Poder Judiciário ressalta competência exclusiva da Polícia Civil para requerer mandados 26

Corregedoria ressalta competência exclusiva da Polícia Civil para requerer mandados

Representantes da Adepol foram recebidos pelo Corregedor em exercício para tratar sobre o tema

adepol

Decisão da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL) acerca do pedido de providências da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol) referente ao oferecimento de representações de busca e apreensão por parte da Polícia Militar, direcionadas a juízes de Direito, ressalta a competência exclusiva da Polícia Civil para tal, de acordo com o Art. 144 da Constituição Federal.

Segundo a decisão, em diversas circunstâncias as autoridades judiciais estariam deferindo os pedidos formulados e determinando o cumprimento das medidas cautelares, o que usurparia a função dos delegados de Polícia, inclusive tendo um desses atos resultado no óbito de um morador da residência onde foi efetuada a diligência, após suposta reação.

Diante do entendimento da CGJ-AL foi expedido ofício circular a todas as unidades de 1ª, 2ª e 3ª entrância para que essas, observem o disposto constitucional.

Reunião

Na quarta-feira (10) o corregedor em exercício, desembargador Otávio Praxedes recebeu o presidente da Adepol, Antônio Carlos Lessa e os delegados Egivaldo Lopes, Rubem Natário e Valter Gama para debater o assunto e informou que estaria à disposição para sanar eventuais questionamentos acerca da solicitação e cumprimento de mandados.

Fonte: CGJ

  1. ISSO É LA NAS ALAGOAS, AQUI EM SÃO PAULO FAZEM O QUE
    O IMPERADOR ALCOOKMIM, MANDA
    SE NÃO CUMPRIREM A ORDEM DA LEGUMINOSA, NÃO RECEBEM
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    XI MEU TECLADO TA COM PROBLEMAS.

  2. o Ex DG- Luiz Maurício Souza Blazeck acaba de falecer em Sorocaba, por problemas relativos à diverticulite.

  3. GENTE PRA QUE BRIGAS PARA OBTER APENAS PODERES, TRABALHAREM QUE É BOM NADA DE NADICA, NINGUÉM QUEREM, PORRA, SÃO TODOS POLICIAS, E SE PEDEM ALGUM MANDADO É PORQUE TEM NECESSIDADE, É PORQUE ALGO DE ERRADO ESTA ACONTECENDO, PENSEM BEM, TEMOS QUE PARARMOS DE FICAR COM PICUINHAS, TEMOS É QUE UNIRMOS PARA VENCER O CRIME, E NÃO FICAR DE BICOS UMA POLICIA CONTRA A OUTRA, VAMOS SOMAR FORÇAS AO INVÉS DE DIVIDIREM, QUEM GANHA COM ESSAS PALHAÇADAS SÃO OS CRIMINOSOS, OLHA BEM O TERMO QUE FOI USADO PARA TENTAR JUSTIFICAREM .

    (Segundo a decisão, em diversas circunstâncias as autoridades judiciais estariam deferindo os pedidos formulados e determinando o cumprimento das medidas cautelares, o que usurparia a função dos delegados de Polícia, inclusive tendo um desses atos resultado no óbito de um morador da residência onde foi efetuada a diligência, após suposta reação.)

    PORQUE NÃO FOI CITADO TANTOS BEM SUCEDIDOS CUMPRIMENTOS DE MANDADOS EXECUTADOS PELA PM, E PORQUE NÃO FOI CITADO PROBLEMAS ENCONTRADOS COM EXECUÇÕES MAU SUCEDIDAS TAMBÉM PELA PC, OU ISSO NUNCA ACONTECEU.
    TEMOS QUE PARARMOS DE PICUINHAS, E VAMOS UNIRMOS PARA QUE JUNTOS POSSAMOS VENCEREM OS CRIME, TEMOS É QUE TRABALHARMOS UNIFICADOS, MESCLADOS, ISSO SIM, SERIA SOMAR FOÇAS.

  4. OS DELEGADOS QUEREM EXIGIREM PARA SI ALGO QUE ELES NÃO DÃO CONTA DE FAZEREM SOZINHO, TODOS SABEM QUE QUEM CARREGA A SEGURANÇA PUBLICA NAS COSTAS É A POLICIA MILITAR QUE ESTA NA RUA 24 HORAS POR DIA, VEJA O TANTO DE GENTE QUE ESTA FALTANDO NA PC, SEM CONTAR AS BUROCRACIAS QUE CADA VEZ AUMENTA MAIS, NÃO TEM GENTE SUFICIENTE PRA FAZER NADA, QUE INVESTIGAÇÃO A PC FAZ, CARA PENSE BEM, DEIXA CAIR A FICHA, SE A PC POR FALTA DE GENTE NÃO OS FAZ, ENTÃO QUE OS DEIXE QUE ALGUÉM OS FAÇAM, POIS O IMPORTANTE É QUE OS FAÇAM, O QUE INTERESSA É O RESULTADO, LEMBRE-SE, A PC É A POLICIA JUDICIÁRIA, MESMO QUE A PM PEÇA E CUMPRA MANDADOS, ELA TERÁ QUE CUMPRIREM AS FORMALIDADES LEGAIS, E LOGO APOS O CUMPRIMENTO, INDEPENDENTE DO RESULTADO, TUDO PRECISA SEREM REGISTRADOS NUMA DELEGACIA DE POLICIA CIVIL QUE É A POLICIA JUDICIÁRIA COMPETENTE PARA TAL, CONFORME ART.144 DA CF, FICANDO PARA ELA DAR SEGUIMENTOS NAS DILIGENCIAS E DEMAIS INVESTIGAÇÕES, ME MOSTREM ALGUM ILUMINADO ONDE ISSO É RUIM PARA PARA A PC E PARA A SOCIEDADE.

  5. É MELHOR A (PM, A GCM), POSSA PEDIR E CUMPRIR MANDADOS, E DEPOIS TRANSMITIREM TUDO NO REGISTRO DE BO NA DELEGACIA DE POLICIA, DO QUE NINGUÉM OS FAZEREM, OU A PC TEM CONDIÇÕES REAIS PARA FAZEREM ISSO?
    BANDIDO BOM É MORTO OU PRESO.
    AQUELE QUE TEM O DEVER LEGAL DE CUMPRIR RIGOROSAMENTE OS DESCRITOS NAS LEIS, E QUE DESCUMPREM, QUE ESSES POSSAM RESPONDEREM RIGOROSAMENTE POR ISSO, TANTO CIVIL QUANTO CRIMINAL.

  6. Faleceu no início da tarde de hoje, 18/06/2015, o ex- Delegado Geral de Polícia Luiz Maurício Blazeck, que atualmente era Diretor da ACADEPOL.Nesta semana submeteu-se a uma cirurgia no aparelho digestivo e na convalescença veio a óbito

  7. PATO ROKO,

    Acho que o senhor está confundindo polícia judiciária com atividade cartorária. A PM quer nadar, voar e andar ao mesmo tempo, como o pato.

    Cumprimento de mandado pode ser feito pela PM, PC, GCM, PF, Forças Armadas, agora a representação por mandado de busca/prisão, é atividade tipicamente de polícia judiciária, pois, implica em ato de investigação, NUNCA! foi competencia da PM fazer isso, salvo, nos casos de crimes militares.

    Nós policiais civis não questionamos as medidas cautelares tomadas no curso dos IPMs, pois, a PM é competente para isso, agora fora dos casos de crimes militares, a PM não tem legitimidade para isso.

    A PM quer fazer TC, Representações por medidas cautelares, etc., só não quer fazer patrulhamento preventivo que é sua obrigação constitucional.

    Veja, na minha delegacia tenho em média dez mil boletins de ocorrência por ano, considerando que um terço sejam de crimes praticados em outras areas e mais um terço de ocorrências não criminais (estou exagerando ao extremo), sobrariam três mil crimes. Excluídos os investigadores do plantão policial, temos em média cinco equipes de investigadores, ou seja, dez policiais para investigar três mil crimes. É possível ser eficiente com tamanha demanda?

    A primeira linha de defesa no combate ao crime é o policiamento ostensivo, mas o modelo que a PM adota é totalmente ineficaz. A PM não faz polícia, faz política, a maior parte do efetivo da PM não está cumprindo sua função principal, estão nas acessorias, nos batalhões, etc., na rua é sempre três viaturas mais um sargento.

    Abraço

  8. AGORA TODOS VÃO FALAR BEM DO ANTIGO DGP
    NÃO FEZ NADA PARA OS OPERACIONAIS SÓ PROMESSA.
    MAS QUE DEUS, CONFORTE A SUA FAMILIA E OS SEUS
    COLEGAS, E SEJA COLOCADO NO SEU DEVIDO LUGAR.
    DESTA RECOLHA, NINGUEM ESCAPA.
    NÃO ADIANTA TER PADRINHO FORTE OU FRACO.
    AGORA QUE DESCANSE EM PAZ

  9. Parabéns ao poder judiciário de Alagoas pelo cumprimento da Lei suprema, fico perplexo em saber que autoridades judiciarias expedem mandados de busca e apreensão para uma autoridade sem legitimidade legal para tanto, violando, inclusive, a garantia constitucional da inviolabilidade do domicilio sem o menor pudor.

  10. J CLAUDIO, COMPREENDO E CONCORDO COM VC NO TOCANTE CONSTITUCIONAL, PORÉM PARA ISSO NÃO PRECISARIA IR AO JUDICIÁRIO, POIS JÁ ESTA PREVISTO NA CARTA MAIOR, PORÉM MEU CARO, NA ATUALIDADE ISSO NÃO É MAIS ACEITADO NO CAMPO MORAL PELO QUE CITEI ACIMA, ISSO NÃO É MAIS BENÉFICO PARA A SOCIEDADE, E NEM PARA AS POLICIAS, A NOSSA CONSTITUIÇÃO DE 88 JÁ FOI FEITO VÁRIOS ACRESCENTO, E PRECISA FAZER ALGO NESTA PARTE TAMBÉM, INCLUSIVE NO TOCANTE DE UNIFICAÇÃO.

  11. QUANDO FAZ-SE UMA LEI, ELA ESTÁ NO AUGE DAS SUAS NECESSIDADE, ELA RESOLVE POR COMPLETO TUDO 100%, PORÉM COM O PASSAR DOS TEMPOS, AS COISAS VÃO SE MODIFICANDO, E ESSAS LEIS COMEÇAM A FICAREM OBSOLETAS E NÃO SENDO MAIS EFICAZ, SENDO NECESSÁRIO FAZEREM ALGUNS AJUSTES PARA QUE ELA VENHA A TER NOVAMENTE BONS RESULTADOS.
    PRA QUE FICAR SÓ NA COMPETÊNCIA DE UM DELEGADO O PEDIDO, BEM COMO A EXECUÇÃO DE UM MANDADO, SE TUDO SERÁ APRESENTADO A ELE NO FINAL, E É ELE QUE VAI TOMAR AS PROVIDÊNCIAS DE AUTO JUGAR, SE NEM FUNCIONÁRIO ELE SE DISPÕEM PARA TAL, ENTENDEU O ESPÍRITO DA COISA COLEGA.
    TEMOS QUE LUTARMOS PARA INOVAÇÕES BENÉFICAS, E NÃO PARA AS COISA ARCAICAS ULTRAPASSADAS, BOA TARDE.

  12. A PM não cuida nem do seu trabalho e quer se meter no serviço do outro…… Sei pra lá….

  13. OS DELEGADOS ESTÃO BRAVINHOS PORQUE ESTÃO PERDENDO TAMBÉM ESSA PRERROGATIVA, KKKKKKKKK
    E ESSA CLASSE MANDA NA POLÍCIA CIVIL.
    ACHO QUE LOGO TEREMOS QUE USAR FARDA. POIS SE DEPENDER DESSA CLASSE, TAMU FU.

  14. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise disse:

    Calma pessoal, o Desembargador abaixo , pelas suas manifestações pretéritas, reconhecerá nosso direito(integralidade=ultimo vencimento e paridade)…

    Dados do Processo

    Processo:
    0034719-92.2013.8.26.0053
    Classe:
    Apelação
    Área: Cível
    Assunto: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO-Servidor Público Civil-Aposentadoria
    Origem: Comarca de São Paulo / Foro Fazenda Pública / Acidente Trabalh / 6ª Vara de Fazenda Pública
    Números de origem: 0034719-92.2013.8.26.0053
    Distribuição: 4ª Câmara de Direito Público
    Relator: FERREIRA RODRIGUES
    Volume / Apenso: 2 / 0
    Outros números: 4439/2013
    Valor da ação: 1.000,00
    Última carga:
    Origem: Serviço de Processamento do Acervo / SJ 2.2.4 – Serv. de Proces. do Acervo de Dir. Público. Remessa: 20/08/2014
    Destino: Gabinete do Desembargador / Ferreira Rodrigues. Recebimento: 21/08/2014
    Apensos / Vinculados
    Não há processos apensos ou vinculados para este processo.
    Números de 1ª Instância
    Não há números de 1ª instância para este processo.
    Partes do Processo
    Apelante: Sinpol Sindicato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto
    Advogado: Ricardo Ibelli
    Apelado: Fazenda do Estado de São Paulo
    Advogado: Andre Rodrigues Menk
    Interessado: Delegado de Policia Diretor do Dap Departamento de Planejamento e Administração da Policia Civil de São Paulo.

    Movimentações
    Data Movimento
    21/08/2014 Recebidos os Autos pelo Relator
    Ferreira Rodrigues
    20/08/2014 Remetidos os Autos para o Relator (Conclusão)
    20/08/2014 Recebidos os Autos pelo Processamento de Acervo da Procuradoria Geral da Justiça (Parecer)
    20/08/2014 Remetidos os Autos para o Processamento de Acervo da Procuradoria Geral da Justiça (Parecer)
    15/07/2014 Publicado em
    Disponibilizado em 14/07/2014 Tipo de publicação: Entrados Número do Diário Eletrônico: 1688

  15. Até os carrapatos da égua do Zé Serafim sabem que por competência legal só os majuras podem representar por mandados de buscas. Os juízes de Alagoas que deferiram as repeesentações são alienados. E olha que sou operacional e não morro de amores pelos delegados, mas a regra é clara.

  16. PATO ROKO (18/06/2015 às 16:18)

    QUANDO FAZ-SE UMA LEI, ELA ESTÁ NO AUGE DAS SUAS NECESSIDADE, ELA RESOLVE POR COMPLETO TUDO 100%, PORÉM COM O PASSAR DOS TEMPOS, AS COISAS VÃO SE MODIFICANDO, E ESSAS LEIS COMEÇAM A FICAREM OBSOLETAS E NÃO SENDO MAIS EFICAZ, SENDO NECESSÁRIO FAZEREM ALGUNS AJUSTES PARA QUE ELA VENHA A TER NOVAMENTE BONS RESULTADOS.
    PRA QUE FICAR SÓ NA COMPETÊNCIA DE UM DELEGADO O PEDIDO, BEM COMO A EXECUÇÃO DE UM MANDADO, SE TUDO SERÁ APRESENTADO A ELE NO FINAL, E É ELE QUE VAI TOMAR AS PROVIDÊNCIAS DE AUTO JUGAR, SE NEM FUNCIONÁRIO ELE SE DISPÕEM PARA TAL, ENTENDEU O ESPÍRITO DA COISA COLEGA.
    TEMOS QUE LUTARMOS PARA INOVAÇÕES BENÉFICAS, E NÃO PARA AS COISA ARCAICAS ULTRAPASSADAS, BOA TARDE.

    ———————————-

    pato roko, discordo

    Nunca conheci uma lei que funcionou 100% na história da humanidade, mas entendo que as leis, assim como as sociedades, vão se modificando, o problema é que a lei é sempre “uma débil tentativa de criar Justiça”. Não é só mudar, é preciso prestar atenção se a mudança vai melhorar ou piorar o problema.

    A casa de uma pessoa é o seu ASILO INVIOLÁVEL e, num Estado Democrático, a Polícia não pode usar mandados de busca como mero instrumento de investigação.

    E, além disso, para pedir um mandado de busca e apreensão, é (ou deveria ser) preciso de FORTES INDÍCIOS que são DEMONSTRADOS NOS AUTOS, numa INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, de que naquele lugar houve crime ou há provas importantes.

    Quando a PM, que tem por atribuição o policiamento preventivo/ostensivo, pode usar o mandado de busca como mero expediente de investigação, ocorre, na minha insignificante perspectiva de cidadão, dois erros que ferem a Justiça e a Democracia:

    – As pessoas não têm mais o DIREITO À PRIVACIDADE, DIREITO À DIGNIDADE e nem o seu DIREITO À SEGURANÇA, porque agora o Estado invade sua casa, vasculha todos os seus pertences, mesmo seus segredos, faz toda a família passar por um vexame diante dos vizinhos que vão comentar aquilo por anos e sempre suspeitar da família, e ainda vai deixar toda a família com medo de ser presa ou morta pela Polícia mesmo que todos sejam inocentes, afinal, se a Polícia pode entrar SEM MOTIVO, por que não poderia prender ou matar SEM MOTIVO?

    – A PM pode investigar? A PM pode pedir mandado de prisão? Então quem pode e quem não pode? O padeiro pode pedir se suspeitar de um funcionário ou de um cliente?

    O princípio da agilidade ou da eficiência da Polícia não pode se sobrepor aos direitos fundamentais das pessoas. Ou estaremos num Estado Totalitário, mas acho que você não está defendendo uma ditadura.

  17. C.A. (18/06/2015 às 17:07)

    EXTRA….EXTRA………NOTICIAS ORIUNDAS DA CUMPANHEIRA DEMOCRATICA VENEZUELA!!!

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/06/18/interna_politica,659635/senadores-brasileiros-sao-recebidos-a-pedradas-na-venezuela.shtml

    ——————————

    CA, eu fiquei com medo que houvesse até algum “acidente” nessa viagem, mas o Maduro sabe que se um avião com políticos brasileiros caísse, poderia ser sua derrubada do poder.

    É uma pena que o socialismo esteja destruindo a já tão carente América Latina, mas infelizmente as pessoas ainda acreditam em “almoço de graça”

  18. exescravão, foi muito boa e oportuno a sua colocação, porém pense bem: quem faz o policiamento preventivo, faz contatos constantes com a população são os pms concorda, e essa mesma população vendo constantemente esses pms passando pela rua, eles passam a ter uma certa confiança e começam a passar algumas informações dos acontecimentos ao redor, ou seja de tudo que esta acontecendo que causa medo aos moradores, por exemplo: onde mora membros do pcc, onde mora procurado /fugitivos da justiça, quem é o autor de tal crime, onde funciona a biqueira e quais são os traficantes, concorda ate aqui, e se os pms levarem todas essas informações ate uma delegacia eles mal conseguem transmitirem para a tiragem ou a chefia, e quando esses pms consegue transmitir, na maioria das vezes o responsável pelo setor não dá nem bola, uma vez que não tem pessoal suficiente, já estão ate a tampa de tanto serviço, tanta burocracias diversas, alem de muitos que estão preocupados e ocupados em fazerem os acertos $$$$$, os corres, as recolhas, e com isso colega exescravão, o cidadão de bem, pagador de muitos impostos que teria no minimo o direito de ter um pouquinho de segurança nas imediações da sua moradia, e que confiou naquela guarnição da pm que aparentava estar envolvido em dar segurança pública naquele bairro vai por água abaixo, a própria guarnição da pm com boas intenções em tentar ajudar o cidadão fica em descrédito.

    A outra colega, hoje, uma grande parcela dos policiais civis e militares tem formação acadêmica, os oficiais então praticamente 100%, uma vez que eles por ter concluído a academia do barro branco, alem de ter direito garantido em cursar qualquer faculdade ou universidade que ele quiser sem ao menos ter o trabalho de prestar um vestibular, e já entram no terceiro ano letivo no curso de direito, uma vez que o que ele estudou no barro branco elimina todas as matérias do primeiro e segundo ano.

    E sub entende colega, que todos os bacharéis em direito, conhecem os procedimentos legais referente ao cumprimento de um mandado de busca/apreensão/prisão, pois qual seria a diferença de um delegado de policia e um advogado!, senão a prestação de um concurso público, pois o delegado só é delegado por ser um bacharel em direito que prestou e passou num concurso ou estou errado colega, porém os seus conhecimentos jurídicos são os mesmos.

    E diante disso colega exescravão, se um oficial da pm que é bacharel em direito, que tem todas as prerrogativas de conhecimentos jurídicos, solicitar um mandado judicial, conclui que ele tem competência para tal, e responderá por tudo.

    Colega nem tudo que precisa de mandado já esta relacionado em algum inquérito ou nos autos como vc citou.

    Agora fala sério, a pc tem condições hoje na atual conjuntura de prestar um serviço de qualidade a população, principalmente com a falta de material humano que vive?, a pc ainda esta gatinhando, graças as atuações da pm, caso contrário já tinha acabado, pois, nas estatísticas da pc, a maioria quem deu início e entregou tudo de mão beijada foi a pm, quando não na sua totalidade.

    TODOS SABEM, QUE CONSTITUCIONALMENTE SÓ O DELEGADO DE POLICIA TEM AS PRERROGATIVAS DE SOLICITAR UM MANDADO, MAS SERÁ QUE EM TODOS ESSES MANDADOS A PESSOA DELE ESTA PRESENTE?, SERÁ QUE DELEGADO ENTRA NUMA RESIDÊNCIA FEDIDA, CHEIA DE RATOS E BARATAS, ENTULHOS, FEZES, E FAZ REVISTAS NOS POSSÍVEIS LOCAIS ONDE POSSAM SER ENCONTRADOS ALGO ILÍCITO, SERÁ?, SINCERAMENTE NÃO TEM NEM 01% OU ESTOU ERRADO.

    COLEGA, HOJE ESTOU NO MELHOR LUGAR QUE UM POLICIAL POSSA ESTAR, (ESTAR APOSENTADO), JÁ CARREGUEI A MINHA BAGAGEM, SOU MUI GRATO A PM, FOI DE LÁ QUE TIREI E TIRAREI O SUSTENTO MEU E DE MINHA FAMÍLIA, E DA PC, ONDE MINHA ESPOSA AINDA NA ATIVA TRABALHA E COM OS SEUS VENCIMENTOS JUNTADOS AOS MEUS VIVEMOS MUITO BEM COM AS GRAÇAS DE DEUS, AS DUAS INSTITUIÇÕES SÃO BOAS, O QUE ESTRAGAM ELAS SÃO OS SEUS MAUS INTEGRANTES, FALHA TODAS TEM, MAS PRECISAMOS ESTAR EM CONSTANTE CRESCIMENTO NO TOCANTE EM AUXILIAREM, ABRAÇO COLEGA EXESCRAVÃO.

  19. PATO ROKO (19/06/2015 às 11:45)

    pato roko, concordo plenamente com a sua indignação quanto à ineficiência da Polícia, mas ainda discordo sobre como mudar esse quadro.

    O problema é que a PC investiga dentro do INQUÉRITO POLICIAL que é acompanhado pelo JUIZ DE DIREITO e pelo MINISTÉRIO PÚBLICO e agora pela OAB. E quem acompanha as investigações da PM?

    Se o Inquérito não demonstrar o que o mandado precisa para ser expedido, o JUIZ deve NEGAR o mandado, não há outra forma num Estado Democrático. Até futebol precisa de regras claras.

    Pela mesma vontade de tornar a Polícia eficiente e o requisito fosse ser BACHAREL EM DIREITO, então escrivão, investigador, agente, carcereiro e demais carreiras também poderiam pedir mandados de busca. E também advogados. Por que não os donos de imobiliárias?

    Todo mundo sabe que a Justiça no Brasil é altamente ineficiente e demora anos ou até décadas para julgar. Então imagine se um promotor pudesse acusar e julgar para melhorar a eficiência no Judiciário. Isso ajudaria ou pioraria a Justiça?

    A PC tem informação demais e pessoal de menos para apurar, esse é o problema.

    E, como se apura através do IP e quem faz o IP é o escravão, então faltam milhares de escrivães no Estado de São Paulo. Aí está o gargalo da PC.

    Sou defensor da CARREIRA ÚNICA e da UNIFICAÇÃO das Polícias estaduais e até da MUNICIPALIZAÇÃO da Polícia.

    Agora, é muito bom saber que você também está insatisfeito com a ineficiência da Polícia e que está também dando ideias de como melhorar, porque do jeito que está não funciona e a SOCIEDADE PAGA com ALTOS IMPOSTOS e com SANGUE DE INOCENTES por esse modelo, como você disse, arcaico, e eu concordo plenamente.

    Parabéns pela aposentadoria. Ser polícia no Brasil é um desafio que não tem comparação com qualquer outra profissão.
    Grande abraço, pato roko.

  20. exescravão disse:
    19/06/2015 ÀS 16:08
    PATO ROKO (19/06/2015 às 11:45)

    pato roko, concordo plenamente com a sua indignação quanto à ineficiência da Polícia, mas ainda discordo sobre como mudar esse quadro.

    O problema é que a PC investiga dentro do INQUÉRITO POLICIAL que é acompanhado pelo JUIZ DE DIREITO e pelo MINISTÉRIO PÚBLICO e agora pela OAB. E quem acompanha as investigações da PM?

    mas colega, quando foi que citei alguma coisa da pm fazer investigação, jamais eu concordo com isso, a investigação deve ser feita somente por policiais civis, ate porque é impossível um pm estando fardado fazer investigação, estamos apenas enriquecendo os nosso conhecimentos em torno da possibilidade do oficial da pm ter direito moral de solicitar ao judiciário o mandado de busca/apreensão, somente, onde tudo, eu digo tudo mesmo logo em seguida ao término do cumprimento, ou ate no curso desse se fizer necessário será solicitado a autoridade competente, aquele que vai continuar ou instaurar ou não o inquérito, tudo será apresentado para essa autoridade mesmo que nada foi encontrado, os fatos deverá serem apresentados numa delegacia de policia civil e registrado.

  21. colega eu agradeço por me aturar, mas não me vejo pelos mesmos olhos que todos, me vejo na possibilidades de novas mudanças, uma vez que da forma que esta não estamos tendo resultados positivos, abçs

    a, no texto acima postei como jacaré, me perdoe, é que dependendo do assunto mudo meu naique.

  22. jacare sem dente (20/06/2015 às 9:41)

    jacare sem dente/pato roko, se a PM não pode fazer investigação, então não pode pedir mandado de busca.

    O oficial vai invadir a casa das pessoas baseado em quê? Na vontade dele? E por que só o oficial?

    Primeiro se investiga e, depois, com indícios suficiente, é que se pede o mandado. Não o contrário. Num Estado Democrático, a Polícia NÃO pode invadir as casas das pessoas por mera suspeita.

    O delegado não precisa ser informado sobre a invasão, ele precisa decidir se haverá a invasão. E eu sei que raramente ele acompanha, mas a decisão precisa ser exclusivamente dele porque o delegado precisa pensar em três fatores:

    – Se há indícios suficientes de que naquele lugar há crime ou provas
    – Na importância da cena do crime ou da necessidades das provas naquela residência para os autos
    – Na VIOLAÇÃO do ASILO e na quebra de vários DIREITOS FUNDAMENTAIS da PESSOA

    Não há outro meio num Estado Democrático.

    E, sobre o nick, interessante, mas é bom saber que você também está procurando novos caminhos para a Polícia que precisa mesmo escapar do século XIX. É preciso mostrar à sociedade que a Polícia tem vários problemas.

  23. Enquanto isso aqui no DECAP os tiras paparicando os gansos pé-de-breque para fazer produçao para segurar cadeira. E enquanto os tiras correm com esses gansos fraquinhos que só servem para comprar na biqueira, os malas de verdade nadam de braçada e aqueles tiras da antiga que davam as canas boas já se foram ou estão encostados com tanta delisulão com essa polícia falida.

Os comentários estão desativados.