do Militar aposentado ai da matéria quando ele diz que o desemprego elevado aumenta a procura pelas carreiras Policiais. Conheço gente que tinha bons cargos em bancos, em empresas multinacionais e que viram que a vocação para ser Policia estava adormecida. Resultado, a pessoa até ganhava bem, tinha inúmeros beneficios, mas vivia infeliz. Qual o resultado? trocou tudo isso e foi ser Policia!!!! Hj vive com o salário contadinho, mas acorda de manhã com disposição, pois ama o que faz. DINHEIRO NÃO É TUDO NÃO!!

    Não vamos muito longe, recentemente vi um comentário do Dr. Guerra, profissional que muito admiro por sinal, onde dizia mais ou menos assim sobre os concursos para cargo operacional da PC: ” Sempre haverá um desempregado ou um subempregado querendo entrar na PC”. Discordo também. Tem Engenheiro que estava empregado e trocou tudo pela PC. Tem Escrivão formado em Administração e com 2 especializações que trabalhava em banco e ganhava R$ 6,500,00 que tbem preferiu a PC. Tem vários Policiais Civis que tinham cargos públicos em outros orgãos que também escolheram a PC-SP para trabalhar e se exoneraram ou pediram demissão de onde estavam.

    Discordo desta ideia que acaba menosprezando os cargos da Policia Civil-SP. Seguindo esta linha de raciocínio de que quem procura concurso para Operacional da PC é simplesmente um desqualificado que não consegue emprego, eu posso também dizer o seguinte:

    ” Sempre haverá um sujeito que se frustrou por não ter conseguido ser Juiz, Promotor, Delegado Federal, Procurador Federal, prestando concurso para Delegado da PC-SP ” É CORRETO DIZER ISSO? Via de regra não. Eu seria um imbecil se fizesse tal afirmação.

    Tudo bem, que muitos Delegados da PC-SP realmente não queriam ser Delegados. Está estampado na face do sujeito que o sonho dele era ser Juiz ou Promotor. Em contrapartida, tem muito Delegado que ama o que faz e não troca a PC por Magistratura e MP de forma alguma. Volto a repetir: DINHEIRO NÃO É TUDO. Existem vocações e perfis profissionais pra tudo!!

    Abraços….

  18. CADE O REAJUSTE SALARIAL DE 2015 ???????????

    CADE O AUXILIO ALIMENTAÇÃO ????????????

  19. eu quero saber da paridade e integralidade total…

    cade..??………cade……???…………..

  20. ACHO QUE VOU VER COMO É QUE POSSO CONSEGUIR UMA BOQUINHA DE AJUDANTE VIRTUAL DESTE BLOGUEIRO CITADO, PRA MIM FAZER UMAS POSTAGENS EM FAVOR DO GOVERNO ,E GANHAR UMA VERBA.

    ACHO QUE SÓ ASSIM PODEREI GANHAR UM BENEFÍCIO DESTE GOVERNO ATUAL.
    PORQUE FAZ MUITO TEMPO QUE NÓS SÓ ESPERAMOS .. E NADA..

  21. Depois das bronca da 2ª seccional só caindo mesmo. A 2ª seccional tava parecendo o filho mal criado.

  22. Para o cara falar que o concurso da PC está “Teta” só pode ser um Dinossauro T Rex das antiga “memo”, porque se presta agora não acerta nem o preenchimento do gabarito de forma correta (porque não enxerga..).
    Sem claro, entrar no mérito de salário e de quão útil (ou Não) é o NU para a atividade Policial, porque o que fizeram foi só aumentar o Nível das provas, fora esse teste psicotécnico que é ridículo, pois só dá mlk frouxo e psicopata nos concursos e quem dá um ralo mesmo é reprovado porque não passou numa porra de uma dinamica totalmente discricionaria aplicada por psicologos de araque, por essas e outras que os concursos demoram, pois chove MS em cima dos atos das bancas.

    Enfim, demorei um bom tempo para passar, e não foi por falta de estudo, pois até para Oficial de Justiça cheguei a passar, porém, fui naquela bobagem de infancia minha de querer ser Policial… Hoje me arrependo cada vez mais desta escolha (infelizmente) e já to no cursinho para tentar de Auxiliar de Promotor e deixar de ser Escravão da PC…

  23. Deixou de ser oficial de justiça para ser policial??? Vai ser b… assim no inferno.

  24. Amigão Winston Smith, Não assumir como OJ para ser Policial foi uma cartada mais que errada mesmo. Não vou dizer nem que foi um tiro no pé, foi um tiro na moleira.

    Em contrapartida, entendo como é e não te critico não. Quanta coisa na vida, a gente acha que é uma coisa e quando já estamos inseridos no contexto acabamos vendo que é outra totalmente diferente.

    OJ é uma moleza do kcete, além do que o salário é o dobro da PC. Dá pra levar uma vida mansa como OJ. No verão dá pra cumprir os mandados pela manhã e a tarde pegar um clube com aquela piscina e uma Original do lado.

    No Inverno dá para acordar as 10:00 hrs da manhã e só trampar a tarde. OJ É O TRAMPO!! Mas existe aquele ditado: NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO! BOLA PRA FRENTE E BOA SORTE NOS SEUS ESTUDOS!!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s