Delegado de Polícia agente pacificador – Núcleo Especial Criminal da Polícia Civil chega a Santos 37

Fonte/Autoria.: Rogério Araújo
NECRIM
Serviço começa a ganhar força no Estado de São Paulo, e auxilia Poder Judiciário, tornando delegado de polícia em pacificador social
A cidade de Santos terá primeira audiência nesta quinta-feira, dia (10/09), do Núcleo Especial Criminal (Necrim), que transforma delegado de polícia em agente pacificador, apto a solucionar crimes de menor potencial ofensivo. O Necrim tem capacidade de resolver delitos como calunia, difamação, injúria, crime de trânsito, entre outros. O objetivo do núcleo é reduzir o tempo de espera para os julgamentos dos processos, aliviando em até 80% o Poder Judiciário.
Presente em 36 cidades de São Paulo, os núcleos são instalados em imóveis independentes, fora da delegacia. “O Necrim promove audiências para conciliação extrajudicial de vítimas e autores de menor potencial ofensivo. Quando as partes envolvidas optam pela conciliação, assinam o Termo de Composição de Polícia Judiciaria, que é enviado ao Juizado Especial Criminal para que o Ministério Público tenha vista e o magistrado homologue a composição para que o processo seja instinto”, explica dra. Edna Pacheco Fernandes Garcia, delegada responsável pelo Necrim em Santos.
“Os resultados dessa iniciativa humana e sensata provam que muitos crimes de alta complexidade podem ser evitados a partir de conciliações formais. A implantação da polícia restaurativa certamente pode evitar que se tornem crimes mais graves”, esclarece Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
Devido ao sucesso do projeto pioneiro no Brasil, o serviço vêm sendo expandido para outras cidades. A expectativa é que o Necrim ganhe força indo para outros municípios, capital de São Paulo e para outras cidades do país. Nos municípios onde os núcleos foram implantados, o nível de satisfação é maior que 90%.
Os Necrims têm delegados de polícia, um escrivão e um investigador, todos de perfil conciliador e afinados com a filosofia de polícia comunitária. Para isso, são ministrados cursos pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo, visando à especialização e melhoria na prestação desse serviço.
Necrim Santos
Endereço: rua Joaquim Nabuco, 9 – Vila Matias – Santos
Telefone: (13) 3223-1106
Sobre a Associação Delegados de Polícia do Estado de São Paulo
Criada com a missão de articular os interesses e as pretensões da categoria no Estado, bem como lhe dar voz, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) tornou-se um órgão indispensável aos delegados em atividade, aposentados e seus familiares. Atualmente, a entidade conta com cerca de 4 mil associados.

  1. Caralho! Nessa porra dessa polícia só tem palhaçada mesmo!

    Se não tem delegado nem para tocar inquérito em delegacias ou fazer flagrante, vai ter para ficar pacificando o zé povinho?

    é mais uma falácia desse governador, que só engana os trouxas da população que acredita em tudo que é colocado em reportagens que geralmente são bem pagas para exaltar as mentiras do governo!

    A polícia já estava capengando, praticamente falida, agora que o Alckmin anunciou que não contratará mais ninguém então, pode fechar a porta e apagar a luz, pois deu o que tinha que dar!

    Não se iludam com mais essa invenção do governador!

    Greve é a única solução para os nossos problemas e para os problemas da população!

  2. AUMENTO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS SP, 7,70 % , RETROATIVO A 01/03/2015.

    CADE O AUMENTO DOS POLICIAIS ???????????
    DIVULGUEM !!!!!!

    VAMOS COBRAR NOSSOS DIREITOS !
    VAMOS PRESSIONAR OS SINDICATOS!

    LEI COMPLEMENTAR Nº 1.271,
    DE 3 DE SETEMBRO DE 2015
    Dispõe sobre a revisão geral anual das escalas de classes e de vencimentos do Quadro do Tribunal de Contas do Estado
    de São Paulo
    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
    Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:
    Artigo 1º – A título de revisão geral anual de que trata o inciso X do artigo 37 da Constituição Federal, combinado com a Lei
    nº 12.680, de 16 de julho de 2007, ficam reajustadas em 7,70% (sete inteiros e setenta centésimos por cento) as escalas de classes
    de cargos e vencimentos dos servidores do Quadro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, previstas nos Subanexos I a XI
    do Anexo desta lei complementar.
    § 1º – O índice de reajuste a que se refere o “caput” deste artigo deverá incidir sobre todas as parcelas dos vencimentos.
    § 2º – Excetuam-se do disposto neste artigo os cargos cujas parcelas de vencimentos sejam regidas por legislação própria.
    Artigo 2º – O disposto nesta lei complementar aplica-se aos inativos e pensionistas.
    Artigo 3º – As despesas decorrentes da execução desta lei complementar correrão à conta de dotações orçamentárias próprias,
    suplementadas se necessário.
    Artigo 4º – Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de março de 2015.
    Palácio dos Bandeirantes, 3 de setembro de 2015
    GERALDO ALCKMIN
    Edson Aparecido dos Santos
    Secretário-Chefe da Casa Civil
    Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, em 3 de setembro de 2015.

  3. ABSURDO QUEREMOS TRATAMENTO IGUAL AO DADO AO TCE, VEJAM O ART. 2º ESTENDE A APOSENTADOS E PENSIONISTAS, RETROATIVO A DATA BASE. QUAL A JUSTIFICATIVA PARA O MESMO NÃO SER CONCEDIDO À POLÍCIA CIVIL. E NOSSOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DEITADOS EM BERÇO ESPLÊNDIDO!!!!!!!!

  4. Nao meus caros colegas, o Necrim veio para desafogar as delegacias em relacao aos T.cs, daremos uma resposta rapida em relacao as crimes de menor potencial ofensivo, estamos perdendo espacos para a Pm, promotoria e etc, perdemos o Detran e Cientifica e estamos perdendo tudo, nossa instituicao esta percebendo que Investigar e dar a devida se faz necessario para podermos ser reconhecido pela sociedade fazendo assim uma pressao ao governo. Ao inves de nao trabalharmos para pressionar o governo, desta vez estamos fazendo ao contrario, mesmo sem estrutura pois e uma forma de pressao para cobrar, quem derruba o governo sao votos. E digo mais estamos caminhando para uma futura carreira unica , assim como na Policia Federal, ja comecou com a DGP 30 aonde todos fazem de tudo, espirito de equipe, podem nao gostar do que eu falei e ja sei que tem muita gente contra, mas vai acontecer, o foco em diante é mostrar resultados. Abraco a todos.

  5. Carcepol,
    Deixa de enxergar inimigo em ursinho, pô!
    Pesquisa aí por CEJUSC. Você vai ver que o Judiciário, atolado de processos (mas com juízes gozando de 60 de férias, recesso de final de ano, e licenças-prêmio) está empurrando o problema de volta para o cidadão.
    Nos CEJUSCs, estão pregando a tal da necessidade de “pacificação social”. As partes que se resolvam, entrem em acordo e tirem processos das prateleiras do Judiciário.
    Estão fazendo o mesmo com a PC. A PC que resolva os casos de JECRIM sem mandar nada para o Fórum…
    Entendeu?
    E nessa, todos vão brincar, inclusive a PM. Ora, se não precisa de “carreira jurídica”, a PM é capaz de resolver também…

  6. TENHO MEDO QUE O BRASIL ENTRE EM GUERRA E OFEREÇA FLORES AO INVÉS DE BALAS AOS INIMIGOS.

  7. A PC abraça a pior parte da população.

    A parte asquerosa. A parte barraqueira. O lixo do brasileiro.

    Algo que ninguém quer abraçar.

    Vimos hoje o Delegado da Federal explicando por mais de 1 hora ao vivo junto com procuradores na Globo News a lava jato. Isso sim é demonstração de poder e autoridade.

    A Polícia Civil briga para ser o “Ratinho, Soniao Abrão, Casos de Família do Sbt”.

    Que puta lixo.

    Inacreditável como os Delegados de Polícia brigam por merda.

    Aí na aula de promoção tentam explicar que se não faz isso a PM mancomunada com o MP ia abraçar.

    Porra! Deixa abraçar essa merda!

    Olvide esforços para investigações grandiosas e midiáticas.

    Virar “juiz” de xingamentos de Facebook ??

    Lamentável. Isso sem falar que uma coisa é audiência de Juiz em que todos na sala se cagam. Outra é na delegacia que ninguém mais respeita.

    E não respeita mesmo.

    Mas nós mesmo atraímos essa parte lixo desrespeitosa.

  8. A melhor coisas a se dizer… e não falar nada… e dar uma bela gargalhada…

  9. O Necrim vai filtrar os beós que chegavam nos fóruns aliviando o judiciário.

  10. Alguém duvida:

    1- criarão uma “gratificação audiência” apenas para Delegados.

    2- quem cuidará de todo trampo será algum trouxa escrivão que fará escala em suas folgas nesse Necrim, obviamente sem ganhar tal gratificação.

    Tá na hora de pararmos de só atacar o Governo, e o Alckmin, e entender de uma vez por todas que quem esmigalha, e impede o crescimento das carreiras de Investigador, Escrivão, Agente, Carcereiro não é o Governo….

    Advinha quem joga contra? Uma chance?

  11. grande piada…
    .
    a PC afundando…
    .
    e criando Necrim prá ajudar o Judiciário…
    .
    comédia…comédia…comédia…
    .
    parece o Triste fim de policarpo quaresma….
    .
    leiam…

  12. Não precisa ser delegado de polícia para que os tais Necrins existam, por que o governo não nomeia advogados para respectivo ofício? Advogados também são carreiras jurídicas e podem da mesma forma realizar as audiências de pacificação.

  13. Vou chutar o pau da barraca, nem perdi o meu tempo em ler a matéria quando vi na placa o nome do picolé de chuchu e da besta fera que ocupa, temporariamente, diga-se de passagem o cargo de secretário da (in) segurança pública na placa, passei batido.
    Mais passei a analisar o foto e pimba.
    É não é que me veio a mente um documentário que vi na TV anos atrás onde os especialista faziam uma correlação entre as cores dos animais e o seu significado, não me alongando nesta ponto, o resumo é o seguinte preto e amarelo e vice versa é sinal de perigo.
    E o exemplo era o dorso das abelhas, preto e amarelo ou vice versa igual a ferrão, picada dor e assim por diante……
    O comentarista dizia vendo a combinação destas cores num animal corra.
    Pois bem, alguns diriam o que uma coisa ter a ver com a outra????
    Simples!
    Nada se não fosse a gravata do paquiderme que descerra a placa, amarela e preta, logo por analogia, perigo, nada mais emblemático o cara quando não está voando está fazendo cera, quando não nem uma e nem outro coisa o cara te FERRA,.
    Constatem comigo, o ferrador da foto, desde que assumiu fez o que em prol da Polícia Civil, vamos pensar tic, tac, tic, tac…………………………………………………………………….nada absolutamente nada, não fez pior abraçou a audiência de custódia com casca e tudo.
    Não consegui terminar um único concurso, não reformou uma única delegacia no DECAP, não atualizou os sistema de informática, nem ao menos consegui colocar mais um fax no IIRG para receber planilhas, consta que são 3 para o Estado todo, não consegui retirar uma sucata se quer de qualquer delegacia.
    Vou vou entra no mérito da demora das certidões de tempo de serviço no DAP a demora já é motivo de piada.
    Como constato está na essência deste DG, desde que assumiu não fez nada, não mudar nada, não inovar para melhor em nada.
    E para finalizar ainda eu estou esperando, deitado é claro, o resultado dos “estudos” que segundo consta ele mandou fazer para não ocorrer o fenômeno do retorno a classe anterior quando o policial se aposenta, ou morre, com menos de 5 anos na classe.
    Então meus caros amigos quando os senhores verem as cores preto e amarelo e vice versa juntas no mesmo animal fujam como o diabo foge da cruz.

  14. Trampinho de estagiário de terceiro ano de direito homologado pelo MM. Enquanto isso foda-se os IPs de crimes de grande potencial que não somam 2% de esclarecimento.

  15. ESSA FOI MUITOOOOOOOOOOOOOOOO BOA !
    .
    DELEGADO USANDO TOGA NESSE TAL DE NECRIMMM….
    .
    BOA BOA BOA…
    .
    SÓ PIADA MESMO !

  16. VERDADEIRO ABSURDO ESSE TAL DE NECRIM. PORQUE SOMENTE CASOS EM QUE CABE AOS CASOS EM QUE AS PARTEM PUDEREM FAZER A COMPOSIÇÃO CIVEL, QUE PARA QUEM NÃO SABE, É O AUTOR PAGAR UMA INDENIZAÇÃO PARA A VÍTIMA, SE ESTA NÃO ACEITAR OU O REU NÃO PUDER PAGAR OU NÃO QUISER PAGAR POR ACHAR QUE É MELHOR PAGAR “UMA CESTA BÁSICA” PARA UMA ENTIDADE CARENTE DO QUE SE HUMILHAR A PAGAR INDENIZAÇÃO PRA VÍTIMA, O PROCESSO SEGUE E TEM QUE IR PARA A MÃO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA O ÚNICO CAPAZ PELA LEI PARA DIZER QUAL É A PRESTAÇÃO ALTERNATIVA QUE CABE AO RÉU E MAIS OS CASOS EM QUE NÃO CABE A COMPOSIÇÃO CIVEL O DELEGADO NÃO PODE ATUAR, PORQUE SÓ CABE AO PROMOTOR DE JUSTIÇA QUE É O TITULAR DA AÇÃO PENAL.
    OU SEJA, DE TUDO QUE DISSE, O MELHOR É DELEGADO CUIDAR DE INVESTIGAÇÕES E PARAR DE INVENTAR MODA.

  17. Deram aumento de 7,70 % para o tribunal de contas do Estado, esta no Doe de hoje 4/9, e para os policias so ferro !!!!!!
    E tem mais deram retroativo a 1/3, ai ti pergunto, cade o nosso????

  18. Logo logo, aparece um bando de oficial PM também querendo ser agente pacificador.
    Mas eles já são agentes pacificadores – fazem as pessoas descansarem em paz eterna.

  19. Polícia Militar de São Paulo criará uma junta de conciliação para pacificar conflitos: o JOP-RIP (Junta os pés - Repouse em Paz). Essa junta é ultra moderna, pois resolve o mal pela raiz! disse:

    O Necrim colocará os majuras para trabalhar em prol da população! De terno e gravata atenderão aquele senhor do Paraisópolis que foi xingado de “beudo” e “senvergonia” pelo mocinho do bar do Severino. Os dois desdentados e mal ajambrados!

  20. Lei estadual de São Paulo Lei nº 15804/2015, regulamenta a função de conciliador e estabelece remuneração, sendo 2 UFESPs mais ou menos R$42,50 por hora, podendo exercer no máximo de 16 horas semanais, ou seja, se nem o Estado está a fim de pagar bem para os conciliadores e mediadores, que serão escolhidos preferencial dentre os bacharéis em direito, porque a lei não obriga formação. Como explicar, delegado de polícia assumindo essa função, se ele tem um belo de um salário, diga-se de passagem, muito melhor do que o restante da ralé da civil.

  21. 16h semanais………64 h mensais x R$42,50 = R$2.720,00 mensais…..

  22. Faz tempo q nao vejo nenhuma publicaco no Doe do Conselho da policia civil, sera q estao vivos por la… ..! Cade as promocoes por antiguidade e merecimento,, ou cortaram isso tbm ??????

  23. 2.700 reais poxa vida meu amigo não ganhava nada na faculdade para ser conciliador.

  24. Eu quero que se foda mesmo…Só vou na delegacia pra usar a Internet e tomar café…em casa eu não tenho net e o pó de café tá muito caro. Estou pensando em dormi naquela porra…pois banho eu já tomo lá pra economizar energia em casa.

  25. kkkkkkkkkkkkkkkk…………essa é boa………boa ideia, vamos racionalizar as despesas de casa…..kkkkkk

  26. Entendi, vamos salvar a pele dos “coitadinhos” do judiciário, e continuamos com o mesmo salário de M… ideia de gênio….. vamos cantar todos juntos: Salve, Salve, Otários da Polícia Civil….

  27. Em tempo: Vamos substituir o “instinto” do comentário por extinto.

  28. 70% dos Delegados nunca gostaram de ser chamados de Policiais. Agora ta do jeito que gostam. Defendo com unhas e dentes aquela tese que apenas 30% são Delegados porque realmente escolheram a carreira por vocação. O restante é por não ter obtido exito em concurso pra Promotor e Juiz.

    Estes 70% vao chegar em casa e vão dizer as respectivas esposas: ” AMOR, VAMOS ATE O SHOPPING ME AJUDAR A ESCOLHER UNS TERNOS NOVOS, POIS AGORA SOU CONCILIADOR DO NECRIM” . NAO PRECISAREI MAIS PISAR EM DELEGACIA. A MINHA ARMA DE FOGO QUE EU NEM PORTAVA MESMO DEIXE PRAS CRIANCAS BRINCAREM, ESTÁ SEM MUNICAO!!!

    Vai ser um mar de realização!!!!

  29. Nenhuma instituição pública que não tem respeito pelas pessoas (primeiramente o público interno e depois o externo) merece credibilidade.

  30. Quem não faz sua obrigação, não tem moral pra reclamar!
    Nos distritos, nenhum delegado quer tocar inqueritos, nem ao menos registrar b.o’s.
    Mas querem Julgar. Ai reclamam quando a PM investiga.
    Resumindo, ninguém quer ficar no seu quadrado e a culpa é da pm, quando a PC fica dividida entre Delegados Fardados e Delegados Magistrados.

  31. Excelente ideia
    Pena que a categoria não entendeu a importância desse núcleo.

Os comentários estão desativados.