Presidenta da ADPESP – Drª Marilda Pansonato Pinheiro – afirma que PM comprometeu investigações de chacina 68

Para delegada, ‘atropelo’ da PM afetou prova de chacina na Grande SP

ROGÉRIO PAGNAN
LUCAS FERRAZ
DE SÃO PAULO

29/08/2015 02h00

Principal porta-voz dos delegados da Polícia Civil paulista, Marilda Pansonato Pinheiro, 60, expõe o racha na investigação da chacina que deixou 19 mortos na Grande São Paulo e afirma que as provas do crime foram comprometidas após um “atropelo” da Polícia Militar.

Reportagem da Folha nesta semana mostrou o mal-estar gerado pelas ações da Corregedoria da PM ao agir à revelia da força-tarefa criada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) para investigar os assassinatos em série.

As mortes, nas cidades de Osasco e Barueri, ocorreram no último dia 13 num intervalo de menos de três horas.

O estopim para o racha ocorreu no último final de semana, quando o Tribunal Militar atendeu os pedidos da PM para a realização de mandados de busca e apreensão contra 18 policiais e um segurança suspeitos dos crimes.

Divulgação
Marilda Pinheiro, da associação de delegados, com o secretário Alexandre de Moraes
Marilda Pinheiro, da associação de delegados, com o secretário Alexandre de Moraes

Essa iniciativa da PM irritou membros da força-tarefa, formada também por Polícia Civil e Ministério Público.

“Houve uma quebra daquilo que foi acordado. Investigação é técnica, demanda ações minuciosas. Ela não é feita no atropelo. Essa afoiteza da PM certamente comprometeu o trabalho que havia sido feito e interrompeu uma linha de investigação”, afirmou a delegada à Folha.

Ela preside a ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia de SP), a maior da América Latina, que representa no Estado mais de 4.000 filiados.

Nos últimos dias, o racha na apuração da chacina também chegou ao Poder Judiciário, que se dividiu em relação à competência da investigação -se ela ficaria a cargo da Justiça comum ou da militar.

Ao analisar o pedido de prisão preventiva do único PM detido até o momento por suposta participação na chacina, o Ministério Público se manifestou pelo envio dos autos à Justiça comum “por se tratar de crimes dolosos contra a vida de civis”. Mas um juiz do Tribunal Militar foi contra o envio, mantendo a análise do caso na jurisdição militar.

A animosidade revelou ainda a fragilidade das provas até aqui. A maioria dos PMs alvos dos mandados foi colocada sob suspeita por fatos anteriores à chacina.

Um exemplo da confusa investigação ocorreu na quarta (26): a juíza Elia Kinosita, da 1ª Vara do Júri de Osasco, negou pedido de prisão formulado pela Polícia Civil para o soldado da Rota Fabrício Eleutério. Entretanto o mesmo pleito, feito pela PM e referente ao mesmo policial, acabou acatado pela Justiça Militar.

Os objetos apreendidos nas casas de 18 PMs e de um segurança particular ainda estão em análise -como armas, tocas, pendrives e até documentos de foragidos da Justiça.

“A investigação pré-processual é de competência de nosso tribunal”, afirmou à Folha Paulo Adib Casseb, presidente do Tribunal de Justiça Militar. “São focos diferentes, nós prezamos pelo respeito à ordem e à disciplina. A Justiça comum, pela liberdade.”

Em nota, o governo paulista informou que “não há qualquer disputa, mas uma cooperação mútua para prender criminosos”.

Folha – Os delegados estão revoltados com a PM na investigação da chacina?
Marilda Pansonato Pinheiro – É mais indignação do que revolta. Havia uma força-tarefa, cada um tinha sua atribuição, uma cooperação. E, inesperadamente, inexplicavelmente, houve um desvio no que havia sido acordado e a PM acabou se precipitando e levando ao conhecimento dos suspeitos que havia uma investigação contra eles. Obviamente, veio por terra toda a investigação. Tudo foi invalidado.

Houve quebra de confiança?
Deve haver comprometimento de quem está compondo a força-tarefa, que é uma troca. Não sei o que levou a PM a esse tipo de atitude. Esperamos uma resposta, vamos cobrar.
O que a gente sente é uma quebra de confiança. Havia uma investigação sigilosa, deveria ter sido mantida a confiança, a lealdade, um trabalho conjunto.
Se a PM não confia na Polícia Civil, ela precisa dizer que não confia. Se não confia, que não faça parte da força-tarefa e leve seus argumentos para o secretário.

A crise agravou a rivalidade entre as polícias?
Não é questão de rivalidade, é um prejuízo para toda a sociedade. Esse tipo de comportamento gerou um mal-estar e tem que ser equacionado o mais rápido possível. O que não pode é acontecer essa invasão, esse atropelo.

Ainda existe uma força-tarefa?
Essa é uma questão que só o secretário vai poder dizer. Eu não sei. Fica muito difícil de trabalhar diante de uma situação dessas. Só que existe um fato maior [a solução do crime], precisam ser superadas essas divergências.

Houve um rompimento com o secretário?
De modo algum. A associação não pode silenciar diante da gravidade da situação. Se ela não se manifestou antes de forma tão veemente é porque nunca tivemos uma situação tão grave.
O doutor Alexandre de Moraes está se manifestando como um representante do governo do Estado de São Paulo. Então, respeitamos profundamente a sua posição. Somos legalistas e respeitamos o cargo do secretário da Segurança. Nós, da Polícia Civil, como a PM, somos subordinados ao secretário. Então, o cargo do secretário da Segurança Pública merece todo o nosso respeito.

Teme que os culpados pela chacina não sejam punidos?
Eu temo que, ainda que se chegue [aos culpados], será muito frágil o conjunto probatório. Será que o conjunto probatório, daqui para a frente, será suficiente para chegar à autoria? Será que vamos conseguir chegar à Justiça? Ninguém quer vingança. A gente quer Justiça.
Há um temor de que não se consiga dar a resposta que a sociedade está buscando e levar à Justiça o que realmente aconteceu.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

  1. Não adianta espernear, a competência para investigação é da POLÍCIA MILITAR e o julgamento, ao TRIBUNAL DO JÚRI, caso tenha sido oa ato cometido por Militares do Estado,… Não é a Polícia Militar quem diz, é a lei caríssimos. Pt saudações

  2. Confio no DHPP, tenho certeza que vão chegar nos culpados. Se a Correg PM realmente prejudicou a investigação, tem os meios legais para resolver isso, ficar chorando pelos cantos, dá a entender que não está conseguindo resolver o caso.

  3. amigo do pinda disse:
    29/08/2015 ÀS 11:10
    O PSDB criou corvos……. Agora, prevaleceu o ditado.
    __________________________________________________________________________________________________

    Sem mais, …………………………..

    E se repete até no mais baixo escalão……………..o que vale, é gaveta aberta……………correr atrás de ladrão para que ?

    FECHA LOGO ESTA MERD,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  4. Crime contra civil e justiça civil e a apuração e da policia civil, agora a birra da pm e o ciclo completo, portanto a partir de agora devemos deixar que somente que o psdb confie na pm e os juizes militares que e outra coisa que precisa mudar.

  5. Por outro lado a pm assumiu um abacaxi, se nao apresentar os culpados levara o nome que atrapalhou a investigação, mais como sempre deve ter boi de piranha e somos meros numeros, os investigados podem serem levados a serem culpados.

  6. Com toda Vênia aos classes jurídicas, mas “atropelo” foi a velocidade que a PEC 172 já passou na Ccj, e vai a plenário pra ser aprovada, dizimando com todo esforço da ativação da Pec 443.

    Qdo avisamos que a luta deveria ser em âmbito estadual e por toda Instituição fomos chamados de “invejosos”.

    Mais uma (de centenas) derrota humilhante para a classe de Delegados de Polícia.

    Vcs deveriam ser melhores organizados e sagazes.
    Só dão bola fora.

    Resta eu assistir de camarote com pipoquinha tudo aquilo que foi avisado e orientado (de graça) pra vcs aqui.

    Ah, e não adianta dizer blá-blá-blá de que uma Pec outra é lei complementar, e blá-blá-blá de que “a previsão de dotação orçamentária” e blá-blá-blá…

    Já era. Comemoraram e mais uma vez não levaram.

    Ai indago: pq diabos não lutam aqui na Assembleia por melhorias para todos policiais civis e Instituição como um todo?

    O egoísmo deu uma paulada feia na cabeça de vcs. E dessa vez foi feia.

  7. VAMOS FALAR A VERDADE? A POLICIA CIVIL E A MILITAR SÃO POLICIAS AMADORAS NAQUILO QUE FAZ. NÃO SÃO TREINADAS, NÃO TEM CONHECIMENTO TÉCNICOS(SE TEM, ESTÃO ENTERRADAS BEM FUNDO), SÃO “PRODUTORAS DE EGOS”, PRINCIPALMENTE DE DELEGADOS. EXISTE POLICIAIS “LIGEIROS”(DIGO “LIGEIRO” PARA O BEM E NÃO PARA OS “BENS” ALHEIOS), SIM EXISTE.SÃO POUCOS. PESSOAS QUE FORAM “CRIADAS” NUMA ÉPOCA EM QUE SER POLICIA ERA TER VIVIDOS NO MEIO DA “MALANDRAGEM” E CONHECIA O PROCEDER DOS BANDIDOS. AGORA VENHAMOS E CONVENHAMOS, A GERAÇÃO QUE ESTÁ SERVINDO A POPULAÇÃO(NU) É UM BANDO DE MANÉ QUE NÃO SABE NADA. ENQUANTO A POLICIA NÃO DEFINIR O QUE QUER SER, SEREMOS UM BANDO DE “ZÉ” NAS MÃOS, OU DA IMPRESSA OU DOS POLÍTICOS SAFADOS. EXISTE UMA CRISE NA POLICIA CIVIL E MILITAR.EXPLICO: PC TEM FAMA DE LADRÃO E PM DE JUSTICEIRO MATADOR. AI ENTRA O TERCEIRO FATOR QUE É A IMPRENSA QUE GOSTA DE ESCULACHAR COM AMBAS. SÓ PODE DAR MERDA. A OEA COBRAR UM ÓRGÃO PUBLICO PELA EXECUÇÃO DE SEU TRABALHO É O FIM. EM QUE PONTO NOS CHEGAMOS. PRECISAMOS TOMAR CONSCIÊNCIA POLITICA E PARAR DE VOTAR NESSA CORJA DE SAFADO QUE ESTÃO A 20 ANOS NO GOVERNO. RENOVAR PARA GARANTIR UM FUTURO DIGNO PARA NOSSOS FILHOS. É O MINIMO QUE PODEMOS FAZER.

  8. ENQUANTO TODOS, VITIMAS DESTE STILEIU, SE DIVIDEM E SE ESFACELAM, EXTINGUEM . . .

    O REIZINHO E SEUS ASSECLAS CAEM AS GARGALHADAS . . .

    SE KRLHO DO REI NÃO SE IMPORTA NEM COM SUA PRÓPRIA FAMÍLIA

    E JÁ RIFOU SUA ALMA PRO RABUDÃO

    O QUE TODOS NÓS VITIMAS DESTE GENOCIDA PODEMOS ESPERAR ????

    DEIXEM ESTES FDPS PÇÇ$DB SE FUD3R3M . . .

    LEGALISTAS ????

    QUE LEI ???

    ESTA ???

    A VÃO SE FUD3R PQP . . .

    É GUERRA POHH4 . . .

  9. é GUERRA . . .

    GUERRA SRS . . .

    NÃO ESPEREM POR UMA DECLARAÇÃO FORMAL

    NEM UMA EXTERIORIZAÇÃO MATERIAL A LA II GRANDE GUERRA 45

    ESTA EXPLOSÃO DE VIOLÊNCIA É MUTANTE

    E SE ADÉQUA A REALIDADE DO TERCEIRO MILÊNIO . . .

    CRIME VIA FALA$$$$$$IA DE ISTADO, RÉS PÚBLICA, DIRETCHU, LEYS . . .

    TUDO FUMAÇA NESTE TERRITÓRIO DE 515 ANOS . . .

    E O INIMIGO DE TODOS,

    POPULAÇÃO, SERVIDORES PÚBLICOS E A ESPERANÇA DE ALGO MELHOR . . .

    ESTA ENTRANHADO NO ISTADU E SEUS PHODERES

    . . .ATÉ QUANDO AINDA IRÃO DUVIDAR ???

  10. E NESTE CENÁRIO REAL

    NO MEU ENTENDIMENTO

    ESTAMOS MUITO LONGE DE UM NÚMERO IDEAL

    DE SOLDADOS DISPOSTOS A PASSAR A RÉGUA

    E FODAÇ O IMUNDO . . .

    FODAÇ

    FODAÇ . .

    QUANTAS SÃO ?? ONDE ESTÃO AS FAMÍLIAS DOS NOSSOS IRMÃOS TORTURADOS

    ESCULACHADOS, EXECUTADOS ????

    CHEGA DE IDEIA . . . PORHHH4 . . .

    VÃO INVESTIGAR COMO SE FABRICA E MANTÉM UM REIZINHO GENOCIDA PRIMEIRO

    VÃO INVESTIGAR A MÁQUINA GENOCIDA

    VÃO INVESTIGAR O BIGBOSS DO PÇÇ$$$$$$DB

    SE QUEREM FAZER ALGO DE POSITIVO PARA TODOS . . .

  11. Cade a valorização do NU ???W

    Cade o reajuste de 2015 de o mínimo 10% ????

    Cade o auxílio alimentação de R$580,00 ???

    Cade as promoções automáticas com diminuição de tempo ???

    Cade o reajuste salarial pela URV ???

    Cade a outra metado do ALE ???

  12. Se a porra da atribuição de investigar é dos milicos, por que cargas de água formaram essa palhaçada de força tarefa? Se a polícia. Militar deve.presidir as aapurações, junto ao juízo do júri, por que caralhos representaram pela prisão na justica militar, já que obviamente, estranhamente são incompetentes?

    Claro que essas questões ponho aqui por que o nível mental da gente toda que acessa esse site, sendo na melhor das hipóteses, de um cretino imbecil, resta a mim idiotia – me para não morrer de solidão.

  13. Mais de 10.000 pessoas ASSASSINADAS em SP só nos últimos 3 anos - Investigaram e resolveram todos os casos ??? Então quem atrapalhou ??? disse:

    Tá bom, esta investigação das 18 mortes então está prejudicada pela PM ??

    É isso ????

    Bom então venham a Público e expliquem ao POVO isso:

    Quem prejudicou a investigação dos 4.444 Homicídios de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 4.293 Homicídios de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 2.207 Homicídios até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 257.068 ROUBOS de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 311.214 ROUBOS de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 177.611 ROUBOS até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 542.888 FURTOS de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 516.511 FURTOS de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 287.585 FURTOS até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    E agora, qual a DESCULPA ????

    Quem já foi FURTADO, ROUBADO ou teve familiar ASSASSINADO sabe do que estou perguntando ???????

    Mais de 10.800 pessoas foram Assassinadas no Estado de São Paulo só nos últimos 3 anos

    Será que a PM teria atrapalhado estas investigações ??? Quantos destes 10.800 HOMICÍDIOS foram esclarecidos ???

    Mais de 1.000.000 ( um MILHÃO de FURTOS só nos últimos 3 anos ) quantos foram esclarecidos ????

    Você já TEVE sua Casa arrombada, seus bens levados ??? O que a Polícia Civil fez pra te ajudar ???? Investigou e Prendeu os autores ??? TENHO CERTEZA QUE SIM !!! acertei né ????

    Olha para o Espelho por 4 minutos e escuta o que tenho pra falar pra vocês…

  14. Porque o interesse de investigar só essa chacina se nem o policiamento ostensivo faz direito. disse:

    O tempo está passando, e pelo que está parecendo se perderam na solução agora já estão inventando desculpas, e só vão apresentar para PC o bagaço dizendo que sempre cooperaram.

  15. PESSOAL !, NÃO FOI A TOA QUE HÁ POUCOS DIAS EM DISSE QUE ERA MIL VEZES MAIS UMA “MAJURA LOIRA” DO QUE ESSA “MAJURA JAPA”. CORTO O MEU “SACO” SE ESTA PATIFARIA TIVESSE OCORRIDO COM A LOIRA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  16. Mais de 10.000 pessoas ASSASSINADAS em SP só nos últimos 3 anos – Investigaram e resolveram todos os casos ??? Então quem atrapalhou ??? disse:
    29/08/2015 ÀS 14:32

    O Amigo(a) disse ai em cima que a PC não consegui investigar todos esse crimes pois bem:

    E a Gloriosa PM onde estava que deixou acontecer todos esses crimes ?????

    Hoje a polícia civil não consegui resolver os crimes, pois bem, não é por culpa dos Policiais nem culpa da instituição Polícia Civil, a culpa é simplesmente do Governo e Secretário de Segurança.
    Falta de Policiais em todas as carreiras e cargos.
    Falta de infraestrutura.
    Falta de Viaturas.
    Falta treinamento.
    Falta reciclagem.
    Falta salário melhor.
    Etc, Etc.

    Então fica assim a PM não reprime os Criminosos > a Civil não Investiga e descobre o Criminoso; quando acontece uma Chacina e é criado um grupo para dar resposta para a Sociedade vem uma parte da Instituição (PM) e faz uma lambança.

    Em vez de trabalhar junto, não…

    Sabe quem vai ficar no Prejuízo?????? A População, A Sociedade, As Cidades envolvidas e principalmente os familiares de quem morreu.

  17. SR. OU SRA. “MIMOSINA” !, ESQUEÇA DESSA 51/85, POIS EU INGRESSEI NESSA “BARCA FURADA”, QUANDO GALINHA TINHA DENTES E, TIVE QUE ME APOSENTAR NO FATOR 95. SABE O QUE OCORREU !, TRABALHEI OITO ANOS A MAIS PARA ESSE DESGOVERNO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…..

  18. Porque o interesse de investigar só essa chacina se nem o policiamento ostensivo faz direito. disse:
    29/08/2015 ÀS 15:16
    O tempo está passando, e pelo que está parecendo se perderam na solução agora já estão inventando desculpas, e só vão apresentar para PC o bagaço dizendo que sempre cooperaram.

    COLEGA SOU PM E NÃO QUERO ENTRAR NESTA BRIGA, QUE PRA MIM TODOS (PC E PM) SÃO INCOMPETENTES AO EXTREMO, E NÃO MERECE A MINHA TORCIDA, UM ESTÁ JOGANDO PARA O OUTRO APENAS PARA JUSTIFICAR AS SUA INCOMPETÊNCIA. O SISTEMA DE POLICIAMENTO DAS POLICIAS EXISTENTES PRECISAM PASSAREM POR UMA REFORMULAÇÃO COMPLETA, TÁ TUDO ERRADO, FALTA TUDO, SÓ NÃO FALTA CRIMES PARA INVESTIGAR, FALTA MÃO DE OBRA, FALTA EQUIPAMENTOS, FALTA SALÁRIO, TEMOS QUE PARARMOS DE FICAR OLHANDO AS SUJEIRAS NO TERREIRO DO VIZINHO, AO INVÉS DE LIMPAR O SEU PRÓPRIO. PRECISAMOS É DE REESTRUTURAR AS POLICIAIS UNIFICANDO E PRONTO.HOJE NÃO EXISTEM ESCOLAS DE ENSINAMENTO PARA UMA INVESTIGAÇÃO, O QUADRO EXISTENTE NA SUA GRANDE MAIORIA E COMPOSTAS POR POLICIAIS DE OUTRA CARREIRA USURPANDO FUNÇÃO, E QUE DE NADA SABE DE INVESTIGAR, A PM AO INVÉS DE FAZER O SEU PAPEL QUE É O SERVIÇO PREVENTIVO, FICA TOMANDO CONTA DE PROPRIEDADES PARTICULARES COMO ( CX ELETRÔNICOS VEÍCULOS ETC…, E AS RESIDÊNCIAS SENDO FURTADAS , ROUBADAS, SEQUESTRADAS, É O FIM, A PM E A PC PARECEM (PATO), NÃO ANDAM DIREITO, NÃO NADA DIREITO, NÃO CANTA DIREITO, TUDO QUE FAZ NÃO É QUALIFICADO, BOA TARDE COLEGA.

    OBS: DEVERÍAMOS NOS ESPELHAREM NA POLICIA FEDERAL ( PC) E NA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL( PM), O RESTO É BLÁ BLÁ BLÁ.

  19. SR. ” JACARÉ SEM DENTES”, MEUS PARABÉNS PELO EXCELENTE EXPOSTO. MEU AMIGO !, QUANDO EU ESTAVA NA ATIVA TRABALHEI NUMA DELEGACIA DA SECCIONAL CENTRO ONDE NAQUELA ÉPOCA EXISTIAM NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 30 ESCRIVÃES DE POLÍCIA. HÁ POUCOS DIAS CONVERSADO COM UM COLEGA ESCRIVÃO QUE TRABALHA NESTA MESMA DELEGACIA ELE ME DISSE QUE LÁ ATUALMENTE TRABALHAM APROXIMADAMENTE 20 ESCRIVÃES.S.M.J., OCORREU O CONTRÁRIO, QUANDO A POPULAÇÃO ERA PEQUENA EXISTIAM MUITOS ESCRIVÃES, E HOJE QUE A POPULAÇÃO AUMENTOU, DIMINUIU A QUANTIDADE DE ESCRIVÃES. É POR ISSO QUE MUITOS ESCRIVÃES RECLAMAM QUE ATUALMENTE SECRETARIAM 600, 700, 800 OU MAIS I.Ps. RESULTADO DISSO SÃO OS I.Ps. MAU ELABORADOS COM DILIGÊNCIAS ESDRÚXULAS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  20. hehehehehehehehehehe, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O QUE SE DIZER DEPOIS DESSE VÍDEO ACIMA SENHORES? ALOPRADO ESSA É A MAIS PURA REALIDADE DAS POLICIAS ( TODAS PARECEM PATOS MESMOS), CADA UM LUTANDO PARA FAZER O SERVIÇO DA OUTRA.

    SENHORES ESTAMOS TODOS NOS MESMOS BARCOS, E ESSES BARCOS ESTÃO TODOS FURADO, PRECISAM URGENTEMENTE DE REFORMAS, REESTRUTURAREM AS SUAS BASE, REPOR TUDO AQUILO QUE ESTÃO FALTANDO, DESCARTAR TUDO AQUILO QUE ESTÃO ATRAPALHANDO.

    VAMOS NOS UNIRMOS SENHORES PARA TORNARMOS FORTES, VAMOS LUTARMOS PARA UMA REESTRUTURAÇÃO NA POLICIA, UNIFICANDO-AS, TORNANDO ELA CIVIL, COM UM CORPO UNIFORMIZADO, FAZER CICLO COMPLETO, SÓ QUEM VÃO PERDEREM COM ESSA UNIFICAÇÃO SERIA OS CONSIDERADOS SANGUES AZUIS ( DELEGADOS E OFICIAIS) QUE VÃO PERDEREM UM POUCO O PODER DE MANDO, OS DEMAIS EM NADA VÃO PERDEREM, PELO CONTRÁRIO, VÃO SEREM FORTIFICADOS, PENSEM, VAMOS PARAREM DE FICAREM JOGANDO PEDRAS EM COMPANHEIROS, O INIMIGO É OUTRO, O INIMIGO É O CRIME, E O PRÓPRIO GOVERNO, PENSEM BEM IRMÃOS, VAMOS NOS UNIRMOS, BOA TARDE , ABRAÇOS A TODOS.

  21. MARCHANDO E DE CAPUZ….
    .
    TINHA É QUE DESCONSTITUIR TODA ESTA BOSTA MESMO….
    .
    .
    BRINCAR DE PROSTITUTA SECRETA DE FARDADO…
    .
    E DEPOIS TOMAR TIRO EM ILHA BELA…
    .
    COISA DE O—T—Á—R—I—O–
    .
    E VIVA A POLÍCA SERVILLLLL

  22. kikikikikikikiki, no vídeo acima , os PCs mais se parecem com um monte de MISTER M. KIKIKIKIKI.
    achei muito engraçado os PCs marchando, e eu que pensava que marchar era só para os PMs….
    kikikikikiki.

    pra que capuz ?????????????????????

  23. a DRa MARILDA esta certa , ela ta sempre ao lado dos manda chuvas.. agora é ao lado do SSP.
    antes estava ao lado do xuxu….
    com isso os majuras estão ganhando tudo o que pedem.. enquanto que nós não ganhamos nadinha de nada..

    ta na hora dos nossos representantes , colarem no xuxu e no ssp, pra ver se a gente consegue alguma coisa…….

  24. retornando ao assunto dos PCs encapuzados……..

    juro a todos que eu nunca soube que a PC de SP tem um departamento que usa capuz oficialmente…….

    mas que ficou engraçado , ai eu concordo ……………………….

  25. BANDIDO QUE ATIROU NA CABEÇA DA POLICIAL MILITAR JÁ FOI PRESO PELO DEIC ONTEM 28 DE AGOSTO.

    A CORREGEDORIA DA PM AINDA ATRAPALHA AS INVESTIGAÇÕES DO DHPP NO ESCLARECIMENTO DA CHACINA DAS 19 MORTES EM OSASCO E BARUERI.

  26. que palhacada, fiquei morrendo de vergonha, com o video acima, vai ter xarope pra inventar la longe!

  27. a pec vai prejudicar juizes e promotores de terem aumenyos atrelados ao stf ou os deputados aos da camara federal
    portanto papel aceita isso

  28. Projeto SIPOL Prudente e Bauru para promoção automática

    volta da DPGAD para a SSP

    com parecer favorável e explanação positiva

    VAMOS COBRAR DOS SINDICATOS TBM, AFINAL , NA PM , OS PRAÇAS E OFICIAIS TODOS TEM UMA PROMOÇAO AUTOMATICA QDO SE APOSENTAS, PQ NAO OS POLICIAIS CIVIS TBM OBTEREM O MESMO BENEFICIO, NADA MAIS JUSTO !

    .

    .

    .

  29. Pois é, mas não é da competência da gloriosa polícia militar o policiamento ostensivo para evitar que os crimes aconteçam?
    Quantos oficiais aquartelados nunca se quer passaram na periferia? ? Por que não trabalham às quartas feiras? Querem o ciclo completo para “acerto completo” nas ruas. Ou nos quartéis? Que me diz Dr. GUERRA?

  30. Ainda bem que são os “juízes” do tjm que estão na dianteira. Como a maioria dos seus membros tem formação ginasial não tem capacidade intelectual para enjaular estes “meninos de ouro”. Continuem esse excelente trabalho!

  31. Mais de 10.000 pessoas ASSASSINADAS em SP só nos últimos 3 anos – Investigaram e resolveram todos os casos ??? Então quem atrapalhou ??? disse:
    29/08/2015 às 14:32

    Tá bom, esta investigação das 18 mortes então está prejudicada pela PM ??

    É isso ????

    Bom então venham a Público e expliquem ao POVO isso:

    Quem prejudicou a investigação dos 4.444 Homicídios de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 4.293 Homicídios de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 2.207 Homicídios até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 257.068 ROUBOS de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 311.214 ROUBOS de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 177.611 ROUBOS até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 542.888 FURTOS de 2013 ??? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 516.511 FURTOS de 2014 ????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    Quem prejudicou a investigação dos 287.585 FURTOS até Julho de 2015 ?????? ou foram 100 % esclarecidos ???

    E agora, qual a DESCULPA ????

    Quem já foi FURTADO, ROUBADO ou teve familiar ASSASSINADO sabe do que estou perguntando ???????

    Mais de 10.800 pessoas foram Assassinadas no Estado de São Paulo só nos últimos 3 anos

    Será que a PM teria atrapalhado estas investigações ??? Quantos destes 10.800 HOMICÍDIOS foram esclarecidos ???

    Mais de 1.000.000 ( um MILHÃO de FURTOS só nos últimos 3 anos ) quantos foram esclarecidos ????

    Você já TEVE sua Casa arrombada, seus bens levados ??? O que a Polícia Civil fez pra te ajudar ???? Investigou e Prendeu os autores ??? TENHO CERTEZA QUE SIM !!! acertei né ????

    Aí, coxinha, na boa. Esse monte de crime que vc listou e que acusa a polícia civil de não ter resolvido os casos, tenho para lhe falar uma coisa: De fato a PC não solucionou todos os casos, mas tenho certeza que muitos foram resolvidos. Mas o que me chama a atenção é que se houve tantos crimes, é pq A POLÍCIA MILITAR FALHOU NO PATRULHAMENTO PREVENTIVO, OU SEJA, A PC NÃO CONSEGUIU RESOLVER TODAS AS FALHAS DEIXADAS PELA PM…

  32. O SINPCRES (Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, juntantemente com a AMLESP (Associação dos Médicos Legistas do Estrado de São Paulo) e a ASPC (Associação dos Servidores Públicos da Polícia Científica do Estado de São Paulo) se manifestam contrários a aprovação da PEC 07/2015, pois esta PEC atenta contra a manutenção da garantia dos direitos do cidadão, afronta legislação federal e manifestação da vontade da própria ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo),que é favorável a autonomia da perícia (SPTC).

    CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

    A PEC – Proposta de Emenda à Constituição do Estado de São Paulo, de número 7/2015, que dá nova redação ao artigo 140 da Constituição do Estado, que dispõe sobre a Polícia Civil, atenta contra as liberdades democráticas e contra os direitos humanos, na medida em que extingue a Superintendência de Polícia Técnico-Científica – SPTC e submete, aos Delegados de Polícia, administrativamente, funcionalmente, tecnicamente e financeiramente a Perícia Oficial no Foro Criminal, no Estado de São Paulo.
    A Superintendência de Polícia Técnico Científica – SPTC -, foi criada pela Lei Estadual 756/94 e regulamentada pelo Decreto 42847 de 9 de fevereiro de 1998, no Governo Covas. A criação da SPTC, em São Paulo, veio corrigir uma grave violação dos direitos humanos que ocorria durante os governos militares, posto que os Médicos Legistas e os Peritos Criminais eram totalmente subordinados aos Delegados de Polícia, o que ensejou, à época, a realização de exames periciais sob pressão, resultando em casos como o de Wladimir Herzog, jornalista que foi torturado e morreu sob a custódia do Estado devido à tortura, sendo que a autópsia afirmou que Herzog havia se suicidado – o que recentemente foi revertido pela justiça. Vários outros casos de autópsias realizadas sob pressão das autoridades, com a conivência dos peritos devido à subordinação a que se submetiam, redundaram em perícias tendenciosas, que calaram a verdade em casos de tortura ou execuções sumárias praticadas por agentes do Estado, à época do estado de exceção, durante a ditadura militar. Esses casos têm sido reiteradamente divulgados pela imprensa e, inclusive, Médicos Legistas tiveram cassados seus registros profissionais no Conselho Federal de Medicina, devido terem atuado de maneira tendenciosa ou conivente com a tortura e com execuções sumárias daqueles que ousavam se rebelar contra o sistema vigente à época.

    A PEC 7/2015 também traz em seu bojo a possibilidade da extinção do cargo de Médico-Legista e, se isto ocorrer, a possível extinção do Instituto Médico-Legal, instituto tradicional e que foi criado em 1886, posto que propala a criação da “carreira de perito oficial criminal”, extinguindo, desta forma, a denominação do cargo de Médico-Legista. Isto poderia implicar na possibilidade de peritos não Médicos realizarem perícias médicas tais como autopsias, exames em vítimas de violência sexual, exames clínicos de embriaguez, exames de lesão corporal, dentre outros, não se submetendo à ética médica. Os Conselhos Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Federal de Medicina norteiam e balizam o exercício ético da profissão de Médico: se aqueles que realizam perícias médicas não se submeterem a estes preceitos a sociedade corre sério risco de violação de seus direitos fundamentais, dentre eles a inviolabilidade da intimidade, posto que o Médico está preso ao sigilo médico ético-profissional e outros profissionais não se submetem a estes princípios e normas. A possibilidade da extinção do cargo de Médico Legista e, consequentemente do IML, se dá na medida em que, na exposição de motivos da PEC 7/2015, está descrito que o Delegado de Polícia pode “nomear para a realização de uma perícia, até de natureza médica, um “expert” que detenha o conhecimento necessário, bastando tomar-lhe compromisso de bem realizar a função”.

    A Lei Federal nº 12.030/2009, de autoria do Deputado Arlindo Chinaglia, dentre seus artigos, reza que “o exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial”, bem como dita que “observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional”. Disso se pode concluir que a PEC em tela confronta a Lei Federal que rege as carreiras dos Peritos Oficiais no foro criminal, pois aventa a hipótese da extinção do cargo de Médico-Legista.
    É necessário, ainda, deixar claro que a própria Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no ao passado se manifestou, perante o Supremo Tribunal Federal, a favor da autonomia da perícia no foro criminal, consignando que: “Esta Casa Legislativa ressalta, por fim, que a lei complementar impugnada está em vigor desde 1994, de tal sorte que, na remota hipótese de vir a ser declarada, por essa Excelsa Corte, a inconstitucionalidade do § 8º do art. 140 da CE, e, por arrastamento, da LCE nº 756/1994, incomensurável será o prejuízo sofrido não apenas pelo órgão diretamente afetado, cuja estrutura encontra-se hoje totalmente consolidada, mas por toda a sociedade paulista, que ao longo de vinte anos vem usufruindo dos relevantes serviços prestados pela Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo”. Será uma total incoerência que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprove uma emenda à Constituição do Estado, com valores totalmente diversos daqueles que defendeu no ano passado.

    Portanto, trazemos ao conhecimento de toda sociedade o perigo grave e iminente da violação dos direitos humanos, remetendo-nos à época do regime de exceção ditatorial.

    AMLESP
    Associação dos Médicos Legistas do Estrado de São Paulo

    SINPCRESP
    Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo

    ASPC
    Associação dos Servidores Públicos da Polícia Científica do Estado de São Paulo
    Curtir Comentar

    Principais comentários

  33. Inicialmente nossos parabéns ao Senhor Mario Neto, Presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo.
    Alguns questionamentos estão sendo feitos via E-mail e telefone ao SIPOL.
    Sim, acompanhamos o Projeto dos Oficiais de Justiça que, para ser aprovado, foi acordada uma “vacatio legis” para SETEMBRO de 2018. Foi discutida uma “vacatio legis” menor, para 2017. Mas o colégio de líderes não aceitou. E fecharam que, não haveria veto do Governador se fosse para 2018. Até lá os reajustes serão normais. E a reclassificação na tabela no nível 7 incidirá sobre esses aumentos normais em setembro. Mas isso para aprovação na Assembleia com promessa de sanção. Ainda há mínima possibilidade de veto.
    Mas o acordo foi com a Assembleia. O não com o Governo. Por isso ainda há a necessidade de transposição do veto Governamental.
    Resultado de uma luta justa, sem greve, sem reclamações exacerbadas e irresponsáveis pela Internet, em que oficiais até nos procuraram para levá-los a alguns parlamentares.
    Um parlamentar já nos informara que os Oficiais, em comitiva, visitaram todos os Deputados, várias e várias semanas. Fizeram o trabalho político desde 2013.
    Não foi uma luta de dentro do sindicato, nem nas ruas da cidade, nem nas portas de FORUM.
    Foi uma luta em conjunto com o Presidente do Tribunal DENTRO DA ASSEMBLEIA, alinhados com o Governo.

  34. Jacaré sem sente disse é a mais pura verdade…

    Concordo com seu comentário.

    JACARÉ SEM DENTE disse:
    29/08/2015 ÀS 16:15
    Porque o interesse de investigar só essa chacina se nem o policiamento ostensivo faz direito. disse:
    29/08/2015 ÀS 15:16
    O tempo está passando, e pelo que está parecendo se perderam na solução agora já estão inventando desculpas, e só vão apresentar para PC o bagaço dizendo que sempre cooperaram.

    COLEGA SOU PM E NÃO QUERO ENTRAR NESTA BRIGA, QUE PRA MIM TODOS (PC E PM) SÃO INCOMPETENTES AO EXTREMO, E NÃO MERECE A MINHA TORCIDA, UM ESTÁ JOGANDO PARA O OUTRO APENAS PARA JUSTIFICAR AS SUA INCOMPETÊNCIA. O SISTEMA DE POLICIAMENTO DAS POLICIAS EXISTENTES PRECISAM PASSAREM POR UMA REFORMULAÇÃO COMPLETA, TÁ TUDO ERRADO, FALTA TUDO, SÓ NÃO FALTA CRIMES PARA INVESTIGAR, FALTA MÃO DE OBRA, FALTA EQUIPAMENTOS, FALTA SALÁRIO, TEMOS QUE PARARMOS DE FICAR OLHANDO AS SUJEIRAS NO TERREIRO DO VIZINHO, AO INVÉS DE LIMPAR O SEU PRÓPRIO. PRECISAMOS É DE REESTRUTURAR AS POLICIAIS UNIFICANDO E PRONTO.HOJE NÃO EXISTEM ESCOLAS DE ENSINAMENTO PARA UMA INVESTIGAÇÃO, O QUADRO EXISTENTE NA SUA GRANDE MAIORIA E COMPOSTAS POR POLICIAIS DE OUTRA CARREIRA USURPANDO FUNÇÃO, E QUE DE NADA SABE DE INVESTIGAR, A PM AO INVÉS DE FAZER O SEU PAPEL QUE É O SERVIÇO PREVENTIVO, FICA TOMANDO CONTA DE PROPRIEDADES PARTICULARES COMO ( CX ELETRÔNICOS VEÍCULOS ETC…, E AS RESIDÊNCIAS SENDO FURTADAS , ROUBADAS, SEQUESTRADAS, É O FIM, A PM E A PC PARECEM (PATO), NÃO ANDAM DIREITO, NÃO NADA DIREITO, NÃO CANTA DIREITO, TUDO QUE FAZ NÃO É QUALIFICADO, BOA TARDE COLEGA.

    OBS: DEVERÍAMOS NOS ESPELHAREM NA POLICIA FEDERAL ( PC) E NA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL( PM), O RESTO É BLÁ BLÁ BLÁ.

  35. Cade o reajuste de 2015 de o mínimo 10% ????

    Cade o auxílio alimentação de R$580,00 ???

    Cade as promoções automáticas com diminuição de tempo ???

    Cade o reajuste salarial pela URV ???

    Cade a outra metado do ALE ???

  36. Charles…………não vem nada,,,,,,,,,,

    Esses FDP querem manter os PCs na merd,,, ,,,,,para continuarem com as “cadeiras” macias”……

    Quem phode a PC…..são os que levam “milho” aos bodes………bode não queima a cara……..

  37. Meu que besteira de quem é a função de investigar. Eu quero é mais que não se chegue a solução do caso e foda-se. As duas policias não são valorizadas e estão preocupados quem vai rachar o caso, chupando a rola do pinóquio. Oportunidade ideal para queimar o desgoverno,pois nos já estamos jogado ao inferno faz muito tempo pois se não me engano já são 108 homicídios contra policiais sendo que o (partido) está utilizando de dose homeopática para não virar uma guerra igual a de 2006 e o FDP não faz porra nenhuma. Nem vou falar em questão salarial,que pra esse ano parece assunto esgotado.

  38. Estou com você Pena Capital,,,,,,,,,não tem que rachar nada,,,,…………

    Se rachar,,,,,,só vai fortalecer a ideia deste desgoverno que, investindo no comando das Polícias, o resto que se phoda….

    Eu sou pai de família………e que se phoda, quem quer me phoder….

  39. Tem duas picas, uma do pinóquio e outra do kojak, não sei se estão ávidos em chupa-las, ou medo da pica arrombar o assento da cadeira.

  40. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Se o dono do galinheiro deixar somente o cachorro tomar conta, tudo bem, mas ao invés disto, deixar a raposa fazer às vezes, vai ficar no prejuízo. Vai perder os ovos, o frango e até as galinhas.

    Todos possuem suas atribuições previstas em lei. Mas não sei porque alguns adoram visitar e sapatiar no quintal do vizinho.

    Será holofotes ou será ocultação de culpa?

    Contra ego não há sossego.

    Caronte.

  41. A verdade é uma só…a PM sempre fazendo merda. Competência é da PC, justiça comum…e depois que sejam julgados no mundinho da justiça militar TB. Imagina como sera see conseguirem o circo completo? Ai a população ta ferrada …uma micro ditadura.

  42. Admite logo que estão todos perdidos com a investigação. Aqui no Brasil pra polícia pegar alguém é só se o criminoso deixar o RG e comprovante de endereço no local de crime. A incopetência reina no Brasil, só perde pra corrupção.

  43. ESSE VÍDEO ME DEU SAUDADES…..
    QUE SAUDADE DA “TREME FAVELA”
    QUEM VIU VIU…QUEM ANDOU ANDOU!

  44. É lamentável o que essa delegadinha faz para aparecer, é ridículo o que ela ta fazendo pelos policiais civis mortos, ou pela demais classes da polícia civil, digo e repito, delegadinha de merda

  45. Thiago cara palida. Vá estudar a lei a doutrina e a jurisprudencial. Que competência castrense o que! Além de pessimamente informado fala besteira sem conhecimento. a PM prejudicou sim e muito a investigação. Cumpriram até mandado de busca em domingo. Não arrecadaram nada no local. Não chamaram testemunhas para o ato. Lambança total.

  46. Pronto, acharam o bode expiatório! Melhor jogar a culpa nos outros do que admitir a incompetência!

  47. Valdir de Souza disse:
    30/08/2015 ÀS 16:20
    Será que as “investienganações” também capotam, acobertando PATIFARIAS da Polícia Militar paulista?

    https://www.youtube.com/watch?v=v6EKLr2PXuI ,

    VALDIR, MAS A COMPETÊNCIA PARA APURAR ESSES CRIMES DE HOMICÍDIOS NÃO É DA POLICIA CIVIL, (DHPP), POR QUE AINDA SE SABE NADA A RESPEITO?

  48. Jacaré
    A investigações a principio é da PC. O que ocorreu foi que o corregedor deu entrevista e o governo para não ficar em xeque com a população resolveu criar este grupo de estudo novamente, que sabemos não dá em nada, me corrijo dá somente queda de mais um cabeça pensante, mas não atinge um oficialato. Assim que funciona este estado.
    Relutamos ao militarismo, mas esquecemos as vantagens da democracia, que agora somente exprimindo nossas opiniões estaríamos sendo preso por sub versão, pois teríamos ideias diferente a administração e não estado.
    Eu pelo menos sei perder uma eleição, sem querer golpe.

  49. HC, NÃO CONCORDO, VC DESCREVEU (A investigações a principio é da PC), NÃO COLEGA, A INVESTIGAÇÃO DE UM HOMICÍDIO EM VIA PÚBLICA PERTENCE 100% A PC E NINGUÉM MAIS, QUALQUER COISA FORA DISSO É BALELA, É BLÁ BLÁ BLÁ, O PROBLEMA É QUE CADA UM QUER EMPURRAR AS SUAS OBRIGAÇÕES PARA O SEU VIZINHO, COLEGA, ETC…, FALTA OMBRIDADE, PESSOA REALMENTE ENVOLVIDO E QUERENDO CUSTE O QUE CUSTAR FAZER O QUE É DE SEU DEVER, VOLTO A DIZER, FALTA É ( OMBRIDADE)

  50. A competência para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, praticados por policiais militares em serviço ou fora dele, é exclusivamente da Justiça Comum e, em se tratando de homicídio, do Tribunal do Júri. Logo, a investigação desses casos, na fase pré-processual, é indiscutivelmente atribuição da Polícia Civil, com exclusividade.
    Acontece, porém, que a Corregedoria costuma fazer por conta própria suas investigações, dentro de um, digamos, inquérito policial militar, ou coisa assemelhada, e depois encaminha aquilo para a Polícia Civil, que, preguiçosa, abraça, agradece e obedece, validando algo totalmente ilegal e absurdo.
    Assim, quem não ocupa o seu lugar e exerce suas funções corre o risco se ver substituto por outrem, ainda que este não tenha competência para tanto.
    E o engraçado em tudo isso é a Justiça Militar expedir ordens e mandados para serem cumpridos pela PM … e ainda existe quem ache isso legal.

  51. A culpa é do Kojak, que na pressa de dar resposta rápida a sociedade que nos ama, montou a tal força tarefa. Sabem muito bem que Rio Negro e o Solimões não se misturam. Vão e representem contra o KOJAK, que a outra careca vos aguarda.

  52. Uma observação a fazer:

    Onde o Sr. Ronaldo Tovani diz “”preguiçosa””, trocaria esta condição por:

    “Renegada, desmotivada, mal tratada, marginalizada, por mais de 20 anos, por um desgoverno que se apossou de SP”.

    Onde estão os “influentes” deste Estado de SP, que não enxergam ou não querem enxergar o que vem ocorrendo com os Policiais Civis ???

    Ou, aos olhos destes, a Polícia Civil é constituída exclusivamente de Delegados de Polícia ???

    Quem vai à campo executar as investigações, são os operacionais; e esses estão sendo massacrados pelo governo e seus dirigentes.

    ONDE ESTÁ NOSSA APOSENTADORIA ESPECIAL ?

    ONDE ESTÁ NOSSA DIÁRIA ALIMENTAÇÃO DE R$580,00 ? HOJE RECEBEMOS R$120,00…..

    ONDE ESTÁ NOSSA RESTRUTURAÇÃO ?

    ONDE ESTÃO NOSSAS PROMOÇÕES ? PRINCIPALMENTE À CLASSE SUPERIOR, QDO DA PASSAGEM P/APOSENTADORIA;

    ONDE ESTÁ A REPOSIÇÃO DO EFETIVO ? ETC……

    Será que os “influentes” deste Estado fecharam os olhos a todas essas diferenças feitas à Polícia Civil com aval deste desgoverno ?

  53. Thiago disse:
    29/08/2015 ÀS 11:12

    “… caso tenha sido ato cometido por Militares do Estado,…”.

    A PM tinha esse certeza de autoria? Poderia atropelar as investigações?

  54. Nem um nem outro são culpados, a culpa é da imprensa louca pra dar o FURO, fica vazando nomes e toda a informação nas redes e depois querem por culpa na PM e PC kkkkkkkkkkkk se não houvesse estardalhaço da mídia talvez o rumo desta investigação seria outro…

  55. algum policial ja parou para pensar se a autoria nao teria ter sido feito por outros , diversos da força policial,,,, observem o corte de cabelo em um dos videos,,,,, talvez , nao tenham sido policiais,,,,

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s