Com 607 mil presos, Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo 33

NATÁLIA CANCIAN
DE BRASÍLIA

23/06/2015 15h00 – Atualizado às 15h16

Com um crescimento de 7% ao ano no número de prisões, a população carcerária no país já atinge 607.731 pessoas –é a quarta maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia.

Os dados fazem parte de novo relatório do Infopen (Sistema Integrado de Informações Penitenciárias), divulgado pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira (23).

O documento, que reúne dados de junho de 2014, mostra um crescimento de 161% no total de presos desde 2000, quando o país contabilizava 233 mil pessoas no sistema prisional.

Um aumento que ocorre na contramão dos três demais países: nestes locais, a redução é de até 24% entre 2008 e 2014, segundo o relatório, que, pela primeira vez, passa a incluir a comparação dos novos números do sistema prisional brasileiro com dados de outros países, tabulados pelo IPCS (Internacional Center for Prison Studies).

Se mantiver esse ritmo, o país terá cerca de 1 milhão de presos em 2022. Da mesma forma, uma em cada dez pessoas estará presa em 2075, projeta o estudo.

Com o crescimento na população prisional, o Brasil já soma cerca de 300 presos por 100 mil habitantes. Em dez Estados, no entanto, essa proporção é ainda maior: no Mato Grosso do Sul, por exemplo, há 569 presos a cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, o índice é de 497.

 

PRISÕES LOTADAS

Ao mesmo tempo em que prende mais, o Brasil também mantém um número maior de presos em unidades já lotadas.

Em 2014, havia 376.669 vagas disponíveis em 1.424 unidades para abrigar toda a população carcerária do país, ou cerca de 1,6 presos por vaga. Isso significa que, em um espaço planejado para dez pessoas, há em média hoje 16 presos.

Apesar disso, ao menos um quarto das unidades prisionais, ou 25% do total, tem hoje mais de dois presos para cada vaga, uma proporção acima da média nacional.

O levantamento mostra ainda que, embora todos os Estados tenham, em geral, um número de presos superior ao de vagas, há também uma má distribuição das ocupações nestes locais. Em Pernambuco, por exemplo, metade das unidades prisionais não tem deficit de vagas. Ainda assim, 95% dos presos no Estado estão em unidades lotadas.

DESCOMPASSO

O estudo também aponta um descompasso entre o tipo de unidades e os presos abrigados. Apesar da metade das unidades serem destinadas a presos provisórios -que são quatro em cada dez presos do país-, 84% delas também abrigam condenados.

Ao mesmo tempo, 80% das unidades construídas para abrigar apenas presos em regime fechado também abrigam outros pessoas que cumprem outros tipos de regime.

O relatório aponta também que a política de expansão de vagas, registrada nos últimos anos, embora tenha reduzido o deficit, não tem sido suficiente para recuperá-lo. Hoje, a estimativa é que faltam 231.062 vagas no sistema.

PERFIL DOS PRESOS

O estudo também traz um perfil dos presos no país. Em 2014, conforme os dados mais recentes disponíveis, quatro em cada dez presos eram provisórios, ou seja, estavam detidos sem terem ainda sido julgados.

Outra parte, ou 41% do total, eram de presos que cumpriam regime fechado, e outros 15% e 3%, em regime semiaberto e aberto, respectivamente.

Cerca de 56% dos presos são jovens, com 18 a 29 anos. Ainda segundo o estudo, dois em cada três são negros, e metade da população prisional não frequentou ou tem ensino fundamental incompleto.

Quatro em cada dez registros são de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos. Homicídios constam em 14% dos registros que levaram às prisões, e latrocínios, a 3%.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.

  1. Aqui se prende muito mas solta-se muito mais!!A Lei não pune como deveria ser punido!!Geram um numero de falsas prisões,aquelas de que ocorrem nos pequenos delitos!!

  2. E QUEM PRENDEU ESSAS PESSOAS? ??????
    SEGUNDO OS JORNAIS E A POPULAÇÃO , A POLÍCIA NÃO SER E PARA NADA.
    PROVAVELMENTE OS MALAS SE ARREPENDERAM DE SEUS CRIMES E SE APRESENTARAM NOS PRESIDIOS.

  3. Solta-se mesmo!!! E os criminosos, sabendo disso, agem a vontade sabendo que a cana será curta. Vejam o que sai de preso no mesmo dia da audiencia de custódia. Tem de haver uma alternativa para delitos leves, assim não sobrecarregam as cadeias do jeito que está. Cana longa e dura prá 157, 180,porte de arma e as demais que estão explodindo a criminalidade à níveis alarmantes. O alívio que foi dado pro 180 só serve prá aumentar ainda mais os roubos de qualquer natureza. Tá difícil……

  4. Essa conta todo político gosta:

    Prende-se muito + poucos recursos empregados = Policiais Trabalhando e Fodidos…

  5. Meu maior orgulho……..queria que fossemos os campeões. Bandido bom é bandido preso o resto da vida, sem saidinha,sem visita íntima, sem auxilio reclusão, sem bolsa crack, sem……

  6. Dinheiro pouco, gasto com coisa ruim.

    EDUCAR a população ninguém quer, porque será ?

  7. 600 mil preso, o triplo disso solto.
    Vai ter mala assim na pqp. Sou escrivão, hoje fiz 3 flagrantes, 2 capturas . Total + 6 feinhos pra conta.

  8. O BÔNUS AJUDA MAIS NÃO É A SOLUÇÃO, PRECISAMOS DE REAJUSTE URGENTE A INFLAÇÃO ESTÁ ARREBENTANDO TODO MUNDO.

  9. PRISÕES LOTADAS, CADEIAS DE DELEGACIAS CHEIAS E ESSES PORRAS DE PMs MALDITOS FICAM TRAZENDO UM MONTE DE NÓIA CRAQUEIRO SEM DOCUMENTOS PARA AVERIGUAÇÃO, ATENÇÃO DELEGACIA NÃO É LUGAR DE FICAR LEGITIMANDO NÓIA, ESSES PORRAS DE PMs QUE LEVEM ESSES MERDAS SUB HUMANOS LÁ PRO IIRGD QUE É O LUGAR QUE TEM PAPILOSCOPISTA.

  10. ESSES NÓIAS NEM DEDO NÃO TEM MAIS, RECONHECIMENTO FACIAL JÁ, PASSOU DA HORA DE INVESTIR NA SEGURANÇA PÚBLICA

  11. Eu quero meus reajustes dos anos de 2013/2014 e 2014/2015!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    CARTA ABERTA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Por SIPOL.

    23 de junho de 2015 Publicações Sobre o Sindicato

    Não vamos nos dirigir exatamente ao Senhor Governador, nem a este ou aquele cargo de confiança. Mas a todos os membros, com seus líderes, bancada e colaboradores.

    Os Policiais Civis estão desde 2008 aguardando posicionamento do Governo Estadual para que a Polícia Civil, seus cargos, seu organograma e quadro de vencimentos sejam REESTRUTURADOS.

    Já apresentamos, e outras Entidades também, todo o repertório de reivindicações da categoria, para serem analisados e estudados. Estamos há SEIS ANOS aguardando que o Governo solucione alguns problemas graves, de ordem legal.

    Posicionamento “ad eternum” do Governo: “já temos essas reivindicações e elas estão em ESTUDO”.

    Tudo bem, que bom que estão em estudo. Mas esse estudo já dava pra formar os técnicos do Governo em medicina, com residência médica e tudo.

    Arriscamos dizer que alguns técnicos de algumas secretarias já podem receber o título de doutores “honoris causa” em arquivística.

    O que é “arquivística”? Saiba mais em https://pt.wikipedia.org/?title=Arquiv%C3%ADstica.

    Porque é incrível a capacidade que tem o Governo de receber papéis, protocolá-los, e mantê-los em estudo por quase uma década.

    Por outro lado, o que nos causa espécie, é ver que todas as reivindicações da Polícia Militar são atendidas.

    Não queremos comparar uma polícia com outra. Mas sim comparar o TRATAMENTO DISPENSADO, por exemplo, às duas polícias. Que é muito diferente.

    CIDADES PEQUENAS

    PLANTÃO 24 HORAS POR DIA sem que o Policial seja remunerado adequadamente.

    É importante a todos saber que o art. 44 da lei 207 que previa que os Policiais Civis deveriam trabalhar “no mínimo 40 horas” semanais fora revogado pela lei complementar estadual 1249/2014 que criou a ADPJ e tratou de outras questões.

    ACÚMULO DE FUNÇÕES EM OUTRA UNIDADE

    Tem Policial Civil tomando conta de funções em sua unidade e em outras sem receber por isso. Dois compromissos, duas responsabilidades, duas escalas, uma corregedoria e um salário.

    Os Delegados já recebem o GAT.

    ESCALA EXTRAORDINÁRIA

    Militares e Agentes de Segurança Penitenciária recebem para trabalhar escalas extras. Mas o Governo enriquece ilicitamente, nitidamente explorando os Policiais Civis à sua capacidade máxima, sem a devida contrapartida financeira, ou mesmo banco de horas.

    EFETIVO REDUZIDO

    É louvável que estejam sendo chamados os remanescentes dos concursos de 2012. Mas é frustrante que tenha demorado 3 anos para isso acontecer, enquanto se divulga para a imprensa que milhares de servidores estão sendo contratados.

    APOSENTADORIA

    Aposentadoria é um DIREITO e não um BENEFÍCIO. Policiais não recebem FGTS nem seguro desemprego. Aposentação no tempo correto, com paridade e integralidade é um direito. Não é favor nenhum do Estado. O Governo deve planejar isso seriamente para garantir o direito dos servidores.

    REENQUADRAMENTO

    Não há mais cargos de escolaridade primária na Polícia Civil – NÃO FORAM REENQUADRADOS COMO 2º GRAU na tabela de vencimentos;

    Investigadores e Escrivães: Não tiveram o devido reenquadramento na tabela de vencimentos.

    APELO AO SENHOR GOVERNADOR:

    Excelência. É reivindicação clara do SIPOL que todos os servidores da Polícia Civil, de todos os cargos, recebam os mesmos benefícios, índices de aumento salarial, e gratificações. Que novos índices salariais ou de adicionais, ou de gratificações, sejam IDÊNTICOS para todas as carreiras. Investigadores e Escrivães, por exemplo, já recebem menos de 35% do salário de um Delegado.

    do: SIPOL – Presidente Prudente

    http://sipol.com.br/?p=869

  12. Esse ano teremos a reposição da inflação em setembro, como o governador faz todo ano, exceto ano passado que ganhamos 6% dois pontos a menos que a PM que ganhou 8%, esse fato se deu devido ao N.U concedido a polícia civil, portanto esse ano o governador deve cumprir a constituição, e teremos entre 8,2% e 8,9% em setembro a ser pago em outubro, portanto esse ano a reposição da inflação será em igualdade aos policiais militares, já que nesse ano a polícia civil não foi agraciada com nada referente ao N.U, como aconteceu em 2014.

  13. Essa pesquisa é mentirosa e não condiz com a realidade nem de longe. Nós não temos essa porcentagem de pessoas negras presas no Brasil, quando muito uma pessoa de etnia negra para cada oitocentos presos. A maioria dos presos não são negros são mestiços e a maioria das pessoas de etnia negra que estão nas carceragens são traficantes internacionais e pertencem a outros países. Logo essa pesquisa não tem fundamento veridico.

  14. Deprimente ver isso. Um Pais onde a Educação e a Saúde publica estão sucateados. Um pais onde um trabalhador tem que contribuir durante 35 anos para a o Regime de Previdência para ao final da vida receber uma merreca de aposentadoria que mal dá pra comprar os remédios. Um país onde tem gente abaixo da linha de miséria, fazendo suas refeições nos lixões. Um país onde os chamados Agentes Políticos de qualquer dos 03 poderes percebem vencimentos e possuem regalias incompatíveis com a realidade social.

    De repente nos deparamos com uma matéria que simplesmente mostra o patrocínio do Estado em relação à vagabundagem. Sou da seguinte opinião, o Estado não deveria gastar um centavo com preso. Quem mandou o sujeito fazer cagada na vida? Quis correr o risco de partir pra vida fácil, então arque com as consequências.

    Presidiário é sinônimo de bandido!

    Penso que deveria ser da seguinte forma:

    Sujeito foi preso por qualquer tipo de crime, seja ele qual for, deveria ter 90 dias para apuração da culpabilidade. Foi julgado culpado, PENA DE MORTE para o FDP. Posteriormente teria mais 60 dias para apurar se ele realmente era culpado, Constatou-se que foi preso e consequentemente condenado à morte por erro Judiciário, pena de morte para as autoridades que prenderam mal e processaram equivocadamente ( Pena de morte para o Delegado, para o Promotor e para o Juiz do caso ).

    Podem me chamar de louco, mas com uma legislação extremista dessa pode ter certeza que faria um limpa na bandidagem e um limpa também nas autoridades incompetentes.

    Abraços.

  15. 1) PAULO SALIM MALUF;

    2) LUIS IGNÁCIO LULA DA SILVA;

    3) AÉCIO NEVES;

    4) ROBSON MARINHO;

    5) SERGIO CABRAL FILHO;

    6) BETO RICHA;

    7) NICOLAU DOS SANTOS NETO – JUIZ LALAU

    8) JOSÉ SERRA;

    9) EIKE BAPTISTA;

    10) FERNANDO COLLOR DE MELO

    11) Neymar ???? NÃÃÃÃO…. GERALDINHO PICOLÉ !!!

  16. Para a estatistica abaixo

    População do Brasil
    206 579 806 População atual
    101 627 991 População masculina atual (49.2%)
    104 951 815 População feminina atual (50.8%)

    Por ser BRASIL, creio que isto é muito pouco né?
    Ao meu ver devia ter mais presos do que o anunciado

  17. Um monte de números que não dizem nada …
    Uma coisa chama a atenção, porque a população carceraria da china é quase igual a do Brasil ? Alguém arrisca um palpite ?

  18. como os colegas disseram acima, eu confirmo e corroboro, a população carcerária do Brasil é infima, a população carcerária norte americana e de simplesmente tres milhoes e duzentos mil presos(3.200.000), para um população aproximada de duzentos e noventa milhoes de habitantes, logo, sabemos que é assim porque lá e lei é eficaz, bem como a pena é cumprida sem os benesses legais que aqui existem, resumidamente, nos E.U.A. preso está preso, cumprindo pena e a população de bem solta, aqui, preso não esta preso, está na rua, por sua vez a população de bem sem “prende” em casa, faz seguro do auto, da casa, ou, para quem tem grana, vai morar em condomínio, mas a explicação é simples, aqui, nossa classe polícia e demais oligarquias e alto funcionários publicos, que resumidamente governam nosso pais, possuem renda de 30, 40 mil ou mais ao mes, portanto a criminalidade em nada os atingem, o alto padrão de vida blinda-os da interperie da criminalidade.
    obs: nem citei acima acima o padrão e qualidade de vida americanos, proporcionamente, deveriamos ter no Brasil, cerca de dois milhoes e quatrocentos mil presos..

  19. É pouco ainda. Baseado no número de bandidos desse País, 6 milhões de presos ainda era pouco!!!

  20. FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL! A SOLUÇÃO É ACABAR COM O PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. disse:

    607 MIL, MAS CABEM MAIS 11 TITULARES NESSA LISTA. disse:

    24/06/2015 às 1:09

    1) PAULO SALIM MALUF;

    2) LUIS IGNÁCIO LULA DA SILVA;

    3) AÉCIO NEVES;

    4) ROBSON MARINHO;

    5) SERGIO CABRAL FILHO;

    6) BETO RICHA;

    7) NICOLAU DOS SANTOS NETO – JUIZ LALAU

    8) JOSÉ SERRA;

    9) EIKE BAPTISTA;

    10) FERNANDO COLLOR DE MELO

    11) Neymar ???? NÃÃÃÃO…. GERALDINHO PICOLÉ !!!

    ——————————————————————————————————————————————————————

    VOCÊ ERROU NA CONTA,

    ACRESCENTE, POR FAVOR, TODOS OS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO ROUBO DE 10 MILHÕES DE REAIS EM APENAS DOIS ANOS; DEIXARAM DE COMPRAR, ENTRE OUTROS PRODUTOS, ATÉ PAPEL HIGIÊNICO E DESVIARAM O DINHEIRO E AINDA CONTINUARAM LITERALMENTE COM O CU SUJO E EM LIBERDADE!

    ACRESCENTE ESSES VERMES NA SUA LISTA, POR FAVOR.

    MESMO PORQUE, O PADRE LADRÃO JÁ DEVE ESTAR NA ESTATÍSTICA ENTRE OS PRESOS.

  21. FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL! A SOLUÇÃO É ACABAR COM O PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. disse:

    AH,

    JÁ ESTAVA ME ESQUECENDO O SEGUINTE:

    ESSES MARGINAIS FARDADOS COM ESTRELAS NÃO DEVEM FICAREM NO 5 ESTRELAS (ROMÃO GOMES) SENÃO FUGIRÃO IGUAL O ASSASSINO QUE FUGIU RECENTEMENTE, LÁ É FÁCIL MESMO E FOI CRIADO JUSTAMENTE PARA PRIVILÉGIOS, ATÉ A COMANDANTE FOI DEMITIDA POR LEVAR UM PRESO PARA A SUA CASA.

  22. EDITORIAL
    Simulação policial
    24/06/2015 02h00
    Compartilhar3Tweetar50
    Ouvir o texto
    Mais opções
    PUBLICIDADE
    Apontado como operador de um esquema de fraudes milionárias em licitações no Comando-Geral da Polícia Militar de São Paulo, o tenente-coronel José Afonso Adriano Filho tentou a princípio se defender no campo das intenções.

    “Assumo tudo o que fiz. Tudo foi feito somente para o bem e jamais para o mal”, declarou a esta Folha. Procurava descrever como os desvios, realizados em 2009 e 2010, ocorriam para bancar despesas da corporação; não se destinavam a enriquecimento próprio. Estava em sua casa, em um condomínio em Itu, a 101 km da capital.

    Dias depois, contudo, nova reportagem mostrou que taxas daquele mesmo condomínio haviam sido quitadas com um cheque de uma das empresas envolvidas no esquema. Emitido em 2012, no valor de R$ 14.320, garantiu o pagamento antecipado de quantias referentes a quatro imóveis pertencentes à família de Adriano Filho.

    O oficial, dessa vez, preferiu não se manifestar –e suas explicações iniciais tornaram-se ainda mais objeto de desconfiança.

    Segundo investigações internas da PM, identificaram-se irregularidades em todas as 458 licitações analisadas. Durante dois anos, gastaram-se ao menos R$ 10 milhões em compras fraudulentas de itens como papel higiênico, clipe para papel e programa de computador.

    Em um dos casos mais chamativos, a empresa contratada a fim de fornecer peças para a manutenção de veículos havia ficado em 16º lugar na concorrência. Recebeu R$ 1,7 milhão e não entregou nenhum material.

    O tenente-coronel Adriano Filho confirmou a aquisição simulada. O objetivo –como se os supostos fins pudessem purgar a ilegalidade dos meios– seria saldar dívidas por serviços prestados anteriormente de forma extraoficial. Na sindicância, entretanto, não há comprovação do débito alegado.

    Não terminam aí, todavia, os aspectos a serem esclarecidos. Em suas declarações, o oficial sustentou que agiu por ordem ou com o conhecimento de seus superiores. Quais? “Todos os superiores”, enfatizou, sem citar nomes.

    A atual cúpula da Polícia Militar não disse se vai abrir nova investigação para apurar eventual participação de outros oficiais.

    Os coronéis Roberto Diniz e Álvaro Camilo, que foram comandantes-gerais da PM à época das fraudes –nas gestões de José Serra e Alberto Goldman, ambos do PSDB–, têm a oportunidade de mostrar seu interesse em eliminar todas as suspeitas.

    editoriais@uol.com.br

  23. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise disse:

    Calma pessoal, nossa liberdade esta preste a acontecer…

    Dados do Processo

    Processo:
    0034719-92.2013.8.26.0053
    Classe:
    Apelação
    Área: Cível
    Assunto: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO-Servidor Público Civil-Aposentadoria
    Origem: Comarca de São Paulo / Foro Fazenda Pública / Acidente Trabalh / 6ª Vara de Fazenda Pública
    Números de origem: 0034719-92.2013.8.26.0053
    Distribuição: 4ª Câmara de Direito Público
    Relator: FERREIRA RODRIGUES
    Volume / Apenso: 2 / 0
    Outros números: 4439/2013
    Valor da ação: 1.000,00
    Última carga:
    Origem: Serviço de Processamento do Acervo / SJ 2.2.4 – Serv. de Proces. do Acervo de Dir. Público. Remessa: 20/08/2014
    Destino: Gabinete do Desembargador / Ferreira Rodrigues. Recebimento: 21/08/2014
    Apensos / Vinculados
    Não há processos apensos ou vinculados para este processo.
    Números de 1ª Instância
    Não há números de 1ª instância para este processo.
    Partes do Processo
    Apelante: Sinpol Sindicato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto
    Advogado: Ricardo Ibelli
    Apelado: Fazenda do Estado de São Paulo
    Advogado: Andre Rodrigues Menk
    Interessado: Delegado de Policia Diretor do Dap Departamento de Planejamento e Administração da Policia Civil de São Paulo.
    Exibindo 5 últimas. >>Listar todas as movimentações.
    Movimentações
    Data Movimento
    21/08/2014 Recebidos os Autos pelo Relator
    Ferreira Rodrigues
    20/08/2014 Remetidos os Autos para o Relator (Conclusão)
    20/08/2014 Recebidos os Autos pelo Processamento de Acervo da Procuradoria Geral da Justiça (Parecer)
    20/08/2014 Remetidos os Autos para o Processamento de Acervo da Procuradoria Geral da Justiça (Parecer)
    15/07/2014 Publicado em
    Disponibilizado em 14/07/2014 Tipo de publicação: Entrados Número do Diário Eletrônico: 1688

  24. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise disse:

    Partes do Processo
    Apelante: Sinpol Sindicato dos Policiais Civis da Região de Ribeirão Preto
    Advogado: Ricardo Ibelli
    Apelado: Fazenda do Estado de São Paulo
    Advogado: Andre Rodrigues Menk
    Interessado: Delegado de Policia Diretor do Dap Departamento de Planejamento e Administração da Policia Civil de São Paulo.

  25. Jefão cunhado do Jão da Penita de araraquara, amigo do Tocera, do Jaiminho e do Jairo da Dise disse:

    20/08/2014
    Destino: Gabinete do Desembargador / Ferreira Rodrigues. Recebimento: 21/08/2014

  26. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Falar de prisões neste exato momento é complicado.

    Alguns dirão que 90% dos atuais presos são oriundos da parte pobre e Afro;

    Outros sustentarão que a injustiça e discriminação social prevalecem;

    Mas o que não vemos escancarados em rede nacional são cassações dos direitos políticos, condenações e efetiva prisão dos milhares de corruptos que roubam e dilapidam o numerário, que deixam os Hospitais, a Educação, a Segurança, os aposentados e o próprio trabalhador brasileiro às mínguas;

    O que não vemos é vontade e uma politica séria em querer privatizar o Sistema Prisional;

    O que não vemos são Leis que obrigam o preso encarcerado a trabalhar pelo seu sustento e a dos seus rebentos aqui fora;

    O que não vemos é uma reforma tributária compatível com a realidade brasileira onde se deveria cobrar mais de quem efetivamente tem mais ou ganha mais;

    O que não vemos é o governo querer diminuir seus gastos públicos e uma contumaz teimosia em não querer fazer um
    fundo de caixa para que no futuro não se cobre impostos abusivos e às vezes até bi tributados do já tão esmigalhado trabalhador regularmente cadastrado;

    O que vemos é uma vontade extrema em querer retirar até o tutano do trabalhador, mas em contrapartida não vemos ninguém cumprindo com a obrigação de fazer no que tange aos vários precatórios a serem devidamente restituídos e as devidas aposentadorias das quais fazem parte todos os trabalhadores que efetivamente honraram e cumpriram com todos os requisitos previstos em lei e que na hora de usufrui-los são escrachados e, literalmente depenados ou negados;

    O que não vemos é a administração pública querer receber ou recepcionar seus próprios precatórios como título para pagamento da dívida ativa, tanto de pessoa física como da pessoa jurídica;

    O que não vemos é uma cobrança compatível daquilo que somente deveria ser restituída;

    O que não visualizamos é uma luz no final do túnel.

    Caronte.

  27. Chega a ser engraçado reclamar sobre isso…

    É mais barato soltar do que manter preso… sobra mais dinheiro pra comprar voto e fazer campanha.

    Construir presídio não da ibope…
    “vou votar nesse cara porque ele construiu 5 presídios !!” QUEM PENSA ASSIM ?
    Agora… “vou votar nele porque construiu 5 hospitais, 2 escolas!” isso sim da voto !… (ciclovia não conta…)

    Mesmo que os hospitais e escolas sejam de fachada… mas aí é outra história, o importante é comprar o voto de gente que assiste TV.

    Quem é o besta que vai mudar a lei pra ter que construir mais presídios e no final a população ta morrendo no corredor dos hospitais ? alunos sem aula ? economia afundando ?

  28. Pingback: Com 607 mil presos, Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo | Blog do Luciano Cesar Pereira

  29. Ola sou lohrana venho te fazer uma pergunta.. Bom meu namorado tem 18 anos é a primeira vez dele na cadeia foi pego com 7 pinis de cocaina ja faz 3 meses ki ele ta preso e nao marcaro a aldiencia vc pode me falar quantos tempo ele pode ficar preso em outubro agr ele faz 19 anos e to esperando bebe e to preucupada quanto tempo ele pega

Os comentários estão desativados.