Josmar Jozino- Dez chacinas na Grande SP em 2015 aconteceram após mortes de PMs 36

25/8/2015 às 00h56 (Atualizado em 25/8/2015 às 10h00)

Dez chacinas na Grande SP em 2015 aconteceram após mortes de PMs

Chacina em Itapevi foi a 1ª registrada após a morte de cabo Avenilson Oliveira, em Osasco

Josmar Jozino, da TV Record, e Alvaro Magalhães, do R7

No dia 13 de agosto, 18 pessoas foram mortas em Osasco e BarueriEdison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ao menos 10 das 14 chacinas ocorridas na capital e Grande São Paulo neste ano foram precedidas por mortes de policiais militares ou tiveram policiais incluídos entre os suspeitos, aponta levantamento feito pelo R7. Uma delas aconteceu em Itapevi, uma hora antes do início da matança em Osasco e Barueri. O caso não foi mencionado durante as entrevistas coletivas concedidas pelo secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, sobre os ataques.

A sequência de ataques em Osasco, Barueri e Itapevi teve início após a morte do cabo Avenilson Pereira de Oliveira. O policial foi assassinado no último dia 7, por volta do meio-dia, durante uma tentativa de assalto a um posto de gasolina em Osasco.

O R7 apurou que cerca de 12 horas depois da morte do PM houve uma chacina em Itapevi (cidade próxima a Osasco): Aldiberto Araújo dos Santos, Lucas Roberto de Souza, Rodrigo Máximo de Souza, foram encontrados mortos à 0h30 do dia 8 na rua Pedro Paulino, com marcas de tiros na cabeça, braços e pernas.

As vítimas estavam sentadas na calçada quando desconhecidos em um veículo passaram atirando.

Na mesma madrugada, outras cinco pessoas foram mortas em Osasco. A primeira execução aconteceu uma hora após as mortes de Itapevi, por volta da 1h30, na rua Jacinto José de Souza. No dia seguinte, houve mais uma morte na cidade.

Cinco dias depois, em 13 de agosto, mais uma chacina: oito pessoas foram executadas em um bar da rua Antônio Benedito Ferreira, em Osasco. E outras dez pessoas foram assassinadas em pontos diferentes de Osasco e Barueri. Os criminosos usaram um Peugeot e um Renault Sandero e uma moto.

A Corregedoria da PM e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa investigam a participação de policiais militares nos ataques. Na segunda-feira (24), um PM da Rota foi detido sob a suspeita de atuar no massacre.

Além das duas chacinas e outras mortes de Osasco, Barueri e Itapevi, o R7 identificou os seguintes casos:

Mogi das Cruzes (Grande SP)

24 de JANEIRO: Três pessoas são assassinadas no bairro Capureta. Cristian Silveira Filho, Ivan Marcos dos Santos Souza, Lucas Tomas de Abreu morrem na rua Waldir Carrião Soares. No mesmo dia, ocorrem outras duas mortes na cidade. Em julho, um policial militar de Suzano é indiciado pela Polícia Civil sob suspeita de participação na chacina. O nome do acusado não é revelado.

Vila Jacuí (zona leste)

24 DE JANEIRO: O soldado Ataíde dos Santos Júnior é assassinado a tiros quando andava de moto, de folga, na avenida Campanella.

2 DE FEVEREIRO: Gabriel Silva Soares, Edvan Lemos Cordeiro e Mateus Lemos Cordeiro foram assassinados por homens encapuzados quando conversavam em uma praça da rua João Tavares. A pequena Manoela Costa Romagnoli, de apenas dez meses, que estava dentro de casa, também morreu, ao ser atingida por uma bala perdida.

O soldado Fernando Esnilherson NascimentoReprodução

Parque Santo Antônio (zona sul)

28 DE FEVEREIRO: Morre o soldado Fernando Esnilherson Nascimento, que estava internado havia mais de uma semana após ser baleado em patrulhamento.

7 DE MARÇO: Cinco pessoas são executadas na rua José Sedenho e outras seis pessoas morreram na região. A reportagem não obteve o nome das vítimas.

O cabo Spencer Willian de AlmeidaReprodução

Jaçanã (zona norte)

22 DE MARÇO: O cabo Spencer William de Almeida é assassinado no bairro quando fechava o portão da casa em que morava.

O soldado Rafael Lisboa PortoReprodução

24 DE MARÇO: Marcos Nunes Pereira Pinto morre e outras quatro pessoas ficam feridas em um bar da rua Igarapé Primavera.

Tremembé (zona norte)

5 DE ABRIL: O soldado Rafael Lisboa Porto é morto, no Tremembé, por assaltantes que invadiram a casa dele após darem a desculpa de que queriam buscar uma bola que teria caído no quintal.

9 DE ABRIL: Barbara Cristina de Andrade, Elias Menezes dos Santos e José Rodrigo Silva de Lima são executados na rua Arley Gilberto de Araújo. Outra pessoa havia sido morta pouco antes na região.

O cabo Leonílson FigueiredoReprodução

Parelheiros (zona sul)

15 DE ABRIL, PELA MANHÃ: O cabo Leonílson Figueiredo Dias é executado em frente à casa onde morava, na Estrada 15.

15 DE ABRIL, À NOITE: Rodrigo da Silva Costa e um desconhecido são mortos na rua Fonte Nova. Ulisses Dias Gomes e outro desconhecido são executados na rua Alice Bastide. Duas pessoas da mesma família morrem na rua Sônia. Os locais dos crimes ficam em um raio de 500 metros.

Vila dos Remédios (zona oeste)

18 DE ABRIL: Oito integrantes da torcida Pavilhão Nove, do Corinthians, são mortos na sede da agremiação. Foram executados André Luiz Santos de Oliveira, Jhonatan Fernando Garzillo, Jonathan Rodrigues do Nascimento, Fabio Neves Domingos, Marco Antônio Corassa Junior, Mateus Fonseca de Oliveira, Mydras Schmidt e Ricardo Junior Leonel do Prado. Em maio, a Polícia Civil identifica o soldado Walter Pereira da Silva Junior como um dos prováveis autores da chacina.

Mogi das Cruzes (Grande SP)

6 DE ABRIL: O soldado Sílvio de Souza, que trabalhava em Suzano, é encontrado morto, com as mãos amarradas, no quilômetro 22 da Rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos. No dia 20, um PM reformado é baleado em assalto em Suzano.

26 E 27 DE ABRIL: Ao menos seis pessoas morrem e outras duas ficam feridas durante uma série de ataques em Mogi das Cruzes, cidade vizinha a Suzano. Em um único ataque, na rua Presidente João Goulart, bairro Capureta, três pessoas são assassinadas: José Dias Figueiredo Jr. e dois desconhecidos.

Jardim São Luís (zona sul)

21 de JUNHO: O soldado Elias Dias Brasil é assassinado em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Os matadores fogem e abandonam o veículo usado no crime no Parque Fernanda, Capão Redondo, zona sul da Capital.

1º DE JULHO: Seis pessoas são mortas na região. Alerrandro Henrique de Sena, Carlos Alexandre da Cruz Oliveira, Cosme Norberto da Silva, Israel Júlio Nascimento Brito, Marciano de Oliveira e Sidney Alves de Lima são assassinados na rua Maria José de Carvalho, no Jardim São Luis. Os criminosos fogem em um carro.

SECRETARIA DA SEGURANÇA NÃO SE MANIFESTA

O R7 questionou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, nesta segunda-feira (24), se os casos mencionados foram esclarecidos e se alguém havia sido preso. A pasta informou que não teria tempo de fazer levantamento até a publicação desta reportagem.

  1. Mera coincidência né..

    o comando da PM perdeu o controle da tropa..

    o pior é q nem vão atras de quem matou os mikes.. matam inocentes.

  2. O engraçado é que esses vagabundos desses repórteres só fazem esses levantamentos quando é pra falar contra a polícia.

  3. Aprender a interpretar texto é primordial antes de dar a opinião.
    Em nenhuma das linhas que escrevi disse que a culpa era desse ou daquele, disse que quando é para fritar a polícia nenhum esforço é poupado.

  4. E me desculpe mas quem leva repórter da Record a sério, merece mesmo tomar no buraco da bala, uma emissora pautada no sensacionalismo merece toda credibilidade.

  5. Caralho cadê a Reestruturação, entrei nesta Policia Civil com 20 anos de idade, em 2005 com a esperança de alguma melhora ou promoção que nada… fui enganado igual a uma garotinha inocente…
    Devia ter entrado na Policia Militar mesmo como Soldado, pelo menos não iria escutar alguns ”lixos” falando Carcereiro pra lá Carcereiro pra cá “grade, bunda da polícia e etc” puro Rotulismo de um bando de arrogantes, ignorantes que precisam desmerecer os outros para ser sentir bem consigo mesmo, por causa da sua sorte (em passar no concurso) e ignorância.
    Se eu tivesse como meus 20 anos de idade teria entrado na Policia Militar mesmo como Soldado, já teria virado Cabo, se estudado um pouco Sargento, se estudado um pouquinho mais Oficial.
    Agora nesta Policia Civil para ser alguma coisa ou mudar de cargo temos que disputar concurso público com a população externa.
    Na Policia Militar você disputa com o público e também com internos da corporação.
    VIVA A POLÍCIA MILITAR, onde todos são policiais sem preconceitos.

  6. Na verdade as grandes vítimas são os Policiais, ganham pouco, trabalham muito, correm risco constante, são desprezados pela imprensa, por suas chefias e comandos, por grande parte da população, por ONG’s, Institutos, Comissões, etc,etc,etc. Ninguém gosta de Polícia, então, compete a nós mesmos nos defendermos, é o único jeito, a coisa realmente tá feia…

  7. Eu tô esperando a sua opinião caro colega, até agora só vejo ataques ao repórter, ao jornal e seus leitores.

    Espero pois não creio que sua opinião seja que a polícia, ou qualquer outro corpo de funcionários públicos, está acima de críticas. Ou é. Sei lá.

  8. por mim ta certo os PMs! Não são cuzões como as outras policias que se escondem numa utopia de legalidade e estrito cumprimento a Lei! Aqui a Lei já virou papel higiênico faz tempo!
    Não há para policiais o mesmo empenho, cobrança e atitude quando morre esses vagabundos!
    Osasco ta fininho! Diminuiu pra KCT o crime! E por que? vagabundo tá com medo de morrer! Só assim segura os malas!
    Morreu 1 policial, que deite 10 malas ou mais! Não morreu nenhum trabalhador, contribuinte da sociedade! Quem gosta de defender vagabundo/ladrão quero mais que se FODAM! sem falácias de CF, Lei! demorou pro esquadrão voltar!
    E estão colocando uns coitados internamente só para passar a sensação que está sobre controle!
    PARABÉNS AOS COLEGAS! É MINHA OPINIÃO!

  9. Tanto a polícia militar quanto a polícia civil não passam de esgoto do sistema, policiais são baratos, fiéis, adestrados, escravos e ainda são seres fáceis de punir e depois é só dar descarga.

  10. O CULPADO É O GOVERNO QUE PAGA POUCO E O POLICIAL É OBRIGADO A FAZER “BICO”.
    QUANDO É ABATIDO, POIS NUNCA TEM COMO REAGIR.
    OS COLEGAS COMPRAM A BRONCA E VÃO PARA CIMA DOS MALAS.
    A SOCIEDADE PASSA A CULPAR TODO OS MIKES.
    PENSAM BEM – SE NO INICIO TIVESSE UM BOM SALÁRIO EM MÉDIA R$-10.00,00 A 15.000,00, COM CERTEZA TAIS CHACINAS NÃO IRIAM OCORRER, POIS NÃO PRECISAVAM COMPRAR AS BRONCAS.
    FUI A CULPA É DO GERALDO, FUI A CULPA É DO GERALDO.

  11. Estão matando o boi para se livrar dos carrapatos. Todos sabem, tem que ser aplicadas doses homeopáticas para ir exterminando as pragas aos poucos. Se perder essa visão o boi vai pro brejo.

  12. Quem fez…… Fez o que deveria da forma errada…..

    Quiseram acabar com a praga de uma só vez e nos dias de hoje não funciona mais assim…..teria que ser feito bem devagar…..

  13. Ok.
    Quantas chacinas são realizadas diariamente por integrantes de grupos criminosos organizados e alheios ao aparato policial?
    Apesar disso, não se vê retaliação estatal. E muito menos indignação coletiva.
    Punição ampla, geral e irrestrita.

  14. O Grella tava “mandando bem”. Valorizava os policiais legalistas e punha freio nos malucos. Por que será que caiu?

  15. lendo o texto acima , existe a possibilidade sim de policiais revoltados com o assassinato do amigo policial foram
    a forra e mandaram os suspeitos das mortes dos policiais irem visitar o capeta mais cedo….

    mas do outro lado, podemos pensar assim ;;;;

    não é mais fácil o PCC parar de mandar os seus soldados aniquilar os policiais paulistas ?
    será que eles são tão burros , e não vê que a cada policial aniquilado eles ( PCC )estão perdendo mais de 10 soldados ?

    daqui a alguns dias os soldados do PCC se amotinarão , e se negarão a cumprir as ordens absurdas do PCC.
    pois saberão que se matar um policial estarão assinando a sua sentença de morte , POIS SABEM que o bicho vai pegar……

    ACORDEM LAGARTOS DO PCC………

    LADRÃO É BURRO MESMO !!!!! E SEMPRE SERÃO .

  16. Boa noite!

    Senhoras e Senhores.

    Só se ataca quem se conhece ou somente se ataca quem oferece riscos?

    Enxugar gelo é extremamente prejudicial à saúde de todos ou é somente uma frase sem sentido?

    Combater o crime é agir de acordo com o que preceitua a lei ou simplesmente serve para contentar a mídia ou o ego de alguém?

    Pense nisso.

    Caronte

  17. Hoje em dia cada um que segure o seu pacote…agora os mikes que cobraram a bronca dos colegas abatidos pelos malas, vão pra cadeia, perderão o emprego e a família ficou espatifada…

  18. Como pedem o Bônus? Se a PM pode estar inflacionando a estatística. Deve ser pelo fato de que somente o auxilio alimentação equivale ao Bônus é quase a uma carreira Jurídica.

    Palmas para Marcola e seu asseclas e.legião de marginalizados que deseja entrar para a “FIRMA” nascida, nutrida e crescida neste Estado, que é outro País e exporta marginais com certa organizados criminal e empresarial. Aqui é local que tonelada e meia e fundo falso em veiculo [num da nada].
    A CULPA É DE QUEM?
    Querem fechar a s fronteiras da droga comecem pelos helicóptero e aviões, pois os caminhões e carro, passar pelo exército, ta osso.

  19. PÔ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUANDO É QUE VÃO ACERTAR A SITUAÇÃO DOS CARCEPAS ?

    TA DEMORANDO MUITO ……………………..TÔ DE SACO CHEIO JA…………………..

  20. CADE A PORAAAAAAAAA DO BÔNUSSSSSSSSSSS? GOVERNADOR, VOCÊ PROMETEU LEMBRA? AGORA TEM QUE PAGAR ! ESTAMOS ESPERANDO ESSA MERRÉCA !

  21. NÃO PRECISA SAIR POR AI MATANDO NÓIAS TODAS AS VEZES QUE MATAM UM POLICIAL, NEM PRECISA PRENDER NINGUÉM, BASTA A POLICIA IDENTIFICAR O SINTONIA DO PCC DA REGIÃO, E SENTAR O PAU NELE, VAI VER QUE LOGO LOGO ELES PEDEM ARREGO.MORREU POLICIA, ENCONTRA O SINTONIA DA ÁREA E JÁ ERA, É PARA A SOCIEDADE, GOVERNO, IMPRENSA FOI APENAS MAIS UM NA GUERRA DO TRÁFICO, SENHORES, POLICIAL TEM QUE SER SINÔNIMO DE UMA PESSOA LIGEIRA, ESPERTA, FUUUUUUUI.

  22. Jacaré sem dente matou a pau a charada…

    melhor resolver o problema do que ficar aumentando..

  23. E o suposto grampo em que (supostamente) a Dra. Sato caiu? Alguma chance de ser verdade?

  24. Amigo , eu não dou dono de nada, mas será que seria possível vc imaginar um nome para vc usar aqui, ao invés de utilizar aquele que eu utilizo ?

  25. JACARÉ SEM DENTE em 26/08/2015 às 0:42

    Não muito tempo a trás o que se fazia era isso, mas como o governo serve a bandidos, colocaram o grella na ssp e deixaram o crime livre pra fazer o que bem quiser

  26. NOTICIA PARA OS DEFENSORES DA VAGABUNDAGEM.

    DEU NO DATENA , AGORA A POUCO QUE UM POLICIAL CIVIL FOI FUZILADO EM PIRITUBA.
    O PC PILOTAVA UMA MOTOCICLETA,
    DEU QUE ELE SE CHAMAVA – MURILO -E TRABALHAVA NA REGIÃO DE GUARULHOS.

  27. É mesmo??? Então toda vez que morre um policial, na seqüência ocorre uma chacina em SP? Dá um tempo gente. É claro que isso acontece e o contrario também, pois afinal não para de morrer policial e não para de ter chacina é um crime atrás do outro. Ligar uma coisa a outra de forma fundamentada em investigação séria, isso seria o correto. Agora acreditar em reportagens, isso é piada. Me diz ai qual emissora tupiniquim é séria? Qual possui jornalistas e repórteres qualificados? Qual jornal, lido ou assistido é imparcial em suas notícias? Mais policiais morrerão e mais chacinas ocorrerão e ninguém impedirá isso, pois já é cotidiano. O governo só se movimenta quando há pressão de mídia e a mídia vive da desgraça alheia. A grande maioria dos que morrem nessas situações são das classes da base da sociedade então nunca haverá empenho para impedir esses crimes. Depois que eles ocorrem não adianta correr atrás.

  28. porra ueu quero e saber de aumento cacete… porra…. caralho……………….

  29. poxa vida e o meu salario que ta uma merreca……

    eu quero aumento caramba……………………

  30. e o charles que mataram ontem? ouvi boatos ai que no testemunho dos mecanicos, fizeram ele na covardia.

    vai chamar o pcc (policia com capacete) ou vai chamar os boys das especializadas pra pegar os malas?

  31. e o charles que mataram ontem? ouvi boato que no testemunho dos mecanicos, os caras foram crueis..

    vao chamar o pcc (policia com capacete) pra cobrar ou vão deixa na mão dos boys das especializadas pra buscar os malas?

Os comentários estão desativados.