T. ( tem ) J. ( jotinha ) ? – No Judiciário de São Paulo é assim: Desembargador garante liberdade para grande traficante a toque de caixa; blogueiro condenado e preso por escrever que o ladrão é ladrão permanece encarcerado como se fosse facínora 25

LIMBO PENAL

Jornalista está preso em delegacia há mais de um mês por crime de opinião

7 de agosto de 2015, 18h18

Por Felipe Luchete – CONJUR

Condenado a 5 meses e 10 dias de prisão por publicações em seu blog, um jornalista que costuma fazer críticas sobre o mundo do esporte está desde o dia 6 de julho preso em uma delegacia da capital paulista. Para a defesa, trata-se de uma medida “peculiar, esdrúxula e desproporcional”, já que ele deveria cumprir o regime semiaberto e os delitos imputados a ele são de menor potencial ofensivo.

Paulo Cezar de Andrade Prado, que assina o Blog do Paulinho, foi condenado em 2013 por difamação depois de escrever textos sobre o advogado Antonio Carlos Sandoval Catta Preta, que já atuou em defesa do técnico Vanderlei Luxemburgo e do apresentador Milton Neves.

Paulo Cezar de Andrade Prado publicou críticas a advogado no Blog do Paulinho.
Reprodução

Ele está no 31º Distrito Policial de São Paulo, na Vila Carrão. De acordo com o advogado Romeu Tuma Junior, o jornalista encontra-se num “limbo” da execução penal, pois nem sequer foi cadastrado no sistema prisional.

Embora o cliente esteja em cela especial, por ter curso superior, Tuma Junior reclama que ele está em regime mais gravoso do que o fixado pela Justiça, sem infraestrutura adequada para visitas, banho de sol ou espaço para receber advogados. Diz ainda que Prado está no mesmo local que presos de alta periculosidade, inclusive um integrante de torcida organizada já criticada pelo autor do blog.

O advogado apresentou dois pedidos de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo, mas as tentativas de liminar foram rejeitadas até agora. Também recorreu ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Tanto a ministra Laurita Vaz como o presidente do STF, Ricardo Lewandowsli, avaliaram que não há no caso constrangimento capaz de afastar regras internas que proíbem a análise de HCs ainda não julgados por colegiados de instâncias inferiores.

Entidades como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a organização Artigo 19 entendem que ações de difamação devem ser tratadas no âmbito civil. Assim, o jornalista responsável por eventuais abusos poderia ser obrigado a pagar indenizações, mas nunca ficar atrás das grades pela opinião veiculada.

  1. ESSA É A DEMOCRACIA DO TUCANISTÃO.

    AOS AMIGOS DO GOVERNO A IMPUNIDADE TOTAL, AOS QUE NÃO SÃO, A DUREZA DA LEI E SE LEI NÃO EXISTIR, PUNE-SE BASEADO EM PARECERES, RESOLUÇÕES OU QUALQUER RASCUNHO ELABORADO EM PAPEL DE PÃO.;

  2. Emitir uma opinião de forma pública pode custar sua liberdade. Principalmente contra quem detém Poder.

  3. Disseram que o Brasil iria virar um México, na realidade já estamos bem piores nos índices de violência, as quadrilhas estão equipadas com equipamentos americanos, nesses assaltos nos link’s abaixo os meliantes usavam uniformes do exercício americano, coletes nível III especial, veículos blindados e .50 além de fuzis, o crime está preparado para guerra, enquanto nos somo apenas polícia comunitária.

    http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/08/motorista-de-carro-forte-morto-em-assalto-em-sp-queria-largar-profissao.html

    http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/08/criminosos-explodem-carro-forte-em-rodovia-que-liga-mococa-cajuru.html

    http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/10/policial-militar-e-baleado-e-morre-apos-ataques-carros-fortes-em-aguai-sp.html

  4. Na boa dependo do trabalho policial e dependo desse país e estou com muito medo.

  5. Ainda querem preder os menores de idade viciados nessa tonelada de merda apreendida.
    Realmente somos uma sub republica do mundo inteiro. E população com síndrome do macaco.
    Prendamos as crianças e adolescente pela ineficiência dos adultos. Realmente o falso moralismo impera nas grandes esfera. VIVA A DITADURA, NEM PRECISA ELA VOLTAR, INDÍCIOS CLAROS DE QUE ELA IMPERA E SEMPRE IMPEROU NESTA TERRA, SÓ ANUNCIAM ELA QUANDO PERDEM O PODER. O PODER PELO PODER, MERITOCRACIA É COISA UTÓPICA, SEMPRE FOI PARA ESFERAS SUPERIORES.

  6. hc em 08/08/2015 às 19:46

    Não não, não é petista esquedopata, é a gente que é reaça

  7. E ainda… as diretorias do Decap e Demacro, cobram a tal “produção”, com contagem de pontos, porém esquecem que as cadernetas mensais continuam a todo vapor, caça-níqueis á cada esquina, verdadeiras “lojas” de tráfico de drogas funcionando sem serem incomodadas, desmanches tranquilos, contrabando se fortalecendo, e ainda no dia dá magnifica ronda, todos que estão em dia com suas “obrigações” são avisados, enfim , querem passar para a população que a P.C está trabalhando, utilizando-se dessa forma, ou seja, exigem que policiais se redobrem e que esqueçam os péssimos salários, para que outros segurem as cadeiras e não percam a arrecadação!

  8. Lembram daquele juiz corregedor fuzilado pelo PCC? Pois é, magistrado nenhum no Brasil banca queixo-duro contra os bandidões depois daquele episódio. O judiciário é bom pra ferrar o policial, sua família e demais brasileiros. O Brasil tá dominado pelo crime. Quando não rola dinheiro, rola cabeça!

  9. A frase abaixo expressa minha opinião sobre a prisão do jornalista Paulo Cesar Andrade Prado editor chefe do Blog do Paulinho:
    ———————–
    “Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça”.

    Bertolt Brecht

  10. PAI, NAO ME IMPORTA O MUNDO QUE VC ESTEJA, CONTINUA MUITO IMPORTANTE PARA MIM….

  11. Esta decisão, soltar o preso, pode ser fruto de …………, talvez sim, talvez não, mas provavelmente é resultado de um I.P. mal elaborado por falta de recursos (humanos e materiais) para uma investigação minuciosa.

    A quem interessa manter uma polícia investigativa sem estrutura com policiais desmotivados?

    A única solução para retirarmos a PC desta falência seria a criação de uma entidade representativa única semelhante a OAB, CRM e CREA que possibilitaria:

    1-Respeito aos direitos dos policiais.
    2-Representatividade perante a sociedade
    3-Poder de negociação perante a administração.
    4-Capacitação profissional.
    5-Combate a corrupção.
    6-Uma melhor remuneração
    7-Aumento da eficiência e como consequência uma diminuição da criminalidade.

    O problema é que para criarmos esta entidade teríamos que nos unir o que parece impossível de ocorrer, pois exigiria: humildade e visão estratégica, principalmente, de nossos sindicalistas.

  12. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Na terra de Piratininga tudo pode?

    Certa vez, 30 anos atrás, um Desembargador disse:

    “Chegará um dia que teremos nojo de certas esferas”.

    Hoje fico triste, pois infelizmente, mesmo não sendo vidente, ele já previa certos procedimentos e acontecimentos.

    Essa é a vida.

    Caronte.

  13. Isso depois do auê que fizeram com a prisão desse traficante, olha na boa ser policial no Brasil, está virando suicídio premeditado…

  14. A mais de três anos espero pelo julgamento de um processo na vara civil da fazenda e nada de sentença.

  15. Policia prendendo e Judiciário soltando acontece toda hora. Ser Policia aqui e desestimulante. Pior e encontrar o vagabundo que VC prendeu solto em poucos dias. O único vulnerável nesta brincadeira toda e o Policial. Este está sempre na bosta, pois ganha pouco, é perseguido por autoridades e ainda fica exposto pra bandidagem. Se um dia algum dos meus filhos cogitarem a hipótese de ser Policia eu sinceramente entrarei em pânico…

  16. Policial tanto militar quanto civil hoje é ser suicida literalmente:

    – Fazemos escoltas suicidas;
    – Operações suicidas;
    – Temos salários de suicidas;
    – Enfrentamos o crime como suicidas;
    – Fazemos bicos suicidas;
    – Temos uma organização suicida;
    – Temos uma administração que pensa que somos suicidas.

  17. Orra meu advogado ruinzinho esse aí viu…Eu já teria entrado com um habeas corpus…Fraquíssimo. O regime prisional dele é um absurdo total. Com o que li aqui caberia uma representação até no CNJ. Não é possível deve ter mais coisa aí. Era caso até de liberdade provisória. A ilegalidade retratada no texto é gritante.

  18. QUAL A DIFERENÇA DE UM ESTUDANTE DE DIREITO COM UM POLICIAL ESTUDANTE DE DIREITO?
    NÓS NÃO ACREDITAMOS EM CONTOS DE FADAS, PARA NÓS É DO TIPO MAIS CONTO DE TERROR, SEM SOBREVIVENTES NO FINAL ” DAMA SEGA É A QUE MATA, VIA INVOCAÇÃO DE OUTROS”.

  19. Ficou feio foi para as autoridades que foram ao local e bradaram o combate ao crime organizado .!!! A lembrei eles nem ligam kkkk

  20. VAMOS LÁ, QUEM ADIVINHA O QUE O SECRETÁRIO VAI DIZER NA REUNIÃO DE AMANHÃ?

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s