DEINTER-6 – Polícia apreende arma de guerra durante operação na Baixada 9

Fuzil de fabricação sérvia foi localizado na casa de um menor, em Praia Grande

EDUARDO VELOZO FUCCIA – A TRIBUNA DE SANTOS 
30/04/2015 – 23:02 – Atualizado em 30/04/2015 – 23:24

Operação deflagrada pela Polícia Civil na Baixada Santista prendeu 56 adultos e deteve 11 adolescentes, acusados dos mais variados crimes. Na casa de um dos menores infratores, além de um carro roubado, havia um fuzil de fabricação sérvia.

Além de Santos, a operação abrangeu os municípios de Bertioga, Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande, mobilizando 139 policiais e 62 viaturas. Nesta última cidade, no Bairro Quietude, mora o adolescente, de 17 anos, que guardava em casa, entre os seus pertences, o fuzil sérvio calibre 7.62, com dois carregadores e 60 munições intactas.

O infrator também possuía 40 miguelitos – pregos soldados em formato de cruz e com as pontas retorcidas para todos os lados. Usado por criminosos para furar pneus de viaturas durante perseguições, esse tipo de apetrecho, bem como o armamento bélico, são indícios da ligação do infrator em roubos a caixas eletrônicos e a carros-fortes.

Policiais da Delegacia de Praia Grande foram até a moradia do adolescente após uma investigação. Ainda na calçada, eles perceberam que o Ford Fiesta estacionado na garagem estava com a placa adulterada com fita isolante. O carro havia sido roubado em Praia Grande em 20 de março. Segundo a mãe do adolescente, um amigo do filho, identificado como Danilo Souza Nogueira, de 26 anos, foi quem deixou o carro e o fuzil na residência. Procurado em casa, este jovem não foi localizado.

Fuzil e pregos, usados para furar pneus de viaturas, foram apreendidos no imóvel do adolescente

Balanço positivo

O delegado seccional de Santos, Manoel Gatto Neto contabilizou no início da noite os números da blitz, denominada Operação Trabalhadores, em alusão ao feriado comemorado nesta sexta. Os resultados foram considerados positivos, “mais pelos aspectos qualitativos do que pelos quantitativos”, de acordo com o delegado seccional. O número de prisões foi um pouco inferior ao de outras recentes operações da Polícia Civil. Em compensação, houve mais drogas, armas e munições apreendidas.

Entorno de faculdade

A repressão a crimes contra o patrimônio, entre os quais o furto e o roubo de veículos, também mereceu a atenção dos policiais. “Equipes do 2º e do 7º DPs de Santos mapearam locais com incidência desses delitos e evitaram que uma moto fosse furtada nas imediações de uma universidade, na Vila Mathias. Um trio se aproximou de uma Honda CG 125 Titan, chegou a ligá-la, mas não conseguiu levá-la”, divulgou Gatto.

Um adolescente de 16 anos foi surpreendido sobre o veículo, sendo apreendido. Os seus comparsas conseguiram escapar, mas as investigações prosseguiram e resultaram, posteriormente, na captura ainda em flagrante de Alef Leocádio Cardeal, de 21 anos, outro apontado por envolvimento no episódio. O terceiro participante permanece foragido, mas já há pistas de quem é.

  1. O menor é inimputável! Não deve responder pelos atos, pois não tem plena consciência da ilicitude do fato!
    Faça favor né! Quando é que o povo e nos policiais vamos acordar e exigir um país decente para morarmos, ao menos com segurança e garantia de que o crime não ficará impune se for cometido?

  2. to preocupado! os bandidos de sp tem fuzil e os policiais civis saem da academia só podendo usar no máximo espingarda, é isso mesmo??

    aqui na pmerj em qualquer operação os soldados portam fuzis colt m4, imbel fal, assim como a civil.. qualquer delegacia de bairro tem pelo menos um fuzil na viatura.. nas especializadas é geral de fuzil..

    meu comandante usou ontem numa operação um ak-47 apreendido…

    acho que tenho de pensar duas vezes antes de pedir exoneração… mas gastei tanto dinheiro ja com as viagens pra sp nesse concurso e queria me mudar pra sp.

    hoje atualmente eu uso um fn fal nas patrulhas da zona norte….

    depois de ler a portaria DGP – 30, de 17-6-2010.. fiquei muuuuito preocupado!

  3. É meu amigo…………..quem governa SP a mais de 20 anos é o P ___ ___ _B___

  4. É isso aí pmerj, vem prá cá que você vai ganhar uma Taurus 45 semi-nova, com apenas 10 ou 15 anos de uso, carga de algum antigão que se aposentou e nunca a limpou. Ela cai o carregador de vez em quando(a cada tiro), mas isso não é problema, munição tem á vontade.

  5. 17 DE MARÇO DE 2015
    2ª SESSÃO ORDINÁRIA
    Presidentes: ANALICE FERNANDES,
    CARLÃO PIGNATARI, CARLOS NEDER
    e FERNANDO CAPEZ
    Secretário: RICARDO MADALENA
    RESUMO
    PEQUENO EXPEDIENTE
    1 – ANALICE FERNANDES
    Assume a Presidência e abre a sessão.
    2 – CARLOS GIANNAZI
    Manifesta seu apoio ao movimento dos professores da
    rede estadual. Diz ter participado da manifestação da
    categoria, realizada na última sexta-feira. Afirma que os
    mesmos foram levados a entrar em greve, devido a falta de
    investimentos pelo Governo do Estado. Lembra que, apesar
    de março ser o mês da data base salarial para servidores
    do Estado, o governador não apresentou o índice de
    reajuste salarial. Informa que Geraldo Alckmin assinou o
    Decreto 6131, proibindo o reajuste salarial durante 2015.
    Lê as principais reivindicações apresentadas pela categoria.
    Exige que o governador atenda a pauta dos servidores.

    óia que beleza !

  6. Surgem comentarios de que a PC, sera incorporada ao Serviço de Inteligencia da PM.
    1 – Extingue-se a PC
    2 – Delegados viram auxiliares da Promotoria
    3 – Escrivões, Investpol, Carcereiros e agentes, serão incorporados pelo serviço de inteligencia da Policia Militar.

    É PAGAR PARA VER – UNIFICAÇÃO A VISTA

  7. aqui na pm do rj usamos pistolas taurus também (claro..)…. tem vários modelos em uso…. eu uso uma pt100. já travou algumas vezes, mas so em treino. dificilmente atiro com pistola usamos mais o fuzil mesmo. aqui na polícia do rj como eu disse usamos fuzis colt 556, fal, para fal imbel, fn 762 e a carabina da imbel 556 também..

    pro bope e pra core (tipo o goe, mas muito mais brabo).. o governo comprou fuzis da ArmaLite todos 762… e há alguns fuzis HK com luneta com o bope e core.

    aqui qualquer soldado ou inspetor/oficial de cartório policial (antigo escrivão) sai da formação sabendo e podendo usar fuzil.. e com instrução de uso da viatura blindada (caveirao)..

    enfim pena que nao posso levar o fuzil ai pra sp! kkkkk

  8. é bem por ai a policia militar ta mandado chegam e manda mesmo são paulo virou nordeste kkkkkkkkk falou exemplo

  9. O “EXEMPLO PARA VIVER BEM” APRENDE A ESCREVER PRIMEIRO, “ESCRIVÕES” VÁ PRA PQP!!! COXINHA DO CARALHO!

Os comentários estão desativados.