Delegado de Polícia agente pacificador – Núcleo Especial Criminal da Polícia Civil chega a Santos 37

Fonte/Autoria.: Rogério Araújo
NECRIM
Serviço começa a ganhar força no Estado de São Paulo, e auxilia Poder Judiciário, tornando delegado de polícia em pacificador social
A cidade de Santos terá primeira audiência nesta quinta-feira, dia (10/09), do Núcleo Especial Criminal (Necrim), que transforma delegado de polícia em agente pacificador, apto a solucionar crimes de menor potencial ofensivo. O Necrim tem capacidade de resolver delitos como calunia, difamação, injúria, crime de trânsito, entre outros. O objetivo do núcleo é reduzir o tempo de espera para os julgamentos dos processos, aliviando em até 80% o Poder Judiciário.
Presente em 36 cidades de São Paulo, os núcleos são instalados em imóveis independentes, fora da delegacia. “O Necrim promove audiências para conciliação extrajudicial de vítimas e autores de menor potencial ofensivo. Quando as partes envolvidas optam pela conciliação, assinam o Termo de Composição de Polícia Judiciaria, que é enviado ao Juizado Especial Criminal para que o Ministério Público tenha vista e o magistrado homologue a composição para que o processo seja instinto”, explica dra. Edna Pacheco Fernandes Garcia, delegada responsável pelo Necrim em Santos.
“Os resultados dessa iniciativa humana e sensata provam que muitos crimes de alta complexidade podem ser evitados a partir de conciliações formais. A implantação da polícia restaurativa certamente pode evitar que se tornem crimes mais graves”, esclarece Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
Devido ao sucesso do projeto pioneiro no Brasil, o serviço vêm sendo expandido para outras cidades. A expectativa é que o Necrim ganhe força indo para outros municípios, capital de São Paulo e para outras cidades do país. Nos municípios onde os núcleos foram implantados, o nível de satisfação é maior que 90%.
Os Necrims têm delegados de polícia, um escrivão e um investigador, todos de perfil conciliador e afinados com a filosofia de polícia comunitária. Para isso, são ministrados cursos pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo, visando à especialização e melhoria na prestação desse serviço.
Necrim Santos
Endereço: rua Joaquim Nabuco, 9 – Vila Matias – Santos
Telefone: (13) 3223-1106
Sobre a Associação Delegados de Polícia do Estado de São Paulo
Criada com a missão de articular os interesses e as pretensões da categoria no Estado, bem como lhe dar voz, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) tornou-se um órgão indispensável aos delegados em atividade, aposentados e seus familiares. Atualmente, a entidade conta com cerca de 4 mil associados.

  1. 16h semanais………64 h mensais x R$42,50 = R$2.720,00 mensais…..

  2. Faz tempo q nao vejo nenhuma publicaco no Doe do Conselho da policia civil, sera q estao vivos por la… ..! Cade as promocoes por antiguidade e merecimento,, ou cortaram isso tbm ??????

  3. 2.700 reais poxa vida meu amigo não ganhava nada na faculdade para ser conciliador.

  4. Eu quero que se foda mesmo…Só vou na delegacia pra usar a Internet e tomar café…em casa eu não tenho net e o pó de café tá muito caro. Estou pensando em dormi naquela porra…pois banho eu já tomo lá pra economizar energia em casa.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkk…………essa é boa………boa ideia, vamos racionalizar as despesas de casa…..kkkkkk

  6. Entendi, vamos salvar a pele dos “coitadinhos” do judiciário, e continuamos com o mesmo salário de M… ideia de gênio….. vamos cantar todos juntos: Salve, Salve, Otários da Polícia Civil….

  7. Em tempo: Vamos substituir o “instinto” do comentário por extinto.

  8. 70% dos Delegados nunca gostaram de ser chamados de Policiais. Agora ta do jeito que gostam. Defendo com unhas e dentes aquela tese que apenas 30% são Delegados porque realmente escolheram a carreira por vocação. O restante é por não ter obtido exito em concurso pra Promotor e Juiz.

    Estes 70% vao chegar em casa e vão dizer as respectivas esposas: ” AMOR, VAMOS ATE O SHOPPING ME AJUDAR A ESCOLHER UNS TERNOS NOVOS, POIS AGORA SOU CONCILIADOR DO NECRIM” . NAO PRECISAREI MAIS PISAR EM DELEGACIA. A MINHA ARMA DE FOGO QUE EU NEM PORTAVA MESMO DEIXE PRAS CRIANCAS BRINCAREM, ESTÁ SEM MUNICAO!!!

    Vai ser um mar de realização!!!!

  9. Nenhuma instituição pública que não tem respeito pelas pessoas (primeiramente o público interno e depois o externo) merece credibilidade.

  10. Quem não faz sua obrigação, não tem moral pra reclamar!
    Nos distritos, nenhum delegado quer tocar inqueritos, nem ao menos registrar b.o’s.
    Mas querem Julgar. Ai reclamam quando a PM investiga.
    Resumindo, ninguém quer ficar no seu quadrado e a culpa é da pm, quando a PC fica dividida entre Delegados Fardados e Delegados Magistrados.

  11. Excelente ideia
    Pena que a categoria não entendeu a importância desse núcleo.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s