Cinco fatos que indicam ligação entre o setor de transportes e o PCC 84

Bruno Ribeiro – O Estado de S. Paulo

19 Maio 2015 | 03h 00

Há 12 anos, surgiram os primeiros indícios de ligação entre as cooperativas e a organização Primeiro Comando da Capital

SÃO PAULO – Desde 2003, quando o sistema de transporte público de São Paulo foi reestruturado, os antigos perueiros se transformaram em membros de cooperativas de ônibus e, já no mesmo ano, surgiram os primeiros indícios de ligação entre as cooperativas e a organização Primeiro Comando da Capital (PCC). Naquele ano, um coordenador de cooperativa foi preso, depois de grampos telefônicos apontarem sua ligação com o tráfico de drogas. Mas a mistura entre crime organizado e transporte público estava longe do fim.

Relembre cinco fatos que indicam ligação entre o setor de transportes e o PCC:

MORTE DE DONOS DE LINHAS

Três pessoas foram mortas em junho de 2005 durante o que foi, para a polícia, uma disputa pelo controle da linha Santo Amaro/Jardim Luso. As vítimas foram os coordenadores da linha, Roberto Carlos Santos Campos, de 38 anos, e André Jacinto dos Santos, de 26, além do perueiro Marcos Rodrigues de Oliveira, de 27. Foi um crime premeditado. Eles foram sequestrados em pontos diferentes da cidade e levados para uma casa na Favela Ingaí, região do Jardim Miriam, zona sul.

FRAUDE NO BILHETE ÚNICO

Uma ação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da São Paulo Transporte (SPTrans) descobriu, em março de 2006, um golpe para fraudar o bilhete único, o chamado “golpe da coruja”. Bilhetes únicos eram validados em ônibus parados, criando um faturamento indevido a veículos da extinta Cooperativa Aliança Paulista. O esquema servia para lavar dinheiro para a facção, segundo a polícia.

REUNIÃO COM POLÍTICO

Durante uma investigação da Polícia Civil, em março de 2014, grampos indicaram que integrantes do PCC se reuniriam com líderes perueiros. A investigação apurava ataques contra ônibus da cidade – as lotações eram sempre poupadas. Quarenta e duas pessoas foram averiguadas. Entre os flagrados no encontro, estava o então deputado estadual Luiz Moura, na época do PT. Da corrente PTLM (PT de Luta de Massas), a mesma do secretário de Transportes Jilmar Tatto, Moura terminou expulso do partido. Ele e seu irmão, o vereador Senival Moura, tinham nos perueiros sua principal base política.

Relembre cinco fatos que indicam ligação entre o setor de transportes e o PCC
Relembre cinco fatos que indicam ligação entre o setor de transportes e o PCC

LAVAGEM DE DINHEIRO

Em outubro de 2014, 11 anos depois do surgimento dos primeiros indícios de que o PCC usa as lotações para lavar dinheiro, as primeiras duas pessoas suspeitas de operar esse crime foram denunciadas pelo MP. Eram Geralda Jorge da Silva e Marcos Paulo Vidal de Castro. “Os valores originários do tráfico foram dissimulados por meio de investimentos feitos em vans, que circulavam em linhas da Coopertranse no transporte coletivo alternativo, especificamente na linha da Vila Ema (zona leste de São Paulo)”, diz a denúncia. A Coopertranse não opera mais

CARTA DOS LÍDERES

No mesmo ano de 2014, foi divulgada uma carta entre dois dos líderes máximos da facção criminosa: Roberto Soriano, o Tiriça, e Daniel Vinicius Canônico, o Cego. Eles negociavam a transferência de uma lotação de um para o outro. A carta foi escrita por Tiriça. Ele dizia ser necessário “acelerar” pessoas na São Paulo Transporte (SPTrans) e nas cooperativas para facilitar a transação.

INVESTIGAÇÃO PARADA

Em maio de 2015, o assassinato de uma testemunha e o espancamento de outra paralisaram a investigação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social da capital – braço do Ministério Público encarregado de investigações não criminais – sobre a transformação das cooperativas em empresas de ônibus, por meio de fraude. O objetivo da mudança seria permitir que elas participem da disputa por uma licitação planejada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para o transporte.

  1. PARANÁ.COM disse:
    21/05/2015 às 16:18
    NA MINHA OPINIÃO.

    1) todos os candidatos a DELPOL tinha por obrigação ser policial RESTOPOL por no mínimo
    03 anos ,sejam PC. PM. GCM….

    2) para ser investigador na PC. tinha que obrigar o cara a ser no mínimo 03 anos de RESTOPOL como.
    PC- PM – GCM-

    — esse papo do cara vir direto da rua( calça branca ) para ser TIRA ou DELPOL esta errado….

    antes de mais nada , eles tem que ter tirocínio policial, e estes RESTOPOLS citados todos tem…..

    não pode pegar qualquer ZÉ RUÉLA , só porque ele tem nível superior , como a única exigência ,
    devido a este atual sistema de exigências , estão entrando muitos MAURICINHOS apadrinhados ,na PC…..

    tem que exigir para os futuros DELPOLS e TIRAS ,nível superior e obrigação de saber o que significa ser
    um policial , ai sim seremos com certeza a melhor e mais especializada policia civil do brasil…….

    obs= liberem para os candidatos sem experiencia policial as carreiras de escrivão, e as outras de nível médio.
    motivo= todos as carreiras de nível médio restante não querem ser escrivães……..

    querem ser tiras ou delpols………………………………………………………………………………………………………………….

    ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    Faz me rir, esse foi o comentário mais idiota que já li no flit. Explico: para ocupar qualquer cargo existentente na polícia civil, o candidato tem de ser APROVADO NO CONCURSO PÚBLICO DE LIVRE CONCORRÊNCIA, de acordo com as regras estabelecidas no edital referente ao certame (data de abertura e encerramento das incrições).

  2. OS PRIMEIROS RESULTADOS DA RESOLUÇÃO DO SECRETINO = PM NAS RUAS disse:
    20/05/2015 às 1:52
    A região de Campinas (SP) registrou desde o último domingo (17) três casos de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Foram 11 casos só neste ano, aumento de cerca de 60% sobre o número registrado nos cinco primeiros meses de 2014.

    Foram registrados cinco casos em Campinas, dois em Indaiatuba (SP) e outros dois em Piracicaba (SP). Dos casos registrados nas últimas 48h, apenas um teve resposta rápida da polícia. Dois menores foram apreendidos, suspeitos de terem atirado contra um morador de Hortolândia (SP), na segunda-feira (18) à noite.

    A onde de violência deixa a população assustada. “A impressão que a gente tem é de que está cada vez pior. A gente não tem para quem recorrer, os bandidos estão tendo mais privilégios do que nós”, disse o supervisor de vendas Luiz de Brito.

    Para Ruyrilo de Magalhães, especialista em segurança pública, a sensação de insegurança da população é uma reação ao trabalho de policiamento feito na região. “Isso é devido ao falso aparelhamento policial, à falta de policiamento ostensivo e, principalmente, a falta de investigação”, explicou.

    A secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo disse, em nota, que todos os casos de latrocínio estão sendo investigados ( KKKKKKK ). Informou ainda que, desde o ano passado, 24 pessoas foram presas.

    OBS. : AGORA NÃO VAI TER MAIS DESCULPAS DE QUE A PM NÃO CONSEGUE EVITAR O AVANÇO AVASSALADOR DA CRIMINALIDADE PORQUE “PERDE MUITO TEMPO NAS DELEGACIAS PARA FAZER UM B.O”.

    EL CARECON COM ESSA RESOLUÇÃO ILEGAL, DEU UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ, PORQUE DORAVANTE, VAI FICAR DEMONSTRADO À POPULAÇÃO SOBEJAMENTE, QUE COM A PM NAS RUAS OU EM MARTE, A CRIMINALIDADE VAI CONTINUAR AUMENTADO E OS CRIMINOSOS DEITANDO E ROLANDO, PORQUE O PROBLEMA É DE GERENCIAMENTO. FALTA ESTRUTURA, FALTA CAPACITAÇÃO, FALTA EFETIVO POLICIAL E PRINCIPALMENTE, FALTAM SALÁRIOS DIGNOS PARA MOTIVAR OS POLICIAIS A DESEMPENHAREM SEU VALOROSO SERVIÇO COM DEDICAÇÃO TOTAL E – EXCLUSIVA.

    POLICIAL QUE PRECISA SE DESDOBRAR EM BICOS, ARRISCANDO A PRÓPRIA VIDA, PARA PODER LEVAR O SUSTENTO AOS SEUS FAMILIARES, JAMAIS ESTARÁ DISPOSTO, SAUDÁVEL E INTERESSADO EM DEFENDER UMA SOCIEDADE QUE O DESPREZA E SERVIR A UM GOVERNO QUE ODEIA.

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………….

    Háháhahá,em 04/01/2013 meu companheiro foi surpreendido por um assaltante, reagiu e foi fortemente espancado e morto enforcado por um fio . Objetos subtraídos, dois aparelhos de DVDs), dois controles de TVs um de 42″ e outro de 32″, um par de tênis n. cor branca n. 44 (de nosso filho único, meu e dele) e uma jaqueta de couro original adquirada nos Estados Unidos. Natureza da ocorrência: Homicídio Simples. Como houve luta corporal, foi coletado pele das unhas da vítitima para exame de eventuais três suspeitos. Mas após a morte do “”MC DA LESTE” que deu grande repercurção na mídia, não consegui mais falar com o Delpol. nem com o Escripol e muito menos com o Investipol que esta cuidando para a elucidação do homicídio do meu convivente Aparício Tavares, o qual na época de seu assassinato trabalhava na 6ª Vara Crim. de Campinas. Não sei se o exame de DNA deu positivo para algum dos suspeitos.

  3. E A VALORIZAÇÃO DO N.U ??????

    E O REAJUSTE SALARIAL DE 2015 ????

    E O AUXILIO ALIMENTAÇÃO ????

  4. E O MEU NM VERDADEIRO ? EU QUERO DIM DIM PÔ !!!

    SÓ NO PAPEL EU PREFIRO FICAR COMO ANTES.

  5. MEUS COLEGAS QUE ESTÃO BEIRANDO OS 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.

    JÁ ESTÃO COM OS PLANOS FEITOS , PRA DAR NO PÉ.

  6. Tired:

    A máfia da Vinte e Cinco de Março muda apenas os produtos, em comparação com a da Tiradentes. Esta é mais antiga, e, possivelmente mais próspera, capitaneada (ou seria “coronelizada”?) por vendedore$ de fardas$!

    Lembra-se do Coronel “bem empregado” no vácuo do “DETECTELIONATO” emperrado?

    Lembra-se da viagem do ex-comandante-geral da PM paulista, aos “$tates”, sem a mínima probabilidade de intere$$e com a Motorola?

    Lembra-se da “tecnologia de ponta” (de cassetetes) que a PM empregou para “limpar” a “CRACOLÂNDIA”?

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s