MP-SP contrário à redução da maioridade penal culpa a ineficiência investigativa do Estado, ou seja: da Polícia Civil 65

Debate público no MP-SP expõe críticas à proposta de redução da maioridade penal

Evento reuniu especialistas de várias áreas que se posicionaram contra PEC 171

O Ministério Público do Estado de São Paulo promoveu, nesta terça-feira (28/4), debate público sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), em tramitação no Congresso Nacional, que visa à redução da maioridade penal. Ao abrir o evento, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, disse que é a favor da redução não da maioridade penal, mas “da redução da omissão estatal em termos de políticas públicas; a favor da redução da ineficiência investigativa do Estado”. Ele frisou a necessidade de adoção de “políticas que habilitem os brasileiros, independentemente da idade, a viver com liberdade, em busca de uma só utopia, a de ser feliz”.

mesa principal do Debate Público

O Procurador-Geral fala na abertura do debate: “Redução da maioridade penal não vai resolver  fenômeno do cometimento de crimes” 

Márcio Elias Rosa também disse que “não se constitui um Estado com iniciativas que não têm outro propósito senão o de patrocinar a vingança estatal frente a um fenômeno recorrente que é o cometimento de crimes”. E completou: “Vamos trabalhar para que esta ideia, a da redução da maioridade penal, um ideia mal difundida junto à sociedade, não prospere”.

O debate público foi promovido pelo Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva, área da Infância e Juventude, em parceria com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Universidade Anhanguera, com apoio da PUC-SP, UNICEF e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente.

 público presente ao evento

                Evento promovido na sede do MP-SP por várias instituições reuniu grande número de interessados na discussão do tema

O Professor da Faculdade de Medicina da USP, Psiquiatra Daniel Martins de Barros, ao participar da primeira mesa do debate, disse não achar justa a redução da maioridade penal “porque vai retirar a possibilidade de reeducar jovens que poderiam ser incluídos na sociedade”. Ele também disse que “vivemos num país em que a infração é tolerada, quando não louvada”.

O Assessor Técnico da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Renato Sérgio de Lima, abordou o tema da redução da maioridade penal pela ótica da segurança pública. Para ele, há um “déficit de atuação dos institutos de Justiça no País. O Estado é ineficiente em garantir a vida, e a solução que está sendo proposta pelo Congresso Nacional já não funciona há muitos anos”. Segundo ele, “aprovar a redução é mostrar como se faz Justiça no Brasil, que é cometendo uma enorme injustiça”.

O Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Capital, Eduardo Dias de Souza Ferreira, destacou que “a taxa de apuração e as investigações de crimes são precárias”, lembrando que o “debate colocado somente sobre a redução é debate de cartas marcadas, que esconde a questão da gestão da Justiça como um todo”. E completou: “A proposta da PEC 171 é um estelionato social”.

Especialista fala no evento

Especialistas de várias áreas analisaram a Proposta de Emenda Constitucional: críticas à iniciativa

Na opinião da Psicóloga do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública, Cristina Fumi Sugano Nagai, a “mídia retrata o adolescente como um psicopata, gerando um sentimento de que não existe possibilidade de reeducação desses jovens”. Para ela, a discussão sobre a redução da maioridade penal significa “jogar uma cortina de fumaça em várias políticas públicas”.

Na segunda mesa do debate, na parte da tarde, os Promotores de Justiça do Departamento da Infância e Juventude Tiago de Toledo Rodrigues e Fábio José Bueno apresentaram um levantamento estatístico realizado nos últimos oito meses, mostrando que a reincidência entre os adolescentes internados é de 50%. A maioria dos casos levantados, 53,2%, é de roubos qualificados. Os homicídios somam 0,8%; os latrocínios 1,2% e os crimes sexuais, 0,8% das ocorrências. Tiago de Toledo disse que “o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) não são cumpridos e o Estado não faz a sua parte. Se o sistema não é cumprido, não é possível concluir que o sistema é falho”. Ele também lembrou que “o sistema deveria reeducar os adolescentes e não funciona, está corrompido. A solução não está na alteração da legislação e sim em cumprir o que diz a lei”.

O Mestre em Direito e Doutor em Ciência Política Oscar Vilhena Vieira também criticou a PEC. “Qual a justificativa para a mudança? Não há. Os dados apontam que a legislação penal não detém os homicídios praticados pelos adultos e o que se pretende é aplicar essa legislação para tentar resolver menos de 1% dos crimes, os dos adolescentes”.

Já a Professora Lavínia Lopes Salomão Magiolino, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou uma pesquisa, realizada por ela, em que o adolescente em conflito com a lei “é logo tratado como infrator”. De acordo com ela, “na mídia, o jovem vira menor e depois infrator, sendo logo relacionado com criminalidade, uso de drogas e violência”. Ela disse que isso influencia a maneira como a sociedade enxerga esse adolescente, acrescentando: “A mídia encara de maneira diferente o jovem conforme a classe social a que pertence. Se for de classe baixa, é menor. Se for de classe alta, é adolescente”.

promotores falam durante o debate público

Promotores de Justiça participaram do debate: estatísticas como argumento contrário à iniciativa da mudança legislativa

O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Jefferson Aparecido Dias, lembrou que “os adolescentes são muito mais vítimas de crimes cometidos contra eles”. Ele salientou que o MPF é contra a redução da maioridade penal. “A posição é para que o ECA seja cumprido e o SINASE implantado”.

Na visão de Irandi Pereira, Mestre e Doutora em Educação pela USP, Consultora em Políticas Públicas e Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a dificuldade é educar e reeducar os adolescentes. “É preciso cobrar das autoridades a meta do Plano Nacional de Educação de ter 85% de jovens entre 15 e 17 anos na escola”. Ela também afirmou que é “necessário investir na educação em tempo integral para os adolescentes internados”.

Também estiveram presentes ao evento os Promotores de Justiça Coordenadores do CAO Cível, Roberto de Campos Andrade (Direitos Humanos e Sociais) e Fernanda Beatriz Gil da Silva Lopes (Infância e Juventude), além dos Promotores de Justiça Assessores Maria Izabel do Amaral Sampaio Castro e Carlos Eduardo Brechani; os Juízes da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa (Coordenador) e Reinaldo Cintra Torres de Carvalho; o Subdefensor Público-Geral, Bruno Diaz Napolitano; a Defensora Pública Nara Renata da Mota Ferreira; o Chefe de Gabinete da 1ª Dama do Município de São Paulo, Otávio Paiva; e o Diretor-Adjunto de Prerrogativas e Conselheiro da OAB, Ricardo Luis de Toledo Santos Filho.

 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095

  1. A culpa é do governo do Alckmin isso sim! Se o governador valorizasse os policiais com certeza o quadro seria outro.
    É fácil apontar um culpado em meio a homens e mulheres mal remunerados e desmotivados, quando se ganha trinta mil reais para se trabalhar, ou fingir que trabalha, meio período!
    Pague bem aos policiais, dê condições de trabalho, contrate pessoal e só então venham cobrar algo. Do contrário, fiquem em seus gabinetes e cursinhos e nos deixem tentar ao menos sobreviver com esse salário miserável!

  2. policiais de São Paulo

    O Robson ai de cima matou a pau: COMENTAR DE DENTRO DE UMA SALA COM AR CONDICIONADO E GANHANDO 30.000,00 POR MÊS E MOLE, DAR AULAS EM CURSINHO, SÓ PRÁ FILHO DE BACANA É MOLE,

    QUERIA VER A CARA DESTES SENHORES QUANDO DER DE CARA COM UM “DI MENOR” COM UM “TREZOITÃO” APONTADO PRÁ SUA CARA.

    COMO DIZEMOS AQUI NO INTERIORZÃO: NEGUINHO VAI MOIA AS CARÇAS”.

    DIA 1o. DE MAIO, TAMBÉM TEM BICO, BORA LÁ.

    ENQUANTO ISTO CERTO LEGUMINOSO DORME COMO UM BEBE, E P.U NA NOSSA B…A.

    PC DE SÃO PAULO

  3. concordo plenamente com o MP, isso é reflexo da União da Polícia Civil, ninguém investiga nada, vagabundagem total.

  4. observando que:
    .
    entre tantas pessoas “elustres” o que mais me chamou a atenção foi:
    .
    o CHEFE DE GABINETE DA PRIMEIRA DAMA DO PREFEITO DA CAPITAL…
    .
    S E N S A C I O N A L…
    .
    NEM SABIA QUE A PRIMEIRA DAMA TINHA GABINETE…
    .
    E LEVA CONSIGO TODA UMA ESTRUTURA….
    .
    QUE BELEZA !!!!!!

  5. Nossa primeira reação ante a crítica do MP referente aos baixíssimos índices de esclarecimento é de revolta. Mas pensemos, eles falam a verdade.

    Os índices de esclarecimentos são ridículos. Mas de quem é a culpa ?

    A culpa só pode ser de que gere o sistema, ou seja, remunera pessimamente o policial que vive atolado em bicos, constrói um sistema onde o bom policial é sempre alijado dos melhores lugares para trabalhar em detrimento de “pás ” pre concebidas , coloca policiais que deveriam investigar atendendo balcões onde jamais serão esclarecidos crimes. Como pode isso, querer esclarecimento e colocar o policial para trabalhar onde é impossível esclarecer !!!!!!

    Enfim, o MP não traz idéia contrária a nossa, pelo contrário , constata aquilo que nós sabemos.

  6. E eles estão errados? A Polícia Civil é ineficiente porque está sucateada. Se o governo der estrutura e pessoal os resultados virão.

  7. Tudo serve para refletirmos sobre a ineficiência do modelo de estrutura adotado nas investigações. Um dos maiores entraves na Polícia Civil é de que alguns se consideram melhores que os outros, somente por serem de carreira diferente. Muitos são perfeitos vgbs colocando obstáculos sob o argumento para continuar fazendo nada. Reflitam sobre as críticas passem a observar seus colegas e verão. Fui

  8. nossa instituição (com letra minúscula) está:
    .
    falida,
    mal gerida,
    sem objetivos de médio e longo prazos…
    .
    Enquanto a PFederal prende políticos, empresários e grandes figuras…
    a PCivil faz “rondas” e TCs de falta de habilitação…
    .
    Operações “super bonder na cadeira”…
    .
    nada mais do que isso !

  9. Chega de estagiários do Fundap, funcionárioos de prefeituras ganhando menos que que R$ 1500,00/mês por seis horas de trabalho. Contratem, abram vagas pagas para policiais com as responsabilidades para os cargos que vão conquistar, caso forem aprovados e efetivados. Da qui há pouco a tercerizada da faxina da delpol terá de atender o telefone resolver o dilema do(a) queixoso(a) que quer medida protetiva para seu cão, pois o(a) vizinho(a) disse que vai soltar uma bombas em seu quintal, se o animal não para parar de latir e impedindo o sono tranquilo do(a) queixoso(a) que tem de acordar cedo para trabalhar no dia seguinte……

  10. MP-acusação contra a redução da maioridade penal. É tá tudo perdido mesmo.

  11. A culpa é do Desgoverno que manda fazer a merda……………e dos dirigentes da PC que obedecem, em troca de cadeiras…

    É simples…………..é como ” 1 + 1 = 2″……………..

  12. Fácil criticar , difícil ser !!!

    Quero ver elucidar milhões de crimes com :

    Viatura caracterizada somente .
    A descaracterizada é um glorioso Corsa ano 2003 com mais de 200 mil kms.

    Salário de fome

    Carga horária desumana , isso sem contar o bico . Que é na madrugada .
    Há dias que trabalho 18 horas direto . Entre o bico e o glorioso DP .

    Cobrança de flagrante .
    A função da Polícia Civil não é investigar ?

    População mais esperta que todo mundo .
    O cara quer dá o golpe no seguro e vai até a delegacia meter o louco .

    Confecção de Boletins não criminais .
    Os rábulas tem preguiça de peticionar . Ai sobra pros trouxas .

    A Defensoria Pública tem preguiça de fazer o papel dela ( Eu trabalho em um DP que divide o prédio com uma DDM)
    Ai sobra pros trouxas.

    Audiência de custódia
    Como se não houvesse coisa melhor pra se fazer , ainda sobra levar as “vítimas da sociedade” para sua excelência soltar .
    Quero ver no dia que um santo sair do fórum e sentar o prego em um coitado para roubar o celular .
    Ai o povão verá que a culpa não é só nossa.

    Dá pra falar ainda naqueles que só cuidam dos seus interesses … que só se preocupam em puxar saco de políticos e dos ricos .
    Isso na polícia .

    Mas é chover no molhado . Quem é das fileiras sabe o que estou falando .

  13. Robson e Eduardo, o Trouxa (aliás, todos nós somos)…..voces disseram tudo. Essa raça acha mais fácil culpar a Polícia, como todos o fazem……

  14. Na casa do Povo professor não entra, e se tentar entrar será desgraçado fisicamente e moralmente, este via imprensa, mas… A internet e a informação liberta!!!!!

    Agora quanto ao post

    Promotores esta faltando policiais civis há vinte anos, e vocês se omitiram e agora investigam usando a PM, mas para pobre vale, em uma operação da PF que, se fala, em uso de agentes da ABIN esta foi trancada pelo fato. Para mim esta sendo natural ver P2 fazendo o que nós deveríamos fazer. Policia criada para investigar desvios da corporação fazendo o que policiais civis de direito e dever deveriam.
    Vai um consolo, antes do Carandiru eramos uma policia de verdade, depois viramos agente de escolta, a exceção de agentes de especializada, mesmo estes fizeram escoltas, agora viramos fazedores de papel preenchedores de papel.

    Nunca vi o MP exigir do estado numero minimo de Policiais investigativos.
    Como disse o Beto Richa Governador do Paraná:
    “Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, afirmou o governador.

    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/richa-nao-quer-pms-com-estudo-porque-eles-se-insubordinariam/

    Assim temos governadores autoritários e uma impressão de que há leva de gente com amor a cadeira.

  15. NESTE PAÍS , SE NÃO HOUVER LEIS SEVERAS À SEREM CUMPRIDAS, NA INTEGRA,CANA LONGA,PODEM REDUZIR A MAIORIDADE PARA 10 ANOS DE IDADE QUE TUDO CONTINUARÁ A MESMA MERDA!!!! Assim como os maiores, os menores sairão rapidinho, se bobear do próprio fórum .

  16. O MP manipula os fatos, utilizam a polícia civil como bode expiatório é óbvio, engraçado que nunca citam que o MP controla a Segurança Pública em SP, e nunca culpam o Governo do Estado pela situação, isso que é imparcialidade.

  17. Fala-se em centrais de escutas telefônicas em batalhões. E ai qual quem vai cobrar esclarecimentos sobre o inicio e meio desta escutas, Quem dará conta da integra do processo, todo seu tramite. Na minha ignorância deve haver começo meio e fim, se só nos vier o fim será crime, tudo deverá estar nos autos de cada processo.

    E se for verdade estamos assistindo um estado terrorista e coniventes com isso.

  18. Em meio a algumas ditaduras Estaduais…………..deveríamos estar comemorando o Dia dos Escravos Públicos…….

    A nossa nova classe social…………

  19. Olha so que engraçado na ultima lista de classificação pra promoção publicada este ano(só da minha carreira), eu estava lá no final,apenas com essa pequena ‘limpa” 144/14 eu subi quase 300 na classificação,agora imagino eu pelas minhas contas daqui dois anos estarei lá pelo meio da lista!!Ai pergunto eu:Onde esta a reposição desses pelo menos 300 da minha carreira que por algum motivo estão aposentados!!Ai vem esse tal MP querer dizer que a ineficiencia é da POLICIA CIVIL,faz me rir bando de hipócritas e inuteis!!A tendencia da POLICIA CIVIL é desaparecer na nebilna!!

  20. Eduardo concordo com vc!!Meu garboso Titular veio com esse papo de flagrante e eu disse um sonoro e bem claro “NÂO FAÇO”NÂO ENTRO EM BIQUEIRA PRA GARANTIR NINGUEM SÒ FAÇO SE CAIR NO COLO”ai ele deu uma risadinha e não falou nada,fiz ele entender que sou POLICIAL de investigação ai acho que ele compreendeu e não disse mais nada nem pegou no meu pé!!Faço meus esclarecimentos mensais e pronto e se não tiver contente me da um bonde!!

  21. Primeiro- Os jovens que tem entre 16 e 17 anos tem hoje uma importante função no tráfico, seja como: olheiro, mula, soldado, vapor e até como gerente, os traficantes faram de tudo para não perder cerca de 50% de seus funcionários.

    Segundo- A polícia Investigativa não possui efetivo para executar suas atribuições mínimas, sem contar que esta envelhecida, revoltada e desmotivada.

    Terceiro- Aqueles que já possuem tempo para aposentar e não o fazem é principalmente por intere$$$$$$e, portando não faram o essencial que seria combater o crime.

    Quarto- Como é possível uma instituição sobreviver, sendo que o material humano dela não tem seus direitos respeitados pela administração. ( paridade e integralidade ,não é média)

    Quinto- A vinte anos os Secretários de Segurança são originários do MP, se a PC não vai bem, provavelmente, só pode ser por falta de conhecimento deles sobre Política de Segurança Pública.

    Sexto- O policial não é o profissional mais importante que existe, porém é aquele que tem o perfil mais difícil de ser encontrado, e que a motivação compõe 90% dos resultados.

  22. Investigar como com cinco tiras na chefia com 5000 inquéritos em andamento? Aliás, pq o MP não faz controle externo para tentar salvar a polícia judiciária do sucateamento que ela vem sofrendo há anos???? Todo mundo sabe o motivo…sanha pelo poder desgraçada….

  23. RESUMIU BEM A SITUAÇÃO:

    Primeiro- Os jovens que tem entre 16 e 17 anos tem hoje uma importante função no tráfico, seja como: olheiro, mula, soldado, vapor e até como gerente, os traficantes faram de tudo para não perder cerca de 50% de seus funcionários.

    Segundo- A polícia Investigativa não possui efetivo para executar suas atribuições mínimas, sem contar que esta envelhecida, revoltada e desmotivada.

    Terceiro- Aqueles que já possuem tempo para aposentar e não o fazem é principalmente por intere$$$$$$e, portando não faram o essencial que seria combater o crime.

    Quarto- Como é possível uma instituição sobreviver, sendo que o material humano dela não tem seus direitos respeitados pela administração. ( paridade e integralidade ,não é média)

    Quinto- A vinte anos os Secretários de Segurança são originários do MP, se a PC não vai bem, provavelmente, só pode ser por falta de conhecimento deles sobre Política de Segurança Pública.

    Sexto- O policial não é o profissional mais importante que existe, porém é aquele que tem o perfil mais difícil de ser encontrado, e que a motivação compõe 90% dos resultados.

  24. Concordo que falta efetivo para investigar, mas por outro lado não adiante reclamar, enquanto tivermos colegas que se sujeitam a serem porteiros de dependências policiais ou choferes de delegados. Há muito tempo que já existe o multitarefas agente policial, que poderia exercer tais funções. A desorganização é tão grande, que muitos agentes acabam tendo que exercer a função do investigador, por estes últimos estarem em desvio de função. Muitas falhas podem ser corrigidas com uma simples canetada, mas………

  25. COMO O MP QUER CRITICAR UMA ESTRUTURA QUE ELES MESMOS TEM O CONTROLE, QUE LOUCURA É ESSA? MP SÓ É BOM EM HOLOFOTES… SEMPRE FORAM E SEMPRE SERÃO, POR ISSO, PARA A POLICIA SÃO ALMOFADINHAS DE GABINETES EM AR CONDICIONADO E SEM VIVENCIA NENHUMA DE RUA.
    MAIS DE 20 ANOS É PROMETIDO A REESTRUTURAÇÃO, POR PARTE DOS GOVERNADORES, PELOS SECRETÁRIOS E TANTOS DGs E ATÉ AGORA NADA, ENTRA ANOS E SE VÃO ANOS E CONTINUA A MESMA BOSTA. VÁRIOS SINDICATOS GANHANDO A GRANA DO POLICIA E A POLICIA SEM REPRESENTAÇÃO ALGUMA. UNICA SOLUÇÃO PARA A POLICIA CIVIL É A RESTRUTURAÇÃO COM VALORIZAÇÃO REAL, ESTRUTURA E DIGNIDADE, ALIAS O ALICERCE DA POLICIA CIVIL SÃO OS PRÓPRIOS POLICIAIS.

  26. Vou ser sincero, os principais responsáveis pelo retrocesso da Polícia Civil, chama-se delegados, os mesmo só pensam no próprio bolso, e são os únicos capazes de fazer ressurgir essa instituição falida, enquanto esses delegados não buscarem a melhoria para toda Polícia Civil e também a seus subordinados, logo não terão mais a Polícia Civil para comandar, pois essa não mais existirá.

  27. Mensagem do Além,
    Você esta certinho o ultimo estado a se modernizar no quesito reestruturação foi em uma unica canetada e quem não gostou, só restou a vacância do cargo, aqui em São Paulo a caneta qualquer hora vai comer e um novo cargo sera criado, todo mundo esta careca de saber esta nova denominação “AGENTE DE POLICIA” e acabar com todas carreiras, todas ladainhas, todas brigas internas, todas as criticas e todos os egos.

  28. Fazenda provisiona apenas folha normal para 08/05/2015

    1 de maio de 2015 Publicações Sobre o Sindicato
    Nada de bônus. Embora a informação que chega é de que o provisionamento e pagamento do bônus deva ocorrer na semana entre 04 e 08 de maio.

  29. R.E.T.P = REGIME ESCRAVO DE TRABALHO POLICIAL = ABERRAÇÃO TRABALHISTA.

  30. O N.U NÃO VINGOU POR PRESSÃO DOS DELEGADOS, FICARAM COM MEDO DE PERDER O PODER SOBRE OS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES.

  31. o sistema e feito para isso se a policia civil fosse eficiente aumenatsria o numro de presos e processo
    se aumentar o esclarecimento em 25 o que ocorreria com o judiciario e s cadeias

  32. Isso É pouco pra quem defende MP, tipo esse blog, puxa-saco de Capez.

  33. UM BANDO DE MAURICINHOS E PATRICINHAS CULPANDO A POLÍCIA CIVIL PELA INEFICIÊNCIA DO ESTADO!

    DE DENTRO DE SEUS CONFORTÁVEIS GABINETES, SENDO CHAMADOS DE “EXCELÊNCIA”, GANHANDO UMA PUTA NOTA PRA NÃO FAZER PORRA NENHUMA, É FÁCIL METER O PAU NA POLÍCIA CIVIL!
    CULHÃO PARA INVESTIGAR CRIMES E IR BUSCAR OS “DI MENOR” NAS SUAS TOCAS, NINGUÉM TEM ALÉM DA POLÍCIA NA QUAL ESSES “BAMBIS” METEM A BOCA.
    QUANDO SE VÊ UMA INVESTIGAÇÃO CONDUZIDA POR ELES (A MAIORIA TERMINA EM PORRA NENHUMA), É SEMPRE UM CASO DE NOTORIEDADE QUE VAI LHES RENDER HOLOFOTES.
    O ZÉ DA SILVA QUE MORREU VÍTIMA DE LATROCÍNIO QUANDO CHEGAVA EM CASA TRAZENDO O SUADO DINHEIRINHO DE SEU ORDENADO PARA DAR COMIDA AOS FILHOS, ESSA INVESTIGAÇÃO FICA POR CONTA DA INCOMPETÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL!
    VÃO À MERDA BANDO DE “PLAY MOBIL” BRINCANDO DE SER POLÍCIA!
    VÃO FAZER CAMPANA, VÃO ENTRAR EM FAVELAS EM SEUS BECOS ESCUROS E SUJAR AS SOLAS DE SEUS SAPATOS DE CROMO ALEMÃO PISANDO EM MERDA DE VIRA-LATAS, PARA DEPOIS FALAR DA POLÍCIA!
    NUNCA PRENDERAM NEM O SACO NO ZÍPER DA CALÇA E FICAM AÍ DESCENDO A LENHA NAS POLÍCIAS!
    TUDO QUE HÁ DE ERRADO NO MUNDO É CULPA DA POLÍCIA!
    SÓ NÃO DESEJO QUE UM DESSES “DI MENOR” INDEFESO META A MÁQUINA NA CARA DE UM DESSES SEUS DEFENSORES E ALÉM DE ROUBAR ENFIE O CANO DO REVÓLVER NO RABO DELES POIS, CREIO QUE MUITOS IRIAM GOSTAR!
    DIZEM AS MÁS LÍNGUAS QUE, UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA SE ADENTRAR À GAIOLA DAS LOUCAS, É SER DO RAMO DOS MÁGICOS QUE FAZEM A COBRA SUMIR…

  34. O SISTEMA QUER A POLÍCIA CIVIL MORTA, A POLÍCIA CIVIL EXTINTA NÃO SE TEM INVESTIGAÇÃO MENOR PREÇOS, MENOS PROCESSOS E MENOR GASTO PARA O GOVERNO.

  35. QUERIA VER A VIDA DESTES VERMES, ” PARASITAS” SE O MALUF ……FOSSE GOVERNADOR

  36. SE O MALUF CHEGASSE AO GOVERNO,
    TENHO CERTEZA….TOTAL QUE O CARO COLEGA DR. R.C. GUERRA, SERIA REINTEGRADO…PUTA INJUSTIÇA DO PSDB ….E ESSES PROMOTORES COVARDES
    SE EU FOSSE DO PCC ….DIZIMARIA SOMENTE ESSA ESPECIE DE VERMES MP

  37. AQUI NO MÉXICO, ESTÁ MUIIITO MELHOR AGORA QUE AI, NA PTPSDBLANDIA
    VERGONHA DE SER BRAZILEIRO

  38. 17 DE MARÇO DE 2015
    2ª SESSÃO ORDINÁRIA
    Presidentes: ANALICE FERNANDES,
    CARLÃO PIGNATARI, CARLOS NEDER
    e FERNANDO CAPEZ
    Secretário: RICARDO MADALENA
    RESUMO
    PEQUENO EXPEDIENTE
    1 – ANALICE FERNANDES
    Assume a Presidência e abre a sessão.
    2 – CARLOS GIANNAZI
    Manifesta seu apoio ao movimento dos professores da
    rede estadual. Diz ter participado da manifestação da
    categoria, realizada na última sexta-feira. Afirma que os
    mesmos foram levados a entrar em greve, devido a falta de
    investimentos pelo Governo do Estado. Lembra que, apesar
    de março ser o mês da data base salarial para servidores
    do Estado, o governador não apresentou o índice de
    reajuste salarial. Informa que Geraldo Alckmin assinou o
    Decreto 6131, proibindo o reajuste salarial durante 2015.
    Lê as principais reivindicações apresentadas pela categoria.
    Exige que o governador atenda a pauta dos servidores.

    óia que beleza !

  39. quando a policia começar a investigar os politicos nosso salario melhora digo pc

  40. “No espreguiçar do amanhecer,
    A aurora abraça o sol,
    Acordando homens e mulheres,
    Para os exercícios no arrebol.
    Todos correm para os campos da vida,
    Na diversidade de suas diferenças.
    Com mão no arado, pisam forte
    Exultando suas crenças.
    Valentes,
    Erguem em seus braços,
    Bandeiras ferramentas,
    No quilate responsabilidade
    No uso a função que alenta.
    Seja caneta, bisturi,
    enxada ou mesmo um liberal,
    Não importa o instrumento,
    Todos trabalham igual.
    Dignificando o tempo,
    Marcham ao encontro do promissor,
    Prosperidade para o amanhã,
    Recompensa do labor.
    Abençoadas são as mãos do trabalhador.”
    (Jair Martins)

    Colaboração Escrivã CLF

  41. Hoje colhe-se o que foi plantado há mais de 20 anos. Simples assim…… Enquanto o MP foi prestigiado, fortalecido e valori$ado nesse mesmo período a PC foi sucateada, para não dizer destruida. O resultado está ai………e vai piorar…

  42. Surgem comentarios de que a PC, sera incorporada ao Serviço de Inteligencia da PM.
    1 – Extingue-se a PC
    2 – Delegados viram auxiliares da Promotoria
    3 – Escrivões, Investpol, Carcereiros e agentes, serão incorporados pelo serviço de inteligencia da Policia Militar.

    É PAGAR PARA VER – UNIFICAÇÃO A VISTA

  43. Nao se trata de debate, se fosse debate teriam convidado os que apoiam a PEC. O caso e de festa entre amigos para bater palma uns para os outros. na real FESTA DE VIADO.

  44. Em primeiro lugar o grande fracasso se chama ECA, o qual o glorioso governo não colocou em prática até hoje. Curiosamente quem tem o dever constitucional de ser fiscal da lei é o MP, que também está se lixando em fazer cumprir o glorioso ECA. Logo o problema causado pelos “di menor” são muito mais de responsabilidade do Governo e do MP. Inclusive, falando em lei, o Governo tem o custume de descumprí-la por meio de engodos jurídicos, e o que o MP faz ?

  45. cade o brio de ser policiA hem!!! so ouco merdaa… vaalorisacao nada canalhas tMos de olho fdps…..

  46. POLICIAIS DE SÃO PAULO,

    ESTAMOS NO DIA 4 DE MAIO, NOSSA DATA BASE (ESCOLHIDA POR CERTO GOVERNADOR QUE NÃO TEM CABELOS), FOI FIXADA EM MARÇO DE CADA ANO.

    NADA FOI FEITO, NADA FOI APRESENTADO, NENHUMA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO, SINDICATOS MUDOS, O LEGUME DORME TRANQUILAMENTE, E AGORA JOSÉ……..????ESTA SEM DINHEIRO, SEM DIGNIDADE E SEM ESPERANÇA…..E AGORA JOSÉ…?????

    COM A PALAVRA O MAJOR OLIMPIO… PELO AMOR DE DEUS, FAÇA ALGUMA COISA.

    É POSSÍVEL O GOVERNO DE SÃO PAULO NÃO OBEDECER LEIS ??????????

    PC SÃO PAULO

  47. A educação liberta:

    E ai estão felizes com o governo do PSDB, dia 4 de Maio e nada, nada de nada como sempre foi, para que querer mudar.

    VAMOS BATER EM PROFESSOR, AQUI PODE, COMO JÁ OCORREU, MAS NO PARANÁ OS CARAS TEM VERGONHA NA CARA E NÃO ACEITAM. O BETO RICHA FOI DIZER QUE QUANTO MAIS BURRO MELHOR PARA OBEDECER, TOMOU UMA RAQUETADA JUNTO A SUA FORÇA MILITAR, PERCEPTÍVEL NAS REDES SOCIAIS E A IMPRENSA, MESMO A CHAPA BRANCA.

    MAS LEMBRANDO BEM O MELHOR É UMA GREVE APOIADA PELA FORÇA, (PDT/SP) COMO A NOSSA, DE ENGANAÇÃO AOS LIDERES (SUBIDA DA RAMPA), PODE SUBIR É MENTIRA VOLTEM, AINDA BEM QUE LÁ TINHA MUITOS DO SACO ROXO, CASO CONTRÁRIO SERIAMOS MAIS UMA PROFISSÃO ESCRACHADA AO TENTAR MELHORAS NA CARREIRA, MELHORAS QUE NÃO VIERAM.

  48. QUANTO DOCE DO GOVERNO PARA PAGAR ESSE BONUS, E A INFLAÇÃO NAS ALTURAS…SEM CONTAR O MASSACRE DE SERVIÇO NOS DISTRITOS, ONDE TEMOS QUE TRABALHAR POR DOIS OU TRÊS FUNCIONÁRIOS.

  49. R.E.T.P = REGIME ESCRAVO DE TRABALHO POLICIAL

  50. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Para toda ação irremediavelmente há uma reação e, dependendo da ação, a reação pode ser positiva ou não.

    Boa parte do que acontece na sociedade, seguramente faz parte da inércia de alguém ou de alguma esfera administrativa.

    Se o corpo está doente, existe uma necessidade premente de se procurar um bom remédio e um profissional devidamente habilitado para tal intento.

    Pois é! Em certos setores é notadamente carente tanto de investimentos como também de profissionais devidamente habilitados. E, na infeliz falta de justificativas e respostas saudáveis, buscam um bode expiatório que ao final, seguramente todos já devem saber a quem caberá o ônus.

    Precisamos sim é de um líder com pulso firme e de representantes que realmente façam a diferença e que não estejam ali somente para fazerem números e aumentarem as contas públicas.

    Temos é que acabar com certos intervencionismos de algumas esferas dominadoras da nossa sociedade que adoram manipular os pobres assalariados da nação.

    Caronte.

Os comentários estão desativados.