Brasil aumentou em 33% taxa de aprisionamento em apenas 6 anos 17

De Brasília

23/06/201515h20

Na contramão do que vem ocorrendo entre os países com as maiores populações prisionais do mundo, o Brasil aumentou o seu ritmo de encarceramento em 33% entre 2008 e 2014, conforme o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Justiça.

O Infopen reúne informações estatísticas do sistema penitenciário nacional, a partir de informações fornecidas pelos gestores dos estabelecimentos penais. No ano passado, foram promovidas alterações metodológicas e na coleta de informações para aperfeiçoar o levantamento dos dados.

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o governo do Estado de São Paulo não respondeu ao levantamento – parte dos dados de São Paulo foram obtidos na página da Secretaria de Administração Penitenciária estadual na internet. As autoridades do governo federal acionaram até a Lei de Acesso à Informação para conseguir informações.

O Brasil possui a quarta maior população prisional do mundo – 607.731 pessoas estavam em situação de privação de liberdade em junho de 2014, quando os dados foram coletados -, sendo superado por Estados Unidos (2.228.424 pessoas), China (1.657.812) e Rússia (673.818).

Em termos proporcionais, o Brasil possui 300 presos para cada 100 mil habitantes, uma taxa menor apenas à verificada nos Estados Unidos (698 presos para cada 100 mil habitantes), na Rússia (468) e na Tailândia (457).

O Estado de São Paulo possui o maior número de presos – 219.053 pessoas -, sendo responsável por 36% da população prisional do Brasil.

Aprisionamento

Enquanto a taxa de aprisionamento subiu 33% no Brasil entre 2008 e 2014, a variação foi negativa entre os demais países com maior população prisional no mundo – nos Estados Unidos, caiu 8%; na China, 9%; e na Rússia, 24%.

“Mantida essa tendência, pode-se projetar que a população privada de liberdade do Brasil ultrapassará a da Rússia em 2018”, diz o levantamento.

Conforme o documento, o número de pessoas privadas de liberdade no Brasil saltou de 90 mil em 1990 para 607,7 mil no ano passado, um aumento de 575,22%.

“Desde 2000, a população prisional cresceu, em média, 7% ao ano, totalizando um crescimento de 161%, valor dez vezes maior que o crescimento do total da população brasileira, que apresentou aumento de apenas 16% no período, em uma média de 1,1% ao ano”, aponta o relatório.

Deficit

O número de presos no Brasil é “consideravelmente superior” às 377 mil vagas disponibilizadas no sistema penitenciário, o que expõe um déficit de 231.062 vagas. A taxa de ocupação média dos estabelecimentos penais brasileiros é de 161% – ou seja, em um espaço que deveria abrigar 10 indivíduos, há 16 pessoas encarceradas.

  1. E agora???? Começar a soltar um monte???? Soltar aqueles que nem começaram a puxar sua cana??? Construir mais cadeias???? Com a palavra os especialistas……Aí vc ve o bebum dirigir, bater e matar, pois ele é sabedor que afiançará! Aquela moça que atropelou o gari no centro, em vez de procurar uma viatura após o acidente já que ela achava que seria assalto, óbviamente se evadiu e se apresentou bem depois, será que foi prá passar o efeito de alguma coisa????

  2. Eu quero meus reajustes dos anos de 2013/2014 e 2014/2015!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    CARTA ABERTA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Por SIPOL.

    23 de junho de 2015 Publicações Sobre o Sindicato

    Não vamos nos dirigir exatamente ao Senhor Governador, nem a este ou aquele cargo de confiança. Mas a todos os membros, com seus líderes, bancada e colaboradores.

    Os Policiais Civis estão desde 2008 aguardando posicionamento do Governo Estadual para que a Polícia Civil, seus cargos, seu organograma e quadro de vencimentos sejam REESTRUTURADOS.

    Já apresentamos, e outras Entidades também, todo o repertório de reivindicações da categoria, para serem analisados e estudados. Estamos há SEIS ANOS aguardando que o Governo solucione alguns problemas graves, de ordem legal.

    Posicionamento “ad eternum” do Governo: “já temos essas reivindicações e elas estão em ESTUDO”.

    Tudo bem, que bom que estão em estudo. Mas esse estudo já dava pra formar os técnicos do Governo em medicina, com residência médica e tudo.

    Arriscamos dizer que alguns técnicos de algumas secretarias já podem receber o título de doutores “honoris causa” em arquivística.

    O que é “arquivística”? Saiba mais em https://pt.wikipedia.org/?title=Arquiv%C3%ADstica.

    Porque é incrível a capacidade que tem o Governo de receber papéis, protocolá-los, e mantê-los em estudo por quase uma década.

    Por outro lado, o que nos causa espécie, é ver que todas as reivindicações da Polícia Militar são atendidas.

    Não queremos comparar uma polícia com outra. Mas sim comparar o TRATAMENTO DISPENSADO, por exemplo, às duas polícias. Que é muito diferente.

    CIDADES PEQUENAS

    PLANTÃO 24 HORAS POR DIA sem que o Policial seja remunerado adequadamente.

    É importante a todos saber que o art. 44 da lei 207 que previa que os Policiais Civis deveriam trabalhar “no mínimo 40 horas” semanais fora revogado pela lei complementar estadual 1249/2014 que criou a ADPJ e tratou de outras questões.

    ACÚMULO DE FUNÇÕES EM OUTRA UNIDADE

    Tem Policial Civil tomando conta de funções em sua unidade e em outras sem receber por isso. Dois compromissos, duas responsabilidades, duas escalas, uma corregedoria e um salário.

    Os Delegados já recebem o GAT.

    ESCALA EXTRAORDINÁRIA

    Militares e Agentes de Segurança Penitenciária recebem para trabalhar escalas extras. Mas o Governo enriquece ilicitamente, nitidamente explorando os Policiais Civis à sua capacidade máxima, sem a devida contrapartida financeira, ou mesmo banco de horas.

    EFETIVO REDUZIDO

    É louvável que estejam sendo chamados os remanescentes dos concursos de 2012. Mas é frustrante que tenha demorado 3 anos para isso acontecer, enquanto se divulga para a imprensa que milhares de servidores estão sendo contratados.

    APOSENTADORIA

    Aposentadoria é um DIREITO e não um BENEFÍCIO. Policiais não recebem FGTS nem seguro desemprego. Aposentação no tempo correto, com paridade e integralidade é um direito. Não é favor nenhum do Estado. O Governo deve planejar isso seriamente para garantir o direito dos servidores.

    REENQUADRAMENTO

    Não há mais cargos de escolaridade primária na Polícia Civil – NÃO FORAM REENQUADRADOS COMO 2º GRAU na tabela de vencimentos;

    Investigadores e Escrivães: Não tiveram o devido reenquadramento na tabela de vencimentos.

    APELO AO SENHOR GOVERNADOR:

    Excelência. É reivindicação clara do SIPOL que todos os servidores da Polícia Civil, de todos os cargos, recebam os mesmos benefícios, índices de aumento salarial, e gratificações. Que novos índices salariais ou de adicionais, ou de gratificações, sejam IDÊNTICOS para todas as carreiras. Investigadores e Escrivães, por exemplo, já recebem menos de 35% do salário de um Delegado.

    do: SIPOL – Presidente Prudente

    http://sipol.com.br/?p=869

  3. Esse ano teremos a reposição da inflação em setembro, como o governador faz todo ano, exceto ano passado que ganhamos 6% dois pontos a menos que a PM que ganhou 8%, esse fato se deu devido ao N.U concedido a polícia civil, portanto esse ano o governador deve cumprir a constituição, e teremos entre 8,2% e 8,9% em setembro a ser pago em outubro, portanto esse ano a reposição da inflação será em igualdade aos policiais militares, já que nesse ano a polícia civil não foi agraciada com nada referente ao N.U, como aconteceu em 2014.

  4. ESCRIVÃ BAURU (23/06/2015 às 23:05)

    Discordo.

    O governador NUNCA pagou o salário de NU para escrivães e investigadores que ainda recebem como ensino médio. O aumento foi simbólico e em prestações anuais.

    Quem decide o índice de correção (não é aumento, é apenas correção salarial por causa da inflação) é exclusivamente o governador.

    E o senhor governador demonstra, através de sua política salarial (e outras questões), o valor que ele dá ao trabalho de Polícia Judiciária/Investigativa.

    Responsabilizar o NU para descumprimento da Constituição é algo absurdo.

    Aliás, descumprimento da Constituição é algo muito sério e pode ser motivo ate para impeachment.

    E antes que os senhores defensores do PT venham aproveitar para defender os petralhas, deixo aqui já consignado que NADA É PIOR QUE O PT para o Brasil.

    E, segundo os jornais, o Zé Rainha, ex-líder do MST, foi condenado a mais de 30 anos.

  5. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Num País onde é crescente o índice de impunidade, inflação e desemprego; crescente a imigração ilegal; crescente a sonegação; crescente a corrupção; crescente a tributação; e, crescente a injustiça social, o que esperar?

    Caronte.

  6. ô Sipol Prudente, postar aqui no Flit é moleza. Faz o seguinte: põe carro de som e comissão de esclarecimento na frente da seccional e dos plantões aí da sua região, falando pra população que lota as pastelarias de BO, sobre as mazelas que o desgoverno vem fazendo contra a polícia. Se vocês tiverem essa coragem, só então, eu dou um dedinho de confiança pra vocês.

  7. POLICIAIS DE SÃO PAULO

    NÃO LI NAQUELE MANIFESTO DO SIPOL-PRES. PRUDENTE NENHUMA REIVINDICAÇÃO SOBRE O DESRESPEITO A

    DATA BASE;

    NÃO VI TAMBÉM NADA SOBRE A REGRESSÃO DE CLASSE QUANDO SE DA A APOSENTADORIA.

    ALIAS, NÃO VI MUITA COISA:NU, AUMENTO DE 2015, ESTRUTURA …….,

    acho que ele escreveu com pressa e deixou muita cosa de fora.

    PC SÃO PAULO

  8. Escrivã Bauru, você só esqueceu do reajuste da Diária alimentação, que na PM foi de 400,00, aproveite e pergunte ao presidente do sipol de Bauru, porque não exigiu isto do “nobre” Pedro Tobias. Os sipols do estado tem muita conversa e pouca ação, é só falar em greve que aparece uns bizus furados a mando do governo, espere e verá que a PM terá outro aumento maior que a PC, pois o ssp começará a visitar as associações de PM a partir da semana que vem para falar do assunto e nós nada, nem resposta para o “ofíciozinho migué”.

  9. E outra, avise o Presidente que a PC não tem só escrivão e tira e que as outras carreiras de nf ganham menos que um recrutinha Mike.

  10. Pior é a presidente do sindicato de Sorocaba que acredita no Gegê, quanta inocência.

  11. Sipols, Sinpols, só piada.
    Dá uma moedinha pelo amor de Deus.
    É a cara da Polícia Civil, combalida, sem o mínimo de moral, sem vergonha na cara para ficar mendigando.
    Não possuem força para reivindicar nem por alimento.

  12. OQUE QUERES !!!!!!!, UM PAIS QUE NÃO INVESTE EM EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICOS, MORADIAS, LASER, CULTURA, E OUTROS, UM PAIS QUE NÃO TEM LEI SEVERA, QUE REALMENTE PUNA OS VERDADEIROS CRIMINOSOS, É ISSO MESMO QUE I ACONTECEM, E ISSO VAI PIORAR MUITO.
    UM PAIS, ONDE OS SEUS ELEITORES ELEGEM PESSOA ANALFABETA, ASSALTANTE DE BANCOS, INVASORES DE QUARTEIS DAS FORÇAS ARMADAS QUE DEFENDEM O SEU PAIS, PARA ROUBAREM ARMAS, E IREM CONTRA OS PRINCÍPIOS LEGAIS, PARA SER O SEU PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O QUE ESPERAR DE UM PAIS DESSE, ME LEMBRA DE UMA MUSICA (MARCHINHA DE CARNAVAL), ESSE É UM PAIS QUE VAI PRA FREEEEEEEENTE, HEHEHEHEHEHE

  13. Pingback: Brasil aumentou em 33% taxa de aprisionamento em apenas 6 anos | Blog do Luciano Cesar Pereira

  14. Isso porque os politicos envolvidos em falcatruas não foram presos. kkk

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s