Organização dos Estados Americanos cobra punição de ” forças de segurança do Estado” 49

Comissão da OEA cobra investigação de chacina na Grande SP

DA EFE

22/08/2015

chacina  

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), condenou nesta sexta-feira (21) o assassinato de 18 pessoas no mesmo dia em Osasco e Barueri, na região Grande São Paulo, e exigiu que o Brasil esclareça o ocorrido, identifique, processe e puna os responsáveis.

No dia 13 de agosto de 2015, 18 pessoas foram mortas e seis ficaram feridas em ataques realizados por indivíduos armados em 11 lugares próximos, em um espaço de tempo de três horas.

De acordo com alguns testemunhos e gravações de câmeras de segurança, um grupo de pessoas armadas usaram veículos para se locomover entre os lugares, perguntaram sobre antecedentes criminais e atiraram contra as pessoas que afirmaram que tinham.

Segundo as autoridades, um mesmo veículo teria sido visto em vários dos lugares onde ocorreram os crimes.

A CIDH informou que uma das linhas de investigação é “o possível envolvimento de membros da Polícia Militar, no que teria sido uma suposta represália pelo assassinato de um policial militar dias antes”.

Segundo dados oficiais, 56 pessoas foram mortas em massacres em São Paulo em 2015. Os dados entregues pela Secretaria de Estado da Segurança Pública ao Instituto Sou da Paz por meio de uma solicitação de acesso à informação indicam que isso representa um aumento em relação ao ano anterior, quando foram registradas 49 mortes em massacres em todo o ano.

A Comissão disse “tomar nota” das declarações do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que classificou os incidentes como “gravíssimos” e disse que as autoridades tentarão esclarecer “o mais rápido possível”.

Além disso, tomou nota das declarações públicas do secretário de segurança pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, que assinalou que este foi “o pior massacre deste ano” no estado, e anunciou que as autoridades atuarão “rapidamente para capturar todos” que forem responsabilizados.

A CIDH exigiu a continuidade das investigações iniciadas de maneira “pronta, objetiva e imparcial”, e que sejam seguidas “todas as linhas lógicas de investigação”, incluindo a hipótese de que os possíveis autores possam ser oficiais de forças de segurança do Estado.

A investigação “deve esclarecer as causas que conduziram a estes graves casos de violência, identificar, processar e punir os autores e satisfazer as expectativas de justiça das vítimas e seus parentes”.

O Estado deve, segundo a CIDH, adotar todas as medidas legais, institucionais e administrativas que forem necessárias para garantir que casos como esses não se repitam.

folhapress

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

  1. DIGA PARA ELES CUIDAREM DO SEU TERRITÓRIO, DOS SEUS PROBLEMAS, DAS SUA PATIFARIAS, DIGA PRA ELES DAREM PALPITES PRA LÁ, DIGA PARA ELES QUE AQUI É OUTRO PAIS, QUE AQUI NÃO É EXTENSÃO DO TIO SAN, APESAR DE QUE NÉ, JÁ TEMOS PESSOAS ENTROMETIDAS DEMAIS AQUI, DIGA PARA ELES CUIDAREM DOS SEUS PROBLEMAS SÓ ISSO.

  2. Que tristeza, um sindicato postar uma nota dessa…….
    Realmente estão com as mãos abanando, sem ter o que apresentar aos seus filiados…….
    Não conseguem nem externar nossa situação……..

    É DIFÍCIL DENUNCIAR AS DIFERENÇAS QUE ESTE GOVERNO VEM FAZENDO……..TRATANDO OS POLICIAIS DA POLÍCIA CIVIL COMO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS COMUNS (sem o regime especial de trabalho);

    E APENAS TRATANDO A POLÍCIA MILITAR, COMO O ÚNICO ÓRGÃO POLICIAL NO ESTADO, COM TODOS OS DIREITOS PRÓPRIOS DO TRABALHO POLICIAL;

    QUANDO ESTE DESGOVERNO PRECISA (é o caso do crime em discussão) , AI A POLÍCIA CIVIL É COBRADA COMO ÓRGÃO POLICIAL………………É UM ABSURDO ESTA SITUAÇÃO….

  3. Quanto a OEA…………………COBRANDO INVESTIGAÇÃO………………..

    INVESTIGAÇÃO…….QUEM FAZ SÃO POLICIAIS………….NÓS NÃO SOMOS………PELO MENOS É COMO NOS TRATAM OS GOVERNANTES DESTE ESTADO…..

  4. Olha a oportunidade dos sindicatos externarem nossa situação………..!!!!!!!!!!!!!

    Ou vão se omitirem novamente ????????

    Ou, …….?????

  5. Qual o motivo que impede os sindicatos e associações tanto os da PM quanto os da PC de se unirem e COBRAREM melhorias para os policiais (salário e condições de trabalho). Pois as mensalidades eles cobram. Esses sindicatos e associações mais parecem caramujos, são muito devagar e qualquer coisa que acontece se enfiam no próprio caracol, assim não vão chegar a lugar algum, nunca. A grana está cada vez mais curta e daqui a pouco eles verão o número de associados caírem vertiginosamente. Assim quem sabe eles se movimentem. Se até a OEA quer defender vagabundo no Brasil, as câmeras do mundo todo estarão voltadas pra cá. Então pergunto: Dá pra sair do caracol ou está comodo ai dentro???? Estamos observando.

  6. MAMÃE CONTANDO PRO NENÊ QUE A OEA JAMAIS VAI SE PREOCUPAR SE O PAPAI PC FOR ASSASSINADO!

  7. A ideia é fazer o DESGOVERNO DE SP, passar VERGONHA……………….

    POIS O PAPAI PC NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADO COM LIXOS…………..

    QUEM SE PREOCUPA COM O PAPAI PC, É SUA PRÓPRIA FAMÍLIA………..

  8. DESCULPAS PARA SINDICATOS CONTINUAREM A SE OMITIREM , NÃO FALTAM…….

  9. PATIFERÉ SEM DENTE:

    Jumento: quem não teve aulas de geografia não poderia saber de assuntos americanos, ou seja, não restritos a países, isoladamente.

    Deixe de ser tão buuuuuuuuuuuuuurro!

  10. Marcelo Resende, no ciade alerta de ontem, começou a dizer da participação de um sargento, cinco soldados e um guarda civil na chacina. De repente, fez um rodeio, acabando no nordeste, resvalando para o caso de uma menina cujo pai assassinou a própria mãe. Tentou dissimular, mostrando que a própria menina (agora já adulta) teve decisivo papel nas investigações do tal crime. Por fim, o apresentador “esqueceu” de retornar a Osasco!

    É assim mesmo. Vez por outra – em “casos isolados” – ocorrem “amnésias”!

  11. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores.

    As coisas só mudará quando colocarem os verdadeiros culpados na cadeia.

    Caronte.

  12. Vão cobrar a PQP, tá na hora de alguém bater no peito e mandar essas “organizações” cuidarem de seus filhos aborrescentes, o problema aqui é mais embaixo e a sociedade está cansada de sofrer violência, violência essa não desencadeada pela Polícia e sim pelos “mondrongos” que perambulam pelos quatro cantos das cidades espalhando medo, terror, ameaças, etc. Tá na hora de dar um basta, aliás, passou da hora…

  13. SR. “SINDICATOS ????” !, SE ELES ESTÃO NESTA SITUAÇÃO, IMAGINE OS SEUS ASSOCIADOS (TODOS SEM EXCEÇÃO ABANDONADOS). EXISTE UM AÍ QUE, DIUTURNAMENTE PEDE PARA QUE SEUS ASSOCIADOS DEPOSITEM A MENSALIDADE NA C/C/ DO SINDICADO. RAPAZ !, O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO. RAPAZ !, VAI CATAR COQUINHO !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  14. PESSOAL !, COMO COMENTARAM ANTERIORMENTE AQUI, LOGO MAIS TEREMOS ” SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO BAIRRO DA LAPA, SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO BAIRRO DO JABAQUARA, SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS BAIRRO DA CASA VERDE, ETC…”. S.M.J., DEVERIA EXISTIR UM ÚNICO SINDICADO, OU SEJA, ” SINDICATO DOS POLICIAIS OPERACIONAIS DA POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO “. COM RELAÇÃO ÀS ASSOCIAÇÕES, TAMBÉM UMA ÚNICA ” ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS OPERACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO “. AÍ O COURO COMIA. AGORA ESSES PRESIDENTES, ELES QUE CONCORRAM EM PLEITOS E QUE GANHE O MAIS COMPETENTE, AÍ SIM, O COURO COMIA. E ME AJUDEM AÍ Ó !…

  15. GENTE !, TERÍAMOS É QUE CONVIDAR SUA EXCELÊNCIA O GOVERNADOR DA PARAÍBA, DR. RICARDO COUTINHO PARA DAR UMA LIÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM SAMPA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  16. OEA quer saber o porque de tanta chacina pela PM?
    Vixi, é um costume antigo!

  17. “Maior massacre deste ano”, segundo o secretário, pois o ano que vem terá com certeza um maior ainda!
    Quanto ao Pinóquio, quer dizer, governador, por que não se apurar as gravíssimas mortes de policiais e demais agentes de segurança?
    Enquanto houve quase 60 mortes em chacinas em 2015, com certeza o número de mortes de agentes da lei foi maior, mas nem por isso apareceu o picolochuchu e disse que iria ser criada força tarefa, ou que seria oferecida recompensa e muito menos que os responsáveis seriam rigorosamente punidos!

  18. Seguindo o que o guru disse, é realmente um costume brasileiro as chacinas perpetradas por policiais. É como as touradas na Espanha, apesar de ser cruel a população aprova e nada faz para mudar! Lá tem touradas, aqui temos chacinadas!

  19. Gostaria de ver uma notícia assim: OEA cobra explicações sobre condições dos policiais paulistas, tais como salários, administração, aposentadoria, processos intermináveis, etc, etc, etc.

  20. A OEA deveria voltar no passado pra saber a origem de tudo isso. Foi nas Polícias Civis de São Paulo e do Rio de Janeiro que a eliminação sumária de bandidos surgiu, na década de 1960, como instrumento de vingança pela morte de policiais e de controle da criminalidade como uma reação ao aumento dos crimes em cidades que cresciam desordenadamente. Em São Paulo, essas ações chegaram a contar com apoio de 70% da população. No Rio de Janeiro, a esse tempo, a Scuderie Le Cocq ganhou imensa fama, também sob os aplausos da maior parte da população.
    Desde então, em face da percepção de que as leis e o Poder Judiciário são impotentes para responder aos anseios de uma sociedade amedrontada e acuada diante dos crescentes índices da criminalidade, de que a Polícia Civil não consegue conduzir as investigações com eficiência, deixando que os delinquentes escapem livres e prossigam em suas carreiras criminosas, e de que o sistema penitenciário se constitui em locus para o aperfeiçoamento e articulações mais avançadas da criminalidade, em facções cada vez mais organizadas e violentas e que já se sentem mais fortes do que o Estado, desafiando-o, aumentaram as apostas na justiça sumária pelas mãos de policiais e por esquadrões da morte, grupos de extermínio e justiceiros.
    Foi na Polícia Civil do Rio de Janeiro que surgiu a expressão “bandido bom é bandido morto”.
    Na medida em que as Polícias Civis saíram das ruas e as Polícias Militares passaram ao policiamento ostensivo, alguns dos seus integrantes herdaram os mesmos procedimentos ilegais originalmente adotados por alguns de seus colegas das corporações civis, todos entendendo que o prender criminosos não passava de um mero “enxugar gelo”. Resumindo vocês são incompetentes.

  21. Ótimo! cobrando a chacina de 18 malas!
    Mas a sigla tem que mudar para direitos dos manos! Não cobrou da morte dos policiais! Não cobrou das condições de trabalho a que os policiais são submetidos! Não cobrou sobre a pífia remuneração dos policiais! Não cobrou a regulamentação da aposentadoria dos policiais! Então com a máxima venia, gostaria de dizer somente uma coisa a OEA e comissão dos direitos humanos que estão cobrando sobre a chacina:
    VÃO TUDO TOMAR BEM NO MEIO DOS SEUS CUS! VÃO SE FODER! VÃO PARA PUTA QUE OS PARIU!
    Não vai haver ninguém identificado! E sabem o por que?
    Porque os operacionais estão fazendo olho de vidro! Pode até ser que se dependesse de alguns delegados(poucos) que tendem a passar por tudo e quaisquer princípios pela cadeira caso tivessem um fio pra puxar delatariam os algozes colegas! Mas como os operacionais estão ganhando muito pra corroborar com o governo, esse episódio vai ficar em branco! EU TENHO FÉ!
    Parabéns aos faxineiropols pela limpeza praticada!
    Morreu policial? deita dez malas que essa merda entra na linha!

  22. Na minha opinião, o foco não é a OEA, e sim a oportunidade de se expor nossa situação………..

    Diante do fogo cruzado e a vampirização da imprensa…………..quanto mais OEAs entrarem no caso, mais escancara a ineficiência do Gov. de SP.

  23. Marcelo em 22/08/2015 às 14:48 disse:

    Gostaria de ver uma notícia assim: OEA cobra explicações sobre condições dos policiais paulistas, tais como salários, administração, aposentadoria, processos intermináveis, etc, etc, etc.

    Acho que se os sindicatos e as associações perderem essa oportunidade, não se unirem (sem distinção) e se movimentarem então deveremos repensar nossa condição de associados. Até maconheiros fecham a av. Paulista pra se “manifestar”. Então a motivação deles é mais justa que a nossa??? Independente de quem arrebentou em Osasco e Barueri, chegou a oportunidade de abrir a ferida e mostrar para o mundo que a culpa pela violência no Brasil, não é do policial e sim, unicamente do governo através da falência de suas políticas de segurança, educação…
    É essa a hora de enquadrar o governo de SP. Mostrar pra todo o mundo que a culpa é dele, começando pela sua escolha de um SSP despeitado pelos próprios policiais indo até ao descaso e desrespeito praticado dentro das próprias instituições.

  24. precisa desenhar de que lado eles estão ???

    quem são os financiadores ??? os reis ???

    organização dos escravos amerindicanos . . .

    fumaça de washington realidade de rochdale . . .

    vão se fud3r oeadokrlh . . .

    os seres humanos policiais genocidados pelos teus satélites

    e ainda querem mandar mais no q ????

    http://www.oas.org/en/iachr/donantes/2013/default.asp

  25. passou da hora de descer

    o reizinho alcool in mim dead bem esculachado . . . .

    o bigboss do pçç$db . . .

    FDPS . . . MIL X FDPS . . .

  26. Por que não cobram o esclarecimento da morte de vítimas e policiais na mão de vagabundo???? Por que não cobram punição severa e longa para os referidos???? Por que não cobram o fato da bandidagem ter tomado conta de tudo e não respeitarem mais ninguém?????? Podem observar, bandido e cidadão folgado não respeitam mais ninguém, nem a justiça, nem a polícia, nem seus próximos, é violencia prá todo lado.

  27. JONAS

    EM PRIMEIRO LUGAR VÁ CUMPRIR SEU DEVER DE PEDERASTA ENRUSTIDO (não pode confessar porque no CPM é crime né? )

    Subsequentemente tenha na sua cabecinha de noz de coxinha que o responsável pelas chacinas encomendadas são as polícias militares cujo treinamento visa exclusivamente a eliminação do inimigo, seja de guerra ou a população civil.

    As polícias civis não têm o efetivo necessário nem se desincumbe da ostensividade, locus único das milícias e que contém em seu âmago o gérmen da violência policial vitaminada pelo militarismo.

    A origem da polícia civil é cidadã, sem o estigma da farda, de onde você vaticina seu argumento ad hominem com o só fim de hostilizar a Polícia Civil.

    LAVE ESSA BOCA DE GALINÁCIO ANTES DE FALAR DA POLÍCIA CIVIL SEU OTÁRIO

    Com certeza o dono do blog é mais democrático do que eu, pois no seu caso eu já o teria banido deste espaço, seu verme.

  28. A OEA tem que meter o bedelho mesmo.

    Isso não se faz, sair matando pessoas com antecedentes criminais e os mandando para o inferno, isso é inadmissível.

    Não gosto de PM, depois dessa estou começando a pegar bronca de GCM também.

  29. “ANONIMO”. Você é incompetente na profissão e não é competente pra ter um blog, por isso você precisa desse.

  30. Jonas

    Seu verme, não perderei meu tempo com um estrume como você. Só sinto muito que este blog perca. Faça um favor para a sua mãe : morra.

  31. Ainda querem unificar as polícias…não há entendimento num blog imaginem numa repartição com soldado, tira, delegado, oficial…o pau quebra toda hora…kkkkkkkkkk

  32. Dinheiro para recompensa o governo tem, mas reposição da inflação que é um direito constitucional, até agora nada.

  33. Pra mim não dá mais…

    Parabéns!

    Era exatamente nesse enfoque que comecei a responder ao Marcelo, porém, li o seu comentário.

    Em resumo, se a OEA tivesse que interceder em prol dos policiais (civis ou militares) seria a PROVA mais acabada de quanto NADA ou POUCO fariam as associações e sindicatos.

    Ou será que, com ou sem interferência da OEA, realmente fazem MUITO POUCO e “MUITO NADA”???

  34. LEI DO CÃO, PARA CADA POLÍCIA MORTO, 10 BANDIDO MORTO. REGRA É REGRA.
    COMO A POLÍCIA É O FUNIL DO ESGOTO DA SOCIEDADE, AQUI TENDE A FUNCIONAR ASSIM.
    BANDIDO TEM QUE SE COLOCAR NO SEU LUGAR, CABEÇA BAIXA E MÃO PRA TRÁS.
    SIM SENHOR E NÃO SENHOR.
    POLÍCIA FOI FEITO PRA FUDER, PRENDER E MATAR. ISSO É FALADO ATÉ NA BÍBLIA, CLARO COM OUTRAS PALAVRAS.
    QUEM QUISER AJUDAR, EXISTE UM OUTRO CONCURSO PARA INGRESSAR, BOMBEIRO. É CONCORRIDO, MAS VALE A PENA PORQUE SÃO CONSIDERADOS HERÓIS. ESSE A MÃE TEM ORGULHO DE FALAR QUE É FILHO.
    O RESTO É NÓIS……………………………………………….

  35. “ANONIMO”. Se alguém tem de morrer que seja você, pois quem é o rato? vai pra biqueira…

  36. Agora está explicado porque a PM não estava repassando as informações à força tarefa. Estão tentando limpar a própria sujeiras. Estão querendo Se redimir com o secretário.

  37. Certamente irão identificar alguns policiais para mostrarem a imprensa que estão tomando providencias.
    o que acredito de poderíamos fazer é criar uma forma melhor de divulgar as mortes dos policiais no estado de SP, falar da vida e a família do policial que morreu, quantos trabalhos foram realizados por esse policial enquanto estava vivo, para que isso chegue até a imprensa e passe a ver a policia com outros olhos. Os sindicatos deveriam ter feito isso a muito tempo. Enquanto não conseguirmos que a população nos veja de outra forma, continuaremos apanhando de todos os lados como é hoje.

  38. Sindicatos e Associações que estão com os cofres cheios,tanto da PC como da PM a cada Policial (civil ou militar) assassinado, deveria comprar trinta segundos nos intervalos dos telejornais e noticiar o fato,mostrando a foto do Policial e indagar se foi criada força tarefa para esclarecer o homicídio. Vai incomodar bastante!!!!

  39. As associações só sabem é ficar na academia recrutando mais associados…

  40. QUEM DEU INÍCIO A TUDO ISSO FOI O PRÓPRIO GOVERNO.
    PAGA-SE MAL AO POLICIAL QUE TEM QUE FAZER TRABALHO EXTRA, ONDE FOI MORTO.
    GERA REVOLTA DOS DEMAIS POLICIAIS, ASSIM POR DIANTE OCORRE TAIS CHACINAS

    CASO O POLICIAL RECEBESSE SEUS R$10.000,00 INICIAIS, JAMAIS IRIA FAZER “BICO”.

  41. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    A OEA deveria cobrar mais daqueles países onde os ditadores massacram sua população diariamente;

    A OEA deveria exigir mais punições para àqueles governantes que expurgam e forçam uma evasão maciça da população; e,

    A OEA deveria impor regras e punições severas para todos os países ricos que se locupletam das desgraças que acontecem nos países pobres.

    Caronte.

Os comentários estão desativados.