Rota 66, a confissão 30

O Estado de S. Paulo

23 Abril 2015 | 09h 45

Quarenta anos depois, um importante integrante da Segurança Pública do Estado de São Paulo conta como ajudou a fraudar a investigação de um dos mais famosos casos de violência policial

SÃO PAULO – O depoimento exclusivo de um coronel foi mantido sob sigilo durante dez anos. Em 23 de abril de 1975, três jovens de classe média foram mortos na esquina das Ruas Alasca e Argentina, nos Jardins, zona sul de São Paulo, por policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O Estado ouviu personagens da época, reuniu documentos e laudos para explicar o episódio.
O caso foi investigado e, quando estava próximo de ser julgado pelo Tribunal do Júri, o processo foi anulado e enviado à Justiça Militar, onde todos os acusados foram absolvidos em 1982, pouco antes do término do regime militar. Os PMs alegavam legítima defesa. A acusação dizia que houve uma execução e afirmava que havia sido um erro inocentar os policiais.
A polêmica em torno do caso permaneceu mesmo depois de 1985, com a redemocratização do País. Leia no domingo, 26, no Estado e assista no sábado, 25, às 19 horas, no portal Estadão.com.br.

  1. O Rota 66, 67, 68, 69, 70 são todas iguais: decidem sobre a vida e morte! Sanguinários! disse:

    O eterno retorno! Nietzscheanos bradem bem auto: “o eterno retorno”

    Nada de novo embaixo do sol

  2. Importante mesmo é notar que o Governo ta com o discurso afinado.

    Disse no Jornal Nacional de boca cheia: “demos 45% de aumento nos últimos 4 anos para os professores”.

    Única proposta apresentada para eles é uma possivel data base a partir de 1 de Julho.

    Será que os professores vão cair nessa?

    Lembrando q nossa data base por Lei é em Março e o Alckmin mandou a gente se fuder.

    Bem o bônus pagaram.

    Pq esse DGP nao se dirige aos policiais?

    Agora peço o seguinte: se o dg for se dirigir ao menos jogue limpo.
    Pq “as boas novas” e o “ao menos o auxilio alimentação o governo vai dar” tamos esperando até hj né Blablablaseck?

  3. Engenheiros do Hawai…
    Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada
    Toda forma de conduta se transforma numa luta armada
    A história se repete, mas a força deixa a história mal-contada…

  4. Segundo o livro de Caco Barcellos, naquela época, antes de sair com o fuscão cheio (se ainda lembro da narrativa) os garotos tinham usado substância entorpecente (desas que hoje vemos muitos fumando enquanto caminham pelo Centro); naquela época, haviam investido contra um Puma; naquela época, mesmo sendo perseguidos por ruas com nomes de países sul americanos, indo e voltando pela Nove de Julho, com a veraneio cinza a ” 200, 300 metros, 15 segundos”, com a sirene parecendo o ruído de um monstro enfurecido e os faróis piscando sem parar, eles não pararam… E se fosse hoje, nos fundões da cidade?
    A diferença: um deles era filho de um alto executivo do “banco de ciclovia”, no tempo em que um banqueiro de ciclovia havia sido prefeito de São Paulo; um deles era namorado de uma atual atriz da Globo… Todos eram ricos…
    Concordo, o fim foi trágico, mas se fosse no Capão Redondo, em Itaquera, no Jardim Miriam?
    Li em 1994… Duas tardes literalmente preso pela narrativa…
    O comentarista C.A talvez tenha ouvido falar de Chico Plaza, policial civil mencionado no livro…
    Vale a pena.

  5. MENTIRA! Daqui a pouco vão querer me convencer de que os assassinos da família Pesseghini também foram PMs. Tá na cara que foi o demoníaco-suicida menino de 13 anos. Vocês estão loucos!

    CADÊ O BÔNUS PORRA!?

  6. FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL! A SOLUÇÃO É ACABAR COM O PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. disse:

    INTERESANTE!

    POR FALAR NESSA MERDA DE ROTA;

    ONTEM 23 DE ABRIL, OS OFICIAIS DA PM E HOJE DEPUTADOS CORONÉIS CAMILO E TELHADA COMPARECERAM NA SEDE DO DHPP PARA PRESIONAREM A DOUTORA SATO REFERENTE A UM RÁPIDO ESCLARECIMENTO NAS MORTES DOS CORINTHIANOS QUE OCORREU NO ÚLTIMO DOMINGO (CHACINA NA SEDE DO “PAVILHÃO 09”)

    GOZADO, ESSES DOIS CARAS DE PAU NÃO FALAM NADA E TAMBÉM NÃO ESCLARECEM O DESAPARECIMENTO DAS ARMAS A SEDE DA ROTA.

    AFINAL, AINDA HÁ DIVERSAS ARMAS NAS MÃOS DE BANDIDOS, APENAS UMA DELAS FOI RECUPERADA, INCLUSIVE DE UMA FORMA BASTANTE ESTRANHA, RECUPERADA EM UM HOMICÍDIO ONDE A VÍTIMA É COINCIDENTEMENTE POLICIAL MILITAR.

    TELHADA E CAMILO! TOMEM VERGONHA NA CARA PORQUE QUANDO AS ARMAS DESAPARECERAM UM DE VOCÊS ERA COMANDANTE DA RITA E O OUTRO COMANDANTE GERAL.

    CARAS DE PAU!

  7. …………………………..UMA BOA NOTICIA…..

    … GUARULHOS ESTA SENDO PREMIADO NO DÓ DO DIA 24/04/2015… PODEM SOLTAR ROJÔES .
    É QUE FOI PUBLICADO O NOME DO NOVO SECCIONAL DE GUARULHOS.

    — DR ADILSON DE AQUINO= GENTE FINÍSSIMA, NOTA 10000000000000..

    GUARULHOS ESTA DE PARABÉNS POR TER UM SECCIONAL DIGNO, E DE ADMIRAÇÃO POR SEUS SUBALTERNOS.
    ADORADOS PELOS POLICIAIS DE TODAS AS CARREIRAS…

    PARABÉNS DR ADILSON , O SR MERECE……………………

  8. Senhor Eduardo

    Não lí e nem pretendo, o tal livro, se assim pode ser chamado, mas o saudoso “Francisco Plaza”, me recordo sim, otimo operador de rádio, a principio foi voluntário e se não me engano, ajudava de sua casa, na zona norte. Depois foi nomeado, mesmo com sua deficiência visual, dava conta de várias canaletas.

    C.A.

  9. esse “FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL! A SOLUÇÃO É ACABAR COM O PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES.! deve ter sido estuprado por um PM, por isso morre de amores pela mesma. kkkkkkkkk

  10. VIVA O REGIME MILITAR, VIVA A DITADURA, SÓ MORRIA QUEM DENUNCIAVA E O RESTO ERA ABAFADO PELA GRANDE CONCESSÃO PUBLICA.

    Vai a pergunta e os outros que foram arrancados de dentro de suas casas, junto a seus filhos e esposa.

    VIVA A TORTURA E O PCC, TODOS TEM SUA ORIGEM NO PASSADO, MAS SABEMOS DESDE QUANDO SE BANALIZOU UM E OUTRO. SUAS RAÍZES PROFUNDAS TEM SEU TEMPO E SABEMOS QUANDO E COM QUEM VIERAM.

  11. Hc,
    Dependendo do tipo de ditadura, nem carro blindado protege, né?
    A carona é com o próprio inimigo, não?

  12. Eduardo assista ao ultimo video, e se lembre que esqueceram dos bandidos com a camisa politica, de quem?

  13. Hc,
    Vocês sempre arrumam um inimigo: ora Maluf, ora Collor (todos agora aliados do PT) e a Globo, os EUA… Atualmente, o PSDB (não sei como chamam de “direita” um partido da social democracia brasileira…).
    Se o PT não acabar antes, nada vai mudar e quando houver outra referência política (que não seja o PT), tal referência será igualmente “crucificada” pelo PT e os seus fanáticos (tô vendo a hora de começarem a usar “militantes-bomba).
    Cuba está prestes a provar do melado no qual os “cumpanhêro petralhas” se lambuzaram: o Capital.
    Quem será o novo inimigo? Onde vocês vão se agarrar? Aos pobres do subdesenvolvimento brasileiro? Vão continuar nos parasitando para manterem o “ideal de faz de conta”? Já dizia Cazuza que “ideologia” é fonte de renda… Assisti a um vídeo de uma ONG de igualdade racial voltada para a inclusão educacional cujo “dono” ameaçava cortar benefícios dos que não coletassem número mínimo de assinaturas para a “reforma” política da esquerda. Cabresto?
    Aliás, não conheço nem um “defensor” dos desfavorecidos (normalmente apoiadores do aparthaid social “nós e eles”) que não esteja frequentando a “turma dos eles”….
    Tem até um escritor de periferia “famoso” e “ensaboado pela esquerda caviar” que continua vivendo de contar a miséria alheia em círculos refinados que lhe proporcionam viagens internacionais para a Europa…. Sensacionalismo culto pode.
    Apoiaram o regime? O Povo também… O regime desviou-se? O PT enganou os brasileiros de 2002, de 1992…
    Meu caro, lavagem cerebral dava mais ou menos certo em escola pública, quando a militância ficava martelando lenda em vez de dar aula… Mas hoje tem a internet….
    Todo o escracho para o PT é pouco.

  14. Eduardo.

    http://www.malufsp.com.br/pNoticia.Detalhe.asp?n=123
    Sempre o dedo do PSDB, o MALUF não passou a apoiar o PT, nem apoiou, mas se viu acuado pela demissão de um secretário que estava no CDHU, pouco antes do periodo da eleição ele, no final, apoiou o SKAF, caso você não Lembre.
    http://www.robertomarinho.com.br/vida/trajetoria/uma-trajetoria-liberal/fernando-collor-de-mello.htm
    O COLLOR se você viu o vídeo é cria dos MARINHO, COLLOR casou com uma mulher parente ou pessoa bastante ligada a eles. Agora COLLOR foi deixado a nau, e passou a apoiar realmente que faz oposição a Globo e PSDB. O que aconteceu com o LULA/COLLOR aconteceu com o AÉCIO/DILMA, na sexta feira soltam as bravatas, fora os presos com camisa do PT, foi aqui em São Paulo.

    Quanto a lavagem cerebral é ficar perfilado a Globo, assista ao vídeo da BBC de Londres eu insisto. Só a Leitura liberta ou dá noção de liberdade e democracia.
    Este link acima é algo para ser refletido, vale a pena ver o documentário é história contada por terceiros, e bem antes desse negócio de PT (1993), não foi coisa do PT e inclusive foi proibido de ser lançado aqui na época. Parece até coisa de China, Russia e Países Islâmicos, engraçado Países que hoje são condenados na imprensa por não deixar entrar filme contra eles, o Brasil fazia isso em 1993, estranho.

  15. Eduardo.
    http://www.malufsp.com.br/pNoticia.Detalhe.asp?n=123

    Sempre o dedo do PSDB, o MALUF não passou a apoiar o PT, nem apoiou, mas se viu acuado pela demissão de um secretário que estava no CDHU, pouco antes do periodo da eleição ele, no final, apoiou o SKAF, caso você não Lembre.
    http://www.robertomarinho.com.br/vida/trajetoria/uma-trajetoria-liberal/fernando-collor-de-mello.htm

    O COLLOR se você viu o vídeo é cria dos MARINHO, COLLOR casou com uma mulher parente ou pessoa bastante ligada a eles. Agora COLLOR foi deixado a nau, e passou a apoiar realmente que faz oposição a Globo e PSDB. O que aconteceu com o LULA/COLLOR aconteceu com o AÉCIO/DILMA, na sexta feira soltam as bravatas, fora os presos com camisa do PT, foi aqui em São Paulo.

    Quanto a lavagem cerebral é ficar perfilado a Globo, assista ao vídeo da BBC de Londres eu insisto. Só a Leitura liberta ou dá noção de liberdade e democracia.
    Este link acima é algo para ser refletido, vale a pena ver o documentário é história contada por terceiros, e bem antes desse negócio de PT (1993), não foi coisa do PT e inclusive foi proibido de ser lançado aqui na época. Parece até coisa de China, Russia e Países Islâmicos, engraçado Países que hoje são condenados na imprensa por não deixar entrar filme contra eles, o Brasil fazia isso em 1993, estranho.

  16. Não, meu caro.
    O PSDB nunca teve vermelho em sua marca, tampouco propunha usar martelo e foice em luta de classes. É mais confiável ATÉ na denominação: Partido da Social Democracia Brasileira.
    Já o PT, vendeu-se como sendo de esquerda (dos Trabalhadores) e adepto da luta contra o Capital, mas desviou-se e colou na ideologia social-democrata, que não é a “esquerda” que venderam…
    Como já tem um partido “original” (PSDB), o “fake”, o pirata quer o lugar…
    Você (desde que não seja militante-bomba) entende: para explicar que o Partido da Social Democracia Brasileira não é de direita (como vocês dizem), tem de dizer que ele se aproxima da esquerda…
    Mas ele não é mais esquerda, não; ele é de centro-esquerda: social-democracia. Azul e amarelo, em vez de vermelho; tucano, ave brasileira, em vez da estrela, da foice e do martelo “estrangeiros”…
    O PSDB é mais esquerda que o PT? Já estão negando o próprio DNA, é?
    Puro 171…
    Pena que implodiram o Carandiru.

  17. O PSDB não tem vermelho, isso que você aponta é fanatismo, mas isso é pior. A bandeira Estadunidense tem vermelho.

    Fake? O LULA disputou uma eleição com o COLLOR em 1989, e o PSDB é de 1988. São pessoa que sairão do PMDB e criaram o partido PSDB. Vou lhe perguntar quem é “fake”? O PSDB foi criado para concorrer e mesmo vendendo tudo e comprando a reeleição não durou dois mandatos, mesmo com a imprensa o blindando. “O POVO NÃO É BOBO ABAIXO A REDE GLOBO E LEVE O PSDB TAMBÉM.
    Militante Bomba? Que é isso rapaz, você deve estar trolado, onde viu coisa parecida, e invés de alienados estou vendo é muita gente ir pra faculdade e ter uma noção maior das coisas e quando tivemos isso?
    Para sua foice há uma estrela, sabe-se lá o que significa, mas..?
    Se o PSDB for de esquerda eu pasmei agora, vai ver quem tem ideias de privatização direita ou esquerda? E fique de olho no HSBC vai saber onde foi sua estatal.
    Sei lá a história podia ser recontata, mas antes assista o video da BBC.

  18. Cara,
    Com militante-bomba não tem diálogo, nem boa vontade de dialogar; só a “verdade” unilateral…
    Parei.

  19. Sei lá cada um defende sua ideia, sem exaltação. Estou lhe mostrando fatos, não idéias, vermelho é comunista é isso?
    Estou lhe mostrando a História de outra perspectivava, essa Histórias é o outro lado, que vem se revelando. O tema é ROTA 66, como o Estado agiu, isso nunca foi cogitado em livro, mas agora quem participou resolveu contar.
    Aquela História: “Quando vamos ficando mais velho, nos sentimos sozinhos e nossos fantasmas nos atazana e alguns contam outros por vergonha se escondem e busca alguma forma interior de se justificar e achar que fez o certo”.

    SERÁ?

    Só a leitura nos libertará, resumo é subjetivo, sempre será.

  20. Meu(minha) caro(a) hc,
    Percebi que você repete as coisas que espalham aos militantes. Desde 198x ouço a mesma conversinha, só mudando os nomes dos “inimigos”. Dei alguns dados e você manteve e reproduziu o texto que replicam aos milhares de “militantes-bomba” (na sexta-feira deparei-me com outro fanático quase analfabeto todo caracterizado -vermelho e barbudo – falando em C.I.A e na necessidade de organização de um exército urbano armado….).
    O PT somente chegou ao poder quando passou a adotar posicionamento de centro-esquerda, a partir de 2001… Por isso falei em “fake”, mas você logo veio com história do “primeiro presidente sem estudo do Brasil”. Marina, Vicentinho (igualmente pobres, mas estudados)? Não… Estudar para quê? Belo exemplo a não ser seguido!
    Outra coisa: só houve regime militar no Brasil porque “esticaram o elástico”. Só houve o endurecimento e a profissionalização do aparelho repressivo do Estado (Oban, DOPS, Doi-Codi, Rota) após ousadias cometidas pela “revoltosos”… Ou você acha que General iria admitir sequestro de Embaixador a toda hora? Sintam-se diretamente responsáveis pelo monstro que ajudaram a “parir”, pois não fosse o atrevimento desmedido de alguns…
    Mas, conforme já disseram antes (e é fácil constatar) o PT não tem quadros preparados, exceto algumas casos isolados. Por este motivo, não dá para esperar outra coisa, a não ser a repetição de “scripts”.
    Parte do mal sofrido entre 64-85 deve-se a vocês.

  21. Sou do sexo masculino e do gênero heterossexual.
    Eduardo você falando de mim, meu velho, me desculpa, reveja seus comentários, os termos repetidos que usa, parece um trol, eu não descaracterizo eu mostro a fonte da informação, veja os seus, a seguir:
    ” COMUNISTA, BOLIVARINISTA, MILITANTE BOMBA, FANÁTICO, PETRALHA e etc”.

    http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/03/1609973-editorial-justica-tarda-e-falha.shtml

    Realmente seu partido centro-esquerda verde e azul nunca será condenado, esta lado a lado com os antigões entrujados pela ditadura, que manda bater em funcionário publico e ainda coloca reservados em meio a professores, caso você não se lembra em uma manifestação os professores descobriram intrujados e deram cana neles. Coisa da ditadura que o então José Serra “teria sido” obrigado a deixar o País.

    http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2010/03/policial-disfarcado-de-manifestante-foi-infiltrado-em-onibus-de-professores-em-greve-em-sao-paulo

  22. O Zé Dirceu foi trocado por quem mesmo? Ficou por aqui???
    Depois disso, OBAN, Doi-Codi, DOPS, Rota…

  23. Eu prefiro ser realista. Os pelegos mortos pela ROTA 66 não eram santos, então a guarnição prestou um grande serviço à sociedade.
    Vejam o exemplo de um jovem que cresceu no meu bairro, e tinha uma alcunha famosa no mundo do crime e na esfera policial. Nunca foi pego pela ROTA, pelo TÁTICO MÓVEL ou pelo GARRA porque nunca bateu de frente com a polícia. Sempre atuou na encolha.
    O reservado tentou levantar o trampo do vagabundo. mas a polícia já não tinha mais a mesma força em 1983.
    Não tinha nenhum BO registrado contra si e era de família de classe média.
    Esse fdp entrou na minha casa com mais dois vagabundos, agrediram e tocaram o terror na minha mãe, trancaram-na no banheiro junto com a empregada, e roubaram tudo de valor que havia na casa. Ele quebrou um “código” da bandidagem das antigas: não roubar no bairro onde morava.
    Depois da fita, passaram a mandar recados ameaçando minha mãe que havia reconhecido o puto.
    O mala foi morto por um dos parceiros na divisão do que haviam roubado.
    Moral da história: se a ROTA tivesse arredondado o “playboy”, minha família não tinha passado pelo que passou.
    Ninguém da família morreu na mão da polícia, e olha que meu tio avô foi anarquista, um tio foi filiado ao PCB e um outro parente foi sindicalista, mas nenhum deles assaltou, sequestrou, roubou, tocou o terror ou usava drogas.
    Todos morreram de morte NATURAL!!!
    Eu já tive meus problemas com a PM (inclusive com PMs da ROTA) e com policiais civis, mas isso não muda minha opinião de que bandido preso dá gasto ao Estado e volta pra aterrorizar a sociedade. Seja ele bandido filho de pobre ou filho de rico.
    Que pena que não dão carta branca pro CHOQUE entrar nas penitenciárias de segurança máxima do noroeste do Estado!!!

  24. Até o presente momento nenhuma notícia oficial sobre a bonificação de resultados referente ao 4º trimestre de 2014 para policiais do estado de são paulolo. Os professores fizeram greve e receberam em 1/0/2015 até um determinado teto, cujo valor me foge no momento e receberrão o restantante em setembro de 2015. Policiais não fizeram greve e nada receberam até agora.

Os comentários estão desativados.