Estamos transformando a polícia em uma instituição de covardes 39

Estamos transformando a polícia em uma instituição de covardes. Hoje, poucos policiais têm o ímpeto de agir imediatamente diante de uma injustiça ou de uma situação delituosa. Poucos têm a vontade de investigar e se expor às ruas e a seus conflitos, poucos têm a inconsequência de ir, quando a prudência normal e comum recomendam não ir.
A polícia não é uma profissão de certezas, de escolhas fáceis e certas, de ausência de riscos, de legalidades simples dos bancos acadêmicos. Polícia é risco e incerteza 24 horas do dia. Não existe a possibilidade de esperar um criminoso sacar a arma e apontá-la para você antes de você decidir atirar. Não se pode pedir sempre um mandado de busca para entrar em uma casa. Não existe sempre situações claras de risco e de flagrante delito que lhe permitam saber 100% do sucesso de suas escolhas e suas ações. Nas ruas é sacar a arma antes e atirar, entrar sem pensar para surpreender e não ser surpreendido. A polícia não é uma profissão de certezas e legalismo acadêmico. Não podemos transformar nossos policiais em pessoas acuadas e com medo de agir, com medo de responder por crimes, por abusos, por excessos.
Claro que não se pode permitir tudo, autorizar desmandos, torturas, abusos de autoridade. Mas não se pode exigir certezas e antecipações que os imprevistos das ruas não permitem. Não podemos colocar nossos policiais em uma situação de desconfiança prévia em relação aos seus atos que os imobilizem, não podemos exigir garantias que não podemos dar aos nossos policiais. Prejulgando ações policiais como de má-fé, transformamos nossos protetores em covardes que têm medo da decisão, que preferem não sair às ruas para investigar e prender. Hoje na polícia é mais cômodo não fazer nada, pois aí você evita os riscos das decisões incertas e os procedimentos que delas advém. Ocorre que isso é o fim da polícia, de nossos cães pastores, de nossos protetores.
Desgastes, equívocos e erros sempre existirão na atividade policial; mas nenhum erro será maior para a sociedade do que transformar a polícia em um lugar de covardes burocratas, que se escondem atrás de procedimentos e regras acabadas que não resolvem o imediatismo do pavor de um crime acontecendo.
Precisamos de policiais um pouco inconsequentes – pois ninguém em um raciocínio lógico e normal vai enfrentar criminosos que não tem nada a perder ou a ganhar – que não tenham medo da morte, que anseiem pelo confronto, que tenham coragem de ir quando a prudência mandar não ir. Não existe o discurso do herói, do fazer o bem para a sociedade, do transformar o mundo em lugar melhor quando apontam uma arma para você. Ninguém vai pra rua quando o confronto é iminente e a derrota certa, seja morrendo ou voltando vivo para casa. Logo nossa polícia será formada apenas por covardes. Logo o caos habitará.

Rafael Vianna
Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, atualmente é Delegado de Polícia no Paraná, assessor civil da SESP, entre outras atribuições.

Colaboração : Roberta Franco

  1. Este comentário deveria ser exclusivamente dirigido ao governador e as pessoas que ele escolheu para mandar na policia de uns anos para cá. Tudo isso, se resume a política adotada por este governo, onde o maior objetivo, de vinte anos até agora; é punir o policial com muito afinco, para que o mesmo serva de exemplo aos demais.
    Concordo com quase tudo que foi postado aí acima; menos com uma coisa, os policiais não são covardes; são cautelosos…

  2. Blablabla
    Coisa de puliça boboca!!!!
    O policial tem que cumprir a lei e nada mais!

  3. Nem com arma ando mais. Funcional bem escondidinha só pra evitar execução pela PM. Não ganho pra isso. Depois vou deixar minha familia desamparada e minha mulher pro Ricardão. Me inspiro nas sábias do Roger Franchini “Pau no cu do Luciano Huck !!!”.

  4. “Não se pode pedir sempre um mandado de busca para entrar em uma casa. ” O dotô delegadu tá sugerindo invasão de domicilio????

  5. Cade o reajuste retroativo a 01/03?
    Cade o bonus ?
    Cade o aux refeicao igual da pm de 580, ?
    Cade o dejec, bico oficial igual da pm ?
    Cade as promessas do secretario da reuniao feitas do dia 11/8 ?
    Cade a promocao na aposentadoria do policial civil ?
    Cade os malditos sindicatos ?
    Cade o instituto sou da paz ? Morreram ?
    CadEEEEEEEEEEEEE
    ?????????????????????????

  6. Gostaria de ser policial novamente, mas a atual politica nao quer.
    Simples assim.

  7. COM SALÁRIOS DE FOME, QUEREM TER UMA POLÍCIA DE VERDADE ?

  8. CADA UM, NA SUA GRANDE MAIORIA ESMAGADORA, TEM AQUILO QUE MERECE.
    POVO IGNORANTE, BESTA E QUE NÃO PRESTA TEM EM SUAS LEGITIMAS INSTITUIÇÕES TUDO O QUE NÃO PRESTA!

  9. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Já foi o tempo que o policial fazia com honra e gosto verdadeira cana dura. Verdadeira lousa.

    Hoje com estas barganhas jurisprudenciais, policia bom se acautela e fica em copas para não valorizar pules alheias e dos canalhas.

    Cautela é sempre bom e valorizar sacanagem dos acima, jamais.

    Caronte.

  10. O policial não é covarde, só tem medo de perder o emprego porque acha que só existe a polícia pra trabalhar. Claro que no Brasil a bandidagem tem muito mais direitos que o policial. Outro grande câncer na polícia, é que só o policial de baixa graduação trabalha na rua e enfrenta o crime enquanto que seus chefes vivem numa bolha no gabinete. O mais importante é passar longe da bandidagem pra não sofrer retaliações.

  11. Discurso para torcida, teve tempo e dinheiro para fazer mestrado. Duvido que conheça alguma coisa da rua ou de polícia.

  12. Hoje na polícia é mais cômodo não fazer nada, pois aí você evita os riscos das decisões incertas e os procedimentos que delas advém. Ocorre que isso é o fim da polícia, de nossos cães pastores, de nossos protetores.
    Inicialmente queria dizer ao nobre,Rafael Vianna e não vou usar o pronome de tratamento, por não merecer, pois comparar policiais com cães é uma enorme falta de respeito aos policiais de bem, que arriscam o seu bem maior, a vida, para um imbecil como você se segurar na sua cadeira e nesse carguinho que ocupa.
    Quanto as decisões incertas, você deve ser daqueles, e já conheci muitos iguais a você, que quer a produção da delegacia, enfia um monte de IPs garganta abaixo dos escrivães, não relata, não faz portaria, aos investigadores que se virem pra resolver o caso, deem o seu jeito, mas se alguma coisa der errado, fica daquele jeito, eu não sabia o que estavam fazendo, fizeram por conta, estou mandando todos para a corregedoria.
    Faça-me o favor o minimo de respeito.

  13. Quem vai trabalhar de verdade sabendo que:

    Mais cedo ou mais tarde, vai desagradar aos corruptos e será demitido

    ou

    Vai morrer

    E, nos dois casos, vai deixar a família desamparada

    Quem???

  14. DEPOIS DE LER ESSE LINDO TEXTO E AS CONJECTURAS DE QUEM O ESCREVEU, VIRAM COMO É FÁCIL COMBATER O CRIME NAS RUAS. BANDO DE IDIOTAS. O PROBLEMA(COMO SEMPRE), ESTÁ NA POLICIA E SÓ NA POLICIA, POIS A EXCLUSIVIDADE DE UMA SOCIEDADE DELITUOSA É CULPA DESSA POLICIA TRUCULENTA QUE TANTO MAL FAZ À POPULAÇÃO. ESQUEÇA DOS POLÍTICOS QUE NÃO ENDURECEM A LEI, QUE SÃO A FAVOR DE BANDIDOS, DE ONG ESTRANGEIRAS ENTRE OUTROS.EU JÁ TOMEI MINHA DECISÃO: COMO NÃO QUERO FAZER NENHUM MAL A BANDIDOS VOU ME OMITIR, POIS NÃO PRETENDO SER PRESO, POIS JÁ SOU UM SENHOR DE IDADE E NÃO TENHO VOCAÇÃO PARA PASSARINHO ENGAIOLADO.

  15. Lembro-me do ilustre “sociologo” Vampeta: ” O Flamengo finge que paga eu finjo que jogo “. À política nos moldes desta praticada em todo o país é o pior cancer com metastase em cada ramo da sociedade por menos que seja. Governar para agradar poucos$ é isso, vira-se as costas ao povo – dando-lhe pão e circo, faz-se vista grossa p o crime – vide festa
    na Penita, nomeia-se para os cargos diretivos pessoas afinadas com o Rei e toca o barco, quem, ousar se rebelar “falta cú sobra rola”.

  16. Falou tudo, parabéns Dr.Rafael Vianna pela sua explanação, adorei!!! Quem tem cultura é outra coisa né???

  17. Concordo com o comentário do colega “SENSATO”, cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Também não entendi porque o sujeito não pode ter mestrado e entender de “rua” e de “Polícia”´, aqui em Santos o Diretor do Deinter 6 Dr. Gaetano Vergine é um exemplo vivo de que isso é possível.

  18. Concordo com o comentário do colega “SENSATO”, cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

  19. Devo lembrar aos colegas que uma pessoa pode sim ter “MESTRADO”, e ser conhecedor de “rua” e de “POLÍCIA”, aqui no Deinter 6, o Diretor Dr.GAETANO VERGINE é um exemplo vivo de que isso é possível.

  20. Texto muito “bunitinho”! Agora vem pra rua comigo ou com os colegas, vem! Mas detendo o saber que vossas atitudes serão imputadas exclusivamente a si! Amiguinho, atualmente, se agir conforme você discorre em menos de uma semana tomas um belo pé no joelho (para não falar em outro lugar).
    Outra coisa, covarde talvez seja a comadre de vossa madrinha!
    Fazer redação “bunitinha” é “facinho, facinho”, agora vem fazer POLÍCIA nos tempos de hoje vem!!!

  21. Amigão autor do texto, VC soltou pipa no ventilador e como já dito acima não conhece nada do cotidiano policial

    E sabe mais?? Ganhando este salário a Policia faz ate demais. Policial inteligente é aquele que fica ” cozinhando o galo ” até o momento mais lindo da carteira, A APOSENTADORIA!!

  22. Cadê NOSSA PARIDADE e INTEGRALIDADE ????

    E não venha com essa de quem não esteja contente procura coisa melhor, porque já tô com 28 anos só de POLÍCIA!!

    ISSO É NOSSO DIREITO CARAMBA!!

  23. Texto escrito por um delegado,

    “Não existe a possibilidade de esperar um criminoso sacar a arma e apontá-la para você antes de você decidir atirar. Não se pode pedir sempre um mandado de busca para entrar em uma casa.”

    Vai lá “puliça” arrebenta se der certo e cana for bonita, darei entrevista e você nem aparecerá. Deu errado, …. não mandei nada, tem um ofício seu da corró, Secretário está dando entrevista dizendo que vc vai ser punido rigorosamente.

    Vai lá, puliça, afinal autoridade não pode queimar a cara, tem que preservar a imagem.

  24. Exclusivo

    Exclusivo: A Vida Milionária do ANÃO

    falei, avisei…

  25. Criticar é fácil, ajudar, não….. disse:
    12/09/2015 ÀS 20:09
    http://www.universopolitico.com/colunista.php?noticia=7654

    STF reconhece direito de policiais militares se aposentarem com 25 anos de serviço…

    Criticar é fácil, ajudar, não….. disse:
    12/09/2015 ÀS 20:11
    http://tj-sp.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/16052990/mandado-de-injuncao-mi-990100375334-sp
    __________________________________________________________________________________________________

    ALGUÉM TEM A CONFIRMAÇÃO DESSA DECISÃO ??????????????

  26. “Estamos transformando a uma policia em …”

    KKK

    O testo estaria correto, a não ser pelo tempo verbal, por que “não estamos transformando” – O fato já se consumou há pelo menos uns 10 anos.

  27. Tenho mais medo dos del pols filhinhos de papai ,que nunca pisaram em uma delegacia na vida antes do concurso , e do conselho da pol civil , do que dos malas…

  28. Como sempre faço quando chego no Departamento no qual estou classificado – “Bom dia, colegas, bom dia, Doutor! Vamos ´lá na pastinha ver o que temos prá hoje! Ah, muito bem, duas ordens de serviço, 5 notificações, dar uma lavada na viatura, abastecê-la, um relatóriozinho aqui, um ali, passar tudo pra escrivã, registrar no livro de “Notificações expedidas”, encerrar o talão e agora? agora? Vamos prá internet ver o que está se passando neste mundão velho de meu Deus até dar a hora de ir prá minha casa, de ônibus, claro, afinal ganho pouco, não tenho como ficar pagando estacionamento, nem de me dar ao luxo de ficar gastando com combustível. É assim…

  29. INVESTIPOL disse:
    12/09/2015 ÀS 14:26
    Cadê NOSSA PARIDADE e INTEGRALIDADE ????

    —————————–

    te respondo essa colega !! vc tem duas escolhas.

    1) art 6º da EC 41/2003 .

    pela legislação atual , vc terá que completar o fator 095.
    ou seja : 60 anos de idade , e ter 35 anos de contribuição previdenciária.sendo no mínimo 20 de policia,= 095 .

    2) vc pode ir por outra regra.

    art 3º da EC 47/2005.

    o sr terá que completar o fator 095 também.

    58 anos de idade + 37 anos de contribuição previdenciária. e ter no mínimo 20 anos de policial. = 095.

    resumindo: para o estado o sr é igual aos outros servidores comuns.regras iguais para todos os servidores estaduais..
    menos os policiais militares.

  30. TA DIFÍCIL ! NADA DE BOAS NOTICIAS PRA GENTE.

    SERA QUE TEM MUITO OLHO DE VIDRO DESILUDIDO E DESANIMADO ?

    SERÁ QUE CABE MAIS UM ?

    TO PENSANDO SERIAMENTE NESTA HIPÓTESE……

  31. “Estamos transformando…”
    Quem é o sujeito aí? Tire-me dessa.
    Não sou dono de nenhum veículo de comunicação (imprensa), não sou Presidente, Governador, tampouco Delegado de Polícia, que não permite que o restopol corra atrás de condições de trabalho e salário digno, sob pena de canetada.

    Além do que muitos policiais são, na realidade, funcionários públicos, tanto os novatos (que estão entrando por causa da crise) quanto os antigões que não tinham capacidade para serem um auditor da receita federal ou um promotor de justiça.

  32. Mestre Rafael Viana.
    Suas palavras foram muito bem escolhidas e alinhadas, definitivamente, de forma impressionante. Acredito que essa covardia não é exclusiva das Polícias, mas sim de toda uma geração. Vinte anos atrás, quando entrei para a Polícia fui ensinado por por Policiais de muito valor e coragem, passados os anos estou em dívida com esses homens e mulheres da mais alta estirpe, pois os ensinamentos que recebi destes, não consigo passar a frente aos mais novos. Pois a estes últimos, só lhes interessa uma “carreira” do tipo quanto mais omissa, mais tranquila e quanto mais tranquila melhor para eles. Pobres não sabem o poder de mudança e intervenção que possuem. Vão desperdiçar suas próprias juventudes entre a omissão e a covardia e repito ao sr. ao que me parece é um mal que atinge uma geração inteira.

  33. Trabalhei com uma Delegada que tinha medo da tiazinha da faxina do DP….

  34. Primeira pergunta:
    À Polícia Civil e à SESP mencionada por Rafael Viana é de qual Estado da federação?

    Segunda pergunta:
    Quantas vezes foi até à Corregedoria defender o policial “um pouco inconsequente”?

    Terceira pergunta:
    Quer que o policial arrisque descumprindo as normas legais, colocando em risco sua liberdade, seu emprego público e a segurança de sua família:

    Quarta pergunta:
    Alguma vez como policial agiu de forma inconsequente?

    Hoje o Brasil vive numa democracia, respeitando os direitos de todos, independente se cidadãos cumpridores ou de transgressores da lei.

    O povo brasileiro plantou o que está colhendo hoje, insegurança pública, corrupção, escândalos políticos e tudo mais.

    Quer que o policial seja inconsequente? O povo brasileiro é quem foi inconsequente ao optar pela democratização do país.

    De lá par cá, tivemos todos os tipos de governadores de Estado e de Presidentes da República que foram cassados, exilados e outros presos pelo Regime Militar, muitos por terem cometido crimes contra a segurança nacional e de terrorismo em sua época.

    Estes de que falei não eram democratas não! Foram amantes do comunismo que hoje somente existe em quarto cantos do mundo.

    O regime comunista demonstrou ser ineficientes do ponto de vista econômico, tais como: U.R.S.S., Cuba, Coréia do Norte e atualmente Venezuela.

    Querem instituir policiais inconsequentes, então tenham coragem de rasgar à nossa Constituição Federal, e que criar um novo Estado, uma nova Constituição Federal, novos Códigos Penal e Processo Penal, e por fim de uma Nova Polícia.

    Acredito que para mudar o Brasil, temos que dar uma guinada de 360º grau e, de todas as nossa atuais instituições, a qual está habilitada para isto são às Polícias Militares do Brasil, pois possuem um hierarquia, disciplina, experiência no combate diário, além de ter estrutura e contingentes maior que às Forças Armadas.

    Assim os policiais não precisariam ser inconsequentes, mas sim agiriam em acordo com às leis vigentes do novo Estado Brasileiro.

  35. KAISER

    DISSE TUDO, PONDERAÇÃO TOTAL NAS SUAS AFIRMAÇÕES. PARABÉNS!

Os comentários estão desativados.