A verdade inconveniente da ‘derrubada’: ciclo completo é inconcebível para a realidade brasileira 35

A verdade inconveniente da ‘derrubada’

Rafael Alcadipani* – O Estado de S. Paulo

15 Setembro 2015 | 12h 29

Ocupou espaço na mídia no fim da semana passada as imagens de um suposto “criminoso” que foi jogado de um telhado após ter sido rendido por um policial militar fardado e com capacete. Na mesma ocorrência, câmeras de segurança flagraram a atuação de um grupo de policiais que renderam e algemaram outro suposto criminoso para depois retirar suas algemas, colocá-lo próximo a um veículo e executá-lo friamente forjando uma cena de “resistência seguida de morte”. A armação é tão nítida que aparece um policial pegando uma arma dentro da sua própria viatura. O caso, como de costume, chamou menos atenção do que deveria de uma sociedade cansada de tantos crimes e que não vê na Justiça uma solução para os graves problemas de Segurança Pública. Na mesma semana, foi lançado um relatório da Anistia Internacional apontando a PM do Brasil como a polícia que mais mata no mundo.

O promotor que está denunciando o caso dos PMs de São Paulo logo chamou os policiais de “bandidos”. Trata-se de um movimento típico e comum neste tipo de ocorrência: a PM e os governos dizem que se trata de algumas “maçãs pobres” que desonram a corporação, que já foram presos, como se isso extirpasse o mal. Todavia, a presença de um número expressivo de policiais nesta ocorrência deixa claro que não se trata de “alguns indivíduos”, mas sim de uma lógica de atuação da corporação apoiada pelo governo e pela sociedade, como nos mostra a primorosa pesquisa de Samira Bueno intitulada “Bandido bom é bandido morto: a opção ideológico-institucional da política de segurança pública na manutenção de padrões de atuação violentos da Polícia Militar paulista”.

A prática da “derrubada”, nome dado no jargão policial à execução de supostos criminosos, existe devido a uma série de fatores. Em primeiro lugar, a PM é informalmente conivente com essa prática – basta vermos as falas do Coronel Telhada durante a campanha eleitoral. Trata-se de um ex-comandante da corporação que mostra muito bem a ideologia que transpassa parte da tropa. Em segundo lugar, em inúmeros casos de “derrubadas”, os envolvidos nas práticas e seus colegas ameaçam famílias e pessoas que viram os fatos, forjam provas e usam o terror como arma para jogar a execução embaixo do tapete.

O Governo do Estado, por sua vez, não toma nenhuma atitude concreta contra este tipo de ação. Punir os envolvidos não é o suficiente. Há duas ações fáceis de serem implementadas que evitariam execuções sumárias. O primeiro é instalar câmeras nas viaturas. A outra é colocar em um programa especial os policiais que se envolvem em ocorrências com mortes. O policial deveria ser obrigado a ir por 6 meses diariamente ao programa, tirando dele a possibilidade do bico durante o período. Isso foi feito pelo então governador Mário Covas com muito sucesso.

Além disso, as PMs no Brasil são muito grandes e, com isso, muito difíceis de serem controladas. Dentro desse contexto, o tal “ciclo completo de polícia”, quando uma força policial pega a ocorrência do começo ao final, que está em voga como uma das soluções para o problema das polícias no Brasil, é inconcebível para a realidade brasileira. É o oposto do que o País precisa: a urgente redução do poder das PMs. Porém, na maioria dos casos em que policiais que praticam “derrubadas” são presos, eles tendem a ser absolvidos no Tribunal do Júri. Isso porque parte expressiva da sociedade acredita e defende, clara ou sutilmente, que “bandido tem que morrer”. O problema é que nunca se matou tantos “bandidos” no Brasil e nunca tivemos tantos problemas em Segurança Pública. A verdade inconveniente da “derrubada” é que o policial executa fora da lei, a corporação aceita e em alguns casos informalmente incentiva, o governo não faz nada para mudar o quadro e parte da sociedade bate palma. Para mudar a situação da Segurança Pública, precisamos ter ações inteligente, valorizando os policiais, investido em inteligência policial e em investigação policial e desburocratizando o sistema de Justiça Criminal. Soluções medievais nunca resolveram e nunca irão resolver o problema.

* Rafael Alcadipani é professor de Estudos Organizacionais da FGV-EAESP e Visiting Scholar no Boston College, EUA

  1. Nossa esse é o cara…….Rafael do que? Estudou em Boston? Sabe tudo de polícia……. Já entrou em favela, já trocou tiro com traficante, já foi desrespeitado na abordagem, puxa plantões de 24 horas, trabalha em condições insalubres, trabalha honestamente, faz bicos para ajudar na renda, tem pesadelos com marginais, quando sai de casa e se despede da família par ir puxar plantão não sabe se verá a família pela última vez, nunca olhou para a família e teve vontade de não ir trabalhar pois esta com uma “sensação ruim”. Nunca vi tanto super homem assim. (ESTE TEXTO SERVE PARA NÓS CHARLIES QUANTO NOSSOS VERDADEIROS IRMÃOS MIKES)

  2. O MOTIVO DISSO TUDO ACONTECER (“DERRUBADAS”) É DEVIDO OS PRESOS QUE ESTÃO NO ROMÃO GOMES E SÃO CONSIDERADOS BONZINHOS POR TEREM COMETIDO O FAMOSO “BO DE POLÍCIA” OU MAIS PRECISAMENTE O CRIME CONTRA VIDA, INDIFERENTEMENTE DE COMO ESSE CRIME TENHA OCORRIDO, SEMPRE SERÃO BEM VINDOS NAQUELE PRESÍDIO E JAMAIS, ATÉ QUE MUDE TUDO ISSO, DEIXARÃO ESSE MALDIDO PRESÍDIO.

    PARA QUE VOCÊS FLITANTES TENHAM UMA IDEIA, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS HOUVE INÚMERAS TRANFERÊNCIAS DE PRESOS DAQUELE PRESÍDIO PARA OUTRAS UNIDADES (QUASE SEMPRE PARA A CIDADE DE TREMEMBÉ) E DESSES TRANSFERIDOS NÃO HÁ NENHUM REGISTRO DE QUE PRESOS QUE TENHAM COMETIDO O CRIME CONTRA A VIDA NO MOMENTO QUE ESTAVAM DE SERVIÇO TENHAM SIDO INCLUÍDOS NESSA RELAÇÃO DE TRANSFERIDOS; É MUITO DIFÍCIL INCLUSIVE, AS TARNSFERÊNCIAS DE PRESOS OCORRER COM ASSASSINOS FARDADOS QUE COMETERAM ESSES TIPOS DE CRIME AINDA QUANDO DE FOLGA, BASTA APENAS JUSTIFICAR QUE A VÍTIMA TENHA PASSAGEM PELA JUSTIÇA OU TENHA INDÍCIOS DE SER CRIMINOSO E ENTÃO OS ASSASSINOS FARDADOS SE ENCARREGAM DO FUTURO DESSAS PESSOAS.

    SEGUNDO UM EX-POLICIAL QUE TRABALHOU NO ROMÃO GOMES POR UM TEMPO, AFIRMOU PARA MIM E TAMBÉM PARA UM GRUPO DE AMIGOS QUE EXISTE UMA ESPÉCIE DE SELEÇÃO PARA QUE OS PRESOS SEJAM TRANSFERIDOS DE SETOR DENTRO DO PRESÍDIO E ESSA SELEÇÃO SE CHAMA CTC, É ESCOLHIDO, À PRINCÍPIO PARA TER OUTROS BENÉFICIOS, OS PRESOS QUE COMETERAM O CRIME CONTRA A VIDA E OFICIAIS E DEPOIS SÃO ESCOLHIDOS AQUELES QUE REVELAREM, SEM MENTIR, O QUE OS LEVOU PARA O PRESÍDIO.

    SEGUNDO ESSE POLICIAL MILITAR QUE TRABALHOU NO ROMÃO GOMES, OBTEVE, ATRAVÉS DE REGISTROS OFICIAIS, OS NOMES E ARTIGO CRIMINAL DE TODOS OS PMS QUE FORAM TRANSFERIDOS PARA OUTROS PRESÍDIOS E É ASSUSTADOR ESSA CULTURA QUE OS OFICIAIS DA PM TÊM EM MANTER ESSA TRADIÇÃO LOUCA EM APOIAR ESSAS LOUCURAS MANTENDO ASSASSINOS NO ROMÃO GOMES.

  3. Nao sei quem é pior comentando: esse “suposto” professor Rafael ou esse “suposto ” policial civil É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS, nosso problema maior nao é a Policia Militar ou seu componentes,mas sim esse sociedade hipocrita ,que no odeia e so lembram de nos quando estao em aperto!

  4. Esse IMBECIL que tem tara com o Romão Gomes deve ter tentado dar o rabo para algum policial preso lá e não conseguiu…que porta de FRESCURA com um Presídio…vá a merda.
    E outra, tem dó de ladrão…acha injusto o coitadinho morrer na mão do Polícia…vá dar o rabo na favela sua bicha… LADRÃO BOM É LADRÃO MORTO SIM…tomara que um bosta desse que vcs defende arrebente sua mulher (se é que tem) zoe sua família … aí vc vem com esse papelinho de otário de “coitadinho do ladrão”… VÁ SE FERRAR SEU VIA DO!

  5. “tira que sabe disse:
    15/09/2015 ÀS 19:11
    Nao sei quem é pior comentando: esse “suposto” professor Rafael ou esse “suposto ” policial civil É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS, nosso problema maior nao é a Policia Militar ou seu componentes,mas sim esse sociedade hipocrita ,que no odeia e so lembram de nos quando estao em aperto!” esse “É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS” e um ex-pm que fou estuprado por PM quando passou pelo Romão Gomes, por isso ele tem essa frustração e vive criticando e não e policial civil ele e da cientifica (vagabundo).

  6. no texto diz nunca se matou tantos civis.
    ele não diz bandidos.=( todos bandidos são civis )

    — porque este estudioso não diz ( porque tantos policiais são mortos pelos marginais ? e quantos foram .
    isso ele não lembra né ??????

    estou sem palavras para classificar este responsável pelo post.

  7. esse rapas que se diz romão ….. deve ter algum namoradinho preso, em alguma penitenciária..
    e quem o prendeu foram os policiais militares….. só pode..

    por isso ele é revoltado.

  8. jonas disse:
    15/09/2015 às 19:23

    “tira que sabe disse:
    15/09/2015 ÀS 19:11
    Nao sei quem é pior comentando: esse “suposto” professor Rafael ou esse “suposto ” policial civil É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS, nosso problema maior nao é a Policia Militar ou seu componentes,mas sim esse sociedade hipocrita ,que no odeia e so lembram de nos quando estao em aperto!” esse “É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS” e um ex-pm que fou estuprado por PM quando passou pelo Romão Gomes, por isso ele tem essa frustração e vive criticando e não e policial civil ele e da cientifica (vagabundo).
    ———————————————————————————————————————————————————————-
    PASSEI PELO ROMÃO GOMES?

    PREFIRO DEIXAR AQUILO PARA AQUELES QUE CONTINUAM NA PM E ENVERGONHAM O NOSSO PAIS.

    PREFERI ESTUDAR ANTES DE VER O FIM DA PM.

  9. PM CHEGOU AO TRIBUNAL DO JURI COM CERTEZA SERÁ ABSOLVIDO, POIS O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTO VAGABUNDO MANDANDO E DESMANDANDO. SE EU FOSSE JURADO COM CERTEZA PREFERIA UM PM SANGUE NO ZÓIO NA RUA SENTANDO O DEDO EM MALA, DO QUE UM BANDO DE PM BUNDA MOLE QUE SÓ SERVE PARA SEPARAR BRIGA DE MARIDO E MULHER.

  10. Sem ler o jornal, pensei sobre o “ciclo completo” agora à tarde.
    Seria econômica e organizacionalmente melhor.
    Mas também na Administração Pública (Executivo) existe a necessidade de freios e contrapesos mediante a fórmula da “dualidade de competências”..
    Por enquanto a sociedade ainda precisa de duas polícias.

  11. Este professor eu conheço. Já viu muito morto, já acompanhou cana e o cacete. este cara sabe o que fala pq viveu na pele.

  12. O ÚNICO JEITO DE ACABAR COM ESSA CASSA AOS POLICIAIS DE SÃO PAULO.PELOS MALAS É …

    EM TODAS AS OCORRÊNCIAS EM QUE A VITIMA FOR UM POLICIAL TEM QUE , IDENTIFICAR O SINTONIA DO PCC DA ÁREA. E NO MÍNIMO POR ELE NA CADEIA…

    SE ESTA FÓRMULA NÃO ADIANTAR , TOMA SE OUTRA FORMULA MAIS RÍGIDA…….

    PRA DIZER QUEM MANDA AQUI………….

  13. Cerol no vagabundo.
    Trabalho perfeito para a sociedade, vagabundo tem que morrer mesmo.
    Não existe “justiça” nesse país. Nenhum policial que trabalha na linha de frente acredita nessa justiça estatal.
    Nem a sociedade, em sua maioria, acredita.
    Vai continuar do mesmo jeito, tenho certeza disso, e ainda bem…

  14. Senhores, primeiramente quero deixar bem claro que não sou a favor de arbitrariedades, mas reflitamos. Alguém acredita que quando uma pessoa decide ser policial, seja qual for a força, ele logo pensa: vou ser polícia pra matar, lógico que não né!!. O resultado disso é fruto de uma política, estadual e federal, de combate a criminalidade, frouxa ridícula, que transforma policiais em presas, ou seja, estão sendo caçados, aí senhores, toda pessoa acuada, abalada, deixa seu racional de lado e encará seu trabalho como uma guerra, questão de sobrevivência, deixou de ser trabalho, tornando-se questão pessoal.

  15. Vc q é PC e acredita q PM é seu “irmão” vai lá na central de flagrantes da 2aa Del. Sec. de Campinas puxar uns plantões para conhecer os PM do 47 BPMI e do Batalhão de “entrujamento” (com “e” mesmo q é pra “rimar”) policial (BAEP). Quero contar nos dedos de uma mão qto tempo vc vai continuar a chamar PM de “irmão”. Sabe de nada inocente…

  16. Circulo completo, quadrado incompleto ou triangulo completo não faz diferença e a policia brasileira vai continuar sendo o “circo” completo que é. O problema da policia se resume no mesmo problema que a sociedade brasileira em geral enfrenta… EDUCAÇÃO… A PM fica um ano no curso de formação e não aprende a preservar um local, a diferença entre BO e TCO e sempre pergunta se acidente de trânsito sem vítima tem que apresentar no DP ou não… Os cursos da Civil é a mesma palhaçada, os instrutores são selecionados dentro do mercado de peixes e nunca por mérito ou qualificação. E assim acontecem essas merdas ai.

  17. Circo completo disse:
    15/09/2015 ÀS 21:39
    Circulo completo, quadrado incompleto ou triangulo completo não faz diferença e a policia brasileira vai continuar sendo o “circo” completo que é. O problema da policia se resume no mesmo problema que a sociedade brasileira em geral enfrenta… EDUCAÇÃO… A PM fica um ano no curso de formação e não aprende a preservar um local, a diferença entre BO e TCO e sempre pergunta se acidente de trânsito sem vítima tem que apresentar no DP ou não… Os cursos da Civil é a mesma palhaçada, os instrutores são selecionados dentro do mercado de peixes e nunca por mérito ou qualificação. E assim acontecem essas merdas ai.

    MAS MEU COLEGA, VC SENDO UM PC, CONHECE MUITO BEM TUDO TUDO DA VIDA DE UM PM,INCLUSIVE ATE O TEMPO EM QUE ELE PASSA NA ESCOLA DE FORMAÇÃO, PENSA QUE SABE, POIS SE ENGANOU FALANDO QUE É UM ANO O PERÍODO DE ESCOLA DE FORMAÇÃO TÁ, DEPOIS, VC POR SER UM PC, E CONHECER TUDO DA PC, DEVERIA EXPOR AQUI O TIPO DE FORMAÇÃO E O PERÍODO QUE UM PC PASSA NUMA ESCOLA DE FORMAÇÃO, A QUAL VCS DENOMINA ACADEPOL. SERIA JUSTO COLEGA, OS PMS DAREM PALPITES NAS FALHAS DETECTADAS POR ELES QUE EXISTEM DENTRO DA PM, E OS PCS FAZEREM O MESMO, POIS É UM TAL DE UM MANÉ TENTANDO DENEGRIR A OUTRA INSTITUIÇÃO SEM AO MENOS DOMINAR OS SEUS CONHECIMENTOS, ISSO É O MESMO QUE UMA PESSOA SEMI-ANALFABETA NA LÍNGUA PORTUGUESA, DAR PALPITES NA LINGUAGEM FRANCESA, INGLESA, CARA VC MAL CONHECE A SUA CASA, E SE ACHA NO DIREITO DE DAR PALPITES NA CASA DO SEU VIZINHO, A FAÇA ME O FAVOR CARA, EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO, QUEM MUITO FALA, DÁ BOM DIA ATE PRA CAVALO TÁ.

  18. Mais um. Apenas mais um engomadinho falastrando. Apenas mais uma diarréia oral. Apenas mais um palpiteiro que quer foder a vida do Policial, sabe-se lá porquê???? Apenas mais que acha que sabe de alguma coisa. Apenas mais um que quer 15 segundos de fama. E o negócio é o seguinte, eu também só fazia “visiting” na minha “escolaR”, só que ela não é em Boston nenhuma é aqui na periferia mesmo, onde moro e tenho amigos. Aliás pergunte por aqui a opinião deles sobre qual deve ser o destino dado a vagabundo. Não uso terninho nem gel no cabelinho. O que eu faço é colocar uma arma na cintura e sair as ruas de cabeça erguida para lutar pelo que eu acredito, não pelo que um papiteiro joga ao vento. Eu tenho orgulho do que faço e vc jamais terá a minha capacidade. Agora quanto esse “É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS” vai se f…

  19. Esses ignorantes que acreditam que só entende de Segurança Pública quem já entrou em favelas, deveriam entregar suas armas e distintivos e mudarem-se de vêz para dentro de uma favela, já que pelo salário que recebem, já são vizinhos delas e parecem que gostam.

    Quem sabe com gente nova, inteligente e capacitada, o problema da violência começaria a ser solucionado no estado de SP, porque se formos esperar desse bando de asnos que vivem para descumprir as leis, escondidos atrás de uma farda, o crescimento da criminalidade só vai aumentar, por absoluta falta de capacitação e inteligência dessas mulas dentro de viaturas.

    Triste é ter que admitir que os governantes corruptos servem-se da imbecilidade de grande partes de seus policiais, para permanecerem nos cargos, desviando a verba que deveria se investida na melhoria das polícias e omitindo seus atos de corrupção.

  20. JACARÉ SEM DENTE disse: Blá blá blá…

    O que todos fazem aqui é dar palpites, dei o meu…
    E Vossa Excelência que aparenta ser o único conhecedor de todas as coisas, aparentemente ou é PM por ter se mordido (mesmo não tendo dentes) pelo meu “palpite”, ou não tem experiencia em plantões policiais para entender o despreparo dos policiais militares quando apresentam as mais simples das ocorrências. Ou talvez seja um dos professores da Acadepol nomeado por algum colega pra dar aula de direção defensiva pra ensinar recrutas a fazer baliza.

    A todo modo perdão se lhe ofendi com o meu palpite, afinal, PM, PC, GCM ou SAP, somos colegas de segurança pública e fazemos parte do mesmo Circo…

  21. PULIÇA DE FAVELA QUE DÁ TIRO ATÉ NA SOMBRA em 16/09/2015 às 2:32 DISSE:

    Triste é ter que admitir que os governantes corruptos servem-se da imbecilidade de grande partes de seus policiais, para permanecerem nos cargos, desviando a verba que deveria se investida na melhoria das polícias e omitindo seus atos de corrupção.
    ——————————————————-
    Atos de corrupção de quem vc quer dizer??? Se vc se refere aos dos próprios governantes corruptos, vc está correto na sua afirmação ai de cima.

    E quanto a parte que vc se refere a favela vc quis dizer periferia pobre????
    Se foi isso vou te dizer
    uma coisa bem simples de entender, sou nascido e criado nesse tipo de favela, moro na favela com minha família e meus amigos, sou policial e trabalho na favela, sou respeitado pelas pessoas e colegas de trabalho pelo respeito que dispenso a todos, tenho curso superior, uma vida digna com muito orgulho da minha profissão e da minha conduta.

  22. O cara citou coisa boa do covas??? a única coisa boa que esse lixão fez foi ter morrido! Ah… nem isso foi bom pq sobrou o pinóquio para nós…..

    Botar o polícia para ralar na folga??? E quem não faz bico? Se fode tmb? Já não tem vida do jeito q está, aí enfiam coisa na folga (úi!)???? Faz isso q neguim vai no supremo botar o pau no estado (o picolé gama, ein?) por trabalho escravo! hahhaha

  23. Senhores policiais civis, coloquem uma coisa em suas cabeças, PM ODEIA policial civil, principalmente os oficiais.

    NÃO SE ILUDAM….

    CICLO COMPLETO PARA A PM SERÁ A VOLTA DA DITADURA NESTE PAIS.

    Aqui neste site quando o policial civil fala sua opnião ja aparece um monte de PM com palavrões.

    Aprendam PCs >: Nunca discuta com um idiota… Ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência…

  24. E SÓ MAIS UM ESPECIALISTA. EM BOSTON DEVE SER MUITO LEGAL, CRIAR TEORIAS VENDO UMA POLÍCIA QUE GANHA SALÁRIOS DIGNOS, TEM AMPARO DO ESTADO, TEM UM PLANO DE CARREIRA.
    LÁ SÓ SOL NASCE PARA TODOS NÃO É MEU AMIGO ESPECIALISTA. JÁ AQUI TEMOS QUE SUPORTAR UM GOVERNO QUE PERPETUA EM NOSSO ESTADO A MAIS OU MENOS 20 ANOS. ACREDITO QUE SE QUISESSEM MUDAR ALGUMA COISA NA ESTRUTURA DA POLÍCIA JÁ O TERIAM FEITO NÃO ACHA. NEM É PRECISO SER ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PARA PERCEBER NÃO É MESMO ?
    O SENHOR QUER SABER O PORQUE DE TANTAS DERRUBADAS COMO É CHAMADO? E BEM SIMPLES, PORQUE AQUELES QUE SAEM PARA AS RUAS ESTÃO SOZINHOS E ABANDONADOS. SEUS COMANDOS NÃO DÃO APOIO E MUITO MENOS QUEREM QUE ALGO MUDE NAS INSTITUIÇÕES. IMAGINE COLOCAR O SENHOR COM UMA CAMISA COM A BANDEIRA DOS EUA BEM NO MEIO DO AFEGANISTÃO. LEGAL NÃO? ENTÃO O SENHOR SOZINHO NO MEIO DE UMA GUERRA . SEM NINGUÉM PARA APOIA LO, SEM NADA. ACHO QUE ESTÁ EXPERIÊNCIA SERIA MELHOR PARA SENTIR NA PELE, NÃO EM UMA UNIVERSIDADE EM BOSTON.
    ESCREVER SOBRE O QUE NÃO SABE É FÁCIL, MUITO MAIS SOBRE PROBLEMAS INTERNOS DE DUAS INSTITUIÇÕES FALIDAS.

  25. Jacaré Sem Dente vou colar um post aqui de pessoas que estão te procurando…. O pessoal tá louco p ver a resposta..

    É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS. disse:
    14/09/2015 às 14:23
    Valdir de Souza disse:

    12/09/2015 às 23:27

    Cadê o PATIFERÉ SEM DENTE, SEM-VERGONHA E SEM ARGUMENTOS?

    Continuo a esperar esse FILHO DA PUTA responder se acredita em “coincidência”. Vamos ver sobre quem furtou minha arma (imediatamente recuperada). Vamos ver se esse FILHO DA PUTA acredita na “coincidência” do que ocorreu na reserva de armas do 10º BPM/M! Esse chifrudo é capaz de acreditar, piamente, até naquele “atentado” contra o batalhão da ROTA! Basta ver se esse VERME tem uma “palavrinha” de condolência à família Pesseghini, depois daquela farsa! Basta ver se ele considera ou não como “caso antigo” o frio assassinato do Sd PM Júlio César Lima Nascimento!

    Responde, seu PILANTRA!

    Pede apoio ao CPM – do então chantagista de quinta categoria, Coronel Admir Gervásio Moreira – e aproveita para saber daquela pilantragem fardada na piscina do CRPM! Aproveita e pergunta por quais motivos esse Coronel, BANDIDO FARDADO, engavetou o documento! Pergunta sobre a PATIFARIA como foi consertada a Kombi do CPM, numas “quebradas”, sem orçamento, licitação e demais procedimentos!

    Vamos, JACARÉ: pergunte aos BANDIDOS FARDADOS se caberia prisão em “flagrante” da advogada Sandra Paulino e Silva, em 2009, no CPM comandando pelo chantagista de quinta! Tudo para arredondar a pilantragem do batalhão de Osasco, ou seja, a versão de “estupro” das policiais femininas denunciantes de falcatruas deveria prevalecer, para que fossem desacreditadas das denúncias! Bando de safados, falsos moralistas que morreriam de fome se não tivessem a sujeira da farda como escudo para o mísero sustento!

    Pede apoio ao tal de “justiça” outro que se aproveita do anonimato para plantar dúvidas e boatos, mas, na hora da VERDADE, desaparece sem dizer em qual UGE atuei!

    A rigor, nem deveria existir codinomes para visitadores de Blogs ou sites. Reconheço, no entanto, a extrema e imperiosa necessidade de alguns se protegerem do macabro sistema, motivo pelo qual preservam a identificação. Em contrapartida, admiro a postura dos anônimos que não se locupletam desse subterfúgio, pois não está no propósito deles a tentativa de enlamear, SEM PROVAS, a reputação alheia.
    —————————————————————————————————————————————————————–
    BOA TARDE VALDIR, CONTINUO INISISTENTEMENTE TENDO O PRAZER DE LER AS SUA POSTAGENS E SOMENTE UM COVARDE PARA SE CALAR DIANTE DE UMAS REVELAÇÕES DESSAS.

    AGORA QTO AO IGNORANTE DO JACARÉ COM DENTE, PORÉM INOFENSIVO; ESSA PRAGA AINDA DEFENDE UMA INSTITUIÇÃO FALIDA COM MÉTODOS QUE SEQUER ESTÁ SENDO ACEITO PELOS PRÓPRIOS OFICIAIS.

    MANDA ESSE JUMENTO LER A POSTAGEM DE UM PRÓPRIO OFICIAL QUE JÁ NÃO CONCORDA MAIS COM ESSES ABSURDOS.

  26. Professor bom! Poderiam nomeá-lo Secretário de Segurança ou Ministro da Justiça, já que entende tudo de polícia.

  27. Ao Circo completo.
    Se acidentes de trânsito sem vítimas não devem ser registrados na PC, porque raios todos os casos de choques (contra postes, casas, barra de ferro, caçambas etc) – mesmo sem vítima – são registrados por esta mesma PC e ainda sempre é solicitado perícia, fazendo o PM ficar na preservação daquele local? Por acaso é diferente – dentro deste contexto – bater na casa (dano ao patrimônio privado) de alguém ou em seu carro (tb um dano ao partimônio, de esfera cível, pelas justificativas da PC)? Outro dia tive que atender uma ocorrência de um caminhão parado (sem motorista) que desceu a via e bateu numa casa. Ninguém se feriu e só restaram os danos no muro da casa. Esta foi apresentada na PC, foi feito o BO e solicitada a perícia. E aí? Se este mesmo caminhão tivesse descido a mesma rua, mas, ao invés de acertar a casa, tivesse acertado um carro estacionado (do dono da casa, por exemplo, para termos a mesma vítima de dano patrimonial) na via, a PC não registraria o BO, sob a justificativa de ser sem vítima, esfera cível. Talvez não seja problema de má formação da PM e sim falta de critério da PC, que não adota postura equânime em casos semelhantes (ou iguais).

  28. The end

    NUNCA EMPURRE OU INSTIGUE ALGUÉM PARA O ABISMO DO QUAL VOCÊ JAMAIS PODERÁ RESGATÁ-LO, PELA COVARDIA DE VIRAR-LHE AS COSTAS!

    Basta dessa imbecilização. Sinta-se na responsabilidade social de incentivar a legalidade, mediante o primeiro dos pressupostos: conhecer e interpretar a lei, e, pelo segundo: o da mente analítica.

    Ou você tem a solução prática ao amparo de tantas famílias de policiais militares e civis atiradas ao léu?

    Desista dessa HIPOCRISIA para se valer do “volume morto” da racionalidade que te resta: assim, quem sabe, verá a triste realidade do “amparo” que o Estado delinquente envidou às famílias dos agentes da “segurança pública” que foram (e continuam) sumariamente executados – sob dissimulada continuação do ocorrido em 2006 – por essa tal de “lenda urbana”!

  29. Cada um vive a vida como quiser. Quando precisei de apoio a PM não perguntou se eu era da Civil ou da Militar. Façam e ajam como sua consciência.

  30. O ANÃO DO DENARC….
    .
    VAI APARECER NA PRAÇA É NOSSA… DESTA QUINTA-FEIRA…
    .
    E FAZ PIADA COM O QUE ACONTECEU NA DELEGACIAAAAAAAAAAAA
    .
    É ISSO !

  31. “…Discutir com Fulano é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória…” esse é o resumo de uma discussão com policiais militares, sobre a PM.

    A irracionalidade passa do fanatismo.

  32. Justiça disse:
    15/09/2015 ÀS 21:00

    “… toda pessoa acuada, abalada, deixa seu racional de lado e encará seu trabalho como uma guerra, questão de sobrevivência, deixou de ser trabalho, tornando-se questão pessoal…”.

    Concordo, em parte, com você: depois que a PM passou a me perseguir para que eu “deixasse quieto” as PATIFARIAS de acidente de trânsito provocado por duas viaturas do 10º BPM/M, ao contrário, reforcei minha racionalidade porque previ que seria muito longa a batalha para desmascaramento de farsas, portanto, exclua-me de “toda pessoa”.

    É tão longa essa demanda que sua “racionalidade” apenas retarda-me o desmascaramento de mais uma farsa, engendrada por você, sobre a UGE – Unidade Gestora Especial – da Polícia Militar na qual você afirmou que provoquei desfalque, aliás, aduzindo que me conhece.

    Aprenda duas lições:

    1ª) nunca atribua aos outros a sua própria SAFADEZA;

    2ª) o mundo que você pretende melhor não pode começar pela atitude dos outros. Crie vergonha nessa cara e diga aos “fliteiros” qual solução adotada contra o referido “desfalque”!

  33. Sou Policial Civil, na verdade, não vejo solução para os problemas da Segurança Pública, quando leio que tem que haver investigação, trabalho de inteligência, etc,etc acho muito bonito, porém, todo esse trabalho é “minado” pelas frágeis Legislações Penais, ou seja, você trabalha, investiga, prende, alguns meses depois quem você vê? leve, livre e solto? o cara que fez você perder grande parte do seu tempo para pegá-lo e apresentá-lo a Justiça. Hoje a Polícia faz um trabalho torpe de “enxugar gelo”, muitas vezes oneroso, demorado, que demanda tempo, grampo, escuta,etc para dar no quê? Em NADA! Lamentável! Desanimador para qualquer idealista que se preze. Essa falta de Legislação, de endurecimento das penas é que fomentam esse tipo de conduta que muitos repudiam: A derrubada. Desânimo maior ainda, quando se vêem alguns “catedráticos” defenderem redução de tempo de internação, diminuição de penas, descriminalização de drogas,etc,etc. A Segurança Pública só é plena quando amparada por Leis rígidas, por um sistema carcerário menos corrupto (honesto seria impossível), enquanto houver fragilidade Penal, haverá bandido rindo da Polícia e de seus feitos, isso eu não acho saudável, tampouco legal, é um tapa na cara de todos, conclusão: Legislação frágil, sociedade desamparada, Polícia limitada, por consequência crime e bandidagem fortes. Tem profissionais que não aceitam esse tipo de coisa, aí vem o que? a derrubada. Seriam estes que promovem as “derrubada” heróis ou vilões dentro de um sistema completamente falho?

  34. Onde você vive? Em Marte talvez ou no mundo de Alice. Basta um turno de serviço amassando barro, enfrentando a criminalidade nua e crua, nos chamados para resolver as mazelas da sociedade para você Dr “sabe tudo” mudar este discurso e digo mais, não atendemos somente os menos favorecidos, mas pessoas como você oráculos do saber, que nos momentos insanos acionam a PM para ajudá-los, é, os despreparados. Vamos parar de criticar e sim unirmos esforços para uma melhora geral, todas as instituições envolvidas são boas, tem seus valores e estão comprometidas, fazemos parte dessa sociedade, todos perdem. Faça o seu melhor, aponte erros e mostre reais soluções, mesmo que paliativas, porque críticas destrutivas estamos fartos. Não perca mais o seu tempo.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s