Tenente-coronel é preso suspeito de desviar dinheiro da Capelania Militar 21

Ex-capelão da PM é preso em São Paulo sob suspeita de desviar dinheiro

REYNALDO TUROLLO JR.
DE SÃO PAULO

27/05/2015 02h00

Ex-capelão da Polícia Militar de São Paulo, padre da Igreja Católica e tenente-coronel, Osvaldo Palópito foi preso nesta segunda-feira (25) sob suspeita de improbidade administrativa e prática de crimes militares.

Palópito foi capelão da PM até o início deste ano, quando solicitou sua passagem para a reserva. Ele foi responsável pela paróquia Santo Expedito, na Luz (centro), onde funcionava a capelania.

A prisão preventiva, determinada pela Justiça Militar, foi pedida pelo coronel Levi Anastácio Félix, corregedor da PM e responsável pelo inquérito policial militar que investigava o oficial.

A informação de que o ex-capelão era alvo de investigações na Corregedoria da PM foi revelada em fevereiro pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo a reportagem, Palópito era então suspeito de enriquecimento ilícito e de ter desviado até R$ 2 milhões da Capelania Militar.

As suspeitas teriam surgido em 2009, mas apenas em 2014 a polícia entendeu haver indícios suficientes para a abertura de inquérito.

Durante a investigação, foram quebrados os sigilos bancário e telefônico do padre. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um imóvel no litoral norte de São Paulo.

Jorge Araujo/Folhapress
Osvaldo Palópito, em celebração na Luz (centro de SP)
Osvaldo Palópito, em celebração na Luz (centro de SP)

O ÚLTIMO CAPELÃO

Após a passagem de Palópito para a reserva, em janeiro, e com a crise instaurada na capelania, o comandante-geral da corporação, coronel Ricardo Gambaroni, determinou a extinção do cargo de capelão militar.

O padre, que gravou discos de canções religiosas, fazia shows para centenas de pessoas e tem diversos vídeos publicados na internet.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar afirmou que não pode dar detalhes das investigações e das acusações porque “o processo corre em segredo”.

Ainda segundo a nota, Palópito é acusado de ter cometido “crimes militares e improbidade administrativa”.

A corporação não informou se, além das investigações na Corregedoria da PM, o padre e oficial também é investigado por outros órgãos, como o Ministério Público.

Ele foi levado para o presídio militar Romão Gomes, na zona norte de São Paulo.

OUTRO LADO

A Folha não conseguiu localizar a defesa do padre e oficial da Polícia Militar. A corporação não informou se ele tem advogado constituído.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

  1. Boa noite!

    Senhoras e Senhores.

    Este é mais um daqueles que diz a famosa frase:

    “Que Deus lhe pague”

    Caronte.

  2. Entre a pedofilia e a corrupção escolheu o segundo pecado! E quantos não tomaram hóstias por suas mãos imundas! O Jacaré sem sem dente foi coroinha dele!

  3. Por isso que há muito tempo não acredito em religiões.

  4. O único santo da PM é o patrono Santo Expedito!!Porque o resto sem exceção se abrissem as portas do inferno o nem o capeta aguentaria e pediria pra sair!!O padre de santo não tem nada e o resto então?

  5. A respeito destes fatos o que teria a dizer o “corajoso” ex-comandante geral da PM Coronel Benedito Roberto Meira, que sai falando mal da Polícia Civil.
    O que o outro Coronel PM José Vicente da Silva Filho teria a dizer “especialista” padrão APMBB, gostaria de ver alguma palavra destes “heróis” da PM condenando mais este, oficial PM, espertão.
    Como se pode constatar a “reserva moral” do Estado de São Paulo não está com moral toda para apontar o seu dedo sujo para ninguém.

  6. CARACA. NEM PADRE MAIS SE SALVA NA ROUBALHEIRA INSTITUCIONALIZADA NESTA REPÚBLICA DE BANANAS!! CRUZ CREDO. SAI PEA LÁ SATANÁS.

  7. FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL! A SOLUÇÃO É ACABAR COM O PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. disse:

    LADRÃO, SEM VERGONHA, SUJO…

    SE PADRE ROUBA NA PM, IMAGINEM OS DEMAIS OFICIAIS!

    AH, ALGUNS SÃO PEDÓFILOS E CHEGAM A SUICIDAR-SE NO BANHEIRO!

    BANDO DE LIXO.

  8. E lembrar que o Padre faz voto de pobreza na ordenação? Jesus sequer tinha tinha lugar próprio para se deitar. Ah! Isso vale lembrar também aos religiosos de todas a denominações que administram a fé em Deus.

  9. NÃO CUSTA TENTAR:

    A Lei Complementar nº 144/2014 está sendo acatada quanto ao tempo de aposentação, porém, os cálculos dos proventos não.

    QUE TAL ENCHERMOS A CAIXA DE MSG DO MJ. OLÍMPIO (http://www.majorolimpio.com/contato) , PEDINDO QUE SE FAÇA UMA EMENDA À ESTA OU QUE SE ALTERE, PARA OS MOLDES DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SP :

    “””””13/12/13 – Hoje (dia 11 de dezembro de 2013) entra para a história da GCM SP, foi aprovado por unanimidade com 48 vereadores votando a favor o projeto da Aposentadoria Especial para a GCM SP. vejo o texto final Art. 1º O art. 88 da Lei Orgânica do Município de São Paulo passa a vigorar com a seguinte redação:

    VEJA TAMBÉM: Aposentadoria Especial – Veja o vídeo com os melhores momentos da histórica votação!

    Art. 88 – O Município manterá sua Guarda Municipal, a qual se denomina Guarda Civil Metropolitana, destinada à proteção da população da cidade, dos bens, serviços e instalações municipais, e para a fiscalização de posturas e do meio ambiente.

    § 1 º . Os seus integrantes serão aposentados, de forma voluntária, nos termos do art. 40, § 4º, II e III, da Constituição da República, sem limite de idade, com paridade e integralidade do ultimo salário que receber, desde que comprovem:

    I – 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, contando com pelo menos 15 (quinze) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para mulher.

    II – 30 (trinta) anos de contribuição, contando com pelo menos 20 (vinte) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para homem.

    § 2 º – A Guarda Civil Metropolitana poderá exercer dentro de suas funções a segurança e proteção nas escolas públicas municipais, no âmbito da cidade de São Paulo.”””” (http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2013/12/aprovada-aposentadoria-especial-para.html).

    JÁ FIZ MINHA PARTE…………….FAÇAM A DE VOCÊS……….OU VÃO FICAR ESPERANDO OS SINDICATOS ????????

  10. “Jacaré Sem Dente Está Entristecido: Seu Pároco Foi Preso!”

    hhahahahahahahaahaha

  11. Jacaré Sem Dente Está Entristecido: Seu Pároco Foi Preso! disse:
    27/05/2015 ÀS 19:36
    Entre a pedofilia e a corrupção escolheu o segundo pecado! E quantos não tomaram hóstias por suas mãos imundas! O Jacaré sem sem dente foi coroinha dele!

    Mais do mesmo,agora e sempre!! disse:
    27/05/2015 ÀS 21:52
    O único santo da PM é o patrono Santo Expedito!!Porque o resto sem exceção se abrissem as portas do inferno o nem o capeta aguentaria e pediria pra sair!!O padre de santo não tem nada e o resto então?

    MEU CARO, EM PRIMEIRO LUGAR EU NUNCA FUI CATÓLICO, CRESCI DENTRO DA RELIGIÃO ESPÍRITA, E JÁ BEM ADULTO, VIREI EVANGÉLICO, UM CRENTE DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL.
    EM SEGUNDO COLEGAS, CONFORME AS EXPLICAÇÕES DOS LIVROS QUE DA BÍBLIA SAGRADA, DEIXA BEM CLARO, QUE SANTO, SÓ EXISTE UM (01) JESUS CRISTO, O ÚNICO, O PRIMEIRO, O VERDADEIRO, O VERBO, AQUELE QUE DERRAMOU O SEU SANGUE PRECIOSO NO MADEIRO DA CRUZ, TIRANDO ESSE, OS DEMAIS SANTOS QUE PREGAM POR AI, SÃO TODOS SANTOS DO PAU OCO, COMO DESCREVE A PRÓPRIA BÍBLIA: TEM BOCA MAS NÃO FALA, TEM OUVIDOS MAS NÃO OUVE, TEM OLHOS MAS NÃO ENXERGA, ATE PORQUE NINGUÉM CHEGA AO PAI SE NÃO PELO FILHO, OU SEJA NÃO TEM OUTRA FORMA DE CHEGAR ATE A PRESENÇA DO PAI, SE NÃO FOR PELA INTERCCEÇÃO DO FILHO (JESUS CRISTO), E MAIS , TUDO QUE PEDIR AO PAI EM MEU NOME ELE (EM NOME DE JESUS) ELE O PAI VOS DARÁ, ENTÃO MEU CARO AI DE CIMA, POR QUAIS MOTIVOS DEUS DEIXARIA SANTO NA TERRA !, PARA ELES FAZEREM O QUE!!!!, SE JÁ TEMOS OS ANJOS, ARCANJOS, E OS QUERUBINS, SANTOS, TÍTULOS ESTE DADO POR UM COMEDOR DE FEIJÃO (PAPA), TO FORA COLEGA, ABÇ.

  12. Jacaré, embora você seja um homem de parcos conhecimentos, que não domina o mínimo da nossa língua, não podemos negar que os seus escritos foram muito sábios! A Deus pois toda a glória, honra e poder! A Ele um alto trono! Uma bela mensagem para a tarde fria!

  13. Evangélico de merda é esse “grandissíssimo” JACARÉ! Esse FILHO DA PUTA atacou, sem dó nem piedade, até o administrador deste Blog, quando DEVERIA reconhecer-lhe a tão injusta punição, pura e simplesmente porque expressou a VERDADE!

    Na sua concepção, JUMENTARÉ, a VERDADE vira figura de retórica. Lixo. Imundo! Vendedor de fumaça!

  14. “A sabedoria de um homem simples que libertou-se do fardo de ser PM”
    “Jacaré, embora você seja um homem de parcos conhecimentos, que não domina o mínimo da nossa língua, não podemos negar que os seus escritos foram muito sábios!”

    hahahahaha quanto mais entro aqui, mais me divirto. rs

  15. Macabra simbiose essa da “reserva moral paulista” com a “santa” igreja católica!

Os comentários estão desativados.