PM afirma que chacinadores são “bandidos” que integram temporariamente a instituição 39

PM reage e afirma que ‘bandidos’ são responsáveis por chacina na Grande SP

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

23/08/2015 14h48

A suspeita de que policiais militares lideraram o assassinato em série do último dia 13 na Grande SP levou a uma reação do comando da corporação. Em manifestação incomum numa rede social, a PM paulista se referiu aos criminosos como “bandidos” que integram temporariamente a instituição.

A reação oficial da polícia foi uma resposta a uma charge que circulou na internet segundo a qual os PMs utilizam o uniforme durante o dia e, à noite, promovem chacinas, numa referência à morte de 18 pessoas nas cidades de Osasco e Barueri num intervalo de apenas três horas. Os crimes ocorreram em um raio de 10 km.

Na nota assinada por seu centro de comunicação social, a PM condena qualquer tipo de generalização “de toda uma classe de trabalhadores por conta de atos supostamente praticados por bandidos que integram temporariamente a instituição”.

Essa manifestação da corporação ocorre no momento em que a Corregedoria da Polícia Militar investiga 19 pessoas por suspeita de envolvimento no crime do final da semana passada, sendo 18 deles policiais militares, segundo revelou reportagem da TV Globo neste sábado (22).

Estariam sendo investigados 11 soldados, dois cabos e cinco sargentos da PM. O último suspeito seria o marido de uma policial.

Desde o início das investigações, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e a Secretaria da Segurança Pública suspeitam da participação de policiais no crime, que teria sido motivado por vingança.

Uma semana antes das mortes em série, um policial militar foi assassinado durante um assalto a um posto de combustíveis de Osasco. Os dois bandidos, que seguem foragidos, teriam reconhecido o PM, que estava de folga e abastecia seu carro.

Na semana passada, 32 PMs foram convocados para prestar depoimento. São homens e mulheres do 42º batalhão, de Osasco, e do 20º batalhão, em Barueri. Em nota neste sábado, a Secretária da Segurança Pública se limitou a dizer que “a Força Tarefa formada por policiais civis e técnicos científicos mantém diligências para esclarecer as mortes ocorridas no último dia 13 em Osasco e Barueri”. Ainda segundo o texto, “a Corregedoria da Polícia Militar apoia os trabalhos.”

ENCAPUZADOS

Cápsulas de três diferentes calibres de armas foram encontradas próximas aos corpos das vítimas: 9 mm (de uso das Forças Armadas) e 38 e 380, de uso de guardas civis metropolitanos.

As ações foram semelhantes. Homens encapuzados estacionaram um carro, desembarcaram e dispararam vários tiros contra as vítimas. Em alguns locais dos crimes, testemunhas disseram que os assassinos perguntaram por antecedentes criminais, o que definia vida ou morte das pessoas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, após apurar as características dos carros usados pelos criminosos, ao menos dois grupos participaram dos assassinatos -homens em uma moto e em um Peugeot prata em Osasco e em um Renault Sandero prata em Barueri.

Além dos 18 mortos e dos seis feridos, a represália à morte do PM de Osasco pode ter deixado um saldo de 24 vítimas e começado uma semana antes do que oficialmente vem sendo investigado pela polícia.

A suspeita de uma “pré-chacina” foi apresentada pela Ouvidoria das Polícias à Polícia Civil de São Paulo. O caso foi relevado pelo programa “Profissão Repórter”, da TV Globo.

O ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves protocolou um pedido para que seja ampliada a lista de crimes investigados pela Força Tarefa, grupo criado pelo governo paulista para tratar da chacina.

Junto com o pedido, ele apresentou a lista dos nomes de seis homens assassinados a tiros na mesma região de Osasco, epicentro da chacina da semana passada, atacados em circunstância semelhantes e alguns deles com diferença de poucos minutos.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

  1. Thoreau é só ficção:

    A própria falência institucional fala por nós!

  2. Eu sei que está difícil pra nós Policiais, para os Professores, Funcionários da Saúde, População em geral, mas tenham calma, em breve, mas muito breve mesmo a solução será implantada e todos os medos sumirão, a insegurança desaparecerá, a luz surgirá com o apertar de um botão, a alegria voltará à todos os lares, praças e ruas de SP. A redenção da nossa tranquilidade está chegando, o “DETECTA” está chegando, aguardem, são só mais alguma licitações e pronto, não desanimemos!

  3. Vinde “DETECTA” e seja a nossa salvação! O povo desorientado e esquecido que votou no picolé pensando em você clama por vossa vinda gloriosa, não tardais oh soberano DETECTA! Por 4 meses (Propaganda eleitoral) só ouvimos falar em você, e agora onde estais?

  4. 34 anos de previdência e 22 de polícia APOSENTADO SEM PARIDADE e ROUBADO disse:
    24/08/2015 ÀS 5:29
    TODOS OS POLÍTICOS SERÃO JOGADOS NO LIXO OU ANIQUILADOS PELAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS..

    ————————————————–

    tomara que isso tem um pouco de verdade , pois do jeito que o sapão barbudo domina todos os setores, brasileiros
    atualmente do jeito que estamos , estaremos eternamente nas mãos do sapão barbudo…..

    alguem tem que nos ajudar a livrar o nosso BRASIL da quadrilha do barbudão…….

  5. cade a paridade
    cade o nu
    cade o nm
    cade a integralidade.
    cade os 30 anos corretos.

  6. bolilou disse:

    24/08/2015 às 18:31

    34 anos de previdência e 22 de polícia APOSENTADO SEM PARIDADE e ROUBADO disse:
    24/08/2015 ÀS 5:29
    TODOS OS POLÍTICOS SERÃO JOGADOS NO LIXO OU ANIQUILADOS PELAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS..

    ————————————————–

    tomara que isso tem um pouco de verdade , pois do jeito que o sapão barbudo domina todos os setores, brasileiros
    atualmente do jeito que estamos , estaremos eternamente nas mãos do sapão barbudo…..

    alguem tem que nos ajudar a livrar o nosso BRASIL da quadrilha do barbudão…….

    bolilou disse:
    24/08/2015 às 18:32

    cade a paridade
    cade o nu
    cade o nm
    cade a integralidade.
    cade os 30 anos corretos.

    “Escuta aqui o tonto, o que acontece em SP não tem nada a ver com o sapão barbudo! O Sapão barbudo não criou o pcc! Não deu asas ao pcc! Não aniquilou as Polícias! Não acabou com a Educação, Saúde e Segurança de SP, uma vez que esses recursos são de responsabilidade dos estados e municípios e não da união! Não venha utilizar de um espaço destinado a Policiais para querer defender seu governador Sr, calça branca!

  7. Resumindo a propria PM se ataca e igual cobra tenta engolir o proprio rabo!!Sabe verdadeiramente que não há a menor suspeita de quem são os autores!

  8. E a palavra sindicato só ouço falar no quinto dia útil quando descontam sua parte do meu salário, o resto do mês é um silêncio profundo.
    Já cheguei a conclusão que sindicato é feito para reunir aposentados no clube para jogar baralho, pro pessoal da ativa não fazem nada.

  9. bolilou disse:
    24/08/2015 às 18:32

    cade a paridade
    cade o nu
    cade o nm
    cade a integralidade.
    cade os 30 anos corretos.

    TÁ NO UMBRAL, QUANDO DA SUA PASSAGEM PARA O MUNDO ESPIRITUAL ESTARÁ TUDO A VOSSA DISPOSIÇÃO.
    TENHA FÉ.

  10. Tanto a polícia militar quanto a polícia civil não passam de esgoto do sistema, policiais são baratos, fiéis, adestrados, escravos e ainda são seres fáceis de punir e depois é só dar descarga.

  11. CADE A PORAAAAAAAAA DO BÔNUSSSSSSSSSSS? GOVERNADOR, VOCÊ PROMETEU LEMBRA? AGORA TEM QUE PAGAR ! ESTAMOS ESPERANDO ESSA MERRÉCA !

  12. infelismente esses atos são a cara do nosso pais, que nao tem condiçoes de nos da segurança, que merecemos, com esses inumeros impostos que pagamos, desarma os cidadãos de bem, com campanha do desarmamento, para dar armas nas maos de bandidos com farda, para nos proteger, acho que a segurança tinha que ser individualmente por cada cidadão, duvidaria se o bar aonde morreu a maioria se os cidadãos de bem pai de familia estivesse armado também, nao aconteceria tal chacina, ou até iria acontecer mais em ambos os lados.

    paiz vergonhoso

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s