Sem delegado não há investigação – Ministério Público ajuíza ação civil para que o Estado proveja município de um delegado de polícia permanente 22

Sem delegado há dois meses, Justiça determina nomeação para Batalha

Após uma ação civil pública ajuizada pelo promotor Antônio Charles Ribeiro de Almeida, a juíza Lidiane Suely Marques Batista determinou a nomeação de um delegado para a cidade de Batalha no prazo de dez dias. Segundo o promotor, a cidade que tem cerca de 27 mil habitantes, está sem delegado há dois meses. A decisão determina ainda uma multa duária de R$ 5 mil, até o limite de R$ 1 milhão, caso haja descumprimento.

Fotos: Folha de Batalha

Delegacia de Batalha

“O nosso antigo delegado, Marcelo Dias, saiu após a posse do novo delegado Geral de Polícia Civil, Riedel Batista. Ele foi removido para a comarca de Barras e de lá, iria acumular a delegacia de Batalha, mas recebemos uma portaria do delegado comunicando que ele não assumiria Batalha, então, estamos de fato sem delegado há dois meses”, explica o promotor.

O representante do Ministério Público descreve dois casos recentes onde não houve intervenção da Polícia por conta da ausência de um delegado. “Uma pessoa aqui, por exemplo, teve a prisão relaxada porque não havia delegado para concluir a investigação. Até uma criança de 12 anos sofreu um acidente e morreu e não foi possível lavrar um flagrante nem instaurar um inquérito”, alertou Antônio Charles Ribeiro.


Promotor Antônio Charles Ribeiro de Almeida

Até cachorros chegaram a ser levados do quintal de uma casa e o dono não procurou a Polícia, alegando a falta de delegado. “Não adianta registrar boletim porque não há delegado na cidade, consequentemente não há investigação”, afirmou Francisco Torres, dono dos animais.

Antes da decisão, já haviam sido adotadas medidas administrativas para tentar solucionar o problema através de ofícios encaminhados ao Delegado Geral de Polícia Civil do Estado em 02.04.2015, pela magistrada e pelo representante do MP. Na sentença, a juíza alegou desrespeito do Estado ao princípio da dignidade da pessoa e ao direito à segurança. “A conduta adotada pelo Estado demonstra, claramente, o total descaso com os cidadãos do município de Batalha-PI, que não contam agora com o principal representante da segurança pública”, sustentou.

Procurado pelo Cidadeverde.com, o delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista, afirmou não ter sido notificado da decisão, oficializada nesta terça-feira (26). Segundo ele, quando houver comunicação, ela será levada oficialmente a Procuradoria Geral do Estado. “Levaremos a decisão à procuradoria que vai orientar as providências que teremos que tomar”, explicou o delegado. Riedel Batista, acrescentou ainda que a portaria enviada pelo delegado ao município foi comunicada para a corregedoria da Polícia Civil, que deverá tomar medidas cabíveis.

Delegado garante situação inviável

O delegado Marcelo Dias, antigo delegado do município, afirmou ao Cidadeverde.com que optou pela portaria pois não há condições de acumular novos municípios em sua nova delegacia regional. Atualmente o delegado responde pelas cidades de Barras, Cabeceiras e Boa Hora, que juntas somam cerca de 60 mil habitantes. “Nós somos 30 delegados para cuidar de 223 municípios o que é inviável. Primeiro, não existe lei que nos obrigue a acumular essas delegacias e segundo decidi entregar porque realmente era inviável”, explicou o delegado.

A decisão emitida pela juíza exige que o novo delegado nomeado deverá atuar de forma exclusiva e permanente no município de Batalha, não acumulando qualquer outra comarca, excepcionando em casos de licenças ou férias de outros delegados, mas até o momento o município permanece sem um titular.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

  1. KKKKKKK QUERO VER SEM ESCRIVÃO DE POLÍCIA QUE TEM UM SALÁRIO INFERIOR DE NIVEL SUPERIOR ( NU) !!!!!!!!!!!!!!!!

  2. UÉ, NÃO TEM UM PROMOTOR NA CIDADE???? PÕE ELE PRA INVESTIGAR !!!! AFINAL DE CONTAS O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO BRIGOU POR ISSO?????? INVESTIGAR FURTO DE BOTIJÃO DE GÁS E GALINHA NINGUÉM QUER NÉ???? AGORA QUANDO TEM HOLOFOTE NA PARA, AI ESTÁ LÁ UM PROMOTOR DIZENDO QUE ELE IRÁ INVESTIGAR!!! VÁ PRA PUTA QUE PARIU !!!!!

  3. Então não há investigação no Estado todo, pois nunca tem delegado, sendo que quando tem não fazem nada mesmo!

    Por que o promotor não entra com uma ação para que no Estado todo sejam contratados mais policiais e que impeçam o governador de deixar terceirizados, estagiários e guardas municipais fazerem o trabalho da polícia civil?

  4. Porra! Agora que percebi que não se tratava de São Paulo! Mas meu comentário não foi em vão, pois aqui a situação está igual ou até mesmo pior!

  5. Sem tira não há investigação…sem agente policial não há investigação….sem carcepol não há investigação….Agora sem majura dá pra ficar sim e a investigação sai perfeita

  6. Eu quero meus reajustes dos anos de 2013/2014 e 2014/2015!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Sem LEI … este é o resultado para nosso país SEM LEI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Promotores queriam tanto a investigação criminal. Olha aí, podem começar a por em prática na Bahia: atendendo bêbados, drogados, fedidos etc.

    E corrigindo o título: sem investigador, escrivão, agente entre outras carreiras não há investigação.

    Assinar papel não esclarece crime. Fazer campana, interceptação, ouvir testemunhas sim.

  8. Esta frase só poderia ter saído da boca de um caipira e daqueles bem chucros. Nesta pequena cidade interiorana, uma delegacia dessas, não precisa nem de policiais…
    Faça me o favor…

  9. Ultimamente em meu plantão venho atendendo dezenas de casos de briguinhas de namorada e namorado pelo Facebook, mãe de aluna que a filha foi chamada de gorda feia pelo amiguinho de 13 anos, vizinha que foi chamada de “fácil” pela outra vizinha.

    Ou seja: todo mundo vai na delegacia e pede pelo número da promoção. É grátis!!!!!!!!!

    No dia que colocarem taxa de 250 reais, 300 reais pra vc fazer um boletim, instaurar a porra do inquérito, gerar intimação , depoimento, remessa pro fórum através de um corno trouxa que fica de office boy de expediente aí essa porra funciona.

    É o país do “faz um boletim “.

    Alguém tem que tomar providência. Vc passa 12 horas atendendo 140 filho da puta que foram “ameaçados ” pela puta que pariu.

    Eu to colocando todo mundo pra correr. Vai usar a porra da internet na sua casa. Pra ver dublagem, vídeo engraçadinho no Facebook todo mundo tem internet, agora pra entrar na merda do site da polícia ai não tem, ou não sabe mexer.

    Delegacia tá foda. Todo mundo entra e quer cagar na cabeça dos policiais. É grátis!!!!!

  10. Realmente é verdade, o MP precisa de um bobalhão para responder a eles como é quando eles querem, e ainda podendo segurar uma bronca por deixar de fazer.
    DELEGADO, profissão mais esdrúxula dos tempos atuais.

  11. AMIGO PODE SER ESDRÚXULA, MAS OS CARAS ESTÃO GANHANDO QUATRO VEZES MAIS QUE NÓS. TOMO

  12. CADE A VALORIZACAO DO NU e NM ???

    CADE AS PROMOCOES AUTOMATICAS ??

    CADE O AUXILIO ALIMENTACAO ???

    CADE O REAJUSTE DE PELO MENOS 15% PARA 2015 ???

    FALA SERIO

    CADE A OUTRA METADE DO ALE ???

    CADE

  13. CADE A VALORIZACAO DO NU e NM ???

    CADE AS PROMOCOES AUTOMATICAS ??

    CADE O AUXILIO ALIMENTACAO ???

    CADE O REAJUSTE DE PELO MENOS 15% PARA 2015 ???

    CADE O REAJUSTE SALARIAL PELO URV ??

    FALA SERIO

    CADE A OUTRA METADE DO ALE ???

    CADE

  14. Correndinho

    Imagino o quão plantonista eficiente, eficaz e efeito vc é.
    Aí depois quer a população ao seu lado na hora de fazer greve e pedir aumento? Assim nunca teremos apoio.

  15. Oxigenação:

    1- espere sentado o apoio da população. Ela nunca será a favor ou contra. É indiferente. Se vc fizer uma pesquisa 90% vai dizer que policial deve ganhar bem. Agora esperar que eles vão pra rua pedir vc é um puta trouxa.

    2- não vou perder tempo com um arrombado como vc. Vai tomar no seu cu. Escuto esse papinho de Delegado Classe Especial que coloca 20 mil reais por mês no bolso (de salário!!!) há mais de 20 anos. Vc é um verme, um lixo que propaga esse discurso.

  16. Conheci uma dessas cidade pequenas longe dos grandes centros onde só havia um único delegado, sem escrivão, sem tiras, sem carcereiro, sem ninguém, ou quase tinha um sargento e dois soldados, e uma viatura. presos haviam uns quatros.

  17. Sem delegado não há investigação…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk caguei aqui de rir…..kkkkkkkkkkkkkkkk kkk……..Vou dar um thau para a bosta.

  18. Não vejo soluções para melhorar salários dos policiais civis do estado de São Paulo, primeiro que a política do governo não favorece, segundo a política interna da polícia também não favorece, terceiro os interesses dos próprios policias se divergem, quarto são vários sindicatos falando linguagens diferentes, quinto a polícia é uma orquestra que funciona graças os instrumentos diferentes que cada carreira toca e no fim tem resultados que atendem a meia boca os anseios sociais. Isso é o importante !

  19. Aproveita e manda também uns 2 escribas e 2 tiras pois o Delegado só vai assinar mesmo!!!

Os comentários estão desativados.